Resolver o Simulado COPEVE-UFAL - Nível Superior

0 / 34

Pedagogia

1

As instituições de educação superior são classificadas:

I. em universidades, centros universitários, faculdades integradas, faculdades isoladas, escolas e institutos. Esta é uma ordem hierárquica em que a universidade é a instituição com maior autonomia;
II. do ponto de vista da categoria administrativa: públicas, quando criadas ou incorporadas e mantidas pelo poder público; privadas, quando criadas e mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado: particulares em sentido estrito; e as sem fins lucrativos que se enquadrem como comunitárias, confessionais ou filantrópicas;
III. na perspectiva acadêmica, a classificação se dá por meio de avaliação e credenciamento das instituições segundo normativos nacionais e específicos do seu respectivo sistema de ensino. Somente as instituições credenciadas como universidades gozam de autonomia plena nos termos constitucionais.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
2

As inovações da educação, na atualidade, revelam um olhar integrado entre planejamento, currículo e avaliação, na gestão democrática da escola. Nessa perspectiva, a avaliação deve ser:

I. uma articulação dos dados quantitativos e qualitativos da realidade, sob visão dialógica, com uso de processos de participação dos sujeitos do ensino aprendizagem;
II. um modo de acolhida do direito de aprender e de formar a cidadania, utilizando instrumentos participativos de verificação e análise do ensino-aprendizagem;
III. um processo de análise e crítica educativa, sob enfoque quanti-qualitativo e participativo do ato de aprendizagem e de ensino;
IV. uma função de controle e poder com uso de instrumentos de medida da aprendizagem dos alunos, garantindo que a ação do professor tenha efeitos quantitativos.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas

  • A I.
  • B III.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.
3

O sistema nacional de educação tem sido debatido ao longo da história da educação brasileira. Dadas as afirmativas quanto a sua atual definição,

I. O que caracteriza um sistema é a atividade intencional e organicamente concebida, que se justifica pela realização de atividades voltadas para as mesmas finalidades ou para a concretização dos mesmos objetivos.
II. A institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais autônomos, vem para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, vencer a fragmentação das políticas públicas e superar a desarticulação institucional.
III. O Sistema Nacional de Educação promove a institucionalização do regime de colaboração a qual cada ente federativo, com suas peculiares competências, é chamado a colaborar para transformar a Educação Básica em um sistema orgânico, sequencial e articulado.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
4

Quanto aos prazos para reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, dadas as afirmativas,

I. Dez anos para cursos de universidades e cinco anos para as demais instituições.
II. Varia conforme a regra definida pela Comissão Nacional de Especialistas e Conselho Nacional de Educação entre cinco e dez anos.
III. Cinco anos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.
5

A gestão democrática da educação tem foco no pleno desenvolvimento do educando considerado centro da ação pedagógica. Assim, a escola democrática e de qualidade socialmente referenciada acolhe uma avaliação cuja concepção revela:

I. uma construção diagnóstica por processos e resultados quanti-qualitativos capaz de superar toda cultura seletiva e excludente na prática educativa;
II. uma mediação dialógica durante o processo de ensino aprendizagem, seguindo as diretrizes curriculares promotoras do conhecimento e da cidadania;
III. um conjunto de mecanismos de medida do conhecimento dos alunos, garantindo imparcialidade em relação às diferentes concepções curriculares;
IV. uma aplicação de procedimentos e de instrumentos de verificação dos resultados do conhecimento produzido no processo de ensino-aprendizagem;
V. um processo classificatório com base no binômio acerto/erro em busca da melhor seleção do aluno, considerado excelência da educação para todos.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I, III e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
6

A diversidade, como construção histórica, cultural e social das diferenças, pode ser compreendida como variedade e multiplicidade. Por isso, a garantia ao direito à educação inclusiva indica para o currículo e a avaliação da aprendizagem:

I. uma dimensão mediadora, dialógica, crítica e contextualizada significando uma ação pedagógica capaz de superar as diversas formas de dominação, exclusão e discriminação;
II. uma compreensão de que a escola, no cumprimento de sua missão, tem foco no acompanhamento dos temas transversais dispostos no material didático;
III. uma compreensão de que o direito à educação, garantido para aqueles considerados diferentes, comporta formas de ensino em separado para cada uma dessas diferenças;
IV. uma prática educativa conduzida pela tendência pedagógica tradicional para superar toda cultura seletiva e excludente na formação da cidadania.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
7

A Emenda Constitucional 56/2009 traz uma nova formulação sobre o sistema de ensino:

I. a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração;
II. o PNE definirá diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades, por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas;
III. o sistema nacional de educação estabelecerá em lei a nova hierarquia entre os entes federados, para que a União possa cobrar de forma mais efetiva o cumprimento das metas do PNE por parte dos estados e municípios.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
8

A questão refere-se ao texto abaixo.

As TIC possibilitam o acesso aos novos bens culturais presentes na vida das pessoas; o acesso à “Cultura tecnológica” incorporada nas Escolas e Universidades, e melhoram a atividade de ensino e qualidade da aprendizagem, permitem acesso a todo tipo de informação, dinamizam aulas, estimulando o senso critico e a criatividade, e constituem-se em fontes de informação, construção de conhecimentos, e realização de atividades lúdicas e prazerosas.

(MERCADO, 2012)

Dadas as afirmativas abaixo,

I. O uso das tecnologias da informação e da comunicação não se restringem aos cursos na modalidade EaD, podem ser utilizadas também na modalidade presencial.
II. Com o uso das TIC estruturam-se os novos espaços educativos – virtual/online – e dele emerge a aula online. O Currículo passa a integrar as TIC. O hipertexto/hipermídia traz a não linearidade, a interatividade, a pluritextualidade e produz o hiperleitor e o leito-autor, ou seja, adota-se nova concepção de ensino.
III. O uso das TIC estimula pedagogias ativas, metodologias em que o aluno tem mais liberdade na exploração dos conteúdos, e o ambiente virtual abre muito esta perspectiva. O docente é um facilitador. A mediação das novas tecnologias permite que o estudante torne-se pesquisador e autor.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
9

Buscando a coerência de paradigmas na relação educação-sociedade, as novas pautas para a educação na era das relações conduzem o planejamento educacional a importantes desafios como:

I. introduzir novos mecanismos ao planejamento participativo, estimulando a democratização do poder decisório;
II. vencer a dissociação escola-sociedade e a fragmentação de programas e projetos, promovendo mecanismos de interação institucional e pedagógica;
III. fortalecer a articulação entre o conhecimento das relações na escola com as relações na produção social, na elaboração e desenvolvimento de projetos;
IV. buscar coerência com o avanço científico-técnico, retomando o planejamento educacional sob visão técnica especializada;
V. buscar apoio nos recursos das tecnologias de informação e comunicação,aprimoramento a sistemática de planejamento.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II, III e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
10

A escola é chamada a promover o conhecimento e a formação da cidadania, a serviço de um projeto de sociedade democrática, justa e igualitária. Quanto a esse pressuposto, dadas as afirmativas,

I. Articulação entre planejamento, currículo e avaliação buscando superar toda concepção e prática excludente do direito à educação.
II. Plano de ação pedagógica elaborado por um corpo de especialistas que dirige os professores no desenvolvimento do currículo por disciplinas.
III. Organização do currículo articulando as áreas do conhecimento à diversidade cultural identificada no contexto social.
IV. Compreensão de que a formação da cidadania reconhece o papel da escola focado no ensinar a ler e escrever a todos.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.
11

Estamos vivendo um momento de intensa discussão das questões educacionais e, em paralelo, enfrentando acelerados processos de mudanças, globalização, avanços de tecnologias, novas formas de trabalho e um intenso trânsito de informações (ANINGER, 2005).

Dadas as afirmativas quanto às competências solicitadas aos educadores, a partir da realidade descrita no texto,

I. Aliar, em suas ações, as competências técnicas e as competências pessoais, em sintonia com as questões de seu tempo/espaço.
II. Trabalhar as informações advindas de fontesdiversas, de forma seletiva, produtiva e contextualizada.
III. Desenvolver competências além dos saberes específicos de sua(as) área(s) de atuação.
IV. Adotar uma postura investigativa da realidade e do próprio processo educativo, que encoraje a construção do conhecimento individual e grupal.
V. Atender às expectativas inerentes a uma ou mais abordagens curriculares.

verifica-se que está(ão) correta(s).

