Resolver o Simulado Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) - Nível Médio

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Administração Geral

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Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. O controle informa o Sistema sobre seu desempenho em comparação com os objetivos. II. O controle informa o Sistema o que deve ser feito para assegurar a realização dos objetivos. III. Controlar consiste em manter um Sistema dentro de um padrão de comportamento, com base em informações contínuas sobre o próprio Sistema e o padrão de comportamento.
  • A Somente a afirmação I está correta
  • B Somente a afirmação II está correta
  • C Somente a afirmação III está correta
  • D Nenhuma das afirmações está correta
  • E Todas as afirmações estão corretas
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A representação da estrutura organizacional de uma empresa é denominada organograma, isto é, um gráfico que representa as relações de autoridade e responsabilidade das pessoas numa organização, bem como as linhas de comunicação. Em relação ao organograma de uma empresa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Os departamentos da estrutura organizacional são indicados no sentido horizontal do organograma.
  • B Os níveis hierárquicos da estrutura organizacional são indicados no sentido vertical do organograma.
  • C A assessoria possui autoridade sobre a unidade de trabalho imediatamente superior a ela no organograma.
  • D A assessoria presta serviços às unidades de linha, em particular, ao nível hierárquico imediatamente superior.
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Uma escola de crianças alfabetizou, em 2012, 100 crianças, com um dispêndio total de R$100.000,00. Em 2013, 150 crianças foram alfabetizadas, com um dispêndio total de R$150.000,00. Pode-se dizer que, de 2012 para 2013, a escola foi:

  • A mais eficiente;
  • B menos eficiente;
  • C mais eficaz;
  • D menos eficaz;
  • E mais rentável.
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De acordo com a teoria de Roth, a qualidade tem sete dimensões.
ROTH, Claúdio Weissheimer. Curso técnico em automoção industrial: Qualidade e Produtividade. Rio Grande do Sul: Colégio Técnico de Santa Maria e Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
No que se refere à dimensão que trata da imagem positiva e negativa, assinale a alternativa correta. 
  • A Grau de concordância com as especificações.
  • B Probabilidade de ocorrência de falhas.
  • C Percepção inicial do cliente acerca do produto.
  • D Medida da vida útil do produto.
  • E Apoio ao cliente.
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O objetivo desse tipo de PDCA é o de definir um grau de desempenho que deverá ser alcançado constantemente, tornando-o um procedimento padrão a ser adotado cada vez que o processo for executado.
As informações apresentadas indicam o objetivo do PDCA de

  • A melhoria.
  • B planejamento.
  • C processo.
  • D manutenção.
  • E avaliação.
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NÃO é um tipo de sistema de informação para nos níveis organizacionais de uma empresa o Sistema de

  • A Processamento de Transações.
  • B Informações Gerenciais.
  • C Avaliação por Desempenho.
  • D Apoio à Decisão.
  • E Trabalhadores de Conhecimento.
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Sobre as rotinas de recebimento e classificação seguidas no setor de protocolo, julgue cada afirmativa abaixo como V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) Compreendem o encaminhamento da correspondência e dos demais documentos aos destinatários.
( ) Abrangem a abertura da correspondência comum, particular e sigilosa para posterior encaminhamento.
( ) Incluem a distribuição da correspondência que se caracterize como particular.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.

  • A V, F, V.
  • B V, V, F.
  • C V, V, V.
  • D F, F, V.
  • E F, V, F.
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A única maneira de mudar a empresa é alterando sua cultura, a qual é entendida como: sistemas dentro dos quais as pessoas trabalham e vivem; e modos de vida, crenças e valores, formas de interação e relacionamento. No processo de otimização de uma empresa, é necessário avaliar algumas variáveis que influenciam nesse processo, tais como fatores de mutação, fatores históricos, fatores estratégicos e fatores comportamentais. Considerando-se essa divisão, indique a alternativa que aponta um fator comportamental.

I. Necessidades mercadológicas.

II. Análise dos resultados a partir das experiências de mudanças organizacionais.

III. Baixo nível de resistência às mudanças organizacionais.

IV. Objetivos e metas definidos para o desempenho da empresa.

V. Planos de negócios otimizados e adoção de políticas adequadas.

Pode-se afirmar que:

  • A somente I está correta.
  • B somente II está correta.
  • C somente III está correta.
  • D há somente duas afirmativas corretas.
  • E todas estão corretas.
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A cadeia de comando de uma organização é definida como o(a)

  • A direito formal e legítimo de um colaborador tomar decisões em uma organização.
  • B obrigação de desenvolver tarefas e atividades atribuídas a alguém.
  • C nível hierárquico em que as decisões são tomadas.
  • D linha de autoridade que relaciona as pessoas na organização por meio da relação chefe-subordinado.
  • E processo em que o trabalhador transfere autoridade e responsabilidade.
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Considerando que, em cada um dos níveis organizacionais (operacional, intermediário e institucional), o papel do administrador é diferente, é correto afirmar que:

  • A O nível intermediário recebe o nome de supervisão de primeira linha.
  • B O nível operacional é aquele que recebe as decisões globais tomadasno nível institucional.
  • C O nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas é o nível intermediário.
  • D No nível institucional, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.
  • E O administrador do nível institucional é aquele que interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação cotidiana.

Marketing

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Geralmente, as empresas não determinam um preço único para um produto, mas criam uma estrutura de determinação de preços que reflete diferentes estratégias. O preço “isca” ocorre, por exemplo, quando supermercados e lojas de departamentos reduzem o preço de marcas conhecidas para estimular um movimento maior nas lojas. Esta estratégia corresponde ao Preço

  • A geográfico.
  • B promocional.
  • C discriminatório.
  • D diferenciado.
  • E por desempenho.

Administração Geral

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Para esclarecer a função administrativa das organizações, Fayol define o ato de administrar em cincoelementos. Qual alternativa não é uma função administrativa?
  • A Ter visão sistêmica.
  • B Prever.
  • C Organizar.
  • D Comandar.
  • E Controlar.
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A análise SWOT é considerada uma das mais poderosas ferramentas do planejamento, sobretudo do planejamento estratégico. Assinale a alternativa que contempla os aspectos levados em conta pela análise SWOT.

  • A Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
  • B Presente, futuro, meios e diretrizes.
  • C Recursos, serviços, estruturas e processos.
  • D Marketing, finanças, logística e vendas.
  • E Organogramas, fluxogramas, gráfico PERT e planilha CPM.
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“Um consumidor nunca escolhe um bem de consumo ou um serviço por um único aspecto, mas por um conjunto de razões.” PALADINI, Edson Pacheco. Gestão Estratégica da Qualidade – Princípios, Métodos e Processos, 2º Edição, São Paulo, Editora Atlas S.A., 2009. p. 27.
Este conceito é chamado de

  • A Gestão integrada.
  • B Gestão da qualidade.
  • C Cultura da qualidade.
  • D Multiplicidade de itens.
  • E Qualidade de conformação.
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Como é conhecido o gráfico que representa a Organização formal de uma Empresa, ou seja, a sua estrutura organizacional.
  • A Histograma;
  • B Organograma;
  • C Fluxograma;
  • D Flexograma.
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As estruturas organizacionais constituem um fator essencial para se alcançar as situações almejadas. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas.

I- As organizações têm adotado estrutura matricial, especialmente porque ela favorece a integração entre áreas da organização e garantem a unidade de comando.

II- O controle burocrático é típico de organizações centralizadas e de estrutura funcional com muitos cargos de chefia.

III- As organizações mais flexíveis e ágeis tendem a privilegiar o foco no cliente, com estruturas mais horizontalizadas, funções integradas e baseadas no trabalho em rede, e são orientadas para a descentralização da autoridade na tomada de decisões.

Pode-se então afirmar que:

  • A Somente II e III são corretas.
  • B Somente I e II são corretas.
  • C Somente I e III são corretas.
  • D I, II e III são corretas.
  • E Todas são incorretas.
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Nas organizações modernas, a administração estratégica inclui

  • A análises racionais e econômicas, bem como intuição e decisões políticas.
  • B levantamento e estudo do máximo de variáveis controláveis e não controláveis.
  • C objetivos amplos que proporcionem estabilidade às atividades de gestão.
  • D separação entre os processos de planejamento e de implementação.
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Texto 4

      Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, da análise, da ordenação e do agrupamento das atividades, e dos resultados das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas.

OLIVEIRA, D. P. R. Estrutura organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. São Paulo: Atlas, 2006, com adaptações.  

Acerca do exposto no texto quanto a estrutura organizacional, assinale a alternativa que indica as desvantagens da organização informal.

  • A Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias.
  • B Proporciona maior rapidez no processo decisório.
  • C Reduz a carga de comunicação dos chefes.
  • D Motiva e integra as pessoas da organização.
  • E Promove o conhecimento da realidade empresarial pelas chefias.

Gestão de Pessoas

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Existe um tipo específico de equipe denominada força-tarefa. Com relação a essa equipe, assinale a alternativa correta.

  • A Constitui-se em uma equipe homogênea, formada por especialistas da mesma área.
  • B É uma equipe provisória e de curta duração.
  • C É dedicada à realização de tarefas amplas e abrangentes.
  • D Compõe-se de membros que não trabalham de forma integrada.
  • E É formada para a resolução de problemas de pouca complexidade.

Administração Geral

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O fluxograma objetiva evidenciar a sequência de um trabalho, permitindo a visualização das rotinas, seu fluxo lógico e racional. Entre outros, os principais objetivos do fluxograma são:

I. padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos.

II. armazenar dados e informações, sendo que este aspecto está relacionado à vida e à história dos vários assuntos da instituição.

