Acerca dos mecanismos de preservação ou restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos, considere as seguintes afirmativas:
1. A atualização financeira aplica-se a hipóteses de atrasos nos pagamentos devidos pela administração e incide desde a data final do período de adimplemento de cada parcela até a data do efetivo pagamento.
2. A repactuação destina-se a proteger os valores contratados da defasagem provocada pelo fenômeno inflacionário, sendo implementada pela demonstração analítica da variação dos componentes dos custos do contrato.
3. O reajuste é cláusula necessária dos contratos administrativos, depende do decurso da periodicidade mínima de 12 (doze) meses, contados da assinatura do contrato, e tem por objetivo preservar o valor contratual em virtude da inflação.
4. A revisão depende de previsão contratual e tem por escopo restaurar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato em caso de fatos imprevisíveis ou previsíveis, porém de consequências incalculáveis.
Assinale a alternativa correta.
João, após aprovação em concurso público, foi nomeado para exercer determinado cargo da administração pública direta, tendo entrado em exercício em dezembro de 2010. Nessa hipótese, é possível afirmar que João.
De acordo com a Lei n° 9.784/99, NÃO podem ser objeto de delegação:
O desfazimento do ato administrativo poderá ser resultante do reconhecimento de sua ilegitimidade, de vícios de sua formação, ou pode advir da perda de necessidade de sua existência. Quando a administração retira do mundo jurídico atos válidos, mas que se tornaram inoportunos ou desnecessários, ocorre um tipo de desfazimento de ato administrativo denominado:
A respeito dos elementos do Estado, assinale a opção correta.
Para a realização de obras de manutenção predial que não imponham fatores especiais de ordem técnica a serem ponderados, e cujo critério de julgamento indique que a melhor proposta será a que implicar o menor dispêndio, nos termos do Decreto no 2.745/1998, deve ser realizada licitação do tipo melhor
A Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações, estabelece que a licitação é inexigível
Cuida-se de hipótese de dispensa de licitação:
Fulano, servidor público federal lotado em órgão da administração pública federal no Estado de São Paulo, contesta ordens do seu chefe imediato, alegando que são proibidas pela legislação. A chefia, indignada com o que entende ser um ato de insubordinação, remove Fulano, contra a sua vontade, para órgão da administração pública federal no Distrito Federal, para exercer as mesmas funções, sendo certo que havia insuficiência de servidores em São Paulo, mas não no Distrito Federal.
Considerando as normas de Direito Administrativo, assinale a afirmativa correta.
No que se refere aos contratos administrativos, a Lei n.º 8.666/93 determina que
As sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa
Assinale a alternativa incorreta.
Na perspectiva atual, tanto na realidade empresarial quanto na administração pública, o planejamento da força de trabalho tem sido fundamental para a definição do quadro de servidores e de suas competências, com vistas à composição de equipes e ao cumprimento da missão organizacional.
No âmbito da administração pública brasileira, as possibilidades de um cargo se tornar vago são limitadas, e identificar o momento em que isso acontece é de vital importância para a gestão estratégica de pessoas.
Assinale a opção que apresenta causas para a vacância de um cargo na administração pública brasileira.
Tendo em vista o preenchimento dos requisitos descritos na Lei nº 9.790/1999 (Lei das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), a pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, interessada em obter a qualificação da OSCIP, deverá formular requerimento a determinado Ministério, instruído com cópias autenticadas de alguns documentos. O referido Ministério e um dos documentos exigidos pela citada lei são:
A Administração Pública, para a realização do interesse público, possui uma série de prerrogativas, sendo dotada de um rol de poderes. Dentre esses poderes encontra-se o Poder de Polícia.
No que diz respeito à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.
Um servidor público federal em São Paulo viajou a serviço para Brasília, para uma inspeção, e cobriu todas as despesas com recursos próprios. Passados exatos 3 anos e 10 meses, o servidor formulou pedido na esfera administrativa de reembolso de despesas e pagamento das diárias de viagem. A decisão final no processo administrativo somente foi proferida 1 (um) ano e 6 (seis) meses após a formalização do pedido, negando o pleito. Diante desse fato, ele pretende ingressar com demanda para cobrar o referido valor.
Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
Como incremento produtivo, a empresa Mega está implantando um sistema de Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP).
Sobre o MRP, assinale a alternativa CORRETA.
A escolha do tipo de Layout em uma empresa dependerá, em grande parte, da medida da estrutura do processo, considerando-se a posição dos processos na matriz de contato com o cliente para os fornecedores de serviço e na matriz produto-processo para os processos de fabricação. Dessa forma, pode-se considerar quatro tipos básicos de Layout: por processo ou funcional; por produto; híbrido e de posição fixa. Considere as afirmações a seguir sobre os Tipos de Layout:
I. O Layout por processo é mais comum quando a operação deve, intermitentemente, atender a poucos tipos de clientes diferentes ou fabricar um número menor de produtos ou peças diferentes.
II. Embora os Layouts por produto, muitas vezes, sigam uma linha reta, a linha reta não é sempre a melhor opção e os Layouts podem assumir a forma de um L, de um O, de um S ou de um U.
III. Layouts híbridos são usados somente em instalações que têm operações de fabricação.
IV. É adequado utilizar um Layout de posição fixa quando o produto for particularmente pesado ou difícil de mover, pois minimiza o número de vezes que o produto deve ser movido.
V. As vantagens dos Layouts por produto sobre os Layouts por processo incluem tempos de processamento mais rápidos, estoques mais baixos e menos tempo improdutivo perdido com setups e manipulação de materiais.
Classifique as afirmações em V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) e assinale a alternativa que preenche a sequência adequadamente, de cima para baixo.
O levantamento da situação dos materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos é um dos objetivos do instrumento de controle denominado:
A classificação de materiais consiste na codificação ou no estabelecimento de grupos ou famílias de produtos usados na organização, a partir de alguns critérios.
A respeito da classificação de materiais, avalie os critérios a seguir.
I. Utilidade, natureza e função ou aplicação.
II. Utilidade, natureza e periculosidade.
III. Natureza, periculosidade e normas técnicas.
Assinale:
Com relação ao armazenamento de materiais, de acordo com Laugeni (2005) é correto afirmar, EXCETO:
Existem quatro razões básicas para uma organização utilizar espaço físico de armazenagem. Quanto a esse tema, assinale a alternativa que apresenta a razão que se justifica com o argumento de ter a armazenagem como parte do processo produtivo, como, por exemplo, a manufatura de alguns produtos – queijo, vinhos e outras bebidas alcoólicas – que requerem um período de tempo para a maturação ou envelhecimento.
Todo e qualquer armazenamento de material geram determinados custos, que são:
Em relação ao processo de compra, aponte a opção INCORRETA.
Sobre o planejamento e o controle da qualidade, pode-se afirmar que
Traduzir a lei da obediência do fluxo das operações em logística equivale a
As principais funções do almoxarifado são:
Assinale a alternativa que apresenta a forma a ser praticada pelo comprador para neutralizar uma tática de “dos males, o melhor”.
Uma desvantagem do sistema de estocagem fixa, em relação ao sistema de estocagem livre, é o risco de
Na gestão patrimonial, o registro das características e das quantidades determinadas pelo levantamento consiste na etapa de inventário denominada
Uma das informações básicas de que se necessita para se calcular o estoque mínimo é o tempo de reposição. Esse tempo pode ser desmembrado em três partes:
A armazenagem compreende quatro atividades básicas: recebimento, estocagem, gestão de pedidos e expedição.
Assinale a alternativa CORRETA sobre recebimento:
Qualquer que seja o local de recebimento de materiais, na Administração Pública, o registro de entrada do material será feito
Analise os conceitos e assinale a opção correta correspondente aos tipos de produção. I. Caracterizada por pura, quando se fabrica um único produto, e com diferenciação, quando se tem variações do produto ou itens similares que podem ser fabricados no mesmo sistema ou linha. II. O controle básico está na concatenação das atividades, no impacto de sua sequência no tempo e no custo dos recursos até a construção do produto que, normalmente, surge em um determinado local e, às vezes, é fixo e único. III. Pode-se produzir para estoque ou sob encomenda. Normalmente, os recursos de produção são compartilhados, não dedicados ou exclusivos. IV. Trata de gestão de operações de movimentação e armazenagem de produtos em ambientes tipicamente comerciais.
A tecnologia utilizada pelas empresas para transmitir informações por ondas a fim de acompanhar o número e a localização de objetos em que os marcadores foram inseridos é
A administração adequada dos materiais em uma empresa precisa de que o almoxarifado seja operacionalizado e controlado apropriadamente. Para isso, é necessário que os itens do almoxarifado estejam classificados.
Essa classificação exige várias etapas, dentre as quais a
Assinale a alternativa verdadeira acerca dos princípios constitucionais de Direito Administrativo.
Os serviços públicos que atendem à necessidade da população e são executados diretamente pelo Estado, ou por seus órgãos e agentes, recebem o nome de:
Acerca dos dispositivos constitucionais sobre os servidores públicos, considere as afirmativas seguintes:
I Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder ou ser inferiores à remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.
II A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição ficto.
III Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio do ente a que está vinculado.
Das afirmativas acima:
De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do contrato, podendo ser registrados
De acordo com a reforma do Estado brasileiro de 1995, quatro setores integram o aparelho do Estado, com reflexos na organização da administração pública: o núcleo estratégico, atividades exclusivas, serviços não exclusivos, produção de bens e serviços. São exemplos dos setores de atividades exclusivas e serviços não exclusivos, respectivamente:
Nos termos do Decreto no 2.745/1998, em caso de vícios que afetem a inscrição e a classificação das firmas executoras de obras e serviços ou fornecedoras de materiais e equipamentos no cadastro de uma empresa, a impugnação poderá ser realizada por
“Certas formas de ação e modos de tratar a coisa pública, ainda que não impostos diretamente pela lei, passam a fazer parte dos comportamentos socialmente esperados de um bom administrador público, incorporando-se gradativam ente ao conjunto de condutas que o Direito torna exigíveis.” (MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 4ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 104) ] O trecho acima se refere a um dos princípios da Administração Pública explicitamente reconhecido pela Constituição Federal em vigor. Trata, por seu conteúdo, do princípio da:
Servidor público que, no exercício das suas funções, atende um cidadão de forma cordial e transmite-lhe informações completas age em conformidade com o requisito da
É possível associar ao Public Service Orientation – PSO as seguintes características da administração gerencial:
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de bens públicos de uso especial.
No Cartório de Notas são feitas duas espécies de autenticação de documentos: o reconhecimento de firma e a autenticação de cópias. É importante que o usuário se informe sobre o que precisa realmente fazer para que não perca tempo e dinheiro com algo impossível ou desnecessário. Leia as afirmativas seguintes.
I. Não pode reconhecer firma e autenticar cópia de documento cujo teor revele ofensa às leis, à soberania nacional, à ordem pública e aos bons costumes. O tabelião deverá zelar para que os documentos tenham validade no Brasil.
II. Se o documento for produzir efeitos legais no Brasil, o tabelião de notas ou substituto só poderá reconhecer firma ou autenticá-lo se estiver acompanhado da versão feita por tradutor público brasileiro. É lançado no reconhecimento de firma ou na autenticação que a tradução o acompanha. Se o documento for destinado a produzir efeitos em outro país, o tabelião ou substituto poderá reconhecer a firma ou autenticar a cópia desde que conheça o idioma para compreender o conteúdo e mencione que se destina a produzir efeitos no exterior.
III. Só se pode reconhecer a assinatura da pessoa natural. A prova de que ela atua em nome da pessoa jurídica é feita por meio de contrato social ou estatuto acompanhado de ata de assembleia, que deve acompanhar o documento assinado.
Pode-se afirmar que:
No nível de decisões a serem tomadas na organização, descentralizar é conceder aos funcionários mais próximos do problema uma oportunidade para resolvê-lo.
Com base nessa premissa, considere as afirmações abaixo.
I - A descentralização permite que os funcionários tenham oportunidade de explorar os problemas.
II - Na descentralização, eles podem discutir soluções viáveis e resolver como implementá-las.
III - Com a descentralização, as decisões seriam tomadas por poucos e a solução encaminhada para aqueles que executam o trabalho.
Quais estão INCORRETAS?
A respeito dos sistemas estruturantes do poder executivo federal, assinale a atividade que não está organizada sob a forma de sistema.
Um Assistente em Administração, integrante de uma comissão responsável para realizar estudos do funcionamento administrativo de uma Universidade Federal Brasileira, participou dos trabalhos para definição do que deve ser feito, ou seja, os resultados e intenções futuras a serem alcançados por essa instituição de ensino, e como deve ser feito, correspondendo aos recursos e ações necessários para alcance dos resultados.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de departamentalização da universidade.
O ato de um chefe de uma repartição que delega atribuições que não representem o poder decisório e nem a edição de atos de conteúdo normativo a um subordinado seu decorre do poder
De acordo com Carvalho Filho (2013), o principio da eficiência, introduzido pela Emenda Constitucional n°. 19/1998
A respeito das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada é correto afirmar que
Em relação às licitações previstas na Lei nº. 8.666/93, assinale a alternativa que NÃO é correta:
Assinale a alternativa que apresenta a melhor indicação para aplicação da microfilmagem de documentos de arquivo.
Conforme a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, os prazos máximos de restrição de acesso à informação são 25 anos, 15 anos e 5 anos. Qual grau sofre a restrição de acesso por 15 anos?
O conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos que é processado por computador denomina-se
A declaração de um documento como sendo documento arquivístico que o incorpora ao sistema de gestão arquivística de documentos digitais é feita no momento do(da)
A operação que consiste na retirada de peça ou documento do corpo dos autos, por solicitação de ofício ou das partes, configura
No caso de indeferimento de acesso a informações, os órgãos do Poder Judiciário têm como instância recursal
Na Norma Internacional de Registro de Autoridade Arqui- vística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR(CPF), a área onde o registro de autoridade é especificamente identificado e é registrada a informação sobre como, quando e por qual instituição foi criado e mantido é a Área de;
Os arquivistas do BNDES e de todos os órgãos públicos devem estar conscientes de que a garantia de acesso, pelo cidadão, aos documentos de arquivo e informações contidas nos mesmos, como também a disseminação de normas relativas à gestão de documentos de arquivo, a racionalização da produção documental arquivística pública e a preservação do patrimônio documental arquivístico da administração pública federal são finalidades do
Com relação à preservação e conservação dos documentos, são respectivamente parâmetros corretos de temperatura e umidade relativa do ar e seus aparelhos de medição:
A comunicação administrativa compreende conteúdos relativos ao cotidiano da administração. Atende às áreas de planejamento e às estruturas técnico-normativas e objetiva orientar, atualizar e ordenar o fluxo das atividades funcionais. Com relação aos tipos de comunicação e suas partes constituintes, analise as definições I e II.
I. Descrição sumária e nominal a ser objeto de decisões e providências por meio da tramitação do processo.
II. Toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos.
Qual a alternativa que nomeia adequadamente as definições I e II, nessa ordem?
O resumo das disposições de um ato normativo ou dos princípios expostos em sentenças e acórdãos é chamado de
Ao conjunto de informações que visam caracterizar uma unidade de descrição, nos instrumentos de pesquisa, dá- se o nome de
O prontuário funcional é um exemplo típico de documento
O método de arquivamento por assunto é muito utilizado nas empresas, principalmente na administração interna e em suas atividades-fim. Esse método depende da análise e da interpretação dos documentos que revelam assuntos como
Os arquivos possuem inúmeras características. Segundo Marilena Leite Paes (1986), podemos classificá-lo de acordo com as entidades mantenedoras, os estágios de sua evolução, a extensão de sua atuação e a natureza dos documentos. Marque a alternativa que classifica os arquivos adequadamente.
Sendo considerados de valor permanente, os documentos relativos a material e patrimônio resguardam direitos patrimoniais.
Dentre os documentos abaixo, quais estão nessa categoria?
Considere a seguinte hipótese em face do Direito Constitucional brasileiro: o texto constitucional originário confia, aos estados, competência para a instituição, por meio de lei estadual, de um adicional a certo imposto federal. Esse adicional, nunca implementado,
Sobre as ações previstas na Constituição Federal para defesa de direitos individuais, coletivos e/ou difusos analise as seguintes afirmações e marque a alternativa CORRETA:
I - O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de toda a categoria, independentemente de filiação e/ou associação.
II - Conceder-se-á habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas â pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público, bem como para a retificação de dados. Neste último caso, apenas caberá habeas data quando a retificação não puder ser feita por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
III - Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas-corpus ou habeas-data, apenas quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública.