  • A III, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e V, apenas.
  • D I, II, IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
12

Quanto à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e em se tratando de uma instituição de ensino superior privada, dadas as seguintes afirmativas,

I. Tem credenciamento de prazo limitado, sendo renovado periodicamente após processo regular de avaliação.
II. Tem credenciamento de prazo limitado, independentemente de processo de avaliação, a critério unicamente do interesse da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do Ministério da Educação.
III. Caso tenha deficiências apontadas em processo regular de avaliação, receberá um prazo para saneamento dessas deficiências.
IV. Caso tenha deficiências apontadas em processo regular de avaliação, automaticamente deverá ser descredenciada pelo Ministério da Educação, com vista à defesa do ensino de qualidade.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.
13

Dadas as afirmativas quanto à Educação a Distância,

I. A EaD é uma modalidade de ensino que abarca os níveis da Educação Básica e Educação Superior e as demais modalidades, como EJA e Educação Profissional.
II. A União regulamenta normas nacionais, mas o MEC é responsável pelo credenciamento das instituições de educação superior, enquanto que a educação básica e suas modalidades são responsabilidade dos sistemas estaduais de ensino.
III. Os cursos na modalidade EaD seguem as mesmas Diretrizes Curriculares Nacionais dos presenciais, mas são exigidas também as condições de infraestrutura para os polos de apoio presenciais, a equipe de tutores, o material pedagógico no ambiente virtual de aprendizagem, as tecnologias da informação e comunicação, e as demais condições específicas exigidas pela área do conhecimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
14

As demandas políticas técnico-científicas e éticas da sociedade atual indicam mudanças à produção do conhecimento enquanto saber escolar, situado entre os elementos do currículo. Por essas premissas, o conhecimento escolar pode ser considerado como:

I. processo de transmissão do saber científico, desenvolvido com o uso de métodos de assimilação rápida;
II. encontro/confronto de saberes, visando à compreensão/ transformação do mundo pelo aluno aprendiz, com apoio nas ciências de referência;
III. transposição didática desenvolvida pela autoridade técnica e competente do professor sobre o conjunto dos alunos;
IV. transmissão de saberes já existentes, dispostos na experiência escolar para assimilação dos alunos;
V. projeto de construção democrática e participativa da escola produtora do saber e formadora de homens e mulheres na contemporaneidade.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos

  • A I e IV, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C II e V, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
15

Quanto aos prazos dos atos de credenciamento ou renovação de credenciamento de Instituição de Ensino Superior, dadas as afirmativas,

I. Cinco anos para todas as instituições.
II. Dez anos para universidades e cinco anos para as demais instituições.
III. Dez anos para universidades e centros universitários e cinco anos para faculdades, institutos e escolas superiores.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E I e III.
16

Segundo os novos paradigmas da educação na era das relações, o currículo apresenta-se no planejamento educacional como:

I. um programa de estudo para dar cumprimento à grade de disciplinas escolares cujos conteúdos constituem a prioridade na qualidade do ensino;
II. um documento que integra o plano de gestão escolar, contendo a listagem de conteúdos, métodos e técnicas para as diversas disciplinas, sob responsabilidade de cada professor;
III. uma prática político-pedagógica revelando opções conceituais, propósitos, normas e valores na produção do conhecimento, em articulação com a história, a sociedade e a cultura;
IV. uma construção coletiva, a partir de diagnóstico do contexto social, aberta às mudanças, situando o aluno como sujeito- aprendiz do conhecimento do seu tempo.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos apenas

  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E I, II e III.
17

Sobre as atribuições definidas ao sistema federal de ensino, dadas as afirmativas,

I. Cabe à União a coordenação da política nacional de educação.
II. Cabe à União ofertar nacionalmente a educação superior por meio de sua função redistributiva.
III. Cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação, que deve ser aprovado pelo Congresso Nacional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
18

Nas demandas educacionais da inclusão social, a avaliação imprime importância aos dados da realidade, estabelecendo reflexões e tomada de decisões, em benefício da maioria do público alvo. Quanto a esse pressuposto, a prática educativa deve expressar:

I. a avaliação sob concepção diagnóstica, conferindo apoio às diferenças e atenta ao caminhar dos sujeitos da aprendizagem;
II. a aproximação do currículo e da avaliação nas diversas áreas do conhecimento, em favor da classificação dos resultados produzidos;
III. a organização do currículo contextualizado conferindo qualidade social à educação sob uma concepção de avaliação dialógica, promotora da vida cidadã;
IV. o currículo e a avaliação, por terem funções diferenciadas, seguem percursos próprios em qualquer dimensão da prática educativa;
V. a compreensão de que a promoção da cidadania implica reconhecer o papel da avaliação mediadora no processo de ensino aprendizagem.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A V, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I, III e V, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
19

O planejamento educacional, buscando coerência no cumprimento da missão da escola, em suas dimensões institucional e pedagógica, deve:

  • A considerar as concepções fragmentárias, pontuais da realidade social, do conhecimento e da educação, para a contextualização do currículo.
  • B estabelecer estratégias para a universalização da educação inclusiva de alunos com deficiência, da diversidade étnica, de gênero, estudantes do campo e em regime de liberdade assistida.
  • C articular as contribuições da teoria à percepção da realidade e da construção de espaços educacionais, independentemente das concepções pedagógicas.
  • D estabelecer o primado da ação docente na relação professor-aluno, conferindo maior profissionalismo ao ato pedagógico.
  • E formalizar planos, programas e projetos, garantindo competência, especialização e poder decisório ao Grupo de Trabalho responsável pelas formulações.
20

Dadas as afirmativas sobre a relação da Cultura Organizacional com o conhecimento da escola,

I. A abordagem da Cultura Organizacional é importante para viabilizar uma perspectiva mais humana, integrada e coletiva, no âmbito educacional, desvelando tramas, interesses e especificidades.
II. O emprego da abordagem da Cultura Organizacional vem-se intensificando nos últimos tempos, no Brasil, favorecendo a percepção da escola como lócus de múltiplas dimensões e interesses diversos.
III. Na perspectiva da Cultura Organizacional, a visualização da escola é focada necessariamente na estrutura administrativo-pedagógica e/ou pedagógico-didática, como estratégia de padronização do comportamento e sintonização plena dos objetivos pré-estabelecidos.
IV. Os professores, por meio de sua prática pedagógica, influenciam de forma significativa, a cultura da escola e a constituição de seu ethos.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D III e IV.
  • E I, II e IV.

Direito Administrativo

21

Dispensa-se a licitação:

  • A nos casos de guerra, grave perturbação da ordem ou intervenção federal.
  • B sempre que a União intervier no domínio econômico.
  • C quando, havendo guerra ou comoção intestina, houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional ou da ordem pública, assim determinar decreto do Presidente da República, ouvido o Congresso Nacional.
  • D para a aquisição de bens ou serviços nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condições ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Público.
  • E para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
22

Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, a álea que da lugar à aplicação da teoria da imprevisão e que é representada por todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível, inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado ( In Direito Administrativo. 24 ed., São Paulo: Atlas, 2011, p. 286) é nominada de:

  • A álea administrativa: fato do príncipe
  • B álea ordinária.
  • C álea administrativa: fato da administração.
  • D álea econômica.
  • E álea administrativa: alteração unilateral do contrato.
23

Para a habilitação nas licitações exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa a, exceto:

  • A qualificação econômico-financeira.
  • B regularidade tributária.
  • C habilitação jurídica.
  • D qualificação técnica.
  • E regularidade fiscal e trabalhista.
24

Assinale o princípio norteador do serviço público que corresponde ao dever de boa administração:

  • A Princípio da motivação
  • B Princípio da finalidade
  • C Princípio da moralidade
  • D Princípio da legalidade
  • E Princípio da eficiência
25

Segundo a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, Lei de Licitações e Contratos, é nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração,salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, feitas em regime de adiantamento,assim entendidas aquelas de valor não superior a:

  • A R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
  • B R$ 8.000,00 (oito mil reais).
  • C R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
  • D R$ 4.000,00 (quatro mil reais)
  • E R$ 6.000,00 (seis mil reais)
26

A modalidade de licitação concorrência é caracterizada por qual das opções abaixo?


