Resolver o Simulado Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Auxiliar em Administração - IDECAN - Nível Fundamental

0 / 50

Administração Geral

1
Segundo Chiavenato, “enriquecimento de cargos significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar ao ocupante satisfação intrínseca”. São vantagens do enriquecimento do cargo, EXCETO:
  • A Desempenho de alta qualidade.
  • B Elevada satisfação com o trabalho.
  • C Elevado absenteísmo no trabalho.
  • D Elevada motivação intrínseca do trabalho.
  • E Diminuição da rotatividade de ocupantes do cargo.
2
Uma  das  funções  administrativas  denomina-se  organização  e  compreende  as  formas  de  estruturação  interna  das  organizações. O processo de organização compreende as seguintes atividades, EXCETO:
  • A Ordenação dos trabalhos internos.
  • B Mobilização de pessoas e equipes.
  • C Coordenação de atividades e tarefas.
  • D Alocação dos recursos organizacionais.
  • E Estabelecimento de metas e objetivos.
3

“Nesse tipo de estrutura organizacional, a principal característica é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, decorrente do princípio da unidade de comando.”

(Idalberto Chiavenato. Teoria Geral da Administração. Vol. 1. São Paulo: McGraw Hill, Makron Books, 1993.)

Assinale a alternativa que define qual o tipo de estrutura organizacional a que o autor se refere.

  • A Staff.
  • B Linear.
  • C Gerencial.
  • D Funcional.
  • E Operacional.
4
No campo da Ciência da Administração, é correto afirmar que resiliência se refere a(ao)
  • A um conceito avesso ao pensamento conservador.
  • B característica das pessoas dinâmicas e inovadoras.
  • C capacidade de orientar-se para as mudanças externas.
  • D principal fator de sobrevivência das organizações adaptativas.
  • E capacidade de enfrentar situações difíceis e de resistir à mudança.
5
Segundo Chiavenato, “o modelo contingencial se baseia em 5 dimensões que todo cargo deve possuir em maior ou menor grau”. Marque a alternativa que associa corretamente a dimensão e o respectivo conceito.
  • A Variedade: refere-se ao conhecimento do impacto que o cargo provoca na atividade organizacional.
  • B Permanência: diz respeito à estabilidade necessária para que a pessoa execute adequadamente o cargo.
  • C Identidade com as tarefas: relaciona-se com a possibilidade de a pessoa realizar integralmente uma tarefa.
  • D Autonomia: refere-se ao grau de informação que a pessoa recebe para avaliar a eficiência de seus esforços.
  • E Retroação: diz respeito ao grau de independência e de critério pessoal que a pessoa tem para executar uma tarefa.
6
“Liderar é conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum, de acordo com uma visão do futuro, baseada num conjunto coerente de ideias e princípios.” Sobre características do líder, assinale a alternativa correta.
  • A Ser aprendiz perpétuo.
  • B Criar confiança por meio do posicionamento.
  • C Comunicar a nova visão da empresa a todos os liderados.
  • D Estabelecer um nível de poder para exercer a liderança autocrática.
  • E Desenvolver uma imagem mental de um estado futuro possível e desejável da organização.
7
O  controle,  como  atividade  administrativa,  permeia  toda  a  organização,  podendo  ser  exercida  antes,  depois  ou  durante a execução das atividades. Segundo Chiavenato, o controle é prévio quando 
  • A estabelece padrões.
  • B avalia o desempenho.
  • C mensura os resultados.
  • D avalia os fins alcançados.
  • E verifica o fluxo de trabalho.
8
A PCF (Process Classification Framework) é uma arquitetura para a melhoria de processos. Possui duas camadas ou categorias de processos conhecidos como processos operacionais e processos de gerência e de serviços de apoio. Sobre tais classificações, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Processos operacionais. ( ) Desenvolver e gerenciar capital humano.
&nbsp( ) Gerenciar recursos financeiros.
2. Processos de gerência e de serviços de apoio. ( ) Desenhar e desenvolver produtos e serviços.
( ) Gerenciar relacionamentos externos.
( ) Entregar produtos e serviços.
( ) Adquirir, construir e gerenciar propriedade.

A sequência está correta em
  • A 1,1,2,1,2,1.
  • B 1,2,1,1,2,2.
  • C 1,2,2,1,2,1.
  • D 2,1,2,1,1,2.
  • E 2,2,1,2,1,2.
9
“Estrutura organizacional, que tira o máximo proveito da especialização de seus integrantes, tem a tendência de reduzir custo, facilitar a coordenação dentro da função, favorecer a centralização e facilitar a projeção da liderança por toda a organização.” Trata-se da estrutura
  • A funcional.
  • B por serviço.
  • C por produto.
  • D por clientela.
  • E por área geográfica.
10

A legitimidade da ação governamental pode ser incrementada quando uma organização governamental mostra seus resultados de forma mensurável. Uma organização, por meio de medidas de performance, é forçada a formular alvos para vários programas para os quais é responsável e estabelecer o período no qual os alvos devem ser alcançados. Os sistemas de avaliação e medição devem fazer parte do processo de gestão. O Balanced Scorecard (BSC) proporciona a medição, o monitoramento e o controle dos resultados da estratégia através de um painel balanceado de indicadores de desempenho, que se refere a quatro dimensões que devem ser trabalhadas pelas organizações, dentre elas,

  • A a perspectiva de aprendizado: pessoas, informação e organização.
  • B a avaliação do nível de atendimento atual em relação às expectativas.
  • C forças e fraquezas da organização e oportunidades e ameaças que a envolvem.
  • D a identificação de futuros possíveis, de fatos portadores de futuro, de suas probabilidades e de seus impactos.
  • E a identificação de melhores práticas de organizações similares, o estudo dessas práticas e a verificação das possibilidades de adoção das mesmas.
11
Quanto à função de organização, analise as atividades.

I. Estabelecimento de planos financeiros.
II. Alocação dos recursos organizacionais.
III. Coordenação de atividades e tarefas.
IV. Ordenação dos trabalhos internos.
V. Estabelecimento de metas e objetivos.

Segundo Chiavenato, integram o processo de organização apenas as alternativas
  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C I, III e V.
  • D I, IV e V.
  • E II, III e IV.
12
“A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutura organizacional. A especialização ou estruturação horizontal  conduz aos níveis de hierarquia e a especialização vertical conduz a áreas de departamentalização ou divisionalização.”  Baseado em Chiavenato, a afirmativa anterior é 
  • A verdadeira.
  • B falsa, pois a estrutura vertical conduz, apenas, à divisionalização.
  • C falsa, pois a estrutura vertical conduz, apenas, à departamentalização.
  • D falsa, pois a especialização horizontal não produz os níveis de hierarquia.
  • E falsa, pois definir a estrutura organizacional é tarefa da função de planejamento.
13
*De acordo com os fundamentos da organização segundo Chiavenato, responda à  questão. 

Acerca das organizações achatadas ou horizontalizadas, é correto afirmar que  
  • A há mais níveis administrativos que nas organizações piramidais.
  • B as decisões tendem a ser mais demoradas que nas organizações altas.
  • C há mais oportunidades para promoções que nas organizações verticalizadas.
  • D a comunicação sofre menos distorções que nas organizações altas ou verticalizadas.
  • E os funcionários possuem menos autonomia, já que o poder de decisão manifesta-se no topo da pirâmide.
14
Uma empresa está ampliando sua área de atuação. Precisa expandir para outros estados seus produtos, que está tendo grande aceitação no mercado. Para que haja uma melhor definição de responsabilidade, autoridade, comunicação e decisões nas novas unidades, deverá adotar a estrutura
  • A matricial.
  • B funcional.
  • C por clientes.
  • D por produtos ou serviços.
  • E territorial (ou por localização geográfica).
15
A função de controle nas organizações liga‐se ao estabelecimento de padrões de qualidade e mensuração dos resultados alcançados pela organização. Segundo Chiavenato, são características de um sistema eficaz de controle, EXCETO:
  • A Foco nas penalidades e punições.
  • B Orientação estratégica para resultados.
  • C Flexibilidade diante de novas situações.
  • D Imparcialidade e impessoalidade da atuação.
  • E Clareza e objetividade dos padrões desejados.
16

A Teoria Neoclássica da Administração é concebida como um processo de aplicação de princípios e de funções para o  alcance  dos  objetivos  organizacionais.  Neste  processo,  é  essencial  que  as  várias  funções  do  administrador  sejam  consideradas  como  um  todo.  Quando  visualizadas  em  sua  abordagem  total,  essas  funções  formam  o  processo  administrativo. Sobre as funções que compõem o processo administrativo, assinale a alternativa INCORRETA. 

  • A Visão: definição da razão de ser da organização, da sua existência e, principalmente, onde ela quer chegar.
  • B Planejamento: decisão sobre os objetivos. Definição de planos para alcançá-los. Programação das atividades.
  • C Direção: preenchimento dos cargos. Comunicação, liderança e motivação do pessoal. Direção para os objetivos.
  • D Organização: recursos e atividades para atingir os objetivos: órgãos e cargos. Atribuição de autoridade e responsabilidade.
  • E Controle: definição de padrões para medir desempenho, corrigir desvios ou discrepâncias e garantir que o planejamento seja realizado.
17
Considerando os tipos organizacionais propostos por Mintzberg, a Administração Pública é predominantemente configurada como organização:
  • A Missionária – ideologia.
  • B Máquina – tecnoestrutura.
  • C Inovadora – assessoria de apoio.
  • D Profissional – núcleo de operação.
  • E Empreendedora – vértice estratégico.
18
Sobre as diferenças entre planos estratégicos e operacionais, relacione adequadamente as colunas.

( ) Visa à eficácia.
1. Plano estratégico. ( ) Tende a ser de longo prazo.
&nbsp( ) Visa à otimização dos recursos util
2. Plano operacional. &nbsp( ) É indicativo; não desce a detalhes.
( ) É elaborado pelas gerências média
( ) Tende a ser detalhado.

A sequência está correta em
  • A 1, 1, 1, 2, 2, 2.
  • B 1, 1, 2, 1, 2, 2.
  • C 1, 2, 2, 1, 2, 1.
  • D 2, 1, 2, 2, 1, 1.
  • E 2, 2, 1, 1, 1, 2,
19
Quanto  aos  tipos  de  planejamento  em  função  de  curto, médio  e  longo  prazos,  assinale  a  alternativa  em  que  os  conceitos de planejamento estão corretamente relacionados. 
  • A Tático: sintético e detalhado; longo prazo; aborda cada tarefa separadamente.
  • B Estratégico: genérico e sintético; curto prazo; aborda a organização como um todo.
  • C Operacional: sintético e analítico; médio prazo; aborda cada tarefa separadamente.
  • D Estratégico: detalhado e analítico; longo prazo; aborda cada unidade organizacional.
  • E Tático: menos genérico e mais detalhado; médio prazo; aborda cada unidade organizacional.
20
“Mais recentemente, a teoria administrativa percebeu que todas as organizações vivem dentro de um complexo contexto caracterizado por uma multiplicidade de outras organizações.” Em relação às organizações e ao ambiente, é correto afirmar que
  • A a teoria de sistemas na administração destacou que as organizações são autônomas e livres em seu funcionamento.
  • B Frederick Taylor foi um teórico que dedicou seus estudos à relação das organizações com o meio ambiente organizacional.
  • C a teoria da contingência sustentou que as organizações bem-sucedidas são aquelas capazes de se adaptar continuamente às demandas ambientais.
  • D uma das características dessa corrente de pensamento é a visão de unidade, já que a organização deve ser vista como uma árvore isoladamente.
  • E a teoria estruturalista entrou em conflito com as teorias que dão ênfase ao ambiente, já que as organizações sobrevivem quando priorizam a estrutura interna.

Administração Pública

21

“Determinado servidor público federal dirigiu requerimento a determinada autoridade. O requerimento foiapreciado e indeferido pela autoridade competente.” Nos termosdo regime jurídico dos servidores públicos civis da União, no que tange ao direito de petição, analise.

I. O servidor, caso desejar recorrer, deverá protocolar o recurso no prazo máximo de 90 dias, contados daciência do indeferimento do pedido inicial.

II. A prescrição do direito de recorrer será interrompida no caso de o servidor apresentar pedido de reconsideração no prazo legal.

III. Caso recorra, o servidor deverá encaminhar o recurso por intermédio da autoridade máxima do órgão competente para decidir.

IV. O recurso interposto pelo servidor poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente para decidir.

V. No caso de indeferimento de um pedido de reconsideração, o servidor poderá renová-lo ou interpor recurso hierárquico.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A II e IV
  • B IV e V.
  • C I, II e III.
  • D I, III e V.
  • E II, IV e V.

Direito Administrativo

22
Para que a licença requerida pelo servidor seja deferida é necessário que este preencha requisitos exigidos pela lei. Diante do exposto, é correto afirmar que
  • A a licença para acompanhar o cônjuge será por prazo determinado e sem remuneração.
  • B ao servidor convocado para o serviço militar não será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.
  • C o servidor não terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.
  • D poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.
  • E no deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, não poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo.

Administração Pública

23

A Lei Federal nº 8.112/90 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Considerando as normas relativas ao regime disciplinar, analise as afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. “Ao servidor federal, é vedado participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, e exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário."

LOGO

II. “É vedada a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros."

Assinale a alternativa correta.

  • A As duas afirmativas são falsas.
  • B A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • C A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma consequência da primeira.
  • E As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é consequência da primeira.

Direito Administrativo

24
A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão. A pena de suspensão NÃO pode exceder o prazo de
  • A 30 dias.
  • B 60 dias.
  • C 90 dias.
  • D 120 dias.
  • E 150 dias.
25
Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo. NÃO será avaliada:
  • A Disciplina.
  • B Assiduidade.
  • C Produtividade.
  • D Responsabilidade.
  • E Capacidade mental.

Administração Pública

26

A Lei Federal nº 9.784/99 dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Quanto à contagem de prazos prevista na norma, analise as afirmativas, considerando que as datas apresentadas sejam dias úteis.

I. Um prazo de um ano, que comece a correr em 13.03.2014, vencerá em 12.03.2015.

II. A contagem do prazo de um mês equivale à contagem do prazo de 30 dias.

III. Um prazo de um mês, que comece a correr em 31/01/2015, vencerá em fevereiro de 2015.

IV. Os prazos nos processos administrativos, em regra, ficam suspensos nas férias de janeiro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A III.
  • B I e II.
  • C I e IV
  • D II e IV.
  • E III e IV.
27

A Comissão Nacional de Energia Nuclear deve observar as normas previstas na Constituição Federal vigente, no que tange ao Capítulo referente à administração pública. De acordo com o texto constitucional, a remuneração do servidor público federal deve limitar-se a um teto constitucional. Considerando esse teto constitucional remuneratório, analise as afirmativas.

I. Os servidores públicos efetivos da Comissão Nacional de Energia Nuclear não podem receber remuneração maior que o subsídio do Presidente da República.

II. A verba que o servidor público efetivo receber a título de indenização será computada para fins de limitação ao teto constitucional remuneratório.

III. Caso um servidor público acumule licitamente dois cargos efetivos federais, as remunerações de ambos os cargos serão computadas para fins do limite constitucionalremuneratório.

IV. Um professor federal aposentado, que acumule os proventos com a remuneração de um cargo de Analista na Comissão Nacional de Energia Nuclear, estará sujeito ao teto remuneratório de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A II
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D II e IV
  • E III e IV.

Administração Financeira e Orçamentária

28
“No orçamento público, a publicidade dos quadros orçamentários não é imperativo suficiente para aprovação por parte do Poder Legislativo. Sem descuidar das exigências da técnica orçamentária, especialmente em matéria de classificação das receitas e despesas, o orçamento deve ser claro e compreensível para qualquer indivíduo.” Trata‐se do Princípio do(a)
  • A Clareza.
  • B Unidade.
  • C Equilíbrio.
  • D Exclusividade.
  • E Universalidade.

Direito Administrativo

29
“Júlio é servidor público federal estável e, em razão de denúncia de suposta falta praticada, foi demitido do cargo que ocupava. Inconformado, Júlio recorre ao Poder Judiciário e consegue decisão favorável ao seu pleito, determinando a anulação do ato demissional por ausência de regular processo administrativo.” Neste caso, é correto afirmar que Júlio será
  • A aproveitado em novo cargo.
  • B reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.
  • C nomeado e empossado no cargo que ocupava.
  • D removido para o cargo anteriormente ocupado.
  • E reintegrado com o ressarcimento de todas as vantagens.

Direito Penal

30

O art. 319 do Código Penal brasileiro, que trata sobre os tipos de conduta que configuram crime contraa Administração pública, dispõe um dos referidos crimes: “Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”. A pena prevista no Código Penal para a prática do crime descrito anteriormente é:

  • A Reclusão, de 2 a 5 anos, e multa.
  • B Reclusão, de 3 a 8 anos, e multa
  • C Reclusão, de 2 a 12 anos, e multa.
  • D Detenção, de 3 meses a um ano, e multa.
  • E Detenção, de 6 meses a 2 anos, ou multa.

Administração Pública

31
Na diferenciação entre administração pública e privada, se destaca o imperativo de o gestor ser sensível e observar, em cada caso, especificidades dos campos. Ao tratar do tema da distinção entre administração pública e privada, está se referindo ao aspecto de que
  • A o interesse público não difere do privado, já que os dois devem atender ao interesse de qualquer grupo.
  • B os dirigentes de organizações públicas prestam contas aos cidadãos e eleitores, e não a um grupo específico.
  • C a Constituição Federal garante o tratamento seletivo que é essencial para sustentar a lucratividade das empresas.
  • D o governo existe para atender aos interesses individuais, ao passo que as empresas visam os interesses da sociedade.
  • E o governo detém a autoridade suprema dentro da administração pública e as empresas detêm a autoridade suprema no setor privado.
32

Considere a hipótese de um servidor federal vir a ser condenado pela prática de ato de improbidade administrativa que configure enriquecimento ilícito. Nos termos da Lei Federal nº 8.429/92, dentre outras penalidades, o servidor estará sujeito a

  • A suspensão dos direitos políticos por 8 a 10 anose multa civil de até cem vezes a remuneração do agente.
  • B suspensão dos direitos políticos por 5 a 8 anos e proibição de contratar com o poder público por 8 a 10 anos
  • C ressarcimento integral do dano, multa civil de até três vezes o acréscimo patrimonial e perda da função pública.
  • D perda dos direitos políticos e proibição de contratar ou receber incentivos creditícios do poder público por10 anos.
  • E ressarcimento ao erário, multa civil de até duasvezes o dano ao erário e proibição de contratar com o poder público por 5 anos.
33

É importante para a gestão das organizações públicas o estudo da estrutura formal, devido, principalmente, às restrições impostas pela dimensão da realidade organizacional ao comportamento das pessoas nesse ambiente de trabalho. Tanto a divisão do trabalho quanto as relações de coordenação são elementos estruturais da organização e influenciam o formato organizacional. As organizações são uma combinação de vários formatos, mas se pode identificar a predominância de um deles. Quando a burocracia mecanizada é o principal formato, destacam-se

  • A os especialistas com sólida formação técnica
  • B a formalização, a padronização, a especialização, a divisão do trabalho e o controle como traço característico fundamental.
  • C os atributos orgânicos (fluidez, flexibilidade e adaptação), com simplicidade e reduzido grau de diferenciação e divisão do trabalho.
  • D a absorção de traços da burocracia profissional e o imperativo de atender às diferentes demandas integradas, cada uma das quais dotada de determinado nível de autonomia.
  • E os ambientes mais dinâmicos e complexos, assim como as demandas pontuais ou sistêmicas, definidos pela reduzida formalização de comportamento, orientada para a consecução de projetos específicos.

Administração Geral

34
Sendo objeto de destaque na gestão do setor público, a cultura organizacional costuma ser levada em consideração quando se trata dos esforços de explicar os fenômenos disfuncionais na administração pública. A cultura de uma organização pode ser definida, resumidamente, como o conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que a particularizam frente às demais. Sob o ponto de vista dos agentes ingressantes na organização, a cultura organizacional pode representar uma barreira em face da reação refratária dos mesmos, que explica
  • A a adesão plena aos padrões culturais, incorporando valores, crenças e símbolos inerentes à cultura organizacional.
  • B uma situação composta contemplando componentes de ajuste aos padrões culturais e de transformação da cultura organizacional.
  • C uma posição intermediária do servidor ingressante e da organização e demais membros, que conjuga transformação e adaptação mútua.
  • D as características de personalidade e de interesses pessoais, próprios da estratégia de inclusão estruturada pelo servidor ingressante.
  • E a posição diametralmente oposta em relação à cultura organizacional na fase de ingresso, podendo resultar na manutenção do convívio em isolamento.

Direito Administrativo

35
Como regra geral, o texto constitucional veda a acumulação de cargos públicos. Isso significa que determinada pessoa não pode tomar posse em dois cargos, mesmo tendo compatibilidade de horários. Vale ressaltar que é vedada também a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas. Ocorre que a Constituição Federal admite algumas exceções. Assinale a alternativa que admite as referidas exceções.
  • A A de três cargos de professor.
  • B A de um cargo de profissional de saúde com outro técnico.
  • C A de um cargo de professor com outro técnico ou científico.
  • D A de dois cargos de professor com outro técnico ou científico.
  • E A de três cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

Administração Pública

36

A Constituição Federal vigente, nos termos dos arts. 37 ao 41, estabelece normas de observância obrigatória pela Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Considerando essas normas, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. “A Comissão Nacional de Energia Nuclear sujeita-se aos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência."

PORQUE

II. “A Comissão Nacional de Energia Nuclear é um órgão público integrante da Administração Pública Federal Direta."

Assinale a alternativa correta.

  • A As duas afirmativas são falsas.
  • B A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • C A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa
  • D As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
  • E As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Ética na Administração Pública

37
Nos termos do Decreto Federal nº 1.171/94, assinale a alternativa que NÃO descreve um dos deveres fundamentais dos servidores públicos.
  • A Apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
  • B Jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.
  • C Ser, em função do espírito de solidariedade e companheirismo que deve permear as relações internas do serviço público, conivente com erro ou infração ao Código de Ética de sua profissão.
  • D Abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
  • E Exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.

Administração Pública

38

A Constituição de 1988 contém, no Título III que trata da “Organização do Estado”, um capítulo específico sobre Administração Pública – o capítulo VII. No primeiro dispositivo (art. 37) institucionalizou, em âmbito constitucional, a classificação da Administração Pública em duas modalidades: administração direta e indireta. A Administração Pública Direta inclui os serviços desempenhados pelos(as)

  • A Autarquias, que são serviços autônomos, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios.
  • B Entes da Federação (União, Estados e Municípios), que possuem personalidade jurídica própria e patrimônio próprio.
  • C Empresas Públicas, que são dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, para a exploração de atividades econômicas que o governo seja levado a exercer.
  • D Fundações, que são dotadas de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.
  • E Sociedades de Economia Mista, que são dotadas de personalidade jurídica de direito privado, para exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da administração indireta.

Administração Financeira e Orçamentária

39
A  classificação  institucional  agrupa  as  despesas  conforme  as  instituições  autorizadas  a  realizá-las,  relacionando  os órgãos da administração pública direta ou indireta responsáveis pela dotação aprovada. São consideradas vantagens  dessa classificação institucional, EXCETO: 
  • A Refere-se ao ponto de partida para a contabilização de custos dos vários serviços.
  • B Permite identificar a unidade responsável pela execução das despesas de determinado programa.
  • C Permite comparação entre os diversos órgãos, quanto ao volume de despesa autorizada/executada.
  • D Combinada com a Classificação Funcional e com a Estrutura Programática, focaliza em detalhes a responsabilidade pela execução do programa.
  • E Tende a gerar rivalidades entre as diferentes instituições na obtenção de recursos quando da preparação do orçamento e da sua aprovação pelo Legislativo.

Administração Pública

40
“Joaquim é motorista de uma sociedade de economia mista prestadora de serviços públicos, integrante da administração pública municipal. Em determinada manhã, durante o horário de trabalho, em razão de uma distração enquanto trafegava com o veículo de trabalho, Joaquim acaba por abalroar o veículo de Antônio, causando-lhe prejuízos de ordem patrimonial.” Neste caso, considerando as regras sobre responsabilidade civil constitucionalmente previstas, assinale a alternativa correta.
  • A Para que Antônio tenha o dano ressarcido, terá que demonstrar que Joaquim agiu de forma imprudente, ou seja, deverá comprovar a existência de culpa.
  • B Neste caso, a sociedade de economia mista, pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviço público, responderá objetivamente pelos prejuízos causados por Joaquim.
  • C No caso em tela, não há que se falar em responsabilidade objetiva, vez que, embora seja integrante da administração pública municipal, a sociedade de economia mista não é pessoa jurídica de direito público.
  • D Antônio só poderá exigir o ressarcimento do prejuízo em face de Joaquim, pois no caso em apreço verificou-se que o dano decorreu de imprudência do motorista, e não da atividade de prestação de serviço público.
  • E Caso a sociedade de economia mista seja condenada a ressarcir os prejuízos de Antônio, não poderá demandar o valor pago em face de Joaquim, já que a sociedade deve arcar com os riscos de sua atividade econômica.