IV - Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. De modo a garantir o amplo acesso â Justiça, o autor é sempre isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência, salvo desistência da ação e comprovada má-fé.
V - Segundo a Constituição Federal são gratuitas as ações de habeas corpus, mandado de segurança e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
Baseando-se no artigo 215 da Constituição Federal de 1988, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O Estado protegerá as manifestações de culturas populares e afro-brasileiras, bem como de grupos participantes do processo civilizatório nacional. As manifestações indígenas não se enquadram nesse artigo.
( ) A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais.
( ) A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País, bem como à integração de determinadas ações do poder público.
( ) O acesso às fontes da cultura nacional é restrito.
É correto afirmar que a Constituição Federal
Em relação ao Poder Executivo, assinale a opção correta.
A seguridade social será financiada mediante recursos provenientes das seguintes contribuições sociais:
( ) Sobre a receita de concursos de prognósticos.
( ) Do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a receita ou o faturamento ou lucro.
( ) Do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.
( ) Do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, aposentados ou pensionistas.
( ) Do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço apenas com vínculo empregatício.
A sequência correta, de cima para baixo (V – Verdadeiro; F- Falso), é:
À luz do entendimento do STF acerca da ADI no ordenamento jurídico pátrio, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta a respeito dos partidos políticos.
A base do habeas corpus, uma ação de natureza constitucional, é assegurar a liberdade do indivíduo (direito de ir e vir), ameaçada pelo chamado constrangimento ilegal. Existem três modalidades desta ação: a) o habeas corpus preventivo, interposto antes do constrangimento, visa impedir a ocorrência deste último; b) o habeas corpus suspensivo, a ser utilizado pelo indivíduo quando já consumado o constrangimento ilegal e, por fim; c) o habeas corpus episódico, cabível quando o constrangimento ilegal é praticado por particular.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Em razão da eclosão de um grande escândalo relativo ao desvio de recursos públicos no Estado, foi instaurada, no âmbito da Assembleia Legislativa, comissão parlamentar de inquérito com o objetivo de apurar os fatos narrados. Entre outras medidas, foi deliberada: (a) a convocação do Governador do Estado para comparecer à Assembleia Legislativa e prestar esclarecimentos; (b) a quebra do sigilo fiscal dos envolvidos; (c) a determinação de interceptação telefônica de alguns servidores públicos estaduais; e (d) a decretação de indisponibilidade dos bens de dois servidores, cuja participação no esquema estava documentalmente comprovada.
À luz da sistemática constitucional, deve-se afirmar que:
A organização e prestação do serviço público de transporte coletivo é de competência, pela Constituição:
A respeito da organização do Estado, da organização dos poderes no Estado e das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta à luz da jurisprudência do STF.
Aos juízes é permitido
A Lei Orgânica, como modalidade de lei fundamental na disciplina de seu regime político, está prevista pela Constituição Federal para
Assinale a única opção falsa sobre a arguição de descumprimento de preceito fundamental.
Considerando as repercussões processuais das garantias constitucionais, assinale a opção correta.
Nos termos da Constituição Federal, Juiz do Trabalho no efetivo exercício das funções há dois anos e membro de Tribunal Regional do Trabalho nomeado pelo quinto constitucional gozarão de
Analise as afirmativas a seguir.
I. O memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem ou não ter a mesma hierarquia.
II. Os despachos relacionados ao memorando devem ser dados no próprio documento, para evitar acúmulo de papéis.
III. Por ser um documento burocrático, sua tramitação é sempre lenta e complexa.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Os memorandos dos textos 2 e 3 apresentam finalidades diferentes, mas conservam a mesma função. A finalidade e a função do memorando no Texto 3 são, respectivamente,
Desde 1824, o Brasil elege representantes para a Câmara dos Deputados. Durante o Império, eles eram escolhidos por diferentes modelos de representação majoritária. Até 1880, o sistema de votação era feito em dois níveis: os votantes elegiam os eleitores (primeiro nível), que, por sua vez, escolhiam os representantes para a Câmara dos Deputados (segundo nível).
