Resolver o Simulado Nível Fundamental

0 / 33

Português

1

Móveis ao mar

Vi num programa de televisão que, entre as inúmeras melhorias necessárias para as Olimpíadas do Rio, está “a limpeza da Baía de Guanabara”. Dita a frase, a TV mostrou um sofá, encalhado num mangue: três lugares, revestimento acetinado, puxando pro lilás, com os assentos enlameados sendo disputados por dois urubus. Incrível.

Não pretendo, de forma alguma, desmerecer o Rio. Quando vi o presidente do COI tirando o cartão do envelope e dizendo Rrrio de Rrranêro, no início do mês, lágrimas cruzaram minhas bochechas, tão rápidas quanto, imagino, canoas e barcos à vela singrarão as águas da rediviva Cidade Maravilhosa, daqui seis anos e meio. A amplitude de meu desespero vai muito além das pequenas rixas regionais: como pode um ser humano, oh céus!, jogar um sofá no mar?

Todos nós já nos encontramos na rua, algum dia, com um papel de bala na mão, ou uma latinha de refrigerante, olhando em volta, em busca de uma lixeira. Muitos de nós, não encontrando nenhuma, já jogaram o papel no chão, colocaram a latinha num canto, ou ao lado de um saco de lixo – como se, durante a noite, por osmose, quem sabe, ela fosse parar do lado de dentro do plástico preto. Agora, até onde pude ver, nesses trinta e dois anos sobre a Terra, as pessoas não andam por aí com sofás velhos nos ombros. Sequer com poltronas. Nem mesmo uma almofada costuma-se levar à rua. Para se atirar um móvel ao mar, portanto, é preciso não apenas má fé, mas esforço, engenho, planejamento e trabalho em equipe.

Imagino o sujeito, lá pela quarta-feira, ligando pros amigos: “Ô Gouveia, tudo bom? É o Túlio. Seguinte, tô precisando de uma forcinha aí, no sábado, pra jogar um sofá da ponte…”; “Maravilha, Valdeci! Então sábado à tarde cê traz a Kombi do teu cunhado e a gente resolve o problema”; “Fica tranquilo, Murilão, depois a gente volta aqui e faz um churrasquinho!”.

Sábado à tarde, os amigos se reúnem. O Valdeci com a Kombi do cunhado, o Murilão e o Gouveia cheios de entusiasmo, o Túlio pondo as Brahmas pra gelar, enquanto sua mulher orienta os homens na sala: “cuidado com o batente”, “olha o abajur, o abajur, Gouveia!”

Chegam à ponte. Param no acostamento. Tiram o sofá da caçamba, contam um, dois, e lá vão os… Pronto, atiraram o sofá no mar. O sofá boia. Os três o contemplam, sendo levado pela correnteza, naquele silêncio que só as verdadeiras amizades permitem. Túlio brinca: “saravá, Iemanjá!”. Depois vão comer churrasco. Incrível.

Antônio Prata

“Todos nós já nos encontramos na rua, algum dia, com um papel de bala na mão [...]. Muitos de nós, não encontrando nenhuma, já jogamos o papel no chão.” Observe o verbo “jogar” nesse trecho. Sobre o mesmo, no que se refere à concordância, é CORRETO afirmar.

  • A Não aceita outra concordância a não ser a primeira pessoa do plural.
  • B Poderia ser utilizada também a forma “jogaram” sem infringir a norma culta.
  • C Deveria ter sido usada a 3ª pessoa do plural, devido o emprego de “muitos”.
  • D Poderia ser usada a forma verbal no singular sem infringir a norma culta.
2

Os lobos são grandes românticos. Depois que o vínculo se forma, o casal se mantém unido pelo resto da vida. Por isso, ______________sempre consiste em um casal adulto e seus filhotes.

(Seleções Reader's Digest, junho de 2014. Adaptado)


Substantivo coletivo é o substantivo singular que designa vários seres de uma espécie.

(Roberto Melo Mesquita, Gramática da Língua Portuguesa)


A expressão Depois que exprime ideia de



  • A lugar.
  • B modo.
  • C intensidade.
  • D tempo.
  • E afirmação.
3

Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.

A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.

Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 

Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)

As formas verbais “embateu” e “exigiria” encontram-se, respectivamente, no
  • A pretérito imperfeito do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo.
  • B pretérito imperfeito do indicativo e no pretérito imperfeito do subjuntivo.
  • C pretérito perfeito do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo.
  • D pretérito perfeito do indicativo e no pretérito imperfeito do subjuntivo.
4
Texto I

Jacaré de estimação

Na cidade de Tampa, na Flórida (EUA), policiais e agentes da FWC (sigla em inglês para a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida) ficaram impressionados ao encontrarem um aligátor (conhecido como jacaré-americano) de 3,6 m de comprimento, amarrado a uma árvore como se fosse um animal de estimação.
De acordo com o jornal "The Tampa Tribune", a polícia foi chamada por moradores que viram o réptil enorme em um terreno próximo a um complexo de apartamentos, com uma corda no corpo e amarrado em uma árvore.
Os oficiais afirmam também que o animal pesava 181 kg, estava saudável e bem alimentado, e que pessoas não identificadas estariam dando gatos da vizinhança a ele, como comida. "Quando um animal selvagem é alimentado, ele perde o medo de humanos e os associa a comida, o que é perigoso", explicou o oficial da FWC Baryl Martin.
Foi necessário, no entanto, abater o animal, já que ele era muito grande e perigoso e, de acordo com uma lei estadual, jacarés não podem ser realocados para muito longe de onde foram encontrados.

(http://gl. globo.com/)

Texto II

Jacaré aparece em supermercado e causa pânico nos EUA

Funcionários e clientes de uma unidade da rede "Walmart" em Orlando, em Apopka (EUA), ficaram em pânico e se trancaram dentro da loja depois que um aligátor (jacaré-americano) de 1,8 m fez uma "visita" ao local.
De acordo com a emissora "WKMG", o réptil ficou em frente a uma das portas automáticas, que ficaram abrindo e fechando de acordo os movimentos do animal. Assim que saiu da frente da loja, funcionários trancaram todas as portas e chamaram a polícia.
"Era um jacaré bem grande, relaxando por ali", afirmou Robin Watkins, um dos consumidores que estavam no estabelecimento.
Apesar do susto, ninguém se feriu no incidente, e o aligátor foi embora sozinho em direção a um lago próximo, antes da chegada dos especialistas chamados para capturar o animal.

(http://gl. globo, com/)



Em qual, das seguintes opções, o último parágrafo do texto I foi reescrito sem haver problemas em relação ao uso da pontuação?

  • A Foi necessário, no entanto abater o animal já que ele era muito grande e perigoso e de acordo com uma lei estadual, jacarés não podem ser realocados para muito longe de onde foram encontrados.
  • B Porém, foi necessário abater o animal, já que ele era muito grande e perigoso; de acordo com uma lei estadual, jacarés não podem ser realocados para muito longe de onde foram encontrados
  • C Foi necessário, entretanto, abater o animal já que ele era muito grande, e perigoso e de acordo, com uma lei estadual, jacarés não podem ser realocados para muito longe de onde foram encontrados.
  • D Foi necessário no entanto, abater o animal já que ele, era muito grande e perigoso e, de acordo com uma lei estadual, jacarés não podem ser realocados para muito longe de onde foram encontrados.
  • E Foi, necessário, no entanto, abater o animal, já que ele era muito grande e, perigoso e, de acordo com uma lei estadual, jacarés não podem, ser realocados para muito longe de onde foram encontrados.
5

                   Para Quem Quer Aprender a Gostar

Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda, apenas, a tão difícil arte de amar bonito. Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.

Tenho visto muito amor por aí. Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva. Mas esbarram na dificuldade de se tornar bonitos. Apenas isso: bonitos, belos ou embelezados, tratados com carinho, cuidado e atenção. Amores levados com arte e ternura de mãos jardineiras.

Aí esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais de repente se percebem ameaçados apenas e tão somente porque não sabem ser bonitos: cobram, exigem; rotinizam; descuidam; reclamam; deixam de compreender; necessitam mais do que oferecem; precisam mais do que atendem; enchem-se de razões. Sim, de razões. Ter razão é o maior perigo do amor. Quem tem razão sempre se sente no direito (e o tem) de reinvindicar, de exigir justiça, eqüidade, equiparação, sem atinar que o que está sem razão talvez passe por um momento de sua vida no qual não possa Ter razão. Nem queira. Ter razão é um perigo: em geral enfeia o amor, pois é invocado com justiça, mas na hora errada. Amar bonito é saber a hora de Ter razão.

Ponha a mão na consciência. Você tem certeza de que está fazendo o seu amor bonito? De que está tirando do gesto, da ação, da reação, do olhar, da saudade, da alegria, do encontro, da dor do desencontro a maior beleza possível? Talvez não. Cheio ou cheia de razões, você espera do amor apenas aquilo que é exigido por suas partes necessitadas, quando talvez dele devesse pouco esperar, para valorizar melhor tudo de bom que de vez em quando ele pode trazer. Quem espera mais do que isso sofre, e sofrendo deixa de amar bonito. Sofrendo, deixa de ser alegre, igual, irmão, criança. E sem soltar a criança, nenhum amor é bonito.

Não tema o romantismo. Derrube as cercas da opinião alheia. Faça coroas de margaridas e enfeite a cabeça de quem você ama. Saia cantando e olhe alegre.

Recomendam-se: encabulamentos, ser pego em flagrante gostando; não se cansar de olhar, e olhar; não atrapalhar a convivência com teorizações; adiar sempre, se possível com beijos, \'aquela conversa importante que precisamos ter\'; arquivar, se possível, as reclamações pela pouca atenção recebida. Para quem ama, toda atenção é sempre pouca. Quem ama feio não sabe que pouca atenção poder ser toda a atenção possível. Quem ama bonito não gasta o tempo dessa atenção cobrando a que deixou de Ter.

Não teorize sobre o amor (deixe isso para nós, pobres escritores que vemos a vida como a criança de nariz encostado na vitrina cheia de brinquedos dos nossos sonhos); não teorize sobre o amor; ame. Siga o destino dos sentimentos aqui e agora.

Não tenha medo exatamente de tudo o que você teme, como: a sinceridade; não dar certo; depois vir a sofrer (sofrerá de qualquer jeito); abrir o coração; contar a verdade do tamanho do amor que sente.

Jogue por alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, espertezas, atitudes sabidamente eficazes (não é sábio ser sabido): seja apenas você no auge de sua emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser. Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs. Falando besteiras, mas criando sempre. Gaguejando flores. Sentindo o coração bater como no tempo do Natal infantil. Revivendo os carinhos que intuiu em criança. Sem medo de dizer eu quero, eu gosto, eu estou com vontade.

Talvez aí você consiga fazer o seu amor bonito, ou fazer bonito o seu amor, ou bonitar fazendo o seu amor, ou amar fazendo o seu amor bonito (a ordem das frases não altera o produto), sempre que ele seja a mais verdadeira expressão de tudo o que você é, e nunca: deixaram, conseguiu, soube, pôde, foi possível, ser.

Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto. Não se preocupe mais com ele e suas definições. Cuide agora da forma. Cuide da voz. Cuide da fala. Cuide do cuidado. Cuide do carinho. Cuide de você. Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz."

Texto Retirado do Livro de Crônicas de Artur da Távola : "Alguém que já não fui" - página 149º

Pode-se perceber que o cronista usa o tom de aconselhamento para orientar as pessoas de como amar bonito, em quais das expressões abaixo?

  • A “Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto.”
  • B “ Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.”
  • C “Aí, esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais...”
  • D “Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz."
  • E “Tenho visto muito amor por aí. Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva.”
6
Assinale a alternativa que está correta de acordo com a norma culta.
  • A Não se resolveram os problemas da empresa.
  • B A redução da maioridade penal trata-se de um assunto polêmico.
  • C Ouviu-se as testemunhas do caso e nada foi comprovado.
  • D Não se precisam de justificativas para essa atitude.
7
Os benefícios da merenda escolar

A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem o crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social.
Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.
A merenda escolar é um direito de meninos e meninas. Não pode ser pensada como “auxílio aos carentes", nem como instrumento de combate à fome ou à desnutrição.
O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares.

(Agência Unama)

A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano".

Nessa frase o autor nos diz que, para desenvolver-se, o ser humano deve

  • A trabalhar.
  • B estudar.
  • C engordar.
  • D crescer.
  • E alimentar-se.
8
Lua cheia, lua crescente, lua minguante

Como a lua nos lembra o que se passa conosco!

