Resolver o Simulado Nível Médio

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Secretariado

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Com relação ao armazenamento de alimentos e outros materiais, analise as afirmações a seguir, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os alimentos podem ser armazenados no mesmo local que os produtos de limpeza.
( ) Os alimentos devem ser guardados em prateleiras, afastados das paredes.
( ) As caixas com alimentos podem ser deixadas diretamente sobre o piso.

A classificação correta obtida, de cima para baixo, é:

  • A F, V, F.
  • B F, V, V
  • C V, F, V.
  • D V, V, F
  • E V, F, F
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O presidente de uma reunião ordinária solicita o registro documental, de forma resumida, do que se passou, foi dito e decidido na reunião. O documento será posteriormente rubricado em todas as folhas e assinado por todos os participantes.
O documento registrará data, horário e local da reunião, nominará os participantes presentes e as ausências justificadas, fará uma breve descrição, em ordem cronológica dos assuntos tratados, e registrará eventuais formalidades tais como votações e decisões.
Esse documento é denominado

  • A circular.
  • B memorando.
  • C ata.
  • D registro.
  • E pauta.
3

Na realização de um trabalho é necessário administrar bem o tempo. Assim, é importante definir a urgência do que será realizado durante o dia, estabelecendo os seguintes procedimentos:

I. analisar as tarefas a serem realizadas e hierarquizá-las.
II. reunir todo o material necessário para a realização da tarefa.
III. realizar a tarefa segundo o planejamento estabelecido.

Assinale:

  • A se somente o procedimento I estiver correto.
  • B se somente o procedimento II estiver correto.
  • C se somente os procedimentos I e III estiverem corretos.
  • D se somente os procedimentos II e III estiverem corretos.
  • E se todos os procedimentos estiverem corretos.
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Uma instituição precisa dispor de uma unidade de protocolo. Ela é necessária para receber e despachar os documentos que entram e saem da empresa. Nesse sentido, define(m)-se como “documento”

  • A todo material que é escrito ou fotografado, apenas, por uma pessoa da empresa.
  • B toda informação registrada em um suporte (papel, cd-rom, etc).
  • C as correspondências enviadas para os clientes, apenas.
  • D os de natureza financeira, apenas.
  • E os anexos de um despacho da presidência, apenas. ,
5

O Código de Ética do profissional de secretariado foi publicado no Diário Oficial da União em 07 de julho de 1989. No capítulo I o Código de Ética trata do(s) ou da(s):

  • A Princípios Fundamentais.
  • B Direitos.
  • C Deveres Fundamentais.
  • D Sigilo profissional.
  • E Relações entre profissionais secretários.
6

O tipo de estrutura organizacional que não possui unidade de comando é a

  • A linear.
  • B linha-staff.
  • C funcional.
  • D geográfica.
7

Para a utilização do leite durante suas atividades, assinale a alternativa que contém a informação correta

  • A O leite em pó pode ser diluído diretamente na água retirada da torneira, sem filtrar.
  • B O leite pasteurizado, comprado em saquinho plástico, não precisa ser fervido para utilização.
  • C O leite em caixinha, tipo longa vida, precisa ser fervido antes de seu uso.
  • D Após a fervura, qualquer leite pode ser guardado fora da refrigeração por mais de um dia.
  • E O leite longa vida, após aberto, deve ser guardado em geladeira
8

Uma boa organização do ambiente de trabalho é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades no dia a dia. Para isso, existem várias formas ou programas que auxiliam nessa organização do ambiente de trabalho. O programa que consiste basicamente na organização do ambiente, na sua manutenção e segurança, transformando-o em um ambiente harmonioso e limpo, é o

  • A 6 SIGMA
  • B TQC
  • C 5 S
  • D ISO
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No quesito etiqueta empresarial, o modo de vestir-se no ambiente de trabalho depende da cultura da empresa e do tipo de negócio em que o(a) funcionário(a) trabalha. Na dúvida, ele(ela) deve optar por roupas

  • A que estejam na moda.
  • B com cores chamativas.
  • C despojadas e confortáveis.
  • D conservadoras ou clássicas.
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Analise o fragmento a seguir.

O comportamento no trabalho está sujeito a regras de conduta – precisa ser adaptado e ajustado à vida profissional.”

A respeito das condutas a serem adotadas no ambiente de trabalho, relacione os itens a seguir.

1. Espírito de iniciativa
2. Colaboração
3. Discrição

( ) Condicionar o comportamento demostrando controle sobre as situações difíceis; ouvir sem replicar.
( ) Encontrar a melhor forma de desempenhar bem suas atribuições, buscando sempre maior aperfeiçoamento.
( ) Assumir uma atitude a fim de atingir os objetivos comuns do grupo de trabalho.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A 1 – 2 – 3
  • B 2 – 1 – 3
  • C 2 – 3 – 1
  • D 3 – 1 – 2
  • E 3 – 2 – 1
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Agendamento de reuniões entre pessoas da organização, clientes e fornecedores, bem como a elaboração de relatórios e outros documentos oficiais, além de anotações de compromissos diversos podem compor as atividades do dia a dia de um escritório. Para que essas atividades sejam desempenhadas adequadamente é necessário

  • A padronização e direção.
  • B decisão e fiscalização.
  • C recursos e regras.
  • D planejamento e controle.
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Toda informação para uma organização tem um custo. O que é conhecido como custo da transmissão da informação de um local para o outro é o custo de

  • A comunicação.
  • B processamento.
  • C recuperação.
  • D armazenagem.
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Você está organizando uma reunião importante entre membros da Assembleia Legislativa e convidados externos. As recomendações a seguir devem ser meticulosamente observadas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A A sala de reunião deve ser preparada com antecedência e deve ser mantida numa temperatura agradável. Devem estar disponíveis à mesa, blocos de papel, lápis e canetas para todos os participantes.
  • B Todos os equipamentos eletrônicos que serão usados (laptops, datashows, televisões, etc.) devem ser cuidadosamente verificados com antecedência.
  • C Se um interlocutor externo fizer uma ligação telefônica para um dos participantes, interrompa a reunião para anunciar a ligação e conduza o destinatário até o telefone.
  • D A rotina estabelecida para servir água, café e, eventualmente, sucos, deve ser bem discreta para não atrapalhar o andamento da reunião.
  • E Se convocado(a) para secretariar a reunião, sente-se à mesa quando e se for convidado(a), mantenha postura discreta e jamais emita opinião, a não ser quando expressamente estimulado a fazê-lo.
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O Programa 5s surgiu no Japão, na década de 50, no período pós-guerra. Denomina-se 5s em razão das cinco ações iniciadas pela letra “s” quando grafadas em japonês. Os 5s são: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (asseio/saúde) e Shitsuke (disciplina). No ocidente a prática dos “S” também é conhecida pelo nome de:

  • A Empowerment.
  • B Housekeeping.
  • C Downsizing.
  • D Benchmarking.
  • E Continuous improvement (melhoria contínua).
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O tempo é o recurso mais escasso e o mais valioso que existe. Agora já passou e não tem dinheiro no mundo que possa comprar esse minuto de volta. Aprender a administrar o tempo é uma das atividades do profissional de Secretariado Executivo. Em relação a esse tema, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A O planejamento diário, semanal e mensal é uma atividade para distribuir e utilizar eficientemente o tempo.
  • B Nas reuniões, é de extrema importância que cada participante fale algo para justificar sua presença, expondo que o tempo de cada um também é precioso.
  • C Nas tomadas de decisões, é preciso fixar prioridades para determinar quais problemas têm mais importância e delegar tarefas que possam ser executadas por outras pessoas.
  • D Na administração do tempo, é de extrema importância estabelecer objetivos para análise e definição de metas, visando ao reconhecimento das vantagens e à eliminação dos pontos fracos para que o profissional possa concentrar esforços nos gargalos.
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A amplitude administrativa está relacionada com a quantidade de

  • A colaboradores que um administrador deve ter.
  • B cargos que um administrador deve ter.
  • C chefes que um colaborador deve ter.
  • D atividades que um colaborador deve ter.
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Uma providência fundamental que o secretário deve sempre tomar é manter um follow-up atualizado e fisicamente bem organizado, pois nem todos os assuntos podem ser resolvidos imediatamente, mas não podem ser esquecidos ou arquivados. Em relação ao folow-up, analise as afirmativas a seguir.


I. O follow-up ajuda a organizar o acompanhamento das pendências e, para organizar o trabalho, o melhor é manter um arquivo de follow-up para correspondências gerais e outro para contas, recibos de pagamentos, etc.
II. O follow-up deve ser consultado semanalmente ou quinzenalmente para verificar pagamentos a serem feitos, cobranças a serem realizadas, respostas a serem dadas, consultas a serem feitas etc.
III. O follow-up é, num certo sentido, um arquivo de assuntos de menor relevância cujas soluções e encaminhamentos podem ser postergados.

Assinale
  • A se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C se as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D se as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E se as afirmativas II e III estiverem corretas.
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Laura e Júlia, Secretárias Executivas de duas diretorias de uma grande empresa, foram convidadas a participar de um programa de Gestão de Pessoas promovido pela organização para seus colaboradores. Ambas participarão de oficinas de trabalho, a primeira de um de treinamento e a segunda de um módulo de desenvolvimento. Confusas, querem saber se há diferenças entre as abordagens que justifiquem as salas separadas. Assinale a alternativa que esclarece a dúvida levantada.
  • A O treinamento busca melhorar o desempenho atual, e o desenvolvimento, o crescimento individual para novas habilidades e capacidades.
  • B Não há diferenças, foram encaminhadas para salas diversas como estratégia para ampliar a convivência dos colaboradores.
  • C A diferença é que Laura passará por capacitação técnica de informática e Júlia, de relações humanas, voltada para pequenas equipes.
  • D Não há diferença, ambas receberão informações estratégicas do ambiente em que a empresa está inserida para ajudá-las na agenda do dia.
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A comunicação não verbal, conhecida como linguagem por atos, consiste

  • A na utilização de itens físicos que transmitem mensagens.
  • B em movimentos corporais que não são especificamente destinados a substituir palavras, mas transmitem significados.
  • C no tom de voz utilizado para se fazer ser ouvido.
  • D na forma como o receptor transmite ao emissor a resposta à mensagem enviada.

Administração Geral

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As questões de motivação dos funcionários, no dia a dia da empresa, são de responsabilidade direta dos administradores envolvidos com a função

  • A planejamento.
  • B controle.
  • C organização.
  • D direção.

Arquivologia

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São exemplos de documentos de valor permanente:

  • A cartão de ponto e contrato de obra;
  • B contrato social e escritura de imóvel;
  • C folha de pagamento e contrato social;
  • D contra-cheque e escritura de imóvel
  • E cartão de ponto e contra-cheque.
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Um diretor do Centro de documentação de uma empresa orienta o arquivista recém-contratado quanto aos elementos que devem constar em todos os rolos de microfilmes, como as sinaléticas com imagem de abertura e encerramento, bem como um elemento que permite a realização de testes de qualidade.
Para a realização desses testes, é necessário utilizar um cartão de

  • A densidade
  • B reprodução
  • C restrição
  • D numeração
  • E resolução
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Processo que consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa que possibilitem a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de dados:

  • A arranjo.
  • B avaliação.
  • C classificação.
  • D descrição.
  • E gestão de documentos.
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Sobre o tema Tramitação de Processos, constituem rotinas indispensáveis

I. a indicação da unidade para a qual está sendo remetido o processo.

II. a atualização do número de folhas que contêm o processo no momento em que deixa a unidade.

III. o registro, de forma precisa e clara, das razões do encaminhamento do processo tais como: “para instruir”, “para dar parecer”, “para pagamento”, “para publicar”, “para autorizar”, “para empenhar”, “para arquivar”, “para consulta”, etc.

IV. a data da remessa.

É correto o que está contido em :

  • A I, II, III e IV.
  • B II e IV, apenas.
  • C I, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II e III, apenas.
25

Ao comparar documentos de arquivo com os produzidos pela chamada história oral, Henry Rousso afirma que tais fontes são bem diferentes.

Elas não são produzidas na mesma hora: uma é contemporânea dos fatos, a outra posterior; elas não têm as mesmas condições de abundância, já que nenhuma pesquisa oral, mesmo sistemática, pode rivalizar com a massa de documentos de todo tipo produzidos pelo mais insignificante organismo, sobretudo público; elas não têm as mesmas finalidades: uma é de caráter memorial, pretende ser um vestígio induzido, consciente e voluntário do passado; a outra é funcional antes de ser vestígio, tanto é verdade que ninguém pode prever com certeza se este ou aquele documento será conservado ou não, e por quanto tempo.

(O arquivo ou o indício de uma falta. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, 1996. p. 85-91)


Pode-se afirmar que

  • A quanto mais se afastam temporalmente dos fatos, as fontes conseguem refleti-los com maior isenção.
  • B os depoimentos orais são contemporâneos aos acontecimentos e, nessa medida, dignos de crédito.
  • C a seleção dos documentos de arquivo é programada antecipadamente, de modo a fornecer um legado patrimonial para o futuro.
  • D as fontes memoriais se caracterizam pela organicidade e naturalidade, sendo mais dignas de crédito que as demais.
  • E os documentos de arquivo não são produzidos com a intenção de servir de fonte para a história.
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Segundo o Conselho Nacional de Justiça, os documentos de guarda permanente, após digitalizados, devem ser:

  • A mantidos;
  • B eliminados após 10 anos;
  • C preservados, dependendo do assunto;
  • D preservados, dependendo da sentença;
  • E eliminados, dependendo da qualidade da digitalização.
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Pela Instrução Normativa no 30/2007, do Tribunal Superior do Trabalho, que trata da informatização do processo judicial, o Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC)

  • A permite o envio de petições destinadas ao Supremo Tribunal Federal.
  • B é serviço de uso obrigatório para as partes, advogados e peritos.
  • C suporta operações com arquivos JPG, TIF, GIF, PDF e EPS.
  • D delega aos usuários a responsabilidade pelo sigilo de sua assinatura digital.
  • E implica o fracionamento da petição em blocos de até três páginas.
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Com o objetivo de evitar os riscos provenientes da obsolescência tecnológica, é possível realizar uma técnica de simulação de determinado hardware ou software por intermédio de software, permitindo que um computador moderno possa executar programas antigos, desenvolvidos originalmente para outra plataforma.

Essa técnica é conhecida como

  • A espelhamento
  • B escalabilidade
  • C emulação
  • D partição
  • E reversão
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Uma empresa precisa estabelecer alguns princípios para arquivamento de seus documentos, já que o arquivo deve funcionar como o guardião das informações ali existentes. 
Os três elementos básicos que envolvem o arquivamento de documentos são:
  • A registro, emissor e receptor
  • B documento, local e mídia
  • C biblioteca, arquivo e fichas
  • D informação, suporte e documento
  • E armazenamento, quantidade e volume
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Com relação aos arquivos intermediários e permanentes, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os documentos de arquivo permanente possuem valor histórico, cultural ou científico.


( ) Os documentos de arquivo de caráter temporário (isto é, intermediários) não podem ser consultados pelos órgãos que os produziram.

( ) Os documentos de arquivo permanente podem ser consultados por terceiros.
  • A V/ F/ V
  • B V/ V/ F
  • C F/ V/ V
  • D V/ F/ F
  • E F/ F/ F
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A descrição arquivística é uma tarefa muito difícil e exige padrões específicos para o seu desenvolvimento. O CONARQ editou a Resolução no 28 que dispõe sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) onde são apresentadas várias orientações para uma eficiente descrição.

Além disso, com o propósito de facilitar a identificação de cada instituição, imprescindível em todos os níveis de descrição arquivística, a NOBRADE adotou uma norma específica para essa finalidade, e que deve ser utilizada pelo arquivista no momento da descrição, que é a

  • A CINEARQ
  • B CONEARQ
  • C NODEARQ
  • D PRODEARQ
  • E CODEARQ
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Para Belkin, a questão central não é estabelecer uma definição singular para a informação, mas conceitos em cuja pluralidade se poderiam identificar maneiras de ver e interpretar o fenômeno da informação. Com relação ao assunto apresentado, assinale a alternativa que indica o conceito de informação, no qual a ciência da informação se baseia em relação ao que um receptor pode aprender de um texto.

  • A Informação e incerteza.
  • B Informação semântica formal.
  • C Informação social e científica.
  • D Informação e tomada de decisão.
  • E Informação como fenômeno geral.
33
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


O enunciado acima diz respeito ao conceito de:


  • A organicidade.
  • B autoridade.
  • C incorporação.
  • D apensação.
  • E imprescritibilidade.
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Assinale a alternativa que apresenta uma classificação de arquivos, de acordo com as entidades criadoras ou mantenedoras.

  • A Arquivos federais; arquivos estaduais; e arquivos municipais
  • B Arquivos públicos; arquivos privados institucionais; e arquivos privados pessoais
  • C Arquivos correntes; arquivos temporários; e arquivos permanentes.
  • D Arquivos culturais; arquivos históricos; e arquivos econômicos
  • E Arquivos empresariais; arquivos eclesiásticos; e arquivos sociais.
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Ao receber os documentos para expedição, o Protocolo- Geral não deverá proceder da seguinte forma:

  • A verificar se as correspondências recebidas coincidem com o controle de expedição efetuado no sistema pela unidade organizacional.
  • B conferir o endereçamento.
  • C preencher o(s) formulário(s) específico(s) da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, quando necessário.
  • D expedir pelo Correio ou por outros meios, de acordo com as necessidades.
  • E expedir correspondência de caráter particular com especial atenção.
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O item ordenação, na análise tipológica, deve conter
  • A as séries componentes do fundo em causa.
  • B as entradas diversificadas da descrição de cada documento.
  • C os dados repetitivos dos tipos analisados.
  • D os tipos da mesma série.
  • E os fundos englobados em cada documento.
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Texto Introdutório para resolução da questão.


A gestão de documentos caracteriza-se pela administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos.
Diariamente milhares de documentos são produzidos e protocolados veiculando informações de grande valor e, após a consecução dos respectivos processos que lhes deram causa, permanecem arquivados e estão disponíveis para recuperação das informações e preservação da memória institucional.
A guarda de documentos é uma das funções em que a tecnologia da informação vem atuando com eficiência, no sentido de resolver uma questão crucial no mundo moderno: o espaço físico para armazenar, organizar e gerenciar dados e informações.

O Dicionário Brasileiro Globo, da Globo Editora - 44º Edição, define o vocábulo "Documento" como uma declaração escrita para servir de prova; título; demonstração; testemunho; confirmação. No meio empresarial são os papéis contendo informações que ajudam a tomar decisões, comunicam decisões tomadas, registram assuntos de interesse da organização ou do indivíduo. O documento que contém todos os detalhes e informações técnicas, padrões, especificações, tabelas etc., para a operação segura dos processos de trabalho a nível imediato, de curto prazo, é classificado como um documento de:

  • A nível estratégico.
  • B nível tático.
  • C nível operacional.
  • D nível intermediário.
  • E nível secundário.
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O conjunto de documentos que pertence a duas ou mais unidades territoriais, não podendo ser dividido sob pena da perda de sua integridade física e orgânica, denomina-se patrimônio

  • A aquivístico.
  • B aquivístico comum.
  • C aquivístico coletivo.
  • D aquivístico compartilhado.
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A qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados corresponde, de acordo com a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, ao conceito de

  • A primariedade.
  • B integridade.
  • C autenticidade.
  • D disponibilidade.
  • E confiabilidade.
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Assinale a alternativa que apresenta o que diferencia o arquivo de outros conjuntos documentais.

  • A A naturalidade de sua acumulação.
  • B A função cultural da sua origem.
  • C A coleção de documentos sobre o mesmo assunto.
  • D A acumulação exclusiva de documentos em suporte papel.
  • E O valor histórico como razão de sua produção.

Noções de Informática

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Considere as seguintes afirmativas sobre o Libre Office Writter:

I. É possível selecionar um texto com a utilização da tecla SHIFT juntamente com as teclas de movimentação do cursor.

II. Uma das maneiras de converter o texto selecionado em maiúsculas é pela opção Alterar Caixa do menu Ferramentas.

III. É possível copiar o estilo sublinhado de um texto selecionado com o uso do pincel de estilo.

IV. Para aumentar o recuo de um texto é essencial que ele esteja selecionado ou essa operação não poderá ser aplicada.

V. É possível inserir uma quebra de página em um texto pressionando as teclas ALT+ENTER.

Está correto o que consta APENAS em

  • A IV e V.
  • B I, II e III.
  • C II, III e V.
  • D I e III.
  • E III, IV e V.
42

Tem-se a planilha a seguir, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Um usuário selecionou todo conteúdo entre as células A1 e C8 e pressionou Ctrl+C. Assinale a alternativa que contém o nome da opção utilizada na janela Colar Especial para produzir o resultado a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Fórmulas e formatos de números.
  • B Multiplicar.
  • C Transpor.
  • D Validação.
  • E Formatos.
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Com relação a mensagens de correio eletrônico, assinale a opção correta.

  • A Para um usuário de nome Jorge que trabalhe em uma empresa comercial brasileira denominada Fictícia, estará correta a estrutura de endereço de email @bra.com.ficticia.jorge.
  • B O Microsoft Office não possui aplicativo que permita ao usuário lidar com mensagens de correio eletrônico.
  • C O recurso Cc (cópia carbono) permite o envio de cópia de uma mensagem de correio eletrônico a múltiplos destinatários.
  • D Só é possível enviar cópias de mensagens de correio eletrônico a múltiplos usuários caso todos eles tenham acesso à lista de todos os que receberão cópias.
  • E O programa Outlook Express 2003 possibilita a visualização de mensagens de correio eletrônico, mas não, a criação e o envio de mensagens.
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Leia as afirmativas sobre sistemas de armazenamento e assinale a alternativa correta.

I. O disco rígido é um equipamento confiável e de grande capacidade para armazenamento de dados,podendo chegar a até 4 TB em discos domésticos. Contudo, sua conexão ao computador só pode ser realizada através de uma interface IDE, o que torna o acesso as informações lento.

II. As SSDs (Solid State Drive) são mídias de armazenamento que se conectam ao computador através de uma interface SATA. Possuem um desempenho superior aos discos rigidos tradicionais e são bem mais velozes.

III. Discos hibridos são dispositivos que unem a velocidade de uma unidade SSD, armazenando os arquivos mais frequentemente usados e garantindo o acesso rápido a eles e um HD tradicional que armazena o restante dos dados.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

  • A I, II e III
  • B I e II
  • C II e III
  • D I e III
  • E II
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João foi designado para editar um documento no MS Word 2010 que deve ser formatado conforme ilustrado na figura a seguir.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Para definir como o texto é disposto ao redor do objeto selecionado, João deve usar o recurso:
  • A Quebra de Texto Automática;
  • B Posição;
  • C Alinhar Objetos;
  • D Direção do Texto;
  • E Cortar.
46

Sobre a Intranet é correto afirmar que:


  • A o acesso a rede é irrestrito, podendo ser acessada por qualquer funcionário ou cliente da empresa.
  • B é uma rede local baseada no protocolo TCP/IP, utilizada exclusivamente para compartilhamento de arquivos na empresa.
  • C é uma rede pública que utiliza navegadores para transmissão de dados.
  • D é uma rede privada que utiliza os serviços típicos da Internet em sua rede interna.
  • E é uma rede que permite acesso remoto de gerentes utilizando o padrão da Internet.
47

Observe a planilha a seguir, sendo editada no MS-Excel 2010, em sua configuração padrão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que contém o valor exibido na célula C1, após ser preenchida com a fórmula =MÉDIA(A2;B3)

  • A 1
  • B 2
  • C 3
  • D 4
  • E 5
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Ao utilizar o software de edição de planilhas Calc, considere que existem valores nas células A1 e B1 e que na célula C1 é realizada uma operação de divisão entre A1 e B1 (=A1/B1).

Ao invés de um valor numérico observamos uma mensagem de erro do tipo #VALOR!.

Com relação a essa mensagem, é correto afirmar:

  • A Está ocorrendo uma divisão por zero.
  • B Significa que um valor não está disponível para uma função ou fórmula.
  • C Significa que o Excel não conseguiu identificar algum texto na composição de sua fórmula.
  • D Indica que o valor resultante é muito grande para o espaço disponível na célula e esta precisa ser redimensionada.
  • E Foram encontrados tipos diferentes de dados na fórmula. Uma possibilidade seria a mistura de dados numéricos com valores textuais.
49

Considere que você possui 2 pastas com vários arquivos cada e precise transportar esses arquivos em um pendrive, uma das pastas ocupará o espaço total de 2 Gigabytes e a outra 4000 Megabytes, considere também que você não poderá utilizar nenhuma forma de compactação de arquivos para essa tarefa, assinale a alternativa que apresenta uma quantidade de espaço livre necessária no pendrive para fazer esta cópia:

  • A 8 Megabytes.
  • B 6 Kilobytes.
  • C 8 Gigabytes.
  • D 6 Megabytes.
50

Aos computadores, são integrados diversos dispositivos: uns que são utilizados exclusivamente na entrada, outros exclusivamente na saída e um terceiro tipo que é empregado tanto na entrada como na saída de dados, dependendo do momento em que são utilizados. Neste contexto, dois dispositivos que são utilizados exclusivamente na entrada de dados são:

  • A teclado e plotter
  • B teclado e scanner
  • C scanner e plotter
  • D pendrive e scanner
  • E pendrive e plotter
51

Ao se digitar o valor 650,45 em uma célula formatada com R$ #.##0;-R$ #.##0, o MS-Excel 2010 exibe o seguinte resultado:

  • A R$ 6.504; –R$ 6.504
  • B R$ 6.500; –R$ 6.500
  • C R$ 6.504,5
  • D R$ 650,45
  • E R$ 650
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Ao usar o Windows Explorer como ambiente gráfico nos sistemas operacionais Windows XP BR, um agente penitenciário acessou a pasta C:\SEJAP_MA e executou o atalho de teclado Ctrl + A, com a finalidade de

  • A classificar em ordem alfabética todos os arquivos armazenados na pasta C:\SEJAP_MA.
  • B mover os arquivos armazenados na pasta C:\SEJAP_MA para a pasta C:\BACKUP.
  • C transferir os arquivos armazenados na pasta C:\SEJAP_MA para a Lixeira.
  • D selecionar todos os arquivos armazenados na pasta C:\SEJAP_MA.
  • E deletar todos os arquivos armazenados na pasta C:\SEJAP_MA.
53

Na ferramenta Microsoft Office Excel 2003 (configuração padrão), ao clicar com o botão esquerdo do mouse no quadrado do cruzamento do cabeçalho de colunas com o de linhas localizado na parte superior esquerda, toda a planilha será

  • A excluída.
  • B ocultada.
  • C duplicada.
  • D selecionada.
  • E redimensionada.
54
Daniela abriu um documento no MS Word 2010 que estava gravado com o nome “Relatório 1", fez alterações no texto e utilizou o comando “Salvar como". Na tela aberta por esse comando, que indaga a localização e o título do arquivo a ser gravado, Daniela digitou o nome “Relatório 1 v2". Daniela então continuou a fazer alterações no texto do documento aberto e finalmente acionou o comando “Salvar".
Está correto concluir que o arquivo que contém o texto original, com todas as alterações efetuadas por Daniela, tem por título:
  • A Relatório 1;
  • B Cópia de Relatório 1;
  • C Relatório 1 v2;
  • D Relatório 1 v3;
  • E Cópia de Relatório 1 v2.
55

Nos sistemas operacionais Microsoft Windows, como o Windows XP, a interação direta (não gráfica) entre o usuário e o sistema operacional na qual ele pode criar e editar arquivos de lotes é proporcionada pelo uso do

  • A teclado virtual
  • B windows update
  • C microsoft access
  • D prompt de comando
  • E windows movie maker
56

No que concerne à segurança da informação, assinale a opção correta.

  • A Para garantir o maior nível de segurança possível, recomenda- se sempre utilizar conta de administrador em detrimento da conta de usuário comum, uma vez que esta, devido ao seu nível de privilégios, é vulnerável a ataques.
  • B Recomenda-se armazenar os dados sensíveis de um computador em formato descriptografado para que a recuperação possa ser mais rápida; manter becapes redundantes, ou seja, várias cópias, para evitar perder seus dados; e configurar os becapes para que sejam realizados manualmente, garantindo-se que somente arquivos vitais sejam incluídos
  • C O worm, que é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, envia cópias de si mesmo para outros computadores e executa essa ação de forma diferente da realizada pelo vírus, não se propagando por meio da execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
  • D O spyware é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação que permitem que o computador invadido seja controlado remotamente por meio de propagandas indesejadas, em um processo de infecção semelhante ao dos vírus, embora necessite ser executado ou acionado para se instalar nos programas.
  • E As redes sociais são vulneráveis, sujeitas a invasão de privacidade, vazamento de informação e phishing, entretanto elas são imunes à instalação de programas maliciosos
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Um dispositivo de segurança que, uma vez instalado, controla e autoriza o tráfego de informação transferida entre redes e esconde os endereços IP( Internet Protoco) , para aumentar a privacidade, é conhecido como

  • A firewall.
  • B cookie.
  • C bridge.
  • D router.
  • E switch.
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Além do Microsoft Office Outlook, há outros programas clientes de correio eletrônico que podem ser utilizados num computador, exeto

  • A Windows Live Mail.
  • B Pegasus Mail.
  • C Mozilla Thuderbird.
  • D Firefox.
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Na Internet cada página tem um endereço único. Esses endereços são as URLs que são formados por:

  • A Rede://protocolo.tipo do domínio.domínio.país
  • B Rede://protocolo.domínio.tipo do domínio.país
  • C Protocolo://domínio.rede.tipo do domínio.país
  • D Protocolo://rede.domínio.tipo do domínio.país
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O texto a seguir contextualiza a  questão, que é  baseada no aplicativo para escritório.

Aplicativos para escritório são muito importantes na atualidade. Existem aqueles que são pagos, como o Microsoft Office, da gigante de software Microsoft, como existem também os que são livres, os quais não é necessário nenhum tipo de licença para utilização. Como exemplos de softwares livres para escritório, podem ser citados o Google Docs, que tem a vantagem da edição online, assim como também existe o LibreOffice. Em relação ao LibreOffice, este possui aplicativos para edição de textos (Writer), planilha eletrônica (Calc), apresentação de slides (Impress), entre outros. O LibreOffice tem o seu próprio formato de arquivos (.odt, .ods, .odp etc.), mas também pode abrir e salvar documentos em todas as versões do Microsoft Office (.doc, .docx, .xls, .xlsx, .ppt, .pptx etc.). Efetuando uma comparação entre esses dois aplicativos mais conhecidos, Microsoft Office e LibreOffice, uma das coisas que pode chamar mais a atenção é o layout de cada um, pois os dois aplicativos possuem basicamente as mesmas funções, porém as disposições dos menus/comandos são diferentes entre eles.

No aplicativo de planilha eletrônica do LibreOffice, o Calc, assim como os outros aplicativos dessa suíte, são utilizadas barras, onde estão localizados diversos comandos e funções. No Calc, uma dessas barras possui: Nome e tamanho da fonte, Negrito, Itálico e Sublinhado, Alinhamento à esquerda, ao centro, à direita e justificado, entre outros comandos.
Essa barra está apresentada em:
  • A Status.
  • B Objetos.
  • C Funções.
  • D Fórmulas.