Em 1881, as eleições passaram a ser realizadas de forma direta para a escolha desses cargos. De 1889 a 1930 (Primeira República), os sistemas eleitorais utilizados eram variações do modelo majoritário. O mais duradouro (1904-1930) dividia os estados em distritos eleitorais de cinco representantes; o eleitor podia votar em até quatro candidatos e ainda podia votar no mesmo candidato mais de uma vez. Nesse período, as eleições para presidente e para a Câmara dos Deputados eram marcadas por fraudes em larga escala e por reduzida participação eleitoral.
Em 1932, foi criado o primeiro Código Eleitoral brasileiro, que constituiu o primeiro passo para a consolidação de uma democracia efetiva: as mulheres passaram a ter o direito ao voto; foi criada a justiça eleitoral — que ficou com a responsabilidade de organizar o alistamento, as eleições, a apuração dos votos e a proclamação dos eleitos; foram tomadas medidas para garantir o sigilo do voto. Cabe ressaltar que, até a década de 30 do século passado, nenhum partido ou movimento político com alguma expressão defendeu a introdução da representação proporcional no país. Tal tarefa deveu-se basicamente ao trabalho de alguns poucos intelectuais, e dois deles (Assis Brasil e João Cabral) participaram da redação do Código Eleitoral de 1932
Assinale a opção correta de acordo com as características formais e linguísticas dos documentos oficiais.
O documento com diretrizes que orientam as pessoas quanto às suas posturas e atividades profissionais, redigido, analisado e aprovado pelas entidades de classe, organizações ou governos competentes é o(a)
Ofício e aviso são tipos de documentos oficiais muito utilizados na comunicação de órgãos públicos. Esses documentos têm características muito similares, porém a diferença existente entre eles é que o aviso é expedido, exclusivamente,
Acerca da comunicação oficial, assinale a alternativa correta.
A Sua Excelência o Senhor
[nome do juiz]
Juiz de Direito da 3.ª Vara Cível
Rua Tal, n.º 55
60.000-000 – Fortaleza. CE
Considerando o endereçamento de comunicação hipotética acima, assinale a opção correta.
Sobre a forma e a estrutura de um requerimento, a única marca oficialmente reconhecida é
Sobre o Correio Eletrônico, considere as afirmativas a seguir.
I. Deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
II. O campo assunto deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
III. Para os arquivos anexados à mensagem, pode ser utilizado qualquer formato.
IV. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura, ou em caso de indisponibilidade, solicitar confirmação de recebimento.
V. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário que seja impressa e rubricada por quem a recebeu.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta que corresponde a estas características: Escrito (a) de forma corrida, sem espaço de parágrafo; não admite rasuras; os erros devem ser corrigidos ao curso do texto usando-se a expressão “digo” seguida da palavra correta; seu registro é manuscrito em livro próprio com páginas numeradas e contendo termo de abertura e termo de encerramento.
Faça a associação entre as colunas, observando a correção sobre o tema Redação Oficial.
Coluna 1 Documento
1. Ofício-circular
2. Memorando
3. Ofício
4. Mensagem
Coluna 2 Conceito
( ) Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.
( ) É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de delibera- ção de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
( ) Correspondência oficial destinada a formalizar a comunicação das chefias e autoridades públicas com diversas autoridades de outras instituições, públicas ou privadas, e com particulares. É endereçado a mais de um destinatário.
( ) Modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Com relação ao ofício, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta a sentença correta, no que se refere à concordância do pronome de tratamento com os outros elementos gramaticais da frase.
O requerimento é um tipo de ofício por meio do qual o requerente solicita um direito ou a concessão de pedido, sob o amparo de lei ou norma reguladora. Esse tipo de ofício é dirigido
Sobre o gênero textual Ofício, assinale a alternativa correta.
Instrução: A questão versar sobre aspecto da redação oficial.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases abaixo, na ordem em que aparecem.
1. ______ salas neste centro administrativo.
2. Na sede da OAB, ________seguidamente a palestras interessantes.
3. Na língua coloquial, _______ reiteradamente erros de concordância.
Maria, recém-empossada no cargo público de uma instituição federal, foi lotada na secretaria dos cursos da área de Ciências Humanas e Letras. Sua chefia imediata solicitou que enviasse uma correspondência ao professor Leonardo da Universidade de São Paulo (USP), convidando-o para participar de um congresso na sua instituição.
Maria, observando as normas do Manual de Redação Oficial da Presidência da República, utilizou adequadamente qual pronome de tratamento ao se dirigir ao professor?