Resolver o Simulado COPEVE-UFAL - Nível Superior

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Administração Financeira e Orçamentária

1

O fornecimento de energia elétrica é classificado quanto à maneira como satisfaz o interesse geral e/ou quanto aos usuários como serviço público

  • A uti universi.
  • B direto.
  • C uti singuli.
  • D próprio.
  • E essencial.

Direito Administrativo

2

O uso de poderes administrativos pela autoridade pública

  • A é lícito mesmo quando praticado o ato com fim diverso daquele exigido pela lei.
  • B não é lícito, tendo em vista que o poder pertence exclusivamente ao Estado e não aos seus agentes.
  • C é considerado abusivo quando a autoridade, atuando dentro dos limites da competência legalmente conferida, busca o fim exigido pela lei.
  • D é justificado em razão da instrumentalidade da função administrativa, que visa realizar concretamente o interesse público.
  • E somente é permitido no âmbito da Administração Direta.

Ética na Administração Pública

3

Dadas a seguir as regras deontológicas previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal,

I. Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
II. Ao servidor não basta ser honesto; ele tem ainda que parecer honesto, evitando qualquer local ou conduta que possa levantar dúvidas quanto à sua probidade, mesmo que internamente saiba que não está fazendo algo errado.
III. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, integra-se na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

verifica-se que está(ao) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Administração Pública

4

Dadas as afirmativas a seguir sobre o princípio da publicidade,

I. Os atos internos da Administração precisam ser publicados no Diário Oficial para poder produzir os efeitos que lhes são próprios.
II. São exceções ou relativizações do princípio o sigilo imprescindível à segurança da sociedade e do Estado e a preservação da intimidade dos envolvidos.
III. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Direito Administrativo

5

O gestor público pretende renovar um contrato de utilização de programas de informática. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a duração desse contrato poderá estender-se, após o início de sua vigência, até o prazo máximo de

  • A 12 meses.
  • B 48 meses.
  • C 60 meses.
  • D 60 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, desde que em caráter excepcional, devidamente justificado, e mediante autorização da autoridade superior.
  • E 120 meses.

Administração Pública

6

Apesar de não previstos no caput do Art. 37 da Constituição Federal, são considerados princípios constitucionais do direito administrativo, dentre outros:

  • A unidade orçamentária, devido processo legal e livre concorrência.
  • B participação, universalidade da cobertura e do atendimento e poluidor-pagador.
  • C participação, celeridade processual, razoabilidade, contraditório e ampla defesa.
  • D função social da propriedade, busca do pleno emprego e contraditório.
  • E seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços e anterioridade.

Direito Administrativo

7

O poder administrativo de polícia se manifesta através de atos

  • A de direito público e de direito privado.
  • B preventivos, fiscalizadores e repressivos.
  • C normativos constitucionais, legais e infralegais.
  • D de direito penal, administrativo e civil.
  • E praticados por qualquer pessoa jurídica.

Administração Pública

8

Um dos pressupostos da atuação da Administração está centrado na diferença verificada entre eficiência e eficácia. Um dos elementos centrais da eficácia é o de

  • A atingir objetivos.
  • B cumprir tarefas e obrigações.
  • C treinar os subordinados.
  • D resolver problemas.
  • E fazer corretamente as coisas.
9

O modelo de Administração Pública gerencial não possui como característica:

  • A a eficiência como parâmetro.
  • B o controle de produtividade dos setores e dos servidores.
  • C uma maior descentralização administrativa, inclusive com o uso forte de parcerias com o setor privado.
  • D a Administração Pública voltada ao controle de resultados.
  • E a designação de parentes de 2º grau sem vínculo com a Administração Pública para atuarem como subordinados ao gestor nomeante na ocupação de cargos em comissão do baixo escalão.

Direito Administrativo

10

Dadas as afirmativas a seguir quanto aos serviços públicos,

I. Além de prestar diretamente os serviços públicos, o Estado pode se utilizar das formas de prestação indireta, das quais são exemplos a outorga a pessoas da Administração Indireta e a delegação a particulares por meio de concessão ou permissão.
II. A parceria público-privada, na modalidade de concessão patrocinada, também é forma de prestação indireta de serviço público.
III. As agências executivas são entidades da Administração Indireta criadas com a finalidade de prestar serviços públicos em lugar do Poder Executivo.
IV. As sociedades de economia mista e as empresas públicas são entidades criadas com o fim de exploração de atividade econômica pelo Estado, sendo vedada a elas a prestação de serviços públicos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
11

Dispensa-se a licitação:

  • A nos casos de guerra, grave perturbação da ordem ou intervenção federal.
  • B sempre que a União intervier no domínio econômico.
  • C quando, havendo guerra ou comoção intestina, houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional ou da ordem pública, assim determinar decreto do Presidente da República, ouvido o Congresso Nacional.
  • D para a aquisição de bens ou serviços nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condições ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Público.
  • E para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
12

A modalidade de licitação concorrência é caracterizada por qual das opções abaixo?


  • A É a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
  • B É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
  • C É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto
  • D É a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
  • E É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, iguaou superiorl ao valor da avaliação.
13

Assinale o princípio norteador do serviço público que corresponde ao dever de boa administração:

  • A Princípio da motivação
  • B Princípio da finalidade
  • C Princípio da moralidade
  • D Princípio da legalidade
  • E Princípio da eficiência
14

Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, a álea que da lugar à aplicação da teoria da imprevisão e que é representada por todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível, inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado ( In Direito Administrativo. 24 ed., São Paulo: Atlas, 2011, p. 286) é nominada de:

  • A álea administrativa: fato do príncipe
  • B álea ordinária.
  • C álea administrativa: fato da administração.
  • D álea econômica.
  • E álea administrativa: alteração unilateral do contrato.
15

A Lei de improbidade administrativa prevê ressarcimento, perda dos bens ilicitamente acrescidos ao patrimônio indisponibilidade de bens, perda de função pública, suspensão de direitos políticos de 5 a 8 anos, multa e proibição de contratar ou receber beneficios ou incentivos fiscais por:



  • A 10 anos.
  • B 5 anos.
  • C 4 anos.
  • D 8 anos.
  • E 6 anos.
16

Dadas as afirmativas abaixo quanto ao vencimento e remuneração perante o regime jurídico dos servidores públicos federais,

I. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.
II. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
III. É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, mesmo em situações em que haja vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
17

Assinale a única opção verdadeira a respeito da Lei nº 8.429, de 1991 (Lei de Improbidade Administrativa).

  • A Estão sujeitos às sanções decorrentes de atos de improbidade administrativa apenas os que exercem, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, cargo ou função pública.
  • B Para os atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública, a lei prevê como sanção o ressarcimento integral do dano; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, entre outras.
  • C As sanções pela prática de atos de improbidade são aplicáveis aos agentes privados exclusivamente nos casos em que concorram para a prática do ato de improbidade ou dele diretamente se beneficiem.
  • D O Ministério Público é o titular exclusivo da ação de improbidade, cabendo a qualquer pessoa o direito de representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
  • E Nos casos de ato de improbidade administrativa praticado por ocupante de cargo em comissão ou de função de confiança, a lei prevê prazo prescricional de cinco anos para propositura da ação.

Direito Constitucional

18

De acordo com a Constituição Federal, considerando os bens públicos estaduais abaixo elencados,

I. Recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva.

II. Águas superficiais ou subterrâneas, fluentes e emergentes. III. Potenciais de energia hidráulica.

IV. Ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União.

verifica-se que está(ão) correto(s) o(s) item(ns).

  • A I, II, III e IV.
  • B I, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III, apenas.

Direito Administrativo

19

São exemplos de prerrogativas decorrentes do princípio da supremacia do interesse público sobre os interesses particulares:

  • A desapropriação e extinção unilateral de contratos administrativos.
  • B obrigatoriedade de licitar e privilégios processuais.
  • C conclusão de contratos e realização de obras.
  • D direito de ação e imperatividade dos atos.
  • E sujeição a controle e poder discricionário.

Pedagogia

20

Verificando o que deve mudar nos componentes da dinâmica escolar, para acompanhar os novos paradigmas do mundo em transformações:

I. o conhecimento deixa de ser dividido por disciplinas para promover o encontro de saberes entre as ciências e a dinâmica da natureza e da sociedade, na produção do saber escolar;
II. a sala de aula deixa a condição de espaço de transmissão do conhecimento para se constituir um local de reflexão e de situações de aprendizagem, qualificando a missão da escola;
III. o professor deve apresentar-se como instrutor, transmissor do conhecimento que forma cidadãos especiais para a vida em sociedade;
IV. a atividade educativa revela uma dinâmica promovida por uma gestão coordenadora de um currículo contextualizado e interdisciplinar;
V. a avaliação, na ação pedagógica e institucional, determina os ajustes, indicando os melhores gestores e os instrumentos de medida da qualidade do ensino.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos apenas

  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E I, II, III e V.
21

As inovações da educação, na atualidade, revelam um olhar integrado entre planejamento, currículo e avaliação, na gestão democrática da escola. Nessa perspectiva, a avaliação deve ser:

I. uma articulação dos dados quantitativos e qualitativos da realidade, sob visão dialógica, com uso de processos de participação dos sujeitos do ensino aprendizagem;
II. um modo de acolhida do direito de aprender e de formar a cidadania, utilizando instrumentos participativos de verificação e análise do ensino-aprendizagem;
III. um processo de análise e crítica educativa, sob enfoque quanti-qualitativo e participativo do ato de aprendizagem e de ensino;
IV. uma função de controle e poder com uso de instrumentos de medida da aprendizagem dos alunos, garantindo que a ação do professor tenha efeitos quantitativos.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas

  • A I.
  • B III.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.
22

As demandas políticas técnico-científicas e éticas da sociedade atual indicam mudanças à produção do conhecimento enquanto saber escolar, situado entre os elementos do currículo. Por essas premissas, o conhecimento escolar pode ser considerado como:

I. processo de transmissão do saber científico, desenvolvido com o uso de métodos de assimilação rápida;
II. encontro/confronto de saberes, visando à compreensão/ transformação do mundo pelo aluno aprendiz, com apoio nas ciências de referência;
III. transposição didática desenvolvida pela autoridade técnica e competente do professor sobre o conjunto dos alunos;
IV. transmissão de saberes já existentes, dispostos na experiência escolar para assimilação dos alunos;
V. projeto de construção democrática e participativa da escola produtora do saber e formadora de homens e mulheres na contemporaneidade.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos

  • A I e IV, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C II e V, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
23

O sistema nacional de educação tem sido debatido ao longo da história da educação brasileira. Dadas as afirmativas quanto a sua atual definição,

I. O que caracteriza um sistema é a atividade intencional e organicamente concebida, que se justifica pela realização de atividades voltadas para as mesmas finalidades ou para a concretização dos mesmos objetivos.
II. A institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais autônomos, vem para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, vencer a fragmentação das políticas públicas e superar a desarticulação institucional.
III. O Sistema Nacional de Educação promove a institucionalização do regime de colaboração a qual cada ente federativo, com suas peculiares competências, é chamado a colaborar para transformar a Educação Básica em um sistema orgânico, sequencial e articulado.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
24
Como é denominada a ação global da escola que envolve os processos de reflexão e decisão sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social?
  • A Plano de Aula.
  • B Planejamento Escolar.
  • C Planejamento Curricular.
  • D Planejamento de Ensino.
  • E Projeto Político Pedagógico.
25

O acesso ao ensino superior tem os seguintes requisitos, entre outros:

I. é obrigatório o processo seletivo e o requisito de conclusão do ensino médio para acesso aos cursos de graduação. Para o acesso à pós-graduação é obrigatório a conclusão da graduação, além de outros requisitos exigidos pela instituição;
II. o acesso aos cursos de graduação se dão exclusivamente por meio do ENEM, e o acesso aos cursos de pós-graduação depende dos requisitos estipulados pela instituição, havendo flexibilidade acadêmica para as instituições de excelência, enquanto as demais atendem às normas do CNPq;
III. os cursos sequenciais exigem a conclusão do ensino médio para acesso, enquanto os cursos de extensão são livres, com critérios distintos, definidos pela instituição, conforme o público ao qual esta pretende atender.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
26

[...] Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. [...]
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 07 jul. 2016.
Assinale a alternativa que apresenta todos os níveis de ensino contemplados na Educação Básica, segundo a LDB.

  • A A educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
  • B O ensino fundamental e médio e suas versões na modalidade EAD.
  • C A educação de jovens e adultos, a educação infantil e ensino médio.
  • D O ensino técnico, técnico-profissionalizante, fundamental e médio.
  • E A educação pré-escolar, ensino fundamental, médio e superior.
27

Dadas as afirmativas quanto à gestão e à organização do trabalho escolar, como prática democrática,

I. São atividades essencialmente políticas e pedagógicas, num padrão administrativo, em direitos efetivados.
II. Implicam obscurecer, no quotidiano escolar, a impregnação geral que as novas tecnologias digitais e comunicacionais estabeleceram no mundo do trabalho.
III. O ordenamento jurídico brasileiro colocou a gestão democrática como princípio e as leis infraconstitucionais o reforçaram.
IV. Sendo atividades enfaticamente burocráticas e legais, a prioridade é o cumprimento das normas regulamentadoras.
V. Os professores são gestores e co-gestores do trabalho escolar; seus princípios e valores dão a direção de sua prática docente.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e III.
  • B I, II e IV.
  • C I, III e V.
  • D II, III e V.
  • E II, IV e V.
28

Quanto aos prazos para reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, dadas as afirmativas,

I. Dez anos para cursos de universidades e cinco anos para as demais instituições.
II. Varia conforme a regra definida pela Comissão Nacional de Especialistas e Conselho Nacional de Educação entre cinco e dez anos.
III. Cinco anos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.
29

Dadas as afirmativas quanto ao Censo Escolar,

I. Abrange todos os níveis de ensino e modalidades.

II. A partir dele, são estabelecidas as políticas de correção dos desequilíbrios regionais.

III. A partir dele, avalia-se a promoção da equidade na oferta do ensino público.

IV. É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

V. O Dia Nacional do Censo Escolar ocorre sempre na última quarta-feira de março de cada ano.

verifica-se que estão corretas

  • A I e IV, apenas.
  • B III e V, apenas.
  • C I, II e V, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
30

Dadas as seguintes características quanto à instituição universitária,

I. Mais de cinquenta por cento de seu corpo docente constituído por mestres e doutores e em regime de dedicação exclusiva.
II. Plurisdiciplinaridade e formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
III. Produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
31

Segundo os novos paradigmas da educação na era das relações, o currículo apresenta-se no planejamento educacional como:

I. um programa de estudo para dar cumprimento à grade de disciplinas escolares cujos conteúdos constituem a prioridade na qualidade do ensino;
II. um documento que integra o plano de gestão escolar, contendo a listagem de conteúdos, métodos e técnicas para as diversas disciplinas, sob responsabilidade de cada professor;
III. uma prática político-pedagógica revelando opções conceituais, propósitos, normas e valores na produção do conhecimento, em articulação com a história, a sociedade e a cultura;
IV. uma construção coletiva, a partir de diagnóstico do contexto social, aberta às mudanças, situando o aluno como sujeito- aprendiz do conhecimento do seu tempo.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos apenas

  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E I, II e III.
32

Segundo Dutra (1996), “toda mudança se referencia na cultura já existente, ainda que para modifica-la.” A Escola, no contexto social em que está inserida, é muito suscetível a mudanças, tanto internas, quanto externas.

Quanto às influências internas, dados os itens seguintes,

I. Politicas públicas e normas dos sistemas de ensino.
II. Situação socioeconômica dos alunos e da comunidade.
III. Estrutura física e regime disciplinar.
IV. Processos de construção e reconstrução da cultura da escola.
V. Sistema de informação e atividade extraclasse.
VI. Projetos de gestão escolar.
VII. Teorias e concepções educacionais mais recentes.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I, II e IV.
  • B I, V e VI.
  • C II, III e VII.
  • D II, IV, V e VII.
  • E III, IV, V e VI.
33

Dadas as afirmativas sobre a relação da Cultura Organizacional com o conhecimento da escola,

I. A abordagem da Cultura Organizacional é importante para viabilizar uma perspectiva mais humana, integrada e coletiva, no âmbito educacional, desvelando tramas, interesses e especificidades.
II. O emprego da abordagem da Cultura Organizacional vem-se intensificando nos últimos tempos, no Brasil, favorecendo a percepção da escola como lócus de múltiplas dimensões e interesses diversos.
III. Na perspectiva da Cultura Organizacional, a visualização da escola é focada necessariamente na estrutura administrativo-pedagógica e/ou pedagógico-didática, como estratégia de padronização do comportamento e sintonização plena dos objetivos pré-estabelecidos.
IV. Os professores, por meio de sua prática pedagógica, influenciam de forma significativa, a cultura da escola e a constituição de seu ethos.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D III e IV.
  • E I, II e IV.
34

Nas demandas educacionais da inclusão social, a avaliação imprime importância aos dados da realidade, estabelecendo reflexões e tomada de decisões, em benefício da maioria do público alvo. Quanto a esse pressuposto, a prática educativa deve expressar:

I. a avaliação sob concepção diagnóstica, conferindo apoio às diferenças e atenta ao caminhar dos sujeitos da aprendizagem;
II. a aproximação do currículo e da avaliação nas diversas áreas do conhecimento, em favor da classificação dos resultados produzidos;
III. a organização do currículo contextualizado conferindo qualidade social à educação sob uma concepção de avaliação dialógica, promotora da vida cidadã;
IV. o currículo e a avaliação, por terem funções diferenciadas, seguem percursos próprios em qualquer dimensão da prática educativa;
V. a compreensão de que a promoção da cidadania implica reconhecer o papel da avaliação mediadora no processo de ensino aprendizagem.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A V, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I, III e V, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
35

Dadas as afirmativas quanto ao Conselho Escolar,

I. É uma instância formalmente instituída na Secretaria Municipal de Educação.

II. Conta com a participação de pais, alunos e funcionários.

III. Visa fiscalizar a atuação dos professores, garantindo a qualidade do ensino.

IV. Busca avaliar todo o processo educacional da unidade escolar.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A III, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.

  • E I, II, III e IV.
36

Buscando a coerência de paradigmas na relação educação-sociedade, as novas pautas para a educação na era das relações conduzem o planejamento educacional a importantes desafios como:

I. introduzir novos mecanismos ao planejamento participativo, estimulando a democratização do poder decisório;
II. vencer a dissociação escola-sociedade e a fragmentação de programas e projetos, promovendo mecanismos de interação institucional e pedagógica;
III. fortalecer a articulação entre o conhecimento das relações na escola com as relações na produção social, na elaboração e desenvolvimento de projetos;
IV. buscar coerência com o avanço científico-técnico, retomando o planejamento educacional sob visão técnica especializada;
V. buscar apoio nos recursos das tecnologias de informação e comunicação,aprimoramento a sistemática de planejamento.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II, III e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
37

Dadas as afirmativas quanto à Educação a Distância,

I. A EaD é uma modalidade de ensino que abarca os níveis da Educação Básica e Educação Superior e as demais modalidades, como EJA e Educação Profissional.
II. A União regulamenta normas nacionais, mas o MEC é responsável pelo credenciamento das instituições de educação superior, enquanto que a educação básica e suas modalidades são responsabilidade dos sistemas estaduais de ensino.
III. Os cursos na modalidade EaD seguem as mesmas Diretrizes Curriculares Nacionais dos presenciais, mas são exigidas também as condições de infraestrutura para os polos de apoio presenciais, a equipe de tutores, o material pedagógico no ambiente virtual de aprendizagem, as tecnologias da informação e comunicação, e as demais condições específicas exigidas pela área do conhecimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
38

Sobre as atribuições definidas ao sistema federal de ensino, dadas as afirmativas,

I. Cabe à União a coordenação da política nacional de educação.
II. Cabe à União ofertar nacionalmente a educação superior por meio de sua função redistributiva.
III. Cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação, que deve ser aprovado pelo Congresso Nacional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
39

Dadas as afirmativas quanto aos aspectos que caracterizam a autonomia universitária,

I. Possibilidade de que a autarquia disponha de autonomia de gestão administrativa, financeira e patrimonial.
II. Princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
III. Descentralização e flexibilidade na gestão acadêmica com liberdade de contratação de pessoal especializado, inclusive nas instituições públicas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.