“Não tem ligação com atividade laborativa, não é causa desta, não tem dependência na produção do resultado, ela é sim concorrente ou seja, ela pode concorrer com alguma causa que tenha relação com o trabalho”.
Dentro do conceito de acidente de trabalho analise as afirmativas abaixo e assinale alternativa correta que faz sentido com a frase do enunciado:
Determinada construtora, com trinta empregados contratados pelo regime celetista, foi indicada pela administração pública para efetuar a obra de ampliação de uma escola. Durante a execução dos serviços, o fiscal do trabalho realizou uma visita ao canteiro de obras, para averiguar a regularidade da documentação e as condições de segurança e saúde dos empregados da construtora. Na visita, o fiscal verificou que I havia ruído e poeira no local, decorrentes do lixamento do piso de taco de madeira de uma das salas de aula; II a construtora não tinha elaborado o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); III mulheres jovens realizavam o transporte manual de cargas; IV a construtora não havia confeccionado o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT) na indústria da construção; V não havia ambulatório nas áreas de vivência do canteiro de obras para atendimento dos trabalhadores. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
Sobre os conceitos de segurança do trabalho, analise
I. Acidente é todo aquele que se verifica pelo exercício do trabalho, provocando direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional, ou doença que determine a morte, a perda total ou parcial, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
II. O acidente de trabalho é reflexo somente da relação do colaborador com os colegas de trabalho.
III. Acidente típico é aquele que ocorre durante a execução do trabalho.
IV. Acidente de trajeto é aquele que ocorre durante o percurso entre a residência e o trabalho, ou vice‐versa.
V. Doença ocupacional é aquela produzida ou desencadeada em virtude do exercício do trabalho específico à determinada atividade
Estão corretas apenas as afirmativas
Uma das responsabilidades do trabalhador em relação ao equipamento de proteção individual é
Cabe ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego de acordo com a NR 6:
I. Fazer constar no EPI o número do patrimônio e o nome do responsável pelo EPI.
II. Recolher amostras de EPI.
III. Aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR.
IV. Fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e à qualidade do EPI.
Estão corretas as afirmativas
Os serviços de saúde do trabalhador devem ter um prontuário pessoal e confidencial de cada trabalhador no qual deverão ser feitos registros sistemáticos de todas as ocorrências referentes à sua saúde.
Esses registros deverão ser mantidos após o trabalhador ser desligado da empresa pelo período mínimo de quantos anos?
Quanto aos equipamentos de proteção individual – EPI e suas utilizações, contidas na norma regulamentadora NR 06, associe a coluna da direita com a da esquerda:
(1) EPI para proteção da cabeça ( ) Capuz ou Balaclava
(2) EPI para proteção dos olhos e face ( ) Perneira
(3) EPI para proteção dos membros inferiores ( ) Máscara de Solda
(4) EPI para proteção dos membros superiores ( ) Creme Protetor
A ordem CORRETA da associação, de cima para baixo é:
Salvador no seu Dog Day Afternoon: o dia em que
a capital da Bahia parou
Não se trata do filme estrelado por Al Pacino (Dog Day Afternoon) datado de 1975. É que ontem foi um dia de cão para qualquer pessoa que precisou sair de casa a qualquer hora para trabalhar, namorar, correr de marido enciumado, visitar o médico, precisando de atendimento de emergência, se divertir, buscar o filho na escola, ir atrás da mulher para ver com quem ela está saindo, visitar obras, comprar tempero, procurar emprego ou ter reunião.
A cidade estava mais caótica do que nunca e não se pode acusar os rodoviários. Eles desta vez não estavam levando sua greve particular para o meio da rua. (...) A cidade estava uma piração só e todos os seus problemas viários, toda a sua falta de mobilidade que caracteriza uma espécie de labirinto grego em dias normais, foram aditivados pela chuva chata que caía sobre todos os bairros, sem nem aparecer uma nesguinha de azul ou um raíto del sol. Dei sorte porque no dia anterior mandei ajeitar o ar-condicionado do carro e havia colocado uns jazz no pen-drive. Fui dirigindo e ouvindo música, fazendo de conta que estava a passeio numa cidade bucólica.
(...) Imagine que fiz um trajeto de maluco e ficando ainda mais louco ouvindo as estações de rádio. Eu havia saído da Barra e ia pegar o Bonocô quando ouvi que a via estava congestionada e virei para a Vasco da Gama, quando fiquei sabendo pelo locutor que estava parada e voltei para o Bonocô e já ia pegando a BR em direção à Luiz Eduardo quando o motoqueiro da Metrópole falou para Bocão que estava tudo parado e virei em direção ao Iguatemi. Foi quando atentei que menos lenta era mesmo a Luiz Eduardo e lá fiquei cercado de carro e olhando a chuva no para-brisa.
Todo mundo pegou trânsito ruim na Paralela, Imbuí, Tancredo Neves, ACM, orla e até na Federação. Saí às nove horas da manhã, tive uma reunião de apenas hora e meia e cheguei em casa às quatro da tarde com a coluna lenhada e as pernas inchadas. Perguntei a um policial o que estava acontecendo na cidade e ele me disse que a Transalvador estava com algum tipo de operação no viaduto Raul Seixas. Eu pensei: do jeito que a cidade tem ficado o pessoal da Transalvador está fumando a mesma coisa que o “Maluco Beleza” fumava.
(Fonte: www.bahiaja.com.br/jolivaldofreitas/cronicas/coluna/2015/06/09/salvador-no-seu-dog-day-afternoon,4463,0.html) – adaptado
Para o cronista, agravava os problemas do trânsito em Salvador naquele “dia de cão” o fato de
Atente para esta sequência de frases que compõem um período do texto:
I. O ouvinte sente que o narrador se interessa por sua escuta,
II. o narrador sabe-se valorizado pela atenção de quem o ouve,
III. a narrativa os une como num caloroso laço de vozes e de palavras.
Não se altera o sentido do período acima introduzindo-se as frases II e III, respectivamente, com as seguintes expressões:
Assinale a alternativa em que a ortografia está incorreta:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da tira.
Observe o seguinte período, retirado do livro O Crime do Padre Amaro, do escritor português Eça de Queiroz: “A tarde caía quando d. Maria e Amélia voltaram para a cidade. Amélia adiante, calada, chibatava a sua burrinha, enquanto d. Maria vinha palrando com o moço da quinta, que segurava a arreata”
O segundo período do mesmo segmento do romance O Crime do Padre Amaro, deve ser classificado como:
Abismos
Ninguém está livre de tentações absurdas. De, subitamente surpreender a si mesmo com um ato inexplicável ou ceder à sedução do abismo. Uma pessoa “normal”, seja isto o que for, resiste às tentações. O ato doido imaginado nunca passa disso, imaginação. Ou então seu mergulho no abismo é um gesto solitário, sem efeitos colaterais. O moço que jogou aquele avião contra as montanhas na França (até o momento em que escrevo não apareceu nenhuma outra explicação para a tragédia) levou 150 pessoas com ele para seu abismo particular. Ele teria problemas psicológicos, mas nada que o impedisse de comandar um avião, segundo a Lufthansa. Pelo menos para a Lufthansa, ele era uma pessoa “normal”.
Só se pode especular sobre a sua ação. Como não tinha como prever a saída do piloto do seu lugar, ele provavelmente não havia planejado fazer o que fez. De repente, se viu sozinho na cabine de comando, com o avião nas suas mãos. Talvez tenha se autoinebriado com a enormidade do que poderia realizar. Cento e cinquenta pessoas, 150 destinos – nas suas mãos. Não seria uma simples destruição, mas um suicídio compartilhado, uma obliteração em massa. Nos poucos momentos que durou a queda induzida do avião, ele deve ter se sentido como um deus, todo-poderoso e sem remorso. Mas sabe-se que sua respiração não se alterou durante a queda. Ele foi “normal” até o fim.
As expressões “aquele avião” (linha 4), “um avião” (linha 6), “o avião” (linha 8) e “do avião” (linha 11) são empregadas no texto para:
Ficar mais velho pode afetar a saúde oral. Alguns problemas de saúde podem afetar sua boca, fazendo com que problemas já existentes sejam acentuados. É por isso que é especialmente importante os cuidados dentários com os adultos mais velhos. Sobre a saúde oral, especialmente de pessoas mais velhas, julgue as alternativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa correta:
( ) Todas as pessoas acabam por perder os dentes à medida que envelhecem.
( ) Se você tiver dentaduras, você não precisa mais realizar exames dentários regulares.
( ) O maior problema dental em adultos mais velhos é doença de gengiva.
( ) Escovas de dentes elétricas são uma boa opção para as pessoas com artrite ou outras condições que tornam difícil de manobrar uma escova de dentes.
( ) "Boca seca" é uma parte normal do envelhecimento.
Leia a tabela a seguir.
Acerca das informações apresentadas na tabela sobre o trabalho escravo no Brasil, segundo levantamento da Comissão Pastoral da Terra, analise.
I. A indústria têxtil registrou mais trabalhadores libertados em área urbana.
II. A pecuária registra o maior número de casos de trabalho escravo no campo.
III. O campo concentra o maior número de casos de trabalho escravo no Brasil.
IV. O número de pessoas resgatadas da escravidão em 2013 foi maior no campo.
As afirmativas INCORRETAS referentes aos dados apresentados anteriormente são apenas
Sobre a economia mundial e seus termos, analise as afirmativas.
I. Segundo previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil terá, em 2015, um novo ano de estagnação econômica.
II. As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto, seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.
III. PIB per capita é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A Comissão da Verdade iniciou seus trabalhos em maio deste ano. Formada por sete membros, uma de suas principais atribuições será examinar e esclarecer violações de direitos humanos ocorridas durante o período de ditadura militar no Brasil (1964-1985). Considerando seu conhecimento histórico, assinale a alternativa na qual não consta o nome de um presidente do Brasil durante a ditadura militar.
Gláuber Rocha nasceu na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, em 1939, e era o mais velho dos 4 irmãos e único menino da família. De temperamento controvertido, ao longo de sua vida sempre escreveu e pensou cinema. Queria uma arte engajada ao pensamento e pregava uma nova estética, uma revisão crítica da realidade. Um de seus filmes mais aclamados pela crítica é
Sobre PIRAQUARA, assinale a alternativa que contém informação INCORRETA: