Resolver o Simulado Pedagogo - FUNRIO - Nível Superior

0 / 30

Pedagogia

1

O ser humano, graças às suas múltiplas oportunidades de estabelecer relações interpessoais, desenvolve processos psicológicos superiores. Tais processos sempre aparecem inicialmente no plano das relações interpessoais e depois sofrem a mediação dos padrões culturais dominantes. O crescimento pessoal, portanto, é o processo pelo qual o ser humano torna

  • A sua, a cultura do grupo social ao qual pertence.
  • B o cognitivo em sua expressão máxima.
  • C as relações interpessoais como as mais significativas.
  • D a cultura em seu ponto de apoio.
  • E os padrões de hábito, como sendo os seus.
2

Na concepção de Educação Bancária de Paulo Freire, a relação professor-aluno é uma relação que se estabelece a partir da ideia de que os educandos são transformados em recipientes a serem cheios e na qual o educador

  • A se mantém em posições fixas e invariáveis, sendo sempre o que doa seu saber ao ignorante.
  • B se antagoniza com a figura daquele que tudo sabe e que salvará da ignorância os sujeitos oprimidos.
  • C desaliena o outro da ignorância e da opressão político-ideológica.
  • D oprime o educando de forma bancária, seletiva e excludente.
  • E deposita conhecimentos e valores para a libertação dos educandos.
3

Na concepção corrente de formação de professores busca-se no período do estágio uma articulação com a prática. Entretanto, a visão dominante é que inicialmente são dadas as disciplinas teóricas, ligadas ao saber. Depois vêm as disciplinas ligadas à prática, as metodologias e por fim, os estágios, numa concepção de que nesse momento, portanto, os estudantes farão a aplicação daquilo que aprenderam. Essa concepção de formação

  • A dissocia teoria e prática e dificulta o diálogo entre os saberes.
  • B alia teoria e prática, facilitando a aplicação do que foi aprendido.
  • C impede a reflexão teórica sobre a prática. .
  • D favorece a experiência da práxis educativa na formação.
  • E desarticula o estágio do processo de formação
4

O currículo praticado na sala de aula se concretiza de forma diferente do currículo escrito. Por essa razão, muitos autores do campo, o denominam de currículo

  • A oculto.
  • B real.
  • C oficial.
  • D determinado.
  • E prescrito.
5

Para a educação, faz-se necessário o debate em torno dos projetos de sociedade que tecem a atual realidade, porque

  • A a escola, no Brasil, é um projeto resolvido pela Modernidade.
  • B a educação é uma prática social e, portanto, política.
  • C o papel da educação escolar é redefinir os papéis dos diferentes grupos sociais.
  • D a política partidária deve orientar os projetos educacionais.
  • E a função da escola é formar produtores e consumidores conscientes de seus papéis.
6

Aquilo que se ensina na escola, sem que se perceba que está sendo ensinado, é denominado pelos estudiosos do campo do currículo como

  • A currículo real.
  • B transposição didática.
  • C currículo oculto.
  • D saber experiencial.
  • E aprendizagem significativa.
7

O Decreto nº 5.840, 13/07/2006 institui o Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos / PROEJA.
No âmbito do Programa, o aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional, tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional, quanto para

  • A ingressar no Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM.
  • B comprovar a conclusão da habilitação na área estudada, ingressando nos cursos de nível básico.
  • C atestar a conclusão do ensino médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior.
  • D ingressar nos cursos do ENADE.
  • E comprovar a conclusão do ensino fundamental de jovens e adultos
8

A História mostra que a educação profissional e tecnológica no Brasil passou por inúmeras transformações desde a colônia. Mas foi no período republicano que ela ganhou maiores contornos. Foi também, já no século XX, em 1941, que o ensino profissional passou a ser considerado de

  • A nível básico com a Lei 5692/78.
  • B nível profissional com a Lei 9394/96.
  • C nível superior com a Reforma Francisco Campos.
  • D nível fundamental com a Lei 9394/96.
  • E nível médio com a Reforma Capanema.
9

Segundo Danilo Gandin, as dimensões do planejamento participativo de uma instituição educativa são as seguintes:

  • A Marco político, metodologia, avaliação.
  • B Diagnóstico, metodologia, avaliação.
  • C Marco pedagógico, objetivos, estratégias.
  • D Marco referencial, diagnóstico, programação.
  • E Análise da realidade local, objetivos e avaliação.
10

A teoria da aprendizagem significativa traz como princípio a concepção de “aprender a aprender”. Essa concepção pode ser explicada como a capacidade que o sujeito tem de

  • A diferenciar situações de aprendizagem de situações de aplicabilidade de conhecimentos.
  • B apoderar-se dos conteúdos apresentados a ele de forma rápida e duradoura.
  • C ampliar seus conhecimentos de forma prática e com originalidade própria.
  • D gerir novas situações de aprendizagem com a finalidade de memorizar o conhecimento.
  • E realizar aprendizagens por si só numa ampla gama de situações e circunstâncias.

Português

11

A questão tomou por base o texto de uma nota publicada na coluna de Márcia Peltier no Jornal do Commercio de 01/12/2014.

RECUPERAÇÃO
O mercado de computadores deu um leve sinal de recuperação no terceiro trimestre. As vendas nesse período caíram apenas 0,5%, bem abaixo das previsões. Os analistas esperam que o balanço anual fique um pouco menos vermelho. Antes, a redução estimada era de 3,7%. Agora, deve ficar em 2,7%.

A notícia, embora de pequeno tamanho, foi escrita com cinco períodos objetivos e curtos. Essa é uma prática normal em textos informativos, mas seria possível reconstruí-lo em apenas dois períodos, gerando frases um pouco maiores, de estrutura sintática diferente. Assinale a única reescritura que coloca em risco a manutenção das informações.

  • A O mercado de computadores deu um leve sinal de recuperação no terceiro trimestre, quando as vendas caíram apenas 0,5%, bem abaixo do previsto. Os analistas esperam que o balanço anual fique um pouco menos vermelho, porquanto a redução estimada era de 3,7% e, agora, deve ficar em 2,7%.
  • B O mercado de computadores deu um leve sinal de recuperação no terceiro trimestre, pois as vendas nesse período caíram apenas 0,5%, bem abaixo do que se previa. Os analistas esperam que o balanço anual fique um pouco menos vermelho, já que, antes, a redução estimada era de 3,7% e, agora, deve ficar em 2,7%.
  • C O mercado de computadores deu um leve sinal de recuperação no terceiro trimestre, época em que as vendas caíram apenas 0,5%, bem abaixo das previsões. Os analistas esperam que fique um pouco menos vermelho o balanço anual, cuja redução estimada era de 3,7% e, agora, deve ficar em 2,7%.
  • D O mercado de computadores deu um leve sinal de recuperação no terceiro trimestre, vendendo nesse período apenas 0,5% abaixo do que estava previsto. Esperando que o balanço anual ficasse um pouco menos vermelho, os analistas estimavam uma redução de 3,7%, mas agora devem aceitar algo em torno de 2,7%.
  • E O mercado de computadores deu um leve sinal de recuperação no terceiro trimestre, tendo a queda das vendas ficado bem abaixo das previsões nesse período: apenas 0,5%. Como a redução estimada antes era de 3,7% e, agora, deve ficar em 2,7%, os analistas esperam que o balanço anual fique um pouco menos vermelho.
12

Estão reproduzidas abaixo cinco manchetes principais publicadas na primeira página do jornal O Globo de novembro de 2013:

I – Mortes por dengue dobram no país (20/11/2013)

II – Consórcio aposta no Rio e paga R$ 19 bi por Galeão (23/11/2013)

III – Acordo freia programa do Irã mas gera desconfianças (25/11/2013)

IV – Melhoria do Galeão só será sentida 6 meses após Copa (26/11/2013)

V – Gasolina sobe, mas não alivia caixa da Petrobrás (30/11/2013)

Qual das afirmações seguintes descreve corretamente a organização sintática dessas manchetes?

  • A Apenas duas delas explicitam a abordagem contrastiva da notícia.
  • B Todas elas priorizam o sujeito e a estrutura sintática ativa
  • C Os temas populares e a crítica social estão presentes em quatro delas.
  • D Três delas utilizam duplo argumento com relação de efeito e explicação.
  • E Uma delas se vale de um jogo de palavras com o nome de duas estatais.
13
Já ia para três anos, ou mais qualquer coisa, que as lâmpadas feriavam. Mas até que as ruas estavam claras naquela noite. Era uma Lua bonita!... Palha de Arroz, tranquila, parecia um arraial antigo dentro da madrugada. Lá no meio do céu, redonda e bonita, a Lua parecia um disco. Um disco cantando uma canção. Uma canção que poetas não escreveram nem músicos compuseram. Canção de luar de lua cheia por cima duma capital sem luz elétrica. Do tamanho mesmo da lua cheia em pleno e bruto sertão bravio. Daí aqueles pensamentos dançando nos corredores da cabeça do negro Pau de Fumo. Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade.
Madrugada madura. Palha de Arroz tranquila mesma, serena. Calma. Dava-se que o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio – bem ali em Timon.
Canoeiros atravessando o pessoal para o festejo. Novenas de S. José. Outrora a cidade se chamava S. José das Flores. Mais conhecida mesmo só por Flores, nome que aliás o povo ainda chamava mesmo depois de mudado o nome para Timon.

(Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 52-3)

Por que o narrador diz que “o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio”?

  • A Porque não gosta da calmaria que vê em Palha de Arroz.
  • B Porque não pode haver movimento quando não há eletricidade.
  • C Porque a lua cheia deixa todos com preguiça e sem vontade de trabalhar.
  • D Porque era época de festejar as novenas de São José.
  • E Porque nem os poetas nem os músicos compuseram a canção.
14
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
Elis Regina Fogaça Silveira


Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.


A Organização Mundial de Saúde diz que o número de superdotados em nosso planeta fica entre 1% e 3% da população. Pelas informações contidas no texto, sabe-se que a OMS considera superdotadas as crianças que se destacam nas seguintes áreas ou competências:

  • A criatividade e psicomotricidade.
  • B liderança e estatística.
  • C intelectual e acadêmica.
  • D sensibilidade artística e musical.
  • E talento e memória.
15
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
Elis Regina Fogaça Silveira


Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.


Diz o texto que “o processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.”
Entende-se um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar como aquele que

  • A envolve mais de uma disciplina.
  • B ultrapassa o conteúdo da grade curricular.
  • C ajuda a controlar a disciplina na escola
  • D ressalta um compromisso socioeducacional amplo.
  • E é realizado antes dos conteúdos de cada disciplina.
16
MAGISTRA PUBLICA NOVOS NÚMEROS

A revista Magistra do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou no último mês os Números 3 e 4 do Volume 26 do periódico. A edição de Número 3 apresenta artigos e comunicações científicas nas áreas de Ciências do Solo; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Engenharia Agrícola; Fitotecnia; Fitossanidade; e Engenharia e Recursos Florestais. Já o Número 4 contém artigos nas áreas de Biologia Celular e Molecular; Desenvolvimento Rural; Fitotecnia; Melhoramento dos Recursos Genéticos Vegetais; e Zootecnia.

Com tiragem trimestral, a Magistra divulga artigos e comunicações científicas. Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos, pode ainda ter conteúdos publicados na sessão Fórum, a convite do Conselho Editorial. A publicação conta com um editor-geral da UFRB, além de editores adjuntos e associados, muitas vezes de outras instituições, como a Embrapa, por exemplo.

Submissões - A Magistra está recebendo novas submissões por meio do sistema SEER (Open Journal Systems), e os interessados podem submeter seus manuscritos na página eletrônica da revista. Todo o conteúdo encontra-se em formato PDF e está disponível para download.

FONTE: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/.3853-revista..
magistra-publica-novos-numeros [adaptado]

Observe o emprego do verbo sublinhado em “Todo o conteúdo encontra-se em formato PDF” e assinale a alternativa que emprega esse verbo com a mesma acepção.

  • A O homem que está angustiado às vezes se encontra na religião.
  • B Aos domingos, a vizinhança se encontra para cantar modinhas.
  • C Ninguém se encontra na bebida ou em qualquer outro vício.
  • D O memorial em honra ao herói da cidade se encontra abandonado.
  • E Quando se consegue um bom amigo, encontra-se um tesouro.
17

Assinale o item em que há erro no emprego da palavra “meio”:

  • A Atualmente, existem muitos meios de comunicação.
  • B Ela ficou meio envergonhada com o resultado da prova.
  • C Empurrei a janela, que estava apenas meio fechada.
  • D Encontramo-nos exatamente quando era meio-dia e meio.
  • E Sozinho, conseguiu dar conta de meia garrafa de cachaça.
18

O trecho inicial de um artigo publicado na revista Espaço Pedagógico diz:

A motivação é um problema pontual na educação e afeta diretamente os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Segundo a visão de Marchesi (2006), a motivação para aprender configura-se como o centro da reflexão na área de educação, e sua ausência é o principal fator do fracasso escolar, ou seja: motivar o estudante constitui-se em uma tarefa constante de quem ensina, que, também, precisa estar motivado para desenvolver seu trabalho. Por essa razão, a motivação pode ser considerada como um determinante do êxito escolar.

Fonte:http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/... [adaptado]


O texto emprega duas vezes o pronome SE (configura-se / constitui-se). Assinale a alternativa que interpreta corretamente o emprego desse pronome.

  • A Em ambos os casos o pronome indetermina o sujeito.
  • B Em ambos os casos o pronome tem valor reflexivo.
  • C Em ambos os casos o pronome é palavra expletiva.
  • D Apenas no primeiro caso o pronome é palavra expletiva.
  • E Apenas no segundo caso o pronome tem valor reflexivo.
19

A questão tomou por base o seguinte texto, de Ana Paula de Oliveira e Claudia Lima de Albuquerque:

UM PANORAMA DO RECÔNCAVO BAIANO: SOCIEDADE, ECONOMIA E CULTURA

(...) A história do estado da Bahia é antiga. Salvador foi a primeira capital do Brasil e por muitos anos foi o centro administrativo de Portugal na Colônia. Essa importância dada à capital abrangia também o Recôncavo Baiano. Aqui se instituiu um expressivo comércio de açúcar, fumo e outros produtos oriundos de diversas localidades, que foram em direção a Portugal e outros países europeus. A população do Recôncavo em períodos coloniais sofreu muito com a ambição desenfreada dos portugueses, que tinham como único interesse a exploração das riquezas destas terras. Observa-se muito bem no trecho seguinte de Miguel Santos e outros a intenção portuguesa, assim que chegou a estas terras.

Nos primeiros contatos que os portugueses mantiveram com o Recôncavo, perceberam a existência de uma diversidade de plantas, animais e uma sociedade nativa, denominada indígena. O colonizador europeu, quando partiu para África, América e Ásia, sabia que, se necessário, destruiria todas as culturas encontradas, a fim de atingir o seu objetivo: exploração das terras “descobertas". Daí a construção de ideologias para justificar as investidas políticas, socioeconômicas e culturais que lhe trariam grandes lucros a partir da comercialização de produtos que não se identificavam com a realidade dos nativos. (SANTOS, 1996)

A proximidade do Recôncavo com a primeira capital do Brasil facilitava o embarque dos produtos e desembarque dos escravos, tornando Salvador o principal ponto de comunicação, fazendo com que suas adjacências também sofressem inúmeras mudanças. Essa região já demonstrava sua importância desde os primórdios da colonização. Registros desse período ainda permanecem na paisagem de Salvador e de algumas cidades do Recôncavo: são os sobrados em estilo barroco, as igrejas, os pelourinhos.

A paisagem mudou ao longo do tempo. Hoje, Cachoeira comporta uma intensa atividade turística, abriga um dos campi da UFRB, o que faz com que estudantes de variados locais do país se desloquem para esta pequena cidade para estudar, trazendo melhorias, mas também aumentando, e muito, o custo de vida da população cachoeirana. Cachoeira, felizmente, ainda preserva em sua arquitetura um longo período da história brasileira, em parte graças aos investimentos do governo, que através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) faz reformas em vários prédios, que já estavam prestes a sucumbir. Isto também ocorre em Salvador e São Félix. (...)

FONTE: http://www.narradoresdoreconcavo.com.br/index/reconcavo [adaptado]

Numa das frases da citação, lê-se: “O colonizador europeu, quando partiu para África, América e Ásia, sabia que, se necessário, destruiria todas as culturas encontradas, a fim de atingir o seu objetivo.” Assinale a única alternativa que, sem alterar o significado original, reescreve esse trecho em outra ordem.

  • A Quando partiu para África, América e Ásia, o colonizador europeu sabia que seria necessário destruir todas as culturas encontradas, a fim de atingir o seu objetivo.
  • B Sabia o colonizador europeu, quando partiu para África, América e Ásia, que destruiria, se necessário, todas as culturas encontradas, a fim de atingir o seu objetivo.
  • C O colonizador europeu, se necessário, sabia, quando partiu para África, América e Ásia, que destruiria todas as culturas encontradas, a fim de atingir o seu objetivo.
  • D Se necessário, o colonizador europeu sabia que destruiria todas as culturas encontradas, a fim de atingir o seu objetivo quando partiu para África, América e Ásia.
  • E O europeu colonizador, quando para África, América e Ásia partiu, sabia que todas as culturas encontradas destruiria, a fim de atingir, se necessário, o seu objetivo.
20

Assinale o item incorreto quanto ao emprego da palavra destacada.

  • A Não sei aonde estás neste momento.
  • B Digam-me, por favor, aonde pretendem conduzir-me.
  • C Não sei aonde vais com essa pressa toda.
  • D Não sei donde vieste para estar assim tão extenuado.
  • E Quero saber onde deixaste aqueles embrulhos todos.

Noções de Informática

21

Comparando as opções do menu “Dados” do Microsoft Excel 2010 e do aplicativo Calc do Libre Office 4, qual opção está disponível no Excel e não está disponível no Calc?

  • A Classificar.
  • B Consolidar.
  • C Filtro.
  • D Remover duplicatas.
  • E Texto para colunas.
22

Sobre o barramento USB (Universal Serial Bus), analise as afirmações abaixo.

I) O padrão USB 2.0 possui taxa de transferência de até 480 Mbps.

II) Com o USB, é possível ligar uma quantidade ilimitada de equipamentos em fila, isto é, ligados um ao outro.

III) O barramento USB é dotado de características Hot Swap e Plug and Play.

  • A Nenhuma delas está correta.
  • B Somente as duas primeiras estão corretas.
  • C Somente a primeira e a terceira estão corretas.
  • D Somente as duas últimas estão corretas.
  • E Todas estão corretas.
23

No Microsoft Word 2010, com sua configuração original, em qual guia são encontradas opções de tarefas úteis como escolher fonte, formatar parágrafo, selecionar estilo e localizar texto?

  • A Arquivo.
  • B Página Inicial.
  • C Layout da Página.
  • D Referência.
  • E Revisão.
24

Suponha o seguinte parágrafo escrito num documento do aplicativo Writer do Libre Office 4, em sua configuração original:

Estudar, planejar, projetar, especificar e executar projetos específicos na área de atuação. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Utilizar recursos de Informática.
Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade, associadas ao ambiente organizacional.

Com o mouse na configuração padrão, o que será selecionado ao se aplicar um clique triplo (isto é, três cliques rápidos) com o botão esquerdo do mouse sobre a palavra “Utilizar”?

  • A A frase “Utilizar recursos de Informática.”
  • B A palavra “Utilizar”.
  • C Nada será selecionado.
  • D O parágrafo inteiro.
  • E Toda a linha que contém a palavra “Utilizar”.
25

O MS Windows XP dispõe de um utilitário para realizar backup. Com relação a esse utilitário seguem-se três afirmações:

I- Permite realizar backup apenas para unidades de fita.
II - Disponibiliza cinco tipos de backup: Normal, Cópia, Incremental, Diferencial e Diário.
III - Possui a capacidade de fazer backup e restaurar o conteúdo de todo o computador ou de arquivos ou pastas específicas, incluindo arquivos em pastas compartilhadas em rede.

É correto apenas o que se afirma em:

  • A I
  • B II
  • C III
  • D I e II.
  • E II e III.
26

A navegação privativa, também chamada de anônima ou oculta, é um recurso presente nos navegadores de Internet que permite que você navegue na Internet sem guardar informações sobre os sites e páginas que você visitou. No Microsoft Internet Explorer 11, uma sessão de navegação privativa pode ser identificada com qual indicação no lado esquerdo da barra de endereços?

  • A A palavra Anonymous.
  • B A imagem de um espião.
  • C A palavra Hidden.
  • D Uma tarja na cor roxa.
  • E A palavra InPrivate.
27

Selecionando-se um texto editado no aplicativo Word do Microsoft Office 2007 e passando-se o mouse sobre o texto selecionado, aparecem alguns comandos de qual Guia?

  • A Exibição.
  • B Início.
  • C Inserir.
  • D Layout da Página.
  • E Revisão.
28

O sistema operacional Windows dispõe de uma ferramenta para configurar periféricos, adicionar e remover programas, bem como para configurar conexões de rede e de Internet. O nome dessa ferramenta é

  • A HyperTerminal.
  • B Media Player.
  • C Messenger.
  • D Movie Maker.
  • E Painel de Controle.
29

Um executivo de uma grande empresa viaja a serviço com muita frequência. Para acessar a Intranet da empresa nas viagens a trabalho a partir de seu notebook, o executivo utiliza

  • A VPN.
  • B Spider.
  • C Netscape.
  • D Mozilla Firefox.
  • E Plug-Ins.
30

Qual o efeito, no sistema operacional Microsoft Windows XP, ao pressionar as teclas Ctrl+Esc, isto é, manter a tecla Ctrt pressionada e, a seguir, pressionar a tecla Esc?

  • A Alternar janelas.
  • B Executar o Windows Explorer.
  • C Fechar o programa atualmente aberto
  • D Reiniciar o Windows.
  • E Abrir o menu Iniciar