Resolver o Simulado Enfermagem - FUNRIO - Nível Médio

0 / 20

Enfermagem

1

Entre as atribuições do Auxiliar de enfermagem está a alimentação dos pacientes sob seus cuidados. A vigilância sobre os tipos de dietas entregues pelo serviço de nutrição e dietética pode evitar transtornos aos pacientes. Marque a alternativa correta sobre os tipos de dietas hospitalares.

  • A Dieta leve é aquela com poucos resíduos e restrição de alimentos crus. Os vegetais são cozidos, inclusive as frutas são cozidas, assadas ou grelhadas.
  • B Dieta pastosa além da água pode incluir caldo de carne, sumo de frutas, chá gelatina, caldo de legumes, caldo de feijão.
  • C Dieta líquida é composta de sopas, vegetais em forma de purês, carne moída ou triturada, mingau, cremes, frutas cozidas e liquidificadas.
  • D Dieta livre, normal são indicadas para pacientes que podem alimentar-se sozinhos.
  • E Dietas básicas modificadas são modificadas na quantidade de nutrientes. Por exemplo: hipocalórica, hiperproteica, hipossódica.
2

A Lei 7498/86 representa um grande avanço para a enfermagem e nela encontramos a definição de competências e atividades para os vários componentes de uma equipe de enfermagem. Assim sendo, segundo a citada Lei, cabem especialmente ao técnico de enfermagem as atividades de nível médio indicadas nas alternativas abaixo, EXCETO:

  • A participar da programação da assistência de enfermagem.
  • B executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do enfermeiro.
  • C prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
  • D participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.
  • E participar da equipe de saúde.
3

A infusão de medicamentos faz parte do conjunto de ações realizadas no cotidiano do profissional de enfermagem. Para infundir 750 ml de SG a15% de uma solução a 30 gotas por minuto o tempo necessário será de

  • A 10 horas.
  • B 11 horas e 40 minutos.
  • C 12 horas.
  • D 9 horas e 30 minutos.
  • E 8 horas e 20 minutos.
4

Boas condutas na coleta de sangue no laboratório constituem condições “sine qua non” para a obtenção de resultados confiáveis. Considere as afirmativas abaixo e assinale.

I) Antes de iniciar a punção venosa deixe o álcool usado na antissepsia secar

II) Em coletas de sangue com sistema a vácuo, recomenda-se esperar o sangue parar de fluir para dentro do tubo antes de trocá-lo.

III) Se usar seringa com agulha para a punção, o êmbolo da seringa deve ser puxado vigorosamente e rápido para evitar hemólise

  • A Se somente a afirmativa I for verdadeira.
  • B Se somente a afirmativa I e II forem verdadeiras.
  • C Se somente as afirmativas II e III forem verdadeiras.
  • D Se as afirmativas I, II e III forem verdadeiras.
  • E Se todas as afirmativas forem falsas.
5

Para a regulação precisa do volume de líquido corporal e das concentrações de solutos, é necessária a excreção renal dos mesmos em intensidades variáveis. Vários hormônios no corpo são responsáveis em regular a reabsorção tubular renal para diferentes eletrólitos e para água. O hormônio responsável por aumentar a reabsorção de sódio e água a nível tubular e o hormônio responsável por aumentar a reabsorção de sódio e a secreção de potássio, estão descritos na opção:

  • A Aldosterona e Hormônio Antidiurético.
  • B Paratormônio e Angiostensina II.
  • C Hormônio Antidiuretico e Aldosterona.
  • D Angiostensina II e Aldosterona.
  • E Peptídeo Natriurético Atrial e Hormônio Antidiurético.
6

Sobre a anatomia da cavidade torácica, considere as seguintes afirmativas e marque a opção correta.


 I) Possui duas regiões laterais, ocupadas pelos pulmões e envolvidas por lâminas mucosas não aderidas aos lobos pulmonares;


II) Na cavidade torácica, encontramos o coração com seu ápice voltado para cima, e sua base ancorada no músculo diafragma que limita esta região com a cavidade abdominal;


III) O timo é um órgão torácico, localizado posteriormente ao coração;


IV) O pulmão direito possui três lobos e duas fissuras;


V) O pulmão esquerdo possui duas fissuras.

  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B As afirmativas II e III estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa IV está correta.
  • D Apenas a afirmativa V está correta.
  • E As afirmativas I e IV estão corretas.
7

As áreas mais comuns à formação de úlcera por pressão são

  • A maléolo, cotovelo, sacro e calcâneo.
  • B sacro, cóccix, escápula e orelha.
  • C sacro, cóccix, trocânter e calcâneo.
  • D maléolo, cotovelo, cóccix e orelha.
  • E trocânter, calcâneo, cotovelo e maléolo.
8

À Unidade de saúde comparece uma criança acima de 1 ano de idade com febre, cefaleia intensa, vômitos em jato, rigidez da nuca, convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo. Estes dados levam a conjeturar

  • A um caso suspeito de meningite.
  • B um caso suspeito de parotidite.
  • C um caso confirmado de sarampo.
  • D um caso suspeito de dengue.
  • E um caso confirmado de criptococose.
9

A verificação da pressão arterial é uma das atividades rotineiramente executadas nas unidades de saúde. Neste procedimento, a campânula do estetoscópio é geralmente posicionada sobre a

  • A veia radial.
  • B artéria braquial.
  • C veia basílica.
  • D artéria carotídea.
  • E artéria poplítea.
10

A sinalização cirúrgica consiste em diversas manobras destinadas a diminuir a conversação durante as cirurgias, colaborando com a assepsia do ambiente. Além disso, reflete uma padronização mundial para instrumentação cirúrgica. Após a análise das afirmativas abaixo, marque a opção correta.


I) Compressa é solicitada com a mão em supinação e dedos estendidos;


II) Compressa é solicitada com a mão em pronação e dedos estendidos;


III) Compressa é solicitada com a mão em supinação e dedos fletidos;


IV) Gaze é solicitada com a mão voltada para baixo e com os dedos unidos;


V) Gaze é solicitada com a mão voltada para cima e com os dedos unidos. 

  • A Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa III está correta.
  • D Apenas a afirmativa I está correta.
  • E Apenas as afirmativas II e V estão corretas.

Conhecimentos Gerais

11
Dentre os meios de esterilização abaixo, assinale aquele que além de ser o mais barato e acessível, elimina a maior parte dos microrganismos transmissores de enfermidade que podem estar presentes em águas contaminadas.
  • A Autoclavação.
  • B Fervura.
  • C Destilação.
  • D Filtração.
  • E Irradiação ultravioleta.

História e Geografia de Estados e Municípios

12

Em 1970, começaram a se estabelecer novas relações de produção e trabalho em Tanguá, ocasionadas pelo seguinte fato histórico ocorrido no município:

  • A fechamento da usina de açúcar
  • B intervenção do governo estadual
  • C construção de uma estação ferroviária
  • D criação do Parque Florestal do Barbosão

Conhecimentos Gerais

13
São 35 os partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nem todos têm representação na Câmara. Nem todos têm representação no Senado. Alguns têm representação na Câmara, mas não no Senado, como é o caso do
  • A PV (Partido Verde).
  • B PSC (Partido Social Cristão).
  • C REDE (Rede Sustentabilidade).
  • D PPS (Partido Popular Socialista).
  • E PMB (Partido da Mulher Brasileira).

História e Geografia de Estados e Municípios

14

Observe estas três afirmações sobre o Estado da Bahia:

I – A Bahia é o quinto maior estado brasileiro em extensão territorial.

II – A Bahia é o Estado que tem o maior número de divisas com outros estados.

III – O rio mais importante da Bahia é o São Francisco, que cruza o estado do sul para o norte.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

  • A Todas as três.
  • B Nenhuma das três.
  • C Apenas as duas últimas.
  • D Apenas as duas primeiras.
  • E Apenas a primeira e a terceira.

Conhecimentos Gerais

15

Um dos nomes femininos mais importantes na história da Bahia é o de Maria Quitéria. Uma escultura em bronze em homenagem a ela está erguido no Largo da Soledade, em Salvador. Maria Quitéria destacou-se como uma das

  • A vereadoras eleitas para o primeiro mandato feminino na história dos municípios brasileiros.
  • B musas inspiradoras de Dorival Caymmi, tema de várias canções que enaltecem a beleza da mulher baiana.
  • C heroínas nas lutas pela Independência, depois de ter-se alistado, disfarçada de homem, no Exército Brasileiro.
  • D líderes dos movimentos de emancipação feminina, que ocorreram em Salvador na primeira metade do século XX.
  • E mulheres que representaram o Brasil na Conferência Internacional da Paz de Haia, na Holanda, no início do século XX.
16

Henry Kissinger, Jimmy Carter, Al Gore e Barack Obama têm em comum o fato de

  • A terem combatido na guerra do Iraque.
  • B serem filiados ao Partido Republicano.
  • C terem recebido o Prêmio Nobel da Paz
  • D terem sido presidentes dos Estados Unidos.
  • E serem personalidades que nunca visitaram o Brasil.
17
72 indígenas das etnias Tembé, Gavião e Surui Aikewara participaram, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, da cerimônia de outorga de grau da primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A formação dos professores indígenas é um passo importante na conquista de direitos dessa população. A cerimônia ocorreu no Dia do Índio, que é celebrado em
  • A 18 de abril.
  • B 19 de abril.
  • C 20 de abril
  • D 25 de abril.
  • E 27 de abril.
18

O Prêmio Nobel de Literatura, até hoje, só foi concedido a um escritor de língua portuguesa. Qual o seu nome?

  • A Carlos Drummond de Andrade.
  • B José Saramago.
  • C Mia Couto.
  • D Guimarães Rosa.
  • E Luandino Vieira.
19

A Fundação Cultural do Pará concede anualmente um prêmio literário que abrange as categorias de romance, dramaturgia, conto, crônica, ensaio, poesia, literatura infanto-juvenil e memorialística. O prêmio leva o nome de um dos mais importantes romancistas nascidos no Pará, o romancista

  • A Acrísio Mota.
  • B Alonso Rocha.
  • C Dalcídio Jurandir
  • D Haroldo Maranhão.
  • E Inglês de Sousa.

História

20
Foi na Bahia, entre Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou, no ano de 1500, marcando o descobrimento do Brasil pelos europeus e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha, feita por ______________________. Qual o nome do religioso que celebrou a primeira missa no Brasil que preenche corretamente a lacuna da frase acima?
  • A Padre Antônio Vieira.
  • B Padre José de Anchieta.
  • C Frei Henrique de Coimbra.
  • D Padre Manuel da Nóbrega.
  • E Frei Melquior de Catarina.