Moacir Gadotti apresenta três concepções que acompanharam a educação brasileira ao longo do século XX: concepção metafísica, dialética e tecnoburocrática.
Para que o projeto político-pedagógico institucional seja uma construção coletiva é necessário
Para a educação, faz-se necessário o debate em torno dos projetos de sociedade que tecem a atual realidade, porque
O Artigo 24 da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei9394/96 indica, no seu inciso V, os critérios para a verificação do rendimento escolar.
Dentre os critérios apontados na Lei, NÃO se verifica o seguinte:
O conceito de aprendizagem significativa de Ausubel é considerado fundamental para o processo ensino e aprendizagem pensado a partir de uma perspectiva psicopedagógica.
Atribuir um significado ao conteúdo, nessa perspectiva, significa estabelecer relações
Os testes de larga escala, amplamente difundidos no Brasil, a partir de programas de avaliação externa nos âmbitos municipais, estaduais e federais, tratam de avaliar
Mesmo que não sejam lineares, nem estanques, há distintos modelos de formação de professores. Quando as questões educacionais são tratadas como problemas que devem ser resolvidos objetivamente por meio de procedimentos racionais da ciência, trata-se de um modelo de formação docente
Capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações. Um exercício que passa por operações mentais complexas que permitem determinar e realizar uma ação adaptada à situação.
O enunciado acima refere-se à noção de
Em relação à Educação à Distância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, em seu artigo 1º e § 1º, diz que a obrigatoriedade dos estudantes em momentos presenciais deverá se dar em:
I – momentos de avaliação;
II – estágios obrigatórios, quando houver;
III – defesa de trabalhos de conclusão de curso;
IV – atividades de laboratório de ensino, quando o curso assim exigir;
V – 25% das aulas do curso;
VI – oficinas pedagógicas, quando houver;
VII – atividades laborais, quando houver.
Quais os itens apresentados são adequados à situação proposta?
Classicamente, a gestão escolar é tratada com duas perspectivas: tradicional ou democrática. Um exemplo de gestão democrática pode ser encontrado na Escola
Cem concluintes de um curso de relações internacionais falam pelo menos um idioma além do português. Sessenta falam inglês, 40 falam francês, 30 falam alemão, e 20 falam pelo menos dois idiomas além do português. Nenhum deles fala um idioma estrangeiro diferente do inglês, do francês e do alemão. Quantos concluintes falam os três idiomas (inglês, francês e alemão)?
Sabendo-se que a proposição "Antônio é médico, ou João não é engenheiro, ou Maria não é advogada" é falsa, então é verdade que,
Quantos números inteiros, cujos algarismos são todos ímpares e distintos, existem entre 300 e 900?
Todo professor é inteligente e algum professor é paciente. Paulo é inteligente, Sérgio não é professor, Carlos não é inteligente e Antônio é paciente. Logo, conclui-se necessariamente que
As negações de "todo atleta é disciplinado" e de "algum dia de janeiro choveu" são
Uma pesquisa realizada com 1000 universitários revelou que 280, 400 e 600 desses universitários são alunos de cursos das áreas de tecnologia, saúde e humanidades, respectivamente. Ela mostrou também que nenhum dos entrevistados é discente de cursos das três áreas e que vários deles fazem cursos em duas áreas. Sabendo que a quantidade de estudantes que fazem cursos das áreas de humanidades e saúde é igual ao dobro da quantidade dos que realizam cursos das áreas de humanidades e tecnologia que, por sua vez, é igual ao dobro dos que fazem cursos das áreas de tecnologia e saúde, a quantidade de entrevistados que fazem apenas cursos da área de tecnologia é igual a:
Fábio comprou um carro. Dizer que não é verdade que o carro comprado por Fábio é confortável e o carro comprado por Fábio é esportivo, é logicamente equivalente a dizer o seguinte:
Dizer que não é verdade que Antônio mentiu ou Pedro falou a verdade é logicamente equivalente a dizer que
De acordo com a previsão meteorológica, não iria chover na cidade Z e não iria nevar na cidade Y. Sabendo-se que esta previsão meteorológica não se confirmou, conclui-se que
Sabe-se que as afirmativas "se a bola é azul, então o carro é branco" e "Carlos é inteligente ou Marcos é preguiçoso" são falsas. Logo,
De acordo com o Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, os trabalhos das comissões de ética devem ser desenvolvidos com celeridade e com observância, dentre outros, do princípio da.
Quanto à Comissão de Ética Pública, nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, é correto afirmar que :
Com relação a deveres fundamentais do servidor público, nos termos do Decreto nº 1171/94, preconiza-se
O Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal foi instituído com a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal, possuindo, dentre outras, a competência de
Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, constitui vedação ao servidor público
Não constitui vedação ao servidor público nos termos de seu Código de Ética, Decreto nº 1.171/94:
Atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública constitui competência da
Acerca das vedações ao servidor público, previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Púbico Civil do Poder Executivo Federal, seguem-se cinco proibições:
I. permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;
II. utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;
III. prejudicar culposamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;
IV. ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a esse Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;
V. retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
Está correto apenas o que se afirma em
Quais são os deveres fundamentais do servidor público, nos termos de seu Código de Ética?
De acordo com o Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, os trabalhos das comissões de ética devem ser desenvolvidos com celeridade e com observância, dentre outros, do princípio da