Resolver o Simulado Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul

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Arquivologia

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No arquivo corrente de uma repartição pública, a correspondência recebida é ordenada pelo nome do remetente, de acordo com as regras de alfabetação. Observe a relação de remetentes abaixo.

1. Universidade Federal de Roraima
2. Universidade Estadual de Roraima
3. Aeroporto Internacional de Boa Vista
4. Prefeitura Municipal de Caracaraí
5. Presidência da República
6. Ministério de Minas e Energia
7. Prefeitura Municipal de Mucajaí
8. Ministério da Ciência e Tecnologia
9. Ministério das Cidades
10. Prefeitura Municipal de Boa Vista

A sequência alfabética de tais correspondentes é

  • A 5, 6, 8, 9, 1, 2, 4, 7, 10, 3.
  • B 3, 9, 6, 8, 7, 4, 10, 5, 1, 2.
  • C 3, 8, 9, 6, 4, 7, 10, 5, 2, 1.
  • D 3, 6, 8, 9, 5, 4, 10, 7, 1, 2.
  • E 3, 9, 8, 6, 10, 4, 7, 5, 2, 1.
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Os documentos de uma instituição que são arquivados podem ser classificados de acordo com o seu ciclo de vida.
O arquivo de uma instituição classificado como corrente é aquele que tem o conjunto de documentos

  • A indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma administração que, por serem utilizados frequentemente, devem permanecer o mais perto possível do seu usuário.
  • B necessários à manutenção das atividades rotineiras uma vez que deixaram de ter valor previsível.
  • C descartáveis, sendo classificados por unidade administrativa e, como regra geral, para seu acondicionamento, devem ser utilizadas pastas suspensas em arquivos de aço de quatro gavetas ou variação destes móveis.
  • D desnecessários para seus produtores, por questões administrativas, legais e financeiras, mas, por apresentarem uma frequência alta de consulta, são conservados em depósitos centralizados.
  • E desnecessários à manutenção das atividades cotidia- nas, mas que devem ser conservados disponíveis o mais perto possível do usuário por questões administrativas, legais e financeiras.
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Nos termos da terminologia arquivística usualmente adotada no Brasil, assinale o conceito corretamente descrito. 
  • A Apógrafo: documento de autenticidade não reconhecida.
  • B Apostila: nota ou aditamento feito oficialmente em documento.
  • C Apensação: juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo.
  • D Ampliação: acréscimo de informações realizadas por quaisquer meios em documento original.
  • E Acervo: possibilidade de acesso a serviços de referência, informação, documentação e comunicação.
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A função arquivística que se fundamenta na teoria ou no conceito das três idades documentais é a da

  • A classificação.
  • B aquisição.
  • C criação.
  • D avaliação.
  • E difusão.
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A gestão de documentos tem por objetivo garantir, de maneira eficaz, a produção, administração, manutenção e destinação dos documentos de forma racional e econômica. A fase básica desse conjunto de procedimentos - a qual inclui as atividades de protocolo e de elaboração de normas de acesso à documentação - denomina-se:

  • A identificação.
  • B avaliação
  • C utilização
  • D classificação
  • E descrição
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"As sinaléticas de todos os rolos de microfilme devem utilizar, quando for o caso, os símbolos constantes do Anexo 1 da Res. n. 10-CONARQ, a fim de orientar corretamente os leitores."

(DI MAMBRO, Galba. Sinalética em microfilmagem de documentos de arquivo. v. 1. Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 2003. p. 16.)

Relacione adequadamente as sinaléticas aos respectivos significados.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

( ) Original ilegível.
( ) Numeração incorreta. Data incorreta.
( ) Texto deteriorado. Encadernação defeituosa.
( ) Páginas e/ou números em falta.

A sequência está correta em

  • A 1,4,3,2.
  • B 2,1,4,3.
  • C 2,3,4,1.
  • D 3,2,1,4.
  • E 4,1,2,3.
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Assinale a alternativa que indica um método de controle ativo de condições ambientais.

  • A Escolha adequada dos materiais de revestimento.
  • B Utilização de brise-soleil nas fachadas da edificação.
  • C Definição do melhor mecanismo de abertura de janelas.
  • D Melhor orientação geográfica da edificação.
  • E Utilização de sistema de ar-condicionado.
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Assinale a alternativa que apresenta um instrumento de pesquisa.

  • A Plano de destinação.
  • B Tabela de expurgo.
  • C Catálogo.
  • D Tabela de eliminação.
  • E Plano de prevenção.
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Um arquivista reconhece que, quando um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos é extinto ou suspenso, esse sistema deve ficar acessível para consulta, e novos documentos não devem ser incluídos.

No entanto, de acordo com as diretrizes de destinação, os documentos já inseridos no SIGAD poderão ser

  • A removidos
  • B englobados
  • C capturados
  • D implantados
  • E classificados
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O método de arquivamento por assunto não é visto como de fácil uso, apesar de seu uso frequente na administração pública brasileira. Aponte nas opções a seguir aquela que pode ser usada como explicação para esta dificuldade:

  • A é necessário o conhecimento da organização;
  • B confunde-se tipologia e espécie dos documentos;
  • C o plano de classificação é estrutural;
  • D seu uso não depende da interpretação dos documentos;
  • E a falta de detalhamento dos assuntos.

Redação Oficial

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Acerca das formas de tratamento empregadas nas comunicações oficiais, assinale a opção correta.

  • A O tratamento “Excelentíssimo Senhor” é usado exclusivamente em comunicações dirigidas ao presidente da República.
  • B A forma de tratamento “Digníssimo”, por denotar respeito à pessoa a quem se dirige a comunicação, deve ser empregada a critério do remetente da comunicação oficial.
  • C O emprego da segunda pessoa do plural, “vós”, está presente em formas como Vossa Senhoria e Vossa Excelência, as quais indicam respeito à pessoa a quem se dirige uma comunicação oficial.
  • D Os pronomes de tratamento empregados em textos oficiais devem seguir as normas gerais de concordância. Assim, se for empregado o pronome de tratamento Vossa Excelência, o pronome possessivo que a ele se refira deve estar na 2.ª pessoa do plural, como em “Vossa Excelência gostaria de revisar o vosso discurso?”
  • E A forma de tratamento “Vossa Excelência” é empregada em comunicações a membros do Poder Executivo e do Poder Legislativo, mas não, a membros do Poder Judiciário.
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Assinale a opção correta em relação à forma, às funções e usos previstos no Manual de Redação da Presidência da República para o memorando

  • A O memorando é a modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que estejam, de forma obrigatória, hierarquicamente dispostas em um mesmo nível.
  • B Os despachos ao memorando devem ser dados em documento separado, ou seja, sempre em um novo memorando que responde ao primeiro.
  • C O memorando é a modalidade de comunicação interna, ou seja, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.
  • D Quanto à forma, o memorando não segue nenhum dos itens constituidores do modelo do padrão ofício
  • E O memorando não deve ser utilizado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes a serem adotados por determinado setor do serviço público.
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Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, assinale a opção correta.

  • A A agilidade é característica fundamental do memorando e do e-mail.
  • B No campo “destinatário” de um aviso, deve constar o endereço da pessoa a quem é dirigida a comunicação.
  • C O texto de expedientes de mero encaminhamento de documentos deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • D Em comunicações oficiais, não deve haver anexos.
  • E O ofício é um expediente emitido exclusivamente por ministros de Estado.
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O que é uma Ata?

  • A Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.
  • B Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma festa pública.
  • C Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas entre funcionários da empresa sobre salário.
  • D Ata é o registro utilizado para formalizar e protestar sobre decisões da diretoria da empresa.
  • E Ata é o registro utilizado somente em empresa pública.
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A ordem sequencial correta em um MEMORANDO deve ser:

  • A Vocativo, Título, Texto, Fecho.
  • B Data, Título,Texto, Assunto.
  • C Título, Assunto, Destinatário, Vocativo.
  • D Título, Assunto, Destinatário, Remetente.
  • E Título, Destinatário, Assunto, Texto.
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Ainda em relação à correspondência oficial, assinale a opção correta.

  • A O documento adequado para a comunicação entre setores da mesma instituição é o memorando.
  • B Nos documentos do padrão ofício, o signatário deve ser identificado pelo nome, seguido do nome da instituição.
  • C Em documentos endereçados a um ministro de Estado, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Ministro.
  • D O telegrama é a forma de comunicação mais utilizada em situações de emergência, dados seu baixo custo e a celeridade por ele proporcionada.
  • E A mensagem de correio eletrônico não tem valor documental, uma vez que não há forma de confirmar a autenticidade da assinatura do seu remetente.
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Segundo Hely Lopes Meirelles, Atestados Administrativos "são atos pelos quais a Administração comprova um fato ou uma situação de que tenha conhecimento por seus órgãos competentes". Segundo o conceito acima, o atestado comprova fatos ou situações transeuntes, passíveis de modificações frequentes. O atestado, portanto, é uma mera __________ e, como ato administrativo enunciativo, é, em síntese, uma _____________.

Qual a alternativa que apresenta as expressões corretas para o preenchimento das lacunas, respectivamente?

