QUESTÃO SOCIAL
Apesar da urgência da organização da sociedade para exigir segurança de fato das autoridades, a redução da violência exige mudança profunda no enfoque da administração dos problemas sociais pelos governos federal, estadual e municipal.
Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, no ano passado, pelo pesquisador Teixeira, constatou que a violência no país nos últimos dez anos matou 350 mil pessoas no período, mais do que as guerras do Timor Leste e de Kosovo juntas e em menos tempo.
O custo dessa violência, segundo o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), é de US$ 84 bilhões ao ano, ou 10,5% do PIB (Produto Interno Bruto).
Em São Paulo, cujo PIB nominal foi de US$ 241,58 bilhões em 1997, os custos da violência levantados em 1998 representam cerca de 3% do PIB, segundo dados da tese do sociólogo Rogério Sérgio de Lima.
Leia a frase a seguir: “...constatou que a violência no país nos últimos dez anos matou 350 mil pessoas no período, mais do que as guerras do Timor Leste e de Kosovo juntas, e em menos tempo.”; no texto, o segmento e em menos tempo:
A palavra sublinhada está empregada corretamente em:
QUESTÃO SOCIAL
Apesar da urgência da organização da sociedade para exigir segurança de fato das autoridades, a redução da violência exige mudança profunda no enfoque da administração dos problemas sociais pelos governos federal, estadual e municipal.
Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, no ano passado, pelo pesquisador Teixeira, constatou que a violência no país nos últimos dez anos matou 350 mil pessoas no período, mais do que as guerras do Timor Leste e de Kosovo juntas e em menos tempo.
O custo dessa violência, segundo o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), é de US$ 84 bilhões ao ano, ou 10,5% do PIB (Produto Interno Bruto).
Em São Paulo, cujo PIB nominal foi de US$ 241,58 bilhões em 1997, os custos da violência levantados em 1998 representam cerca de 3% do PIB, segundo dados da tese do sociólogo Rogério Sérgio de Lima.
De acordo com o texto, em São Paulo:
Texto I
A ciência permanecerá sempre a satisfação do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; ela fornecerá sempre ao homem o único meio que ele possui para melhorar a própria sorte. (Renan)
Texto II
A ciência, que devia ter por fim o bem da humanidade, infelizmente concorre na obra de destruição e inventa constantemente novos meios de matar o maior número de homens no tempo mais curto. (Tolstói)
Texto III
Faz-se ciência com fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é uma ciência, assim como um montão de Pedras não é uma casa. (Poincaré)
“...matar o maior número de homens no tempo mais curto”, como aparece no texto II, demonstra:
Marque a opção correta. O radical grego ISOS denota:
Texto I
A ciência permanecerá sempre a satisfação do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; ela fornecerá sempre ao homem o único meio que ele possui para melhorar a própria sorte. (Renan)
Texto II
A ciência, que devia ter por fim o bem da humanidade, infelizmente concorre na obra de destruição e inventa constantemente novos meios de matar o maior número de homens no tempo mais curto. (Tolstói)
Texto III
Faz-se ciência com fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é uma ciência, assim como um montão de Pedras não é uma casa. (Poincaré)
Segundo o texto I, a curiosidade é:
Assinale a opção correta:
O advérbio que tem uma forma equivalente corretamente apontada é:
As características da arte paleolítica tendem a provar
que, sejam quais forem as utilizações comunitárias
ou práticas da arte primitiva, ela dependia do
exercício do talento individual. (…) Devemos pôr de
lado a ideia que as pinturas foram produto casual do
lazer forçado de uma tribo de caçadores, ou mesmo
subprodutos de cultos mágicos. Elas estavam sem
dúvida associadas a tais atividades, mas o
pressuposto da sua produção foi a existência de
raros indivíduos dotados de sensibilidade e
habilidade expressiva excepcionais.
Assim, a arte pressupõe um indivíduo que assume a
iniciativa da obra. Mas precisa ele ser
necessariamente um artista, definido e reconhecido
pela sociedade como tal? Ou, em termos
sociológicos, a produção da arte depende de posição
social e papéis definidos em função dela? A resposta
seria: conforme a sociedade, o tipo de arte e,
sobretudo, a perspectiva considerada. Se para a
atitude romântica a coletividade é criadora, no outro
polo um estudioso contemporâneo, Hauser, acha
que as pinturas pré-históricas já demonstram a
existência de um artista especializado, uma
espécie de feiticeiro-artista, dispensado das
tarefas de produção econômica para poder de
certa maneira especializar-se.
Isto significaria o reconhecimento da sua função
social desde as sociedades pré-históricas, sendo
preciso notar que Hauser entra pelo terreno da
conjetura; mas de qualquer modo sugere o
vínculo estreito entre a arte e a sociedade, por
meio da diferenciação precoce da função do
artista.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 10ª. Ed. São Paulo: Ouro sobre Azul,
2008. pp.35-36.
A ideia central do texto acima é:
QUESTÃO SOCIAL
Apesar da urgência da organização da sociedade para exigir segurança de fato das autoridades, a redução da violência exige mudança profunda no enfoque da administração dos problemas sociais pelos governos federal, estadual e municipal.
Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, no ano passado, pelo pesquisador Teixeira, constatou que a violência no país nos últimos dez anos matou 350 mil pessoas no período, mais do que as guerras do Timor Leste e de Kosovo juntas e em menos tempo.
O custo dessa violência, segundo o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), é de US$ 84 bilhões ao ano, ou 10,5% do PIB (Produto Interno Bruto).
Em São Paulo, cujo PIB nominal foi de US$ 241,58 bilhões em 1997, os custos da violência levantados em 1998 representam cerca de 3% do PIB, segundo dados da tese do sociólogo Rogério Sérgio de Lima.
No texto, o fato das siglas estarem “traduzidas” entre parênteses mostra que:
Das frases abaixo, qual delas, emprega INCORRETAMENTE os sinais de pontuação?
Observe as duas peças a seguir e veja que elas são iguais:
Juntando essas duas peças, podemos formar uma peça maior, como no exemplo a seguir:
Analise as figuras abaixo e marque a alternativa que NÃO representa uma peça formada com as duas peças dadas:
A área em preto, do desenho, corresponde a que fração da área do quadrado?
No basquete, uma cesta pode valer 1, 2, ou 3 pontos, Na partida final do campeonato, Leonardo fez 5 cestas, em um total de 11 pontos. Nesse caso, não é possível que Leonardo tenha feito exatamente:
Daniel tem 3 netos: um recém-nascido, uma criança e um adolescente. Seus nomes são Adriano, Bruno e Carlos. Sabe-se que um dos netos tem olhos verdes, o outro, olhos azuis e o outro, olhos castanhos. Sabemos que o mais novo tem olhos castanhos, o adolescente se chama Bruno, e Carlos tem olhos verdes, sendo assim, assinale a alternativa correta:
Os carros de Artur, Bernardo e César são, não necessariamente nesta ordem, uma Brasília, uma Parati e um Santana. Um dos carros é cinza, um outro é verde, e o outro é azul. O carro de Artur é cinza; o carro de César é o Santana; o carro de Bernardo não é verde e não é a Brasília. As cores da Brasília, da Parati e do Santana são, respectivamente:
Em 13 caixas foram embalados 74 lápis. Se a capacidade máxima de cada caixa é de 6 lápis, o número mínimo de lápis que pode haver em uma caixa é igual a:
A palavra REMÉDIO está para a palavra DIOMÉRE assim como 3156472 está para:
Qual dessas retas é a maior em comprimento? Assinale a alternativa correta:
Das pessoas que, numa fila, aguardavam atendimento médico, 42 estavam em pé. Cada banco disponível no local comportava, com folga, 2 pessoas. Cansadas de esperar, passaram a sentar-se 3 em cada banco, restando ainda duas pessoas em pé. O número de componentes da fila é:
O triângulo abaixo é composto de letras do alfabeto dispostas segundo determinado critério.
Considerando que no alfabeto usado não entram as letras K, W e Y, então, segundo o critério utilizado na disposição das letras do triângulo a letra que deverá ser colocada no lugar do ponto de interrogação é:
No Microsoft Word, deseja-se alinhar um parágrafo às margens esquerda e direita de um documento. O tipo de formatação de parágrafo que permite realizar essa formação, acrescentando espaços extras entre as palavras, se necessário, é denominado:
Algumas versões do Microsoft Windows 7, configuração padrão, contêm ______ chamados _______, na sua ________, que oferecem informações rápidas e de acesso fácil a ferramentas usadas com frequência, como calendário, relógio e condições do tempo. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto:
Em uma planilha do aplicativo Microsoft Excel 2007 ou acima, se for necessário criar mecanismos de consistência, de modo a garantir que o valor de uma dada célula esteja sempre dentro de um intervalo permitido, eventualmente mostrando mensagens de erro, no caso de inconsistência, devemos utilizar a ferramenta:
Trata-se de uma mensagem não solicitada e mascarada sob comunicação de alguma instituição conhecida e que pode induzir o internauta ao acesso a páginas fraudulentas, projetadas para o furto de dados pessoais ou financeiros do usuário. O nome atribuído a este tipo de mensagem é:
Considere a tabela a seguir e o programa Microsoft Excel 2010 em português:
Contando com os conteúdos existentes nas células conforme apresentado na tabela, indique a alternativa que contenha o resultado armazenado na célula F1, caso esta contenha a função:
=SE(MÉDIA(A1:E1)<20;MÍNIMO(A1:E1);MÁXIM O(A1:E1))
Na configuração padrão do Microsoft Word 2010, em Português/BR, a aba “REVISÃO” acessa as seguintes opções, EXCETO:
No Microsoft Word 2010 em português, as opções para inserir notas de rodapé no texto, inserir legenda em imagens, inserir índice de ilustrações e inserir sumário estão disponíveis na guia:
Considere a seguinte fórmula na célula F1 de uma planilha do Microsoft Excel, em Português/BR: =(A1+B1+C1+D1+E1) / 5
Considere o Microsoft Windows 7 configuração padrão e assinale a opção que indica a resposta correta para as afirmativas a seguir:
I. Em Propriedades de Disco Local é possível ter acesso a informações relativas a quantidade de espaço usado e de espaço livre no HD.
II. A partir de Propriedades de Disco Local é possível verificar se há erros na unidade.
III. A partir de Propriedades de Disco Local é possível efetuar backup dos arquivos da unidade.
Com o cursor do texto posicionado conforme indicado na figura, se o usuário pressionar a tecla TAB, a nova posição do cursor será em: