Resolver o Simulado Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) - Agente de Fiscalização - VUNESP - Nível Superior

0 / 110

Português

1

Leia o texto para responder à questão.


  O que dá vida às escolas é o trabalho que nelas se desenvolve e as relações que ali acontecem em decorrência disso. Nesse sentido, as salas de aula são lugares privilegiados, mas é preciso pensar na vida que transcorre fora delas e que está estreitamente relacionada ao que ocorre no seu interior. O papel de secretários, porteiros, jardineiros, serventes, faxineiros, merendeiras e da equipe de manutenção articula-se ao dos gestores, professores e alunos, constituindo parte indispensável e insubstituível do organismo escolar e conferindo àqueles que o executam características de educadores.

  Pode-se dizer, de certo modo, que o ambiente escolar é constituído de múltiplas educações. Na comunidade que se forma no interior da instituição e nas relações entre os sujeitos que dela participam, se entrecruzam e se influenciam diferentes saberes e vivências. Por isso, é preciso observar se a ética está presente nessa complexa rede de relacionamentos. Muitas vezes, princípios considerados no vínculo entre “iguais” — aluno-aluno, professor-professor, gestor- -gestor — são deixados de lado no contato com os outros membros da comunidade.

  Do ponto de vista da ética, a relação é sempre entre iguais: são todos seres humanos, pessoas. Diferentes em seu jeito de ser, na forma como enxergam o mundo, nas funções que desempenham. Iguais em seus direitos, na sua dignidade. Iguais na diferença — é isso que reclama o princípio ético da justiça

  Gosto de recorrer ao belo poema do dramaturgo alemão Bertolt Brecht Perguntas de um Trabalhador que Lê, que denuncia de forma contundente como tantas vezes não se consegue perceber a função dos diversos sujeitos na construção da história das sociedades. No primeiro verso, Brecht questiona: “Quem construiu a Tebas das sete portas?” E, a seguir, diz: “Nos livros está o nome dos reis”. Então volta a indagar: “Terão os reis carregado as pedras?” Provocação importante para pensarmos na construção da vida escolar. Ao perguntarmos: “Quem concebe a Educação escolar?”, deveríamos responder, criticamente: “Todos os que nesse ambiente desenvolvem parte de sua vida e ali se relacionam, ensinando, aprendendo, criando, partilhando conhecimentos, fazeres, valores e crenças. Todas as pessoas — únicas na sua identidade, iguais na sua humanidade”. O contrário da igualdade não é a diferença. É a desigualdade, algo que se cria no momento em que se rompe com os princípios éticos.

(Terezinha Azerêdo Rios. Lugar de múltiplos saberes. Disponível em: http://goo.gl/JIErN5. Acesso em 30.01.2015. Adaptado)

O texto traz a ideia de que, nas relações escolares, princípios éticos associados à igualdade

  • A têm sido atendidos satisfatoriamente pelas instituições e seus gestores.
  • B são capazes de patrocinar tratamentos desiguais, contrariando a justiça.
  • C estendem-se indistintamente a todos os servidores, para preservar a hierarquia.
  • D nem sempre são observados, limitando-se aos que exercem o mesmo papel.
  • E são observados em todos os níveis e por todos os participantes do processo.
2
Nossas palavras

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo”. Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando” os adversários.

Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada” enquanto outros estão “na grade”. Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…

E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa” até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.

Penso que o uso das gírias - palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto - é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

(Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

O autor, ao se referir aos e-mails trocados com o amigo que está traduzindo seus romances, sugere que a tradução

  • A necessita que o tradutor também seja escritor, para compreender o processo de criação artística
  • B requer acentuada erudição, a fim de se corrigirem os erros característicos do linguajar do povo.
  • C envolve, além do domínio do idioma, o conhecimento da cultura retratada no texto original
  • D deve ser realizada por romancistas adeptos do estilo regionalista e usuários de dialetos populares.
  • E demanda um conhecimento profundo das obras literárias que influenciaram o autor traduzido.
3

Leia o texto para responder à questão.

A moléstia conservou durante muitos dias – dias angustiosos e terríveis – um caráter de excessiva gravidade; durante longo tempo, Fadinha, que estava com todo o corpo cruelmente invadido pela medonha erupção, teve a existência por um fio.

Entretanto, os cuidados da ciência e a ciência dos cuidados triunfaram do mal, e Fadinha ficou boa, completamente boa, depois de ter estado suspensa entre a vida e a morte.

Ficou boa, mas desfigurada: a moça mais bonita do Rio de Janeiro transformara-se num monstro. Aquele rosto intumescido e esburacado não conservara nada, absolutamente nada da beleza célebre de outrora. Ela, porém, consolou-se vendo que o amor de Remígio, longe de enfraquecer, crescera, fortificado pelo espetáculo do seu martírio.

A mãe, conquanto insensível às boas ações, não pôde disfarçar a admiração e o prazer que o moço lhe causou no dia em que lhe pediu a filha em casamento, dizendo:

– Só havia um obstáculo à minha felicidade: era a formosura – de Fadinha. Agora que esse obstáculo desapareceu, espero que a senhora não se oponha a um enlace que era o desejo de seu marido.

Realizou-se o casamento. D. Firmina, desprovida sempre de todo o senso moral, entendeu que devia ser aproveitado o rico enxoval oferecido pelo primeiro noivo; Remígio, porém, teve o cuidado de fazer com que o restituíssem ao barão. A cerimônia efetuou-se com toda a simplicidade, na matriz do Engenho Novo.

Um ano depois do casamento, Fadinha estava outra vez bonita, não da boniteza irradiante e espetaculosa de outrora, mas, enfim, com um semblante agradável, o quanto bastava para regalo dos olhos enamorados do esposo. Remígio dizia, sinceramente, quem sabe? que a achava assim mais simpática, e os sinais das bexigas lhe davam até um “não sei quê”, que lhe faltava dantes.

– Não é bela que me inquiete, nem feia que me repugne. Era assim que eu a desejava.

O caso é que ambos foram muito felizes. Ainda vivem. Remígio é atualmente um alto funcionário, pai de cinco filhos perfeitamente educados.

(Arthur Azevedo, “A moça mais bonita do Rio de Janeiro”. Em: Seleção de Contos, 2014. Adaptado)

Nos trechos “Remígio dizia, sinceramente, quem sabe?” e “Remígio é atualmente um alto funcionário”, os advérbios em destaque, no contexto em que ocorrem, estabelecem, respectivamente, relações de sentido de:

  • A modo e tempo.
  • B afirmação e intensidade.
  • C afirmação e tempo.
  • D negação e lugar.
  • E modo e lugar.
4

Leia o texto para responder à questão.

Os amigos haviam nos alertado: “A gravidez dura nove meses mais um século” – só esqueceram de nos avisar que esse século demorava tanto. A espera é angustiante, mas compreensível: produzir um ser humano inteirinho, do zero, com braços, pernas, neurônios, vesícula, cílios, um coração e, muito em breve, infinitas opiniões sobre o mundo, é um troço tão complexo que não seria despropositado se toda a existência do universo fosse consumida na formação de um único bebê.

(Antonio Prata. Sobe o pano. Disponível em: folha.uol.com.br. 07.07.2013. Adaptado)

Ao se substituir o termo em destaque na frase – A espera é angustiante, mas compreensível... –, sua reescrita estará correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, e conservando o sentido inalterado, em:

  • A A espera é angustiante, entretanto compreensível...
  • B A espera é angustiante, logo compreensível...
  • C A espera é angustiante, por isso compreensível...
  • D A espera é angustiante, desde que compreensível...
  • E A espera é angustiante, por conseguinte compreensível...
5

Número de armas

    Em boa hora uma pesquisa realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo instituto Sou da Paz vem solapar ao menos dois argumentos tão incorretos quanto frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública.

    Primeiro, a maior parte das armas com as quais se praticam crimes em território paulista não tem sua origem no exterior, mas na própria indústria brasileira.

    De acordo com o levantamento, consideradas 10 666 armas de fogo apreendidas em 2011 e 2012, nada menos que 78% delas tinham fabricação nacional – proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos e 87% no caso de homicídios.

    O segundo argumento atingido pelo relatório costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas sustentando que as restrições afetam só o “cidadão de bem”,deixando-o indefeso diante de bandidos armados.

   Ocorre que, se os artefatos utilizados nos crimes são nacionais, isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país.

    Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve,em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário.

    Daí a importância de campanhas como a “DNA das Armas”, promovida pelo Ministério Público e  pelo Sou da Paz a fim de implantar, no Brasil, um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo.

(Folha de S.Paulo, 05.06.2015. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a reescrita do texto está coerente com seu sentido original e em conformidade com a norma-padrão.

  • A ... a maior parte das armas com as quais se pratica crimes em território paulista... (segundo parágrafo)

    = ... a maior parte do material bélico com o qual se pratica crimes em território paulista...
  • B ... proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados... (terceiro parágrafo)

    = ... valores que sobe para 82% quando se levam em conta somente o material confiscado...
  • C ... costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas... (quarto parágrafo)

    = ... costuma ser usado por aqueles que apregoam a facilitação do comércio de armas...
  • D ... isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país. (quinto parágrafo)

    = ... isso significa que um dia legalmente se vendeu esses artefatos no país.
  • E Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve,em larga medida... (sexto parágrafo)

    = Ou seja, se existe muitos criminosos armados, isso se deve, em larga medida...
6

Leia o texto para responder à questão.

Confirmando-se a análise do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a maior parte do Nordeste brasileiro enfrentará mais três meses de chuvas abaixo do normal, de abril a junho, prolongando uma seca que já dura cinco anos.

(Folha de S.Paulo, 03.04.2017)

Assinale a alternativa em que a reescrita de partes do texto está em conformidade com a norma-padrão de concordância.
  • A De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a seca que já fazem cinco anos que dura se prolongará.
  • B A seca que há cinco anos o Nordeste enfrenta deverá prolongar-se, já que serão mais três meses de chuvas abaixo do normal.
  • C Grande parte do Nordeste brasileiro continuará a enfrentar a seca, já que as chuvas que ocorre por lá está abaixo do normal.
  • D Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura cinco anos faz com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.
  • E A baixa incidência de chuvas no Nordeste prolongarão a seca que já tem mais de cinco anos, analisa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.
7

De acordo com o autor, o recente hábito de sorrir diante da câmara fotográfica

  • A provoca uma melhora na qualidade de vida das pessoas.
  • B associa­se à importância atribuída à capacidade de divertir­se.
  • C está ligado à necessidade de oficializar atos públicos de ordem política.
  • D revela que as pessoas estão plenamente satisfeitas com a vida.
  • E explica­se por uma banalização de cerimônias que tinham finalidade religiosa.
8

Leia o texto para responder à questão.

Confirmando-se a análise do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a maior parte do Nordeste brasileiro enfrentará mais três meses de chuvas abaixo do normal, de abril a junho, prolongando uma seca que já dura cinco anos.

(Folha de S.Paulo, 03.04.2017)

Assinale a alternativa em que a reescrita de partes do texto está em conformidade com a norma-padrão de concordância.

  • A Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura cinco anos faz com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.
  • B Grande parte do Nordeste brasileiro continuará a enfrentar a seca, já que as chuvas que ocorre por lá está abaixo do normal.
  • C De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a seca que já fazem cinco anos que dura se prolongará.
  • D A seca que há cinco anos o Nordeste enfrenta deverá prolongar-se, já que serão mais três meses de chuvas abaixo do normal.
  • E A baixa incidência de chuvas no Nordeste prolongarão a seca que já tem mais de cinco anos, analisa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.
9

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 06.

Mágicas e exatas

Ruy Castro

Conheço gente que trocou de profissão, de ideologia política, de nacionalidade, mas continuou firme na preferência quanto ao clube de futebol. E houve outro quesito que, em certa época, disputou com o futebol essa fidelidade carnívora - quando tivemos de trocar a máquina de escrever pelo computador.
Foi em meados dos anos 80. Éramos felizes com nossas Remingtons e Olivettis, até que uma pressão vinda de todos os lados começou a nos empurrar para o computador doméstico. Muitos resistimos à novidade, como quem defende a bandeira do seu clube. No meu caso, fiquei firme até 1988, quando dois amigos me confessaram sua conversão àquele aparelho silencioso, que permitia reescrever e mover frases e parágrafos sem o cansativo recurso de bater xis, cobrir de tinta e fazer a emenda à mão ou à máquina.
Por causa deles, aderi. Afinal, pensei, estava apenas trocando uma máquina de escrever por outra. E quer saber? Nunca me arrependi. Acho até que a geringonça me salvou a vida, permitindo-me produzir com metade do esforço e o dobro da velocidade. Minha Remington foi para um armário, onde está até hoje, há anos sem a esmola de um olhar.
Um livro enviado por uma amiga, no entanto, me fez repensar o caso: o delicioso “Retratos Parisienses”, com entrevistas e perfis de escritores e pintores franceses por Rubem Braga. Logo nas primeiras páginas, reproduz-se um original de Rubem - uma página datilografada, sobre seu encontro com Jean-Paul Sartre, estupidamente bem escrita e quase sem emendas.
Era possível escrever à máquina, de primeira, sem erros e já com as palavras mágicas e exatas. Bastava ser Rubem Braga.
(Folha de S.Paulo. 18.03.2013. Adaptado)

Em – Um livro enviado por uma amiga, no entanto, me fez repensar o caso… –, sem que seja alterado o sentido do trecho, a expressão em destaque pode ser corretamente substituída por

  • A contudo.
  • B portanto.
  • C se bem que.
  • D desde então.
  • E por conseguinte.
10
A ética da fila

SÃO PAULO - Escritórios da avenida Faria Lima, em São Paulo, estão contratando flanelinhas para estacionar os carros de seus profissionais nas ruas das imediações. O custo mensal fica bem abaixo do de um estacionamento regular. Imaginando que os guardadores não violem nenhuma lei nem regra de trânsito, utilizar seus serviços seria o equivalente de pagar alguém para ficar na fila em seu lugar. Isso é ético?
Como não resisto aos apelos do utilitarismo, não vejo grandes problemas nesse tipo de acerto. Ele não prejudica ninguém e deixa pelo menos duas pessoas mais felizes (quem evitou a espera e o sujeito que recebeu para ficar parado). Mas é claro que nem todo o mundo pensa assim.
Michael Sandel, em “O que o Dinheiro Não Compra”, levanta bons argumentos contra a prática. Para o professor de Harvard, dublês de fila, ao forçar que o critério de distribuição de vagas deixe de ser a ordem de chegada para tornar-se monetário, acabam corrompendo as instituições.
Diferentes bens são repartidos segundo diferentes regras. Num leilão, o que vale é o maior lance, mas no cinema prepondera a fila. Universidades tendem a oferecer vagas com base no mérito, já prontos-socorros ordenam tudo pela gravidade. O problema com o dinheiro é que ele é eficiente demais. Sempre que entra por alguma fresta, logo se sobrepõe a critérios alternativos e o resultado final é uma sociedade na qual as diferenças entre ricos e pobres se tornam cada vez mais acentuadas.
Não discordo do diagnóstico, mas vejo dificuldades. Para começar, os argumentos de Sandel também recomendam a proibição da prostituição e da barriga de aluguel, por exemplo, que me parecem atividades legítimas. Mais importante, para opor-se à destruição de valores ocasionada pela monetização, em muitos casos é preciso eleger um padrão universal a ser preservado, o que exige a criação de uma espécie de moral oficial - e isso é para lá de problemático.

(Hélio Schwartsman, A ética da fila. Folha de S.Paulo, 28.04.2013)


Eu acredito na indignação. É dela e do espanto que______ a vontade de construir um mundo que faça mais sentido, em que se possa viver sem matar ou morrer. Por isso, diante de um assassinato consumado em São Paulo por um adolescente a três dias de completar 18 anos, minha proposta é de nos indignarmos bastante. Não para aumentar o rigor da lei para adolescentes, mas para aumentar nosso rigor ao exigir que a lei seja_______ , pelos que querem aumentar o rigor da lei. Se eu acreditasse por um segundo que aumentar os anos de internação ou reduzir a maioridade penal diminuiria a violência,_________ fazendo campanha neste momento.

(Eliane Brum, Pela ampliação da maioridade moral. http://revistaepoca.globo.com, 22.04.2013. Adaptado)


De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A vem … cumprida … estava
  • B vem … comprida … estivesse
  • C vem … cumprida … estaria
  • D vêm … comprida … estava
  • E vêm … cumprida … estarei

Raciocínio Lógico

11

Seja a afirmação: “Se o chão está molhado e o céu está limpo, então não choveu.” A negação dessa afirmação é:

  • A Se o chão está molhado e o céu não está limpo, então choveu.
  • B O chão está molhado e o céu está limpo, e choveu
  • C Se chove o chão fica molhado e o céu não fica limpo.
  • D Choveu, então o céu está limpo e o chão não está molhado.
  • E Choveu, então o céu não está limpo ou o chão não está molhado.
12

Joana precisa descongelar um certo alimento no seu forno de micro-ondas, por 9 minutos, na potência máxima. Como o marcador de tempo do micro-ondas está quebrado, ela decidiu marcar o tempo apenas com a ajuda de duas ampulhetas: uma que conta 4 minutos, e outra que conta 7 minutos. O alimento não precisa, necessariamente, ficar 9 minutos contínuos no forno, podendo ser descongelado em pequenos intervalos, desde que o tempo total de descon- gelamento não ultrapasse 9 minutos. O menor tempo, em minutos, necessário para Joana descongelar esse alimento, é;

  • A 9
  • B 12
  • C 15
  • D 18
  • E 21
13

Um jogo é constituído de quatro cartas: uma carta azul de número 1, uma carta azul de número 2, uma carta verde de número 1 e uma carta verde de número 2. Três cartas foram sorteadas e colocadas lado a lado, da esquerda para a direita. Cada carta tem uma pontuação que é o próprio número nela impresso, somado com 3 ou 5, caso a carta seja azul ou verde, respectivamente, somado com 10, 15 ou 20, conforme a carta esteja na esquerda, no meio ou na direita, respectivamente.

A primeira carta à direita do número 1 é uma carta com o número 2. À esquerda desse número dois está um número 2. À esquerda da carta azul está pelo menos uma carta verde. Há uma carta verde imediatamente à direita de uma outra carta verde. A soma das pontuações das três cartas sorteadas vale

  • A 58
  • B 59
  • C 60
  • D 62
  • E 63
14

Na tradicional ilha, cujos habitantes ou só falam a verdade ou só mentem, um turista encontra com um grupo de cinco nativos da ilha e faz o tradicional jogo de tentar adivinhar quais falam somente a verdade e quais falam somente mentira. O turista perguntou a eles quantos do grupo falam a verdade, e obteve as seguintes respostas dos três primeiros:

• Primeiro: três;
• Segundo: três;
• Terceiro: dois.

O quarto nativo, ao invés de responder à pergunta, disse “Esses três primeiros estão todos mentindo”. Assim que o quinto nativo respondeu, o turista teve certeza de que o número desses nativos que falava somente mentira era;

  • A 1
  • B 2
  • C 3
  • D 4
  • E 5
15

Certa pesquisa realizada pela Confederação Espanhola de Grêmios e Associações de Livreiros mostrou que nos 180 dias em que a pesquisa foi realizada, em média, 5 livrarias independentes fecharam as portas a cada 2 dias, sendo a crise econômica e o desprestígio do livro na sociedade espanhola os principais fatores.

Supondo-se existirem um total de 3150 livrarias independentes na Espanha no final do período pesquisado, o número das referidas livrarias fechadas naquele país, no período da pesquisa, corresponderia, do número total de livrarias independentes existentes no início da pesquisa, a

  • A 10,5%
  • B 11%
  • C 11,5%
  • D 12%
  • E 12,5%
16

Observe a sequência numérica:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sabendo-se que o 1. o elemento dessa sequência é Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas , o 2. o elemento é Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas , e assim sucessivamente, o primeiro número natural dessa sequência corresponderá ao

  • A 9. o elemento.
  • B 10. o elemento.
  • C 7. o elemento.
  • D 8. o elemento.
  • E 11. o elemento.
17

A prefeitura distribuirá a verba de R$ 3.850.000,00 entre cinco subprefeituras. Essa distribuição será feita de forma diretamente proporcional ao número de projetos destinados ao desenvolvimento da educação. A subprefeitura da Penha apresentou 7 projetos; a subprefeitura da Sé apresentou 5 projetos; a subprefeitura de Perus apresentou 8 projetos; a subprefeitura da Lapa apresentou 2 projetos. A subprefeitura do Ipiranga quer que sua parte dessa verba seja de pelo menos R$ 1.050.000,00. Para que pelo menos esse valor seja destinado à subprefeitura do Ipiranga, é necessário que ela apresente, no mínimo, uma quantidade de projetos igual a

  • A 10.
  • B 11.
  • C 7.
  • D 8.
  • E 9.
18

Um time de futsal é composto pelos seguintes jogadores: André, Carlos, Paulo, Renato e Tobias. Um dia, o técnico disse: os três primeiros jogadores que chegassem para o treino, jogariam no ataque. Paulo foi o primeiro a chegar depois do Renato. Renato chegou antes que Tobias, mas não foi o primeiro. Quando Carlos chegou, Tobias já estava lá. Os atacantes, nesse dia, foram

  • A André, Carlos e Renato.
  • B André, Carlos e Tobias.
  • C Carlos, Paulo e Tobias.
  • D André, Renato e Paulo.
  • E André, Renato e Tobias.
19

Marina só descobriu o padrão de formação de uma sequência após ler, um por um, os algarismos que formavam cada um de seus termos e comparar essa leitura com o termo anterior. Por exemplo, 1211 ela leu como um dois, um um; 111221 ela leu como um um, um dois, dois um.

A sequência era 1, 11, 21, 1211, 111221, 312211, 13112221, 1113213211, 31131211131221, e a soma dos algarismos de seu décimo termo vale.

  • A 30
  • B 31
  • C 32
  • D 33
  • E 34
20

Uma sequência segue um padrão como mostra a figura e, a partir do novo termo, volta a repetir os elementos já apresentados na ordem dada.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A composição formada por figuras dessa sequência, cuja p osição está indicada no esquema, é

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Noções de Informática

21

Observe as figuras a seguir, extraídas da aba Recuos e Espaçamentos da caixa de diálogo Parágrafo, que pode ser acessada a partir do menu Formatar do Apache OpenOffice Writer 4.0.1, em sua configuração padrão. As figuras apresentam dois momentos (antes e depois) do recurso gráfico que permite visualizar as configurações aplicadas na aba

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que contém os nomes das opções de configuração aplicadas entre os dois momentos da figura.

  • A Recuo Depois do texto de 5,00 cm e Recuo Primeira linha de 5,00 cm.
  • B Recuo Antes do texto de 5,00 cm e Recuo Primeira linha de 5,00 cm.
  • C Espaçamento de linhas de 1,5 linhas e Recuo Depois do texto de 5,00 cm
  • D Recuo Primeira linha de 5,00 cm e Espaçamento de linhas de 1,5 linhas.
  • E Espaçamento de linhas de 1,5 linhas e Recuo Antes do texto de 5,00 cm
22

No Internet Explorer 11, na sua instalação padrão, é possível alternar várias guias abertas tocando ou clicando nelas, na barra de guias. É possível ter até_____ guias abertas em uma só janela.

Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna do enunciado.

  • A 2.
  • B 5.
  • C 10.
  • D 11.
  • E 100.
23

A imagem a seguir, retirada do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, mostra opções exibidas ao passar o mouse sobre a seta ao lado do botão desligar no menu iniciar
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Selecionar a opção “Trocar usuário” permite

  • A alternar usuários sem fechar os programas da sessão atual.
  • B trocar a senha do usuário da sessão atual.
  • C trocar as propriedades do usuário da sessão atual.
  • D criar um novo usuário para o Windows.
  • E criar uma nova senha para o usuário da sessão atual.
24

Sabendo-se que a célula Z7 e Z8 de uma planilha do MS-Excel 2003, em sua configuração padrão, contém, respectivamente, os números 4 e 6, assinale a alternativa que apresenta o resultado correto da fórmula a ser inserida na célula Z9:

=SE(E(Z7

  • A - 12.
  • B - 7.
  • C - 2.
  • D 3.
  • E 18.
25
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No Microsoft Internet Explorer versão 10, na sua configuração padrão, acessando a página de pesquisa do Google, www.google.com.br, a sequência a partir do menu principal para saber se a página acessada está com criptografia (conforme a figura) é

  • A Ferramentas e selecione Segurança.
  • B Editar e selecione Propriedades.
  • C Exibir e selecione Segurança.
  • D Arquivo e selecione Propriedades.
  • E Ajuda e selecione Segurança.
26

No MS­Word 2010, pode­se configurar a página de um docu mento mediante o recurso Colunas, que disponibiliza algumas formas pré­definidas de colunas, como a apresentada a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Esse modo de formatação de coluna pré­definida é denominado

  • A Duas.
  • B Três.
  • C Direita.
  • D Esquerda.
  • E Centralizada.
27

Os programas e os sites (webmail) para o envio de correio eletrônico (e-mail) possuem o recurso identificado por Cco: que deve ser utilizado para

  • A anexar um arquivo de forma oculta à mensagem, ou seja, sem a apresentação do link na mensagem.
  • B especificar o endereço de e-mail alternativo de quem está enviando a mensagem.
  • C especificar o endereço de e-mail para o qual a mensagem deve retornar, caso ocorra algum erro.
  • D incluir um endereço de e-mail que receberá a cópia da mensagem de forma oculta.
  • E incluir um link para acessar um arquivo disponibilizado na internet.
28

Um usuário, acessando a internet por meio do Mozilla Firefox, deseja adicionar a página da internet atual na sua lista de favoritos utilizando um atalho de teclado.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o atalho que deverá ser utilizado pelo usuário.

  • A CTRL + P
  • B CTRL + O
  • C CTRL + S
  • D CTRL + D
  • E CTRL + F
29

Na arquitetura TCP/IP, os protocolos que atuam na camada de transporte são

  • A FTP e UDP.
  • B TCP e UDP.
  • C IP e SMTP.
  • D TCP e IP.
  • E HTTP e FTP.
30

No processo de edição de documentos, pode ser necessário criar um vínculo em uma parte do documento que redireciona para outro local do documento, como, por exemplo, o vínculo “Veja a tabela 6 para mais detalhes”, que, ao ser clicado, redireciona para o local desejado.

O recurso do MS-Word 2010, em sua configuração padrão, que permite criar esses vínculos é:

  • A SmartArt.
  • B Tabela.
  • C Instantâneo.
  • D Partes Rápidas.
  • E Referência Cruzada.

Direito Constitucional

31

Determinado julgado do Supremo Tribunal Federal contém a seguinte ementa:


Recurso Extraordinário. Repercussão Geral. Equiparação do prazo da licença-adotante ao prazo de licença-gestante. (...) Alteração da realidade social e nova compreensão do alcance dos direitos do menor adotado. Avanço do significado atribuído à licença parental e à igualdade entre filhos, previstas na Constituição. Superação de antigo entendimento do STF”.


Este trecho da citada ementa faz referência ao que se denomina

  • A mutação constitucional.
  • B reforma constitucional.
  • C poder constituinte derivado.
  • D derrotabilidade.
  • E método tópico-problemático.
32

São ações típicas do controle abstrato de constitucionalidade:

  • A ação direta de inconstitucionalidade e ação civil pública.
  • B ação declaratória de constitucionalidade e ação civil pública.
  • C arguição de descumprimento de preceito fundamental e ação direta de inconstitucionalidade por omissão.
  • D ação direta de inconstitucionalidade por omissão e ação civil pública.
  • E ação declaratória de constitucionalidade e ação popular.
33

A Constituição poderá ser emendada mediante proposta

  • A de governador da Unidade da Federação.
  • B de mais da metade das Câmaras Municipais, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
  • C do Presidente da República, mediante representação popular, manifestada por apoio de partido político sem representação no Congresso Nacional.
  • D de dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
  • E de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
34

A respeito do Processo Legislativo, é correto afirmar que

  • A a Constituição poderá ser emendada na vigência de intervenção federal.
  • B não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir o voto direto, secreto, universal e periódico.
  • C são de iniciativa do Congresso Nacional as leis que fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas.
  • D as medidas provisórias terão sua votação iniciada no Senado Federal.
  • E as leis complementares serão aprovadas por maioria simples de cada uma das casas do Congresso Nacional.
35

Assinale a alternativa correta sobre o Poder Legislativo Municipal.

  • A O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta de cinquenta Vereadores eleitos dentre os cidadãos maiores de dezoito anos e no exercício dos direitos políticos.
  • B Compete privativamente à Câmara Municipal autorizar o Prefeito a ausentar-se do Município por mais de 10 (dez) dias consecutivos.
  • C Os Vereadores gozam de inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato, limitada ao território do Estado a que pertence o Município.
  • D Os Vereadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações.
  • E Perderá o mandato o Vereador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, a vinte por cento das sessões ordinárias, salvo licenças ou missão autorizada pela Câmara.
36

Conforme estabelece a Constituição Federal, o preso tem direitos expressamente previstos no Texto Maior, sendo um deles o seguinte:

  • A de ser identificado criminalmente, mesmo se já identificado civilmente.
  • B assistência da família.
  • C sala especial se tiver curso superior.
  • D liberdade mediante fiança, independentemente do crime que cometeu.
  • E avistar-se pessoalmente com o Promotor de Justiça.
37

A respeito do tema Segurança Pública, expressamente tratado pela Constituição da República, assinale a alternativa correta.

  • A As polícias civis são incumbidas de exercer as funções de polícia judiciária e de apuração de infrações penais, exceto as militares e as de competência da União.
  • B Os corpos de bombeiros militares não são incumbidos da execução de atividades de defesa civil.
  • C As polícias militares são incumbidas de exercer as funções de polícia ostensiva, de polícia judiciária comum, além de preservação da ordem pública.
  • D Os Municípios poderão constituir guardas municipais, destinadas à polícia ostensiva, à preservação da ordem pública e à proteção de seus bens, serviços e instalações.
  • E A Polícia Federal é incumbida, dentre outras, da função de apuração de infrações penais, inclusive as militares.
38

Tendo em vista as normas constitucionais relativas às políticas urbana, agrícola e fundiária e à reforma agrária, assinale a alternativa correta.

  • A A Constituição Federal veda a utilização do IPTU progressivo como pena ao proprietário de solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado.
  • B A desapropriação para fins de reforma agrária deve ser paga mediante justa e prévia indenização em dinheiro, exceto as benfeitorias que serão pagas por meio de títulos da dívida agrária.
  • C Os imóveis públicos urbanos não podem ser adquiridos por usucapião, exceto aqueles até 250 m2 possuídos, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizados para moradia, desde que o possuidor não seja proprietário de outro imóvel.
  • D Não podem ser desapropriadas para fins de reforma agrária as pequenas e médias propriedades rurais, mesmo que seu proprietário possua outra, bem como as grandes propriedades produtivas.
  • E A desapropriação de imóveis urbanos, dependendo da situação do bem, pode ser efetivada por meio de pagamento em dinheiro ou em títulos da dívida pública.
39

Considerando as diversas classificações doutrinárias das constituições, é correto afirmar que a Constituição Federal Brasileira, de 1988, pode ser classificada como uma constituição

  • A pactuada, prolixa, dogmática, reduzida e semântica.
  • B principiológica, heterônoma, dirigente, expansiva e plástica.
  • C cesarista, extensa, histórica, rígida e normativa.
  • D heterônoma, expansiva, eclética, principiológica e dirigente.
  • E principiológica, autônoma, analítica, eclética e dogmática.
40

Segundo a Constituição Federal, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consenti­mento do morador, salvo

  • A para prestar socorro no caso de desastre, ou durante o dia ou à noite, para cumprimento de ordem judicial.
  • B em caso de flagrante delito, para prestar socorro durante o dia, ou à noite por determinação judicial.
  • C por autorização judicial, ou por ordem do Promotor de Justiça, durante o dia ou à noite.
  • D para cumprimento de ordem judicial, policial ou do Promotor de Justiça e para prestar socorro, durante o dia ou à noite.
  • E em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

Direito Administrativo

41
Tendo em vista o disposto na Lei no 8.987/95, que trata da concessão do serviço público, na hipótese de a concessionária, na execução do serviço concedido, causar prejuízos aos usuários,
  • A esses danos serão ressarcidos pelo poder concedente, e a concessionária responderá perante a Administração Pública por meio de ação regressiva.
  • B a concessionária e o poder concedente responderão pelos danos causados de forma solidária.
  • C a concessionária responderá pelos danos causados, mas o poder concedente responderá no lugar dela se este não exerceu, corretamente, seu poder de fiscalização.
  • D cabe-lhe responder por todos os danos, sem que a fiscalização exercida pelo órgão competente exclua ou atenue essa responsabilidade.
  • E o poder concedente responderá pelos danos de forma exclusiva, por responsabilidade objetiva.
42

Leia as afirmações e assinale a alternativa correta.

  • A O Poder Judiciário pode, se provocado, examinar os motivos e o conteúdo do ato de demissão, para julgar se ele é, ou não, legítimo frente à lei e aos princípios, em especial aos da proporcionalidade e razoabilidade.
  • B O Poder Judiciário pode substituir ou modificar penalidade disciplinar a pretexto de fazer justiça.
  • C A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar ofende a Constituição.
  • D O julgamento fora do prazo acarreta a nulidade do processo disciplinar.
43

Assinale a alternativa correta.

  • A O controle dos atos administrativos pelo Judiciário afronta o princípio da separação, independência e harmonia dos poderes constituídos.
  • B Os atos normativos do Poder Executivo, como regulamentos, resoluções, portarias, podem ser invalidados pelo Poder Judiciário.
  • C O Judiciário não pode examinar sob o aspecto da legalidade e da moralidade os atos da Administração Pública discricionários.
  • D Os atos administrativos vinculados estão fora da competência de revisão do Poder Judiciário, por estar este impedido de examinar seu mérito.
  • E Os atos políticos estão sujeitos à apreciação do Judiciário, desde que causem lesão a direitos individuais.
44

Sobre servidores e cargos públicos, é correto afirmar que

  • A a relação jurídica existente entre o servidor público estatutário e o poder público para o qual presta seus serviços é de natureza contratual.
  • B pelas normas atuais vigentes, os litígios relativos a direitos dos servidores públicos, seja estatutário seja celetista, suscitados contra a Administração Pública, devem ser dirimidos perante a Justiça comum, estadual ou federal.
  • C todo cargo público corresponde a uma função e toda função pública pressupõe a existência de um cargo correspondente.
  • D o cargo de juiz em primeira instância garante a vitaliciedade após dois anos de exercício, e, no caso de assunção ao Tribunal pelo quinto constitucional, a vitaliciedade é adquirida com a posse no cargo.
  • E a lei é o instrumento de criação de cargos públicos, podendo esta, no entanto, deferir ao Chefe do Executivo autorização para expedir decreto com essa finalidade.
45

Assinale a assertiva incorreta.

  • A A análise do mérito do ato administrativo pelo Poder Judiciário caracteriza ofensa ao princípio da independência e separação dos poderes.
  • B O mérito administrativo recai sobre o motivo e o objeto/ finalidade do ato administrativo discricionário.
  • C Quando o vício do ato administrativo se encontra dentro dos limites do mérito administrativo, a Administração Pública deve anulá-lo.
  • D Dá-se o nome de autotutela ao poder-dever que tem a Administração Pública de anular ou revogar seus próprios atos, ilegais ou inconvenientes.
46

Sobre licitações públicas, é correto afirmar que

  • A nos processos de licitação pública, é vedado estabelecer margem de preferência para produtos manufaturados nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.
  • B para os fins da Lei Federal n.º 8.666/93, considera-­se obra toda atividade destinada a obter determinada uti­lidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, operação, conservação ou adaptação, reali­zada por execução direta ou indireta.
  • C as licitações para a execução de obras obedecerão, em particular, à seguinte sequência: projeto básico, projeto executivo e execução das obras e serviços, exceto nos casos de dispensa e de inexigibilidade de licitação.
  • D ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profis­sionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com es­tipulação prévia de prêmio ou remuneração.
  • E é dispensável a licitação para contratação de profissio­nal de setor artístico, diretamente ou por meio de em­presário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
47

Assinale a alternativa correta.

  • A A responsabilidade imputável às pessoas jurídicas de direito público será subjetiva quando o dano for causado pelo próprio Estado.
  • B A Administração Pública tem o dever de se voltar contra o servidor culpado, por meio de ação de regresso, para haver dele o despendido em reparação de danos a terceiros
  • C A culpabilidade do agente público reconhecida pela Justiça Criminal não produz efeito nos processos civil e administrativo
  • D A comprovação da culpa do agente público só pode ser feita por meio de processo administrativo.
  • E A ação regressiva destinada à reparação patrimonial é intransferível aos herdeiros e sucessores do servidor culpado
48

Segundo a Lei n.º 8.112/90, a Reversão é:

  • A o retorno de servidor aposentado à atividade.
  • B o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado depois de finda a pena de indisponibilidade.
  • C a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial
  • D a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
  • E o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
49

A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as regras estabelecidas pela Lei n° 10.520/02. Acerca do assunto, é correto afirmar que

  • A o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 5 dias úteis.
  • B no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% superiores àquela serão imediatamente desclassificados em razão das ofertas serem consideradas inexequíveis.
  • C se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subsequentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim, sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor, caso em que o pregoeiro poderá negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço melhor.
  • D examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro declará-la como vencedora independentemente de motivação a respeito de sua aceitabilidade, posto que atingida a finalidade do pregão.
  • E declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 8 dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes intimados para, em igual número de dias, apresentar contrarrazões.
50

Em razão de interesse público, decisão administrativa gerou a remoção de Banca de Jornal de determinado local, que ocupava em espaço público a título precário. Diante desse fato, assinale a alternativa correta.

  • A Por se tratar de concessão, o proprietário da banca tem direito de permanecer naquele local.
  • B Tratando-se de concessão administrativa, o proprietário da banca tem direito a ser indenizado pela remoção.
  • C No caso, por não haver necessidade de autorização para funcionamento, o ato não deve ser motivado nem a mudança efetuada.
  • D Por se tratar de permissão de uso, a decisão administrativa não deve ferir o direito adquirido do permissionário, proprietário da banca.
  • E Há possibilidade de revogação da permissão de uso de bem público, que não confere ao permissionário direito à sua manutenção no local.

Direito Penal

51

O legislador elegeu como circunstâncias preponderantes, sobre o previsto no artigo 59 do Código Penal Brasileiro, para a fixação das penas nos crimes de tráfico de drogas, Lei n.º 11.343/06, a natureza e quantidade da substância,

  • A a culpabilidade e a personalidade do agente.
  • B a reincidência e a culpabilidade do agente.
  • C a culpabilidade, as circunstâncias e as consequências do crime
  • D a personalidade e a conduta social do agente.
52

Considera-se praticado o crime no momento

  • A do resultado.
  • B em que o agente inicia os atos preparatórios.
  • C em que o agente cogita e planeja a prática criminosa.
  • D da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
  • E da ação ou omissão, bem como no momento em que se produziu o resultado.
53
Mauro e seu pai, Dario, são inimigos capitais. Em uma determinada noite, Mauro percebeu Dario desatento no interior de um bar e decidiu tirar-lhe a vida. Para tanto, contra ele disparou duas vezes sua pistola. Os dois disparos passaram próximo a Dario, sem atingi-lo, e acabaram por se alojar na cabeça de Marta, que faleceu imediatamente.

É correto afirmar que Mauro responderá criminalmente por


  • A tentativa de homicídio doloso, com agravante, em concurso formal com homicídio doloso consumado e simples (ocorreu aberratio delicti).
  • B homicídio doloso consumado com causa de aumento de pena (ocorreu aberratio ictus).
  • C homicídio doloso consumado com agravante (ocorreu aberratio ictus).
  • D homicídio doloso consumado com agravante (ocorreu aberratio criminis).
54

A conduta de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa caracteriza o crime de

  • A extorsão.
  • B abuso de poder.
  • C exercício arbitrário.
  • D coação no curso do processo.
  • E roubo.
55

Nos estritos termos do CP, aquele que faz ligação clandestina de energia elétrica junto a poste instalado na via pública e a utiliza em proveito próprio

  • A comete fato típico equiparado a furto.
  • B comete fato típico equiparado a apropriação indébita.
  • C não comete crime algum, por falta de expressa previsão legal.
  • D comete estelionato.
56

Sobre a substituição das penas privativas de liberdade, é correto afirmar:

  • A sobrevindo condenação a pena privativa de liberdade por outro crime, o juiz da execução penal poderá deixar de converter a sanção restritiva de direitos anteriormente aplicada em fase de execução, desde que o seu cumprimento seja compatível com o da nova sanção penal.
  • B a pena de prestação pecuniária só pode ser estabelecida em favor da vítima ou de seus descendentes.
  • C o condenado a uma pena superior a quatro anos por crime culposo não poderá obter a substituição por restritiva de direitos.
  • D a pena de prestação pecuniária não pode ser deduzida de eventual condenação civil, ainda que coincidentes os beneficiários.
57

Assinale a alternativa correta a respeito do entendimento do crime.

  • A O crime consunto é o delito que absorve o de menor gravidade.
  • B O crime comissivo por omissão é aquele em que o sujeito, por omissão, permite a produção de um resultado posterior que lhe é condicionante.
  • C É admissível a forma tentada no crime unisubsistente.
  • D Crime de ação múltipla é aquele em que o sujeito necessita percorrer várias ações do preceito fundamental para que consiga chegar ao resultado, sem a qual não há como se subsumir a conduta ao delito.
  • E Crime vago é aquele em que a ação do agente causa dúvida sobre a tipificação do fato ao delito realizado.
58

Assinale a alternativa correta.

  • A O Oficial de Registro e o Tabelião não podem ser sujeitos do crime de desacato.
  • B O Oficial Registrador e o Tabelião podem ser sujeitos passivos secundários do crime de desacato.
  • C O Oficial de Registro e o Tabelião não podem ser sujeitos passivos do crime de desacato.
  • D O Oficial de Registro Civil e Tabelião podem ser sujeitos passivos primários do crime de desacato.
59

Sobre a Lei n o 8.072/90 (Lei dos Crimes Hediondos), é correto afirmar que

  • A em relação ao crime de homicídio, com exceção do homicídio culposo, todas as demais formas são consideradas crimes hediondos.
  • B o tráfico de drogas, o roubo – desde que praticado com emprego de arma de fogo e com restrição à l iberdade da vítima – e o estupro são considerados crimes hediondos.
  • C as penas dos crimes hediondos são fixadas em regime integralmente fechado.
  • D para obter progressão de regime, os condenados por crime hediondo, se reincidentes, devem cumprir ao menos 3/5 da pena.
  • E o latrocínio (artigo 157, parágrafo 3o , CP), na sua forma tentada (e não consumada), não configura crime hediondo.
60

De acordo com a expressa definição do CP, art. 18, I, é con­siderado doloso o crime cometido

  • A com imperícia.
  • B com negligência.
  • C com imprudência.
  • D com voluntariedade.
  • E em circunstância em que o agente assume o risco de produzir o resultado.

Legislação Estadual

61

Em relação aos deveres, proibições e responsabilidades do servidor público, é correto afirmar que

  • A é seu dever guardar sigilo sobre assuntos da repartição, o que o impede de representar aos superiores sobre as irregularidades de que tiver conhecimento no exercício de suas funções.
  • B ele é proibido de participar da gerência ou administração de empresas bancárias ou industriais, ou de sociedades comerciais, que mantenham relações comerciais ou administrativas com o Governo do Estado.
  • C em caso de desfalque aos cofres públicos, o servidor poderá repor a importância do prejuízo causado em parcelas que não excedam à 10ª (décima) parte do vencimento ou remuneração.
  • D para ser responsabilizado administrativamente, o servidor deverá ser condenado criminalmente, por decisão transitada em julgado.
  • E ele pode exercer emprego ou função em empresas, estabelecimentos ou instituições que tenham relações com o Governo, em matéria que se relacione com a finalidade da repartição ou serviço em que esteja lotado, desde que fora do horário de trabalho.
62

Processo administrativo verifica que José acumula irregularmente três cargos efetivos, dois de médico e um de professor, no âmbito da Administração Pública Estadual. Conforme o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, a autoridade responsável deverá

  • A demitir José do cargo de professor, não havendo dever de restituir valores se houver cumprido regularmente suas funções.
  • B determinar que José opte, em 5 (cinco) dias, por dois dos vínculos, anulando-se o terceiro.
  • C demitir José do cargo ou função que exercer há mais tempo, perdendo o tempo de serviço para fins de aposentadoria.
  • D escolher um dos vínculos, do qual José deverá ser demitido, incorporando-se as vantagens daquele cargo a um dos outros dois restantes.
  • E demitir José de todos os cargos e funções e determinar que ele restitua o que indevidamente houver recebido.
63

Nos termos da Lei Complementar Estadual n.º 1.151, de 25 de outubro de 2011, o cargo de Superintendente da Polícia Técnico-Científica, de provimento em comissão, será ocupado

  • A por integrante da carreira de Delegado de Polícia, nos termos da lei.
  • B alternadamente, por integrante das carreiras de Médico Legista e Perito Criminal, nos termos da lei.
  • C alternadamente, por integrante das carreiras de Médico Legista, Perito Criminal e Delegado de Polícia, nos termos da lei.
  • D por integrante da carreira de Perito Criminal, nos termos da lei.
  • E por integrante da carreira de Médico Legista, nos termos da lei.
64

Conforme dispõe a Lei n° 10.261/68, os procedimentos disciplinares punitivos serão presididos

  • A pela chefia imediata do funcionário que cometeu a infração.
  • B pela autoridade máxima da repartição onde o funcionário exerce suas funções.
  • C pelo Governador do Estado, pelo Presidente do Tribunal de Justiça ou pelo Presidente da Assembleia Legislativa, dependendo de onde o funcionário exerce suas funções.
  • D por Procurador do Estado confirmado na carreira.
  • E por Promotor de Justiça devidamente designado para exercer essa função.
65
Assinale a alternativa que trata, corretamente, de aspectos constantes da Resolução TJ/OE/RJ n.º 35/13.
  • A Cabe ao órgão especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a fixação de normas para seleção e capacitação dos Juízes Leigos.
  • B A lotação de Juízes Leigos deverá guardar proporção com o número de servidores efetivos em cada unidade judiciária.
  • C Aplicam-se aos Juízes Leigos as normas disciplinares a que estão sujeitos os servidores da Justiça.
  • D Em caso de afastamento, a qualquer título, do Juiz Leigo, não lhe serão atribuídos os valores dos atos homologados.
  • E Pelo exercício da função de Juiz Leigo, será atribuída retribuição fixa, independentemente dos atos homologados ou acordos celebrados entre as partes.
66

Nos termos da ICC no 144 (A importância e as principais características do policiamento comunitário), a filosofia de Polícia Comunitária contempla, entre outras, as seguintes rotinas:

  • A Visita Comunitária; Policial do mês da OPM e Visita Solidária.
  • B Visita Solidária; Visita Integrada e Programa de Vizinhança Solidária.
  • C Abordagem Comunitária; Visita Técnica da Corregedoria PM e Abordagem Integrada.
  • D Visita Integrada; Ações Sociais e/ou Projetos Sociais e Policial do mês da OPM.

Contabilidade Geral

67

Baseado nas informações a seguir responda às questões :

Uma Entidade, enquadrada no Lucro Real, está calculando o imposto de renda e contribuição social em uma base mensal, todavia pretende demonstrá-los em uma base trimestral, em 31 de março de 2014. Para tanto, ela tem os seguintes dados:


Lucro antes do IR e CSL Janeiro - R$ 300.000,00
Fevereiro - R$ 250.000,00
Março - R$ 350.000,00
Adições temporárias: R$ 70.000,00
Adições permanentes: R$ 25.000,00
Exclusões permanentes R$ 20.000,00
Exclusões temporárias R$ 25.000,00

Para efeito do Imposto de renda diferido, a Administração considera que os ativos diferidos decorrentes de diferenças temporárias serão realizados na proporção da resolução final dos eventos que originaram tais diferenças. Adicionalmente, a Entidade fundamentada na expectativa de geração de lucros tributáveis futuros, determinada em estudo técnico aprovado pela Administração, reconheceu os créditos tributários sobre prejuízos fiscais e bases negativas de contribuição social de exercícios anteriores, que não possuem prazo prescricional e cuja compensação está limitada a 30% dos lucros anuais tributáveis. O valor base de cálculo é de R$ 200.000,00; a alíquota combinada a ser utilizada é de 34%.


Os valores, em reais, do imposto de renda e do respectivo adicional do imposto de renda acumulados, respectiva- mente, nos três meses, como indicado, são:

  • A 142.500,00 e 89.000,00.
  • B 135.000,00 e 90.100,00.
  • C 156.000,00 e 98.000,00.
  • D 162.500,00 e 99.500,00.
  • E 165.000,00 e 101.000,00.

Legislação Estadual

68

A propósito da jornada de trabalho, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Espírito Santo dispõe que

  • A será definida nos respectivos planos de carreiras e de vencimentos, não podendo ultrapassar quarenta horas semanais.
  • B a jornada normal de trabalho será de seis horas diárias para o exercício de cargo em comissão ou de função gratificada.
  • C poderá haver prorrogação da duração normal do trabalho, por necessidade do serviço ou por motivo de força maior.
  • D atendida a conveniência do serviço, ao servidor que seja estudante será concedido horário especial de trabalho, com prejuízo de sua remuneração.
  • E entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de dezesseis horas consecutivas para descanso.
69

Nos termos da Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo, é competente para a aplicação das penas de demissão e cassação de aposentadoria o(s)

  • A Delegado de Polícia Diretor da Corregedoria.
  • B Secretário da Segurança Pública
  • C Governador do Estado
  • D Delegado Geral de Polícia.
  • E Delegados de Polícia Corregedores Auxiliares.
70

As questões de números 56 a 60 referem-se à Constituição do Estado de São Paulo.

Quanto ao regime jurídico dos servidores públicos, assinale a alternativa correta.

  • A A lei assegurará aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhados do mesmo Poder, incluindo-se as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.
  • B O Estado responsabilizará os seus servidores por alcance e outros danos causados à Administração, ou por pagamentos efetuados em desacordo com as normas legais, sujeitando-os ao sequestro e perdimento dos bens, nos termos da lei
  • C A lei assegurará aos servidores da administração direta proporcionalidade de subsídios entre servidores dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
  • D Os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público terão regimes jurídicos específicos, a critério de cada carreira
  • E As vantagens de qualquer natureza poderão ser instituídas por decreto do Governador do Estado e quando atendam efetivamente ao interesse público e às exigências do serviço

Direito Civil

71

Cotejando a usucapião extraordinária e ordinária, resulta que aquela dispensa os seguintes requisitos em relação a esta:

  • A Justo Título e Boa-fé subjetiva.
  • B apenas o Justo Título, sendo necessária a Boa-fé subjetiva.
  • C apenas a Boa-fé subjetiva, sendo necessário o Justo Título.
  • D apenas a Boa-fé objetiva, sendo necessária a subjetiva.
72

Sobre a invalidade do casamento, em conformidade com o Código Civil brasileiro, é correta a afirmação:

  • A É nulo o casamento contraído por quem não completou a idade mínima para casar.
  • B É nulo o casamento por incompetência da autoridade celebrante.
  • C É anulável o casamento contraído por infringência de impedimento.
  • D É anulável o casamento do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento.
73

O proprietário de um imóvel faleceu sem deixar herdeiros, sendo sua herança considerada jacente. Em razão desse fato, assinale a alternativa correta.

  • A É possível a aquisição do bem por meio da usucapião, enquanto não declarada a vacância.
  • B Os credores não terão o direito de pedir o pagamento das dívidas reconhecidas, até a declaração da jacência.
  • C Sendo a herança jacente e o falecido houver deixado testamento, não será possível reconhecer a vacância.
  • D Havendo colaterais que eram desconhecidos, esses poderão se habilitar ainda que tenha havido a declaração de vacância.
74

Na ordem de vocação hereditária, os colaterais

  • A são herdeiros facultativos, até o quarto grau.
  • B são herdeiros necessários, até o terceiro grau.
  • C são herdeiros necessários, até o sexto grau.
  • D não são herdeiros necessários, nem, tampouco, facultativos, podendo ser contemplados, tão somente, por meio de testamento.
75

A propósito dos contratos, assinale a alternativa correta.

  • A Tanto a cláusula resolutiva expressa, quanto a tácita, para operarem os seus efeitos, dependem de interpelação judicial.
  • B No contrato aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, se não vierem eles a existir, o contrato simplesmente se resolve, com o retorno das partes ao statu quo ante, ainda que um dos contratantes tenha assumido esse risco, em razão do princípio que veda o enriquecimento sem causa de qualquer contratante.
  • C A venda de ascendente a descendente é nula de pleno direito, ainda que hajam nela consentido, expressamente, os outros descendentes e o cônjuge do alienante.
  • D Se o estipulante não der execução ao contrato preliminar, poderá a outra parte considerá-lo desfeito, e pedir perdas e danos.
76

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica. Essas medidas referentes à desconsideração da personalidade jurídica podem ser efetuadas somente a requerimento

  • A da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo.
  • B de ofício pelo juízo.
  • C do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo, ou de ofício pelo juízo.
  • D do Ministério Público, em qualquer caso.
  • E da parte.
77

Sobre o usufruto, assinale a alternativa correta.

  • A Não se pode ceder o exercício do usufruto, seja a título gratuito ou oneroso.
  • B O usufrutuário tem direito à posse e uso, e o proprietário à percepção dos frutos.
  • C Inviável, por sua natureza jurídica, que o usufruto recaia sobre título de crédito.
  • D Os frutos civis, vencidos na data inicial do usufruto, pertencem ao proprietário.
  • E O usufrutuário poderá mudar a destinação econômica do imóvel, sem anuência do proprietário.
78

Acerca da posse e do direito de propriedade, bem como desdobramentos dos institutos, assinale a alternativa correta.

  • A Os bens móveis não estão sujeito à aquisição por usucapião.
  • B O possuidor responde pela deterioração do bem, ainda que não decorra de culpa sua, seja a posse de boa ou má-fé.
  • C A existência de título e a boa-fé são elementos que influenciam na prescrição aquisitiva.
  • D O proprietário pode livremente usar, gozar e dispor de seu bem, ainda que seus atos não lhe tragam qualquer comodidade ou utilidade e sejam animados pela intenção de prejudicar terceiros
  • E Não se admite a renúncia ao direito de propriedade, caracterizando ilícito civil o abandono.
79

No que tange aos bens públicos, assinale a alternativa correta.

  • A Os bens públicos podem ser classificados em “bens de uso comum do povo”, “bens de uso especial” e “bens dominicais”, sendo todos eles inalienáveis, salvo quando submetidos à desafetação.
  • B Os bens públicos de uso comum do povo e os bens de uso especial são insuscetíveis de aquisição por usucapião, não valendo a mesma regra para os bens dominicais.
  • C Em que pese a regra da inalienabilidade dos bens públicos, é possível que haja alienação de bens de um ente público a outro, sem que se proceda à desafetação.
  • D Qualquer espécie de bem público pode ser alienado, sem a necessidade de respeitar o procedimento de desafetação, desde que assim o exija a ordem pública ou a segurança nacional.
  • E Em razão de sua natureza, ao Poder Público é vedada a cobrança pela utilização dos bens públicos, desde que respeitados todos os procedimentos de regular fruição, conforme estabelecido pelo órgão competente.
80

É correto afirmar sobre a extinção das obrigações:

  • A a novação ocorre quando o devedor contrai com o credor nova dívida para extinguir e substituir a anterior; quando novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor; quando, em virtude de obrigação nova, outro credor é substituído ao antigo, ficando o devedor quite com este, porém, se o novo devedor for insolvente, não tem o credor, que o aceitou, ação regressiva contra o primeiro, salvo se este obteve por má-fé a substituição.
  • B considera-se pagamento, e extingue a obrigação, o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da coisa devida, não sendo cabível a consignação de imóvel ou corpo certo.
  • C o pagamento com sub-rogação opera-se, de pleno direito, do adquirente do imóvel hipotecado, que paga a credor hi- potecário, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para não ser privado de direito sobre imóvel, de modo a transferir ao novo credor direitos, ações, privilégios e garantias do primitivo, em relação à dívida, somente contra o devedor principal, excluindo-se os fiadores.
  • D na imputação ao pagamento de dois ou mais débitos, se o devedor for omisso, ao não indicar a qual deles ofere- ce pagamento, sendo todos da mesma natureza, líquidos ou ilíquidos, determina a lei que se fará em primeiro lugar a quitação do mais oneroso e, em segundo, o com vencimento mais próximo à data do depósito.
  • E na dação em pagamento o credor pode consentir em re- ceber prestação diversa da que lhe é devida, porém, se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento, as relações entre as partes regular-se-ão pelas normas do contrato de compra e venda.

Auditoria

81

O relatório é o coroamento do trabalho de auditoria, pois é por meio dele que o auditor informa às pessoas a quem se dirige as seguintes informações, EXCETO:

  • A O trabalho que realizou.
  • B A forma como o realizou.
  • C Os fatos relevantes observados, os quais ele julga que devem ser divulgados.
  • D O alcance abrangido pelo trabalho, tornando-se irrelevante as normas de auditoria existentes.
82

Constitui(em) documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidas no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Trata-se

  • A dos procedimentos de auditoria.
  • B do relatório de recomendações.
  • C dos papéis de trabalho.
  • D das provas de auditoria.
  • E do parecer de auditoria.
83

Para detectar e analisar situações anormais e significativas constatadas nas demonstrações contábeis, mais precisamente nas contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado, bem como identificar áreas prioritárias ou áreas com problemas, onde, portanto, deverá concentrar mais atenção, o auditor deverá:

  • A solicitar confirmação de saldos com terceiros e com a administração.
  • B desenvolver exclusivamente programa de trabalho de testes alternativos.
  • C aplicar procedimentos de revisão analítica.
  • D aplicar testes documentais
  • E emitir circularização de saldos.

Contabilidade Geral

84

O saldo devedor da conta analítica Bancos conta Movimento-Banco Ideal S/A, registrado no livro Razão da Cia. Horizonte em 31.12.2013, era de R$ 192.820,00, antes da conciliação bancária a ser efetuada pelo auditor independente. O saldo credor constante do extrato bancário emitido pelo referido banco, na mesma data, correspondia a R$ 193.450,00. Os seguintes fatos contábeis, referentes à matéria, foram levantados pelo auditor.

– Despesas bancárias cobradas pelo banco, no extrato, no valor de R$ 290,00, ainda não contabilizadas na entidade.

– cheques n os 198325 a 327, emitidos e contabilizados pela empresa, mas ainda não sacados pelos favorecidos no banco no valor total de R$ 6.190,00;

– cheque n o 352497, emitido pela Cia. Itaporanga a favor da entidade, no valor de R$ 1.750,00, erroneamente debitado na conta corrente da Cia. Guaiuba, cujo estorno foi efetuado pelo banco somente em 04.01.2014;

– duplicata de aceite da Cia. Irmão Maior no valor de R$ 3.520,00, descontada pela companhia no banco, por ele devolvida por falta de pagamento, fato ainda não contabilizado na sociedade.

De posse dessas informações, o auditor concluiu que o saldo correto, em R$, da referida conta correspondia, em 31.12.2003, a:

  • A 189.010,00
  • B 190.370,00
  • C 188.620,00.
  • D 189.300,00.
  • E 187.260,00.

Auditoria

85

No que se refere à extensão do trabalho de auditoria, aquela que compreende um conjunto específico de exames no qual não se aplicam todas as normas de auditoria, sendo utilizada nas circunstâncias em que seja inviável a realização da auditoria sobre todos os elementos componentes do patrimônio e sobre todas as operações do exercício auditado, especialmente em caráter de urgência, é denominada

  • A revisão limitada.
  • B auditoria geral.
  • C auditoria parcial.
  • D revisão integral.
  • E avaliação por amostragem.
86

As técnicas de fluxogramação são normalmente utilizadas pelo auditor independente objetivamente para:

  • A mapear processos e controles de forma a avaliar os riscos e controles relacionados com a auditoria das demonstrações financeiras de uma empresa.
  • B desenvolver manuais de políticas e procedimentos
  • C implementar processos e procedimentos internos de uma entidade.
  • D analisar as práticas contábeis adotadas pela companhia.
  • E determinar a extensão e profundidade da estrutura de uma companhia, fornecendo base amostral para testes de auditoria
87

Em relação à amostragem na auditoria, é correto afirmar que

  • A a amostragem deve ser sempre efetuada com números aleatórios, para evitar que o auditor utilize critérios próprios para a seleção dos itens a serem auditados
  • B quanto maior o nível de distorção tolerável aceito nos testes substantivos, maior deve ser o tamanho da amostra, para que a eficácia e a eficiência do trabalho do auditor sejam alcançadas.
  • C na determinação do tamanho da amostra, um nível de confiança de 95% indica que em noventa e cinco (95) vezes o resultado será impreciso e em cinco (5) vezes, o resultado será preciso.
  • D o risco da amostragem é o risco de que a conclusão atingida com base na amostra seja igual ao da conclusão que seria obtida com base no exame da população como um todo.
  • E a combinação de uma amostragem estratificada para os itens de maior valor nos procedimentos (testes) substantivos combinada com a amostragem aleatória para os itens de menor valor é geralmente um procedimento eficaz, pois permite uma cobertura maior em termos de valor e um tamanho de amostra menor

Auditoria Governamental

88

Numa estrutura de governança corporativa de uma empresa, em relação principalmente ao aspecto de independência, a Auditoria Interna deverá ser subordinada ao

  • A Comitê de auditoria externa.
  • B Diretor financeiro.
  • C Controller.
  • D Conselho de administração.
  • E Conselho fiscal.

Auditoria

89

No que tange ao relatório da auditoria, o auditor, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis e deverá

  • A expressar uma opinião parcial.
  • B abster-se de opinar.
  • C emitir um relatório sem ressalva.
  • D expressar uma opinião adversa.
  • E emitir um relatório qualificado.
90

Entende-se por papéis de trabalho

  • A o conjunto de informações fornecidas pelo auditado.
  • B o registro dos procedimentos de auditoria, evidências obtidas e conclusão do auditor.
  • C o conjunto de documentos que atestam a competência do auditor.
  • D o conjunto de documentos que autorizam a empresa de auditoria a atuar.
  • E os apontamentos feitos pelo auditor que são descartados quando da conclusão do trabalho.

Contabilidade Geral

91

As despesas apropriadas no exercício e ainda não dedutíveis para fins de imposto de renda e contribuição social, mas cujas exclusões ou compensações futuras, para fins de apuração de lucro real, estejam explicitamente estabelecidas ou autorizadas pela legislação tributária, caracterizam-se como

  • A Exclusões temporárias.
  • B Diferenças permanentes.
  • C Prejuízos fiscais.
  • D Imposto de renda diferido.
  • E Diferenças temporárias.
92

De acordo com a Lei n.º 6.404/76, as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa, serão discriminadas pela demonstração

  • A das mutações patrimoniais.
  • B de lucros e perdas.
  • C do patrimônio líquido.
  • D do resultado abrangente.
  • E do resultado do exercício.

Administração Financeira e Orçamentária

93

Na fase de acompanhamento e avaliação da execução orçamentária, entende-se que o controle será mais eficiente se for realizado a priori. Nesta fase, segundo a legislação em vigor, o controle será interno, quando executado por agentes do próprio órgão, ou externo, quando realizado pelo poder Legislativo, auxiliado tecnicamente pelo

  • A conselho federal de contabilidade.
  • B conselho regional de contabilidade.
  • C órgão próprio da Secretaria do Planejamento.
  • D tribunal de alçada das finanças.
  • E tribunal de contas.

Contabilidade Geral

94
Apure o PIS a Recolher de uma empresa comercial, cuja forma de tributação é o regime não cumulativo, considerando ainda os seguintes dados:

Nota fiscal de compra:
Valor das mercadorias  R$ 4.000,00
Valor do IPI R$ 0,00

Nota fiscal de venda:
Valor das mercadorias R$ 10.000,00
Valor do IPI R$ 0,00

Nota fiscal de venda:
Venda de ativo imobilizado R$ 20.000,00
Custo do imobilizado vendido R$ 11.000,00
  • A R$ 65,00.
  • B R$ 99.00.
  • C R$ 165,00.
  • D R$ 195,00.
  • E R$ 247,50.
95

Analise as afirmações apresentadas a seguir, classificando- as como verdadeira (V) ou falsa (F).

O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Isto posto, os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. Por exemplo, o ativo pode ser:

( ) usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens ou na prestação de serviços a serem vendidos pela entidade;
( ) trocado por outros ativos;
( ) usado para liquidar um passivo;
( ) distribuído aos proprietários da entidade.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta, de cima para baixo.

  • A V, F, F, V.
  • B F, F, V, V.
  • C V, F, F, F.
  • D F, V, F, V.
  • E V, V, V, V

Contabilidade Pública

96

É a estrutura básica da escrituração contábil, formada por um conjunto de contas previamente estabelecido, que permite obter as informações necessárias à elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis conforme as características gerais da entidade, possibilitando a padronização de procedimentos contábeis. O texto trata

  • A da escrituração contábil.
  • B do balanço patrimonial.
  • C do plano de contas contábil aplicado ao setor publico.
  • D do razão contábil.
  • E dos razões auxiliares e extracontábeis.

Contabilidade Geral

97

Qual o valor, em reais, da reserva legal a ser calculado sobre o lucro do exercício de 2013, considerando as seguintes informações:

• o capital social da empresa é de R$ 300.000,00 em 31 de dezembro de 2013;
• o lucro líquido do exercício findo em 31 de dezembro de 2013 foi de R$ 250.000,00;
• a reserva legal constituída até 31 de dezembro de 2012 é de R$ 54.000,00.

  • A 5.500,00.
  • B 6.000,00.
  • C 12.500,00.
  • D 18.500,00.
  • E 20.000,00.
98
De acordo com a Lei nº 6.404/76, artigo 182, parágrafo 3º e lei nº 11.941/09, artigo 37, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos em Lei ou em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, serão classificadas como:
  • A conta de compensação, até o reconhecimento no resultado do exercício.
  • B conta redutora do ativo permanente.
  • C passivo não circulante, em contrapartida do ativo intangível, devido ao prazo de realização desses ativos por conta de depreciação ou amortização.
  • D resultados abrangentes.
  • E ajustes de avaliação patrimonial no PL.

Auditoria

99

De acordo com a legislação contábil vigente – NBC TA 200 –, demonstrações contábeis são:

  • A a representação balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, fluxo de caixa em substituição à DOAR (demonstração das origens e aplicações de recursos), relatório da administração e relatório da auditoria, com a finalidade de informar os recursos econômicos ou obrigações da entidade em determinada data no tempo ou as mutações de tais recursos ou obrigações durante um período de tempo, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro.
  • B o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a Lei n.º 6.404/76, pela administração de uma sociedade por ações, e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas
  • C a representação estruturada de informações contábeis históricas, incluindo notas explicativas relacionadas, com a finalidade de informar os recursos econômicos ou obrigações da entidade em determinada data no tempo ou as mutações de tais recursos ou obrigações du- rante um período de tempo, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro. As notas explicativas relacionadas geralmente compreendem um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações. O termo “demonstrações contábeis” geralmente se refere a um conjunto completo de demonstrações contábeis, como determinado pela estrutura de relatório financeiro aplicável, mas também pode se referir a uma única demonstração contábil, que seria um quadro isolado.
  • D conjunto de informações que devem ser obrigatoria- mente divulgadas em jornais e mídias de grande circulação, anualmente, segundo a Lei n.º 11.637/08, pela administração de uma sociedade por ações, e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas
  • E conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas em jornais e mídias de grande circulação, periodicamente, segundo as Leis n.º 6.404/76 e n.º 11.637/08 e sua alterações, pela administração de uma sociedade por ações, e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas e também para os demais usuários da contabilidade.

Contabilidade Geral

100
As demonstrações contábeis objetivam, seguindo a abordagem dada pela Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil e Financeiro, fornecer informações úteis na tomada de decisões econômicas, bem como avaliações, por parte dos usuários em geral, dessas informações. As demonstrações contábeis não têm um propósito específico único e são mais comumente elaboradas segundo modelo baseado,
  • A no valor justo e no conceito de manutenção de capital financeiro ajustado.
  • B no custo de reposição e no conceito de manutenção do capital financeiro ajustado.
  • C no valor de reposição, bem como no conceito de manutenção do capital ajustado.
  • D no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal.
  • E no valor justo, bem como no conceito de fluxo de caixa descontado.

Contabilidade Pública

101

Uma determinada entidade do setor público, com respeito a todas as determinações legais e constitucionais, inclusive seu estatuto, determinou a construção de uma máquina de grande porte que vá ao encontro do objeto fim da sociedade. Para a construção da referida máquina, foram gastos:

I. Materiais diversos = R$ 14.560.000.
II. Mão de obra contratada de terceiro, incluindo serviços de engenharia = R$ 2.440.000.
III. Mão de obra direta, pessoal próprio = R$ 1.000.000.
IV. Gastos adicionais = R$ 2.000.000.

Fundamentado na NBC T 16.10, aprovada pela Resolução CFC n.º 1.137/08, o valor a ser registrado como Ativo Imobilizado é de R$

  • A 17.000.000.
  • B 18.000.000.
  • C 17.560.000.
  • D 20.000.000.
  • E 14.560.000.
102

Considerando as despesas abaixo:


I – Aquisição de imóveis já em utilização.


II – Constituição ou aumento do capital de empresas ou entidades que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.


III – Aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital.


IV - Aquisição de bens de capital já em utilização.


Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação econômica que abrange os itens acima.

  • A Transferência de capital.
  • B Custeio.
  • C Transferências correntes.
  • D Inversões financeiras.
103

Dois indivíduos deixaram de honrar seus compromissos de pagamento com a Municipalidade até a data prevista. Um deveria ter realizado o pagamento de um determinado tributo. O outro deveria ter pago uma multa de trânsito. Dada essa condição, o Ente Público responsável pela arrecadação dos dois valores (tributo e multa), e após a cobrança não atendida, deverá:

  • A mover ação judicial dos valores desde que previstos na Lei de Orçamento Anual.
  • B iniciar ação judicial contra o multado e inscrever o tributado na Dívida Ativa.
  • C inscrever o multado na Dívida Ativa e realizar análise circunstanciada quanto ao tributado.
  • D inscrever imediatamente ambos na Dívida Ativa.
  • E inscrever ambos, após análise circunstanciada, na Dívida Ativa.
104

A Dívida Ativa é uma espécie de crédito público, cuja matéria é definida desde a publicação da Lei n.º 4.320/1964, sendo sua gestão econômica, orçamentária e financeira re- sultante de uma conjugação de critérios estabelecidos em diversos outros textos legais, caracterizando sua origem como:

  • A receita de capital.
  • B industrial.
  • C patrimonial
  • D financeira
  • E tributária e não tributária.
105

Para fins contábeis, a despesa orçamentária pode ser classificada quanto ao impacto na situação líquida patrimonial. A despesa que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade é considerada como uma despesa orçamentária efetiva. Neste caso, constituiu-se um fato contábil

  • A neutralizador, pois sua contrapartida necessariamente será a receita.
  • B permutativo equivalente.
  • C permutativo diminutivo.
  • D modificativo diminutivo.
  • E modificativo aumentativo.
106

Um órgão público, ao comprar artigos de escritório para seu consumo em uma loja credenciada, cujo pagamento será realizado em uma única parcela, caracteriza um empenho classificado como :

  • A global.
  • B ordinário.
  • C funcional.
  • D por estimativa
107

O subsistema de informação, constante da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, chamado de “Compensação”, tem o sentido de registrar, processar e evidenciar os

  • A atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
  • B fatos não financeiros e atos de gestão relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio.
  • C custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.
  • D atos de gestão e fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, bem como as disponibilidades no início e final do período.
  • E atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

Direito Tributário

108

Planejamento Tributário tem por finalidade proporcionar à entidade uma redução da carga tributária dentro da legalidade. Essa iniciativa é denominada

  • A Evasão fiscal.
  • B Processo de solicitação de redução de alíquotas de impostos diretos e/ou indiretos.
  • C Processo de substituição de impostos por taxas.
  • D Elisão fiscal.
  • E Processo administrativo de aproveitamento de créditos de impostos, taxas e contribuições.

Contabilidade Pública

109

A norma brasileira de contabilidade aplicada ao setor público, NBC T 16.8, determina que procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em

  • A procedimentos de prevenção e de detecção.
  • B monitoramento e controle de fraudes.
  • C monitoramento e prevenção de fraudes.
  • D procedimentos de riscos e de controle.
  • E mapeamento de riscos e identificação de eventos.
110

De acordo com a NBC T 16.2, o patrimônio público é estruturado nos seguintes grupos:

  • A Bens tangíveis e intangíveis e demais passivos.
  • B Bens, obrigações de curto prazo e situação líquida.
  • C Ativos, passivos e patrimônio líquido.
  • D Caixa e equivalentes de caixa e patrimônio líquido.
  • E Balanço Patrimonial, Balanço Financeiro, Balanço Orçamentário e Demonstração das Variações Patrimoniais.