Não há quem não tenha seus dias de lua cheia! Tudo correndo bem, saúde boa, família em paz, todos se entendendo e se amando. Se não há dinheiro sobrando, não há dinheiro faltando...

Também não há quem não tenha seus dias de lua minguante... A saúde meio emperrada; incompreensões e aborrecimentos em casa, no trabalho, entre amigos; desilusões, cansaço de viver...

Mas volta a lua crescente... Volta a esperança. Tudo continua, mais ou menos, na mesma. Talvez até pior. Mas, por dentro, há mais coragem, mais força!...

E o que nos vale é que variam, de pessoa para pessoa, os dias de fossa, os dias de esperança, os dias de alegria plena... Por que, então, não termos paciência uns com os outros e não nos ajudarmos mutuamente? Mas, em geral quem anda em lua minguante tem até raiva de quem anda em lua cheia. Parece um roubo. Acontece, também, que quem anda em lua cheia, em geral, não tem olhos, nem tempo, nem paciência para fcar ouvindo lamúrias da lua minguante...

Ah! Se conseguíssemos o ideal de manter permanentemente em nós o espírito da lua crescente, o espírito da esperança!

Há quem, em plena fase da lua cheia, ande triste. Há pessoas que, em lugar de aproveitar a felicidade que têm na mão, tornam-se incapazes de aproveitá-la, porque ficam o tempo todo pensando que a felicidade é passageira, vai acabar, já está acabando...

Em plena lua cheia, quando o desânimo chega, vamos expulsá-lo, pensando: É verdade. Nem sempre será lua cheia. Virá a lua minguante. Mas de minguante passará a crescente e, de novo a cheia.

Quando nos convenceremos de que é ingratidão deixar que a esperança se apague dentro de nós?!... Guardem o título de um livro de poemas, que vale como um programa de vida: FAZ ESCURO, MAS EU CANTO! Sim. No meio da maior escuridão, em pleno voo cego, sem enxergar um palmo diante dos olhos.
Mesmo aí, mesmo assim, temos que manter viva a esperança. FAZ ESCURO, MAS EU CANTO!

Disponível em: < http://escritabrasil.blogspot.com.br/2007/11/texto-do-arcebispo-helder-cmara.html >
Acesso em 17 julho de 2014.


Leia a frase a seguir.

“Mas volta a lua crescente...”
O termo destacado na oração acima tem a função sintática de:

  • A predicado.
  • B sujeito.
  • C objeto direto.
  • D objeto indireto.
9

As torcidas organizadas do Brasil aterrorizam boa parte dos torcedores do Brasil. Por causa delas e, principalmente, das cenas de violência que elas protagonizam, milhões de torcedores se mantêm afastados dos estádios e muitos outros nem consideram a possibilidade de levar mulheres, pais e filhos aos estádios. É ruim, mas poderia ser muito pior.

O jornalista argentino Gustavo Grabia é uma das maiores autoridades do continente sobre a violência das torcidas. Profundo conhecedor das barras argentinas, ele mostra que a situação no Brasil pode se deteriorar, se nada ou muito pouco continuar a ser feito. 

Na Argentina, as barras, os equivalentes das organizadas, superam as irmãs brasileiras em violência, poder financeiro e poder político. Com o silêncio da polícia, conseguem até enfrentar presidentes de clubes e ameaçar jogadores sem sofrer sanções.

Com isso, arrecadam muito dinheiro. Com esses recursos, conseguem corromper policiais, dirigentes e até políticos. Grande parte das barras prestam serviços aos partidos políticos, de situação ou oposição. Os líderes das barras possuem um acesso aos círculos do poder – são recebidos no palácio presidencial – que é impensável no Brasil. 

As diferenças vêm desde a formação. Na Argentina, há uma barra por clube e ela é uma organização informal. Não existem eleições, nem mandatos. O poder se mantém pela força. O líder da barra só deixa o cargo quando é preso, morto ou deposto por um rival, normalmente após uma luta de poder entre os dois grupos. Apesar disso, o número de mortes no futebol argentino neste ano é menos do que a metade do caso brasileiro, oito contra dezessete. 

de Marcelo Damato (Lance: 18/10/2013), intitulado “Se no Brasil é ruim, na Argentina é pior”: 

