Resolver o Simulado FGV - Nível Médio

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Administração de Recursos Materiais

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Com relação à classificação de materiais pela curva ABC, assinale  V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa Falsa.

(   ) É  usada  para  estudos  de  estoques  de  acabados,  vendas,  prioridades  de  programação,  tomada  de  preços  em  suprimentos e dimensionamento de estoque.

  (   ) É usada em relação a várias unidades de medidas como peso,  tempo, volume, custo unitário. 

(   ) É  extremamente  vantajosa,  porque  permite  reduzir  as  imobilizações em estoques sem prejudicar a segurança. 

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, V e V.
  • B V, F e V.
  • C F, V e V.
  • D F, F e F.
  • E V, V e F.
2

O almoxarifado deve ser adaptado às condições específicas para o armazenamento e para a organização dos estoques. A eficácia dos processos de estocagem depende da escolha do sistema a ser utilizado.


Sobre o sistema de estocagem livre assinale a afirmativa correta.

  • A A identificação do estoque é rápida e a localização do equipamento é mais eficiente.
  • B O material em estoque somente será descoberto ao acaso ou na execução do inventário.
  • C A identificação do equipamento utilizado dificulta a localização rápida do material.
  • D O material em estoque é fechado e o "último a chegar é o primeiro a sair".
3

Uma das mais importantes funções da administração de estoques de materiais está relacionada com o controle dos níveis de estoque. Para a previsão de estoque, são necessários dados e informações precisas.

Assinale a alternativa que apresenta os tipos de informações necessárias para a previsão de estoque.

  • A Informações quantitativas e informações variáveis.
  • B Informações quantitativas e informações qualitativas.
  • C Informações qualitativas e informações variáveis.
  • D Informações qualitativas e informações não variáveis.
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A gestão de estoques é uma das principais atividades da administração de materiais.
As opções a seguir apresentam objetivos específicos da gestão de estoques, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Maximizar o investimento em estoque.
  • B Prever necessidades e disponibilidades de materiais.
  • C Obter segurança de fornecimento.
  • D Controlar as disponibilidades de materiais e a situação dos pedidos nos fornecedores.
  • E Conseguir preços mínimos de compra.
5

Os custos fixos anuais de uma pequena gráfica são de R$ 50.000,00. Os custos variáveis chegam a 60% do preço de venda unitário de R$ 50,00. Qual é o ponto de equilíbrio da gráfica?

  • A 1000
  • B 2000
  • C 2500
  • D 3000
  • E 4000
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As funções e as atividades da administração de materiais podem ser sintetizadas em quatro subsistemas principais: normalização, controle, aquisição (compras) e armazenamento.

Sobre atividades e/ou responsabilidade dos subsistemas, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a alternativa falsa.

( ) As atividades desempenhadas no subsistema normalização são relevantes para que se garanta a qualidade dos materiais que entram nos processos produtivos;

( ) O subsistema de compras (aquisições) depende, fundamentalmente, das informações originadas no subsistema controle, uma vez que é em virtude das informações daquele sistema que se consegue realizar as compras nas condições mais vantajosas possíveis para organização;

( ) O subsistema de armazenamento é responsável por garantir que as qualidades necessárias estejam disponíveis no lugar e no momento em que seja necessário.

As afirmativas são respectivamente:

  • A V, F e F
  • B V, F e V
  • C F, F e V
  • D V, V e F
  • E F, V e F.

Direito Administrativo

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O procedimento administrativo pelo qual a Administração Pública compra materiais segundo condições previamente estipuladas é a licitação
Em relação à licitação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. .
( ) Tem por finalidade propiciar igualdade de tratamento e de oportunidades entre os que desejam estabelecer contratos com a Administração Pública.
( ) Visa a garantir a observância do princípio de avaliar e selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração.
( ) É processada e julgada em conformidade com os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade e da probidade administrativa, entre outros.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, F e F.
  • B V, F e F.
  • C F, V e V.
  • D V, V e F.
  • E V, V e V.

Administração de Recursos Materiais

8

O inventário é um importante elemento no processo de controle e avaliação de estoques. Os registros de inventário têm por finalidade manter os estoques atualizados.

Assinale a alternativa que apresenta a vantagem de utilizar o modelo de inventário permanente.

  • A Atualização do material permanente estocado.
  • B Atualização continua dos níveis de estoque.
  • C Definição do valor do estoque em relação ao total dos custos de produção.
  • D Definição do valor dos produtos acabados estocados na fábrica, em depósitos ou em filiais.
9

Em relação à especificação de materiais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A especificação de materiais, quando feita de forma detalhada e completa, evita a compra de materiais em desacordo com as necessidades.
( ) O sucesso da especificação de materiais depende da existência de uma catalogação padronizada, de bons padrões descritivos e de um bom programa de normalização.
( ) Uma desvantagem da especificação de materiais é a de, em muitos casos, gerar dúvidas em relação à identificação de um material.

As afirmativas são, respectivamente,
  • A F, V e F.
  • B V, F e F.
  • C V, V e V.
  • D F, F e V.
  • E V, V e F.

Administração Geral

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A XYZ é uma empresa do ramo editorial que atua no mercado há cerca de dez anos. A empresa construiu uma sólida posição no mercado e atrai investimentos e reinvestimentos de acionistas diversos, cuja expectativa é obter excelente retorno sobre o capital investido. Devido a seu porte médio, a XYZ constitui uma única Unidade Estratégica de Negócio (UEN). A empresa está implantando o balanced scorecard como ferramenta de gestão, e o diretor financeiro precisa identificar uma medida adequada para o tema estratégico “redução de custos/melhoria da produtividade”.


Na situação descrita, seria uma medida adequada:

  • A receita por funcionário;
  • B taxa de redução de custos;
  • C percentual de receita gerado por novos produtos;
  • D retorno sobre o patrimônio líquido;
  • E aumento da taxa de vendas por segmento.
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Laura acaba de ser aprovada em um concurso público. Em seu primeiro dia de trabalho, o gestor de sua unidade lhe forneceu um manual em que estavam descritos as características e os aspectos formais das relações entre os diferentes departamentos, e os deveres relacionados a cada cargo da organização. Foi fornecido a Laura o manual de:

  • A estrutura;
  • B processo;
  • C formulários;
  • D sequência administrativa;
  • E normas.
12

Uma escola de crianças alfabetizou, em 2012, 100 crianças, com um dispêndio total de R$100.000,00. Em 2013, 150 crianças foram alfabetizadas, com um dispêndio total de R$150.000,00. Pode-se dizer que, de 2012 para 2013, a escola foi:

  • A mais eficiente;
  • B menos eficiente;
  • C mais eficaz;
  • D menos eficaz;
  • E mais rentável.
13

Uma empresa de grande porte do setor farmacêutico redefiniu sua estratégia de negócios, expandindo-se para novos mercados e lançando novos produtos. O diretor de operações recebeu a incumbência de propor uma nova estrutura para a empresa, mais adequada à execução da estratégia recém definida. Ao realizar essa incumbência, o diretor estará exercendo a seguinte função administrativa:

  • A planejamento;
  • B organização;
  • C direção;
  • D liderança;
  • E controle.
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Um dos elementos essenciais do processo formal de planejamento é o estabelecimento de objetivos capazes de fornecer senso de direção e antecipar estágios futuros desejados pela organização. Um objetivo adequadamente formulado atende a certos critérios; entre eles, ser:

  • A mensurável e específico;
  • B mensurável e inovador;
  • C inovador e desafiador;
  • D abrangente e estar dentro do orçamento previsto;
  • E abrangente e hierarquizável.
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O presidente de uma empresa de grande porte quer aprimorar o controle estratégico, adotando indicadores que permitam monitorar o desempenho global da organização na realização de sua missão, estratégias e objetivos. É um indicador adequado para tal:

  • A número de reclamações dos clientes;
  • B índice de turnover;
  • C taxa de desperdício;
  • D número de devoluções de produtos;
  • E rentabilidade da empresa.
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“Estamos vivendo em um mundo em constante mudança. E mudança exige inovação. Atualmente, considera-se que administradores bem-sucedidos deixam de se preocupar apenas com os aspectos mecânicos da administração de como planejar ou desenhar esquemas de trabalho e passam a se basear em três processos que levam as pessoas a focalizar sua atenção na criação da mudança.”

(Adap. de Chiavenato, I. Administração nos novos tempos, 2ª ed. Pag. 11)

Com base no fragmento acima, assinale a opção que indica esses processos.
  • A Processo empreendedor, processo de construir competências e processo de renovação.
  • B Processo burocrático, processo desconstrutivo e processo de fixação.
  • C Processo estruturalista, processo disciplinador e processo controlador.
  • D Processo de centralização, processo de consolidação e processo ordenador.
  • E Processo do princípio da autoridade, processo unificador e processo centralizador.
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Um supervisor de equipe de vendas toma suas decisões com foco no curto prazo e nos resultados a serem atingidos. Ele baseia suas decisões nas regras e procedimentos da empresa e raramente considera as opiniões dos subordinados em suas decisões.

O estilo de tomada de decisão do supervisor é conhecido como:

  • A analítico;
  • B diretivo;
  • C comportamental;
  • D intuitivo;
  • E conceitual.
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A escolha das ferramentas a serem utilizadas, para que se alcance a excelência e a satisfação de todos os envolvidos no processo, é um procedimento utilizado para implantar a gestão

  • A funcional.
  • B burocrática.
  • C da qualidade.
  • D operacional.
  • E estratégica.

Arquivologia

19

O processo de avaliação segue procedimentos que visam a alcançar resultados mais amplos, como a elaboração de uma Tabela de Temporalidade de Documentos.

A respeito da Tabela de Temporalidade de Documentos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Tabela de Temporalidade deve ser aprovada pelo Arquivo Nacional.

( ) A Tabela de Temporalidade é o registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão.

( ) A Tabela de Temporalidade determina o prazo de guarda dos documentos em cada idade e deve ser elaborada após a análise da documentação.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, V e V.
  • B V, V e F.
  • C V, F e V.
  • D F, V e V.
  • E F, F e F.
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Analise o esquema a seguir.

PATRIMONIO
MÓVEL
IMÓVEL
PESSOAL
ADMISSÅG
Cardoso, F. H.
Franco, I.
Mello, F. C.
Rousseff, d.
Silva, L,I.L.
DEMI55AO


A partir do esquema acima, assinale a alternativa que indica o método de arquivamento utilizado.

  • A Alfabético.
  • B Geográfico.
  • C Por assunto.
  • D Misto.
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Na elaboração dos instrumentos de uma pesquisa o procedimento que considera os elementos formais e de conteúdo dos documentos de arquivos denomina-se

  • A palavra chave.
  • B indexação.
  • C descrição.
  • D acesso.
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Resultado de uma necessidade prática, e vista hoje como ação relativamente simples, mas essencial, a proposta da Teoria das Três Idades tem em sua fundamentação o processo de

  • A avaliação.
  • B classificação.
  • C destinação.
  • D acesso.
  • E descrição.
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A respeito de noções de arquivamento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Os métodos do sistema de acesso direto aos documentos são o alfabético, a indexação coordenada e o dicionário.
( ) Os sistemas de acesso direto e indireto subdividem-se em métodos básicos e padronizados.
( ) O método alfabético no qual os assuntos são dispostos alfabeticamente com divisão hierárquica e o dicionário.
( ) A última etapa da sequência da atividade de arquivamento em fase corrente é o arquivamento propriamente dito.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V, F e F.
  • B F, V, V e V.
  • C V, V, F e V.
  • D F, F, V e F.
  • E V, V, F e F.
24

Assinale a opção que indica a sequência correta das atividades que estão sob responsabilidade do protocolo.

  • A Recebimento, expedição, registro e arquivamento.
  • B Recebimento, registro, acompanhamento da tramitação e expedição.
  • C Recebimento, classificação, arquivamento e expedição.
  • D Recebimento, registro, movimentatão, arquivamento, empréstimo e consulta.
  • E Recebimento, registro, distribuição e movimentação e expedição.
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Sobre as correspondências particulares recebidas pelo protocolo, assinale a afirmativa correta.

  • A Devem ser abertas, classificadas e encaminhadas para registro nos arquivos correntes.
  • B Devem ser abertas, registradas e distribuídas aos destinatários.
  • C Devem ser abertas e enviadas ao arquivo para classificação, e posteriormente distribuídas aos destinatários.
  • D Devem ser distribuídas diretamente aos respectivos destinatários.
  • E Devem ser abertas, lidas, classificadas, registradas e distribuídas aos destinatários.
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Ao conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento compatíveis entre si, tendo em vista a organização e a preservação de documentos ou arquivos, bem como o acesso às informações neles contidas, denominamos

  • A Sistema de Arquivamento.
  • B Sistema de Arquivos.
  • C Programa de Gestão de Documentos.
  • D Sistema de Recuperação da Informação.
  • E Instrumentos de Pesquisa.
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Arquivos são lugares onde se guardam documentos. Em organizações nas quais existe uma quantidade muito grande de informações escritas, tais documentos devem ser guardados de forma organizada a fim de facilitar sua localização futura.
Nesse sentido, um bom arquivo deve apresentar as características listadas a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.

