Resolver o Simulado Pedagogo - FUNRIO - Nível Superior

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Pedagogia

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Moacir Gadotti apresenta três concepções que acompanharam a educação brasileira ao longo do século XX: concepção metafísica, dialética e tecnoburocrática.

Pode-se explicar a concepção dialética da educação identificada com a ideia de que
  • A o desenvolvimento humano é determinado socialmente, e a educação é reprodutora das condições de classe de cada indivíduo.
  • B a formação do homem se dá pela elevação da consciência coletiva realizada concretamente no processo de trabalho que cria o próprio homem.
  • C a educação do homem é um bem particular, um caso individual, uma conquista pessoal, e sua formação depende fundamentalmente de sua essência.
  • D uma natureza da criança existe a priori, e os elementos do contexto e as contradições internas da instituição educacional não influenciam no processo educativo.
  • E os métodos pedagógicos e o planejamento norteiam as finalidades da educação a qual tem sua qualidade garantida pelas competências técnica e política dos educadores.
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Para que o projeto político-pedagógico institucional seja uma construção coletiva é necessário

  • A controlar hierarquicamente as tarefas e centralizar os papéis.
  • B democratizar os papéis e instalar um processo coletivo de avaliação classificatória.
  • C descentralizar os papéis e democratizar o processo de tomada de decisões.
  • D descentralizar as ações e realizar tomadas de decisões num âmbito restrito.
  • E descontinuar ações passadas e instalar processos individuais de avaliação emancipatória.
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Para a educação, faz-se necessário o debate em torno dos projetos de sociedade que tecem a atual realidade, porque

  • A a escola, no Brasil, é um projeto resolvido pela Modernidade.
  • B a educação é uma prática social e, portanto, política.
  • C o papel da educação escolar é redefinir os papéis dos diferentes grupos sociais.
  • D a política partidária deve orientar os projetos educacionais.
  • E a função da escola é formar produtores e consumidores conscientes de seus papéis.
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O Artigo 24 da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei9394/96 indica, no seu inciso V, os critérios para a verificação do rendimento escolar.
Dentre os critérios apontados na Lei, NÃO se verifica o seguinte:

  • A avaliação do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados de provas finais.
  • B possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
  • C possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
  • D aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
  • E obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.
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O conceito de aprendizagem significativa de Ausubel é considerado fundamental para o processo ensino e aprendizagem pensado a partir de uma perspectiva psicopedagógica.
Atribuir um significado ao conteúdo, nessa perspectiva, significa estabelecer relações

  • A significativas do ponto de vista moral e afetivo.
  • B substantivas com a realidade socioeconômica e a cultura.
  • C com os valores e princípios morais que têm significado para quem aprende.
  • D entre os esquemas cognitivos de compreensão da realidade.
  • E com os conhecimentos prévios que os estudantes já têm sobre o conteúdo.
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Os testes de larga escala, amplamente difundidos no Brasil, a partir de programas de avaliação externa nos âmbitos municipais, estaduais e federais, tratam de avaliar

  • A o desempenho dos estudantes.
  • B a aprendizagem dos alunos.
  • C o processo de ensino e aprendizagem.
  • D a eficiência dos professores.
  • E as escolas e seus processos didáticos.
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Mesmo que não sejam lineares, nem estanques, há distintos modelos de formação de professores. Quando as questões educacionais são tratadas como problemas que devem ser resolvidos objetivamente por meio de procedimentos racionais da ciência, trata-se de um modelo de formação docente

  • A técnico.
  • B prático.
  • C crítico.
  • D humanístico.
  • E interpretativo.
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Capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações. Um exercício que passa por operações mentais complexas que permitem determinar e realizar uma ação adaptada à situação.

O enunciado acima refere-se à noção de

  • A metacognição.
  • B autonomia.
  • C competência.
  • D alteridade.
  • E heteronomia.
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Em relação à Educação à Distância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, em seu artigo 1º e § 1º, diz que a obrigatoriedade dos estudantes em momentos presenciais deverá se dar em:

I – momentos de avaliação;
II – estágios obrigatórios, quando houver;
III – defesa de trabalhos de conclusão de curso;
IV – atividades de laboratório de ensino, quando o curso assim exigir;
V – 25% das aulas do curso;
VI – oficinas pedagógicas, quando houver;
VII – atividades laborais, quando houver.

Quais os itens apresentados são adequados à situação proposta?

  • A I, II e III.
  • B II, III e IV.
  • C III, IV e V.
  • D IV, V e VI.
  • E V, VI e VII.
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Classicamente, a gestão escolar é tratada com duas perspectivas: tradicional ou democrática. Um exemplo de gestão democrática pode ser encontrado na Escola

  • A “A”, quando a direção convocou uma reunião, com professores e funcionários para apresentar à comunidade o seu plano de gestão.
  • B “B”, a partir de um amplo debate sobre as condições de trabalho no ambiente escolar, carente de espaço físico. Neste debate, participaram os professores e a coordenadora pedagógica, que levaram propostas de melhoria à direção da escola.
  • C “C”, onde a direção propôs uma reunião com a comunidade para que fossem discutidos problemas relacionados ao uso das dependências externas da escola em feriados e finais de semana.
  • D “D”, na qual professores e alunos discutiram largamente sobre a destinação dos espaços escolares para melhor aproveitamento do mesmo por parte da comunidade.
  • E “E”, para onde se destinam todas as crianças do bairro que têm necessidades educativas especiais e comprometimentos físicos e ou mentais.

Raciocínio Lógico

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Cem concluintes de um curso de relações internacionais falam pelo menos um idioma além do português. Sessenta falam inglês, 40 falam francês, 30 falam alemão, e 20 falam pelo menos dois idiomas além do português. Nenhum deles fala um idioma estrangeiro diferente do inglês, do francês e do alemão. Quantos concluintes falam os três idiomas (inglês, francês e alemão)?

  • A 5
  • B 8
  • C 10
  • D 12
  • E 15
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Sabendo-se que a proposição "Antônio é médico, ou João não é engenheiro, ou Maria não é advogada" é falsa, então é verdade que,

  • A se Antônio não é médico, então João não é engenheiro, e se João é engenheiro, então Maria é advogada.
  • B se Antônio é médico, então João é engenheiro, e se Maria é advogada, então Antônio é médico.
  • C se Antônio não é médico, então Maria é advogada, e se Maria não é advogada, então João é engenheiro.
  • D se Maria é advogada, então João é engenheiro e Antônio é médico.
  • E se João é engenheiro, então Maria não é advogada e Antônio não é médico.
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Quantos números inteiros, cujos algarismos são todos ímpares e distintos, existem entre 300 e 900?

  • A 24
  • B 27.
  • C 48.
  • D 36.
  • E 64
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Todo professor é inteligente e algum professor é paciente. Paulo é inteligente, Sérgio não é professor, Carlos não é inteligente e Antônio é paciente. Logo, conclui-se necessariamente que

  • A Paulo é professor.
  • B Sérgio não é inteligente.
  • C Antônio é professor.
  • D Antônio é inteligente.
  • E Carlos não é professor.
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As negações de "todo atleta é disciplinado" e de "algum dia de janeiro choveu" são

  • A "pelo menos um atleta não é disciplinado" e "nenhum dia de janeiro choveu".
  • B "pelo menos um atleta não é disciplinado" e "todo dia de janeiro choveu".
  • C "nenhum atleta é disciplinado" e "nenhum dia de janeiro choveu".
  • D "nenhum atleta é disciplinado" e "pelo menos um dia de janeiro não choveu".
  • E "nenhum atleta é disciplinado" e "todo dia de janeiro choveu".
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Uma pesquisa realizada com 1000 universitários revelou que 280, 400 e 600 desses universitários são alunos de cursos das áreas de tecnologia, saúde e humanidades, respectivamente. Ela mostrou também que nenhum dos entrevistados é discente de cursos das três áreas e que vários deles fazem cursos em duas áreas. Sabendo que a quantidade de estudantes que fazem cursos das áreas de humanidades e saúde é igual ao dobro da quantidade dos que realizam cursos das áreas de humanidades e tecnologia que, por sua vez, é igual ao dobro dos que fazem cursos das áreas de tecnologia e saúde, a quantidade de entrevistados que fazem apenas cursos da área de tecnologia é igual a:

  • A 280.
  • B 160.
  • C 200.
  • D 240.
  • E 120.
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Fábio comprou um carro. Dizer que não é verdade que o carro comprado por Fábio é confortável e o carro comprado por Fábio é esportivo, é logicamente equivalente a dizer o seguinte:

  • A se o carro é confortável então o carro não é esportivo.
  • B se o carro não é confortável então o carro é esportivo.
  • C o carro não é confortável ou o carro não é esportivo.
  • D o carro não é confortável e o carro não é esportivo.
  • E ou o carro não é confortável ou o carro não é esportivo.
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Dizer que não é verdade que Antônio mentiu ou Pedro falou a verdade é logicamente equivalente a dizer que

  • A Antônio e Pedro falaram a verdade.
  • B Antônio e Pedro mentiram.
  • C Antônio mentiu e Pedro falou a verdade.
  • D Antônio falou a verdade e Pedro mentiu.
  • E se Antônio mentiu então Pedro mentiu.
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De acordo com a previsão meteorológica, não iria chover na cidade Z e não iria nevar na cidade Y. Sabendo-se que esta previsão meteorológica não se confirmou, conclui-se que

  • A choveu na cidade Z e nevou na cidade Y.
  • B choveu na cidade Z e não nevou na cidade Y.
  • C não choveu na cidade Z e nevou na cidade Y.
  • D ou choveu na cidade Z ou nevou na cidade Y
  • E choveu na cidade Z ou nevou na cidade Y.
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Sabe-se que as afirmativas "se a bola é azul, então o carro é branco" e "Carlos é inteligente ou Marcos é preguiçoso" são falsas. Logo,

  • A a bola é azul, o carro é branco, Carlos é inteligente e Marcos é preguiçoso.
  • B a bola não é azul, o carro não é branco, Carlos não é inteligente e Marcos não é preguiçoso.
  • C a bola é azul, o carro não é branco, Carlos é inteligente e Marcos não é preguiçoso.
  • D a bola não é azul, o carro é branco, Carlos é inteligente e Marcos é preguiçoso.
  • E a bola é azul, o carro não é branco, Carlos não é inteligente e Marcos não é preguiçoso.

Ética na Administração Pública

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De acordo com o Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, os trabalhos das comissões de ética devem ser desenvolvidos com celeridade e com observância, dentre outros, do princípio da.

  • A independência e parcialidade de seus membros na apuração dos fatos.
  • B exposição indiscriminada da pessoa investigada.
  • C conclusão abreviada da investigação, independentemente do contraditório e da ampla defesa.
  • D divulgação imediata da identidade do denunciante.
  • E proteção à honra e à imagem da pessoa investigada.
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Quanto à Comissão de Ética Pública, nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, é correto afirmar que :

  • A É composta 9 (nove) por brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública.
  • B É assegurada remuneração a todos os membros, a qual será variável em razão do número de reuniões de que participarem.
  • C Seu Presidente não terá direito de manifestar-se nas deliberações da Comissão, nem mesmo com voto de qualidade
  • D Seus membros possuem mandatos de 5 (cinco) anos, permitidas até duas reconduções.
  • E A atuação no âmbito da Comissão de Ética Pública não enseja qualquer remuneração para seus membros.
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Com relação a deveres fundamentais do servidor público, nos termos do Decreto nº 1171/94, preconiza-se

  • A resistir moderadamente a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá- las.
  • B participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.
  • C abster-se, de forma relativa, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
  • D comunicar quando possível a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
  • E deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
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O Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal foi instituído com a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal, possuindo, dentre outras, a competência de

  • A implementar políticas públicas onde a transparência e o acesso à informação são instrumentos dispensáveis ao exercício de gestão da ética pública
  • B articular ações com vistas a estabelecer e efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gestão da ética pública do Estado brasileiro.
  • C permitir a utilização de artifícios destinados a procrastinar o exercício de direito por qualquer cidadão.
  • D utilizar meios que impeçam a compatibilização e a interação de normas e procedimentos relativos à ética pública.
  • E discriminar e segregar os órgãos, programas e ações relacionados com a ética pública.
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Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, constitui vedação ao servidor público

  • A manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.
  • B ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.
  • C ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração ao Código de Ética de sua profissão.
  • D conservar limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.
  • E zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
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Não constitui vedação ao servidor público nos termos de seu Código de Ética, Decreto nº 1.171/94:

  • A Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
  • B Apresentar-se embriagado no serviço, porém não fora dele, mesmo que habitualmente.
  • C Fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.
  • D Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
  • E Exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
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Atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública constitui competência da

  • A Secretaria Executiva de Ética Pública.
  • B Comissão de Avaliação Institucional.
  • C Coordenadoria de Ética Profissional.
  • D Comissão Permanente de Avaliação Ética
  • E Comissão de Ética Pública.
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Acerca das vedações ao servidor público, previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Púbico Civil do Poder Executivo Federal, seguem-se cinco proibições:

I. permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

II. utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

III. prejudicar culposamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

IV. ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a esse Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

V. retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.


Está correto apenas o que se afirma em

  • A I, III e IV.
  • B IV e V.
  • C II e III.
  • D II, III e V.
  • E I, IV e V.
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Quais são os deveres fundamentais do servidor público, nos termos de seu Código de Ética?

  • A Comunicar quando possível a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público ou privado, exigindo as providências cabíveis.
  • B Exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, independentemente de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano material ao usuário.
  • C Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor, independentemente da vantajosidade para o bem comum.
  • D Jamais retardar qualquer prestação de contas, condição secundária da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.
  • E Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.
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De acordo com o Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, os trabalhos das comissões de ética devem ser desenvolvidos com celeridade e com observância, dentre outros, do princípio da

  • A independência e parcialidade de seus membros na apuração dos fatos.
  • B exposição indiscriminada da pessoa investigada.
  • C conclusão abreviada da investigação, independentemente do contraditório e da ampla defesa.
  • D divulgação imediata da identidade do denunciante.
  • E proteção à honra e à imagem da pessoa investigada.