Resolver o Simulado FUNRIO - Nível Fundamental

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Português

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ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
Elis Regina Fogaça Silveira


Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.


O texto defende o seguinte ponto de vista:

  • A Os pássaros dependem das duas asas para levantar voo porque não mostram capacidade de integração.
  • B O meio cultural é fator decisivo para permitir a integração familiar como um ambiente social acolhedor.
  • C A inteligência apresenta predisposição propulsora para o aperfeiçoamento das habilidades.
  • D A predisposição genética não é o único fator que causa o desenvolvimento da inteligência.
  • E As crianças superdotadas são acolhedoras e aperfeiçoam suas habilidades em ambientes culturais.
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A questão tomou por base o seguinte texto, de Ana Paula de Oliveira e Claudia Lima de Albuquerque:

UM PANORAMA DO RECÔNCAVO BAIANO: SOCIEDADE, ECONOMIA E CULTURA

(...) A história do estado da Bahia é antiga. Salvador foi a primeira capital do Brasil e por muitos anos foi o centro administrativo de Portugal na Colônia. Essa importância dada à capital abrangia também o Recôncavo Baiano. Aqui se instituiu um expressivo comércio de açúcar, fumo e outros produtos oriundos de diversas localidades, que foram em direção a Portugal e outros países europeus. A população do Recôncavo em períodos coloniais sofreu muito com a ambição desenfreada dos portugueses, que tinham como único interesse a exploração das riquezas destas terras. Observa-se muito bem no trecho seguinte de Miguel Santos e outros a intenção portuguesa, assim que chegou a estas terras.

Nos primeiros contatos que os portugueses mantiveram com o Recôncavo, perceberam a existência de uma diversidade de plantas, animais e uma sociedade nativa, denominada indígena. O colonizador europeu, quando partiu para África, América e Ásia, sabia que, se necessário, destruiria todas as culturas encontradas, a fim de atingir o seu objetivo: exploração das terras “descobertas". Daí a construção de ideologias para justificar as investidas políticas, socioeconômicas e culturais que lhe trariam grandes lucros a partir da comercialização de produtos que não se identificavam com a realidade dos nativos. (SANTOS, 1996)

A proximidade do Recôncavo com a primeira capital do Brasil facilitava o embarque dos produtos e desembarque dos escravos, tornando Salvador o principal ponto de comunicação, fazendo com que suas adjacências também sofressem inúmeras mudanças. Essa região já demonstrava sua importância desde os primórdios da colonização. Registros desse período ainda permanecem na paisagem de Salvador e de algumas cidades do Recôncavo: são os sobrados em estilo barroco, as igrejas, os pelourinhos.

A paisagem mudou ao longo do tempo. Hoje, Cachoeira comporta uma intensa atividade turística, abriga um dos campi da UFRB, o que faz com que estudantes de variados locais do país se desloquem para esta pequena cidade para estudar, trazendo melhorias, mas também aumentando, e muito, o custo de vida da população cachoeirana. Cachoeira, felizmente, ainda preserva em sua arquitetura um longo período da história brasileira, em parte graças aos investimentos do governo, que através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) faz reformas em vários prédios, que já estavam prestes a sucumbir. Isto também ocorre em Salvador e São Félix. (...)

FONTE: http://www.narradoresdoreconcavo.com.br/index/reconcavo [adaptado]

O último parágrafo do texto fala, sobretudo, da cidade de Cachoeira. Segundo as autoras, essa cidade apresenta, nos dias de hoje, o seguinte contraste:

  • A modificação paisagística pela passagem do tempo X incremento da atividade turística.
  • B melhorias decorrentes da imigração estudantil X aumento no custo de vida.
  • C preservação de sua arquitetura X investimentos do governo em reformas de prédios.
  • D expansão populacional X deterioração do patrimônio público
  • E construção de instalações universitárias X deslocamento da geração universitária.
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ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
Elis Regina Fogaça Silveira


Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.


Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos:

I. aplicação de testes de QI;
II. levantamento do histórico familiar;
III. avaliação do histórico escolar;
IV. confronto entre interesses e preferências;
V. prescrição do comportamento social.

Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?

  • A Todas as cinco.
  • B Apenas as três primeiras
    .
  • C Apenas as três últimas.
  • D Quatro delas.
  • E Nenhuma delas.
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O Ghibli, estúdio de animação japonês, enfrenta rumores de que fechará suas portas. Fundado em 1985, foi responsável por algumas das animações de maior bilheteria do Japão, como o vencedor do Oscar “A Viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki. Representantes do Ghibli não comentam o assunto, mas Miyazaki, que anunciou sua aposentadoria em 2013, disse ao jornal “Los Angeles Times” que o estúdio não faria mais longas para o cinema. Na ocasião, o diretor também se mostrou pouco otimista em relação ao futuro da animação tradicional. “Acho que a era do papel e do lápis está chegando ao fim.”


No segmento “O diretor se mostrou pouco otimista", o termo sublinhado mantém um papel sintático que também está presente na seguinte passagem de uma letra de nosso cancioneiro:

  • A Foi por medo de avião que eu segurei pela primeira vez a tua mão.
  • B Quando você me quiser rever, já vai me encontrar refeita, pode crer.
  • C Não quero lhe falar das coisas que aprendi nos discos.
  • D À noite tenho compromisso e não posso faltar por causa de vocês.
  • E Hoje o samba saiu procurando você, quem te viu, quem te vê.
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TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Elaine Turk Faria


O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.


[Texto adaptado]

Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.

Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).

Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13.


No último parágrafo, a autora diz que “esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos”.

Assinale a alternativa que reescreve o trecho acima sem comprometer o significado original.

  • A Como o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos é este, o que se vivencia na sociedade atual é uma situação que tem implicações sobretudo nas escolas de educação básica e nas universidades.
  • B Esta situação, que a sociedade contemporânea vivencia, tem implicações não só nas escolas de educação básica como nas universidades, tendo em vista que este é o novo perfil tanto dos estudantes quanto dos acadêmicos.
  • C A sociedade contemporânea tem vivenciado esta situação, cujas implicações se dão não apenas nas escolas de educação básica, mas inclusive nas universidades, porquanto este perfil é muito novo entre estudantes e acadêmicos.
  • D A vivência da sociedade contemporânea em relação a este novo perfil de estudantes e acadêmicos é uma situação que implica escolas de educação básica e universidades.
  • E Já que a sociedade contemporânea vivencia uma situação que implica tanto as universidades quanto as escolas de educação básica, esse é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos.
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“Plínio dedicara-se aos estudos e certamente conseguiria a aprovação.” Se substituirmos os verbos simples dessa frase por seus equivalentes compostos, a reescritura será:

  • A Plínio estava a dedicar-se aos estudos e certamente teria de conseguir a aprovação.
  • B Plínio estava se dedicando aos estudos e certamente iria conseguir a aprovação.
  • C Plínio havia se dedicado aos estudos e certamente teria conseguido a aprovação.
  • D Plínio tinha se dedicado aos estudos e certamente poderia conseguir a aprovação.
  • E Plínio vinha se dedicando aos estudos e certamente havia de conseguir a aprovação.
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A questão tomará por base o seguinte texto, que inicia o romance Palha de Arroz:

Ruas quietas dentro duma tarde cinzenta de janeiro. Quase nada de movimento por aqueles becos estreitos e sujos entre casas pobres. O sol assim como se enferrujado. Quase mesmo que querendo se apagar de todo. Era assim uma coisa como se o próprio tempo estivesse de propósito para abafar o movimento daquelas vivalmas que por ali labutavam e faziam outras coisas. Palha de Arroz não era bairro, nem de longe, propenso a tamanha tranquilidade. Já a tarde ia-se findando. E não aparecia um vivente para fechar o ponto do dia, ou mesmo abrir o programa da noite que já vinha vindo bem perto. Tudo silente. Tudo parado que nem água de poço.

Às portas dos armazéns, estivadores trabalhavam dando os últimos pospontos em sacos de oiticica, cera de carnaúba, babaçu. Já outros batiam e dobravam peles e espichados. Foi quando Parente, terminando sua tarefa, saiu assim rumo à ribanceira do rio. Jogou os panos fora e caiu n'água para derreter, mesmo sem sabão, ao menos a metade do grude. Alguns carroceiros, que davam jantar aos burros, atiraram-lhe pilhérias pesadas. Logo Parente lhes deu notícias das mães. Ninguém, entretanto, ao menos de leve se queimou. Qualquer um já bem sabia quem era aquele safado. Já ia para coisa de dez anos que morava na Barrinha. (...)
Já ia pardejando. Genoveva passou rebolando as ancas dentro duma saia de chita, subindo a rampa do cais. Toda imponente, empinada. Dengosa de faceira! Só que com o pescoço duro e meio torto, para a lata d'água não vomitar golfadas em seu corpo.


(Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 11-2)








Quando Parente “caiu n'água para derreter", alguns carroceiros “atiraram-lhe pilhérias pesadas", o que fez com que Parente

  • A retrucasse as ofensas.
  • B jogasse os panos fora.
  • C ficasse conhecido como um safado.
  • D pensasse na sua mãe e nas mães dos carroceiros.
  • E estivesse perto de completar dez anos como morador na Barrinha.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Se tivéssemos de atribuir à charge acima um título coerente com a imagem e o texto, poderíamos escolher este:
  • A NATUREZA MORTA.
  • B O ESCONDERIJO DO FANTASMA.
  • C PROMOÇÃO DE FÉRIAS.
  • D CARREGAMENTO DE CHARUTOS.
  • E ESTÁ FALTANDO UM GPS.
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O VÕO DA ÁGUIA
A Águia pode viver por 70 anos. Sabe por quê?
A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos, mas, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar um séria decisão.
É nessa fase da vida que ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontadas contra o peito estão suas asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar já é tão difícil...
A águia então tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que vai durar 150 dias. Esse
processo de renovação consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em ninho próximo a um paredão onde não
necessite voar.
Após encontrar esse lugar, a Águia começa a arrancar suas unhas. Quando começam a nascer as novas unhas, ela passa a arrancar as velhas penas. E, só cinco meses depois, sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.
Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.
Somente livres do peso do passado, podemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.

FONTE: Jornal carta, 09.05.2003 www.Tonoticias.jor.br


Em “Apontadas contra o peito estão suas asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas”, o termo sujeito “asas” posiciona-se após o verbo. A alternativa abaixo em que essa inversão também se verifica é:

  • A “A águia pode viver 70 anos.”
  • B “(...) e começar um processo de renovação."
  • C “Esse processo de renovação consiste em voar para o alto (...).”
  • D “Quando começam a nascer as novas unhas (...)”
  • E “(...) a Águia começa a arrancar suas unhas.”
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Já ia para três anos, ou mais qualquer coisa, que as lâmpadas feriavam. Mas até que as ruas estavam claras naquela noite. Era uma Lua bonita!... Palha de Arroz, tranquila, parecia um arraial antigo dentro da madrugada. Lá no meio do céu, redonda e bonita, a Lua parecia um disco. Um disco cantando uma canção. Uma canção que poetas não escreveram nem músicos compuseram. Canção de luar de lua cheia por cima duma capital sem luz elétrica. Do tamanho mesmo da lua cheia em pleno e bruto sertão bravio. Daí aqueles pensamentos dançando nos corredores da cabeça do negro Pau de Fumo. Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade.
Madrugada madura. Palha de Arroz tranquila mesma, serena. Calma. Dava-se que o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio – bem ali em Timon.
Canoeiros atravessando o pessoal para o festejo. Novenas de S. José. Outrora a cidade se chamava S. José das Flores. Mais conhecida mesmo só por Flores, nome que aliás o povo ainda chamava mesmo depois de mudado o nome para Timon.

(Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 52-3)

No primeiro parágrafo desse capítulo, o narrador fornece aos leitores uma informação muito importante sobre o cenário que descreve. Fica-se sabendo que, no bairro que se chamava Palha de Arroz,

  • A não havia lâmpadas.
  • B nunca houvera energia elétrica.
  • C as lâmpadas não funcionavam há pelo menos uns três anos.
  • D as ruas eram bem iluminadas sempre que chegava a madrugada.
  • E os discos ficavam cantando uma canção nas noites de lua cheia.

Biblioteconomia

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No âmbito da terminologia arquivística, a transmissão formal da custódia ou propriedade de documentos ou arquivos denomina-se

  • A acumulação.
  • B alienação.
  • C acondicionamento.
  • D aditamento.
  • E anexação.
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O espaço físico ou digital onde é armazenada uma coleção de publicações com título legal, de autoria vária, sobre assuntos gerais ou especializados, com frequência regular e periodicidade indefinida, assim como a própria coleção, é identificado como

  • A referência.
  • B biblioteca.
  • C arquivo.
  • D hemeroteca.
  • E repositório.
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O atendimento a consultas, a orientação aos leitores e a divulgação do acervo são atividades específicas do serviço de

  • A aquisição.
  • B difusão.
  • C marketing.
  • D referência.
  • E seleção.
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Os documentos devem ser dispostos nas estantes de cima para baixo e da esquerda para direita de acordo com o número de

  • A autor.
  • B chamada.
  • C classificação.
  • D exemplar.
  • E tombamento.
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O protocolo com arquitetura cliente-servidor, especialmente criado para busca e recuperação da informação em bases de dados distintas, utilizando uma interface de usuário comum é o

  • A Z39.50.
  • B DDC23.
  • C MARC21.
  • D Pergamun.
  • E Argonauta.
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As obras recomendadas pelos professores como literatura obrigatória, porque atendem ao conteúdo dos currículos e que existem na biblioteca, por exemplo, sob a forma de manuais e compêndios, em vários exemplares destinados ao empréstimo, são identificadas como coleção

  • A de consulta.
  • B institucional.
  • C didática.
  • D de lazer.
  • E informativa.
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Apesar de sua finalidade cultural mais ampla ser semelhante a dos arquivos e museus, a biblioteca se distingue dos mesmos pelo(s)

  • A armazenamento de documentos criados por uma instituição ou pessoa, no curso de suas atividades.
  • B conjunto de raridades relacionadas com a história e as figuras notáveis da nação.
  • C objetos e peças de valor cultural, histórico e científico.
  • D oferecimento democrático de informação, educação e cultura.
  • E tipos de serviço que presta e do material que constitui o seu acervo.
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Na biblioteca o processo de referência abrange todas as fases nas quais o usuário identifica o seu problema e transmite ao pessoal da referência em busca de uma solução. Esse processo é chamado de:

  • A atendimento ao usuário.
  • B entrevista de referência.
  • C estratégia de busca.
  • D questão negociada.
  • E processo de busca.
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Os deveres do profissional de Biblioteconomia, além do exercício de suas atividades, compreendem

  • A respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais.
  • B exercer a profissão aplicando todo zelo, capacidade e honestidade no seu exercício.
  • C guardar sigilo no desempenho de suas atividades, quando o assunto assim o exigir.
  • D combater o exercício ilegal da profissão.
  • E estimular a utilização de técnicas modernas objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços ao usuário.
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O processo de aquisição de material bibliográfico, que depende de critérios de seleção específicos e de disponibilidade orçamentária, denomina-se

  • A compra.
  • B doação.
  • C intercâmbio.
  • D permuta.
  • E remanejamento.

Raciocínio Lógico

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Todo professor é inteligente e algum professor é paciente. Paulo é inteligente, Sérgio não é professor, Carlos não é inteligente e Antônio é paciente. Logo, conclui-se necessariamente que

  • A Paulo é professor.
  • B Sérgio não é inteligente.
  • C Antônio é professor.
  • D Antônio é inteligente.
  • E Carlos não é professor.
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Sabendo-se que a proposição "Antônio é médico, ou João não é engenheiro, ou Maria não é advogada" é falsa, então é verdade que,

  • A se Antônio não é médico, então João não é engenheiro, e se João é engenheiro, então Maria é advogada.
  • B se Antônio é médico, então João é engenheiro, e se Maria é advogada, então Antônio é médico.
  • C se Antônio não é médico, então Maria é advogada, e se Maria não é advogada, então João é engenheiro.
  • D se Maria é advogada, então João é engenheiro e Antônio é médico.
  • E se João é engenheiro, então Maria não é advogada e Antônio não é médico.
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João encontrou uma urna com bolas brancas, pretas e vermelhas. Ele verificou que a quantidade de bolas pretas é igual à metade da quantidade de bolas vermelhas e ao dobro da quantidade de bolas brancas. João, então, colocou outras bolas pretas na urna, e a probabilidade de se escolher, ao acaso, uma bola preta do referido recipiente tornou-se igual a 0,5. Diante disso, a quantidade de bolas colocadas por João na urna é igual a(o):

  • A quantidade de bolas brancas.
  • B dobro da quantidade de bolas brancas
  • C quantidade de bolas vermelhas
  • D triplo da quantidade de bolas brancas
  • E dobro da quantidade de bolas vermelhas.
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Arnaldo, Bernardo e Cláudio praticam atletismo, natação e esgrima, não necessariamente nessa ordem. Um deles é paraibano, outro é torcedor do Flamengo, e o outro é cantor lírico. Sabe-se, no entanto, que Cláudio não é torcedor do Flamengo e que Arnaldo é paraibano. Sabe-se também que Bernardo pratica natação e que o cantor pratica atletismo. Logo, é necessariamente verdade que

  • A o paraibano pratica esgrima.
  • B Bernardo é cantor lírico.
  • C Arnaldo é torcedor do Flamengo.
  • D o cantor lírico pratica natação.
  • E Cláudio não é cantor lírico.
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Dizer que não é verdade que Antônio mentiu ou Pedro falou a verdade é logicamente equivalente a dizer que

  • A Antônio e Pedro falaram a verdade.
  • B Antônio e Pedro mentiram.
  • C Antônio mentiu e Pedro falou a verdade.
  • D Antônio falou a verdade e Pedro mentiu.
  • E se Antônio mentiu então Pedro mentiu.
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As negações de "todo atleta é disciplinado" e de "algum dia de janeiro choveu" são

  • A "pelo menos um atleta não é disciplinado" e "nenhum dia de janeiro choveu".
  • B "pelo menos um atleta não é disciplinado" e "todo dia de janeiro choveu".
  • C "nenhum atleta é disciplinado" e "nenhum dia de janeiro choveu".
  • D "nenhum atleta é disciplinado" e "pelo menos um dia de janeiro não choveu".
  • E "nenhum atleta é disciplinado" e "todo dia de janeiro choveu".
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Sabe-se que as afirmativas "se a bola é azul, então o carro é branco" e "Carlos é inteligente ou Marcos é preguiçoso" são falsas. Logo,

  • A a bola é azul, o carro é branco, Carlos é inteligente e Marcos é preguiçoso.
  • B a bola não é azul, o carro não é branco, Carlos não é inteligente e Marcos não é preguiçoso.
  • C a bola é azul, o carro não é branco, Carlos é inteligente e Marcos não é preguiçoso.
  • D a bola não é azul, o carro é branco, Carlos é inteligente e Marcos é preguiçoso.
  • E a bola é azul, o carro não é branco, Carlos não é inteligente e Marcos não é preguiçoso.
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Quantos números inteiros, cujos algarismos são todos ímpares e distintos, existem entre 300 e 900?

  • A 24
  • B 27.
  • C 48.
  • D 36.
  • E 64
29

Fábio comprou um carro. Dizer que não é verdade que o carro comprado por Fábio é confortável e o carro comprado por Fábio é esportivo, é logicamente equivalente a dizer o seguinte:

  • A se o carro é confortável então o carro não é esportivo.
  • B se o carro não é confortável então o carro é esportivo.
  • C o carro não é confortável ou o carro não é esportivo.
  • D o carro não é confortável e o carro não é esportivo.
  • E ou o carro não é confortável ou o carro não é esportivo.
30

Todo assinante do jornal X é assinante do jornal Y, todo assinante do jornal Y é assinante do jornal Z. O jornal X possui 30 assinantes, o jornal Y possui 40 assinantes e o jornal Z possui 100 assinantes. Quantas pessoas assinam pelo menos dois desses jornais?

  • A 30.
  • B 40.
  • C 60.
  • D 70.
  • E 100.