Com relação ao armazenamento de alimentos e outros materiais, analise as afirmações a seguir, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os alimentos podem ser armazenados no mesmo local que os produtos de limpeza.
( ) Os alimentos devem ser guardados em prateleiras, afastados das paredes.
( ) As caixas com alimentos podem ser deixadas diretamente sobre o piso.
A classificação correta obtida, de cima para baixo, é:
O presidente de uma reunião ordinária solicita o registro documental, de forma resumida, do que se passou, foi dito e decidido na reunião. O documento será posteriormente rubricado em todas as folhas e assinado por todos os participantes.
O documento registrará data, horário e local da reunião, nominará os participantes presentes e as ausências justificadas, fará uma breve descrição, em ordem cronológica dos assuntos tratados, e registrará eventuais formalidades tais como votações e decisões.
Esse documento é denominado
Na realização de um trabalho é necessário administrar bem o tempo. Assim, é importante definir a urgência do que será realizado durante o dia, estabelecendo os seguintes procedimentos:
I. analisar as tarefas a serem realizadas e hierarquizá-las.
II. reunir todo o material necessário para a realização da tarefa.
III. realizar a tarefa segundo o planejamento estabelecido.
Assinale:
Uma instituição precisa dispor de uma unidade de protocolo. Ela é necessária para receber e despachar os documentos que entram e saem da empresa. Nesse sentido, define(m)-se como “documento”
O Código de Ética do profissional de secretariado foi publicado no Diário Oficial da União em 07 de julho de 1989. No capítulo I o Código de Ética trata do(s) ou da(s):
O tipo de estrutura organizacional que não possui unidade de comando é a
Para a utilização do leite durante suas atividades, assinale a alternativa que contém a informação correta
Uma boa organização do ambiente de trabalho é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades no dia a dia. Para isso, existem várias formas ou programas que auxiliam nessa organização do ambiente de trabalho. O programa que consiste basicamente na organização do ambiente, na sua manutenção e segurança, transformando-o em um ambiente harmonioso e limpo, é o
No quesito etiqueta empresarial, o modo de vestir-se no ambiente de trabalho depende da cultura da empresa e do tipo de negócio em que o(a) funcionário(a) trabalha. Na dúvida, ele(ela) deve optar por roupas
Analise o fragmento a seguir.
“O comportamento no trabalho está sujeito a regras de conduta – precisa ser adaptado e ajustado à vida profissional.”
A respeito das condutas a serem adotadas no ambiente de trabalho, relacione os itens a seguir.
1. Espírito de iniciativa
2. Colaboração
3. Discrição
( ) Condicionar o comportamento demostrando controle sobre as situações difíceis; ouvir sem replicar.
( ) Encontrar a melhor forma de desempenhar bem suas atribuições, buscando sempre maior aperfeiçoamento.
( ) Assumir uma atitude a fim de atingir os objetivos comuns do grupo de trabalho.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Agendamento de reuniões entre pessoas da organização, clientes e fornecedores, bem como a elaboração de relatórios e outros documentos oficiais, além de anotações de compromissos diversos podem compor as atividades do dia a dia de um escritório. Para que essas atividades sejam desempenhadas adequadamente é necessário
Toda informação para uma organização tem um custo. O que é conhecido como custo da transmissão da informação de um local para o outro é o custo de
Você está organizando uma reunião importante entre membros da Assembleia Legislativa e convidados externos. As recomendações a seguir devem ser meticulosamente observadas, à exceção de uma. Assinale-a.
O Programa 5s surgiu no Japão, na década de 50, no período pós-guerra. Denomina-se 5s em razão das cinco ações iniciadas pela letra “s” quando grafadas em japonês. Os 5s são: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (asseio/saúde) e Shitsuke (disciplina). No ocidente a prática dos “S” também é conhecida pelo nome de:
A amplitude administrativa está relacionada com a quantidade de
Uma providência fundamental que o secretário deve sempre tomar é manter um follow-up atualizado e fisicamente bem organizado, pois nem todos os assuntos podem ser resolvidos imediatamente, mas não podem ser esquecidos ou arquivados. Em relação ao folow-up, analise as afirmativas a seguir.
A comunicação não verbal, conhecida como linguagem por atos, consiste
As questões de motivação dos funcionários, no dia a dia da empresa, são de responsabilidade direta dos administradores envolvidos com a função
São exemplos de documentos de valor permanente:
Um diretor do Centro de documentação de uma empresa orienta o arquivista recém-contratado quanto aos elementos que devem constar em todos os rolos de microfilmes, como as sinaléticas com imagem de abertura e encerramento, bem como um elemento que permite a realização de testes de qualidade.
Para a realização desses testes, é necessário utilizar um cartão de
Processo que consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa que possibilitem a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de dados:
Sobre o tema Tramitação de Processos, constituem rotinas indispensáveis
I. a indicação da unidade para a qual está sendo remetido o processo.
II. a atualização do número de folhas que contêm o processo no momento em que deixa a unidade.
III. o registro, de forma precisa e clara, das razões do encaminhamento do processo tais como: “para instruir”, “para dar parecer”, “para pagamento”, “para publicar”, “para autorizar”, “para empenhar”, “para arquivar”, “para consulta”, etc.
IV. a data da remessa.
É correto o que está contido em :
Ao comparar documentos de arquivo com os produzidos pela chamada história oral, Henry Rousso afirma que tais fontes são bem diferentes.
Elas não são produzidas na mesma hora: uma é contemporânea dos fatos, a outra posterior; elas não têm as mesmas condições de abundância, já que nenhuma pesquisa oral, mesmo sistemática, pode rivalizar com a massa de documentos de todo tipo produzidos pelo mais insignificante organismo, sobretudo público; elas não têm as mesmas finalidades: uma é de caráter memorial, pretende ser um vestígio induzido, consciente e voluntário do passado; a outra é funcional antes de ser vestígio, tanto é verdade que ninguém pode prever com certeza se este ou aquele documento será conservado ou não, e por quanto tempo.
(O arquivo ou o indício de uma falta. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, 1996. p. 85-91)
Pode-se afirmar que
Segundo o Conselho Nacional de Justiça, os documentos de guarda permanente, após digitalizados, devem ser:
Pela Instrução Normativa no 30/2007, do Tribunal Superior do Trabalho, que trata da informatização do processo judicial, o Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC)
Com o objetivo de evitar os riscos provenientes da obsolescência tecnológica, é possível realizar uma técnica de simulação de determinado hardware ou software por intermédio de software, permitindo que um computador moderno possa executar programas antigos, desenvolvidos originalmente para outra plataforma.
Essa técnica é conhecida como
Com relação aos arquivos intermediários e permanentes, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os documentos de arquivo permanente possuem valor histórico, cultural ou científico.
A descrição arquivística é uma tarefa muito difícil e exige padrões específicos para o seu desenvolvimento. O CONARQ editou a Resolução no 28 que dispõe sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) onde são apresentadas várias orientações para uma eficiente descrição.
Além disso, com o propósito de facilitar a identificação de cada instituição, imprescindível em todos os níveis de descrição arquivística, a NOBRADE adotou uma norma específica para essa finalidade, e que deve ser utilizada pelo arquivista no momento da descrição, que é a
Para Belkin, a questão central não é estabelecer uma definição singular para a informação, mas conceitos em cuja pluralidade se poderiam identificar maneiras de ver e interpretar o fenômeno da informação. Com relação ao assunto apresentado, assinale a alternativa que indica o conceito de informação, no qual a ciência da informação se baseia em relação ao que um receptor pode aprender de um texto.
Assinale a alternativa que apresenta uma classificação de arquivos, de acordo com as entidades criadoras ou mantenedoras.
Ao receber os documentos para expedição, o Protocolo- Geral não deverá proceder da seguinte forma:
Texto Introdutório para resolução da questão.
A gestão de documentos caracteriza-se pela administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos.
Diariamente milhares de documentos são produzidos e protocolados veiculando informações de grande valor e, após a consecução dos respectivos processos que lhes deram causa, permanecem arquivados e estão disponíveis para recuperação das informações e preservação da memória institucional.
A guarda de documentos é uma das funções em que a tecnologia da informação vem atuando com eficiência, no sentido de resolver uma questão crucial no mundo moderno: o espaço físico para armazenar, organizar e gerenciar dados e informações.
O Dicionário Brasileiro Globo, da Globo Editora - 44º Edição, define o vocábulo "Documento" como uma declaração escrita para servir de prova; título; demonstração; testemunho; confirmação. No meio empresarial são os papéis contendo informações que ajudam a tomar decisões, comunicam decisões tomadas, registram assuntos de interesse da organização ou do indivíduo. O documento que contém todos os detalhes e informações técnicas, padrões, especificações, tabelas etc., para a operação segura dos processos de trabalho a nível imediato, de curto prazo, é classificado como um documento de:
O conjunto de documentos que pertence a duas ou mais unidades territoriais, não podendo ser dividido sob pena da perda de sua integridade física e orgânica, denomina-se patrimônio
A qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados corresponde, de acordo com a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, ao conceito de
Assinale a alternativa que apresenta o que diferencia o arquivo de outros conjuntos documentais.
Considere as seguintes afirmativas sobre o Libre Office Writter:
I. É possível selecionar um texto com a utilização da tecla SHIFT juntamente com as teclas de movimentação do cursor.
II. Uma das maneiras de converter o texto selecionado em maiúsculas é pela opção Alterar Caixa do menu Ferramentas.
III. É possível copiar o estilo sublinhado de um texto selecionado com o uso do pincel de estilo.
IV. Para aumentar o recuo de um texto é essencial que ele esteja selecionado ou essa operação não poderá ser aplicada.
V. É possível inserir uma quebra de página em um texto pressionando as teclas ALT+ENTER.
Está correto o que consta APENAS em
Tem-se a planilha a seguir, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original.
Um usuário selecionou todo conteúdo entre as células A1 e C8 e pressionou Ctrl+C. Assinale a alternativa que contém o nome da opção utilizada na janela Colar Especial para produzir o resultado a seguir.
Com relação a mensagens de correio eletrônico, assinale a opção correta.
Leia as afirmativas sobre sistemas de armazenamento e assinale a alternativa correta.
I. O disco rígido é um equipamento confiável e de grande capacidade para armazenamento de dados,podendo chegar a até 4 TB em discos domésticos. Contudo, sua conexão ao computador só pode ser realizada através de uma interface IDE, o que torna o acesso as informações lento.
II. As SSDs (Solid State Drive) são mídias de armazenamento que se conectam ao computador através de uma interface SATA. Possuem um desempenho superior aos discos rigidos tradicionais e são bem mais velozes.
III. Discos hibridos são dispositivos que unem a velocidade de uma unidade SSD, armazenando os arquivos mais frequentemente usados e garantindo o acesso rápido a eles e um HD tradicional que armazena o restante dos dados.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Sobre a Intranet é correto afirmar que:
Observe a planilha a seguir, sendo editada no MS-Excel 2010, em sua configuração padrão.
Assinale a alternativa que contém o valor exibido na célula C1, após ser preenchida com a fórmula =MÉDIA(A2;B3)
Ao utilizar o software de edição de planilhas Calc, considere que existem valores nas células A1 e B1 e que na célula C1 é realizada uma operação de divisão entre A1 e B1 (=A1/B1).
Ao invés de um valor numérico observamos uma mensagem de erro do tipo #VALOR!.
Com relação a essa mensagem, é correto afirmar:
Considere que você possui 2 pastas com vários arquivos cada e precise transportar esses arquivos em um pendrive, uma das pastas ocupará o espaço total de 2 Gigabytes e a outra 4000 Megabytes, considere também que você não poderá utilizar nenhuma forma de compactação de arquivos para essa tarefa, assinale a alternativa que apresenta uma quantidade de espaço livre necessária no pendrive para fazer esta cópia:
Aos computadores, são integrados diversos dispositivos: uns que são utilizados exclusivamente na entrada, outros exclusivamente na saída e um terceiro tipo que é empregado tanto na entrada como na saída de dados, dependendo do momento em que são utilizados. Neste contexto, dois dispositivos que são utilizados exclusivamente na entrada de dados são:
Ao se digitar o valor 650,45 em uma célula formatada com R$ #.##0;-R$ #.##0, o MS-Excel 2010 exibe o seguinte resultado:
Ao usar o Windows Explorer como ambiente gráfico nos sistemas operacionais Windows XP BR, um agente penitenciário acessou a pasta C:\SEJAP_MA e executou o atalho de teclado Ctrl + A, com a finalidade de
Na ferramenta Microsoft Office Excel 2003 (configuração padrão), ao clicar com o botão esquerdo do mouse no quadrado do cruzamento do cabeçalho de colunas com o de linhas localizado na parte superior esquerda, toda a planilha será
Nos sistemas operacionais Microsoft Windows, como o Windows XP, a interação direta (não gráfica) entre o usuário e o sistema operacional na qual ele pode criar e editar arquivos de lotes é proporcionada pelo uso do
No que concerne à segurança da informação, assinale a opção correta.
Um dispositivo de segurança que, uma vez instalado, controla e autoriza o tráfego de informação transferida entre redes e esconde os endereços IP( Internet Protoco) , para aumentar a privacidade, é conhecido como
Além do Microsoft Office Outlook, há outros programas clientes de correio eletrônico que podem ser utilizados num computador, exeto
Na Internet cada página tem um endereço único. Esses endereços são as URLs que são formados por:
O texto a seguir contextualiza a questão, que é baseada no aplicativo para escritório.
Aplicativos para escritório são muito importantes na atualidade. Existem aqueles que são pagos, como o Microsoft Office, da gigante de software Microsoft, como existem também os que são livres, os quais não é necessário nenhum tipo de licença para utilização. Como exemplos de softwares livres para escritório, podem ser citados o Google Docs, que tem a vantagem da edição online, assim como também existe o LibreOffice. Em relação ao LibreOffice, este possui aplicativos para edição de textos (Writer), planilha eletrônica (Calc), apresentação de slides (Impress), entre outros. O LibreOffice tem o seu próprio formato de arquivos (.odt, .ods, .odp etc.), mas também pode abrir e salvar documentos em todas as versões do Microsoft Office (.doc, .docx, .xls, .xlsx, .ppt, .pptx etc.). Efetuando uma comparação entre esses dois aplicativos mais conhecidos, Microsoft Office e LibreOffice, uma das coisas que pode chamar mais a atenção é o layout de cada um, pois os dois aplicativos possuem basicamente as mesmas funções, porém as disposições dos menus/comandos são diferentes entre eles.