  • A transcrição – afirmação de fatos
  • B declaração – afirmação oficial de fatos
  • C transcrição – função exercida
  • D transcrição – confirmação de fatos
  • E declaração – função exercida
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Uma prática do período imperial mantida no período republicano, como esclarece o Manual de Redação da Presidência da República, é a:

  • A proibição de citação sobre a decretação da República.
  • B obrigatoriedade de que se aponha o número de anos decorridos desde a Independência.
  • C referência à antiga condição do Brasil como colônia de Portugal.
  • D manifestação das relações amistosas com os países vizinhos.
  • E dificuldade de entendimento dos termos jurídicos ou partidários.
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Considerando as características formais e linguísticas dos expedientes oficiais, assinale a opção correta.

  • A Em um memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa, e não pelo seu nome.
  • B A exposição de motivos interministerial é uma modalidade especial de exposição de motivos que se caracteriza por ser dirigida ao presidente da República e a um ou mais de um ministro de Estado.
  • C O vocativo a ser empregado nas comunicações dirigidas ao presidente do Supremo Tribunal Federal é Sua Excelência Presidente do Tribunal Federal.
  • D Para o correto emprego dos fechos das comunicações oficiais, deve-se levar em conta unicamente o cargo que o destinatário do expediente ocupa.
  • E Informações do remetente, tais como nome do órgão ou setor, endereço postal e telefone e endereço de correio eletrônico, são imprescindíveis em um aviso e podem ser apresentadas tanto no seu cabeçalho como no seu rodapé.
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A questão deve ser respondida com base no modelo apresentado a seguir, que constitui parte de uma correspondência oficial hipotética.

Ministério de Minas e Energia
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético
Esplanada dos Ministérios, Bloco “U” - CEP 70.065-900 -
Brasília - DF - BRASIL
Telefone: (61) 2032-0000 Email: spde@mme.gov.br


_____n.º 221/2013/SPDE

Brasília, 15 de janeiro de 2013.

A Sua Excelência o Senhor
Secretária-Executiva do MP Fulana de Tal
Secretaria-Executiva do MP
70.040-906 - Brasília - DF


Assunto: Redução dos custos de tarifas de energia elétrica para consumidores individuais


No que se concerne à adequação do formato e à linguagem empregada na correspondência oficial hipotética acima, com fundamento no MRPR, assinale a opção que corresponde o tipo de documento apresentado.

  • A mensagem
  • B correio eletrônico
  • C ofício
  • D aviso
  • E memorando

Legislação Estadual

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Na hipótese de o servidor testemunhar uma conduta irregu­lar de seu superior hierárquico que atente contra o Código de Ética dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo, é correto afirmar que o servidor

  • A deve adverti-­lo verbal e pessoalmente, aconselhando­o a não mais praticar condutas desse tipo
  • B nada poderá fazer, uma vez que não tem competência nem poder para tomar qualquer medida sobre o assunto.
  • C tem o dever de denunciá-­lo anonimamente perante a ouvidoria do órgão em que trabalha.
  • D deve se abster de tomar qualquer providência, em res­ peito ao princípio da hierarquia.
  • E deve representar contra o seu superior, levando a irregu­laridade ao conhecimento da autoridade.

Educação Física

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Ainda segundo o mesmo Código de Ética, as condições para a prestação de serviços do Profissional de Educação Física serão definidas previamente a execução, de preferência por meio de contrato escrito, e sua remuneração será estabelecida em função dos seguintes aspectos:

I. os equipamentos e instalações necessários a prestação do serviço.

II. a possibilidade de o profissional ficar impedido ou proibido de prestar outros serviços no mesmo período.

III. os impostos embutidos visando ao considerável lucro do profissional.

IV. a possibilidade de o trabalho ou o serviço fazer com que haja propaganda indireta do profissional.

Quantos desses incisos estão incorretos?

  • A Todos.
  • B Apenas dois.
  • C Apenas três.
  • D Nenhum.
  • E Apenas um.

Legislação Federal

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O Código de Conduta da Alta Administração Federal instituiu a Comissão de Ética Pública (CEP), responsável pelo exame dos atos praticados pelos integrantes dos membros do Governo Federal.

Caso seja ocupante de cargo público e venha a praticar ato de gestão patrimonial sobre o qual paire dúvida quanto à sua realização à luz das normas do referido Código, o funcionário deve.

  • A estabelecer o negócio, mediante a participação de parentes sem vínculo com o serviço público.
  • B pedir exoneração do cargo, realizar o negócio e postular o seu retorno.
  • C proceder normalmente e assumir os riscos do negócio empreendido.
  • D realizar consulta prévia à CEP sobre a regularidade do negócio entabulado.
  • E consultar os seus advogados para obtenção de parecer sobre o tema.

Direito Eleitoral

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A justiça eleitoral do Paraná, em Julho de 2012, se manifestou acerca de um AIRC - AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA, especificamente sobre a questão da improbidade administrativa e prescrição. Trouxe a seguinte argumentação processual à contestação do réu:


"Os atos indicados na impugnação do PP - inobservância da Lei de Responsabilidade Fiscal [...] não configurariam atos dolosos de improbidade administrativa, ante a ausência de prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito por parte do impugnado [...], tendo sido inclusive reconhecida a prescrição por atos de improbidade".

Acerca das questões apresentadas acima, assinale a alternativa incorreta a respeito dos temas improbidade administrativa e prescrição.
  • A O reconhecimento da prescrição da Lei nº 8.429/92 impede o reconhecimento da inelegibilidade eleitoral, uma vez que existe vinculação entre as esferas cível e eleitoral.
  • B Ainda que decorrido o prazo prescricional previsto na Lei de Improbidade Administrativa, subsiste a análise para fins eleitorais.
  • C Conforme o art. 12 da Lei nº 8.429/92 e legislação extravagante, as sanções cominadas e aplicadas para os casos de improbidade administrativa são independentes das sanções penais, civis e administrativas.
  • D A análise, in cosu, de hipótese de inelegibilidade não depende de prévia existência de ação ou condenação em ação civil pública por ato de improbidade administrativa ou mesmo se os atos, para os fins de sanções de improbidade, estão prescritos.
  • E O Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou no sentido de que se impõe sacrifício à liberdade individual de candidatar-se a cargo público eletivo que não supera os benefícios socialmente desejados, em termos de moralidade e probidade para o exercício de referido munus público.

Ética na Administração Pública

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Assinale a alternativa correta em relação à ética no serviço público.

  • A Em caso de premente necessidade é permitido desviar servidor público para atendimento a interesse particular.
  • B É vedado ao servidor deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento das suas funções.
  • C A qualquer tempo o servidor poderá retirar da repartição pública, mesmo que sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
  • D O servidor poderá fazer o uso do cargo ou função, utilizar facilidades, amizades, tempo, posição e infuências para obter qualquer favorecimento, desde que comprovadamente para si.
  • E Em prol do interesse público é facultado ao servidor usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa.
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Segundo o anexo da Lei 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), inciso XXII, a pena aplicável ao servidor público pela COMISSÃO DE ÉTICA é:
  • A a censura.
  • B a advertência.
  • C a suspensão.
  • D a exoneração.
  • E o afastamento do cargo em caráter permanente.

Direito Constitucional

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Sobre o tema dos princípios constitucionais da Administração Pública, pode-se afirmar que:

  • A o princípio da publicidade dos atos administrativos tem como objetivo tornar exigível o conteúdo do ato.
  • B a nomeação de parente para ocupar cargo em comissão de livre nomeação e exoneração não constitui afronta ao princípio da moralidade.
  • C no princípio da impessoalidade está contida a ideia de que o atendimento ao administrado deve levar em consideração o seu prestígio social junto à sua comunidade.
  • D o princípio da eficiência na Administração Pública deve ser aplicado e analisado tendo como base a lógica da iniciativa privada de como administrar.
  • E o princípio da legalidade não impede que a Administração Pública crie qualquer tipo de direito mediante simples ato administrativo.

Legislação Federal

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No processo ético-disciplinar, a câmara especializada deverá julgar o denunciado no prazo de até ________ dias, contados da data do recebimento do processo. A informação que preenche corretamente a lacuna é

  • A 30.
  • B 45.
  • C 60.
  • D 90.

Ética na Administração Pública

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Constitui regra deontológica do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

  • A o dever do servidor de tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • B o dever do servidor de jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.
  • C o dever do servidor de prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente.
  • D a vedação ao servidor público de usar do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências para obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.
  • E a vedação ao servidor público de prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
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O Auxiliar Administrativo de Secretaria tem grande responsabilidade na entidade e pode influir positivamente no comportamento empresarial. Analise as afirmações e marque C (CERTA) ou E (ERRADA).

( ) É correto utilizar-se da proximidade com o superior imediato para obter favores pessoais ou estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais colegas, desde que isso não provoque prejuízos diretos à empresa.
( ) O profissional deve estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e competência.
( ) O profissional deve estimular o coleguismo e o espírito de solidariedade. Desse modo, não deve denunciar colegas, mesmo sabendo que estes cometeram erro, contravenção penal ou infração aos códigos de conduta da empresa.

Assinale a alternativa correta.

  • A Todas as afirmações estão CERTAS.
  • B Apenas uma afirmação está CERTA.
  • C Apenas três afirmações estão CERTAS.
  • D Todas afirmações estão ERRADAS.