Resolver o Simulado Agente - Assistente Administrativo - FUNCAB - Nível Médio

0 / 20

Matemática

1

Se 20 funcionários trabalhando 16 horas diariamente, atendem 1600 pessoas em 30 dias, calcule o número mínimo de funcionários que, trabalhando 10 horas por dia, durante 20 dias, atenderá 1200 pessoas.

  • A 32
  • B 36
  • C 38
  • D 40
  • E 48
2

A sequência (x + 1, x + 4, 6.x, ...) com x real é uma progressão geométrica com todos os termos positivos.O valor do oitavo termo dessa sequência é:

  • A 406
  • B 384
  • C 366
  • D 354
  • E 324
3

Um fazendeiro comprou máquinas agrícolas por R$ 625.000,00 incluindo 25% das despesas com transporte e montagem. O valor das máquinas agrícolas semas despesas seria:

  • A R$ 425.000,00
  • B R$ 468.750,00
  • C R$ 475.000,00
  • D R$ 500.000,00
  • E R$ 550.000,00
4

Para que a parábola de equação y= k.x2+p.x+8 tenha 2 e 4 como raízes, os valores de k e p são, respectivamente:

  • A 6 e 1.
  • B -1 e -6.
  • C 1 e -6.
  • D 1 e 6.
  • E 6 e -1.
5

Um grupo de assistentes dividiu igualmente, entre eles, 432 cadastros para um plantão no sábado.Mas, no dia do plantão, quatro deles faltaram, e cada um dos demais ficou com 18 cadastros a mais que o previsto. O total de cadastros que cada assistente realizou foi:

  • A 42
  • B 48
  • C 50
  • D 54
  • E 56
6
O piso do chão de uma farmácia, com 6 m de largura por 9 m de comprimento, será totalmente coberto com azulejos quadrados com 30 cm de lado. Sendo 1/4 dos azulejos pretos e os restantes brancos.

O total de azulejos brancos utilizados será:
  • A 500.
  • B 480.
  • C 600.
  • D 450.
  • E 540
7

Calcule o desvio-padrão d do conjunto de valores (1,2, 1 ,2 ,3 , 1, 2, 3, 5, 10) e, em seguida, assinale a alternativa correta.

  • A 2 < d < 2,1
  • B 2,1 < d < 2,2
  • C 2,4 < d < 2,5
  • D 2,5 < d < 2,6
  • E 2,6 < d < 2,7
8
Doze técnicos fazem a manutenção de 6 lotes de computadores em 15 dias, trabalhando 6 horas por dia. Qual o total de lotes que 15 técnicos, trabalhando por 8 horas por dia, em 18 dias, farão a manutenção?
  • A 9
  • B 16
  • C 10
  • D 8
  • E 12
9

Em uma sala onde está sendo aplicada uma prova de concurso público, estão alocadas 50 candidatas, das quais 12 se chamam Bárbara, 26 se chamam Beatriz e 12 se chamam Bruna. Uma candidata desta sala será sorteada ao acaso para acompanhar a abertura dos pacotes de prova. Determine a probabilidade de ser sorteada uma candidata que se chama Beatriz.

  • A 0,26
  • B 0,50
  • C 0,24
  • D 0,48
  • E 0,52
10

Um policial, pesquisando para comprar seu primeiro imóvel, encontrou o seguinte anúncio:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Ele conseguiu um financiamento pelo qual deverá pagar uma entrada correspondente a 10%do valor do imóvel e o restante financiado em360 parcelas iguais e sem juros.
O valor, em reais, de cada parcela a ser paga por ele será:

  • A R$ 175,00
  • B R$ 200,00
  • C R$ 225,00
  • D R$ 250,00
  • E R$ 300,00

Arquivologia

11

Observe as definições a seguir:

I. Ato emanado de órgão colegiado que registra uma decisão ou uma ordem no âmbito de sua área de atuação.

II. Manifestação escrita de autoridades sobre assuntos de sua competência, submetidos a sua apreciação em autos ou papéis administrativos.

III. Ato pelo qual autor idades competentes determinam providência s de caráter administrativo , impõem normas, definem situações funcionais e aplicam penalidades disciplinares.

