A aplicação de sanções pode decorrer diretamente de quais poderes administrativos?
Um dos pressupostos da atuação da Administração está centrado na diferença verificada entre eficiência e eficácia. Um dos elementos centrais da eficácia é o de
De acordo com a Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, considera-se adequado o serviço público que satisfaz as condições de
Na administração pública brasileira, qual dos itens abaixo não diz respeito ao modelo de administração pública societal?
A aplicação de punição a estudantes de uma Universidade Federal por descumprirem as normas internas da instituição é manifestação típica do poder
O modelo de administração que a chamada Nova Administração Pública ou Administração Gerencial pretende suplantar ou, ao menos, melhorar é o denominado de
Dadas às afirmativas abaixo quanto às modalidades de licitação,
I. A tomada de preços é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
II. A concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
III. O convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas quanto aos deveres fundamentais do servidor previstos no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado através do Decreto nº 1.171/1994,
I. Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
II. Cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.
III. Abster-se de participar de greves no serviço público enquanto estiver em estágio probatório.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, a álea que da lugar à aplicação da teoria da imprevisão e que é representada por todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível, inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado ( In Direito Administrativo. 24 ed., São Paulo: Atlas, 2011, p. 286) é nominada de:
Assinale a única opção verdadeira a respeito da Lei nº 8.429, de 1991 (Lei de Improbidade Administrativa).
Assinale o princípio norteador do serviço público que corresponde ao dever de boa administração:
O princípio da autotutela significa que
Entre as opções abaixo, não se constitui uma modalidade de licitação no serviço público:
Segundo a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, Lei de Licitações e Contratos, é nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração,salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, feitas em regime de adiantamento,assim entendidas aquelas de valor não superior a:
Segundo os Decretos números 1.171, de 22 de junho de 1994, e 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, assinale a opção que apresenta a assertiva não condizente aos padrões éticos da Administração Pública Federal.
“Atualmente, a palavra ética tem aparecido com frequência nos noticiários. Numa definição formal, comportamento ético é aquele aceito como sendo moralmente “bom” ou “certo” num determinado caso, como oposto de “mau” ou “errado” numa certa condição”.
SCHERMERHORN JR, JOHN R. Fundamentos de Comportamento Organizacional. Porto Alegre: Bookman, 2007.
Com relação à citação acima, pode-se afirmar que
São comuns na Internet e possuem conteúdos alarmantes ou falsos, geralmente apontando como remetentes empresas importantes ou órgãos governamentais. Em geral, são e-mails que possuem conteúdos absurdos e sem sentido e podem estar acompanhados de vírus. Dentre os exemplos mais típicos, destacam-se as correntes ou pirâmides, pessoas ou crianças que estão prestes a morrer de câncer, etc. Este conceito se refere à
No Excel 2007, quando se desejar criar um gráfico ou modificar um gráfico existente, o usuário poderá escolher uma ampla gama de tipos de gráficos disponíveis, exceto o Gráfico de
Um browser é
Ao utilizar um editor de texto, você coloca o cursor no meio de um parágrafo e começa a digitar para inserir uma parte do texto que estava faltando. Após a digitação de algumas letras, você observa que o texto inserido está excluindo o texto existente. Qual é o problema e como corrigi-lo?
Dadas as afirmativas abaixo relacionadas aos conceitos de informática, hardware e software,
I. A Unidade Central de Processamento (CPU) é responsável pelo controle e gerenciamento das operações realizadas pelo computador.
II. Os programas utilizados pelos usuários para auxiliar nas tarefas do dia a dia são conhecidos como Softwares Básicos.
III. A placa de vídeo é responsável pelo processamento das imagens que serão exibidas no monitor
IV. A tecnologia das Unidades de Estado Sólido (SSD) difere dos HD magnéticos convencionais por não possuírem partes móveis eletromecânicas, terem tempo de acesso reduzido, serem mais leves e consumirem menos energia.