Sobre o trecho “O jornalista argentino Gustavo Grabia é uma das maiores autoridades do continente sobre a violência das torcidas” (linha 5), é correto afirmar que não haveria alteração informacional se o nome do jornalista argentino fosse:

  • A colocado entre vírgulas.
  • B precedido de vírgula.
  • C substituído por uma vírgula estilística.
  • D antecipado para o meio dos dois adjetivos especificativos.
  • E posicionado no início da sentença, seguido da vírgula que marca o vocativo.
10

Cinco substâncias tóxicas encontradas naturalmente em frutas e verduras 

    Não há dúvidas de que frutas e verduras são parte fundamental de uma dieta saudável e balanceada. Mas entre as frutas e verduras também se encontram, naturalmente, algumas substâncias potencialmente ruins. Um exemplo é a banana: elas têm potássio, um elemento crucial para o bom funcionamento do organismo. Mas, o consumo demasiado de potássio pode ter efeitos como palpitação irregular do coração, dor de estômago, náusea e diarreia. Outras frutas e verduras têm toxinas que, em quantidades substânciais, podem causar efeitos adversos.
    "As razões de (essas frutas e verduras) terem toxinas nem sempre são conhecidas. Às vezes é (culpa de) um pesticida natural para evitar o ataque de insetos. Ou uma forma de a planta se proteger de danos causados pelo clima, a luz do sol ou micróbios", explicou o setor de recomendações ao consumidor do governo da Nova Zelândia.
    Os especialistas afirmam que, apesar destes fatos, não há motivos para preocupações. "É a dose que faz o veneno", disse o cientista Ed Blonz, em um artigo publicado no site da organização American Cancer Society. Na maioria dos casos, só haveria danos no caso do consumo de uma enorme quantidade de frutas ou verduras. Mesmo assim, as autoridades de saúde em vários países recomendam precaução com os alimentos que têm as seguintes substâncias tóxicas: glicosídeos cianogênicos, glicoalcaloides (solanina), lectinas, nitratos e cumarina.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS substantivos, presentes no texto de referência:
  • A Fundamental, saudável, ruins.
  • B Coração, estômago, enorme, crucial.
  • C Não, mas, outras, elas
  • D Frutas, verduras, dieta, substâncias.
  • E Maioria, mesmo, vários, funcionamento.

Matemática

11

A expectativa de vida do Sr. Joel é de 75 anos e, neste ano, ele completa 60 anos. Segundo esta expectativa, pode-se afirmar que a fração de vida que ele já viveu é

  • A 4/7
  • B 5/6
  • C 4/5
  • D 3/4
  • E 2/3
12

Sabe-se que a média aritmética das massas de 5 tanques de combustível é igual a 40 toneladas. Dois desses cinco tanques possuem, cada um, massa inferior ou igual a 20 toneladas.

A soma das massas dos outros três tanques, em toneladas, é, no mínimo, igual a

  • A 180
  • B 160
  • C 120
  • D 60
  • E 40
13

Uma empresa contratará 30 funcionários para trabalharem no setor de limpeza. Dos 30 funcionários contratados, apenas 20% serão em regime de jornada integral. Quantos desses funcionários serão contratados para atuarem em regime de meio período de trabalho?

  • A 15 funcionários
  • B 20 funcionários
  • C 10 funcionários
  • D 6 funcionários
  • E 24 funcionários
14

Um funcionário de uma fábrica marca no relógio de ponto, diariamente, a hora da entrada e a hora de saída. Descontados uma hora para almoço e 15 minutos para um café, o restante do tempo do funcionário dentro da fábrica é considerado “tempo real de trabalho".
Certo dia, Olavo entrou na fábrica às 7h 52min da manhã e saiu às 17h 33min.
Nesse dia, o tempo real de trabalho de Olavo foi de

  • A 7 horas e 26min.
  • B 8 horas e 16min.
  • C 8 horas e 20min.
  • D 8 horas e 26min.
  • E 8 horas e 42min.
15

Se n é um número natural não-nulo, então, a expressão é igual a

  • A


  • B


  • C


  • D


Noções de Informática

16

Um funcionário de uma biblioteca tinha a sua disposição, para realizar seu trabalho diário, um computador configurado com os seguintes itens de hardware:

I - um processador Intel I5;

II - 16 GB de memória RAM;

III - um monitor de 21 polegadas;

IV - um teclado ABNT;

V - um mouse ótico;

VI - um disco rígido de 500 GB.

Baseado na configuração acima assinale a resposta correta:

  • A Os itens IV e V são periféricos de entrada de dados.
  • B Os itens I, II, III, IV, V e VI são todos periféricos de entrada e saída de dados.
  • C O item VI é um periférico apenas de saída de dados.
  • D Os itens I e II são periféricos de entrada e saída de dados.
  • E O item III é um periférico apenas de entrada de dados.
17
Um funcionário da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Osasco está navegando na Internet e, para isso, está utilizando o browser Firefox Mozilla.
Nesse browser, a execução do atalho de teclado Ctrl + P significa
  • A adicionar endereço do site à barra de favoritos.
  • B verificar andamento dos downloads.
  • C ocultar a barra de menus.
  • D imprimir página do site mostrado na tela.
  • E posicionar o cursor do mouse na barra de endereços.
18

O software que já vem integrado à maioria dos programas leitores de e-mails e que permite separar os e-mails desejados dos indesejados (como, por exemplo, propagandas) é o

  • A Antivirus.
  • B Firewall.
  • C Filtro Antispam.
  • D Filtro de janelas de pop-up.
  • E Algoritmo criptográfico.
19

Quando se deseja selecionar uma das opções de “Quebra de Texto Automática” no Microsoft Word 2010, deve-se:

  • A Ir ao menu inserir, na caixa Organizar selecionar uma das opções de Quebra de texto Automática.
  • B Ir ao menu Layout da Página, na caixa Organizar selecionar uma das opções de Quebra de Texto Automática.
  • C Ir ao menu Exibição, na caixa Organizar selecionar uma das opções de Quebra de Texto Automática.
  • D Não se pode efetuar uma Quebra de Texto pela Barra de Menus. Só se pode usar pelo comando do mouse.
20
Sistema operacional é o software ou programa mais importante que é executado em um computador, é ele quem dá a possibilidade de o usarmos e darmos ordens a ele. Sabendo disso, marque a alternativa correta que apresenta um sistema operacional em uso.
  • A Linux
  • B Microsoft Access
  • C IOS
  • D Microsoft Word
21

Abaixo é apresentado um trecho da poesia A Máquina do Mundo de Carlos Drummond de Andrade, nele “a máquina do mundo se entreabriu” possui formatação diferente do restante do texto.


Considerando que o texto acima foi editado no Word 2010, cuja parte do ambiente de trabalho é apresentada na seguinte Figura, os ícones que devem ser utilizados para obter a formatação da frase “a máquina do mundo se entreabriu” são:
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
22

Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta do sistema do Windows 7 que permite ao usuário personalizar as configurações do computador.

  • A Central de sincronização.
  • B Desfragmentador de disco.
  • C Painel de controle.
  • D Restauração do sistema.
23

Uma ______________é um endereço virtual com um caminho que indica onde está o que o usuário procura na internet.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna.

  • A HTTP
  • B POP
  • C URL
  • D WWW
24

Em um documento que está sendo editado no MS-Word 2010, na sua configuração padrão, a sequência a partir do guia Arquivo, para selecionar o formato “PDF” em que o arquivo será salvo, é:

  • A Imprimir, na caixa de seleção “Formato” escolher a opção PDF.
  • B Encaminhar, na caixa de seleção “Tipo” escolher a opção PDF
  • C Salvar como, na caixa de seleção “Tipo” escolher a opção PDF
  • D Salvar e Enviar, Editor de PDF.
  • E Imprimir, na caixa de seleção “Tipo” escolher Editor de PDF.

Atualidades

25

Após a demissão do técnico Felipão, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF contratou como técnico da seleção brasileira o ex-jogador:

  • A Romário
  • B Gilmar Rinaldi
  • C Rivelino
  • D Dunga
26
Em 2015, o Prêmio Nobel de Literatura foi concedido a Svetlana Alexijevich, da Bielorússia. Nos últimos 50 anos, apenas três escritores sul-americanos foram laureados com esse prêmio. A mais recente premiação ocorreu em 2010, quando o indicado foi
  • A Gabriel García Márquez.
  • B Mario Vargas Llosa.
  • C Miguel Ángel Asturias.
  • D Octavio Paz.
  • E Pablo Neruda.
27

Em 8 de março deste ano, desapareceu um Boeing 777 com 239 pessoas a bordo. Em 17 de julho de 2014, caiu outro avião do mesmo tipo com 298 pessoas na Ucrânia.

Ambas as aeronaves eram de uma mesma companhia aérea do(a)__________________.

Assinale a alternativa que complete CORRETAMENTE a lacuna.

  • A Indonésia
  • B Argentina
  • C Malásia
  • D Singapura
28

A Polícia Federal (PF) indiciou oito pessoas no inquérito da 14ª Fase da Operação Lava Jato. O relatório foi protocolado na Justiça Federal por volta das 14h 45min desta segunda-feira (20 de julho). Os crimes citados são fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, crime contra a ordem econômica e organização criminosa.

(G1, 20.07.15. Disponível em:<http://goo.gl/v202dg> Adaptado)

Na iniciativa privada, os mais atingidos pela Operação são

  • A os bancos.
  • B as empreiteiras.
  • C as indústrias automobilísticas.
  • D as empresas de comunicação.
  • E as indústrias siderúrgicas.
29

O KC-390, maior avião projetado no Brasil, fez seu primeiro voo em 03 de fevereiro, de acordo com o Ministério de Defesa. O avião decolou pela manhã da fábrica em Gavião Peixoto (SP), com dois pilotos de teste e dois engenheiros da empresa a bordo.

A empresa desenvolvedora do protótipo é a:

  • A Embraer
  • B Embratur
  • C Aeronáutica
  • D FAB - Força Aérea Brasileira
30

O Brasil perdeu posições na lista de países mais pacíficos do mundo, aponta relatório do Instituto para Economia e Paz (IEP), um centro internacional de estudos sobre desenvolvimento humano. O país caiu duas posições no ranking em relação ao ano passado e é apenas a 105ª mais pacífica entre 163 nações avaliadas no chamado Índice Global da Paz (IGP). Ficou atrás de países como Haiti (89ª), Jordânia (96ª) e Estados Unidos (103ª). A Islândia ficou em primeiro lugar no ranking, seguida por Dinamarca, Áustria, Nova Zelândia e Portugal. Os países menos pacíficos são Síria, Sudão do Sul, Iraque, Afeganistão e Somália. O índice está na décima edição e avalia 23 indicadores, como número e duração de conflitos internos e externos, taxa de homicídios, possibilidade de manifestações violentas e grau de militarização. Segundo o IEP, a queda da posição do Brasil no ranking se deu:

  • A pela instabilidade econômica, ocasionada pelo impeachment, e pelas mudanças ministeriais.
  • B pela instabilidade política, desencadeada pelo escândalo de corrupção investigado pela Operação Lava Jato.
  • C pela falta de investimentos diretos na educação e no combate à violência nos grandes centros urbanos.
  • D pela não construção de mais presídios de segurança máxima no país, como a exemplo dos existentes na Região Sul.
  • E pelo corte dos recursos financeiros para os Estados brasileiros.
31

Com mais de 50 anos de vida pública e tendo já ocupado os cargos de deputado, governador e presidente da República, José Sarney anunciou recentemente que, quando terminar seu atual mandato , não mais concorrerá a outro cargo público.

Atualmente José Sarney exerce mandato de:

  • A Governador
  • B Deputado Federal
  • C Senador
  • D Vice – Presidente da República
32

Observe atentamente as seguintes informações:


I – Estação Primeira da Mangueira conquista carnaval com enredo homenageando Maria Bethânia.

II – Câmara dos Deputados acolhe o processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff.

III – Novela “Velho Chico”, de Aguinaldo Silva, tem música-tema de Caetano Veloso.

IV – Três clubes brasileiros foram eliminados logo na primeira fase da Copa Libertadores.

Quantas dessas quatro frases correspondem a fatos ou eventos efetivamente ocorridos em 2016?

  • A Apenas as duas primeiras.
  • B Apenas as três primeiras.
  • C Apenas as três últimas.
  • D Apenas as duas últimas.
  • E As quatro estão corretas.
33

O atual presidente da Câmara de Vereadores que preside a casa em 2016 é o senhor:

  • A Daniel Celestino de Lins
  • B Antônio Carlos Varela
  • C Luiz Carlos Ferreira
  • D Albino Gonçalves Padilha
Voltar para lista