Essas definições referem-se, respectivamente, às espécies documentais:

  • A resolução, despacho e portaria.
  • B requerimento, termo e agravo.
  • C auto, decisão e regulamento.
  • D processo, parecer e precatório.
  • E moção, memorial e notificação.
12

Em um órgão, um documento que estava localizado em um arquivo intermediário foi passado para um arquivo permanente. Neste caso, pode-se dizer que houve um(a):

  • A integralidade.
  • B interposição.
  • C recolhimento.
  • D transferência.
  • E descarte.
13

O sistema direto de arquivamento consiste na busca direta ao local de guarda do documento, semo auxílio de índice ou quaisquer outros instrumentos de pesquisa. São métodos utilizados nesse sistema de arquivamento:

  • A numérico e cronológico.
  • B duplex e decimal.
  • C deográfico e numérico.
  • D cronológico e decimal.
  • E alfabético e geográfico.
14

Na gestão de documentos a avaliação é um processo interdisciplinar de análise documental, que consiste em atribuir valores aos documentos. O aspecto da avaliação de documentos que está vinculado ao uso para fins diferentes daqueles que motivaram a criação do documento, referindo-se ao valor decorrente do possível potencial informativo, preservado para pesquisa e memória institucional, é denominado:

  • A grau acessório.
  • B valor secundário.
  • C valor acessório.
  • D grau utilitário.
  • E valor intrínseco.
15

O serviço de protocolo está dividido basicamente em dois setores com rotinas distintas. O setor responsável por separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da correspondência de caráter sigiloso chama-se:

  • A registro e movimentação.
  • B autuação e recebimento
  • C registro e autuação
  • D recebimento e classificação.
  • E classificação e movimentação
16
Um arquivista, ao classificar as atividades rotineiras de uma instituição pública, utiliza o seguinte esquema na organização de seus documentos:
PESSOAL
Admissão
Dispensa
Exoneração
Licenças
Capacitação
Para tratamento de saúde
Prêmio
Transferências

ORGANIZAÇÃO
Organogramas
Regulamentos
A estrutura apresentada acima retrata uma ordenação:
  • A duplex.
  • B unitermo.
  • C dicionária.
  • D enciclopédica.
  • E sistemática.
17
A NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística possui oito áreas que compreendem um total de vinte e oito elementos de descrição. Aquela onde se registra informação sobre o assunto e a organização da unidade de descrição é denominada área de:
  • A condições de acesso.
  • B controle de descrição.
  • C fontes relacionadas.
  • D conteúdo e estrutura.
  • E utilização e composição.
18
Os aspectos relacionados à manutenção da integridade física dos documentos ao longo do tempo, bem como as tecnologias que permitem seu processamento e recuperação, caracteriza-se como a seguinte função arquivística:
  • A difusão.
  • B custeamento.
  • C migração.
  • D aquisição.
  • E conservação.
19

Considere que determinado arquivo corrente da Polícia Rodoviária Federal adota o método de arquivamento alfabético. Ocorre que, na ordenação dos nomes, o responsável pelo arquivo identificou quatro pessoas com sobrenome Silva, João Silva, J. Silva, José Silva e Jair Silva. No mesmo arquivo havia mais duas pessoas: Carlos d'Araújo e Ivan de Arruda. Além disso, foram identificadas pessoas que possuíam titulações cujos sobrenomes exprimiam grau de parentesco, como General Ari Araújo Neto e Coronel Ivo Costa Filho. Havia, também, três nomes orientais - Ken Takada, Li Suzuki e Aiko Kobashi e três nomes espanhóis - Juan Rios Escobar, Pablo Perez Rojas e Roger Mejia Ruiz.

Conforme as regras de alfabetação, para arquivamento de documentos cujo principal elemento seja o nome, é correto afirmar:

  • A Os nomes orientais são registrados pelo sobrenome. Assim primeiro virá Kobashi, Aiko; segundo, Suzuki, Li e, depois Takada, Ken.
  • B Entre as pessoas cujos sobrenomes exprimem grau de parentesco, primeiro virá o Coronel Ivo Costa Filho e depois c General Ari Araújo Neto.
  • C Na ordenação dos nomes espanhóis, primeiro virá Juan Rios Escobar, em segundo Pablo Perez Rojas e, em terceiro, RogerMejia Ruiz.
  • D No arquivo, primeiro virá Ivan de Arruda e depois Carlos d’Araújo, pois preposições como o d' são consideradas parte integrante do sobrenome.
  • E Na ordenação das pessoas com sobrenome Silva, o primeiro será J. Silva; o segundo, Jair Silva; o terceiro, João Silva e o último José Silva.
20
Considerando o arquivamento geográfico por estado, cidade e correspondente, a alternativa que virá primeiro no método de alfabetação é:
  • A Alagoas, Maceió, Arildo Bragato.
  • B Acre, Acrelândia, Ari Bastos.
  • C São Paulo, Campinas, Arildo Braga.
  • D Amapá,Amapá,Ariane Barros.
  • E Acre, Rio Branco, Ari Bragança.