Resolver o Simulado Nível Médio

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Arquivologia

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Segundo a teoria das três idades, os arquivos que têm sob sua guarda documentos de uso eventual pela administração que os produziu, devendo ser conservados em depósitos de armazenagem temporária, aguardando os prazos, são os arquivos

  • A correntes.
  • B intermediários.
  • C permanentes.
  • D de primeira idade.
  • E de terceira idade.
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No âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas - ICP, entende-se por certificação digital

  • A o código binário que, incorporado a determinado documento, registra data e hora em que ocorreu um evento (criação, recebimento, leitura, modificação ou eliminação).
  • B a atividade de reconhecimento em meio eletrônico que se caracteriza pelo estabelecimento de relação única, exclusiva e intransferível entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação.
  • C o conjunto de dados estruturados, com as respectivas regras de acesso, formatação e validação, que são administrados por um sistema gerenciador de banco de dados.
  • D o método de codificação de dados, com base em algoritmo específico e chave secreta, que permite a seus usuários restabelecer a forma original dos dados
  • E a declaração de que determinado documento é autêntico, ou de que uma cópia reproduz fielmente o original, feita por pessoa jurídica revestida de autoridade (servidor público, notário, autoridade certificadora).
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“O processo de reprodução de documentos denominado ________________ objetiva fundamentalmente a preservação ________________ e não deve ser aplicado de forma exclusiva para ganhar espaços destinados à guarda/custódia de documentos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A armazenagem / documental
  • B digitalização / digital
  • C microfilmagem / documental
  • D ordenação / digital
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Segundo regras já consensualmente estabelecidas na arquivologia, a eliminação de documentos:

  • A deve ser efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, podendo ser permitida a sua eliminação mesmo sem a definição de sua destinação final, caso tenha sido feita sua microfilmagem.
  • B depende de algum instrumento legal ou normativo que a autorize, sendo necessária a indicação do nome e assinatura do titular da unidade orgânica responsável pelo descarte do documento.
  • C decorre da avaliação feita segundo os critérios de autenticidade do documento, obedecidas as fases corrente e intermediária, para que se determine ou não o seu envio aos arquivos permanentes.
  • D exige um instrumental capaz de inibir erros que acarretem o descarte de material arquivado cujos prazos de guarda estão expirados mas que ainda é de valor permanente para alguns usuários do arquivo.
  • E deve seguir o lema da era digital, cabendo adotar a política de conservar o mínimo de informação e preservar apenas os documentos indicados pelo programa de racionalização e controle do processo administrativo.
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A digitalização de documentos é considerada importante ferramenta de acesso, ao passo que a microfilmagem é tida como mecanismo de

  • A classificação.
  • B arranjo.
  • C avaliação.
  • D divulgação.
  • E preservação.
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O valor secundário refere-se ao uso para outros fins que não aqueles para os quais os documentos foram criados.

O documento, para que tenha valor secundário, deve ser

  • A histórico ou informativo.
  • B administrativo ou informativo.
  • C legal ou probatório.
  • D probatório ou informativo.
  • E probatório ou histórico.
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Uma pasta em nome de Clovis Fabiano da Silva Neto deve ser arquivada como

  • A Fabiano da Silva Neto, Clovis.
  • B Silva Neto, Clovis Fabiano da.
  • C Da Silva Neto, Clovis Fabiano.
  • D Neto, Clovis Fabiano da Silva.
  • E Da Silva Neto, C. F.
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O acesso aos arquivos permanentes é viabilizado não apenas por autorização legal, mas também pela existência de

  • A registros topográficos.
  • B planos de destinação.
  • C tabelas de temporalidade.
  • D quadros de arranjo.
  • E instrumentos de pesquisa.
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A correspondência entre diferentes notações dos mesmos documentos é feita por meio

  • A do quadro de arranjo.
  • B do termo de eliminação.
  • C da relação de comparação.
  • D da tabela de equivalência.
  • E do registro de autoridade.
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As atividades de conservação estabelecem a necessidade da observância de um conjunto de fatores nem sempre perceptíveis. De qualquer maneira, dentre as recomendações propostas pelo CONARQ, como parâmetro de preservação dos documentos de arquivo, estão

I. produção e acesso.
II. manuseio e transporte.
III. áreas de armazenamento.
IV. acondicionamento.

Assinale

  • A se apenas as alternativas I, II e III estiverem corretas.
  • B se todas as alternativas estiverem corretas.
  • C se apenas as alternativas I, III e IV estiverem corretas.
  • D se apenas as alternativas II, III e IV estiverem corretas.

Redação Oficial

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De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República “O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário”. O fecho Respeitosamente é utilizado para finalizar comunicações oficiais dirigidas para

  • A autoridades superiores, exceto o Presidente da República.
  • B autoridades superiores, inclusive o Presidente da República.
  • C autoridades de mesma hierarquia.
  • D autoridades de hierarquia inferior.
  • E Chefes de Estado estrangeiros.
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Segundo os padrões referentes à sua estrutura e organização, no ofício

  • A o nome do destinatário deve vir no final do documento.
  • B a linguagem deve ser coloquial
  • C deve ter, no máximo, seis linhas.
  • D deve haver um certo grau de formalidade.
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O ofício tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. Sobre esse tipo de documento, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve conter o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação e, também, o endereço.
II. Deve conter o tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.
III. Deve conter o item assunto, que é o resumo do teor do documento. Assinale a alternativa correta.

  • A Todas afirmativas estão corretas.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • E Todas afirmativas estão incorretas.
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Analise as seguintes afirmativas sobre correspondência e redação oficial, marcando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Em comunicações dirigidas a Juízes, utiliza-se o vocativo Digníssimo Senhor.

( ) Ao se dirigir uma correspondência a um particular, é suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

( ) Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), os pronomes de tratamentos levam a concordância para a terceira pessoa.

( ) Memorandos e ofícios diferenciam-se tanto pela finalidade quanto pela forma.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A V, F, V, V
  • B F, V, V, F
  • C F, V, F, F
  • D V, V, F, F
  • E F, F, V, V
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Considerando que os excertos abaixo constituem adaptações de textos disponíveis no sítio do Ministério de Minas e Energia, assinale a opção em que o excerto apresenta características essenciais ao texto oficial, segundo o MRPR, a saber: impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e emprego da norma culta.

  • A A usina hidrelétrica de Belo Monte, em construção no rio Xingu no estado do Pará, será a segunda maior hidrelétrica do Brasil, menor apenas que a Itaipu Binacional que é compartilhada por Brasil e Paraguai.
  • B O Ministério de Minas e Energia tem como empresas vinculadas à ELETROBRÁS e à PETROBRAS, que são empresas de economia mista.
  • C A redução na conta de energia foi possível porque o Brasil se dispõe de um sistema elétrico robusto, sólido e que se baseia no tripé segurança, modicidade tarifária e universalização do acesso à energia.
  • D A página foi atualizada afim de apresentar as principais informações sobre o horário brasileiro de verão, para uma interlocução mais direta com a sociedade nesse assunto.
  • E O Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral (Projeto META) é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia cujo principal objetivo é contribuir para a ampliação e para a consolidação dos avanços dos setores energético e mineral brasileiros.
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Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, assinale a opção correta.

  • A Entre os vários tipos de fechos de comunicações, os mais recomendados e adequados são Atenciosamente e Respeitosamente.
  • B Nas comunicações oficiais emitidas pela SESA, a identificação do signatário, cujo nome e cargo devem constar logo abaixo de sua assinatura, é obrigatória.
  • C Não se emprega vocativo em aviso.
  • D No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa seguido de seu nome e sobrenome.
  • E O emprego de pronomes de tratamento adequados garante a impessoalidade necessária aos textos oficiais.
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O Manual de Redação da Presidência da República informa que o correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Entre os requisitos enumerados, qual deve ser considerado para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original?

  • A O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido adequadamente
  • B Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado o formato Rich Text.
  • C Existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.
  • D Deve constar da mensagem solicitação de confirmação de recebimento.
  • E A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações sobre o seu conteúdo.
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Considerando-se a tipologia oficial do correio eletrônico, afirma-se que

I. a flexibilidade constitui um dos seus atrativos.

II. o campo assunto do formulário deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.

III. esse expediente pode apresentar caráter informativo ou submeter projeto de ato normativo.

IV. a sua mensagem, nos termos da legislação em vigor, terá valor documental, se existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A I, II, IV.
  • B I, II, III.
  • C III, IV.
  • D II, III.
  • E I, IV.
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Assinale a alternativa CORRETA.
Segundo o manual de redação da Presidência da República (2ª edição, 2002), a modalidade de comunicação (comunicação eminentemente interna) entre unidades administrativas de um mesmo órgão, deve ser realizada por meio de:

  • A Declaração.
  • B Documentário.
  • C Aviso.
  • D Ofício.
  • E Memorando
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A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações a qual deve ser compreendida por todo e qualquer cidadão brasileiro. Assim, o texto deve utilizar-se de:
  • A Regionalismo
  • B Gírias
  • C Jargões técnicos
  • D Abreviações de palavras
  • E Norma culta da língua

Português

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TEXTO I

A violência não é uma fantasia

A violência nasce conosco. Faz parte da nossa bagagem psíquica, do nosso DNA, assim como a capacidade de cuidar, de ser solidário e pacífico. Somos esse novelo de dons. O equilíbrio ou desequilíbrio depende do ambiente familiar, educação, exemplos, tendência pessoal, circunstâncias concretas, algumas escolhas individuais. Vivemos numa época violenta. Temos medo de sair às ruas, temos medo de sair à noite, temos medo de ficar em casa sem grades, alarmes e câmeras, ou bons e treinados porteiros. As notícias da imprensa nos dão medo em geral. Não são medos fantasiosos: são reais. E, se não tivermos nenhum medo, estaremos sendo perigosamente alienados. A segurança, como tantas coisas, parece ter fugido ao controle de instituições e autoridades.
Nestes dias começamos a ter medo também dentro dos shoppings, onde, aliás, há mais tempo aqui e ali vêm ocorrendo furtos, às vezes assaltos, raramente noticiados. O que preocupa são movimentos adolescentes que reivindicam acesso aos shoppings para seus grupos em geral organizados na internet.
(...)

(Revista Veja. Editora ABRIL. Edição 2358 - ano 47 - nº 5. 29 de janeiro de 2014. Por Lya Luft - p. 20)


se não tivermos nenhum medo, estaremos sendo perigosamente alienados.

Em virtude da relação sintático-semântica que se verifica entre se não tivermos nenhum medo e estaremos sendo perigosamente alienados, a palavra se pode ser substituída, sem alteração da estrutura e do sentido, efetuando-se as devidas adequações, por
  • A ainda que.
  • B mesmo que.
  • C por que.
  • D assim que.
  • E contanto que.
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Leia a carta a seguir para responder à questão.
Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013.
Oi Maria,
Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar “de superfície”.
Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em “autoengano”, conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: “se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social”. E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem “dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam”.
Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: “Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?”
Essas tais “máscaras sociais” são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas “máscaras” de “face” em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto “A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social”, Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a “face”) expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é “o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico”.
Isso significa que a nossa “face” é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa “face social” define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social.
Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de “auto-engano” de Gianetti ao conceito de “face” de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha...
[...]
Você perguntou por fruto de “observação empírica e indignada”: “O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?” “Há mais maldade hoje do que antigamente?”
Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do “pessimismo da razão e do otimismo da vontade”!
socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de “fazer gente”. Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, “A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!”.
Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são “maus por natureza”, lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do “contrato social” erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, “educare”, que significa “educar, instruir” e “criar”. Essa palavra, composta por “ex”, “fora”, e “ducere”, “guiar, conduzir, liderar”, denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma.
Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a
prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: “A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere”. “Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência...” Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das “pessoas mais antigas” no qual “o nome valia a honra”, pois me parece que a única “honra” que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]
Meu abraço é um convite!
João
FERREIRA, DELSON. “Condição humana e educação”. Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)

Releia o trecho: “Essas tais 'máscaras sociais' são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana". Analise as informações abaixo a respeito dele e assinale a alternativa correta.

I – Trata-se de um período composto por subordinação apenas.
II – Trata-se de um período composto por três orações.
III – “internalizados" é predicativo do objeto e está no masculino plural para concordar com: “os três principais elementos"

o pronome relativo que grifado exerce a função de sujeito, substituindo “os elementos".

  • A Apenas a IV está incorreta.
  • B Apenas a III está incorreta.
  • C Apenas a II está incorreta.
  • D Apenas a I está incorreta.
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Com este movimento antipositivista e anticientificista, nota-se o despontar de uma poesia nova que ressuscitava o culto do vago em substituição ao culto da forma e do descritivo. No tocante à métrica, seus adeptos defendem o verso livre, os metros sonoros, coloridos, evocativos, com sinestesias, tudo convergindo para o ritmo, logo para a musicalidade do verso. É, em suma, a busca da “poesia pura”, isenta de contágio do mundo material, cria- ção de um mundo utópico, apenas intuível por vias místicas ou metafísicas.

O texto em questão refere-se ao movimento;
  • A parnasiano.
  • B naturalista.
  • C simbolista.
  • D realista.
  • E modernista
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TEXTO 02

MÚSICA NAS ESCOLAS

A Lei nº 9.394 prevê, entre outros pontos, que a música deve ser conteúdo obrigatório no currículo escolar. Nossas crianças e adolescentes estão realmente precisando ter noção do que é uma boa música e conhecer o trabalho dos grandes compositores e cantores. As letras de muitas músicas de sucesso atualmente contribuem para desconstruir a cultura e a evolução dos sentimentos nobres dos nossos jovens.
Jornal do Commercio. Voz do Leitor. 04 de julho de 2014. p.11.


Após a leitura do texto 02, conclui-se que
  • A as escolas da rede pública tendem a ofertar aulas de música, sobretudo para os adolescentes.
  • B na atualidade, as crianças são exercitadas a apreciarem músicas eruditas.
  • C há uma proposta atual de Lei que visa à inserção obrigatória da música no currículo escolar.
  • D existem propostas no âmbito escolar, embora poucas se voltem a cultivar a arte e a música entre os alunos.
  • E algumas letras de músicas atuais concorrem para uma sensibilização maior por parte dos jovens.
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Leia abaixo um trecho do livro Vidas Secas e responda à questão.

Fabiano tomou a cuia, desceu a ladeira, encaminhou-se ao rio seco, achou no bebedouro dos animais um pouco de lama. Cavou a areia com as unhas, esperou que a água marejasse e, debruçando-se no chão, bebeu muito. Saciado, caiu de papo para cima, olhando as estrelas, que vinham nascendo. Uma, duas, três, quatro, havia muitas estrelas, havia mais de cinco estrelas no céu. O poente cobria-se de cirros – e uma alegria doida enchia o coração de Fabiano

A palavra “debruçando-se"se escreve corretamente com Ç. Assinale a palavra que, sendo escrita com essa letra, apresenta um erro de grafia:

  • A sumiço
  • B detenção
  • C exceção
  • D obseção
  • E balaço
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...... Florença e Flandres deu-se a irradiação ...... cultura renascentista ...... toda a Europa. (Adaptado do dicionário Houaiss, verbete: irradiação)

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  • A Por - da - à
  • B Da - à - por
  • C À - pela - de
  • D De - da - para
  • E Para - à - de
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Text II

O Bicho
(Manuel Bandeira)

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

(Disponível em: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/bicho.htm, acesso em 10/09/2014)

A respeito do emprego do pretérito imperfeito, na segunda estrofe do texto II, pode afirmar o seguinte:

  • A Revela uma ação passada relacionada com um fato futuro.
  • B Indica uma ação que se repetia no passado.
  • C Aponta para um evento que ocorre no momento da enunciação.
  • D Sinaliza uma ação pontual realizada uma única vez no passado.
  • E Representa uma ação que ocorreu no passado e se estende até o presente.
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O novo consumidor engajado

Descrever o novo consumidor, sob a dimensão do marketing é relativamente fácil, basta buscar uma pesquisa bibliográfica mínima. São homens e mulheres de qualquer idade, com mentalidades independentes, individualistas, com maior grau de informação e que ambicionam obter, por meio de suas aquisições, a sensação de autenticidade, de exclusividade.
Este conceito vai além da aquisição. Comprando produtos com a imagem de socialmente justos e ambientalmente responsáveis, os consumidores desejam ser percebidos desta forma dentro da sociedade em que vivem.
Desejam fazer da sua atitude de consumo, um gesto que seja percebido como de engajamento nos princípios de eficiência econômica, preservação ambiental e equidade social que caracterizam os princípios da sustentabilidade.
Essas mudanças vêm acontecendo desde o final da década de 60 e são o tema central de “A Alma do Novo Consumidor", um livro de David Lewis e Darren Bridges. Este novo consumidor valoriza aspectos mais subjetivos nos produtos e a informação subliminar que a aquisição do produto transmite aos demais membros da comunidade. Compreender os fatores que o motivam pode significar o futuro de uma empresa e do seu trabalho.
No caso ambiental isto é bem claro. A nítida ênfase das propagandas das organizações financeiras, setor mais pujante e lucrativo da atual economia não deixam dúvidas. Todas as instituições, em maior ou menor grau, optam por uma estratégia de comunicação que valoriza a responsabilidade sócio-ambiental em suas mídias.
Como se não bastasse a diversidade de produtos nas prateleiras, multiplica-se a isto a diversidade de conceitos que cada um deles transmite. Os bancos mostram claramente que a opção pela responsabilidade sócio-econômica veio para ficar. Algumas empresas de petróleo e fabricantes de automóveis mais ousados também aderiram a esta comunicação. [...] Assistir a estratégia de comunicação destes grupos, nos variados tipos de mídia não deixa dúvidas.
Assistir a estratégia de comunicação destes grupos, nos variados tipos de mídia não deixa dúvidas.
O livro de Lewis e Bridges (A Alma do Novo Consumidor) desvenda, ainda, as estratégias dos cool hunters, aqueles que “adivinham" as tendências de consumo, ou seja, os denominados conhecedores.
Este grupo influencia o consumidor por estar “próximo" a ele, ainda que sejam celebridades. A tradicional propaganda boca a boca continua existindo e sendo imposta e, atualmente, versão high tech, se vale muito da internet para impulsionar ou jogar um produto na lama. São eles, muitas vezes, os responsáveis pela formação de um novo mercado consumidor.
Dentro deste contexto, a adoção dos novos valores, que sejam eticamente comprometidos, socialmente justos e ambientalmente responsáveis, ganham uma dimensão nunca imaginada, pois além da influência pessoal, existe a poderosa ferramenta da internet, ainda não bem dimensionada, que faz uma grande diferença.
A internet é particularmente relevante nas faixas de consumo mais elevadas e no público com acesso a rede, que cresce em proporção logarítmica dentro da sociedade.
Portanto não esquecer ou negligenciar o novo consumidor, cujas características são bem conhecidas e no qual as influências éticas, sociais e ambientais são claras, já existe, não é só de alta renda como argumentam os simplórios e não pode ser manipulado pela primariedade de mídias descomprometidas.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do Corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

(Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2014/12/04/o-novo-consumidor-engajado-artigo-de roberto-naime/.)

Portanto não esquecer ou negligenciar o novo consumidor, cujas características são bem conhecidas...” (12º§) O conectivo “portanto” introduz uma
  • A causa.
  • B adição.
  • C conclusão.
  • D explicação.
  • E consequência.
29

Assinale a alternativa que apresenta erro na flexão do substantivo.

  • A Pães.
  • B Anões.
  • C Cidadões.
  • D Balões.
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O auge da vida democrática é o momento do voto. A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, é também o regime da igualdade, em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. Por isso, tenho sustentado que ela é o regime mais ético que existe. Melhor dizendo, é o único regime que hoje podemos considerar ético. As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legítimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras. Uma ditadura, em nossos dias, é ilegítima. Só a democracia é legítima.
[...]
O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir “o mal” até mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguição ao comunismo, no Brasil, mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguição aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...]
Há saída? O mais óbvio é: a Ética é um pré-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que não sejam antiéticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critérios políticos. [...] É preciso grandeza de espírito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Política é formular o futuro.
(Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)



Na substituição de uma palavra por termos equivalentes, que contribuem para a coesão do texto, está correto o indicado em

  • A “… em que todos têm o mesmo valor,…” – regime da igualdade
  • B “… ela é o regime mais ético que existe.” – regime da igualdade
  • C “… considerando-as legítimas,…” – legítimas
  • D “… dessa incapacidade de pensar…” – grandeza de espírito
  • E “… o que desejamos construir.” – critérios políticos

Noções de Informática

31

No Internet Explorer 8 é possível efetuar tarefas pré-programadas para o texto selecionado em uma página da Web, como abrir um endereço físico em um site de mapeamento da web ou procurar a definição de uma palavra no dicionário, dentre outras coisas. Quando este recurso está ligado, ao lado do texto selecionado é mostrado um pequeno ícone, que ao ser clicado exibe as opções disponíveis. Este recurso é conhecido como

  • A Marcador.
  • B Menu de contexto.
  • C Tarefas Rápidas.
  • D Quick Picks.
  • E Acelerador.
32

Considere que a fórmula =SOMAQUAD(A1:A4) foi inserida na célula A5 do trecho de planilha CALC transcrito abaixo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O resultado obtido na célula A5 será
  • A 14
  • B 29
  • C 49
  • D 54
  • E 196
33

Quando se trata de organizar e acessar arquivos e pastas, pode-se utilizar do novo recurso do Windows 7, denominado “bibliotecas” e organizá-los de formas diferentes. As quatro bibliotecas padrão do Windows 7 são:

  • A Biblioteca Documentos - Biblioteca Pasta - Biblioteca Arquivos - Biblioteca Versão.
  • B Biblioteca Multimídia - Biblioteca Imagens - Biblioteca Textos - Biblioteca Vídeos.
  • C Biblioteca Original - Biblioteca de Segurança - Biblioteca Internet - Biblioteca Multimídia.
  • D Biblioteca Original - Biblioteca Rascunhos - Biblioteca de Segurança - Biblioteca Lixeira.
  • E Biblioteca Documentos - Biblioteca Imagens - Biblioteca Músicas - Biblioteca Vídeos.
34
No Editor Word(versão 2013 em português) qual a sequencia de comandos utilizados para adicionar um gráfico em um documento?
  • A Clicar em Inserir e depois em Gráfico.
  • B Clicar em Inserir e depois em Imagens.
  • C Clicar em Página Inicial e depois em Inserir Gráfico.
  • D Clicar em Página Inicial e depois em SmartArt.
  • E Clicar em Layout e depois em Gráfico.
35

A figura a seguir apresenta uma tabela extraída do Calc do OpenOffice4, em sua configuração padrão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Assinale a alternativa que contém a fórmula que, quando i nserida na célula B5, resulta no mesmo valor apresentado na figura.

  • A =SOMA(B2:D4)
  • B =SOMA(B2:D2)
  • C =SOMA(B5:D5)
  • D =SOMA(B2:B4)
  • E =SOMA(B2:C4)
36

Considerando a configuração padrão de um aplicativo de correio eletrônico, ao receber uma mensagem, esta será salva:

  • A na Caixa de Entrada.
  • B na pasta Rascunhos
  • C na Caixa de Saída
  • D em Itens Enviados.
  • E na pasta Preferências
37

Assinale a alternativa em que todos os itens são exemplos de software.

  • A CPU, DVD e Windows.
  • B SSD, RAM e ROM.
  • C Word, Excel e Microsoft.
  • D Outlook, Internet Explorer e Windows.
  • E Outlook, Internet Explorer e NTFS.
38

Ao perceber que seu computador estava com problemas para se conectar a outros computadores e à internet, Paula ligou para uma empresa de suporte e foi atendida por um técnico em informática. O técnico solicitou a ela que realizasse as seguintes tarefas no Windows 7:

- Verificar se o computador está conectado à rede ou à internet.

- Verificar o tipo de conexão e o nível de acesso do computador a outros computadores e dispositivos na rede.

Para realizar essas tarefas, Paula deve entrar no Painel de Controle do Windows, clicar na opção Rede e internet e, em seguida, na opção

  • A Configurações de Rede.
  • B Central de Rede e Compartilhamento.
  • C Rede Doméstica.
  • D Definir Opções de Compartilhamento.
  • E Diagnóstico da Rede
39

Sobre a imagem abaixo, do Broffice Writer 3.1, assinale a afirmativa correta:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Localiza e substitui, palavras, textos, caracteres, formatos dentro do documento.
  • B Amplia ou reduz o tamanho das fontes e demais informações exibidas em documento
  • C Permite o acesso dentro de um documento a objetos, seções, tabelas, hiperlink, referências, índices, notas.
  • D Serve para visualizar a página, exibe uma prévia de como ficará o documento quando impresso.
40

Pedro, utilizando o Microsoft Excel 2007, inseriu as duas funções abaixo, em duas células distintas de uma planilha:

                                    =ÍMPAR(−3,5) e =ÍMPAR(2,5)

O resultado obtido por Pedro para essas duas funções será, respectivamente, 

  • A −4 e 2.
  • B −3 e 3,5.
  • C −3,5 e 2,5.
  • D −3,5 e 1.
  • E −5 e 3.