Resolver o Simulado Advocacia Geral da União (AGU)

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Administração de Recursos Materiais

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A respeito da curva ABC, assinale a opção correta.

  • A Os itens da classe C devem receber atenção antes dos demais.
  • B Os itens da classe B são os de menor importância.
  • C Os itens da classe A são os mais numerosos.
  • D A última ação a ser tomada na montagem da curva ABC é a divisão dos itens em classes A, B e C.
  • E A utilização da curva ABC reduz as imobilizações em estoque, porém prejudica a segurança.
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Sobre previsão, o livro “Administração de Materiais”, de Arnold, apresenta como “técnicas baseadas em indicadores externos relacionados à demanda dos produtos de uma empresa” as técnicas:

  • A qualitativas.
  • B extrínsecas.
  • C quantitativas.
  • D intrínsecas.
  • E endógenas.
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Uma certa empresa permite que, diariamente, seus dados sobre vendas sejam acessados por um fornecedor, através de uma rede extranet.

A situação descrita acima caracteriza uma relação de comércio eletrônico do tipo

  • A B2B
  • B B2C
  • C C2B
  • D C2C
  • E C2G
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Um microempreendedor, em função do aumento da demanda dos produtos vendidos em sua empresa, identificou a necessidade de destinar um espaço da empresa para ser o almoxarifado.
Para que o almoxarifado possa atender às necessidades da empresa, é preciso que vários aspectos de sua estruturação sejam acatados visando à melhoria das atividades da empresa.
Uma das consequências da estruturação de um almoxarifado que se constitui em melhoria para a empresa é a(o)

  • A rigidez do arranjo físico, impedindo alterações em seu layout.
  • B dispensa do registro do material que é retirado.
  • C garantia de que os requisitos mínimos de segurança individual e coletiva sejam atendidos.
  • D aumento das perdas por desvio de materiais.
  • E aumento da utilização de equipamentos para a movimentação dos materiais.
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Nos termos da obra “Administração de Materiais, um enfoque prático”, de Viana, conclui-se que facilitar a comunicação interna na empresa no que se refere a materiais e compras; evitar a duplicidade de itens no estoque; permitir as atividades de gestão de estoques e compras; facilitar a padronização de materiais e facilitar o controle contábil dos estoques são objetivos alcançados pela atividade de:

  • A distribuição.
  • B especificação.
  • C armazenagem.
  • D concorrência.
  • E codificação.
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Um modelo de gestão aplicado para produzir somente a partir da realização do pedido, visando reduzir custos e estoques, é conhecido pelo conceito de:

  • A Just in Time.
  • B Downsizing.
  • C Reengenharia.
  • D Qualidade Total.
  • E PEPS (Primeiro a entrar, primeiro a sair).
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Em função do alto custo que representa, para a empresa, a manutenção de grandes volumes de estoques, buscaram-se algumas formas de minimizar o tempo em que os itens ficam em estoque, possibilitando, assim, maior produtividade e competitividade da empresa.

Um dos métodos que possibilita a minimização do tempo que o produto fica em estoque é o

  • A Just in Time
  • B Kaizen
  • C Kanban
  • D 5S
  • E 5W2H
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A redução de estoques em cada elo de uma cadeia de suprimentos é o objetivo de todas as empresas que compõem essa cadeia. Tal redução pode ser alcançada através da adoção de diferentes políticas e/ou práticas.

Ao se considerarem apenas os elos a jusante da empresa focal, a política/prática com menor impacto na redução do inventário a jusante na cadeia é a de

  • A aumento do giro de estoque na gôndola
  • B adoção do VMI (Vendor Managed Inventory)
  • C compartilhamento de componentes
  • D implementação do ECR (Efficient Consumer Response)
  • E postergação
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A seção de patrimônio de uma organização é responsável pela conferência dos bens que constam da lista de materiais que se encontram nos ambientes da organização. Assinale a opção correta.

  • A Os bens que estão na lista e não foram encontrados são excluídos do inventário.
  • B No final do inventário é publicada uma lista com as divergências encontradas.
  • C O inventário de materiais administrativos é realizado pelas áreas de expedição.
  • D O inventário patrimonial é realizado a qualquer momento durante o ano fiscal.
  • E O inventário físico e o patrimonial são ambos de responsabilidade da contabilidade da organização.
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Muitas vezes, a empresa monitora o andamento de seu pedido junto ao processo produtivo do fornecedor, acompanhando em tempo real seu sistema de produção para saber como o pedido está sendo gradativamente produzido. Com essa transparência, a empresa fica sabendo de antemão possíveis atrasos ou antecipações do fornecedor, podendo tomar as ações necessárias, em vez de improvisar soluções emergenciais. Tal procedimento é conhecido como

  • A just-in-time.
  • B constant process.
  • C pari passu.
  • D kanban.
  • E follow-up.

Arquivologia

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De acordo com as Diretrizes para a Gestão Arquivística do Correio Eletrônico Corporativo, publicadas pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos em 2012, captura é definida como

  • A propriedade de um documento arquivístico de permitir acesso ao seu conteúdo e ao seu significado.
  • B incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística, por meio de registro, classificação e arquivamento.
  • C área de armazenamento de um usuário no serviço de correio eletrônico, que contém as pastas Caixa de entrada, e Mensagens Enviadas.
  • D qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, sem sofrer alteração, corrompimento e adulteração.
  • E programa executável destinado a auxiliar o usuário na realização de determinadas tarefas num computador, como, por exemplo, os processadores de texto (Word) e as planilhas (Excel).
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A grande quantidade de documentos permanentes públicos e a necessidade de disponibilizá-los para consulta e difusão determina para elaboração de obras de referências o estabelecimento de pontos tais como: hierarquia, prioridades, técnicas, entre outros, que compõem uma política de:

  • A gestão de documentos;
  • B classificação;
  • C avaliação;
  • D arranjo;
  • E descrição.
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Considere as seguintes afirmativas.


1. Microfilme ainda não é reconhecido legalmente no Brasil.
2. A preservação é a função da arquivologia que tem como foco permitir a agilização do acesso aos documentos.
3. Pela conservação procura-se prevenir a deterioração dos documentos, por meio de adequado controle ambiental e tratamento físico ou químico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
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Assinale a opção que indica os graus de sigilo de uma corresponência sigilosa.

  • A Reservado, secreto e ultrassecreto.
  • B Particular e sigiloso.
  • C Ostensivo e sigiloso.
  • D Reservado, confidencial, secreto e ultrassecreto.
  • E Sigiloso, confidencial e restrito.
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A função arquivística que se relaciona diretamente ao acesso a documentos é a função de

  • A descrição.
  • B avaliação.
  • C preservação.
  • D criação.
  • E aquisição.
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Na área arquivística, a tabela de temporalidade só deve ser aplicada após sua aprovação pela autoridade competente. Conforme Valentini (2009), alguns dos principais elementos constantes em uma tabela de temporalidade são:
I. destinação, tipo e/ou assunto dos documentos.
II. número e ano da legislação utilizada.
III. período, quantificação e prazos de retenção.
IV. registro e identificação da instituição atendida.
Está correto o que se afirma apenas em:
  • A I e III.
  • B I, II e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E II e III.
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Os documentos de arquivos são autênticos quando

  • A são incluídos em um mesmo arquivo, dentro de um mesmo grupo.
  • B são produzidos em muitos exemplares.
  • C são livres de suspeita de preconceito.
  • D são criados, mantidos e conservados sob custódia, de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados.
  • E são acumulados, naturalmente, nos escritórios conforme os objetivos práticos da administração.
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Um documento deverá ser arquivado após ter sido classificado e tramitado. O exame do documento exige que se verifique se ele deve realmente ser arquivado, se possui anexo(s) e se a classificação a ele atribuída será mantida ou alterada.

Esses procedimentos fazem parte da operação de

  • A inspeção
  • B codificação
  • C ordenação
  • D orientação
  • E estudo
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Nos arquivos das instituições públicas e privadas, uma das fases de arquivamento é constituída por documentos que perderam todo o valor administrativo e são conservados pelo seu valor histórico.

Essa fase é conhecida como arquivo de

  • A segurança
  • B terceira idade
  • C métodos padronizados
  • D acumulação ordenada
  • E recolhimentos sistemático
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Os documentos com previsão de guarda das idades corrente e permanente são, respectivamente:

  • A imposto de renda; quadro de fornecimento das refeições;
  • B estatuto; alvará de funcionamento;
  • C material de divulgação de terceiros; contrato social;
  • D controle de serviços reprográficos; cadastro de fornecedores;
  • E ações trabalhistas; parecer de aprovação de contas.

