Resolver o Simulado Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) - Agente de Fiscalização - VUNESP - Nível Superior

0 / 78

Português

1

                                                         CONTRATEMPOS


   Ele nunca entendeu o tédio, essa impressão de que existem mais horas do que coisas para se fazer com elas. Sempre faltou tempo para tanta coisa: faltou minuto para tanta música, faltou dia para tanto sol, faltou domingo para tanta praia, faltou noite para tanto filme, faltou ano para tanta vida.

  Existem dois tipos de pessoa. As pessoas com mais coisa que tempo e as pessoas com mais tempo que coisas para fazer com o tempo.

    As pessoas com menos tempo que coisa são as que buzinam assim que o sinal fica verde, e ficam em pé no avião esperando a porta se abrir, e empurram e atropelam as outras para entrar primeiro no vagão do trem, e leem livros que enumeram os “livros que você tem que ler antes de morrer” ao invés de ler diretamente os livros que você tem de ler antes de morrer.

   Esse é o caso dele, que chega ao trabalho perguntando onde é a festa, e chega à festa querendo saber onde é a próxima, e chega à próxima festa pedindo táxi para a outra, e chega à outra percebendo que era melhor ter ficado na primeira, e quando chega a casa já está na hora de ir para o trabalho.

      Ela sempre pertenceu ao segundo tipo de pessoa. Sempre teve tempo de sobra, por isso sempre leu romances longos, e passou tardes longas vendo pela milésima vez a segunda temporada de “Grey’s Anatomy” mas, por ter tempo demais, acabava sobrando tempo demais para se preocupar com uma hérnia imaginária, ou para tentar fazer as pazes com pessoas que nem sabiam que estavam brigadas com ela, ou escrever cartas longas dentro da cabeça para o ex-namorado, os pais, o país, ou culpar o sol ou a chuva, ou comentar “e esse calor dos infernos?”, achando que a culpa é do mau tempo quando na verdade a culpa é da sobra de tempo, porque se ela não tivesse tanto tempo não teria nem tempo para falar do tempo.

   Quando se conheceram, ele percebeu que não adiantava correr atrás do tempo porque o tempo sempre vai correr mais rápido, e ela percebeu que às vezes é bom correr para pensar menos, e pensar menos é uma maneira de ser feliz, e ambos perceberam que a felicidade é uma questão de tempo. Questão de ter tempo o suficiente para ser feliz, mas não o bastante para perceber que essa felicidade não faz o menor sentido.

                                                        (Gregório Duvivier. Folha de S. Paulo, 30.11.2015. Adaptado)

O último parágrafo, ao tratar do encontro das duas personagens, relata

  • A uma mudança de ponto de vista das personagens, ao mesmo tempo que expressa uma visão negativa da felicidade.
  • B a opção por se entregar à felicidade, vivendo-a no tempo sempre com a expectativa de que ela o vença.
  • C o desejo de que o encontro da felicidade represente uma renovação na maneira de viver o cotidiano.
  • D o anseio por desfrutar momentos felizes sem a interferência das racionalizações, que surgem quando se tem tempo.
  • E novas maneiras de encarar a felicidade, anulando pensamentos que possam atrapalhar o tempo do convívio.
2

As tecnologias de Big Data chegaram silenciosamente, mudan do a estratégia de muitos negócios. Fatos dignos de ficção científica, como lojas de departamentos capazes de identificar se suas consumidoras estão grávidas a partir do padrão de consumo e serviços de busca mapeando em tempo real o progresso de pandemias, já são notícia velha.
Empresas e instituições de vários tipos e tamanhos hoje são capazes de coletar dados a partir de várias fontes, combinando-os em sistemas de armazenamento da ordem de petabytes (mil terabytes), e analisá-los em busca de padrões. O resultado são previsões melhores, serviços mais personalizados e mensagens mais bem dirigidas, estimulando decisões mais bem informadas e mais seguras.
Da mesma forma que os grandes volumes de dados mudam a gestão de corporações, uma nuvem de pequenas informações pessoais, conectadas, começa a provocar uma mudança de costumes. São dados que registram o que uma pessoa sabe a respeito de si própria: o que fez, quem conhece, aonde foi, como dormiu, quanto pesa, como passa o tempo.
Mensuração e análise são ótimas. Sem elas é quase impossível progredir. Mas é preciso cautela em seu uso. A obsessão por elas, da mesma forma que a procura desesperada por seguidores nas mídias sociais, pode piorar uma situação, deixando seu usuário viciado nas estatísticas que deveriam libertá-lo.
QI, placares e centímetros de bíceps são métricas observáveis e fáceis de comparar. Mas isso não quer dizer que sejam as melhores ou mesmo as certas. Um funcionário pontual nem sempre é o melhor funcionário, mais conexões não significam mais conhecimento.
Além do mais, o que é o certo? A preocupação excessiva com as métricas pessoais pode levar à padronização e à robotização de seus usuários, um efeito colateral bastante desagradável. Em situações extremas pode até criar autômatos ou estimular comportamentos doentios, como anorexia ou bulimia.
De qualquer forma, a ignorância nunca é uma bênção. Os benefícios do autoconhecimento são incomparáveis. Mas para isso é preciso um pouco de trabalho. Não basta apenas coletar os dados, deve-se também refletir sobre eles e planejar novas metas periodicamente, aprendendo a identificar padrões de comportamento nocivos e recorrentes. Nesses termos, a quantificação pessoal só deve fazer bem.

(Luli Radfaher, Little data. Disponível em: http: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 20 mar 2014. Adaptado)


Assinale a alternativa em que se encontra par de termos a ntônimos, como é o caso de estimular e desencorajar.

  • A bênção e unção.
  • B pontual e inconsequente.
  • C colateral e descendente.
  • D cautela e precipitação.
  • E progredir e intensificar.
3

O bonito, o sublime, o gostoso de Brasil X Espanha foi a angústia. Nós sabemos que o martírio é que dá a um jogo, seja ele um clássico ou uma pelada, um charme desesperador. Ora, a batalha com os espanhóis teve todos os matadouros emocionais. Eis uma partida que pôs em cada coração uma fluorescente coroa de espinhos. Fomos, até o primeiro gol, 75 milhões de cristos.
Começou a batalha e cada brasileiro estava abraçado, atracado a seu radiozinho de pilha. Entre nós e a peleja erguiam- -se os Andes, hieráticos e tristíssimos. Havia, por aqui, um certo pavor da Espanha - velha pátria, constelada de feridas. O Brasil entrou mal, o Brasil entrou péssimo. Ou por outra: - o Brasil, no primeiro tempo, não era o Brasil, era o anti-Brasil, a negação do Brasil. O sujeito procurava o escrete e não encontrava o escrete.
A Espanha triturava a seleção de ouro, que não era mais de ouro, era de lata, era de zinco, sei lá. E só um homem, entre os brasileiros, continuava a ser o mesmo, eternamente o mesmo: - Garrincha. Sim, do primeiro ao último minuto, o Mané foi o Mané. Passou como quis pelo Gracía. Caçaram-no a patadas, como uma ratazana. Mas ele ia passando, dir-se-ia um maravilhoso ser incorpóreo, os espanhóis o massacravam e Garrincha sobrevivia ao próprio assassinato.
Fora Garrincha, ninguém mais. Os negros ornamentais, folclóricos, divinos, deixavam-se bater, miseravelmente. E todos sentimos que a ausência de Pelé estava cravada no coração do Brasil. Faltava Pelé e o escrete murchava como um balão japonês apagado. Amigos, durante os 45 minutos o fracasso do Brasil doeu mais, aqui, do que a humilhação de Canudos. Cada um de nós sentiu-se direta e pessoalmente degradado.


(Nelson Rodrigues, O “Possesso” é nosso. A pátria em chuteiras: novas crônicas de futebol.)