  • A É a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
  • B É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
  • C É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto
  • D É a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
  • E É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, iguaou superiorl ao valor da avaliação.
27

Dadas as afirmativas abaixo quanto ao vencimento e remuneração perante o regime jurídico dos servidores públicos federais,

I. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.
II. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
III. É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, mesmo em situações em que haja vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
28

A Lei nº 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, prevê que sejam observados os seguintes fatores nos servidores públicos durante o estágio probatório:

I. assiduidade;
II. elegibilidade;
III. disciplina;
IV. capacidade de iniciativa;
V. produtividade;
VI. responsabilidade.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos apenas

  • A I, II e IV.
  • B II, V e VI.
  • C III, IV e V.
  • D I, II, III e VI.
  • E I, III, IV, V e VI.

Direito Constitucional

29

De acordo com a Constituição Federal, considerando os bens públicos estaduais abaixo elencados,

I. Recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva.

II. Águas superficiais ou subterrâneas, fluentes e emergentes. III. Potenciais de energia hidráulica.

IV. Ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União.

verifica-se que está(ão) correto(s) o(s) item(ns).

  • A I, II, III e IV.
  • B I, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III, apenas.

Noções de Informática

30

Você está utilizando um computador que executa o Windows 7. Qual a sequência de ações que permite modificar as extensões dos arquivos que estão associados ao Internet Explorer?

  • A A partir do Internet Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, clique em Gerenciar Complementos.
  • B A partir da Diretiva de Grupo Local, expanda Configuração do Computador e clique em Configurações de Software.
  • C A partir do Painel de Controle, abra Programas Padrão e, em seguida, clique em Definir Associações.
  • D A partir do Painel de Controle, abra a Configuração de Pasta e Arquivos e clique em Abrir como Padrão.
  • E A partir do Windows Explorer, clique com o botão direito em %programfiles%\Internet Explorer\iexplorer.exe e escolha a aba Geral em Propriedades.
31

Ao utilizar um editor de texto, você coloca o cursor no meio de um parágrafo e começa a digitar para inserir uma parte do texto que estava faltando. Após a digitação de algumas letras, você observa que o texto inserido está excluindo o texto existente. Qual é o problema e como corrigi-lo?

  • A A tecla DELETE está ativa. Pressione DELETE para desativá-la.
  • B O editor de texto está no modo sobrescrever. Pressione a tecla INSERT para desligá-lo.
  • C O editor de texto está no modo sobrescrever. Pressione a tecla BACKSPACE e digite novamente.
  • D A tecla BACKSPACE está ativa. Pressione BACKSPACE para desativá-la.
  • E O editor de texto está no modo sobrescrever. Pressione a tecla DELETE e digite novamente.
32

Nas questões a seguir, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse.
Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentos mencionados.


São exemplos de extensões de arquivos disponíveis para salvamento no BrOffice Writer, exceto:

  • A .TXT
  • B .ODT
  • C .DOC
  • D .RTF
  • E .PPS
33

No Windows XP, ao clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo qualquer e escolher a opção Criar Atalho,

  • A um atalho é criado na pasta Meus Documentos, mesmo que o arquivo não esteja neste local.
  • B uma cópia do arquivo é criada no próprio local onde se encontra o arquivo.
  • C uma cópia do arquivo é criada na Área de Trabalho.
  • D um atalho é criado na Área de Trabalho.
  • E um atalho é criado no próprio local onde se encontra o arquivo.
34

Dadas as afirmativas abaixo relacionadas aos conceitos de informática, hardware e software,

I. A Unidade Central de Processamento (CPU) é responsável pelo controle e gerenciamento das operações realizadas pelo computador.

II. Os programas utilizados pelos usuários para auxiliar nas tarefas do dia a dia são conhecidos como Softwares Básicos.

III. A placa de vídeo é responsável pelo processamento das imagens que serão exibidas no monitor

IV. A tecnologia das Unidades de Estado Sólido (SSD) difere dos HD magnéticos convencionais por não possuírem partes móveis eletromecânicas, terem tempo de acesso reduzido, serem mais leves e consumirem menos energia.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E I, III e IV.
Voltar para lista