verifica-se que estão corretas apenas
Dadas as afirmativas quanto aos aspectos que caracterizam a autonomia universitária,
I. Possibilidade de que a autarquia disponha de autonomia de gestão administrativa, financeira e patrimonial.
II. Princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
III. Descentralização e flexibilidade na gestão acadêmica com liberdade de contratação de pessoal especializado, inclusive nas instituições públicas.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Segundo os novos paradigmas da educação na era das relações, o currículo apresenta-se no planejamento educacional como:
I. um programa de estudo para dar cumprimento à grade de disciplinas escolares cujos conteúdos constituem a prioridade na qualidade do ensino;
II. um documento que integra o plano de gestão escolar, contendo a listagem de conteúdos, métodos e técnicas para as diversas disciplinas, sob responsabilidade de cada professor;
III. uma prática político-pedagógica revelando opções conceituais, propósitos, normas e valores na produção do conhecimento, em articulação com a história, a sociedade e a cultura;
IV. uma construção coletiva, a partir de diagnóstico do contexto social, aberta às mudanças, situando o aluno como sujeito- aprendiz do conhecimento do seu tempo.
Dos itens acima, verifica-se que estão corretos apenas
Dadas as afirmativas quanto à gestão e à organização do trabalho escolar, como prática democrática,
I. São atividades essencialmente políticas e pedagógicas, num padrão administrativo, em direitos efetivados.
II. Implicam obscurecer, no quotidiano escolar, a impregnação geral que as novas tecnologias digitais e comunicacionais estabeleceram no mundo do trabalho.
III. O ordenamento jurídico brasileiro colocou a gestão democrática como princípio e as leis infraconstitucionais o reforçaram.
IV. Sendo atividades enfaticamente burocráticas e legais, a prioridade é o cumprimento das normas regulamentadoras.
V. Os professores são gestores e co-gestores do trabalho escolar; seus princípios e valores dão a direção de sua prática docente.
verifica-se que estão corretas apenas
A missão social e política da universidade traz subjacente um compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.Com esses propósitos, os postulados dos seus projetos institucionais e pedagógicos devem expressar:
I. a produção do conhecimento, a partir de uma concepção emancipatória e interacionista, formadora dos atores sociais que nela interagem;
II. a promoção articulada do ensino, de pesquisas e projetos de extensão, com inserção efetiva na realidade social;
III. o acompanhamento da dinâmica sociocultural, procurando vencer todas as barreiras da discriminação, pelo fomento da inclusão social;
IV. a promoção da crítica, por mecanismos e recursos participativos, permitindo a formação da cidadania, em interação com o avanço da ciência, da tecnologia e da cultura;
V. um projeto político pedagógico metódico, intencional, articulando ciência, cultura e valores, desenvolvendo processos de aprendizagem, na produção e socialização do conhecimento.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
Estamos vivendo um momento de intensa discussão das questões educacionais e, em paralelo, enfrentando acelerados processos de mudanças, globalização, avanços de tecnologias, novas formas de trabalho e um intenso trânsito de informações (ANINGER, 2005).
Dadas as afirmativas quanto às competências solicitadas aos educadores, a partir da realidade descrita no texto,
I. Aliar, em suas ações, as competências técnicas e as competências pessoais, em sintonia com as questões de seu tempo/espaço.
II. Trabalhar as informações advindas de fontesdiversas, de forma seletiva, produtiva e contextualizada.
III. Desenvolver competências além dos saberes específicos de sua(as) área(s) de atuação.
IV. Adotar uma postura investigativa da realidade e do próprio processo educativo, que encoraje a construção do conhecimento individual e grupal.
V. Atender às expectativas inerentes a uma ou mais abordagens curriculares.
verifica-se que está(ão) correta(s).
Há grande diversidade de regras para os cursos da educação, mas algumas regras são comuns. Dadas as afirmativas,
I. O ano letivo regular, independentemente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
II. Os cursos de graduação devem seguir as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais respectivas quanto aos conteúdos mínimos, cargas horárias, tempo de duração e demais requisitos obrigatórios, e ainda orientações das Comissões Nacionais de Especialistas, havendo flexibilidade para as universidades na formulação dos projetos pedagógicos de cursos.
III. Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Buscando a coerência de paradigmas na relação educação-sociedade, as novas pautas para a educação na era das relações conduzem o planejamento educacional a importantes desafios como:
I. introduzir novos mecanismos ao planejamento participativo, estimulando a democratização do poder decisório;
II. vencer a dissociação escola-sociedade e a fragmentação de programas e projetos, promovendo mecanismos de interação institucional e pedagógica;
III. fortalecer a articulação entre o conhecimento das relações na escola com as relações na produção social, na elaboração e desenvolvimento de projetos;
IV. buscar coerência com o avanço científico-técnico, retomando o planejamento educacional sob visão técnica especializada;
V. buscar apoio nos recursos das tecnologias de informação e comunicação,aprimoramento a sistemática de planejamento.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
As inovações da educação, na atualidade, revelam um olhar integrado entre planejamento, currículo e avaliação, na gestão democrática da escola. Nessa perspectiva, a avaliação deve ser:
I. uma articulação dos dados quantitativos e qualitativos da realidade, sob visão dialógica, com uso de processos de participação dos sujeitos do ensino aprendizagem;
II. um modo de acolhida do direito de aprender e de formar a cidadania, utilizando instrumentos participativos de verificação e análise do ensino-aprendizagem;
III. um processo de análise e crítica educativa, sob enfoque quanti-qualitativo e participativo do ato de aprendizagem e de ensino;
IV. uma função de controle e poder com uso de instrumentos de medida da aprendizagem dos alunos, garantindo que a ação do professor tenha efeitos quantitativos.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas
Dadas as seguintes características quanto à instituição universitária,
I. Mais de cinquenta por cento de seu corpo docente constituído por mestres e doutores e em regime de dedicação exclusiva.
II. Plurisdiciplinaridade e formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
III. Produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Quanto ao processo de avaliação contínua promovido pela União junto às instituições de ensino superior, dadas as afirmativas,
I. Objetiva subsidiar o processo de credenciamento, reconhecimento, autorização de cursos e instituições.
II. Obriga-se a instituição de ensino superior a sanar deficiências identificadas no processo de avaliação no prazo estipulado e submeter-se à reavaliação.
III. Diante do não cumprimento das condições obrigatórias detectadas na avaliação, poderá o poder público determinar a desativação de cursos e habilitações, a intervenção na instituição, a suspensão temporária de prerrogativas da autonomia ou em descredenciamento.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A escola é chamada a promover o conhecimento e a formação da cidadania, a serviço de um projeto de sociedade democrática, justa e igualitária. Quanto a esse pressuposto, dadas as afirmativas,
I. Articulação entre planejamento, currículo e avaliação buscando superar toda concepção e prática excludente do direito à educação.
II. Plano de ação pedagógica elaborado por um corpo de especialistas que dirige os professores no desenvolvimento do currículo por disciplinas.
III. Organização do currículo articulando as áreas do conhecimento à diversidade cultural identificada no contexto social.
IV. Compreensão de que a formação da cidadania reconhece o papel da escola focado no ensinar a ler e escrever a todos.
verifica-se que estão corretas apenas
Sobre as atribuições definidas ao sistema federal de ensino, dadas as afirmativas,
I. Cabe à União a coordenação da política nacional de educação.
II. Cabe à União ofertar nacionalmente a educação superior por meio de sua função redistributiva.
III. Cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação, que deve ser aprovado pelo Congresso Nacional.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A questão refere-se ao texto abaixo.
As TIC possibilitam o acesso aos novos bens culturais presentes na vida das pessoas; o acesso à “Cultura tecnológica” incorporada nas Escolas e Universidades, e melhoram a atividade de ensino e qualidade da aprendizagem, permitem acesso a todo tipo de informação, dinamizam aulas, estimulando o senso critico e a criatividade, e constituem-se em fontes de informação, construção de conhecimentos, e realização de atividades lúdicas e prazerosas.
(MERCADO, 2012)
Dadas as afirmativas abaixo,
I. O uso das tecnologias da informação e da comunicação não se restringem aos cursos na modalidade EaD, podem ser utilizadas também na modalidade presencial.
II. Com o uso das TIC estruturam-se os novos espaços educativos – virtual/online – e dele emerge a aula online. O Currículo passa a integrar as TIC. O hipertexto/hipermídia traz a não linearidade, a interatividade, a pluritextualidade e produz o hiperleitor e o leito-autor, ou seja, adota-se nova concepção de ensino.
III. O uso das TIC estimula pedagogias ativas, metodologias em que o aluno tem mais liberdade na exploração dos conteúdos, e o ambiente virtual abre muito esta perspectiva. O docente é um facilitador. A mediação das novas tecnologias permite que o estudante torne-se pesquisador e autor.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas sobre a regulação da educação superior,
I. O sistema federal de ensino é responsável por autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos de educação superior em todo país.
II. O sistema federal de ensino é responsável por assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
III. O sistema federal de ensino é responsável pela fiscalização das instituições de educação superior credenciadas como faculdades, institutos, escolas ou centros universitários, enquanto que as instituições credenciadas como universidades somente serão fiscalizadas a cada década, quando da renovação de sua credencial.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Segundo Dutra (1996), “toda mudança se referencia na cultura já existente, ainda que para modifica-la.” A Escola, no contexto social em que está inserida, é muito suscetível a mudanças, tanto internas, quanto externas.
Quanto às influências internas, dados os itens seguintes,
I. Politicas públicas e normas dos sistemas de ensino.
II. Situação socioeconômica dos alunos e da comunidade.
III. Estrutura física e regime disciplinar.
IV. Processos de construção e reconstrução da cultura da escola.
V. Sistema de informação e atividade extraclasse.
VI. Projetos de gestão escolar.
VII. Teorias e concepções educacionais mais recentes.
verifica-se que estão corretas apenas
As perspectivas mais sombrias sobre a sustentabilidade do planeta não levam em conta a extraordinária capacidade de recuperação da natureza – e a do próprio ser humano para superar as adversidades. A Terra já passou por cinco grandes extinções em massa, e a vida sempre voltou com ainda mais força. Disse à revista VEJA a geógrafa Susana Hecht, professora de planejamento urbano da Universidade da Califórnia e especialista em desenvolvimento sustentável: Os recursos da terra Terra são limitados, temos de tomar cuidado para não acabar com eles, ainda mais porque não existe perspectiva de quando poderemos colonizar outro astro. Só que a natureza tem um enorme poder de se reabilitar e a humanidade dispõe de tempo para usar a tecnologia em favor de um desenvolvimento sustentável.”
Enquanto se procuram soluções para o equilíbrio entre o crescimento populacional e preservação dos recursos, a natureza manda suas mensagens de socorro. A espaçonave Terra é uma generosa arca de Noé, mas ela tem limites
(Revista VEJA, n. 44, 2 de novembro/2011, p. 132).
A opinião de Susana Hecht, transcrita no texto, admite essencialmente :
Das frases abaixo, com relação ao Novo Acordo Ortográfico,
I. O policial prendeu o delinquente em flagrante.
II. Ele fez um ato heróico pela nação.
III. O processo de auto-aprendizagem depende de como usamos nossas habilidades cognitivas.
IV. O contrarregra é um profissional indispensável tanto na televisão como no teatro.
qual(is) está(ão) adequada(s)?
[...]
e em silêncio os intimo a voltar a esta vida
em que desde a infância eles viviam lentamente
com a amargura dos dias longos colados às existências
monótonas
e o medo de morrer dos que assistem ao cair da tarde
quando, após a chuva, as tanajuras se espalham
no chão maternal de Alagoas e não podem mais voar
[...]
(Lêdo Ivo)
O verso “e o medo de morrer dos que assistem ao cair da tarde” foi reescrito. Em qual das opções ocorreram danos à norma-padrão escrita da língua?
Observe o texto abaixo.
“E para dar um efeito de cor à pele, já há protetores que vêm com tonalizante, outros que contêm estimulante natural de bronzeado e os que têm partículas iluminadoras na fórmula” (Contigo, nov. 2012).
Considerando os aspectos estruturais e significativos da língua, é correto afirmar:
Observe o texto abaixo.
“Nacib olhava pela janela do bar: não poderiam existir mundos distantes que o tirassem do olhar de Gabriela.
Pensava” (Jorge Amado).
A parte sublinhada do trecho pode também ser reescrita da seguinte forma: