Resolver o Simulado Nível Médio

0 / 49

Direito Constitucional

1
A Constituição Federal de 1988, ao tratar do tema dos servidores públicos, em inúmeras de suas passagens cuidou de lhes direcionar direitos, deveres e limites de atuação. Nesse sentido, a Constituição determinou, em seu art. 38, que o servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, uma vez investido em mandato eletivo, deverá
  • A permanecer no cargo, emprego ou função que ocupa, podendo acumular a remuneração atinente ao seu ofício com a remuneração recebida por ocupar o cargo de Prefeito.
  • B se afastar de seu cargo, emprego ou função quando estiver ocupando o mandato eletivo em nível federal, estadual ou distrital.
  • C permanecer em seu cargo, emprego ou função quando estiver ocupando mandato eletivo em nível federal, estadual ou distrital.
  • D se afastar de seu cargo, emprego ou função, podendo acumular a remuneração atinente ao seu ofício com a remuneração recebida por ocupar o cargo de Prefeito.
2
A liberdade do indivíduo, direito fundamental tradicionalmente caracterizado como de primeira dimensão ou geração, possui desdobramentos e se expressa em variadas espécies no âmbito do atual Estado Constitucional Democrático, sendo possível falar em liberdade de ir e vir, liberdade religiosa, liberdade profissional, dentre outras. No que diz respeito especificamente à liberdade de associação sindical, de acordo com as diretrizes constitucionais, é possível observar que no Brasil é livre a associação sindical, cabendo aos sindicatos a defesa dos
  • A direitos individuais da categoria em questões judiciais, excluídas as questões administrativas e de ordem internacional.
  • B interesses individuais da categoria, excluídos os coletivos, inclusive em questões judiciais ou administrativas.
  • C direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas.
  • D interesses coletivos da categoria em questões judiciais, excluídos os interesses individuais e as questões administrativas e incluídas as questões internacionais.
3
Os direitos fundamentais são elementos indispensáveis à tutela da dignidade humana e encontram amparo expresso no texto constitucional brasileiro. A Constituição Federal de 1988, no que diz respeito aos direitos e garantias individuais, determina em seu art. 5º, caput, que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se
  • A aos brasileiros e não aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
  • B aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
  • C a todos, inclusive aos apátridas, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
  • D a todos, com exceção dos apátridas, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
4
A legalidade é elemento extremamente relevante no âmbito do atual Estado Constitucional Democrático, pois é a ideia de legalidade que impõe limites à atuação do Poder Público. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 determina que
  • A a prisão não poderá ocorrer senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.
  • B o civilmente identificado será submetido a identificação criminal, independentemente de previsão legal e determina que é indispensável à privação da liberdade o respeito ao devido processo legal.
  • C o brasileiro nato e o naturalizado podem ser extraditados em caso de crime comum ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
  • D a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o aborto, o racismo e os definidos como crimes hediondos.
5
Os direitos sociais fundamentais, também apelidados pelos juristas como direitos de segunda dimensão ou de segunda geração, têm, em sua ontologia, a intenção de reduzir desigualdades para fins de concretização da igualdade material, substancial ou isonômica. Uma das ideias que os permeia é a de tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na proporção de suas desigualdades. O constituinte brasileiro, visualizando a importância desses direitos, tratou de expressamente tutelá-los. Nesse sentido, a Constituição Federal prevê direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tais como
  • A a ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de sete anos.
  • B o reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho e a proteção em face da automação, na forma da lei.
  • C o gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, dois terços a mais que o salário normal.
  • D a remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em quarenta por cento relativamente à do normal.
6
A Constituição Federal de 1988, ao considerar a casa dos cidadãos como um bem juridicamente relevante, a ela ofereceu tutela expressa em seu art. 5º, de modo a determinar que a casa é
  • A um lugar comum, sendo possível nela adentrar sem consentimento do morador, durante a noite, independentemente da ocorrência de flagrante delito ou desastre, de situação de socorro e de determinação judicial.
  • B um lugar comum, sendo possível nela adentrar sem consentimento do morador, durante o dia, independentemente da ocorrência de flagrante delito ou desastre, de situação de socorro e de determinação judicial.
  • C asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante a noite, por determinação judicial.
  • D asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
7
A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio de órgãos variados, dentre eles a polícia federal, cujas competências envolvem
  • A exercer, sem exclusividade, as funções de polícia judiciária da União e atuar no patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
  • B prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, não cabendo a esse órgão atuar para prevenir e reprimir o contrabando e o descaminho.
  • C executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras e exercer as atividades de patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
  • D apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas.
8
Além da polícia federal, outros órgãos atuam para promover a segurança pública no âmbito do território brasileiro, como é o caso das polícias civis, das polícias militares e corpos de bombeiros militares. A Constituição, tratando das diretrizes referentes a esses entes, determinou que
  • A às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
  • B às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, inclusive das militares.
  • C as polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Prefeitos e Governadores dos Estados.
  • D as polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, ao Presidente da República, Prefeitos e Governadores dos Estados.
9
De acordo com o exposto na Constituição Federal de 1988, o Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. Diante disso, na vigência do estado de defesa, a Constituição determina que
  • A pode haver restrições ao sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
  • B é impossível se estabelecer restrições aos direitos de reunião.
  • C a prisão ou detenção de qualquer pessoa poderá ser superior a dez dias.
  • D é permitida a incomunicabilidade do preso.
10
Ainda no que diz respeito à ocupação de mandatos eletivos eventualmente exercidos por servidores públicos, expõe a Constituição que o servidor público, uma vez investido em mandato de
  • A Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo e, não havendo compatibilidade, será a ele facultado escolher a remuneração que deseja perceber.
  • B Vereador, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, ficando impossibilitado de perceber a remuneração referente ao cargo eletivo, independentemente de haver ou não compatibilidade de horário de trabalho, pois a Constituição dispõe sobre o teto salarial do funcionalismo.
  • C Deputado Federal, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo e, não havendo compatibilidade, será a ele facultado escolher a remuneração que deseja perceber.
  • D Deputado Estadual, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo e, não havendo compatibilidade, será a ele facultado escolher a remuneração que deseja perceber.
11
A Constituição Federal disciplina, em seu art. 14, o tema dos direitos políticos, de modo a determinar que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Ainda no que diz respeito a esse tema, estabelece a Constituição que o alistamento eleitoral e o voto são
  • A facultativos para os maiores de dezoito anos e obrigatórios para os maiores de setenta anos e para os analfabetos.
  • B obrigatórios para os maiores de dezoito anos e para os analfabetos e facultativos para os maiores de sessenta anos.
  • C facultativos para os maiores de dezesseis anos e para os analfabetos e obrigatórios par a maiores de dezoito anos e para os maiores de setenta anos.
  • D obrigatórios para os maiores de dezoito anos e facultativos para os analfabetos e maiores de setenta anos.

Direito Administrativo

12
O requerimento apresentado por um servidor foi indeferido pela autoridade competente. À luz do que dispõe a Lei nº 8.112/90, o servidor pode interpor um pedido de reconsideração à autoridade que proferiu a decisão, no prazo de
  • A quarenta dias, a contar da publicação da decisão indeferitória ou da ciência desta pelo servidor.
  • B trinta dias, a contar da publicação da decisão indeferitória ou da ciência desta pelo servidor.
  • C cinquenta dias, a contar da publicação da decisão indeferitória ou da ciência desta pelo servidor.
  • D sessenta dias, a contar da publicação da decisão indeferitória ou da ciência desta pelo servidor.
13
A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento, até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é denominada 
  • A Convite.
  • B Concorrência.
  • C Tomada de preços.
  • D Pregão Eletrônico.
14
De acordo com a Lei 8.112/1990 e suas alterações posteriores, "remoção" significa:
  • A reinvestidura do servidor no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformação.
  • B deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.
  • C retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado por inabilitação no estágio probatório.
  • D deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
15
Nos termos do que expressamente estabelece as normas do regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), a gratificação natalina paga ao servidor aposentado deve ser equivalente a
  • A cem por cento do seu provento, sem dedução do adiantamento recebido.
  • B noventa por cento de seu provento, sem dedução do adiantamento recebido.
  • C cem por cento do seu provento, deduzido o adiantamento recebido.
  • D noventa por cento de seu provento, deduzido o adiantamento recebido.
16

Um servidor público civil da União será aposentado compulsoriamente ao completar a idade de

  • A sessenta e oito anos.
  • B sessenta anos.
  • C sessenta e cinco anos.
  • D setenta anos.
17
A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo prescricional para a ação disciplinar considerando o tipo de penalidade prevista para a infração cometida. Para os casos de condutas puníveis com a destituição de cargo em comissão, a referida lei prevê o prazo prescricional de 
  • A dois anos.
  • B três anos.
  • C cinco anos.
  • D cento e oitenta dias.
18
Um servidor público federal faltou ao serviço por um dia, em decorrência de caso fortuito. Considerando as normas previstas na Lei nº 8.112/90, a falta desse servidor
  • A poderá ser compensada a critério da chefia imediata, mas não será considerada como efetivo exercício.
  • B não poderá ser compensada, mas será considerada como efetivo exercício para fins de aposentadoria.
  • C poderá ser compensada a critério da chefia imediata, sendo assim considerada como efetivo exercício.
  • D não poderá ser compensada nem será considerada como efetivo exercício para fins d e aposentadoria.
19
A ideia de legalidade integra o Direito Administrativo desde suas origens mais remotas. Há quem afirme que com o advento do Estado de Direito, o princípio da legalidade adentrou no universo jurídico administrativista para dele não mais sair. O princípio d a legalidade, para a Administração Pública, enseja o dever de
  • A realizar tudo aquilo que não seja proibido pelo direito.
  • B agir independentemente de previsão legal embasando a ação.
  • C agir quando existir previsão legal embasando a ação.
  • D realizar o que é vedado pelo direito, desde que amparado em exemplo internacional.
20
Com base nas normas expressamente previstas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), servidor é 
  • A a pessoa empregada em uma empresa pública.
  • B aquele com contrato por prazo determinado.
  • C a pessoa legalmente investida em cargo público.
  • D aquele que trabalha em órgão da administração pública direta.
21
Um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi deslocado de ofício, no âmbito do mesmo quadro, sem ter havido mudança de sede. Com base nos preceitos da Lei nº 8.112/90, esse servidor foi 
  • A removido.
  • B reintegrado.
  • C reconduzido.
  • D readaptado.
22
De acordo com as disposições da Lei nº 8.112/90, “reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado”. Com base nessa lei, um dos requisitos para a reversão no interesse da Administração é que 
  • A o servidor aposentado a tenha solicitado.
  • B a aposentadoria tenha sido por invalidez.
  • C o servidor esteja aposentado, também, em outro cargo público.
  • D a aposentadoria tenha ocorrido nos últimos três anos, anteriores ao pedido.
23

De acordo com a Lei 8.666/93, o procedimento licitatório é dispensado

  • A na contratação de serviços técnicos especializados.
  • B na contratação de um profissional do setor artístico.
  • C nos casos de compras abaixo de R$ 10.000,00.
  • D nos casos de guerra ou perturbação da ordem.
24
A Administração Pública, segundo entendimento consolidado historicamente na doutrina jurídica brasileira, é dotada de “poderes-deveres” que a permitem concretizar os seus fins. Em tal contexto, limitando e condicionando a liberdade e a propriedade dos suj eitos, a Administração atua para viabilizar a concretização do interesse público. São poderes -deveres da Administração Pública tradicionalmente apresentados pelos juristas brasileiros, o poder
  • A de polícia e o poder disciplinar.
  • B da inércia e o poder da ação.
  • C fictício e o poder real.
  • D de responsabilidade e o poder de irresponsabilidade.
25
De acordo com o que expressamente preceitua a Lei n0 8.112/90, considere as afirmativas a seguir, referentes a provimento de cargos públicos.
I Às pessoas portadoras de deficiência serão reservadas até dez por cento das vagas oferecidas em concurso público.
II O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.
III Para cargos de confiança vagos, a nomeação far-se-á em caráter efetivo.
IV Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. 
Das afirmativas, estão corretas 
  • A II e IV.
  • B I e II.
  • C II e III.
  • D I e IV.
26
À luz das disposições previstas no regime jurídico dos servidores civis da União (Lei nº 8.112/90), o servidor empossado em cargo público deverá entrar em exercício no prazo de 
  • A vinte dias, contados da data da nomeação.
  • B trinta dias, contados da data da nomeação.
  • C dez dias, contados da data da posse.
  • D quinze dias, contados da data da posse.
27

Um servidor público federal vale-se do cargo para lograr proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública. Nessa situação, a Lei n° 8.112/90 prevê como penalidade disciplinar

  • A a demissão.
  • B o afastamento cautelar.
  • C a advertência.
  • D a suspensão.
28
O regime jurídico administrativo é composto por inúmeras normativas que conferem unidade ao Direito Administrativo brasileiro. Majoritariamente, a doutrina apresenta essas normativas como princípios. O art. 37, caput, da Constituição Federal de 1988 expõe que a publicidade é princípio da Administração Pública. Sobre esse princípio, a Constituição determina que
  • A é proibido ao Poder Público formular publicidade de qualquer espécie, inclusive aquelas realizadas por órgãos públicos com caráter educativo, informativo ou de orientação social.
  • B a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
  • C a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
  • D é proibido ao Poder Público formular publicidade de qualquer espécie, salvo aquelas realizadas para oferecer ao público em geral explicações sobre a vida privada dos gestores.
29
Considerando as normas expressas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas a seguir: I Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. II A investidura em cargo público ocorrerá com a nomeação. III Servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público. IV Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será exonerado. Dentre as afirmativas, estão corretas

  • A III e IV
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D I e IV.
30
Nos termos da Lei nº 8.112/90, o auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, devendo esse ressarcimento ser efetivado no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor. O valor da referida indenização não pode ultrapassar
  • A vinte e cinco por cento do valor da remuneração (subsídio) de Ministro de Estado.
  • B vinte por cento do valor da remuneração (subsídio) do Presidente da República.
  • C vinte e cinco por cento do valor da remuneração (subsídio) do Presidente da República.
  • D vinte por cento do valor da remuneração (subsídio) de Ministro de Estado.
31

Considerando as disposições do regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas a seguir:

I A licença para tratamento de saúde que exceder o prazo de cento e vinte dias no período de doze meses, a contar do primeiro dia de afastamento, será concedida mediante avaliação por junta médica oficial.

II Configura acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido.

III A pensão poderá ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo tão-somente as prestações exigíveis há mais de três anos.

IV O menor de vinte e três anos que, mediante autorização judicial, viver na companhia e às expensas do servidor, ou do inativo, é considerado dependente econômico para efeito de percepção de salário-família.

Dentre as afirmativas, estão corretas

  • A I e III.
  • B III e IV.
  • C I e II.
  • D II e IV.

Noções de Informática

32
Usa-se o recurso de compressão para se representar uma informação com menos bits. São extensões de arquivos compactados:
  • A .tar e .doc
  • B .lzw e .dll
  • C .zip e .gz
  • D .7zp e .txt
33
No mundo globalizado, com uma grande quantidade de informações disponível, para realizar pesquisas nas ferramentas de busca, é necessário o uso de termos adequados ou combinações deles a fim de encontrar o resultado procurado. Por exemplo, ao utilizar, no buscador do Google, o termo carro filetype:PDF, encontram-se, prioritariamente,
  • A os sites cadastrados que contenham a palavra carro e o conteúdo seja um pdf.
  • B todos os sites que contenham a palavra carro ou pdf.
  • C os sites que contenham a palavra pdf ou carro.
  • D todos os sites que contenham a palavra filetype ou pdf ou carro.
34
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui sistemas integrados para gestão acadêmica (chamado de SIGAA), gestão de recursos humanos (chamado de SIGRH) e gestão de patrimônio, administração e contratos (chamado de SIPAC). Para utilizar esses sistemas, o servidor público encarregado utiliza um navegador web. São exemplos de navegadores web: 
  • A Mozilla Firefox, Safari e Google Chrome.
  • B Internet Explorer, Microsoft Edge e Mozilla Thunderbird.
  • C Google Chromecast, Mozilla Firefox e Microsoft Edge.
  • D Safari, Google Chrome e Microsoft Outlook.
35

Os sistemas operacionais são utilizados para controlar a carga de programas do usuário, perfis de usuários, gerenciamento de memória, entre outras tarefas. O gerenciamento de arquivos é um grande aliado na organização dos dados em um computador, serviço prestado por aplicações que acompanham, via de regra, o sistema operacional. No caso do Windows 7, o tipo de arquivo pode ser reconhecido por sua extensão. Dessa forma, são extensões de arquivos de imagem, programa e planilha, respectivamente,

  • A .tiff .exe .xlsx
  • B .gif .com .docx
  • C .img .dll .plan
  • D .jpg .bat .odf
36
As redes de computadores podem ser classificadas segundo diversos critérios. São classificações válidas, segundo a Extensão Geográfica e segundo a Topologia, respectivamente,
  • A LAN e Ethernet.
  • B WAN e Estrela
  • C DSL e Wireless.
  • D Árvore e MAN.
37

Observe a fórmula usada numa planilha Microsoft Excel 2007 a seguir. =SE(OU(MOD(A1;400)=0;E(MOD(A1;4)=0;MOD(A1;100)<>0));"SIM";"NÃO")
Essa fórmula é usada para identificar anos bissextos. No caso de ser usada na célula A2, enquanto a célula A1 contém o valor 2100, o resultado dessa fórmula será

  • A 2100
  • B SIM
  • C 0
  • D NAO
38
No Microsoft Word 2013, em Português rodando no Windows 10, caso seja necessário utilizar o teclado para alinhar o texto de um parágrafo a esquerda e aumentar a fonte em um ponto, deve-se utilizar, respectivamente, os atalhos
  • A Ctrl + G e Ctrl + [
  • B Ctrl + Q e Ctrl + ]
  • C Ctrl + G e Ctrl + ]
  • D Ctrl + Q e Ctrl + [
39
Para cadastrar um novo aluno na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o servidor público encarregado utiliza os seguintes dispositivos: um teclado para digitar os dados pessoais do estudante no sistema acadêmico; um scanner para digitalizar os docum entos de identificação do aluno e uma impressora a laser para imprimir o comprovante de cadastramento, entregue ao estudante ingressante. Nesse sentido, o teclado, o scanner e a impressora são, respectivamente, dispositivos de: 
  • A saída, entrada, saída.
  • B saída, saída, entrada.
  • C entrada, saída, entrada.
  • D entrada, entrada, saída.
40

Os sistemas operacionais modernos baseados em Linux são conhecidos por oferecer suporte a diversos formatos de arquivos, quanto à sua organização interna. Dentre esses formatos, destaca-se o

  • A ntf
  • B ext3
  • C fat
  • D ram
41

O navegador Firefox, em sua versão 47, permite que sejam abertas janelas que possibilitam a navegação privada. No caso, é possível

  • A o armazenamento de logins e senhas para uso restrito.
  • B a ocultação do endereço IP (Internet Protocol) do usuário.
  • C navegar sem guardar as páginas visitadas.
  • D armazenar o cache dos sites marcados como privados.
42

O armazenamento na nuvem é um serviço para os usuários de redes de computadores, em especial da Internet, que permite guardar arquivos em espaço diverso daquele do disco (HD) local e que são facilmente acessíveis. São serviços de armazenamento na nuvem

  • A Skype e Google Talk.
  • B Google Drive e Dropbox.
  • C Threeshared e OneDrive.
  • D iCloud e HDMI.
43
Antes de imprimir um documento digitado no MS Word 2013, o servidor solicita que o chefe da unidade o revise. Após revisar o documento, o chefe da unidade informou ao servidor que o texto estava correto, porém, era necessário inserir a numeração das páginas no rodapé, antes de imprimir. Para inserir a numeração, o servidor deve: 
  • A clicar no menu “Layout da Página”; escolher a opção “Configurar página”; marcar a opç ão “Usar numeração de página”, na janela de diálogo e clicar em “OK” para confirmar.
  • B clicar no botão “Número de página”, na guia “Inserir”; clicar em “Fim da página” e escolher uma das opções de numeração apresentadas.
  • C clicar com o botão da direta do mouse em qualquer lugar do documento aberto; depois, em “Inserir numeração de página” e escolher uma das opções de numeração apresentadas.
  • D clicar em “Página Inicial”; escolher a opção “Propriedades do documento”; marcar a opção “Numeração automática de páginas”, na caixa de diálogo e clicar em “OK” para confirmar.
44

Protocolos de redes de computadores são regras definidas para um sistema de comunicação entre elementos de uma rede e que permitem uma padronização na comunicação. São protocolos de comunicação comumente encontrados nas redes de computadores

  • A SWITCH e WiFi.
  • B LAN e GOLPHER.
  • C DSL e POP4.
  • D HTTP e FTP
45

Um texto pode ser formatado em colunas. Pode-se, por exemplo, criar um layout onde uma coluna seja mais estreita que outra. No Microsoft Word 2007, para se formatar um texto em colunas com larguras distintas é preciso acessar a guia

  • A Paginação.
  • B Colunas.
  • C Configurar Layout.
  • D Layout da Página.
46
O aplicativo Mozilla Thunderbird permite que possamos ter acesso a contas de e-mail em um aplicativo desktop, oferecendo diversos recursos para organizar e escrever e -mails. Quando um usuário configura uma conta de e-mail que usa o protocolo IMAP, ele precisa configurar o protocolo para envio de mensagens chamado de
  • A Exchange.
  • B POP.
  • C SMTP.
  • D RSS.
47
Combinações de teclas são utilizadas como atalhos para se realizar funções de forma mais direta. A combinação de teclas Ctrl + Y, no Microsoft Word 2010 em Português, rodando no Windows 7, permite
  • A repetir a localização de palavras.
  • B desfazer uma ação.
  • C refazer ou repetir uma ação.
  • D ativar ou desativar manuscritos.
48
 O Windows é um Sistema Operacional com interface gráfica que permite ao usuário realizar várias tarefas usando somente o mouse. Contudo, algumas tarefas tornam-se mais ágeis quando o usuário utiliza uma ou mais combinações de teclas na forma de atalho. No Windows 8.1, as teclas de atalho para bloquear o computador, renomear um arquivo e abrir a caixa de diálogo “Executar” são, respectivamente: 
  • A tecla Windows + B; F2; e tecla Windows + X.
  • B tecla Windows + L; F2; e tecla Windows + R.
  • C tecla Windows + B; F4; e tecla Windows + R.
  • D tecla Windows + L; F4; e tecla Windows + X.
49

No Microsoft Word 2013, versão em Português para o Windows 7, para que possamos dividir a janela em que estamos editando um documento, permitindo que seja possível espelhar o conteúdo digitado nessa janela, utilizamos a tecla de atalho

  • A Alt + D
  • B Ctrl + S
  • C Alt + Ctrl + D
  • D Alt + Ctrl + S
Voltar para lista