III. função de controle. Para isso, o registro de todos os campos é imprescindível.

IV. maior rapidez na descrição dos métodos e formas de trabalho.


V. facilitar a leitura e o entendimento dos métodos de trabalho.


VI. facilitar a localização e identificação dos aspectos mais importantes nas etapas das rotinas de trabalho.


É correto o que está contido em

  • A II, III, IV e VI, apenas.
  • B I, IV, V e VI, apenas.
  • C I, III, IV e V, apenas.
  • D I, II, V e VI, apenas.
  • E III, IV, V e VI, apenas.

Atendimento ao Público

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A qualidade do serviço de atendimento ao público apresenta-se como um desafio institucional que parece exigir transformações urgentes. As alternativas a seguir apresentamalguns dos fatores a serem considerados para um atendimento ao público satisfatório, EXCETO:

  • A conduta.
  • B cordialidade.
  • C frieza.
  • D discrição.
  • E organização.

Administração Pública

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Os servidores públicos fazem greve, mas na verdade, segundo a Constituição Federal do Brasil de 1988:

  • A Há termos, mas não há limites definidos, nem a Constituição exige isto
  • B Não há termos, nem limites para o direito de greve no serviço público
  • C O direito de greve só pode ser exercido nos termos e limites definidos em lei
  • D Não há direito de greve, mas sim de paralisação temporária, com data marcada para seu término
  • E Não há direito de greve, nem de paralisação temporária
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A Constituição Federal determina que a administração pública deve obedecer a alguns princípios determinados, estando entre eles o de impessoalidade e o de legalidade. Esses princípios garantem, respectivamente, que:

  • A o administrador público deve tratar todos de forma igual; o administrador público só pode agir de acordo com o que a lei diz ser permitido.
  • B o administrador público não pode remeter a temas pessoais durante o atendimento; o administrador público só pode agir de acordo com o que a lei diz ser permitido.
  • C o administrador público não pode revelar sua identidade durante o atendimento; o administrador público pode usar a lei de acordo com sua interpretação.
  • D as autoridades públicas devem manter dados do cidadão em sigilo; as autoridades públicas determinam os seus limites legais de atuação.
  • E as autoridades públicas devem manter dados do cidadão em sigilo; as autoridades públicas devem criar leis de acordo com o melhor interesse da população.
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Márcia é servidora do quadro de Técnico-Administrativos da UFRJ há cinco anos. Recentemente, após retornar de sua licença para capacitação, ela foi aprovada para cursar o Doutorado em Administração Pública e gostaria de ter mais tempo para se dedicar aos estudos. Consultando a Lei Federal No 8.112/90, Márcia verificou que existe um afastamento destinado aos servidores públicos que estão cursando programa de pós-graduação stricto sensu no país. Márcia, então, procura o Órgão de Pessoal da Unidade onde atua na UFRJ e solicita a abertura de processo para que seja autorizado o seu afastamento. Ao receber o processo e analisar o pedido realizado por Márcia, a autoridade competente deverá:

  • A negar o pedido sem que seja necessário justifcar o motivo, pois à autoridade competente cabe o poder
  • B negar o pedido e informar que o afastamento solicitado poderá ser concedido apenas depois de decorridos quatro anos de sua aprovação em estágio probatório.
  • C negar o pedido e informar que, devido ao seu afastamento recente, Márcia não poderá obter o afastamento solicitado até que transcorram dois anos do seu afastamento para licença capacitação.
  • D autorizar o pedido e informar que o afastamento será efetivado após transcorridos três meses a serem contados a partir de seu retorno da licença capacitação, período pelo qual ela fcou afastada.
  • E autorizar o pedido, pois Márcia já concluiu o estágio probatório e a lei prevê que o afastamento para cursar doutorado é permitido após quatro anos de efetivo exercício, incluindo o período do estágio probatório.
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Considerando que, no curso da modernização do processo de compras do setor público, as licitações sustentáveis se mostram uma alternativa para o acompanhamento da evolução dos mercados, assinale a opção correta.

  • A Os preços de produtos fabricados no mercado interno podem ser praticados sem dependência com o mercado externo, de modo que o governo pode adquirir seus bens sem se preocupar com as crises ou valores de produtos no mercado exterior.
  • B No Brasil, as cooperativas são impedidas de participar de licitações em que concorrerão com empresas privadas.
  • C Para ampliação do desenvolvimento nacional sustentável, as normas de licitações públicas deixam em condições de igualdade as empresas nacionais e as estrangeiras.
  • D O Brasil carece de legislação que viabilize licitações que busquem o desenvolvimento nacional sustentável.
  • E Nas contratações destinadas à implantação de sistemas de tecnologia de informação e comunicação, a licitação poderá ser restrita a bens e serviços com tecnologia desenvolvida no Brasil.
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A governança do setor público é constituída pelos seguintes elementos:
  • A controle interno e externo.
  • B licitação e pregão eletrônico.
  • C auditoria fiscal e orçamento público.
  • D relações éticas; implementação e controle.
  • E responsabilidade em atender a sociedade; supervisão; controle e assistência social.

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Assinale a alternativa INCORRETA. Da sindicância poderá resultar:

  • A Aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias.
  • B Arquivamento do processo.
  • C Instauração de processo disciplinar.
  • D Aplicação da penalidade de demissão.

Português

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O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS

“O marido de Dona Maria da Glória (assim se chamava a flha do barão), era desembargador, homem relacionado e poderoso; mas não se pejava em mostrar diante de todo o mundo a sua admiração pelo meu javanês. Por outro lado, o barão estava contentíssimo. Ao fm de dois meses, desistira da aprendizagem e pedira-me que lhe traduzisse, um dia sim outro não, um trecho do livro encantado. Bastava entendê-lo, disse-me ele; nada se opunha que outrem o traduzisse e ele ouvisse. Assim evitava a fadiga do estudo e cumpria o encargo.

Sabes bem que até hoje nada sei de javanês, mas compus umas histórias bem tolas e impingi-as ao velhote como sendo do crônicon. Como ele ouvia aquelas bobagens!... Ficava extático, como se estivesse a ouvir palavras de um anjo. E eu crescia a seus olhos! Fez-me morar em sua casa, enchia-me de presentes, aumentava-me o ordenado. Passava, enfm, uma vida regalada.

Contribuiu muito para isso o fato de vir ele a receber uma herança de um seu parente esquecido que vivia em Portugal. O bom velho atribuiu a coisa ao meu javanês; e eu estive quase a crê-lo também.

Fui perdendo os remorsos; mas, em todo o caso, sempre tive medo de que me aparecesse pela frente alguém que soubesse o tal patuá malaio. E esse meu temor foi grande, quando o doce barão me mandou com uma carta ao Visconde de Caruru, para que me fzesse entrar na diplomacia. Fiz-lhe todas as objeções: a minha fealdade, a falta de elegância, o meu aspecto tagalo. - "Qual! retrucava ele. Vá, menino; você sabe javanês! "Fui. Mandou-me o visconde para a Secretaria dos Estrangeiros com diversas recomendações. Foi um sucesso.
O diretor chamou os chefes de seção: "Vejam só, um homem que sabe javanês - que portento!"

Os chefes da seção levaram-me aos ofciais e amanuenses e houve um destes que me olhou mais com ódio do que com inveja ou admiração. E todos diziam: "Então sabe javanês? É difícil? Não há quem o saiba aqui!"

O tal amanuense, que me olhou com ódio, acudiu então: "É verdade, mas eu sei canaque. O senhor sabe?" Disse-lhe que não e fui à presença do ministro.

A alta autoridade levantou-se, pôs as mãos às cadeiras, consertou o pince-nez no nariz e perguntou: " Então, sabe javanês?" Respondi-lhe que sim; e, à sua pergunta onde o tinha aprendido, contei-lhe a história do tal pai javanês. "Bem, disse-me o ministro o senhor não deve ir para a diplomacia; o seu físico não se presta... O bom seria um consulado na Àsia ou Oceania. Por ora, não há vaga, mas vou fazer uma reforma e o senhor entrará. De hoje em diante, porém, fca adido ao meu ministério e quero que, para o ano, parta para Bâle, onde vai representar o Brasil no congresso de Lingüística. Estude, leia o Hove-Iacque, o Max Müller, e outros!"

Imagina tu que eu até aí nada sabia de javanês, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sábios.”

Leia atentamente o texto acima, trecho extraído de um conto de autoria de Lima Barreto, publicado no início do século XX. Tendo-o em mente, analise as afirmativas subsequentes, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

() Os dois últimos parágrafos estampam o funcionamento da Administração Pública durante a primeira República.
() A carta mencionada no texto é a demonstração de força do apadrinhador,que, com sua influência, mobiliza os órgãos estatais a seu favor.
() Sob certo aspecto, a meritocracia está presente no conto estudado, assim como estava na primeira República, pois o professor de javanês somente alcançou o posto estatal por força dos conhecimentos da língua estrangeira que todos achavam que ele possuía.

  • A V, F, V
  • B F, F, F
  • C V, V, F
  • D F, V, V
  • E V, V, V

Administração Pública

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Na década de 1930, com o nascimento da República Nova, houve uma tentativa de profissionalizar a Administração Pública brasileira com a criação do Departamento de Administração do Serviço Público - DASP. Por intermedio do DASP, promoveu-se a estruturação basica do aparelho administrativo instituindo-se, por exemplo, o concurso público e as regras para admissão. Tal modelo buscou modernizar a máquina pública e ficou conhecido como

  • A modelo burocrático.
  • B modelo patrimonialista.
  • C modelo gerencial.
  • D modelo do novo serviço público.

Administração Geral

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José recebe a solicitação de seu chefe para realizar a análise das rotinas em seu setor, a fim de propor melhoria no atendimento, de modo que decide utilizar um instrumento que o auxilie nessa tarefa. É correto afirmar que ele deve

  • A elaborar um cronograma matricial que sirva de referência para a sua análise.
  • B utilizar um rotinograma matricial, a fim de evidenciar as funções de cada etapa das rotinas de trabalho.
  • C elaborar um fluxograma, a fim de descrever as etapas das rotinas.
  • D utilizar um cronograma de setores, para revelar possíveis tarefas realizadas em duplicidade.
  • E utilizar um organograma funcional, a fim de evidenciar as funções de cada etapa das rotinas de trabalho.

Administração Pública

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O Tribunal de Contas é um órgão auxiliar:

  • A do Poder Executivo
  • B do Poder Legislativo
  • C do Poder Judiciário
  • D do Ministério Público
  • E da Controladoria Geral da União

Legislação Federal

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Um importante instrumento de gestão na administração pública, com foco em resultados, é a Carta de Serviços ao Cidadão, em que o órgão ou a entidade pública deve se comprometer em observar os padrões de qualidade, eficiência e eficácia na execução de suas atividades , perante seu público-alvo e a sociedade em geral. Portanto, a Carta de Serviços é uma carta de compromisso com padrões de qualidade, visando à satisfação do cidadão. Em relação ao atendimento ao público, analise as diretrizes a seguir: I Fazer com que o cidadão receba alternativas de atendimento menos prejudiciais, especialmente em situações contingenciadas. II Garantir o fácil acesso, a disponibilidade e a visibilidade dos requisitos necessários para a prestação de um determinado serviço público. III Observar rigorosamente a ordem de chegada, dos usuários dos serviços, independente do público alvo a ser atendido. IV Utilizar informações dos cidadãos disponíveis em diversas bases de dados. Para um adequado atendimento ao público, estão corretas as diretrizes
  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.

Administração Pública

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Sobre conceitos associados à administração pública, é CORRETO afirmar que :

  • A comanda os administrados com responsabilidade constitucional e política, mas sem responsabilidade profissional pela execução.
  • B não pode ser considerada uma atividade neutra, normalmente vinculada à lei ou à norma técnica, mas, sim, atividade política e discricionária.
  • C não pratica atos de governo, pratica tão somente atos de execução, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competência do órgão e de seus agentes.
  • D tem amplo poder de decisão, mesmo fora da área de suas atribuições, e com faculdade de opção política sobre qualquer matéria objeto da apreciação
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O Estado deixou a sua posição de guardião da ordem pública e passou a atuar no campo da saúde, higiene e educação, economia, assistência e previdência social”. Como conseqüência:

  • A Diminuiu a máquina estatal, pela extinção de pessoas jurídicas públicas e, paralelamente, aumentou o quadro de funcionários para suprira aludida redução.
  • B Cresceu a máquina estatal, pela criação de novas pessoas jurídicas públicas, quer as de capacidade específica para execução de serviços públicos (autarquias) e, paralelamente, aumentou quadro de funcionário para o atendimento das novas tarefas assumidas pelo Estado.
  • C Cresceu a máquina estatal, pela criação de novas pessoas jurídicas públicas, quer as de capacidade específica para execução de serviços públicos (autarquias) todavia, não se mostrou necessário o aumento do quadro de funcionário para o atendimento das novas tarefas assumidas pelo Estado.
  • D Diminuiu a máquina estatal, pela extinção de pessoas jurídicas públicas e, consequentemente, diminuiu quadro de funcionários para suprir a aludida redução.

Direito Administrativo

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Analisar os itens abaixo:

I - Na relação entre a Administração Direta e a Indireta, a segunda é subordinada à primeira.

II - Como a desconcentração administrativa ocorre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica, há uma relação de vinculação (não de subordinação) entre os órgãos dela resultantes.

III - Pela descentralização, rompe-se uma unidade personalizada, e não há vínculo hierárquico entre a Administração Central e a pessoa estatal descentralizada. Assim, a segunda não é subordinada à primeira.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item II.
  • B Somente o item III.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
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A entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes. Tal conceito encerra a definição de:

  • A Paraestatal.
  • B Empresa Pública.
  • C Fundação Pública.
  • D Autarquia.
  • E Sociedade Simples.

Administração Pública

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Ainda acerca da fase externa do Pregão, assinala e alternativa que NÃO é correta:

  • A Aberta a sessão, os interessados ou seus representantes apresentarão declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação e entregarão os envelopes contendo a indicação do objeto e do preço oferecidos, procedendo-se à sua imediata abertura e à verificação da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório.
  • B Para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital.
  • C Examinada a proposta classificada em primeiro lugar quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade.
  • D Encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital.
  • E No curso da sessão, os licitantes não poderão efetuar lances.

Administração Financeira e Orçamentária

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Sobre as receitas e as despesas públicas aponte a afirmativa correta:
  • A Aquisição de ônibus novos para EPT deve ser classificada como despesa corrente.
  • B Quanto à categoria econômica, são classificadas em corrente e capital.
  • C As receitas provenientes da cobrança de tarifas por serviços delegados ou concedidos devem ser classificadas como taxas ou tributos.
  • D As despesas com pessoal da EPT não devem ser consolidadas na Lei Orçamentária Anual da Prefeitura.

Gestão de Pessoas

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Quando se pensa em políticas de compensação, pensa-se na administração de salários praticada pela organização. Um dos pontos fundamentais dessa administração é a manutenção de uma estrutura salarial equilibrada.
A manutenção do equilíbrio externo se dá por meio de

  • A pesquisa de satisfação dos funcionários da organização.
  • B avaliação de desempenho.
  • C confronto entre o que o funcionário faz e o que deveria fazer.
  • D pesquisa de salários praticados pelo mercado.
  • E identificação das atividades dos funcionários confrontadas com as atividades dos funcionários da concorrência.
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A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. A Gestão de Pessoas refere-se às políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas. Essas políticas podem ser resumidas em seis processos básicos, processos esses que dentro de uma organização constituem um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, conhecidos como processos de

  • A agregar pessoas; aplicar pessoas; demitir pessoas; recompensar pessoas; monitorar pessoas; desen- volver pessoas.
  • B admitir pessoas; agregar pessoas; demitir pessoas; aplicar pessoas; recompensar pessoas; manter pessoas.
  • C agregar pessoas; aplicar pessoas; recompensar pessoas; desenvolver pessoas; manter pessoas; monitorar pessoas.
  • D admitir pessoas; aplicar pessoas; recompensar pessoas; desenvolver pessoas; manter pessoas; monitorar pessoas.
  • E agregar pessoas; aplicar pessoas; demitir pessoas; monitorar pessoas; manter pessoas; recompensar pessoas.

Administração Geral

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O fenômeno social que ocorre entre grupos sociais, caracterizado pela influência interpessoal exercida em uma determinada situação e dirigida através do processo de comunicação, com vistas à obtenção de determinado objetivo ou propósito, refere-se ao conceito de:

  • A autoridade
  • B necessidade
  • C liderança
  • D hierarquia
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O líder que adota a Teoria da Fixação de Metas proporciona recursos importantes para melhorar a motivação e o desempenho dos funcionários. Sobre o assunto é correto afirmar:

  • A O grau de dificuldade e a especificidade da meta são itens estruturais da teoria.
  • B A administração por objetivos (APO) é uma maneira eficaz de reduzir a burocracia associada à fixação de metas entre o subordinado e o superior hierárquico.
  • C O desempenho do funcionário aumentará na mesma proporção da sua motivação.
  • D As melhores metas têm uma expectativa de desempenho que a quase totalidade dos funcionários não consegue atingir.
  • E Segundo a teoria da fixação de metas, a maioria das metas advém de decisões impensadas.
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O conhecimento prévio da cultura organizacional, pelo interessado na participação de Concurso Público, para ingresso em instituição financeira, é fator importante para

  • A compatibilizar seus interesses financeiros pessoais com a sua remuneração futura.
  • B acumular experiência com vistas à busca de outra colocação no mercado de trabalho.
  • C preparar o movimento de formação de grupos internos para reformulação dos princípios vigentes.
  • D permitir reflexão sobre a decisão de trabalhar em setor e empresa compatíveis com suas aptidões e valores pessoais.
  • E possibilitar a realização imediata de suas expectativas sobre trabalho, colegas e superiores hierárquicos.
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Sobre o assédio moral no trabalho pode-se afirmar que:

  • A são agressões isoladas que, quando denunciadas, causam danos morais.
  • B é uma conduta abusiva manifestando-se por comportamentos, palavras, atos ou gestos repetidos de forma sistemática que possam trazer danoà personalidade, àdignidadeouà integridade de uma pessoa.
  • C os danos sofridos pela vítima não estão relacionados a perdas de caráter material e moral, nao havendo direito a indenizaçao.
  • D não é necessário que haja uma relação de trabalho entre assediador e assediado, nem mesmo que o fato repetitivo causador de constrangimento se dê no ambiente de trabalho.
  • E é geralmente descrito como uma violência física repetitiva, praticada por empregados e que atinge a saúde mental dos trabalhadores, causando danos irreversíveis.
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A atribuição de autoridade e responsabilidade diretas a um subordinado para que ele realize tarefas pelas quais o gestor normalmente é responsável denomina-se

  • A delegação de autoridade.
  • B autoridade de staff.
  • C cadeia de comando.
  • D autoridade de linha.
  • E unidade de comando.

Gestão de Pessoas

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A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode
servir de estímulo para profissionalizar a gestão de pessoas
(...). Desde 2010, a formação de pessoal qualificado tornou-se
a principal preocupação de um empresário dono de uma rede
de hotéis. Até 2014, esse empresário deve investir pouco mais
de 1 milhão de reais para treinar o pessoal necessário para
manter seus planos de expansão. O dinheiro será usado num
programa de treinamento interno de funcionários que
ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção.
“Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes”, diz
o empresário. “Esses funcionários terão aulas de finanças e
marketing, entre outras disciplinas”. Esse empresário está
recorrendo às próprias fileiras devido à dificuldade em
encontrar gente preparada (...). “Em alguns casos levei três
meses para encontrar o profissional que eu procurava (...).
Não posso correr o risco de parar de crescer por falta de
gente”, disse ele.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)


São resultados que um programa de treinamento deve proporcionar a nível dos recursos humanos:

  • A Redução da rotatividade e do absenteísmo, aumento da eficiência do funcionário e mudança de atitudes e de comportamento do funcionário.
  • B Melhoria da qualidade dos produtos e serviços, aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional e melhoria da imagem da empresa.
47
Conforme Chiavenato, conflitos são interferências deliberadas que, de forma ativa ou passiva, buscam impedir que outrem alcance seus objetivos nas organizações. São causas comuns de conflito nas organizações, EXCETO:
  • A Um grupo A e um B compartilham recursos escassos.
  • B As metas de um grupo A são concorrentes com as metas de um grupo B.
  • C Os objetivos de um grupo A tornam-se incongruentes com os objetivos de um grupo B.
  • D Os papéis ou atribuições de um grupo A são ambíguos em relação aos propósitos organizacionais.
  • E O desempenho de um grupo A prescinde do desempenho de um grupo B e um deles não alcança as metas.
48

Cada organização tem funcionários contratados que são supervisionados pela gestão de pessoas. Esta função administrativa agrega atividades que podem ser descritas como:

  • A designar que atividades os funcionários contratados pela organização irão realizar, além de orientar e acompanhar seu desempenho, conforme o cargo e as atribuições de suas funções.
  • B determinar que bens e serviços devem ser produzidos pelos departamentos, como esses departamentos serão agrupados e que recursos neles serão alocados.
  • C determinar os objetivos e estratégias da organização e avaliar se as metas estabelecidas foram efetivamente alcançadas pela força de trabalho contratada.
  • D coordenar atividades que permitam à organização atuar no mercado e atender aos clientes conforme os padrões de qualidade preestabelecidos.
  • E planejar, implementar e controlar os diversos processos técnicos envolvidos na produção e distribuição dos bens e serviços realizados pela organização.

Administração Geral

49

O gerente de uma equipe de oito pessoas é conhecido por ser centralizador e decidir sozinho sobre o trabalho a ser feito, raramente consultando os membros da equipe, mesmo os mais experientes. Ele alega que “o trabalho é complexo e se houver alguma falha quero ser o único responsável, poupando a equipe”. O estilo de liderança do gerente é:

  • A consultivo;
  • B democrático;
  • C liberal;
  • D assertivo;
  • E autocrático.
50

Uma empresa do setor elétrico foi constituída por seu sócio-fundador em 1954 que, no ano passado, se retirou da empresa e deixou como seu substituto o neto, que é formado em Administração de Empresas. Porém, antes de se retirar da organização, solicitou a um consultor que fizesse um levantamento das características de sua empresa.

Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:

  • A a estratégia competitiva da empresa está formulada a partir da análise da indústria em que está operando, representada pela dimensão estrutural do setor — tecnologia e instituições regulatórias.
  • B a empresa opera em mercados já amadurecidos, com baixa taxa de expansão e consequente pequena demanda por novos investimentos, o que facilita a sua gestão.
  • C o mercado tem muitos concorrentes nacionais e estrangeiros, sendo um negócio que, embora com baixa lucratividade, tem um mercado bem definido e fiel à empresa.
  • D o fluxo de caixa da empresa é positivo, em função da carteira de clientes a qual é bastante grande, já que a empresa atua tanto no mercado de varejo quanto no atacado.
  • E os empregados apresentam baixa iniciativa e pequena capacidade de realização por autodeterminação, sendo a responsabilidade das decisões e da resolução de problemas transferida aos líderes

Gestão de Pessoas

51

A diversidade no ambiente de trabalho é um aspecto típico do contexto globalizado, dinâmico e competitivo de hoje.

Com relação aos benefícios da diversidade para a organização, analise as afirmativas a seguir.

I. Menor probabilidade de obter soluções originais, criativas e inovadores, tanto técnica quanto administrativamente.
II. Criação de uma imagem de postura ética e lutar contra preconceitos e discriminações internas e externas.
III. Possibilidade de fomentar um clima de trabalho capaz de estimular o crescimento pessoal dos funcionários (de forma que se sintam dignos e contribuintes da sociedade).

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
52

A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode
servir de estímulo para profissionalizar a gestão de pessoas
(...). Desde 2010, a formação de pessoal qualificado tornou-se
a principal preocupação de um empresário dono de uma rede
de hotéis. Até 2014, esse empresário deve investir pouco mais
de 1 milhão de reais para treinar o pessoal necessário para
manter seus planos de expansão. O dinheiro será usado num
programa de treinamento interno de funcionários que
ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção.
“Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes”, diz
o empresário. “Esses funcionários terão aulas de finanças e
marketing, entre outras disciplinas”. Esse empresário está
recorrendo às próprias fileiras devido à dificuldade em
encontrar gente preparada (...). “Em alguns casos levei três
meses para encontrar o profissional que eu procurava (...).
Não posso correr o risco de parar de crescer por falta de
gente”, disse ele.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)


O treinamento possibilita mudanças no comportamento dos funcionários. Em relação ao texto, o treinamento propiciará qual mudança no comportamento dos funcionários da rede de hotéis?

  • A Desenvolvimento de habilidades.
  • B Desenvolvimento de conceitos.
53

Roberto Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas em
Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de
Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em
busca de salários maiores na concorrência. Cada vez que um
deles saía, era preciso recrutar e treinar do zero novos
profissionais. Padilha começou a reagir para evitar que a falta
de gente interrompesse a trajetória de crescimento da
empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliação da
produtividade de cada funcionário e a usou como base para
esboçar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos
pintores, ele criou três níveis hierárquicos, concedendo
aumentos de até 25% aos mais produtivos.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)


Considerando a empresa como um sistema aberto, é correto afirmar que a seleção e o treinamento constituem-se em

  • A entradas no sistema.
  • B processamentos do sistema.

Administração Geral

54

É relativamente recente o uso de motivação positiva no trabalho, já que antigamente se utilizava mais a punição do que a recompensa para o incentivo de comportamentos e do desempenho esperado das pessoas. Acerca desse tema, é correto afirmar que se refere à motivação

  • A negativa a remuneração flexível.
  • B positiva a remuneração por competência.
  • C negativa a bonificação anual.
  • D negativa a remuneração variável.
  • E positiva a remuneração fixa.
55

As organizações são sistemas de recursos dirigidos ao alcance de objetivos, e uma das melhores formas de avaliar seu desempenho é através de critérios como eficiência e eficácia.

Em relação a esses critérios, é corretor afirmar que eficiência está relacionada

  • A à capacidade de resolver problemas; e eficácia, ao alcance de objetivos e resultados.
  • B à capacidade de resolver problemas; e eficácia, à realização das tarefas com o melhor aproveitamento de recursos.
  • C à forma como se realiza a tarefa; e eficácia, à realização das tarefas com o melhor aproveitamento de recursos.
  • D à forma como se realiza a tarefa; e eficácia, ao alcance de objetivos e resultados.
56

A liderança é um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é definida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Dentre os estilos de liderança, um deles se preocupa com a execução da tarefa e com os seus resultados. Marque a alternativa CORRETA que represente este estilo:

  • A Laissez-faire.
  • B Job centered.
  • C Employee-centered.
  • D Follow-up.
  • E Top-down.

Gestão de Pessoas

57

Instrumento gerencial que possibilita conhecer, por meio da coleta e da tabulação estatística de dados, as práticas e os valores salariais médios praticados em um determinado mercado. Trata-se

  • A do método de ponderação estatística.
  • B da pesquisa de salários.
  • C do método de consenso.
  • D da tabela de avaliação de cargos.
  • E da metodologia da pesquisa.

Administração Geral

58

Uma das mais populares teorias sobre motivação afirma que o comportamento do indivíduo no trabalho é influenciado por fatores higiênicos e motivacionais. Assinale a alternativa que, corretamente, menciona um fator motivacional.

  • A Salário.
  • B Condições de trabalho.
  • C Políticas da empresa.
  • D Relações interpessoais.
  • E Oportunidade de crescimento.
59

O grau de liberdade que o ocupante de um cargo tem para programar as suas atividades, selecionar os equipamentos que deverá utilizar e escolher os métodos que deverá seguir está relacionado com:

  • A significado das tarefas
  • B variedade de habilidades
  • C identidade
  • D autonomia

Administração de Recursos Materiais

60

O processo de compra de materiais ou insumos deve seguir procedimentos internos estabelecidos e compreende três fases.

Assinale a alternativa que apresenta essas três fases.

  • A Cadastro de fornecedores / Solicitação do departamento / Expedição de materiais ou insumos.
  • B Pesquisa de preço / Validação notarial de solicitação de compra / Registro de requisição.
  • C Requisição das seções interessadas / Concorrência entre os fornecedores / Pedido de fornecimento.
  • D Pesquisa de fornecedores / Levantamento das certidões negativas / Consulta do registro no cadastro nacional da Receita Federal.
61

Uma forma de melhorar o fluxo de caixa é aumentar o
giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos
dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores deverão tentar
receber em prazos menores e os grandes clientes farão de
tudo para conseguir prazos maiores (...) A produção ao longo
do ano deve ser programada de forma a acompanhar a
demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade.
Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma
logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão
de seus estoques, na produção propriamente dita e no
pronto-atendimento aos clientes.
(Receitas para o ano novo. Revista PME Exame. Dezembro/2011,
adaptado
)


Analise o seguinte trecho do texto apresentado “[...] as empresas precisam atuar de forma logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão de seus estoques, na produção propriamente dita e no pronto-atendimento aos clientes.” O trecho refere-se a

  • A gestão da cadeia produtiva.
  • B gestão da cadeia de suprimentos.
62

Na classificação de material é necessária uma divisão que norteie os vários tipos de classificação. No caso da classificação por mercado fornecedor a principal vantagem é:

  • A demonstrar os materiais vitais para a empresa.
  • B auxiliar a elaboração dos programas de importação.
  • C identficar materiais sujeitos à perda por perecimento.
  • D indicar os materiais de grande investimento no estoque.
  • E determinar a incompatbilidade com outros materiais, facilitando armazenamento e movimentação.
63

Um material inservível é classificado como _____________ quando, embora em perfeitas condições de uso, não estiver sendo aproveitado, e como _____________ quando não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação.

A Alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas é:

  • A ocioso / antieconômico
  • B ocioso / recuperável
  • C antieconômico / irrecuperável
  • D recuperável / antieconômico
  • E ocioso / irrecuperável
64

O ciclo de compras inicia-se com a recepção e análise das solicitações de compra dos diversos requisitantes – indivíduos ou setores – da organização. Para o desenvolvimento adequado dessa fase do ciclo de compras, são indispensáveis informações acerca de:

  • A especificação dos materiais a serem comprados;
  • B disponibilidade de estoques internos;
  • C determinação do preço certo;
  • D confiabilidade dos fornecedores;
  • E demanda do mercado.
65

Considere a quantidade de vezes, em determinado período, que o estoque médio que a empresa mantém é vendido. É a relação entre o consumo anual e o estoque médio do produto.

Essa descrição refere-se à(ao):

  • A estoque permanente.
  • B giro de estoque.
  • C curva de Pareto.
  • D estoque médio.
66

Os recursos públicos podem ser obtidos por diversos meios, tais como: arrecadação de impostos, aluguéis de terrenos públicos, empréstimos, entre outros. Esses recursos são necessários para que o governo possa atuar em diversas situações. Assinale a alternativa em que todos os exemplos apresentados correspondem a alocações obrigatórias de recursos públicos.

  • A Gastos com saúde e com educação.
  • B Gastos com aumento real da remuneração de todos os servidores públicos e com educação.
  • C Gastos com a compra de computadores novos e com a concessão de empréstimos a nações pobres.
  • D Gastos com saúde e com compra de prédios e veículos novos.
  • E Gastos com o aumento real da remuneração de todos os servidores públicos e com a compra de computadores novos.
67

Com relação a estoques, assinale a alternativa correta.

  • A Ponto de ressuprimento é o nível máximo de estoque de determinada mercadoria.
  • B Estoque máximo é uma quantidade de estoque que, quando atingida, deverá provocar um novo pedido de compra.
  • C O ponto de pedido de reposição é a soma do estoque mínimo com o lote de compra.
  • D Lead time refere-se ao não-atendimento a solicitações de material, ou seja, está relacionado à falta de estoque.
  • E Estoque de segurança é a quantidade de material destinada a evitar ruptura de estoque, ocasionada por dilatação de tempo de ressuprimento ou aumento de demanda em relação ao previsto.

Direito Administrativo

68
Antônio Pedro necessita classificar os bens pertencentes ao patrimônio público de um Município, mas está com dúvida de como seria a classificação do prédio onde funciona a sede de sua secretaria. Considerando a situação hipotética, segundo o critério jurídico, o prédio onde funciona a secretaria seria classificado como bem imóvel de uso  
  • A público.
  • B comum.
  • C privativo.
  • D dominial.
  • E especial.

Administração de Recursos Materiais

69

Uma forma de melhorar o fluxo de caixa é aumentar o
giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos
dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores deverão tentar
receber em prazos menores e os grandes clientes farão de
tudo para conseguir prazos maiores (...) A produção ao longo
do ano deve ser programada de forma a acompanhar a
demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade.
Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma
logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão
de seus estoques, na produção propriamente dita e no
pronto-atendimento aos clientes.
(Receitas para o ano novo. Revista PME Exame. Dezembro/2011,
adaptado
)


Assinale a alternativa que apresenta duas atividades que compõem a gestão da cadeia de suprimentos.

  • A A gestão de compras e suprimentos e a gestão da distribuição física.
  • B A gestão da cadeia produtiva e a gestão do espaço físico.
70

A estratégia de aquisição de recursos materiais que consiste em comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final é denominada:

  • A centralização
  • B horizontalização
  • C verticalização
  • D descentralização
71

O produto em estoque, como matéria-prima, produto em processo ou produto acabado, é considerado nas organizações, um recurso:

  • A patrimonial
  • B material
  • C capital
  • D tecnológico
72

A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semiacabados, tratando-se de armazenagem racional deve ser obedecidas algumas exigências. Relacione as colunas:


1 - Quantidade

2 - Qualidade

3 - Oportunidade

4 – Preço


( ) mais económico possível dentro dos parâmetros .

( ) suficiente para a produção planejada.

( ) disponibilidade no local e momento desejado.

( ) recomendada ou pré-definida como conveniente no momento da sua utilização.


Assinale a sequência CORRETA:

  • A 3-1-4-2.
  • B 4-1-3-2.
  • C 2-4-1-3.
  • D Nenhuma das alternativas.
73

A gestão de compras é uma atividade importante para contribuir com o aumento de competitividade da empresa, já que tem funções específicas relacionadas a seus resultados financeiros e operacionais.

Cabe ao administrador de compras, dentre outras funções, planejar

  • A o esforço de vendas da empresa para que a quantidade comprada por sua área seja totalmente utilizada, sem desperdícios.
  • B a quantidade de produtos que serão produzidos e comercializados pela empresa, em função das compras realizadas pelo seu setor.
  • C os modais que serão utilizados na entrega das mercadorias adquiridas, que serão os mesmos utilizados para a distribuição de seus produtos.
  • D as aquisições, de forma a realizá-las no tempo correto e na quantidade certa, e verificar se recebeu, efetivamente, o que foi adquirido.
  • E as características do produto a ser adquirido e a estrutura de preços que a empresa deverá praticar no mercado, em função de seu contato direto com os fornecedores.
74

Em relação ao uso e à conservação de equipamentos de escritório, assinale a alternativa correta.

  • A Os gastos com a manutenção preventiva de equipamentos podem evitar diversos gastos relativos à sua manutenção corretiva.
  • B Todos os equipamentos de trabalho devem permanecer sempre ligados, independentemente de estarem ou não em uso pelos trabalhadores, já que, em algum momento, será necessário utilizá-los.
  • C A economia de energia, no ambiente de trabalho, só é necessária para as empresas que passam por alguma crise financeira, caso contrário, essa não será uma preocupação da organização.
  • D A conservação de equipamentos de escritório não é capaz de prevenir a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.
  • E A capacitação dos funcionários para a utilização de determinado equipamento da empresa pode gerar um gasto elevado para a organização, portanto, deve ser sempre evitado.
75

A Administração de Materiais pode ser definida, em sentido amplo, como a coordenação das atividades de aquisição e distribuição de materiais.
Com relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Um dos objetivos da Administração de Materiais é determinar quando e quanto adquirir para repor o estoque.

( ) Estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes.

( ) Uma das razões para a existência dos estoques é a segurança contra os riscos de produção do mercado fornecedor.

( ) A definição do estoque de segurança é um procedimento que evita o desabastecimento.

( ) O inventário físico é uma contagem periódica dos materiais existentes, a fim de comparar a quantidade existente no registro do estoque e a quantidade real existente nas prateleiras.

Assinale a opção que contém a sequência CORRETA.

  • A V, V, V, V e V.
  • B V, F, V, F e V.
  • C F, V, F, F e F.
  • D F, F, F, V e V.
76

A Wall-Mart queria um equilíbrio: nem estoques elevados que acarretam custos financeiros e de estocagem, nem estoques insuficientes que provocam queda de vendas e reclamações dos clientes. Para tanto, entrou em contato com a Procter & Gamble para cuidar de seus estoques de fraldas descartáveis Pampers. Como a P&G conhece melhor a movimentação de fraldas e possui informações sobre padrões de consumo e reposição de varejistas em todo o país, a Wall-Mart pediu que a própria P&G assumisse toda a função de reposição de estoques. Com isso, o processo ultrapassou suas fronteiras organizacionais que se tornaram interfaces interempresas. E introduziu-se o reabastecimento contínuo entre fabricante e varejista. A gestão de estoques foi tão otimizada que as fraldas passam do centro de distribuição para as lojas e delas para o consumidor antes que a Wall-Mart tenha de pagá-Ias à P&G, o que é feito com o dinheiro já recebido do consumidor. Os custos de manutenção de estoques de fraldas foram eliminados e os estoques são geridos com mais eficácia pelo fornecedor, melhor qualificado para tanto. A Wall-Mart trabalha com menos estoque, menor necessidade de capital de giro e espaço liberado no centro de distribuição. A necessidade de capital de giro representa:

  • A a diferença entre o montante de recursos aplicados menos o total dos recursos que a empresa consegue para financiar o capital de giro.
  • B a diferença entre o financiamento aos clientes (nas vendas a prazo) menos o total dos recursos para manter estoques.
  • C a diferença entre o montante de recursos para manter os estoques (e financiar a continuidade das operações da empresa) menos o total dos recursos para pagamento aos fornecedores.
  • D a diferença entre o montante de recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda) menos o total do montante para pagamento de impostos.
  • E a diferença entre o montante de recursos aplicados para manutenção de segurança dos estoques menos o total dos gastos com salários e despesas operacionais.
77

A área de operações precisa de previsões a fim de planejar níveis de produção, aquisições de materiais e serviços, programação da mão de obra e da produção, estoques e capacidade a longo prazo. Um processo adequado de previsão de demanda gera

  • A melhor planejamento orçamentário e de capital, com maior variação entre o custo previsto e o realizado.
  • B alocação dos recursos físicos nos processos operacionais de maneira aleatória, devido à confiabilidade possibilitada pela previsão da demanda.
  • C aumento de custos operacionais através da ausência de planejamento, decorrente do uso eficiente da informação de previsão.
  • D atendimento aos requisitos de nível de serviço aos clientes, garantindo a competitividade dos produtos e serviços da empresa no mercado.
  • E integração e comunicação ineficientes entre as áreas funcionais da empresa (marketing, finanças, vendas e logística) devido a uma maior credibilidade da previsão.

Arquivologia

78
De acordo com o Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, são conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos e entidades públicas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. 
  • A Arquivos Privados.
  • B Arquivos Públicos.
  • C Arquivos Correntes.
  • D Arquivos Permanentes.
  • E Arquivos Intermediários.
79

O arquivista italiano Eugenio Casanova (1867-1951) define arquivos como “a acumulação ordenada de documentos criados por uma instituição ou pessoa no curso de sua atividade e preservados para a consecução de seus objetivos políticos, legais e culturais, pela referida instituição ou pessoa”.

(Eugenio Casanova. Archivistica, Siena, 1928, p. 9.)

Acerca dos conceitos básicos de arquivo, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Segundo suas entidades criadoras, os arquivos classificam-se em públicos e privados.
  • B De acordo com a teoria das 3 idades, os arquivos podem ser correntes, intermediários e permanentes ou históricos.
  • C São atribuições de um profissional de arquivos: habilidade em lidar com o público, dom da oratória, habilidade de análise e crítica, poder de síntese e espírito metódico.
  • D Classifica-se como arranjo, o processo que, na organização de arquivos permanentes, consiste na ordenação estrutural ou funcional dos documentos em fundos e dos itens documentais dentro das séries.
  • E Documentos como listas de nascimento e óbitos, relatórios de Secretário de Governo, leis e decretos do Governo Federal e atas de Câmaras e Assembleias Legislativas, que estejam sob a guarda de um arquivo permanente, são de acervo público.
80

Um setor de arquivo precisa organizar os documentos das seguintes pessoas: 1) Luiz Fernando Duarte Monte Claro; 2) João Marcus Villa-Lobos; 3) Carlos Eduardo Santo Amaro; 4) Lucia Maria de Almeida; 5) Arlindo Moreira Filho. Considerando-se que são respeitadas, rigorosamente, as regras de alfabetação, como ficam organizados tais documentos?

  • A 5,4,3,1,2
  • B 5,3,2,4,1
  • C 5,3,2,1,4
  • D 4,3,1,5,2
  • E 4,1,5,3,2
81

Texto Introdutório para resolução da questão.


A gestão de documentos caracteriza-se pela administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos.
Diariamente milhares de documentos são produzidos e protocolados veiculando informações de grande valor e, após a consecução dos respectivos processos que lhes deram causa, permanecem arquivados e estão disponíveis para recuperação das informações e preservação da memória institucional.
A guarda de documentos é uma das funções em que a tecnologia da informação vem atuando com eficiência, no sentido de resolver uma questão crucial no mundo moderno: o espaço físico para armazenar, organizar e gerenciar dados e informações.


O termo arquivo pode ser explicitado como a coleção de documentos produzidos e recebidos por entidades públicas ou privadas, ou ainda por indivíduos, no decorrer de suas atividades e conservados por si ou por quem lhes faça a vez, para eventual necessidade futura. O arquivo onde se encontram documentos cujo uso deixou de ser freqüente, e que necessitam ser conservados por causa de seu valor histórico, que servem de comprovação de como os fatos evoluíram, disponíveis para consulta, é conhecido por:
  • A arquivo setorial.
  • B arquivo obsoleto.
  • C arquivo corrente.
  • D arquivo intermediário.
  • E arquivo permanente.
82

Aponte o órgão subordinado ao Ministério da Justiça que guarda, preserva, dá acesso e divulga documentos públicos, em sua maior parte, produzidos pelo Poder Executivo Federal, bem como pelos Poderes Legislativo e Judiciário, e documentos privados, de pessoas físicas e jurídicas.

  • A Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
  • B Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).
  • C Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA).
  • D Arquivo Nacional (AN).
  • E Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).
83

A consulta aos documentos de um arquivo, que pode ser negada em função de cláusulas legais restritivas, é denominada arquivísticamente como

  • A sigilo.
  • B acesso.
  • C secreto.
  • D classificação.
84

Quais os dois primeiros passos mais importantes para a classifcação dos documentos de arquivo?

  • A Classifcar primeiro por mensagens e em segundo por textos.
  • B Classifcar primeiro por ofícios e em segundo por cartas.
  • C Classifcar primeiro por gênero e em segundo por espécie
  • D Classifcar primeiro por relatórios e em segundo por espécie
  • E Classifcar primeiro as datas e em segundo os setores.
85

Os documentos devem ser guardados dentro de pastas ou caixas. O arquivamento por nomes segue 13 regras, chamadas alfabetação. Seguindo essas regras, como os nomes Rogério Castelo Azul, Camilo São Bernardo, Ronaldo de Alencar, Juan Lopez Diaz, Ornar Saad serão arquivados?

  • A Castelo Azul, Rogério; Bernardo, Camilo São; Alencar, Ronaldo de; Diaz, Juan Lopez; OmarSaad.
  • B Castelo Azul, Rogério; Bernardo, Camilo São; Alencar, Ronaldo de; Lopez Diaz, Juan; Saad, Ornar.
  • C Castelo Azul, Rogério; São Bernardo, Camilo; Alencar, Ronaldo de; Lopez Diaz, Juan; Ornar Saad.
  • D Castelo Azul, Rogério; São Bernardo, Camilo; Alencar, Ronaldo de; Juan Lopez Diaz; Ornar Saad.
  • E Azul, Rogério Castelo; Bernardo, Camilo São; Alencar, Ronaldo de; Diaz, Juan Lopez; Saad, Ornar.
86

Entende-se por trâmite

  • A a sequência de ações prescritas para o andamento de documentos administrativos, até seu julgamento ou solução.
  • B o serviço encarregado de receber, registrar e distribuir documentos no âmbito de uma instituição.
  • C o conjunto de documentos produzidos ou recebidos ao longo das atividades de uma instituição pública ou privada.
  • D a ação pela qual um documento, depois de autuado no protocolo, passa a constituir processo.
  • E o processo pelo qual se confere autenticidade a um documento, qualquer que seja sua origem.
87

Os dados ou informações referentes a assuntos diplomáticos e de inteligência, cujo conhecimento não autorizado possa acarretar dano grave à segurança da sociedade e do Estado é classificado como:

  • A reservado.
  • B ultraconfidencial.
  • C confidencial.
  • D ultrassecreto.
  • E secreto.
88

Qual nome é dado ao arquivo que possui “em seu conjunto, documentos que são consultados de modo frequente”?

  • A Fixo
  • B Volátil
  • C Corrente
  • D Constante
  • E Intermediário
89

Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é registrada?

  • A Gráfico
  • B Suporte
  • C Mecânico
  • D Sintomático
  • E Dados e informações
90
Antes de se guardar os documentos nas pastas, dossiês e móveis correspondentes, os funcionários do arquivo devem obedecer a uma sequência de etapas. As seguintes afirmativas descrevem corretamente algumas dessas etapas, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.
  • A Conferência: consiste na verificação de cada documento quanto ao seu destino, pois este pode chegar ao arquivo por diversos motivos: para arquivamento, para solicitar informação; para verificar a existência de antecedentes, ser anexado a outro etc.; em obediência a uma rotina.
  • B Leitura: cada documento deve ser lido cuidadosamente a fim de verificar o seu conteúdo e sob que classificação deverá ser arquivado.
  • C Seleção: selecionar o material que será realmente arquivado (cópias, comunicados passageiros), daquele que poderá ser descartado imediatamente (originais, processos, documentos oficiais).
  • D Datar: marcar a data de entrada do documento no arquivo.
  • E Registro: registrar diariamente, em um livro (ou outro sistema) os documentos que darão entrada no arquivo ou no expediente. Colocar a data de entrada, origem, nº do documento/ano, espécie documental, assunto, local de arquivo (classificação), observações.
91

Em relação ao tema Arquivologia, analise as assertivas abaixo.

I. O conceito de arquivo consiste no conjunto de documentos produzidos e recebidos no exercício das atividades “oficiais” (relativas à realização da missão da entidade ou pessoa que acumula o arquivo), de apenas um determinado produtor.

II. A característica de unicidade dos documentos de arquivo provém do fato de que cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence e no universo documental. Cópias de um registro podem existir em um mesmo grupo ou em outros grupos, mas cada cópia é única em seu lugar, porque o complexo das suas relações com outros registros é sempre único, e um registro consiste em um documento e suas relações com seu contexto administrativo e documental: uma duplicata de um registro só existe quando ambos os elementos são perfeitamente idênticos, isto é, quando múltiplas cópias são incluídas em um mesmo lugar, dentro de um mesmo grupo.

III. Cada arquivo possui, por assim dizer, personalidade própria, individualidade peculiar, com a qual, familiarizar-se o arquivista antes de proceder à sua ordenação, não constitui requisito.

IV. Não obstante forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

É correto o que se afirma em:

  • A I e III, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I, II e IV, apenas
  • D IV, apenas.
  • E I, II, III e IV
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Sobre os documentos arquivísticos num ambiente digital, considere as afirmativas a seguir. I. O website do CRA-AC pode ser considerado um documento arquivístico desde que tenha sido produzido no curso de uma atividade, ou seja, de um processo de trabalho, como instrumento ou resultado de tal atividade, e retido para ação ou referência. Portanto, dessa forma, deve ser contemplado pelo programa de gestão arquivística da instituição. II. Um e-mail convocando para uma reunião da Comissão Permanente de Tomada de Contas, órgão técnico do CRA-AC, pode ser considerado um documento arquivístico desde que tenha sido elaborado ou recebido no curso de uma atividade, ou seja, de um processo de trabalho e retido para referência. III. Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) idôneo e confiável oferece um alto grau de presunção de autenticidade dos documentos. Porém, o uso da assinatura digital é recomendável nos casos em que é obrigatório garantir a autoria e/ou a integridade de um documento transmitido entre sistemas ou entre usuários e sistemas. Por exemplo, ao ser transmitida de um sistema de gestão de pessoas para o sistema de uma instituição financeira (como um banco), uma autorização de pagamento precisa de assinatura digital para garantir sua autenticidade. Pode-se afirmar que:

  • A somente I está correta.
  • B somente II está correta.
  • C somente III está correta.
  • D há apenas duas afirmativas corretas.
  • E todas estão corretas.
93
O papel envelhece, torna-se amarelado, feltroso ou quebradiço de acordo com os agentes agressores a que esteve sujeito. Marque a opção que apresenta somente agentes que podem destruir o papel. 
  • A Acidentes, produtos químicos, pH 7,0 e poluição do ar.
  • B Poluição do ar, lignina, acidentes, acondicionamento e manuseio.
  • C Reserva alcalina de 2%, acidentes, acondicionamento e manuseio.
  • D Clima tropical, poluição do ar, químicas nocivas, acondicionamento e manuseio.
  • E Clima tropical, comprimento e a resistência das fibras do papel, químicas nocivas.
94

As atividades de protocolo são realizadas

  • A nas fases corrente, intermediária e permanente.
  • B somente na fase corrente.
  • C somente nas fases corrente e intermediária.
  • D somente nas fases corrente e permanente.
  • E somente na fase permanente.
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De acordo com a doutrina sobre o tema Gestão de Documentos, o Protocolo Geral de uma Agência deve executar as seguintes rotinas:

I. verificar se o destinatário ou a unidade pertencem ou não à Agência; em caso negativo, devolverá a correspondência ao remetente, apondo carimbo apropriado e identificando o motivo da devolução.

II. registrar, utilizando carimbo próprio, no canto inferior direito do original e da cópia do interessado, quando houver, a data, hora e assinatura do recebedor.

III. separar a correspondência institucional da particular.

IV. distribuir a correspondência pública diretamente, e a correspondência particular mediatamente ao destinatário.

V. registrar em sistema e encaminhar a correspondência institucional ao Processamento Técnico.

É correto o que está contido em:

  • A I e IV, apenas.
  • B III, apenas.
  • C II e V, apenas.
  • D I, II, III e V, apenas.
  • E I, III e IV, apenas.
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Assinale a alternativa incorreta.

  • A O recibo é o documento que comprova entrega e o recebimento de um documento ou correspondência.
  • B A triagem consiste na verificação prévia de toda documentação que será protocolada, separada e cadastrada.
  • C Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.
  • D O sistema de registro primitivo consiste em guardar os documentos de um órgão em duas séries, uma constituída de papéis expedidos e outra de despachados.
  • E A classificação é uma operação intelectual que consiste em analisar e determinar o assunto de um documento.
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Os documentos produzidos por uma instituição pública são, entre outras possibilidades, dos seguintes gêneros:

  • A administrativos, públicos e culturais.
  • B textuais, iconográficos e cartográficos.
  • C documentais, sigilosos e ostensivos.
  • D administrativos, jurídicos e culturais.

Legislação Estadual

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Considerando as disposições expressas da lei estadual nº 11.378, de 18 de fevereiro de 2009, sobre organização, planejamento, fiscalização e poder de polícia do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado da Bahia - SRI, e dá outras providências, assinale a alternativa correta sobre bagagens ou encomendas.
  • A O extravio ou dano em bagagens ou encomendas de terceiros ensejará o pagamento de indenização em favor do usuário, no valor equivalente, em reais, a 5.000 (cinco mil) vezes o valor absoluto do coeficiente tarifário quilométrico (R$/km) vigente para o veículo tipo trem convencional, para cada volume extraviado ou danificado
  • B O extravio ou dano em bagagens ou encomendas de terceiros ensejará o pagamento de indenização em favor do usuário, no valor equivalente, em reais, a 8.000 (oito mil) vezes o valor absoluto do coeficiente tarifário quilométrico (R$/km) vigente para o veículo tipo ônibus rodoviário convencional, para cada volume extraviado ou danificado
  • C O extravio ou dano em bagagens ou encomendas de terceiros ensejará o pagamento de indenização em favor do usuário, no valor equivalente, em reais, a 7.000 (sete mil) vezes o valor absoluto do coeficiente tarifário quilométrico (R$/km) vigente para o veículo tipo ônibus rodoviário convencional, para cada volume extraviado ou danificado
  • D O extravio ou dano em bagagens ou encomendas de terceiros ensejará o pagamento de indenização em favor do usuário, no valor equivalente, em reais, a 3.000 (três mil) vezes o valor absoluto do coeficiente tarifário quilométrico (R$/km) vigente para o veículo tipo trem convencional, para cada volume extraviado ou danificado
  • E O extravio ou dano em bagagens ou encomendas de terceiros ensejará o pagamento de indenização em favor do usuário, no valor equivalente, em reais, a 9.000 (nove mil) vezes o valor absoluto do coeficiente tarifário quilométrico (R$/km) vigente para o veículo tipo ônibus rodoviário convencional, para cada volume extraviado ou danificado
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Considere as seguintes atribuições:

I. Avaliar a execução das metas previstas no plano plurianual, nas diretrizes orçamentárias e no orçamento anual.
II. Fiscalizar as aplicações estaduais em empresas de cujo capital social o Estado participe de forma direta ou indireta, nos termos do respectivo ato constitutivo.
III. Assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada a ilegalidade.
IV. Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados ao Estado e pelo Estado, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres.
De acordo com a Constituição do Estado de São Paulo, o controle externo, a cargo da Assembleia Legislativa, será exercido com o auxilio do Tribunal de Contas do Estado, ao qual compete, dentre outras, as atribuições
  • A I e IV, apenas.
  • B I, II e III, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
100

Um cidadão do Estado do Rio Grande do Norte encami- nhou à Assembleia Legislativa proposta de emenda da Constituição Estadual. Essa proposta foi rejeitada, uma vez que a CE/RN só pode ser emendada mediante proposta do Governador do Estado ou, no mínimo, de

  • A dois terços dos Deputados.
  • B três quartos dos Deputados.
  • C um quarto dos Deputados.
  • D um terço dos Deputados.
  • E três quintos dos Deputados.
101

A Lei Estadual 869/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais) prevê que o funcionário poderá ser licenciado, EXCETO

  • A para tratamento de saúde.
  • B quando acidentado no exercício de suas atribuições ou atacado de doença profissional.
  • C para tratar de interesses particulares seus, de seus descendentes, ascendentes, cônjuge ou companheiro.
  • D por motivo de doença em pessoa de sua família na pessoa do pai, da mãe, dos filhos ou do cônjuge de que não esteja legalmente separado.
102

Doroti, servidora pública civil do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, pretende viajar para a Grécia objetivando participar do casamento de sua melhor amiga. De acordo com o Decreto-Lei no 220/75, o afastamento para o exterior, exceto em gozo de férias ou licença, dependerá, salvo delegação de competência, de prévia autorização do

  • A Diretor-Geral de Administração e Finanças.
  • B Secretário de Estado.
  • C Corregedor-Geral da Justiça.
  • D Chefe de Gabinete.
  • E Governador do Estado.
103

João é do quadro funcional de uma empresa pública do governo do Distrito Federal. Pedro é do quadro funcional de sociedade de economia mista do governo do Distrito Federal. Maria é do quadro funcional de autarquia do governo do Distrito Federal. Sara é do quadro funcional da Secretaria de Estado do Distrito Federal.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • A João, Pedro, Maria e Sara têm previsão, na Lei Orgânica do Distrito Federal, para terem representantes dos seus quadros funcionais para participarem da direção superior de suas entidades/órgãos públicos, na forma de lei.
  • B João e Pedro têm previsão, na Lei Orgânica do Distrito Federal, para terem representantes dos seus quadros funcionais para participarem da direção superior de suas entidades/órgãos públicos, na forma de lei.
  • C João, Pedro e Maria têm previsão, na Lei Orgânica do Distrito Federal, para terem representantes dos seus quadros funcionais para participarem da direção superior de suas entidades/órgãos públicos, na forma de lei.
  • D Nenhum deles tem previsão expressa, na Lei Orgânica do Distrito Federal, para ter representantes dos seus quadros funcionais para participarem da direção superior de suas entidades/órgãos públicos.
  • E Somente Pedro tem previsão, na Lei Orgânica do Distrito Federal, para ter representante dos seus quadros funcionais para participar da direção superior da própria entidade pública.
104

Considere os itens a seguir:

I. Grupo de Atuação Especial da Defensoria Pública do Estado.

II. Ouvidoria Geral.

III. Secretaria Geral.

IV. Centro de Apoio Operacional.

Nos termos do Regimento Interno da Defensoria Pública do Estado de Roraima, é órgão auxiliar o constante APENAS em

  • A I, II, e IV.
  • B I, II e III.
  • C II e III.
  • D II, III, IV.
  • E I, III e IV.
105

O Bilhete Único Intermunicipal na Região Metropolitana, do Estado do Rio de Janeiro, implantado a partir de 1º. de fevereiro de 2010 (Lei nº 5628, de 29 de dezembro de 2009) abrange 20 (vinte) municípios. Neste grupo estão incluídos os municípios de:

  • A Duque de Caxias, Tanguá e Niterói.
  • B Duque de Caxias, Petrópolis e Nova Iguaçu.
  • C Paracambi, Seropédica e Teresópolis.
  • D Paulo de Frontin, Tanguá e São Gonçalo.
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Acerca da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), assinale a alternativa correta.
  • A A Câmara Legislativa do DF poderá reunir-se ordinariamente em qualquer local do DF.
  • B Suponha-se que Pedro tenha praticado um ato tipificado como causa de inelegibilidade na legislação eleitoral. Nesse caso, ele não poderá ser nomeado para exercer cargo de administrador regional.
  • C Um deputado distrital poderá perder o mandato eletivo se deixar de comparecer a mais de um terço das sessões ordinárias, salvo licença ou missão autorizada pela maioria absoluta dos membros da câmara legislativa.
  • D De acordo com a LODF, associação e entidade sindical não têm legitimidade para denunciar à Câmara Legislativa do DF o governador do DF por crime de responsabilidade.
  • E O conselho de governo é o órgão superior de consulta do governador do DF do qual não participam pessoas estranhas à Administração Pública.
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Considerando o constante na seção da Fiscalização Contábil e Financeira do capítulo do Poder Legislativo, na Lei Orgânica do Distrito Federal vigente, assinale a alternativa correta quanto à composição no âmbito do Tribunal de Contas.

  • A Dois conselheiros serão indicados pelo governador do Distrito Federal, com a aprovação da Câmara Legislativa, sendo um, alternadamente, entre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, indicados em lista tríplice pelo tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento.
  • B Caberá à Câmara Legislativa indicar conselheiros para a primeira, segunda, quarta, sexta e sétima vagas, e ao Poder Executivo para a terceira e quinta vagas.
  • C Os conselheiros não poderão ser nomeados se contarem com mais de 60 anos de idade.
  • D Cinco conselheiros serão indicados pela Câmara Legislativa.
  • E O auditor, quando em substituição a conselheiro, terá as mesmas garantias, prerrogativas e impedimentos do titular e, no exercício das demais atribuições da judicatura, as de juiz de direito da Justiça do Distrito Federal e Territórios.
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A Lei Estadual n° 13.182, de 06 de junho de 2014 (Estatuto da Igualdade Racial e de Combate a Intolerância Religiosa), regulamentada pelo Decreto estadual n° 15.353 de 08 de agosto de 2014 adota como diretrizes político-jurídicas para projetos de desenvolvimento, políticas públicas e medidas de ação afirmativa, a inclusão do segmento da população atingido pela desigualdade racial e a promoção da igualdade racial.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta sobre a previsão expressa do referido Estatuto para a caracterização das dimensões a serem observadas.
  • A OTIMIZADORA, nas esferas pública e privada, assegurando a representação equilibrada dos diversos segmentos étnico-raciais componentes da sociedade baiana, solidificando a democracia e a participação de todos.
  • B b) INCLUSIVA das relações socioculturais, econômicas e institucionais, pelos benefícios da diferença e da diversidade racial para a coletividade, enquanto fatores de criatividade e inovação dinamizadores do processo civilizatório e o desenvolvimento do Estado.
  • C REPARATÓRIA E COMPENSATÓRIA para os descendentes das vítimas da escravidão, do racismo e das demais práticas institucionais e sociais históricas que contribuíram para as profundas desigualdades raciais e as persistentes práticas de discriminação racial na sociedade baiana, inclusive em face dos povos de terreiros de religiões afro-brasileiras.
  • D OTIMIZADORA para os descendentes das vítimas da escravidão, do racismo e das demais práticas institucionais e sociais históricas que contribuíram para as profundas desigualdades raciais e as persistentes práticas de discriminação racial na sociedade baiana, inclusive em face dos povos de terreiros de religiões afro-brasileiras.
  • E COMPENSATÓRIA, nas esferas pública e privada, assegurando a representação equilibrada dos diversos segmentos étnico-raciais componentes da sociedade baiana, solidificando a democracia e a participação de todos.
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Conforme o Regimento Geral da Unesp, diretamente subordinada ao Reitor, funcionará a Comissão Permanente de Avaliação, que será composta por

  • A 07 (sete) membros, indicados pelo Reitor dentre os funcionários da Unesp.
  • B 11 (onze) membros, indicados pelo Reitor dentre os docentes da Unesp, em exercício.
  • C 15 (quinze) membros, indicados pela Congregação dentre os docentes da Unesp, em exercício.
  • D 15 (quinze) membros, indicados pela Congregação dentre o pessoal técnico e administrativo integrado à estrutura da Reitoria.
  • E 20 (vinte) membros, indicados pelo Conselho Universitário dentre os docentes e pessoal técnico em exercício.
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Nos termos da Resolução n. 1.073, de 10 de outubro de 2001, e permitido ao servidor recorrer das decisões que lhe forem desfavoraveis, cabendo a respectiva autoridade decidir os pedidos e recursos, no seguinte prazo, contado da data em que recebeu o processo:

  • A o Diretor-Geral, 45 (quarenta e cinco) dias.
  • B a Mesa Diretora, 90 (noventa) dias.
  • C o Presidente, 30 (trinta) dias.
  • D a Procuradoria-Geral, 60 (sessenta) dias.
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Acerca dos temas investidura, nomeagao, posse e exercicio dispostos no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, Lei n. 6.107/94, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Estar no gozo dos direitos políticos e um requisito básico para a investidura em cargo público.
  • B A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.
  • C A posse, que independe de solenidade, ocorrerá quando o servidor se apresentar ao serviço no dia subsequente ao da sua aprovação no concurso.
  • D A nomeação será em caráter efetivo quando se tratar de cargo de provimento efetivo e, em comissão, para cargos de confiança de livre exoneração.
  • E A posse não precisa ser personalissima, podendo ocorrer mediante procuração específica outorgada a terceiro.
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De acordo com o Plano de Cargos e Vencimentos do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Decreto nº 4781/2006), assinale a alternativa que apresenta, CORRETAMENTE, um dos objetivos do Programa de Avaliação de Desempenho dos servidores do DETRAN-RJ.

  • A Analisar e aferir o comportamento do servidor, exigindo a correção de rumos e buscando o alcance dos objetivos fixados para o exercício.
  • B Determinar os processos de trabalho, especificando como o servidor deve executar as tarefas que lhe são atribuídas, para que ele possa contribuir para o desenvolvimento do trabalho.
  • C Desenvolver as competências funcionais, eliminando as lacunas de capacitação e determinando as ações adequadas para o aperfeiçoamento técnico dos servidores.
  • D Fundamentar a perda do cargo por servidor estável, ao qual será assegurada ampla defesa, conforme estabelecido na Constituição Federal.
  • E Subsidiar cursos de aperfeiçoamento, desde que estejam voltados, especificamente, para a área de atuação do servidor.

Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas

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A aprovação prévia de Conselheiros do Tribunal de Contas indicados pelo Governador deverá ser por voto

  • A secreto, por maioria de votos.
  • B público, por maioria de votos.
  • C secreto, por dois terços dos votos.
  • D público, por dois terços dos votos.
  • E público no primeiro turno, por maioria de votos, e secreto no segundo, por dois terços dos votos.

Legislação Estadual

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Tendo por base a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa correta.

  • A Todas as pessoas têm direito, mediante o pagamento da respectiva taxa, à informação sobre o que consta a seu respeito, a qualquer título, nos registros ou bancos de dados das entidades governamentais ou de caráter público.
  • B A publicidade dos atos, programas, obras e serviços, e as campanhas dos órgãos e entidades da administração pública, ainda que não custeadas diretamente por esta, deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, nelas não podendo constar símbolos, expressões, nomes, “slogans” ideológicos político-partidários ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou de servidores públicos.
  • C A investidura em cargo ou emprego público assim como a admissão de empregados na administração indireta e empresas subsidiárias dependerão de aprovação prévia em concurso público de títulos ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargos de provimento em comissão, declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
  • D As fundações públicas ou de direito público instituídas pelo Estado são equiparadas às empresas públicas, regendo-se por todas as normas a estas aplicáveis.
  • E Especialmente no caso das Sociedades de Economia Mista Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. e Companhia Rio-grandense de Saneamento, a alienação ou a transferência do seu controle acionário, bem como a sua extinção, fusão, incorporação ou cisão, dependerá de consulta popular, sob a forma de referendo.
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A questão deve ser respondida conforme a Lei Estadual nº 10.098/94, do Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul.

No que diz respeito às férias do servidor público estadual, é INCORRETO afirmar que:

  • A Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.
  • B Durante as férias, o servidor terá direito a todas as vantagens inerentes ao cargo como se estivesse em exercício.
  • C Será pago ao servidor, por ocasião das férias, independentemente de solicitação, o acréscimo constitucional de 1/3 (um terço) da remuneração do período de férias, pago antecipadamente.
  • D É facultado o gozo de férias em dois períodos, não inferiores a 10 (dez) dias consecutivos.
  • E A falta ao serviço será levada à conta de férias.
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A respeito da LODF, assinale a alternativa correta.
  • A A criação e a extinção de regiões administrativas ocorrerão por meio de emenda à LODF.
  • B A regulação, o licenciamento e a fiscalização dos serviços de veículos de aluguéis competirão privativamente ao DF.
  • C No âmbito da competência concorrente, inexistindo lei federal que disponha acerca de normas gerais, competirá ao DF suplementar a legislação. No entanto, a superveniência de lei federal em sentido contrário revogará a lei distrital.
  • D De acordo com a LODF, pelo menos 75% dos cargos em comissão no âmbito do Poder Executivo devem ser ocupados por servidores detentores de cargo efetivo.
  • E Suponha-se que o governador pretenda privatizar empresa pública do DF. Nesse caso, ele deverá encaminhar, à Câmara Legislativa do DF, projeto de lei específica que deverá ser aprovado por maioria simples.

Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)

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De acordo com a Lei Complementar nº 59/2001, o processo disciplinar desenvolve-se nas seguintes fases:

  • A denúncia, instrução, defesa, julgamento e recurso.
  • B proposição, citação, impugnação, instrução e julgamento.
  • C instauração, instrução, defesa, relatório, julgamento e recurso.
  • D petição inicial, citação, contestação, saneamento, julgamento e recurso.