Direito Administrativo

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Os contratos administrativos poderão ser alterados unilateralmente pela Administração:

  • A para modificação da forma de pagamento
  • B para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro
  • C quando necessário o acréscimo quantitativo do seu objeto
  • D quando há a modificação do regime de execução da obra
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Da prescrição, conforme Lei n°8.429, de 2 de junho de 1992. As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas. Assinale a alternativa incorreta.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8429.htm. Lei n° 8.429, de 2 de junho de 1992. Artigo 23, incisos I, II, III.

  • A até cinco anos após o término do exercício de mandato.
  • B dentro do prazo prescricional previsto em lei específica para faltas disciplinares puníveis com demissão a bem do serviço público, nos casos de exercício de cargo efetivo ou emprego.
  • C até cinco anos da data da apresentação à administração pública da prestação de contas final pelas entidades referidas no parágrafo único do art. 1° desta Lei.
  • D até dez anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.
  • E até cinco anos após o término do exercício de cargo em comissão ou de função de confiança.
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Havendo disponibilidade de horários, um servidor público pode acumular, remuneradamente,
  • A um cargo de enfermeiro no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul com outro cargo de enfermeiro no Hospital de Pronto-Socorro Municipal de Porto Alegre.
  • B um cargo de fiscal de tributos estaduais com outro de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil.
  • C um cargo de Procurador da União com outro de advogado do Banco do Brasil S/A.
  • D um cargo de Delegado de Polícia Estadual e outro de Delegado da Polícia Federal.
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Conforme a Lei 8666/93, as obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

I houver projeto básico aprovado sempre e exclusivamente pela União e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

II existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de no mínimo 50% dos seus custos;

III houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

IV o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

  • A II e III
  • B I e III
  • C I e II
  • D III e IV
  • E I, II, III e IV
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A respeito dos contratos administrativos, assinale a opção correta.

  • A Os contratos administrativos diferenciam-se dos demais contratos privados no que se refere às chamadas cláusulas exorbitantes, como a cláusula que autoriza à administração impor penalidades administrativas.
  • B Como os contratos administrativos também se submetem ao princípio da formalidade, eles devem ser obrigatoriamente escritos.
  • C A administração pode alterar, de forma unilateral, os contratos que celebrar. No entanto, no que se refere à alteração quantitativa, a lei estabelece, como limite para os acréscimos e supressões nas obras, serviços ou compras, o percentual de 50% em relação ao valor original do contrato.
  • D A administração pode rescindir o contrato, de forma unilateral, na ocorrência de caso fortuito ou força maior, não ficando obrigada ao pagamento de qualquer indenização.

Legislação Federal

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Considerando as disposições da Lei Federal nº 8.027/90, analise as seguintes condutas praticadas por servidor público.

I. Ausentar-se do serviço, durante o expediente, sem prévia autorização do superior imediato.

II. Retirar, sem prévia autorização, por escrito, da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição.

III. Praticar comércio de compra e venda de bens ou serviços no recinto da repartição, ainda que fora do horário normal de expediente.

IV. Recusar fé a documentos públicos.

São faltas administrativas puníveis com a pena de suspensão por até noventa dias, cumulada, se couber, com a destituição do cargo em comissão, apenas as afirmativas :

  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D III e IV.

Direito Administrativo

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São princípios constitucionais da Administração Pública previstos no Art. 37 da Constituição da República:

  • A Autoridade, legalidade, impessoalidade, sigilo e eficiência.
  • B Legalidade, impessoalidade, moralidade, sigilo e eficiência.
  • C Legalidade, impessoalidade, vitaliciedade, publicidade e eficiência.
  • D Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Legislação Federal

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A instalação de petróleo e gás de uma empresa sofre incêndio parcial, que é prontamente controlado pela Brigada de Incêndio da companhia.

Constatada a necessidade de se recomporem os materiais da instalação, nos termos do Decreto Federal no 2.745/1998, poderá haver dispensa de licitação por motivo de

  • A emergência
  • B incompatibilidade
  • C grave perturbação
  • D calamidade pública
  • E operações incompatíveis

Direito Administrativo

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Um princípio previsto na Constituição Federal, pelo qual as atividades da Administração devem ser amplamente divulgadas, a fim de propiciar a possibilidade de os administrados controlarem a atividade dos agentes administrativos, é o princípio da

  • A legalidade
  • B continuidade do serviço público
  • C impessoalidade
  • D publicidade