Resolver o Simulado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IF-AL) - COPEVE-UFAL - Nível Superior

0 / 60

Administração Pública

1

Atualmente, os órgãos públicos brasileiros mantêm portais virtuais com o intuito de ampliar a divulgação das ações governamentais aos cidadãos. De acordo com o Portal da Transparência Pública da Presidência da República, essa ferramenta, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania. Esses portais estão diretamente associados ao princípio da Administração Pública de

  • A legalidade.
  • B moralidade.
  • C publicidade.
  • D impessoalidade.
  • E eficiência.
2
Dadas as afirmativas a seguir quanto aos serviços públicos,

I. Além de prestar diretamente os serviços públicos, o Estado pode se utilizar das formas de prestação indireta, das quais são exemplos a outorga a pessoas da Administração Indireta e a delegação a particulares por meio de concessão ou permissão.

II. A parceria público-privada, na modalidade de concessão patrocinada, também é forma de prestação indireta de serviço público.

III. As agências executivas são entidades da Administração Indireta criadas com a finalidade de prestar serviços públicos em lugar do Poder Executivo.

IV. As sociedades de economia mista e as empresas públicas são entidades criadas com o fim de exploração de atividade econômica pelo Estado, sendo vedada a elas a prestação de serviços públicos.

verifica-se que está(ão) correta(s) :
  • A II, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.

Direito Administrativo

3

O ato de um chefe de uma repartição que delega atribuições que não representem o poder decisório e nem a edição de atos de conteúdo normativo a um subordinado seu decorre do poder

  • A disciplinar.
  • B regulamentar.
  • C de polícia.
  • D hierárquico.
  • E normativo.
4

O gestor público pretende renovar um contrato de utilização de programas de informática. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a duração desse contrato poderá estender-se, após o início de sua vigência, até o prazo máximo de

  • A 12 meses.
  • B 48 meses.
  • C 60 meses.
  • D 60 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, desde que em caráter excepcional, devidamente justificado, e mediante autorização da autoridade superior.
  • E 120 meses.

Administração Pública

5

Entre as características abaixo, qual é a que não pode ser apontada como um princípio da Reforma Gerencial da Administração Pública dos anos 90?

  • A Enxugamento da máquina pública.
  • B Ênfase na Eficiência.
  • C Privatização e Publicização das Atividades.
  • D Descentralização Administrativa.
  • E Valorização do Servidor público, com diminuição das distâncias existentes entre os altos e os baixos salários na função pública.
6

Dadas as afirmativas a seguir sobre o princípio da publicidade,

I. Os atos internos da Administração precisam ser publicados no Diário Oficial para poder produzir os efeitos que lhes são próprios.
II. São exceções ou relativizações do princípio o sigilo imprescindível à segurança da sociedade e do Estado e a preservação da intimidade dos envolvidos.
III. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Direito Administrativo

7

De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do contrato, podendo ser registrados

  • A pela celebração de termo aditivo.
  • B pela emissão de ordem de serviço.
  • C pela entrega de carta convite.
  • D por ordem verbal.
  • E por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.
8

Em relação às diferenças entre serviço público e poder de polícia está o fato de

  • A tratar-se o serviço público de função administrativa, enquanto o poder de polícia é função policial.
  • B ser o serviço público gratuito e o poder de polícia remunerado.
  • C ser o serviço público manifestação da soberania do Estado, ao passo que o poder de polícia é manifestação de sua independência.
  • D tratar-se o serviço público de atividade acompanhada de obra pública, o que não acontece com o poder de polícia.
  • E tratar-se o serviço público de uma oferta de comodidade ou utilidade material ao administrado, enquanto que o poder de polícia trata-se de restrição, limitação ao uso da liberdade e da propriedade pelo particular.
9

Segundo a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada, está a se contratar um(a)

  • A empreitada integral.
  • B empreitada por preço global.
  • C empreitada por preço unitário.
  • D tarefa.
  • E projeto executivo.
10

A aplicação, pela chefia, de pena de suspensão ao servidor em razão do cometimento de falta administrativa é considerada, ao mesmo tempo, manifestação de quais poderes administrativos?

  • A Hierárquico e de polícia.
  • B Hierárquico e disciplinar.
  • C Disciplinar e de polícia.
  • D Vinculado e regulamentar.
  • E Discricionário e regulamentar.

Pedagogia

11

A missão social e política da universidade traz subjacente um compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.Com esses propósitos, os postulados dos seus projetos institucionais e pedagógicos devem expressar:

I. a produção do conhecimento, a partir de uma concepção emancipatória e interacionista, formadora dos atores sociais que nela interagem;
II. a promoção articulada do ensino, de pesquisas e projetos de extensão, com inserção efetiva na realidade social;
III. o acompanhamento da dinâmica sociocultural, procurando vencer todas as barreiras da discriminação, pelo fomento da inclusão social;
IV. a promoção da crítica, por mecanismos e recursos participativos, permitindo a formação da cidadania, em interação com o avanço da ciência, da tecnologia e da cultura;
V. um projeto político pedagógico metódico, intencional, articulando ciência, cultura e valores, desenvolvendo processos de aprendizagem, na produção e socialização do conhecimento.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, IV e V, apenas
  • E I, II, III, IV e V.
12

Nas demandas educacionais da inclusão social, a avaliação imprime importância aos dados da realidade, estabelecendo reflexões e tomada de decisões, em benefício da maioria do público alvo. Quanto a esse pressuposto, a prática educativa deve expressar:

I. a avaliação sob concepção diagnóstica, conferindo apoio às diferenças e atenta ao caminhar dos sujeitos da aprendizagem;
II. a aproximação do currículo e da avaliação nas diversas áreas do conhecimento, em favor da classificação dos resultados produzidos;
III. a organização do currículo contextualizado conferindo qualidade social à educação sob uma concepção de avaliação dialógica, promotora da vida cidadã;
IV. o currículo e a avaliação, por terem funções diferenciadas, seguem percursos próprios em qualquer dimensão da prática educativa;
V. a compreensão de que a promoção da cidadania implica reconhecer o papel da avaliação mediadora no processo de ensino aprendizagem.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A V, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I, III e V, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
13

Dadas as afirmativas quanto aos aspectos que caracterizam a autonomia universitária,

I. Possibilidade de que a autarquia disponha de autonomia de gestão administrativa, financeira e patrimonial.
II. Princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
III. Descentralização e flexibilidade na gestão acadêmica com liberdade de contratação de pessoal especializado, inclusive nas instituições públicas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
14

Sobre as atribuições do sistema federal, dos sistemas estaduais e dos sistemas municipais de ensino com a educação superior, dadas as afirmativas,

I. Cabe ao sistema federal baixar normas nacionais para a educação superior, autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior federais e privadas, avaliar todas as instituições e cursos de educação superior do país.
II. Cabe aos sistemas estaduais de ensino autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior estaduais e municipais.
III. Cabe aos sistemas municipais de ensino autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior criadas e mantidas por seus municípios.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
15

A gestão democrática da educação tem foco no pleno desenvolvimento do educando considerado centro da ação pedagógica. Assim, a escola democrática e de qualidade socialmente referenciada acolhe uma avaliação cuja concepção revela:

I. uma construção diagnóstica por processos e resultados quanti-qualitativos capaz de superar toda cultura seletiva e excludente na prática educativa;
II. uma mediação dialógica durante o processo de ensino aprendizagem, seguindo as diretrizes curriculares promotoras do conhecimento e da cidadania;
III. um conjunto de mecanismos de medida do conhecimento dos alunos, garantindo imparcialidade em relação às diferentes concepções curriculares;
IV. uma aplicação de procedimentos e de instrumentos de verificação dos resultados do conhecimento produzido no processo de ensino-aprendizagem;
V. um processo classificatório com base no binômio acerto/erro em busca da melhor seleção do aluno, considerado excelência da educação para todos.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I, III e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
16

Na sociedade das interconexões, o papel do currículo no Projeto Político Pedagógico vem sendo repensado para:

I. restabelecer relações entre as áreas do conhecimento por meio de um trabalho interdisciplinar e coletivo na escola;
II. reconhecer o trabalho do professor mediador da aprendizagem, fazendo uso de estratégias metodológicas de natureza emancipatória e participativa;
III. acompanhar as concepções inovadoras do currículo, indicando que o protagonismo do aluno-aprendiz dispensa a participação do professor no processo de ensino-aprendizagem;
IV. considerar a reflexão crítica, os critérios científicos e o processo participativo de descobertas entre a análise da realidade e a produção do conhecimento;
V. observar que a concepção de avaliação que acompanha a ação pedagógica deve ser diferenciada da avaliação institucional.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos apenas

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.
17

Quanto ao processo de avaliação contínua promovido pela União junto às instituições de ensino superior, dadas as afirmativas,

I. Objetiva subsidiar o processo de credenciamento, reconhecimento, autorização de cursos e instituições.
II. Obriga-se a instituição de ensino superior a sanar deficiências identificadas no processo de avaliação no prazo estipulado e submeter-se à reavaliação.
III. Diante do não cumprimento das condições obrigatórias detectadas na avaliação, poderá o poder público determinar a desativação de cursos e habilitações, a intervenção na instituição, a suspensão temporária de prerrogativas da autonomia ou em descredenciamento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
18

Dadas as afirmativas sobre a relação da Cultura Organizacional com o conhecimento da escola,

I. A abordagem da Cultura Organizacional é importante para viabilizar uma perspectiva mais humana, integrada e coletiva, no âmbito educacional, desvelando tramas, interesses e especificidades.
II. O emprego da abordagem da Cultura Organizacional vem-se intensificando nos últimos tempos, no Brasil, favorecendo a percepção da escola como lócus de múltiplas dimensões e interesses diversos.
III. Na perspectiva da Cultura Organizacional, a visualização da escola é focada necessariamente na estrutura administrativo-pedagógica e/ou pedagógico-didática, como estratégia de padronização do comportamento e sintonização plena dos objetivos pré-estabelecidos.
IV. Os professores, por meio de sua prática pedagógica, influenciam de forma significativa, a cultura da escola e a constituição de seu ethos.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D III e IV.
  • E I, II e IV.
19

As inovações da educação, na atualidade, revelam um olhar integrado entre planejamento, currículo e avaliação, na gestão democrática da escola. Nessa perspectiva, a avaliação deve ser:

I. uma articulação dos dados quantitativos e qualitativos da realidade, sob visão dialógica, com uso de processos de participação dos sujeitos do ensino aprendizagem;
II. um modo de acolhida do direito de aprender e de formar a cidadania, utilizando instrumentos participativos de verificação e análise do ensino-aprendizagem;
III. um processo de análise e crítica educativa, sob enfoque quanti-qualitativo e participativo do ato de aprendizagem e de ensino;
IV. uma função de controle e poder com uso de instrumentos de medida da aprendizagem dos alunos, garantindo que a ação do professor tenha efeitos quantitativos.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas

  • A I.
  • B III.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.
20

A escola é chamada a promover o conhecimento e a formação da cidadania, a serviço de um projeto de sociedade democrática, justa e igualitária. Quanto a esse pressuposto, dadas as afirmativas,

I. Articulação entre planejamento, currículo e avaliação buscando superar toda concepção e prática excludente do direito à educação.
II. Plano de ação pedagógica elaborado por um corpo de especialistas que dirige os professores no desenvolvimento do currículo por disciplinas.
III. Organização do currículo articulando as áreas do conhecimento à diversidade cultural identificada no contexto social.
IV. Compreensão de que a formação da cidadania reconhece o papel da escola focado no ensinar a ler e escrever a todos.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.
21

As demandas políticas técnico-científicas e éticas da sociedade atual indicam mudanças à produção do conhecimento enquanto saber escolar, situado entre os elementos do currículo. Por essas premissas, o conhecimento escolar pode ser considerado como:

I. processo de transmissão do saber científico, desenvolvido com o uso de métodos de assimilação rápida;
II. encontro/confronto de saberes, visando à compreensão/ transformação do mundo pelo aluno aprendiz, com apoio nas ciências de referência;
III. transposição didática desenvolvida pela autoridade técnica e competente do professor sobre o conjunto dos alunos;
IV. transmissão de saberes já existentes, dispostos na experiência escolar para assimilação dos alunos;
V. projeto de construção democrática e participativa da escola produtora do saber e formadora de homens e mulheres na contemporaneidade.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos

  • A I e IV, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C II e V, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
22

O planejamento educacional, buscando coerência no cumprimento da missão da escola, em suas dimensões institucional e pedagógica, deve:

  • A considerar as concepções fragmentárias, pontuais da realidade social, do conhecimento e da educação, para a contextualização do currículo.
  • B estabelecer estratégias para a universalização da educação inclusiva de alunos com deficiência, da diversidade étnica, de gênero, estudantes do campo e em regime de liberdade assistida.
  • C articular as contribuições da teoria à percepção da realidade e da construção de espaços educacionais, independentemente das concepções pedagógicas.
  • D estabelecer o primado da ação docente na relação professor-aluno, conferindo maior profissionalismo ao ato pedagógico.
  • E formalizar planos, programas e projetos, garantindo competência, especialização e poder decisório ao Grupo de Trabalho responsável pelas formulações.
23

A questão refere-se ao texto abaixo.

As TIC possibilitam o acesso aos novos bens culturais presentes na vida das pessoas; o acesso à “Cultura tecnológica” incorporada nas Escolas e Universidades, e melhoram a atividade de ensino e qualidade da aprendizagem, permitem acesso a todo tipo de informação, dinamizam aulas, estimulando o senso critico e a criatividade, e constituem-se em fontes de informação, construção de conhecimentos, e realização de atividades lúdicas e prazerosas.

(MERCADO, 2012)

Dadas as afirmativas abaixo,

I. O uso das tecnologias da informação e da comunicação não se restringem aos cursos na modalidade EaD, podem ser utilizadas também na modalidade presencial.
II. Com o uso das TIC estruturam-se os novos espaços educativos – virtual/online – e dele emerge a aula online. O Currículo passa a integrar as TIC. O hipertexto/hipermídia traz a não linearidade, a interatividade, a pluritextualidade e produz o hiperleitor e o leito-autor, ou seja, adota-se nova concepção de ensino.
III. O uso das TIC estimula pedagogias ativas, metodologias em que o aluno tem mais liberdade na exploração dos conteúdos, e o ambiente virtual abre muito esta perspectiva. O docente é um facilitador. A mediação das novas tecnologias permite que o estudante torne-se pesquisador e autor.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
24

Dadas as afirmativas quanto à Educação a Distância,

I. A EaD é uma modalidade de ensino que abarca os níveis da Educação Básica e Educação Superior e as demais modalidades, como EJA e Educação Profissional.
II. A União regulamenta normas nacionais, mas o MEC é responsável pelo credenciamento das instituições de educação superior, enquanto que a educação básica e suas modalidades são responsabilidade dos sistemas estaduais de ensino.
III. Os cursos na modalidade EaD seguem as mesmas Diretrizes Curriculares Nacionais dos presenciais, mas são exigidas também as condições de infraestrutura para os polos de apoio presenciais, a equipe de tutores, o material pedagógico no ambiente virtual de aprendizagem, as tecnologias da informação e comunicação, e as demais condições específicas exigidas pela área do conhecimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
25

Buscando a coerência de paradigmas na relação educação-sociedade, as novas pautas para a educação na era das relações conduzem o planejamento educacional a importantes desafios como:

I. introduzir novos mecanismos ao planejamento participativo, estimulando a democratização do poder decisório;
II. vencer a dissociação escola-sociedade e a fragmentação de programas e projetos, promovendo mecanismos de interação institucional e pedagógica;
III. fortalecer a articulação entre o conhecimento das relações na escola com as relações na produção social, na elaboração e desenvolvimento de projetos;
IV. buscar coerência com o avanço científico-técnico, retomando o planejamento educacional sob visão técnica especializada;
V. buscar apoio nos recursos das tecnologias de informação e comunicação,aprimoramento a sistemática de planejamento.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II, III e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
26

Quanto aos prazos para reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, dadas as afirmativas,

I. Dez anos para cursos de universidades e cinco anos para as demais instituições.
II. Varia conforme a regra definida pela Comissão Nacional de Especialistas e Conselho Nacional de Educação entre cinco e dez anos.
III. Cinco anos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.
27

Dadas as afirmativas quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação,

I. Orientam os cursos de graduação para oferecer uma sólida formação básica, promovendo formas de aprendizagem, como a organização dos cursos em sistemas de módulos, o que auxiliaria na redução da evasão.
II. Estabelecem o regime dos Currículos Mínimos Profissionalizantes, de acordo com o Conselho Federal de Educação (CFE), os quais estabelecem a figura do currículo mínimo para cada curso superior, a ser seguida pelas instituições de ensino superior do País.
III. Foram elaboradas pelo Ministério da Educação, por isso a Câmara de Educação Superior julgou desnecessária a realização de audiências públicas para receber a colaboração de entidades ligadas à formação e ao exercício profissionais por meio de subsídios.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
28

A diversidade, como construção histórica, cultural e social das diferenças, pode ser compreendida como variedade e multiplicidade. Por isso, a garantia ao direito à educação inclusiva indica para o currículo e a avaliação da aprendizagem:

I. uma dimensão mediadora, dialógica, crítica e contextualizada significando uma ação pedagógica capaz de superar as diversas formas de dominação, exclusão e discriminação;
II. uma compreensão de que a escola, no cumprimento de sua missão, tem foco no acompanhamento dos temas transversais dispostos no material didático;
III. uma compreensão de que o direito à educação, garantido para aqueles considerados diferentes, comporta formas de ensino em separado para cada uma dessas diferenças;
IV. uma prática educativa conduzida pela tendência pedagógica tradicional para superar toda cultura seletiva e excludente na formação da cidadania.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
29

Segundo Dutra (1996), “toda mudança se referencia na cultura já existente, ainda que para modifica-la.” A Escola, no contexto social em que está inserida, é muito suscetível a mudanças, tanto internas, quanto externas.

Quanto às influências internas, dados os itens seguintes,

I. Politicas públicas e normas dos sistemas de ensino.
II. Situação socioeconômica dos alunos e da comunidade.
III. Estrutura física e regime disciplinar.
IV. Processos de construção e reconstrução da cultura da escola.
V. Sistema de informação e atividade extraclasse.
VI. Projetos de gestão escolar.
VII. Teorias e concepções educacionais mais recentes.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I, II e IV.
  • B I, V e VI.
  • C II, III e VII.
  • D II, IV, V e VII.
  • E III, IV, V e VI.
30

Sobre a organização da educação nacional, a LDB estabelece algumas normas, tais como:

I. a LDB estabelece as seguintes possibilidades de organização de sistemas de ensino: sistema federal, sistema estadual, sistema municipal, sistema único de educação básica;
II. o regime de colaboração entre os entes federados (União, Estado e Municípios) é um princípio constitucional que fundamenta a organização dos sistemas de ensino;
III. o sistema federal de ensino, de responsabilidade da União, é coordenado pelo Fórum Nacional de Educação.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Português

31

[...]
e em silêncio os intimo a voltar a esta vida
em que desde a infância eles viviam lentamente
com a amargura dos dias longos colados às existências
monótonas
e o medo de morrer dos que assistem ao cair da tarde
quando, após a chuva, as tanajuras se espalham
no chão maternal de Alagoas e não podem mais voar
[...]

(Lêdo Ivo)

Em geral, o poema não apresenta

  • A elementos pitorescos.
  • B imagens recriadas pela linguagem poética.
  • C traços de regionalidade.
  • D uma perspectiva alheia à universalidade.
  • E evidências abstratas da criação lírica.
32

Robert Louis Stevenson saiu de casa e fez a longa caminhada até a praia no momento exato em que o sol se punha.Por causa das árvores, da varanda não se avistava o mar, que, duzentos metros abaixo, penetrava as extremidades de dois vales cobertos de mata; para apreciar o mergulho final do sol antes de ter início a escuridão límpida, o melhor era postar-se em meio à s raízes dos mangues, apesar (disse ele a si próprio, enchendo-se de coragem) dos mosquitos e dos flebótomos. Stevenson levou algum tempo para se dar conta da presença de um outro vulto humano, porque este parecia ser apenas mais uma sombra em meio a sombras; porém a figura virou-se e por um momento deu a impressão de que estava olhando para ele. O homem usava um chapéu de aba larga semelhante ao que o próprio Stevenson tinha n a cabeça; e este, embora visse que a pele do outro era branca, não conseguia distinguir suas feições.

MANGUEL, Alberto. Stevenson sob as palmeiras. Trad. Paulo Henriques Brito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 11

Considerando o emprego dos tempos e modos verbais, predominam no texto

  • A o pretérito perfeito e o imperfeito do indicativo
  • B o presente e o pretérito imperfeito do indicativo.
  • C o futuro do pretérito e o futuro simples do subjuntivo.
  • D o pretérito imperfeito e o futuro simples do indicativo.
  • E o pretérito perfeito e o mais-que-perfeito do subjuntivo
33

Assinale a opção cujo período, resultante da combinação das informações das frases de a-d, foi obtido de acordo com as instruções nos parênteses.

a. Durante séculos, antes da Reforma, a veneração de relíquias sagradas tinha sido um elemento importante do culto católico (ideia mais importante).

b. Acreditava-se que os objetos usados por Cristo, pela Virgem e pelos santos possuíssem uma milagrosa virtude curativa ou protetora para qualquer pessoa que os tocasse ou lhes chegasse perto (causa de d).

c. Era inevitável que tal crença desse ensejo a inúmeras fraudes (consequência de a).

d. Muitos negociantes de relíquias se beneficiavam dessas fraudes (atributo do objeto indireto do verbo dar na frase c).

  • A Devido à crença de que os objetos usados por Cristo, pela Virgem e pelos santos possuíam uma milagrosa virtude curativa ou protetora para qualquer pessoa que os tocasse ou lhes chegasse perto, a veneração de relíquias sagradas, durante séculos, antes da Reforma, tinha sido um elemento tão importante do culto católico, que era inevitável que tal crença desse ensejo a inúmeras fraudes, das quais muitos negociantes de relíquias se beneficiavam.
  • B Como se acreditava que os objetos usados por Cristo, pela Virgem e pelos santos possuíssem uma milagrosa virtude curativa ou protetora para qualquer pessoa que os tocasse ou lhes chegasse perto, era inevitável que tal crença desse ensejo a inúmeras fraudes, das quais muitos negociantes de relíquias se beneficiavam, quando, durante séculos, antes da Reforma, a veneração de relíquias sagradas tinha sido um elemento importante do culto católico.
  • C Quando se acreditava que os objetos usados por Cristo, pela Virgem e pelos santos possuíam uma milagrosa virtude curativa ou protetora para qualquer pessoa que os tocasse ou lhes chegasse perto, a veneração de relíquias sagradas tinha sido durante séculos, antes da Reforma, um elemento tão importante do culto católico, que era inevitável que tal crença desse ensejo a inúmeras fraudes, das quais muitos negociantes de relíquias se beneficiavam.
  • D Durante séculos, antes da Reforma, a veneração de relíquias sagradas tinha sido um elemento tão importante do culto católico, que muitos negociantes de relíquias se beneficiavam dessas fraudes, por acreditar-se que os objetos usados por Cristo, pela Virgem e pelos santos possuíssem uma milagrosa virtude curativa ou protetora para qualquer pessoa que os tocasse ou lhes chegasse perto.
  • E Acreditava-se que os objetos usados por Cristo, pela Virgem e pelos santos possuíssem uma milagrosa virtude curativa ou protetora para qualquer pessoa que os tocasse ou lhes chegasse perto, de modo que era inevitável que tal crença desse ensejo a inúmeras fraudes, cujos maiores beneficiários, durante séculos, antes da Reforma, foram muitos negociantes de relíquias, já que a veneração destas tinha sido um elemento importante do culto católico.
34

[...]
e em silêncio os intimo a voltar a esta vida
em que desde a infância eles viviam lentamente
com a amargura dos dias longos colados às existências
monótonas
e o medo de morrer dos que assistem ao cair da tarde
quando, após a chuva, as tanajuras se espalham
no chão maternal de Alagoas e não podem mais voar
[...]
(Lêdo Ivo)

O verso “e o medo de morrer dos que assistem ao cair da tarde" foi reescrito. Em qual das opções ocorreram danos à norma-padrão escrita da língua?

  • A E o medo de morrer daqueles que esperam o cair da tarde.
  • B E o medo de morrer daqueles que esperam à tarde cair.
  • C E o medo de morrer dos que veem o cair da tarde.
  • D E o medo de morrer daqueles que anseiam pelo cair da tarde.
  • E E o medo de morrer dos que assistem à tarde cair.
35

Assinale o item em que a sequência abaixo apresenta todas as palavras com erros na divisão silábica.

  • A Ma-na-us; a-ba-i-xa-do; fel-ds-pa-to; tai-nha.
  • B Co-o-pe-rar; ab-so-lu-to; a-poi-o; psi-qui-a-tra.
  • C E-gíp-cio; is-so; ra-me-rão; u-si-nei-ro.
  • D Pi-au-í; pers-pi-cá-cia; sus-sur-ro; sub-ge-ren-te.
  • E Suc-ção; rit-mo; trans-por-te; trans-tor-no.
36
“ANOREXIA EMOCIONAL” E VÍNCULOS AFETIVOS

As formas mais conhecidas de compulsão emocional são a sexual e a codependência. Na primeira, os portadores praticam sexo de maneira incontrolável (e, às vezes, sem critérios na escolha dos parceiros), e, na codependência, as pessoas se afogam em relacionamentos problemáticos, pouco saudáveis e o veem como base e o objetivo da sua existência.

A “anorexia emocional” também se enquadra como compulsão emocional, mas se afasta das demais compulsões que geralmente estão associadas à falta de controle e ao exagero. A “anorexia emocional” trata das dificuldades de envolvimento e de se estabelecer vínculos afetivos, sendo considerada compulsão pelo fato de existir uma força que conduz o portador a repetir um ato deliberado, ou até mesmo contrário à vontade.

Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2014

O uso reiterado das aspas na expressão “anorexia emocional ” se justifica para
  • A apontar a citação de um neologismo
  • B provocar surpresa, dúvida ou hesitação.
  • C realçar ironicamente a expressão destacada
  • D ressaltar a ocorrência de empréstimos linguísticos.
  • E acentuar valor significativo à expressão destacada.
37

A felicidade do mancebo é a esposa e o amigo; a primeira dá alegria, o segundo dá força. O guerreiro sem a esposa é como a árvore sem folhas nem flores: nunca ela verá o fruto. O guerreiro sem amigo é como a árvore solitária que o vento açouta no meio do campo: o fruto dela nunca amadurece. A felicidade do varão é a prole, que nasce dele e faz seu orgulho [...]. Amado de Tupã é o guerreiro que tem uma esposa, um amigo e muitos filhos; ele nada mais deseja senão a morte gloriosa. [...]

ALENCAR, José de. Iracema. Rio de Janeiro: Melhoramentos, s. d, p. 149.

No texto acima, há orações que se iniciam com o conectivo “que”. Essas orações têm valor de

  • A pronome.
  • B substantivo.
  • C advérbio.
  • D adjetivo.
  • E numeral.
38
Ao contrário dos valores, que são núcleos significativos mais abstratos e podem, por isso, representar mais genericamente o sentido do consenso social, as ideologias são fechadas, delimitadas, não dialogam, mas polemizam entre si e buscam a hegemonia de umas sobre as outras. Há, certamente, ideologias mais ou menos rígidas. Todavia, todas, indistintamente, opõem-se entre si como universos fechados. Assim, uma ideologia liberal pode aceitar, na vida política, a presença de uma ideologia socialista, desde que esta respeite o valor máximo da liberdade entendida de forma liberal, com suas consequências sobre propriedade, as relações econômicas etc. Em sua contraposição polêmica, as ideologias funcionam, pois, como mecanismo estabilizador, mas também atuam como mecanismo de denúncia de outras ideologias. No primeiro caso, falamos de ideologia crítica, no segundo, de crítica da ideologia. Trata-se de uma função única, vista de ângulos diferentes.

(Tércio Sampaio Ferraz Jr.)

Assinale a opção onde se reescreve de forma correta, em negrito, uma das passagens do texto, mantendo-lhe o sentido original.
  • A “Ao contrário dos valores, que são núcleos significativos mais abstratos e podem, por isso, representar mais genericamente o sentido do consenso social, as ideologias são fechadas, delimitadas, não dialogam, mas polemizam entre si e buscam a hegemonia de umas sobre as outras.” / Contrariamente aos valores que são núcleos cuja significação mais abstrata os fazem representar de forma mais ampla o sentido de consenso social, as ideologias são fechadas, delimitadas, não dialogam, mas polemizam entre si e buscam a hegemonia de umas sobre as outras.
  • B “Ao contrário dos valores, que são núcleos significativos mais abstratos e podem, por isso, representar mais genericamente o sentido do consenso social, as ideologias são fechadas, delimitadas, não dialogam, mas polemizam entre si e buscam a hegemonia de umas sobre as outras.” / As ideologias, ao contrário dos valores, que são núcleos significativos mais abstratos e podem – por isso – representar mais genericamente o sentido do consenso social, são fechadas, delimitadas, não dialogam, embora polemizem entre si e busquem a hegemonia de umas sobre as outras.
  • C “Ao contrário dos valores, que são núcleos significativos mais abstratos e podem, por isso, representar mais genericamente o sentido do consenso social, as ideologias são fechadas, delimitadas, não dialogam, mas polemizam entre si e buscam a hegemonia de umas sobre as outras.” / As ideologias – fechadas, delimitadas – não dialogam, mas polemizam entre si e buscam a hegemonia de umas sobre as outras, ao contrário dos valores, que, por serem núcleos significativos mais abstratos, podem representar mais genericamente o sentido do consenso social.
  • D “Em sua contraposição polêmica, as ideologias funcionam, pois, como mecanismo estabilizador, mas também atuam como mecanismo de denúncia de outras ideologias.” / As ideologias, contrapondo-se polemicamente, funcionam, portanto, não só como mecanismo estabilizador, mas também atuando como mecanismo de denúncia de outras ideologias.
  • E “Em sua contraposição polêmica, as ideologias funcionam, pois, como mecanismo estabilizador, mas também atuam como mecanismo de denúncia de outras ideologias.” / As ideologias funcionam, pois, como mecanismo estabilizador, mas também atuam como mecanismo de denúncia em sua contraposição polêmica à outras ideologias.
39

[...] que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita, e esplende, e estremece, e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.

BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Editora do Autor: Rio de Janeiro, 1960.

Sobre as vírgulas utilizadas no trecho sublinhado, é correto afirmar:

  • A trata-se de um efeito estético, pois não há fundamentação na gramática normativa.
  • B foram empregadas de forma irregular, pois não se colocam vírgulas antes de conjunção aditiva.
  • C se a conjunção aditiva ocorre em repetidas vezes, é facultado o uso da vírgula.
  • D as vírgulas estão inadequadas. O correto seria utilizar o ponto.
  • E quando a conjunção aditiva vem repetida, o uso é facultado à primeira vírgula da sentença.
40
A questão refere-se ao trecho abaixo.

– Qual o bicho que anda com as patas?
– O pato.

http://educamais.com/adivinhas-sobre-animais/

A confusão na hora de responder a pergunta é gerada pela palavra “patas” e se justifica

I. por ter gerado ambiguidade;
II. pela polissemia da palavra;
III. pela sinonímia da palavra;
IV. pela homonímia da palavra.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
  • A III, apenas.
  • B IV, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
41

Na vida há asperezas; é inútil negá-las, contorná-las, envolvê-las em gaze (Graciliano Ramos).

O autor diz que é inútil envolver as asperezas em gaze. Ele quer nos dizer que

  • A algumas coisas podem estar ocultas.
  • B apenas as coisas boas da vida podem ser envolvidas.
  • C não adianta esconder as asperezas da vida.
  • D as asperezas podem ser escondidas.
  • E tudo depende daquilo que está oculto.
42

As perspectivas mais sombrias sobre a sustentabilidade do planeta não levam em conta a extraordinária capacidade de recuperação da natureza – e a do próprio ser humano para superar as adversidades. A Terra já passou por cinco grandes extinções em massa, e a vida sempre voltou com ainda mais força. Disse à revista VEJA a geógrafa Susana Hecht, professora de planejamento urbano da Universidade da Califórnia e especialista em desenvolvimento sustentável: Os recursos da terra Terra são limitados, temos de tomar cuidado para não acabar com eles, ainda mais porque não existe perspectiva de quando poderemos colonizar outro astro. Só que a natureza tem um enorme poder de se reabilitar e a humanidade dispõe de tempo para usar a tecnologia em favor de um desenvolvimento sustentável.”
Enquanto se procuram soluções para o equilíbrio entre o crescimento populacional e preservação dos recursos, a natureza manda suas mensagens de socorro. A espaçonave Terra é uma generosa arca de Noé, mas ela tem limites

(Revista VEJA, n. 44, 2 de novembro/2011, p. 132).


Considerando aspectos da gramática normativa, é correto afirmar a respeito do período do texto: “Os recursos da Terra são limitados, temos de tomar cuidado para não acabar com eles”:

  • A A última oração pode ser também escrita da seguinte forma: “para que não se acabe”.
  • B Após a palavra “limitados” - fazendo as devidas modificações – não seria incorreto substituir a vírgula por ponto.
  • C A ideia de causalidade é expressa pela última oração.
  • D Em vez de “temos de tomar cuidado” seria “temos que tomar cuidado”, pois aí há uma expressão mais adequada à norma culta.
  • E O termo “limitados” é complemento verbal.
43

A questão refere-se ao texto abaixo.

Embora não houvesse transcorrido, desde que apagamos as luzes, muito mais do que uma hora, eu já me sentia como se a noite inteira tivesse passado, e como se em breve a luz do sol viesse de novo nos despertar e cobrir a cidade.

DOYLE, Arthur Conan. A sociedade dos ruivos. In: Quatro Contos, Sol, São Paulo, 2006.

A oração que introduz esse parágrafo, em relação ao restante do texto, é uma oração subordinada adverbial

  • A causal.
  • B final.
  • C concessiva.
  • D consecutiva.
  • E condicional.
44

Fui contando nos dedos os motivos que deveriam levar a que o grupo se alegrasse: a lareira crepitava na noite fria, uma amizade generosa circulava entre nós, três bebês dormiam ali perto, na sala ao lado, ouviam-se risadas e, apesar de sermos na pequena roda mais ou menos calejados pelas perdas da vida, tínhamos os nossos ganhos em experiência, amores, conhecimento, esperança.

LUFT, Lya. Veja, 28 jul. 2004.

Assinale a alternativa que se refere diretamente ao argumento central da autora.

  • A Mesmo com os poucos motivos para a alegria e diante das perdas, as experiências, o conhecimento, amores e esperança eram motivos para a satisfação.
  • B Há banalidades que tornam as pessoas alegres, mas, face aos dissabores da vida, muita coisa pode não representar nada, não expressar aquilo que a trajetória de cada um revela.
  • C Tratava-se de pessoas que procuravam motivos para obter a alegria; todavia, as experiências, os amores, o conhecimento e a esperança poderiam representar exemplos de perdas.
  • D Havia pessoas que não encontravam motivos para alegria, apesar das mãos calejadas, das experiências e dos conhecimentos adquiridos durante a vida.
  • E Havia uma lista pequena de motivos para se obter a alegria, que era insignificante, mas, mesmo assim, avultava-se a carência da felicidade.
45
A questão refere-se aos textos abaixo.

Texto I

E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti.

Mateus 18:9ª - Bíblia.

Texto II

Basta pensar que a língua brasileira é outra. Uma pequena mostra de erros de redação coletados na imprensa revela que o português aqui transformou-se num vernáculo sem lógica nem regras.

FELINTO, M. Folha de S. Paulo. In: BAGNO, M. Ensino de português: do preconceito linguístico à pesquisa da língua. Boletim da ABRALIN. Brasília, n. 25, 2000. p. 3.

Texto III


Sempre me perguntam onde se fala o melhor português. Só pode ser em Portugal.

DUARTE, S. N. Jornal do Brasil. In: BAGNO, M. Ensino de português: do preconceito linguístico à pesquisa da língua. Boletim da ABRALIN. Brasília, n. 25, 2000. p. 3.

Nos três textos a partícula “se" exerce, respectivamente, a função de
  • A conjunção subordinativa condicional, parte integrante do verbo e partícula apassivadora.
  • B conjunção subordinativa integrante, índice de indeterminação do sujeito e pronome reflexivo.
  • C conjunção subordinativa integrante, pronome reflexivo e índice de indeterminação do sujeito.
  • D conjunção subordinativa condicional, pronome reflexivo e índice de indeterminação do sujeito.
  • E conjunção subordinativa integrante, índice de indeterminação do sujeito e partícula apassivadora.

Noções de Informática

46

Ao utilizar um editor de texto, você coloca o cursor no meio de um parágrafo e começa a digitar para inserir uma parte do texto que estava faltando. Após a digitação de algumas letras, você observa que o texto inserido está excluindo o texto existente. Qual é o problema e como corrigi-lo?

  • A A tecla DELETE está ativa. Pressione DELETE para desativá-la.
  • B O editor de texto está no modo sobrescrever. Pressione a tecla INSERT para desligá-lo.
  • C O editor de texto está no modo sobrescrever. Pressione a tecla BACKSPACE e digite novamente.
  • D A tecla BACKSPACE está ativa. Pressione BACKSPACE para desativá-la.
  • E O editor de texto está no modo sobrescrever. Pressione a tecla DELETE e digite novamente.
47

São comuns na Internet e possuem conteúdos alarmantes ou falsos, geralmente apontando como remetentes empresas importantes ou órgãos governamentais. Em geral, são e-mails que possuem conteúdos absurdos e sem sentido e podem estar acompanhados de vírus. Dentre os exemplos mais típicos, destacam-se as correntes ou pirâmides, pessoas ou crianças que estão prestes a morrer de câncer, etc. Este conceito se refere à

  • A hoaxes.
  • B cookies.
  • C spams.
  • D firewalls.
  • E backdoors.
48

Analise a proposição a seguir:

“No Windows XP, é possível restaurar o tamanho original, ou maximizar, uma janela aberta, efetuando um clique simples com o botão esquerdo do mouse sobre a barra de título da janela.”

A proposição está

  • A incorreta, pois não há como restaurar ou maximizar a janela clicando na barra de título.
  • B incorreta, pois deve-se efetuar um clique duplo com o botão esquerdo do mouse.
  • C incorreta, pois deve-se clicar na barra de rolagem da janela.
  • D correta.
  • E incorreta, pois deve-se efetuar um clique simples com o botão direito do mouse.
49

Nas questões a seguir, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse.
Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentos mencionados.


São exemplos de extensões de arquivos disponíveis para salvamento no BrOffice Writer, exceto:

  • A .TXT
  • B .ODT
  • C .DOC
  • D .RTF
  • E .PPS
50

Dadas as afirmativas acerca das ferramentas do pacote Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint),

I. No Excel, a fórmula =((A3-C2)*5% é válida.

II. Quando uma célula apresenta ###### significa que foi digitado um número errado.

III. Ao pressionar a tecla F5, o PowerPoint inicia a apresentação em modo tela cheia a partir do primeiro slide.

IV. O botão mostrado na figura Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas serve para alterar o tamanho da fonte.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

  • A III
  • B I e II.
  • C II e III.
  • D III e IV.
  • E I, II e IV.

Raciocínio Lógico

51

Um cidadão foi abrir o cofre, mas esqueceu a senha de acesso; no entanto, lembrava que na senha não havia o algarismo 0, que o primeiro algarismo era 4, o segundo era impar, o terceiro era menor que 4 e o quarto e último era par. Qual o maior número de tentativas que este cidadão pode fazer, no intuito de descobrir a senha?

  • A 60
  • B 70
  • C 100
  • D 80
  • E 110
52

Em relação aos argumentos seguintes,

I . p → q, ~ q | --------- ~ p

II. p → q, q → r | ------- p → r

III. p ∨ q, ~ q |------ p

temos que :

  • A todos são válidos.
  • B nenhum deles é válido.
  • C apenas I é válido.
  • D apenas I e II são válidos
  • E apenas I e III são válidos.
53

Que número positivo é uma unidade maior que seu inverso?

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E 1
54

Mensalmente, o Sr. Cardoso dá mesada aos seus três netos. O valor da mesada não é fixo e nem a distribuição é uniforme. Na verdade, e para que cada um fizesse jus ao dinheiro recebido, era exigida dos netos a solução de um problema (quem resolvesse primeiro ganhava o maior quinhão e, assim, sucessivamente). No mês passado, o Sr. Cardoso anunciou:

1. O total a ser distribuído é de R$ 140,00.
2. A diferença entre o maior valor e o intermediário é a metade da diferença entre este e o menor valor.
3. O maior valor é o dobro do menor.

Nestas condições, o neto que resolveu o problema por último recebeu

  • A R$ 20,00.
  • B R$ 30,00.
  • C R$ 40,00.
  • D R$ 50,00.
  • E R$ 60,00.
55

Para se cadastrar num provedor de e-mail, Dona Dirce precisava escolher uma senha com oito caracteres, dentre letras e algarismos. Pensando em facilitar a memorização, ela optou por uma senha que começasse com três letras minúsculas distintas seguidas de cinco algarismos também distintos. Inspirada no nome do seu marido, as letras escolhidas foram a, r e i e, ainda objetivando facilitações de memorização, os algarismos escolhidos foram os que representam números ímpares. Nessas condições, quantas senhas Dona Dirce pode escolher?

  • A 1
  • B 5! / 3!
  • C 5!
  • D 3! + 5!
  • E 3! . 5!
56

Se observarmos que

2 + 4 = 6,
2 + 4 + 6 = 12,
2 + 4 + 6 + 8 = 20
2 + 4 + 6 + 8 + 10 = 30,

e soubermos que esse padrão se mantém indefinidamente, o valor da soma 2 + 4 + 6 + 8 + 10 + ... + 100 é

  • A 10 100.
  • B 9 900.
  • C 2 550
  • D 2 450
  • E 30.
57

Considere o seguinte argumento:

Se Diana nada espera da vida, então ela não será decepcionada.
Diana nada espera da vida. Logo, Diana não será decepcionada.

Qual o nome da regra de inferência aplicada?

  • A Silogismo Hipotético
  • B Silogismo Disjuntivo
  • C Modus Ponens
  • D Modus Tollens
  • E Dilema Construtivo
58

Se João é professor de Lógica, então tem uma turma de Introdução à Computação. Se um professor tem uma turma de Introdução à Computação, então ele tirará férias dobradas. Logo, se João é professor de Lógica, então tirará férias dobradas.

A regra de inferência utilizada neste argumento foi

  • A Modus Ponens.
  • B Modus Tollens.
  • C Silogismo Hipotético.
  • D Silogismo Disjuntivo.
  • E Dilema Construtivo.
59

Sejam A, B e C três subconjuntos de um universo U e as seguintes afirmações,

I. (A – B) ∪ (B – A) = (A ∪ B) – (A ∩ B).
II. (A – B) ∪ B = A ∪ B .
III. (A – B) ∪ A = A.

temos que

  • A todas as afirmações são falsas.
  • B apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
  • C todas as afirmações são verdadeiras.
  • D apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
  • E apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
60

A definição a seguir não faz parte da literatura matemática. É uma definição, digamos, ad hoc. Um inteiro positivo é dito SOMAPAR se a soma dos seus algarismos é um número par. Por exemplo, 132 é somapar; 351 não é somapar. O número de inteiros somapares que tem três algarismos distintos é;

  • A 320.
  • B 328.
  • C 648.
  • D 324.
  • E 450.