  • A simplicidade - para facilitar a consulta por outras pessoas.
  • B flexibilidade - para permitir a fácil expansão do arquivo.
  • C Informalidade - para evitar que o uso de padrões formais dificultem a compreensão do modo de organização.
  • D acessibilidade - para permitir que uma consulta seja feita com rapidez e com exatidão.
  • E uniformidade e disciplina - para facilitar a consulta.
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Sem levar em consideração os danos causados pelos desastres naturais ou criminosos, as perdas mais significativas dos documentos arquivísticos estão relacionadas principalmente a

  • A exposição a altas temperaturas.
  • B variação térmica intensa.
  • C frequência de uso.
  • D insetos e microrganismos.
  • E guarda inadequada.
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Os arquivos, ao serem analisados a partir da natureza dos documentos que os constituem, podem ser classificados como

  • A correntes, intermediários e permanentes.
  • B tipológicos, especiais e documentais.
  • C textuais, iconográficos e digitais.
  • D especiais e especializados.
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A respeito dos conceitos preservação, conservação restauração,  analise as afirmativas a seguir.

I.  A  conservação  visa  à  prevenção  das  causas  de  deterioração  de documentos. 

II.  A restauração consiste em revitalizar a concepção original dos  documentos. 

III.  A  preservação  é  o  conjunto  de  medidas  de  ordem  administrativa, política e operacional que visa à proteção ao  patrimônio. 

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
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As especificidades das atividades dos Senadores da República criam uma complexidade sobre a diferenciação entre o que é documento público e privado, que tem na base dessa relação

  • A a pessoa jurídica que o produziu.
  • B o endereço institucional de recebimento.
  • C as atividades funcionais.
  • D a tipologia e o assunto.
  • E o destinatário e o remetente.

Raciocínio Lógico

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Um menino queria comprar uma mochila que custava 84 reais e seu pai teve com ele o seguinte diálogo:

— Pai: Você tem a quantia suficiente para comprar a mochila?

— Filho: Não.

— Pai: Quanto falta?

— Filho: Falta menos do que a metade do que eu tenho.

Nessa ocasião o filho tinha 

  • A 28 reais ou menos.
  • B exatamente 42 reais.
  • C mais que 42 e menos que 56 reais.
  • D exatamente 56 reais.
  • E mais que 56 reais.
33
A figura a seguir foi construída a partir de seis quadrados iguais.


A razão entre a área sombreada e a área total dos seis quadrados é
  • A 1/2
  • B 1/3
  • C 1/4
  • D 2/3
  • E 3/4
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As amigas Ana, Bia, Clô e Dri entraram em uma lanchonete e cada uma tomou um suco diferente. Os sabores foram: laranja, abacaxi, manga e morango. Sabe-se que:

· Nem Ana nem Bia tomaram de laranja.
· Clô não tomou nem de abacaxi nem de manga.
· Dri não tomou nem de abacaxi nem de morango.
· Nem Ana nem Clô tomaram de morango.

Considere as afirmações:

I – Dri tomou suco de laranja.
II – Ana tomou suco de abacaxi.
III – Bia tomou suco de morango.
IV – Clô tomou suco de manga.

É correto concluir que:

  • A nenhuma das quatro afirmativas é verdadeira;
  • B apenas uma das quatro afirmativas é verdadeira;
  • C apenas duas das quatro afirmativas são verdadeiras;
  • D apenas três das quatro afirmativas são verdadeiras;
  • E as quatro afirmativas são verdadeiras.
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Em um grupo de 50 jogadores do futebol mato-grossense, só há jogadores do Luverdense E.C. e do Mixto E.C., sendo que há 6 jogadores a mais do Luverdense em relação aos do Mixto. 10 jogadores do Luverdense têm menos de 25 anos e, dos jogadores do Mixto, 12 têm 25 anos ou mais.

Do grupo total de 50 jogadores, a porcentagem daqueles com menos de 25 anos é

  • A 20.
  • B 30.
  • C 40.
  • D 50.
  • E 60.
36

Em um curso de treinamento dos funcionários de uma empresa, as notas dos alunos de uma turma na prova final estão no gráfico a seguir:

A média dos alunos dessa turma foi:

  • A 6,5;
  • B 6,7;
  • C 6,9;
  • D 7,0;
  • E 7,3.
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As letras da sigla CODEBA foram embaralhadas e a nova sequência dessas mesmas letras possui as seguintes propriedades:

• nenhuma das 6 letras ocupa a sua posição inicial.

• as vogais aparecem juntas, na mesma ordem que estavam: O, E, A.

• a 5ª letra não é D.

• a letra B aparece antes da letra C.

É correto concluir que, na nova sequência, 

  • A a 3ª letra é E.
  • B a 5ª letra é A.
  • C a 1ª letra é B
  • D a 4ª letra é C.
  • E a 6ª letra é D.
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João e Maria estão em uma fila e Maria está à frente de João. Há 8 pessoas à frente de Maria, e 14 pessoas atrás dela. Há 7 pessoas atrás de João.

O número de pessoas que está à frente de João é

  • A 13.
  • B 14.
  • C 15.
  • D 16.
  • E 17.
39

Quatro amigos foram de Porto Velho para Ariquemes no carro de um deles e combinaram dividir igualmente a despesa com a gasolina. Saíram com o tanque cheio e, no destino, encheram o tanque de novo para verificar a quantidade de gasolina que foi gasta. Feita a divisão da despesa, um dos amigos percebeu que tinha esquecido a carteira e só pôde contribuir com os R$ 5,00 que tinha no bolso. Com isso, cada um dos outros três teve que dar mais R$ 3,50 para completar o total da despesa.

A despesa total com a gasolina foi de:

  • A R$ 62,00;
  • B R$ 64,00;
  • C R$ 66,00;
  • D R$ 68,00;
  • E R$ 70,00.
40

Uma loja marca o preço de um telefone celular a R$ 320,00 e oferece um desconto de 20% para compras à vista.
Comprando-se o telefone à vista, paga-se

  • A R$ 320,00.
  • B R$ 300,00.
  • C R$ 284,00.
  • D R$ 256,00.
  • E R$ 246,00.

Matemática

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Márcio constrói sozinho um muro de tijolos em 6 horas e Paulo constrói sozinho um muro do mesmo tamanho em 8 horas. Quando trabalham juntos, costumam conversar e a produtividade conjunta deles decai em 8 tijolos por hora. Trabalhando juntos, Márcio e Paulo construíram um muro do mesmo tamanho dos citados inicialmente em 4 horas.

O número de tijolos nesse muro é

  • A 48.
  • B 64.
  • C 96.
  • D 120.
  • E 192.

Português

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Texto 5 – “Dona Custódia não tinha ar de empregada: era uma velha mirrada, muito bem arranjadinha, mangas compridas, cabelos em bandó num vago ar de camafeu – usava mesmo um fechando-lhe o vestido ao pescoço. Mas via-se que era humilde e além do mais impunha dentro de casa certo ar de discrição e respeito...”. (Fernando Sabino)

“...mas via-se que era humilde”; o mesmo valor do vocábulo SE aparece na frase seguinte:

  • A ela se considerava pessoa de respeito;
  • B eles não se viam há longo tempo;
  • C precisava-se de mais tempo para a avaliação;
  • D entregou-se a foto solicitada;
  • E vive-se bem na região Sul.
43
O real poder da ciência

Desde que se conhece por gente, a espécie humana busca explicações para o mundo ao seu redor. Durante boa parte dessa história, elas foram simplistas - bastava atribuir ao incompreendido a mão invisível de um criador supremo, e tudo estava resolvido.
O advento da ciência mudou esse cenário. Os fenômenos naturais passaram a ser tratados como tais, e os mistérios do cosmo começaram a ser revelados por meio da razão e da linguagem universal da matemática.
Como seria de se esperar, as respostas que a ciência traz sobre a vida, o Universo e tudo mais são bem mais intrincadas que as dadas outrora pelos caminhos da fé. Para serem compreendidas, elas dependem da alfabetização científica, e por essa razão até hoje há muitos que preferem repudiá-las, em favor de uma visão puramente mística do mundo.
Convenhamos: não é mais possível hoje a qualquer pessoa educada repudiar a evolução das espécies pela seleção natural ou as transformações do Universo desde um estado muito quente, denso e compactado, quase 14 bilhões de anos atrás. Para alguns, até hoje, aceitar esses fatos equivale a uma agressão ao pensamento religioso. Nada poderia estar mais longe da verdade.
A ciência é, indisputavelmente, o melhor instrumento para a compreensão do Universo. É a única forma de conhecimento que fornece o poder da previsibilidade e da intervenção sobre as forças da natureza. Apesar disso, ela não é onipotente. Ao usar a ciência para estudar a natureza, o ser humano acaba chegando a mistérios de outra ordem, cuja explicação com toda probabilidade está fora do alcance do método científico.
Ou seja: ao explorar cientificamente o mundo, nós aprofundamos nossa relação com o desconhecido, em vez de destruí-la.