A frase em que o autor expressa a coexistência de sentimentos conflitantes é:

  • A Fomos, até o primeiro gol, 75 milhões de cristos.
  • B O bonito, o sublime, o gostoso de Brasil X Espanha foi a angústia.
  • C Entre nós e a peleja erguiam-se os Andes, hieráticos e tristíssimos.
  • D O Brasil entrou mal, o Brasil entrou péssimo.
  • E Faltava Pelé e o escrete murchava como um balão japonês apagado.
4

A concordância está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

  • A Foi feito, a um número indeterminado de famílias, perguntas concernente a dívidas com cheque pré- datado, cartão de crédito, etc.
  • B De acordo com pesquisa divulgada pela CNC, houveram menos famílias com dívidas contraída em janeiro de 2015.
  • C Outros recursos recebidos, tal qual o 13° salário, foram responsável pela redução do endividamento das famílias brasileiras.
  • D Dado a moderação do crescimento do crédito, constatou-se menos famílias endividadas em janeiro.
  • E Concluiu-se que os inadimplentes, eles próprios, cuidaram de resolver suas pendências com credores.
5

Nas questões de números 23 e 24, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase, con- siderando a norma-padrão da língua portuguesa.

Os delegados jamais __________ alertaram sobre uma lei _________nunca_________
.

  • A os ... por que ... duvidaram
  • B os ... com que ... duvidou
  • C lhes ... em que ... duvidaram
  • D os ... de que ... duvidaram
  • E lhes ... a que ... duvidou
6
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No trecho – O mundo seria bem melhor se elas parassem de pensar nelas mesmas ... –, a forma verbal destacada indica um fato incerto, em que há apenas a possibilidade de que se realize, como ocorre com a expressão verbal destacada em:

  • A ... tornando-se assim instituições que se destacam também no ensino.
  • B Daí não decorre que só quem pesquisa, atividade estupidamente cara, seja capaz de ensinar.
  • C O Ranking Universitário mostra essa correlação de forma cristalina..
  • D É claro que universidades que fazem pesquisa tendem a reunir a nata dos especialistas...
  • E Não é preciso ser um gênio da aritmética para perceber que o país não dispõe de recursos..
7

Leia a crônica “Ser Tudo", de Walcyr Carrasco, para responder à questão.

Ao entrar na sala de um amigo, observo uma luminária idêntica a um chifre. Ele a exibe, orgulhoso.

– Phillipe Starck1 . Só existem três no Brasil.

Atarraxo um sorriso de admiração. Como dizer que parece o despojo2 de uma fantasia de Carnaval? Entusiasmado, ele aconselha:

– Na loja havia uma cadeira de couro de vaca incrível, assinada. Você precisa comprar.

– Mas não preciso de mais uma cadeira.

– É uma oportunidade única, e você vai jogar fora?

Suspiro. É impressionante como as pessoas dão valor a grifes. Há bastante tempo vi uma linda carteira Louis Vuitton com desenho quadriculado. Fui verificar. Meus documentos não cabiam. O vendedor explicou:

– É que os documentos europeus são de tamanho menor. Os nossos ficam sobrando. Agradeci e ia sair da loja. Um amigo que me acompanhava se escandalizou.

– Não vai levar? – Onde vou botar minha identidade?

– Mas, quando você abrir a carteira, todo mundo vai notar. É chique.

Sou do tipo que só compra quando gosta e espanto-me quando vejo as pessoas se digladiando para ser elegantes.

É só observar a mania de conhecer vinhos. Se parte das pessoas se dedicasse a estudar os gregos com o mesmo afinco com que decora rótulos, teríamos um país de filósofos. Guerra semelhante acontece entre os que se dizem conhecedores de charuto. O fato é que a maioria seria incapaz de distinguir um cubano de um cigarro de palha do sítio. Respeito os apreciadores das coisas boas da vida. Mas é terrível ver alguém bebendo e fumando só para parecer o que não é, nem precisa ser.

Inventaram até uma expressão para dizer que alguma coisa é chique e imprescindível. Estava em uma famosa loja de roupas masculinas. A gerente conversava com um rapaz e comentou:

– Seu sapato é tudo.

O elogiado sorriu como se tivesse ganho a Mega-Sena.

– Eu sei. É mesmo. Tudo.

Como um sapato pode ser tudo?

Falando assim, parece que estou me referindo aos ricos ou à classe média abastada. Coisa nenhuma. Muitas pessoas gastam o pouco que ganham para ter roupa com etiqueta. Quanto mais jovens, mais estritos3 : é preciso usar os tênis que todos usam, botar o jeans, a calça. Caso contrário, serão desdenhados como o patinho feio. Fico pensando: nessa ânsia por ser especiais, as pessoas tornam-se idênticas. Ser “tudo" acaba sendo um bom caminho para terminar em nada.

(VejaSP, 05.04.2000. Adaptado)

1. Phillipe Starck: designer francês

2. despojo: resto, sobra

3. estrito: rigoroso, exato

Assinale a alternativa em que o termo entre parênteses substitui o termo em destaque no trecho, sem alteração do sentido do texto.

  • A Inventaram até uma expressão para dizer que alguma coisa é chique e imprescindível. (corriqueira)
  • B Entusiasmado, ele aconselha... (Comedido)
  • C É que os documentos europeus são de tamanho menor. (variado)
  • D Ele a exibe, orgulhoso. (vaidoso)
  • E Caso contrário, serão desdenhados como o patinho feio. (enaltecidos)
8

Leia a tira para responder à questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O termo destacado na fala do primeiro quadrinho – Eles se ajudam e se revezam para alcançar um bem comum. – expressa

  • A condição.
  • B proporção.
  • C concessão.
  • D finalidade.
  • E conformidade.
9

Assinale a alternativa que completa, correta e respectiva­mente, as lacunas do texto, de acordo com as regras de regência.

Os estudos _________ quais a pesquisadora se reportou já assi­nalavam uma relação entre os distúrbios da imagem corporal e a exposição a imagens idealizadas pela mídia.

A pesquisa faz um alerta ________influência negativa que a mídia pode exercer sobre os jovens

  • A dos … na
  • B nos … entre a
  • C aos … para a
  • D sobre os … pela
  • E pelos … sob a
10

Leia o texto para responder às questões de números 07 a 09.

____________________décadas tenho privado com alcoólatras em vários estágios de dependência. Todos resistentes a tratamento. Um deles nem admitia o assunto, mesmo quando os vômitos matinais de sangue já tornavam sua situação desesperadora. A eventualidade de uma internação, com a interrupção do fornecimento de bebida, lhe era intolerável.
Quando se trata de álcool, a dependência leva anos para se instalar, durante os quais o bebedor tem tempo para constituir família, aprender um ofício e afirmar-se profissionalmente – até que a progressão da doença acabe com tudo. ___________vezes, uma última centelha de consciência ____________ faz procurar ajuda. Se esta __________ a tempo, e o processo destrutivo for interrompido e controlado, a pessoa, com esforço e sorte, pode retomar sua vida e tentar devolvê-la ao que era antes de a dependência ter se instalado.
(Ruy Castro, “Sem começo ou meio”. Folha de S.Paulo, 17.10.2012. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A Há ... Às ... o ... vier
  • B À ... Às ... o ... vir
  • C À ... As ... lhe ... veio
  • D A ... Às ... o ... vir
  • E Há ... As ... lhe ... vim
11
A poderosa indústria da informação deve perceber, a qualquer momento, que entregou às redes sociais o seu potencial de irradiação e seu poder político. O início da Era Virtual coincidiu com o desabamento das ideologias que fomentavam a organização política de nações. As utopias que inspiravam os projetos coletivos foram aos poucos substituídas pela ênfase aos direitos do indivíduo. A internet materializou-se no momento em que o culto à individualidade chegava ao ápice.
As antigas redes sociais eram, até há poucos anos, as audiências da grande mídia. A situação reverteu-se: hoje a grande mídia está a reboque do imponderável. A internet criou o fluxo contínuo do noticiário, tornou-o obrigatório, é a sua força. A qualquer hora do dia sabe-se o que acontece em qualquer parte do mundo. É também sua fraqueza: difícil avaliar a dimensão e implicações dos milhões de itens noticiados em simultâneo.
O jorro informativo sem os intervalos para avaliação - fim do dia, da semana, do mês - perde o sentido e a contundência. Jornais e revistas sobreviveram ao longo de quatro séculos porque souberam acompanhar o movimento da informação. Aprenderam a deter-se em intervalos regulares para oferecer a súmula, a costura e eventuais arremates, antes da nova irrupção. A obsessão pela instantaneidade sem o contrapeso da consistência e acrescida de uma tremenda carga de frivolidades pode anular as vantagens da mídia digital.
O público jovem, que com ela se alimenta avidamente, um dia deixará de ser jovem. As dificuldades políticas, econômicas e ambientais, que se prenunciam, tornarão o jovem mais exigente. O bumerangue da urgência pode forçar a volta de algumas antiqualhas, joias “retrô”. Uma delas, o venerando jornalismo de qualidade.

(Alberto Dines. Revista de Jornalismo. ESPM, maio de 2012. Adaptado)


Assinale a alternativa que substitui, corretamente e sem alteração de sentido, os termos em destaque em:

A internet materializou-se no momento em que o culto à individualidade chegava ao ápice.

O bumerangue da urgência pode forçar a volta de algumas antiqualhas e uma delas é o venerando jornalismo de qualidade.

  • A logo que / as quais
  • B quando / das quais
  • C sempre que / quais
  • D assim que / nas quais
  • E por mais que / as quais
12

No texto, está empregada em sentido figurado a expressão

  • A coração aos pulos (1.º parágrafo), sugerindo que dona Irene estava alegre por realizar o pagamento.
  • B sentia-se leve (2.º parágrafo), sugerindo que dona Irene estava absorta em seus devaneios.
  • C bolo (5.º parágrafo), sugerindo que houve um amontoado de pessoas e muita confusão.
  • D arfante (6.º parágrafo), sugerindo que dona Irene não tinha palavras para descrever o acontecimento.
  • E pulseira (10.º parágrafo), sugerindo que dona Irene era uma mulher de gosto questionável
13
Batalhas perdidas

No século 19, parte dos trabalhadores ingleses decidiu combater o progresso tecnológico, que corretamente viam como uma ameaça a seus empregos, destruindo máquinas. Eram os luditas. Suas ações acenderam o imaginário popular, mas não foram capazes de deter a revolução industrial.
Algo parecido pode estar ocorrendo agora em relação à internet. O fenômeno é variegado e abarca desde um juiz tentando proibir um aplicativo - Secret - que assegura anonimato a quem faz comentários na rede até taxistas protestando contra um programa que promove “caronas remuneradas". Até pode haver lampejos de justiça nessas causas, mas desconfio que a derrota é inexorável.
Mesmo que o aplicativo Secret seja banido do Brasil, não será difícil para o usuário acessar versões estrangeiras das lojas de aplicativos e, assim, burlar a restrição. Quanto aos taxistas, não há muito o que fazer. Não é possível tornar ilegal a venda de algo que pode ser dado de graça totalmente dentro da lei. Se a carona gratuita é permitida, fica muito difícil impedir a carona paga.
Ao contrário de magistrados e taxistas, não estou tão convencido do caráter maléfico dessas novidades. Tecnologias tendem a apresentar-se em tons mais cinzentos, oferecendo diferentes combinações de benefícios e problemas. Mesmo quando são claramente desvantajosas, podem, às vezes, tornar-se um caminho sem volta.
Essa, ao menos, é a tese do geógrafo Jared Diamond, para o qual a adoção da agricultura, embora tenha sido “o pior erro da história dos seres humanos", tendo, num só golpe, destruído a saúde das pessoas e criado as distinções sociais, se espalhou como uma praga pela humanidade. A razão principal é que povos agrícolas eram capazes de produzir muito mais gente do que a concorrência.
Basicamente, quem aposta contra a tecnologia acaba perdendo, mesmo quando tem razão.

(Hélio Schwartsman, Folha de S.Paulo, 31.08.204. Adaptado)

Dois termos que apresentam sentidos semelhantes ao de convencido, em destaque no quarto parágrafo, são

  • A resolvido e impassível
  • B deliberado e demovido.
  • C decidido e irresoluto.
  • D determinado e perplexo.
  • E persuadido e convicto
14
Batalhas perdidas

No século 19, parte dos trabalhadores ingleses decidiu combater o progresso tecnológico, que corretamente viam como uma ameaça a seus empregos, destruindo máquinas. Eram os luditas. Suas ações acenderam o imaginário popular, mas não foram capazes de deter a revolução industrial.
Algo parecido pode estar ocorrendo agora em relação à internet. O fenômeno é variegado e abarca desde um juiz tentando proibir um aplicativo - Secret - que assegura anonimato a quem faz comentários na rede até taxistas protestando contra um programa que promove “caronas remuneradas". Até pode haver lampejos de justiça nessas causas, mas desconfio que a derrota é inexorável.
Mesmo que o aplicativo Secret seja banido do Brasil, não será difícil para o usuário acessar versões estrangeiras das lojas de aplicativos e, assim, burlar a restrição. Quanto aos taxistas, não há muito o que fazer. Não é possível tornar ilegal a venda de algo que pode ser dado de graça totalmente dentro da lei. Se a carona gratuita é permitida, fica muito difícil impedir a carona paga.
Ao contrário de magistrados e taxistas, não estou tão convencido do caráter maléfico dessas novidades. Tecnologias tendem a apresentar-se em tons mais cinzentos, oferecendo diferentes combinações de benefícios e problemas. Mesmo quando são claramente desvantajosas, podem, às vezes, tornar-se um caminho sem volta.
Essa, ao menos, é a tese do geógrafo Jared Diamond, para o qual a adoção da agricultura, embora tenha sido “o pior erro da história dos seres humanos", tendo, num só golpe, destruído a saúde das pessoas e criado as distinções sociais, se espalhou como uma praga pela humanidade. A razão principal é que povos agrícolas eram capazes de produzir muito mais gente do que a concorrência.
Basicamente, quem aposta contra a tecnologia acaba perdendo, mesmo quando tem razão.

(Hélio Schwartsman, Folha de S.Paulo, 31.08.204. Adaptado)

Uma expressão que revela o intuito de se evitar a generalização ou a afirmação categórica está destacada na seguinte passagem do texto:

  • A No século 19, parte dos trabalhadores ingleses decidiu combater o progresso tecnológico, que corretamente viam como uma ameaça a seus empregos, destruindo máquinas. (Primeiro parágrafo)
  • B Mesmo que o aplicativo Secret seja banido do Brasil, não será difícil para o usuário acessar versões estrangeiras das lojas de aplicativos e, assim, burlar a restrição. (Terceiro parágrafo
  • C Não é possível tornar ilegal a venda de algo que pode ser dado de graça totalmente dentro da lei. (Terceiro parágrafo)
  • D Mesmo quando são claramente desvantajosas, podem, às vezes, tornar-se um caminho sem volta. (Quarto parágrafo)
  • E Basicamente, quem aposta contra a tecnologia acaba perdendo, mesmo quando tem razão. (Último parágrafo)
15

O despertar da ambição

Até pouco tempo atrás, apontar alguém como ambicioso era quase uma ofensa no Brasil. A palavra, carregada de conotação negativa, era praticamente um pecado. A má impressão nasceu da confusão que as pessoas fazem com a ganância – sentimento que faz o indivíduo passar por cima de tudo e de todos. Hoje, porém, a ambição está sendo redimida e seu verdadeiro significado resgatado.

A palavra vem do latim ambi dire, que significa “entre dois caminhos". Basicamente, escolher para alcançar um objetivo. É um adjetivo positivo, que define as pessoas determinadas. É o combustível daqueles que vão atrás de desejos pessoais e profissionais. E o brasileiro está mais afinado com essas ideias do que o senso comum supõe. Uma pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), de 2009, concluiu que 41% da população se define como ambiciosa.

Essa visão mais moderna, que eleva a ambição a uma espécie de força motriz do sucesso, transformou-a também em objeto de curiosidade científica mundo afora. É possível medi-la? Podemos turbiná-la? Ela tem explicação biológica? Já há respostas para algumas dessas perguntas. Estudos mostram, por exemplo, que a ambição, essa mistura de energia com determinação, se manifesta no sistema límbico, área do cérebro relacionada às emoções e aos hábitos. Pesquisadores da Universidade de Washington usaram imagens cerebrais para investigar a persistência – a habilidade de focar em uma tarefa até terminá-la –, considerada a mola propulsora da ambição. Eles recrutaram um grupo de estudantes e deram a cada um deles questionários elaborados para mensurar o nível de perseverança por meio de um aparelho de ressonância magnética, que registrava o que se passava na cabeça dos alunos. Em geral, os estudantes com as maiores pontuações (os mais persistentes) apresentaram maior atividade na região límbica.

Mas não há consenso entre os especialistas sobre em que medida a ambição está dentro de todos. Para uns, a educação é a maior influência. Para outros, é um sentimento inerente ao ser humano e depende apenas de autoconhecimento para vir à tona. A única certeza é que quem opta por ficar numa zona de conforto, sem enfrentar desafios, acaba jogado de um lado para o outro, sem tomar as rédeas da própria vida. As circunstâncias acabam por definir o futuro. E aí é mais cômodo culpar o destino, a sorte ou terceiros pelas mazelas.

“Quem pensa assim desconsidera que os vencedores estudaram muito, foram atrás, deram a cara para bater", diz a psicóloga Maria de Lurdes Damião, mestre em gestão de pessoas. O ambicioso incomoda, antes de mais nada, os acomodados, que, em vez de se mexerem, preferem criticar.

(Suzane G. Frutuoso. www.istoe.com.br. 12.02.2010. Adaptado)

Em outro trecho da mesma reportagem, a jornalista afirma que é preciso estar atento para que a energia e a determinação tão _______ às pessoas que têm ambição não _______ uma fatura elevada, gerando situações de estresse, por isso ________ aprender a controlar a ansiedade decorrente da autocobrança.

Segundo a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas da frase devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A caras ... cobrem ... convém
  • B caras ... cobre ... convém
  • C caras ... cobre ... convêm
  • D cara ... cobre ... convêm
  • E cara ... cobrem ... convém
16

O auge da vida democrática é o momento do voto. A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, é também o regime da igualdade, em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. Por isso, tenho sustentado que ela é o regime mais ético que existe. Melhor dizendo, é o único regime que hoje podemos considerar ético. As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legítimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras. Uma ditadura, em nossos dias, é ilegítima. Só a democracia é legítima.
[...]
O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir “o mal” até mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguição ao comunismo, no Brasil, mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguição aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...]
Há saída? O mais óbvio é: a Ética é um pré-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que não sejam antiéticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critérios políticos. [...] É preciso grandeza de espírito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Política é formular o futuro.
(Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)



Em “... se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir ‘o mal’ até mesmo de concorrer.”, os termos destacados produzem efeitos de sentido que traduzem, respectivamente,

  • A ressalva e acréscimo.
  • B ressalva e explicação.
  • C condição e conclusão.
  • D condição e explicação.
  • E conformidade e conclusão.
17

Leia o texto para responder à questão.


Não há como não ressaltar a fortíssima repercussão – e os aplausos – da encíclica Laudato Si, do papa Francisco, principalmente as questões ali relacionadas com meio ambiente – uma delas, a dos recursos hídricos. Também é instigante verificar a coincidência da encíclica em temas centrais – como o da água – com os enunciados na mesma semana por um novo documento da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Pode-se começar pela questão dos recursos hídricos, com base em estudos da Nasa decorrentes de registros de satélites (pesquisas de 2003 a 2013). Neles se ressalta que “o mundo caminha para a falta de água” e que 21 dos 37 maiores aquíferos subterrâneos do mundo “estão sendo exauridos em níveis alarmantes”, pois a retirada é maior que a reposição. E isso acontece simultaneamente com algumas das secas mais fortes da história, inclusive nos EUA e no Nordeste brasileiro.

A encíclica papal investe pesadamente contra a “crescente tendência à privatização” dos recursos hídricos no mundo, “apesar de sua escassez” – e tendendo a transformá-los “em mercadoria, sujeita às leis do mercado” –, o que prejudicaria muito os pobres. E a água continua a ser desperdiçada, em países ricos e nos menos desenvolvidos. O conjunto de causas leva a um aumento do custo de alimentos – a ponto de vários estudos indicarem um déficit de recursos hídricos em poucas décadas –, afetando “bilhões de pessoas”. Além disso, seria admissível pensar que “o controle da água por grandes empresas multinacionais de negócios” pode tornar-se “um dos fatores mais importantes de conflitos neste século”.

Essas causas podem levar também à dramática perda da biodiversidade, que se ressente ainda da ação de produtos químicos nas lavouras. Nesse ponto, a encíclica é muito direta e dura ao ressaltar que na Amazônia e na bacia do Congo “interesses globais, sob pretexto de proteger os negócios, podem solapar a soberania das nações”. Já há até – diz o documento – “propostas de internacionalização da Amazônia, que serviriam apenas aos interesses econômicos de corporações transnacionais”.

A encíclica papal e os estudos da Nasa são dois documentos que nos põem diante das questões cruciais para a humanidade nestes tempos conturbados. Não há como fugir a elas em nenhum lugar. Em termos de Brasil, convém que prestemos muita atenção a documentos como o da Pesquisa Nacional por Amostragem de Municípios, que aponta milhões de brasileiros vivendo na miséria e outras dezenas de milhões abaixo do nível de pobreza. A hora de agir é agora.

(Washington Novaes. O Estado de S. Paulo. 26.06.2015. Adaptado)

No contexto do último parágrafo, as frases – Não há como fugir a elas em nenhum lugar. – e – A hora de agir é agora. – contêm afirmações explícitas, mas elas permitem ao leitor inferir, respectivamente, que:

  • A As questões cruciais da humanidade têm de ser encaradas por todos. / Este é o momento de uma ação inadiável.
  • B É melhor atenuar o impacto dos problemas cruciais da humanidade. / Avaliar a melhor hora de agir é sensato.
  • C Ainda dá tempo de livrar a humanidade de seus graves problemas. / Recomenda-se, neste momento, agir moderadamente.
  • D É difícil, neste momento, identificar quais são os problemas cruciais da humanidade. / Ou se age agora ou se perde a oportunidade.
  • E Os problemas da humanidade são tantos que é melhor ignorá-los. / Deixar para agir depois pode trazer danos.
18

Considere o texto:

Até o meio-dia e______ deste domingo,______ já participado das primeiras competições paraolímpicas cerca de 40% dos atletas inscritos. Desse grupo, muitos são atletas sul-americanos que,_____ semanas,______ treinando no país-sede.


Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:



  • A meia … havia … fazem … vem
  • B meia … haviam … faz … vêm
  • C meio … havia … fazem … vêm
  • D meio … haviam … faz … vem
  • E meio … haviam … fazem … vêm

Raciocínio Lógico

19

Se Cláudio é analista judiciário, então Ana e Murilo são médicos. Se Anderson não é enfermeiro, então Marta é analista judiciário e João é dentista. Constata-se que João não é dentista e Ana não é médica. Conclui-se corretamente dessas informações que

  • A Marta é analista judiciário e Murilo é médico.
  • B Anderson não é enfermeiro e Cláudio é analista judiciário.
  • C Marta não é analista judiciário e Murilo não é médico.
  • D Anderson é enfermeiro e Cláudio não é analista judiciário.
  • E Marta é analista judiciário e Cláudio não é.
20

Se estou feliz, então eu declamo. Eu grito ou canto. Eu não declamo ou canto. Eu não canto. Dessa maneira, pode-se afirmar, corretamente, que eu

  • A declamo e grito.
  • B não estou feliz e grito.
  • C não declamo e canto.
  • D estou feliz e grito.
  • E não canto e declamo.
21

Juca é alegre e feliz ou Juca é mal humorado. Se Carla é bonita, então Juca não é mal humorado. Carla é bonita. Logo, pode-se concluir, corretamente, que

  • A Juca é alegre e não é feliz.
  • B Juca é feliz e é mal humorado.
  • C Juca é mal humorado e não é alegre.
  • D Juca é feliz e alegre.
  • E Juca não é alegre ou não é feliz.
22

Em uma mesa estão cinco pesos, todos de massa 100 g, um preto, um branco, um vermelho, um azul e um laranja. Junto a esses cinco pesos há outros cinco, com as mesmas cinco cores, todos de massa 101 g. Os dez pesos têm o mesmo formato e tem-se à disposição uma balança de pratos eletrônica, que apenas indica se os pesos colocados em cada prato são iguais ou qual dos dois pratos foi carregado com mais massa. O número mínimo de pesagens, nessa balança, que deverão ser efetuadas para identificar o peso de maior massa em cada par de pesos de mesma cor, é;

  • A 1
  • B 2
  • C 3
  • D 4
  • E 5
23

Uma negação lógica para a proposição a Terra é redonda se e somente se o céu não é azul ,pode ser dada por:


  • A o céu é azul e a Terra é redonda, ou a Terra é redonda e o céu não é azul.
  • B a Terra é redonda e o céu não é azul
  • C o céu não é azul e a Terra não é redonda, ou a Terra é redonda e o céu é azul
  • D a Terra não é redonda ou o céu não é azul.
  • E O céu não é azul e a Terra não é redonda.
24

Considere a sequência 2, –2, 10, –26, 82, ...

Obedecendo à mesma regularidade, pode-se afirmar corretamente que o próximo elemento dessa sequência é

  • A –245.
  • B –244.
  • C –243.
  • D –242.
  • E –241.
25

Considere verdadeiras as duas afirmações a seguir:

“Gláucia é policial ou Maurício é advogado.”

“Gláucia não é policial.”

Com base nessas informações pode-se afirmar como verdade que

  • A se Maurício é advogado, então Gláucia não é policial.
  • B se Gláucia não é policial, então Maurício não é advogado.
  • C Gláucia não é policial e Maurício não é advogado.
  • D Maurício é advogado e Gláucia é policial.
26

Um grupo de alunos é formado por 33 meninos e 46 meninas. Cada aluno, nesse grupo, ou joga basquetebol ou joga voleibol. Nesse grupo existem 17 meninos que jogam voleibol e um total de 45 alunos que jogam basquetebol. O número de meninas que jogam voleibol nesse grupo é

  • A 33
  • B 29
  • C 23
  • D 17
  • E 10
27

Considere a seguinte afirmação associada a objetivos específicos de uma das Operações Urbanas do Município de São Paulo.

Se esta Operação visa a implantação de espaços públicos, então ela visa a implantação de equipamento de interesse da comunidade.

Uma negação lógica dessa afirmação está contida na alternativa:

  • A Esta Operação não visa a implantação de espaços públicos ou não visa a implantação de equipamentos de interesse da comunidade.
  • B Esta Operação não visa a implantação de espaços públicos ou visa a implantação de equipamentos de interesse da comunidade.
  • C Esta Operação não visa a implantação de espaços públicos, e sim a implantação de equipamentos de interesse da comunidade.
  • D Esta Operação visa a implantação de espaços públicos e não visa a implantação de equipamentos de interesse da comunidade.
  • E Se esta Operação não visa a implantação de espaços públicos, então ela não visa a implantação de equipamento de interesse da comunidade.
28

Sabe-se que todos os primos de Vanderlei são funcionários públicos e que todos os primos de Marcelo não são funcionários públicos. Dessa forma, deduz-se corretamente que

  • A nenhum funcionário público é primo de Vanderlei.
  • B algum primo de Vanderlei é primo de Marcelo.
  • C nenhum primo de Vanderlei é funcionário público.
  • D algum funcionário público é primo de Marcelo.
  • E nenhum primo de Marcelo é primo de Vanderlei.

Noções de Informática

29

Considere a tabela e a caixa de diálogo apresentadas a seguir, extraídas do Apache OpenOffice Calc 4.0.1 em sua configuração padrão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que contém o nome que aparecerá na célula A6, após os critérios de classificação da caixa de diálogo Classificar serem aplicados na tabela apresentada, compreendida no intervalo de células A1:D6

  • A Pedro
  • B Clara.
  • C Augusto
  • D Joana.
  • E Daniel.
30

O pen drive é um dispositivo de armazenamento de dados que se popularizou muito nos últimos anos. Sobre as suas características, é correto afirmar que

  • A utilizam um tipo de memória conhecida como flash
  • B a capacidade máxima de armazenamento que um pen drive pode atingir é de 64 GB
  • C a velocidade de transferência de dados entre um pen drive e um computador independe da versão do padrão USB utilizado.
  • D eles foram concebidos para suportar o padrão USB 2.0 ou inferiores, não suportando o novo padrão USB 3.0
  • E não existe limitação no número de escritas e apagamentos para um pen drive, o que lhe confere uma durabilidade superior a 30 anos.
31

O sistema operacional é um conjunto de programas que interfaceia o hardware com o software. O componente desse sistema que gerencia todos os recursos computacionais é denominado

  • A memória.
  • B kernel.
  • C shell.
  • D ROM.
  • E DOS.
32

Um comprador, redigindo uma minuta de contrato por meio do MS-Word 2010, em sua configuração padrão, deseja adicionar uma linha de assinatura ao final do documento.

Assinale a alternativa que contém o nome da Guia onde está localizado o recurso Linha de Assinatura.

  • A Exibição.
  • B Revisão.
  • C Referências.
  • D Inserir.
  • E Página Inicial.
33

Diversas versões do sistema operacional Windows possuem o Botão Iniciar, que pode ser ativado diretamente pela tecla do Windows (WINKEY) presente em muitos teclados. Essa tecla faz a mesma função da sequência de teclas

  • A Shift + Alt.
  • B Shift + Esc.
  • C Ctrl + Shift.
  • D Ctrl + Alt.
  • E Ctrl + Esc.
34

No sistema operacional Linux, o cups é utilizado para

  • A criar arquivos postscript.
  • B editar arquivos de textos.
  • C editar arquivos gráficos.
  • D gerenciar arquivos e diretórios.
  • E gerenciar os serviços de impressão.
35

O SCCM 2007 da Microsoft é uma evolução do seguinte produto Microsoft:

  • A RIS.
  • B HIS.
  • C SMS.
  • D RAS.
  • E SharePoint.
36

Considere a URL http://www.google.com.br. Para acessar o mesmo endereço utilizando um protocolo seguro de comunicação, o usuário deve substituir o prefixo http:// por

  • A ftp://
  • B url://
  • C smtp://
  • D https://
  • E udp://
37

No MS-Word 2010, na sua configuração padrão, no guia “Inserir", o ícone que permite incluir uma imagem é

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
38
Considere o texto produzido com a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão).

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, empresa de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade do Rio de Janeiro, está ligada ao Ministério das Cidades.
Empenha-se, a cada dia, em oferecer serviços de qualidade, através da interação com os demais serviços urbanos que atuam em suas áreas de influência. A CBTU aposta em um sistema de transporte de qualidade que atenda às necessidades de acessibilidade e mobilidade da população e na gestão adequada de seus administradores.

(Disponível em: http://www.cbtu.gov.br/.)


Para aplicar um recuo à esquerda de 2 cm no texto anterior, deve-se selecionar todo o conteúdo e, no grupo
  • A Estilo da guia Inserir, selecionar o valor solicitado através das setas ao lado de Recuar à Esquerda.
  • B Páginas da guia Inserir, selecionar o valor solicitado através das setas ao lado de Recuo de Página.
  • C Parágrafo da guia Layout de Página, selecionar o valor solicitado através das setas ao lado de Recuar à Esquerda.
  • D Configurar Página da guia Layout de Página, selecionar o valor solicitado através das setas ao lado de Recuo de Página.

Direito Administrativo

39

“Toda imposição geral, gratuita, unilateral e de ordem pública, condicionadora do exercício de direitos ou de atividades particulares às exigências do bem-estar social” (Hely Lopes Meirelles), perfaz o conceito de

  • A poder de polícia.
  • B função social da propriedade.
  • C servidão pública.
  • D plano diretor.
  • E limitação administrativa.
40

Conforme prescreve a Lei n.º 8.666/93, vários são os motivos ensejadores da rescisão unilateral do contrato administrativo por parte do Poder Público. Em qual hipótese será o contratado ressarcido dos prejuízos que houver sofrido?

  • A Dissolução da sociedade civil.
  • B Decretação da falência do contratado ou instauração de insolvência civil.
  • C Atraso imotivado na entrega da obra.
  • D Inadimplemento de cláusulas contratuais.
  • E Razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento.
41

Os elementos do ato administrativo são:

  • A competência, finalidade, forma, motivo e objeto
  • B imperatividade, discricionariedade e definitividade.
  • C finalidade, intenção, motivação e conteúdo.
  • D autoexecutoriedade, objeto e finalidade
  • E forma, conteúdo, arbitrariedade e motivação.
42

Em relação aos bens públicos, assinale a alternativa correta.

  • A Em sentido amplo, bens públicos são todas as coisas corpóreas e incorpóreas que pertençam, a qualquer tí­tulo, às entidades estatais, por exemplo: cachorros do canil da Guarda Municipal, edifício sede do governo Municipal e ações de determinada autarquia.
  • B Os imóveis da Administração descentralizada, como fundações de direito público e autarquias, não são con­siderados bens públicos.
  • C O terceiro de boa-­fé que possuir, como seu, imóvel pú­blico desativado, sem interrupção, nem oposição, por quinze anos ou mais, poderá adquirir-­lhe a propriedade, judicialmente, por usucapião.
  • D A aquisição onerosa de bens públicos, móveis e imó­veis, não depende de autorização legal específica ou especial, mas dependerá de licitação, na modalidade adequada ao valor do contrato.
  • E A alienação de bens da Administração Pública, subordi­nada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação prévia e dependerá de licitação na modalidade de concorrência, exceção às entidades paraestatais.
43
Nos termos da Lei nº 8.429/92, assinale a alternativa que contempla uma das hipóteses previstas na legislação sobre ato de improbidade administrativa que importe enriquecimento ilícito.
  • A Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.
  • B Realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea.
  • C Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.
  • D Frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente.
  • E Aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.

Direito Constitucional

44

A Constituição Federal veda a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime próprio de previdência dos servidores públicos, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos, entre outros, de servidores

  • A que exerçam o magistério na educação básica e no ensino superior.
  • B da administração fazendária e seus servidores fiscais.
  • C de carreira do Estado.
  • D pertencentes aos quadros do Ministério Público e da Magistratura.
  • E portadores de deficiência.
45

Acerca das disposições constitucionais sobre política urbana, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 estabelece que

  • A caso a propriedade urbana não cumpra sua função social, o Poder Público municipal poderá, a seu critério, determinar parcelamento compulsório, cobrança de imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo, ou desapropriação.
  • B aquele que possuir, como sua área urbana de até 300 (trezentos) metros quadrados, por 5 (cinco) anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
  • C a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas pelo Estado, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.
  • D é facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento.
  • E o plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de 50 000 (cinquenta) mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, cabendo-lhe fazer as exigências fundamentais de ordenação da cidade.
46

Configura crime de responsabilidade do Presidente da República ato que atente contra a Constituição Federal e, conforme expresso nos incisos I a VIII do art. 4° da Lei n° 1.079/50, atos que atentarem especialmente contra

  • A a humanidade.
  • B as finanças públicas.
  • C a soberania nacional.
  • D a liberdade de imprensa.
  • E o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.
47

Assinale a alternativa em plena harmonia com a Constituição Federal no que tange a direito dos trabalhadores urbanos e rurais:

  • A irredutibilidade do salário, nunca admitida sua diminuição.
  • B remuneração pelo serviço extraordinário, que deve ser pelo menos um terço superior à do normal.
  • C assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré- -escolas
  • D seguro-desemprego em qualquer hipótese

Legislação Federal

48

Segundo a lei que disciplina o mandado de segurança, é correto afirmar que:

  • A o mandado de segurança poderá ser concedido quando se tratar de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução.
  • B o mandado de segurança poderá ser concedido quando se tratar de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo.
  • C da sentença, denegando ou concedendo o mandado, cabe apelação.
  • D a sentença ou o acórdão que denegar o mandado de segurança, sem discutir o mérito, impedirá que o requerente, ainda que por ação própria, pleiteie os seus direitos e os respectivos efeitos patrimoniais.
  • E das decisões em mandado de segurança proferidas em única instância pelos tribunais, quando a ordem for denegada, cabe recurso especial.

Direito Constitucional

49

Segundo os parâmetros estabelecidos pela Constituição, o servidor público estável só perderá o cargo

  • A se sofrer condenação criminal por órgão colegiado, independentemente do trânsito em julgado.
  • B se for extinto ou declarada a sua desnecessidade.
  • C mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
  • D se for investido no cargo de vereador e não houver compatibilidade de horário.
  • E se investido no mandato de Prefeito.

Contabilidade de Custos

50

A empresa Equilíbrio Certo Ltda., que atua no segmento de autopeças, apresentou, em um determinado período, as seguintes informações:

Compra de Matéria Prima                                              R$ 300.000,00

Mão de Obra Direta                                                        R$ 250.000,00

Custos Indiretos de Produção                                         R$ 170.000,00

Estoque Inicial de Matéria Prima                                     R$ 120.000,00

Estoque Inicial de Produtos em Elaboração                    R$ 180.000,00

Estoque Final de Produtos Acabados                             R$ 200.000,00
De acordo com essas informações, é correto afirmar que o custo de produtos vendidos, em reais, é:
  • A 920.000,00.
  • B 795.000,00.
  • C 820.000,00.
  • D 840.000,00.
  • E 740.000,00.

Contabilidade Geral

51

O documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar operações e prestações, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente autorizado para uso pela administração tributária da unidade federada do contribuinte, é

  • A o DANFE.
  • B a ECD.
  • C o SPED.
  • D a NF–e.
  • E o SINIEF.
52

Na observância do pronunciamento técnico que trata das Políticas Contábeis, Mudança e Estimativa e Retificação de Erro, quando for impraticável determinar os efeitos de erro em um período específico na informação comparativa para um ou mais períodos anteriores apresentados, a entidade deve

  • A ratificar os saldos de abertura do balanço patrimonial para o período mais antigo para o qual tenha sido impraticável a reapresentação retrospectiva (que pode ser o período corrente)
  • B retificar os saldos de abertura de ativos, passivos e patrimônio líquido para o período mais antigo para o qual seja praticável a reapresentação retrospectiva (que pode ser o período corrente)
  • C apresentar os saldos acumulados do balanço patrimonial, mas sem ajustes, considerando os erros materiais que afetem o capital circulante líquido, desde que tenha sido impraticável a reapresentação retrospectiva.
  • D apresentar os saldos de abertura do balanço patrimonial pelo seu valor de custos e para o período mais recente para o qual tenha sido impraticável a reapresentação prospectiva (que pode ser o período futuro).
  • E reapresentar somente os valores ratificados de ativos e passivos, informando as reais razões pela ratificação, de forma retrospectiva.
53
No balanço patrimonial, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia. Assim sendo, é correto afirmar que, no ativo: as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados;
  • A no intangível: os bens e direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
  • B no realizável a longo prazo: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.
  • C no circulante: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens.
  • D nos investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.
  • E no imobilizado: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia.

Auditoria

54
As prerrogativas de fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários; opinar sobre o relatório anual da administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da assembleia geral; opinar sobre as propostas dos órgãos da administração; denunciar, por qualquer de seus membros, aos órgãos de administração, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem; analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela companhia; e examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar; além de outras não menos importantes atribuições, são competências, segundo a Lei nº  6.404/76, art. 163, do:
  • A Conselho fiscal.
  • B Conselho de administração.
  • C Auditor interno.
  • D Presidente da entidade.
  • E Auditor externo independente.

Contabilidade Geral

55

Uma empresa industrial – Fabrica Tudo Ltda. –, que está enquadrada no regime de apuração pelo Lucro Real, necessita calcular o Imposto de Renda – IR e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL em uma base anual encerrada em 31 de dezembro de 2014 e, para tanto, dispõe das seguintes informações:

✔ Lucro contábil antes do IR e da CSLL – R$ 432.000,00.

✔ Exclusões – R$ 34.500,00.

✔ Provisões realizadas no ano:

• Ajuste para créditos de liquidação duvidosa –R$ 23.100,00.

• Provisão para perdas do estoque – R$ 13.800,00.

• Provisão de férias – R$ 34.650,00.

• Provisão para contingência trabalhista – R$ 8.500,00.

✔ A empresa tem um prejuízo fiscal acumulado de R$ 230.000,00 e uma base negativa da CSLL de R$ 80.000,00.

Assinale a alternativa que apresenta o valor do Imposto de Renda incluindo o adicional do Imposto de Renda em 31 de dezembro de 2014 da empresa, em reais, dispensando os centavos.

  • A 19.935,00.
  • B 29.225,00.
  • C 53.225,00.
  • D 53.507,00.
  • E 86.725,00.
56

Os seguintes dados foram extraídos do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado da Cia. Ametista, relativos ao exercício encerrado em 31.12.2013, sendo que as variações foram calculadas em relação aos valores de 31.12.2012:

Aumento de Contas a Pagar ......................... 100.000,00
Lucro Líquido do Exercício .......................... 480.000,00
Aumento de Fornecedores........................... 20.000,00
Despesas de Depreciação do Imobilizado ...170.000,00
Aumento de Recebíveis ................................. 60.000,00
Diminuição dos Estoques ............................. 50.000,00
Resultado Negativo da Equivalência
Patrimonial ................................................... 110.000,00

Considerando-se apenas esses dados, pode-se concluir que o Fluxo de Caixa das atividades operacionais da companhia representou uma entrada de caixa e equivalentes-caixa, em R$, de:

  • A 870.000,00
  • B 990.000,00.
  • C 860.000,00.
  • D 800.000,00
  • E 910.000,00.

Contabilidade Pública

57

Para efeito de Norma Contábil, entende-se por campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público como o espaço de atuação do Profissional de Contabilidade que demanda estudo, interpretação, identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação de fenômenos contábeis, decorrentes de variações patrimoniais em

  • A entidades empresariais de capital público e/ou misto que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades, no tocante aos aspectos contábeis da prestação de contas.
  • B forma organizada com sistemas de informações, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público.
  • C entidades governamentais, entidades que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos privados, na execução de suas atividades, no tocante aos aspectos contábeis da prestação de contas.
  • D bens tangíveis ou intangíveis adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
  • E entidades do setor público; e ou de entidades que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades, no tocante aos aspectos contábeis da prestação de contas.

Administração Financeira e Orçamentária

58

É correto afirmar que os princípios orçamentários, em seu conjunto, permitem

  • A tributação justa e equitativa.
  • B alocação de recursos equilibrada.
  • C maior participação popular.
  • D melhor controle político.
  • E planejamento de longo prazo.

Contabilidade Pública

59

A norma brasileira de contabilidade aplicada ao setor público, NBC T 16.8, determina que procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em

  • A procedimentos de prevenção e de detecção.
  • B monitoramento e controle de fraudes.
  • C monitoramento e prevenção de fraudes.
  • D procedimentos de riscos e de controle.
  • E mapeamento de riscos e identificação de eventos.
60

Uma determinada entidade do setor público, com respeito a todas as determinações legais e constitucionais, inclusive seu estatuto, determinou a construção de uma máquina de grande porte que vá ao encontro do objeto fim da sociedade. Para a construção da referida máquina, foram gastos:

I. Materiais diversos = R$ 14.560.000.
II. Mão de obra contratada de terceiro, incluindo serviços de engenharia = R$ 2.440.000.
III. Mão de obra direta, pessoal próprio = R$ 1.000.000.
IV. Gastos adicionais = R$ 2.000.000.

Fundamentado na NBC T 16.10, aprovada pela Resolução CFC n.º 1.137/08, o valor a ser registrado como Ativo Imobilizado é de R$

  • A 17.000.000.
  • B 18.000.000.
  • C 17.560.000.
  • D 20.000.000.
  • E 14.560.000.

61

A prestação de serviços implica o pagamento do Imposto sobre Serviços (ISS), normalmente tributado às alíquotas de 2% a 5% sobre o valor do serviço prestado. Uma sociedade formada por três contadores e dois administradores prestou serviços no valor de $ 10.000,00. Considerando uma alíquota de 5% de ISS, qual o lançamento a ser efetuado pela emissão da Nota de Serviços?

  • A (D) Contas a Receber $ 9.500,00 + (D) ISS a Compensar $ 500,00; (C) Serviços Prestados $ 10.000,00.
  • B (D) Contas a Receber $ 10.500,00; (C) Serviços Prestados $ 10.000,00 + (C) ISS a Recolher $ 500,00.
  • C (D) Contas a Receber $ 10.000,00 + (D) Despesas com ISS $ 500,00; (C) Serviços Prestados $ 10.000,00 + (C) ISS a Recolher $ 500,00.
  • D (D) Contas a Receber $ 9.500,00; (C) Serviços Prestados $ 9.500,00.
  • E (D) Contas a Receber $ 10.000,00; (C) Serviços Prestados $ 10.000,00.

Contabilidade Pública

62

Segundo a NBC T 16.11, o SICSP (Subsistema de Informação de Custos do Setor Público) de bens e serviços e outros objetos de custos públicos tem alguns objetivos. Com relação a isso, classifique cada um dos objetivos seguintes em verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Apoiar e interpretar a avaliação de custos de produtos, serviços, inclusive financeiros, permitindo a comparação com períodos anteriores e outras entidades.
( ) Mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade.
( ) Apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades.
( ) Apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço.
( ) Apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados.
( ) Apoiar programas de controle de custos e de melhoria da qualidade do gasto.

Assinale a classificação correta, de cima para baixo.

  • A F, F, V, F, V, V.
  • B V, F, V, V, F, V.
  • C V, V, F, V, V, F.
  • D V, V, V, F, V, F.
  • E F, V, V, V, V, V.
63

A classificação da receita obedecerá ao esquema composto por Receitas Correntes e Receitas de Capital. Entre as receitas correntes estão consideradas as Receitas Imobiliárias (1) e Contribuições da melhoria (2).

Assinale a alternativa que identifica corretamente a qual categoria pertence cada receita indicada.

  • A Receita Patrimonial (1) – Receitas Diversas (2).
  • B Receita Patrimonial (1) – Receita Tributária (2).
  • C Receita Industrial (1) – Receita Tributária (2).
  • D Receita Industrial (1) – Receita Patrimonial (2).
  • E Transferências Correntes (1) – Receitas Diversas (2).

Auditoria

64

Em auditoria, o denominado risco inerente

  • A resulta de condições, eventos, circunstâncias ou decisões tomadas pela administração que possam afetar adversamente a entidade auditada
  • B decorre de condições que indiquem incentivos ou pressões para que a fraude seja perpetrada.
  • C é a suscetibilidade de um saldo de uma conta ou uma classe de transação apresentar uma distorção relevante no seu valor registrado nas demonstrações contábeis.
  • D depende da eficácia dos controles internos da entidade, que devem ser examinados pelo auditor por meio de testes adequados.
  • E não está relacionado com a natureza e a extensão dos procedimentos aplicados pelo auditor nem com o planejamento ineficaz da auditoria.
65

O auditor independente dos relatórios financeiros da Cia. Flor de Lis constatou em seus trabalhos, por meio de carta endereçada a um cliente, que este já havia quitado uma duplicata a pagar, ainda não baixada na escrituração contábil da entidade, e que um investimento avaliado pela equivalência patrimonial estava registrado por um valor menor que o correto por ter sido utilizada uma percentagem menor do que a participação da companhia na investida. Os procedimentos adotados por esse auditor foram, respectivamente:

  • A inspeção e confirmação.
  • B revisão analítica e observação.
  • C inspeção e revisão analítica.
  • D observação e cálculo.
  • E confirmação e cálculo.
66

Em relação à amostragem na auditoria, é correto afirmar que

  • A a amostragem deve ser sempre efetuada com números aleatórios, para evitar que o auditor utilize critérios próprios para a seleção dos itens a serem auditados
  • B quanto maior o nível de distorção tolerável aceito nos testes substantivos, maior deve ser o tamanho da amostra, para que a eficácia e a eficiência do trabalho do auditor sejam alcançadas.
  • C na determinação do tamanho da amostra, um nível de confiança de 95% indica que em noventa e cinco (95) vezes o resultado será impreciso e em cinco (5) vezes, o resultado será preciso.
  • D o risco da amostragem é o risco de que a conclusão atingida com base na amostra seja igual ao da conclusão que seria obtida com base no exame da população como um todo.
  • E a combinação de uma amostragem estratificada para os itens de maior valor nos procedimentos (testes) substantivos combinada com a amostragem aleatória para os itens de menor valor é geralmente um procedimento eficaz, pois permite uma cobertura maior em termos de valor e um tamanho de amostra menor
67

Os(as)_________________ constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes subs- tantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A testes de auditoria independente
  • B procedimentos da auditoria
  • C relatórios de auditoria
  • D evidências de auditoria
  • E programas de auditoria
68

Quando a auditoria é feita por amostragem, se o método utilizado para essa amostragem é a seleção sistemática, então a seleção de itens é

  • A a critério do auditor, com base em sua experiência.
  • B com base em valores monetários.
  • C procedida de tal maneira que haja sempre um intervalo constante entre cada item selecionado.
  • D de tal forma que assegure que todos tenham idêntica probabilidade de serem selecionados.
  • E por meio da seleção de um ou mais blocos contíguos da população.

Direito Civil

69
As utilidades que se retiram da coisa e lhe diminuem a quantidade, pois não se reproduzem periodicamente, são:

  • A frutos civis (rendimentos).
  • B frutos percipiendos.
  • C pertenças.
  • D produtos.
70

Assinale a alternativa correta sobre os negócios jurídicos, de acordo com as disposições do Código Civil de 2002.

  • A O dolo, a coação e o estado de perigo são causas de nulidade absoluta do negócio jurídico.
  • B O prazo decadencial para anulação do negócio jurídico, em caso de defeito que admita a anulação, segue a regra geral de 10 (dez) anos.
  • C Em regra, a constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis exigem escritura pública, independentemente do valor do bem.
  • D A simulação é causa de anulabilidade do negócio jurídico, salvo se os requisitos genéricos de validade do negócio jurídico houverem sido observados.
  • E As causas de nulidade podem ser reconhecidas de ofício pelo juiz, enquanto as causas de anulabilidade dependem de alegação da parte ou do interessado.
71

Maria vendeu um automóvel a Alfredo, alegando estar livre e desembaraçado de ônus. Porém, um mês após a tradição, o bem foi penhorado e arrematado por dívidas de Maria anteriores à venda. Em razão desse fato, assinale a alternativa correta.

  • A Alfredo tem direito à restituição integral do preço que pagou em decorrência da evicção.
  • B Não se operou a evicção, uma vez que a constrição do bem é posterior à alienação.
  • C Alfredo terá direito a receber o preço que pagou se houver cláusula expressa para reforçar esse tipo de perda.
  • D Não pode Alfredo demandar pela evicção porque ela não subsiste para constrições judiciais.

Direito Penal

72

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos cri­mes praticados pelos particulares contra a administração em geral.

  • A Opor-­se à execução de ato legal, mediante ameaça a funcionário competente para executá­lo, sem iniciar a execução de qualquer ato de violência, não tipifica o crime de resistência.
  • B Aquele que exige, cobra ou obtém, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função pratica o crime de corrupção ativa.
  • C Aquele que perturba concorrência pública promovida por entidade paraestatal pratica o crime de perturbação de concorrência.
  • D Suprimir ou reduzir contribuição social previdenciária e qualquer acessório, independentemente da conduta praticada, caracteriza o crime de sonegação de contribuição previdenciária.
  • E A pena do crime de contrabando ou descaminho aplica-­ ­se em dobro, se o crime for praticado em transporte marítimo.
73

Dar causa à instauração de processo judicial contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente, caracteriza o crime de

  • A Comunicação falsa de crime ou de contravenção.
  • B Denunciação caluniosa.
  • C Falso testemunho.
  • D Fraude processual.
  • E Exploração de prestígio.
74

A respeito do agente que traz consigo drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, é correto afirmar que

  • A será isento de pena se, em razão da dependência da droga, ao tempo da ação não possuía plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato.
  • B incidirá causa de diminuição de pena se oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos consumirem.
  • C se for para consumo pessoal, será submetido, dentre outras, à pena de prestação de serviços à comunidade, pelo prazo máximo inicial de cinco meses.
  • D de acordo com entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça, se for adolescente deverá obrigatoriamente receber medida socioeducativa de internação.

Legislação Estadual

75

Baseado nas informações a seguir responda às questões :

Uma Entidade, enquadrada no Lucro Real, está calculando o imposto de renda e contribuição social em uma base mensal, todavia pretende demonstrá-los em uma base trimestral, em 31 de março de 2014. Para tanto, ela tem os seguintes dados:


Lucro antes do IR e CSL Janeiro - R$ 300.000,00
Fevereiro - R$ 250.000,00
Março - R$ 350.000,00
Adições temporárias: R$ 70.000,00
Adições permanentes: R$ 25.000,00
Exclusões permanentes R$ 20.000,00
Exclusões temporárias R$ 25.000,00

Para efeito do Imposto de renda diferido, a Administração considera que os ativos diferidos decorrentes de diferenças temporárias serão realizados na proporção da resolução final dos eventos que originaram tais diferenças. Adicionalmente, a Entidade fundamentada na expectativa de geração de lucros tributáveis futuros, determinada em estudo técnico aprovado pela Administração, reconheceu os créditos tributários sobre prejuízos fiscais e bases negativas de contribuição social de exercícios anteriores, que não possuem prazo prescricional e cuja compensação está limitada a 30% dos lucros anuais tributáveis. O valor base de cálculo é de R$ 200.000,00; a alíquota combinada a ser utilizada é de 34%.


O valor, em reais, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é de:

  • A 78.600,00.
  • B 81.000,00.
  • C 85.500,00.
  • D 93.600,00.
  • E 100.100,00.
76

A Constituição do Estado de São Paulo, em observância ao disposto na Constituição Federal, prevê, como regra geral, que é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos e que esta vedação estende-se a empregos e funções e abrange

  • A autarquias, fundações, empresas públicas limitadas, sociedades de economia mista, estas últimas limitadas aos casos em que sejam prestadoras de serviços públicos.
  • B autarquias e fundações, excluídos os entes da Administração que possuam personalidade jurídica de direito privado, como empresas públicas e sociedades de economia mista.
  • C a Administração Pública Direta, não se aplicando à Administração Pública Indireta, não importando se os entes têm personalidade jurídica de direito público ou privado.
  • D empresas públicas e sociedades de economia mista, excluindo-se as autarquias e fundações que possuem personalidade jurídica de direito público.
  • E autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo Poder Público.
77

No que diz respeito à seguridade social, o Regime Jurídico Único (Lei n.º 5.810/94) prevê que

  • A um de seus objetivos é a irredutibilidade do valor dos benefícios.
  • B os planos de previdência estaduais não cobrirão o evento reclusão.
  • C a contribuição previdenciária incidirá somente sobre o vencimento base do servidor.
  • D ela será fundada totalmente nas contribuições dos servidores.
  • E será assegurado ao servidor o direito à saúde, não alcançando seus dependentes.
78

Segundo a Lei n o 12.124/93, o ato pelo qual o servidor nomeado assume formalmente as atribuições do cargo que lhe são atribuídas em Lei, denomina-se

  • A posse funcional.
  • B exercício funcional.
  • C ascensão funcional
  • D reintegração.
  • E nomeação em comissão.