(SUPERINTERESSANTE, edição 324-A)

Assinale a frase que apresenta forma verbal na voz passiva.

  • A "...bastava atribuir ao incompreendido a mão invisível de um criador supremo, e tudo estava resolvido".
  • B "Nada poderia estar mais longe da verdade".
  • C "Ao usar a ciência para estudar a natureza... "
  • D "Para serem compreendidas, elas dependem da alfabetização...".
  • E "...ao explorar cientificamente o mundo, nós aprofundamos nossa relação com o desconhecido” .
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TEXTO 2

Um neurologista, Ricardo Oliveira-Souza, emitiu a seguinte opinião, em artigo recente: “Ninguém é totalmente livre de uma atitude psicopata aqui, outra acolá. Se você às vezes mente para levar vantagem, ou se um dia resolveu não ajudar uma senhorinha a atravessar a rua, vá lá. Deve ser só um pouquinho psicopata. O problema acontece quando essas atitudes se tornam um padrão recorrente.”

“Se você às vezes mente para levar vantagem”; a reescritura adequada desse segmento do texto 2, desenvolvendo-se a oração reduzida, é:

  • A Se você às vezes mente para que leve vantagem;
  • B Se você às vezes mente a fim de levar vantagem;
  • C Se você às vezes mente para que levasse vantagem;
  • D Se você às vezes mente a fim de que levasse vantagem;
  • E Se você às vezes mente para quando levar vantagem.
45

Texto 2 - “A primeira missão tripulada ao espaço profundo desde o programa Apollo, da década 1970, com o objetivo de enviar astronautas a Marte até 2030 está sendo preparada pela Nasa (agência espacial norte-americana). O primeiro passo para a concretização desse desafio será dado nesta sexta-feira (5), com o lançamento da cápsula Orion, da base da agência em Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. O lançamento estava previsto originalmente para esta quinta-feira (4), mas devido a problemas técnicos foi reagendado para as 7h05 (10h05 no horário de Brasília).” (Ciência, Internet Explorer).

Os segmentos abaixo, retirados do texto 2, que documentam formas de voz passiva são:

  • A foi reagendado para as 7h05 / está sendo preparada pela Nasa;
  • B está sendo preparada pela Nasa / o objetivo de enviar astronautas a Marte;
  • C o objetivo de enviar astronautas a Marte / será dado nesta sexta-feira;
  • D será dado nesta sexta-feira / o lançamento estava previsto;
  • E o lançamento estava previsto / foi reagendado para as 7h05.
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Texto 2 – Guerra e Mídia

O século XX foi marcado por grandes guerras de repercussão mundial em razão de seu alcance e do número de países envolvidos. Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais pelo número de espectadores. Isso se dá graças à tecnologia de informação, que envolve direta ou indiretamente cidadãos de quase todo o mundo. A guerra on-line como ocorre hoje, ou seja, transmitida em tempo real, mobiliza as pessoas e se torna assunto de conversas, tema de programas transmitidos na televisão, objeto de comentaristas e especialistas de diferentes áreas. Enfim, a guerra “do outro" passa a ser a guerra de todos. (Renato Mocellin).

No texto 2 ocorre a presença do vocábulo “cidadãos", corretamente grafado no plural. A opção abaixo em que há uma palavra com essa mesma terminação erradamente empregada é:

  • A anciãos / aldeãos;
  • B anãos / pagãos;
  • C corrimãos / afegãos;
  • D cristãos / balãos;
  • E vulcãos / vilãos.
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Dia do Trabalho

Em abril de 1886, eclodiram nos Estados Unidos diversas greves, nas quais os operários reivindicavam jornada de trabalho de oito horas diárias. Essa reivindicação baseava-se em um raciocínio muito simples: se o dia tem 24 horas, deveria ser dividido logicamente em três partes de oito horas - uma para o trabalho, outra para descanso e lazer e outra para o estudo.
Em 1° de maio do mesmo ano, milhares de trabalhadores de Chicago iniciaram uma greve geral. Três dias depois, a praça Haymarket, na cidade, foi ocupada por operários anarquistas reunidos em um grande comício para protestar contra a morte de grevistas na porta de uma fábrica no dia anterior. Quase no fim da manifestação, a polícia ordenou que os operários abandonassem imediatamente a praça. Nesse momento uma bomba foi atirada na direção dos policiais, matando um deles e ferindo vários outros. Seguiu-se um tiroteio, no qual foram mortos vários manifestantes.
Os anarquistas foram acusados de atirar a bomba, o que motivou uma grande campanha na imprensa para reprimir o movimento. Alguns dias depois, oito lideres foram presos e julgados rapidamente. Sete deles foram condenados a morte sem provas conclusivas sobre seu envolvimento no atentado. Ao final do processo, dois condenados à morte tiveram a pena transformada em prisão perpétua, um se suicidou na prisão e quatro foram enforcados em praça pública.
Esses manifestantes passaram a ser lembrados como os "mártires de Chicago” . Em homenagem a eles, a partir de 1890 correntes ideológicas do movimento operário internacional e organizações sindicais passaram a comemorar em 1° de maio o Dia do Trabalho, realizando grandes manifestações em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos. Curiosamente, no país onde ocorreu o massacre de Chicago, o Dia do Trabalho é comemorado oficialmente na primeira segunda-feira de setembro, desde 1894.

(Marcos Napolitano e Mariana Villaça)


"Em abril de 1886, eclodiram nos Estados Unidos diversas greves, nas quais os operários reivindicavam jornada de trabalho de oito horas diárias. Essa reivindicação baseava-se em um raciocínio muito simples: se o dia tem 24 horas, deveria ser dividido logicamente em três partes de oito horas - uma para o trabalho, outra para descanso e lazer e outra para o estudo".

Assinale a opção em que a troca dos elementos provoca alteração de sentido.
  • A "Em abril de 1886, eclodiram nos Estados Unidos diversas greves..."
  • B "...nas quais os operários reivindicavam jornada de trabalho de oito horas diárias"
  • C "Essa reivindicação baseava-se em um raciocínio muito simples... "
  • D "Essa reivindicação baseava-se em um raciocínio muito simples..."
  • E "Em abril de 1886, eclodiram nos Estados Unidos diversas greves"
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Texto 4

“Já pensou? Já imaginou? 6 bilhões. Quem é você? Quem sou eu? Quem sou eu pra achar que o único modo de fazer as coisas é como eu faço? Quem sou eu pra achar que a única cor de pele adequada é a que eu tenho? Quem sou eu pra achar que o único lugar bom pra nascer foi onde eu nasci? Quem sou eu pra achar que o único sotaque correto é o que eu uso? Quem sou eu pra achar que a única religião certa é a que eu pratico? Quem sou eu? Quem és tu? Tu és o vice-treco, do sub-troço”

Texto 4

“Já pensou? Já imaginou? 6 bilhões. Quem é você? Quem sou eu? Quem sou eu pra achar que o único modo de fazer as coisas é como eu faço? Quem sou eu pra achar que a única cor de pele adequada é a que eu tenho? Quem sou eu pra achar que o único lugar bom pra nascer foi onde eu nasci? Quem sou eu pra achar que o único sotaque correto é o que eu uso? Quem sou eu pra achar que a única religião certa é a que eu pratico? Quem sou eu? Quem és tu? Tu és o vice-treco, do sub-troço” (Mario Sergio Cortella).

“Quem sou eu pra achar que o único modo de fazer as coisas é como eu faço? Quem sou eu pra achar que a única cor de pele adequada é a que eu tenho? Quem sou eu pra achar que o único lugar bom pra nascer foi onde eu nasci? Quem sou eu pra achar que o único sotaque correto é o que eu uso? Quem sou eu pra achar que a única religião certa é a que eu pratico?”

Nesse segmento do texto 4, o aspecto que NÃO se encontra entre os criticados é:

  • A o partidarismo político;
  • B a discriminação racial;
  • C o nacionalismo exagerado;
  • D a pureza de linguagem;
  • E as convicções de crença.
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Texto 1
É justo que as mulheres se aposentem mais cedo?


A questão acerca da aposentadoria das mulheres em condições mais benéficas que aquelas concedidas aos homens suscita acalorados debates com posições não somente técnicas, mas também com muito juízo de valor de cada lado.
Um fato é certo: as mulheres intensificaram sua participação no mercado de trabalho desde a segunda metade do século 20.
Há várias razões para isso. Mudanças culturais e jurídicas eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo: um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.
Avanços no planejamento familiar e a disseminação de métodos contraceptivos permitiram a redução do número de filhos e liberaram tempo para a mulher se dedicar ao mercado de
trabalho.
Filhos estudam por mais tempo e se mantêm fora do mercado de trabalho até o início da vida adulta. Com isso, o custo de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter fonte de renda para o sustento da casa.
A tecnologia também colaborou: máquinas de lavar roupa, fornos micro-ondas, casas menores e outras parafernálias da vida moderna reduziram a necessidade de algumas horas nos afazeres domésticos e liberaram tempo para o trabalho fora de casa.
A inserção feminina no mercado de trabalho ocorreu, mas com limitações. Em relação aos homens, mulheres têm menor taxa de participação no mercado de trabalho, recebem salários
mais baixos e ainda há a dupla jornada de trabalho. Quando voltam para a casa, ainda têm que se dedicar à família e ao lar.
Essas dificuldades levam algumas pessoas a defender formas de compensação para as mulheres por meio de tratamento previdenciário diferenciado. Já que as mulheres enfrentam
dificuldades de inserção no mercado de trabalho, há de compensá-las por meio de uma aposentadoria em idade mais jovem.
A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30.
No serviço público, que exige idade mínima, as mulheres podem se aposentar com cinco anos a menos de idade e tempo de contribuição que os homens.

(Marcelo Abi-Ramia Caetano, Folha de São Paulo, 21/12/2014.)

“Com isso, o custo de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter fonte de renda para o sustento da casa.”
O segmento “para o sustento da casa” pode ser adequadamente substituído pela seguinte oração desenvolvida:

  • A para sustentar a casa.
  • B para que sustente a casa.
  • C para que a casa fosse sustentada.
  • D para a casa ser sustentada.
  • E para que sustentem a casa.
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Texto – 11 de setembro: repercussões

A partir do 11 de setembro, os norte-americanos concluíram que sua vida havia se transformado definitivamente. O ambiente de paz não existe mais. Os dirigentes anunciam que a guerra ao terrorismo irá se estender por muitos anos e que uma grave ameaça paira sobre os Estados Unidos, pois os terroristas podem atacar de muitas maneiras e empregar métodos bastante variados, inclusive armas químicas e biológicas. A sensação tranquilizante de invulnerabilidade dá lugar a uma fragilidade aterradora e um medo paranoico toma conta da população. Assiste-se a uma corrida atrás de máscaras de gás, as pessoas têm medo de se aventurar no centro da cidade, temem que a água e o ar estejam contaminados por substâncias químicas, tóxicas e demonstram profundo receio de andar de avião.

(História do Século XX, Serge Bernstein)

A opção abaixo em que os vocábulos destacados do texto pertencem ao mesmo campo semântico é:

  • A vida / ambiente;
  • B guerra / terrorismo;
  • C medo / receio;
  • D ameaça / sensação;
  • E químicas / tóxicas.
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Texto 2 – Guerra e Mídia

O século XX foi marcado por grandes guerras de repercussão mundial em razão de seu alcance e do número de países envolvidos. Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais pelo número de espectadores. Isso se dá graças à tecnologia de informação, que envolve direta ou indiretamente cidadãos de quase todo o mundo. A guerra on-line como ocorre hoje, ou seja, transmitida em tempo real, mobiliza as pessoas e se torna assunto de conversas, tema de programas transmitidos na televisão, objeto de comentaristas e especialistas de diferentes áreas. Enfim, a guerra “do outro" passa a ser a guerra de todos. (Renato Mocellin).

A expressão “ou seja”, presente no texto, tem o papel de:

  • A explicar;
  • B justificar;
  • C corrigir;
  • D ampliar;
  • E enumerar.
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