Administração de Recursos Materiais

41
*Baseado nos conceitos fundamentais de gestão de materiais e Administração Pública, responda à questão. 

Assinale a alternativa em que a gestão de materiais em uma organização privada difere-se da gestão de materiais na  Administração Pública. 
  • A Comparação de preços por meio de pesquisa de mercado.
  • B Especificação da compra conforme a necessidade da organização.
  • C Identificação de quando comprar, conforme a necessidade da organização.
  • D Decisão quanto ao quantitativo e à qualidade desejável dos bens a serem adquiridos.
  • E Escolha pessoal dos fornecedores mediante critérios de conveniência e oportunidade.
42
*Baseado nos conceitos fundamentais de gestão de materiais e Administração Pública, responda à questão. 

Assinale a alternativa correta acerca da classificação usual de bens.
  • A Material improdutivo: alimentos e gêneros perecíveis para uma creche pública.
  • B Matéria-prima: canetas, papel e pastas para organização de um arquivo público.
  • C Material não de estoque: medicamentos e insumos de uso em um hospital público.
  • D Material produtivo: produtos de limpeza para higienização de uma repartição pública.
  • E Material de estoque: turbina compatível com o modelo do avião da Presidência da República.
43

A administração de estoques deve evitar a todo custo que um grave problema possa eventualmente ocorrer: a falta  de  itens. Quando  este  problema  ocorre,  reflexos  negativos  podem  acontecer  na  organização,  sendo  que  os mais  graves  podem  ser  a  paralisação  das  atividades  de  produção,  em  decorrência  da  falta  de matéria-prima  e  a  não  entrega dos pedidos aos  clientes devido à  falta de produtos acabados em estoque. Para que  situações como essas  possam ser evitadas, a implementação do estoque de segurança é considerado o meio mais eficaz. Tendo em vista o  modelo  de  cálculo  do  estoque  de  segurança  conhecido  como Método  do  Grau  de  Risco  e,  considerando  que  a  demanda média mensal da empresa fictícia Peças S/A foi de 580 unidades de parafuso, no período analisado, e o grau  de risco definido foi 30%, assinale o cálculo do estoque de segurança para o item parafuso.

  • A 100 unidades.
  • B 153 unidades.
  • C 174 unidades.
  • D 240 unidades.
  • E 330 unidades.
44
Em gestão de materiais, um dos métodos de previsão do consumo é a média móvel. Por esse método, o consumo do  período  seguinte  é  dado  pela média  simples  dos  consumos  nos  períodos  anteriores,  em  que  “n”  é  o  número  de  períodos considerados. Observe os dados sobre o consumo do produto X. 

Ano Unidades consumidas
2007 100
2008 110
2009 180
2010 200
2011 220
2012 220
2013 160

Calcule o consumo médio para 2014, considerando “n” igual a três. O valor obtido será 
  • A 160.
  • B 170.
  • C 180.
  • D 200.
  • E 220.
45

A  armazenagem  e  o manuseio  de mercadorias  são  processos  que  acrescentam  um  grande  valor  no  conjunto  das  atividades  logísticas. Aprimorar  os  controles  internos  desse  processo,  aumentando,  assim,  a  sua  eficiência,  é  vital  para  as  organizações,  uma  vez  que  os  custos  com  armazenagem  e manuseio  podem  absorver  de  10%  a  40%  dos  custos  logísticos. Sobre a  importância da armazenagem e/ou do manuseio de materiais para eficiência dos sistemas  logísticos nas organizações, assinale a afirmativa correta.

  • A Nos sistemas de produção, baseados no Just in Time, o tipo de produção “empurrada” demanda a necessidade de grande espaço físico nos armazéns.
  • B Um dos principais objetivos do manuseio de materiais é a otimização da utilização cúbica dos armazéns, a redução dos custos de movimentação e a otimização da carga de cada transporte.
  • C Distribuir a armazenagem de seus produtos em centros de distribuição menores e mais próximos do mercado consumidor eleva o custo de armazenagem das empresas; dessa forma, essa tendência está sendo cada vez mais deixada de lado.
  • D Para melhorar a eficiência do processo de armazenagem é uma tendência no mercado atual, que as organizações estejam focadas em conseguir espaços cada vez maiores, de forma a estocar mais produtos, visando o atendimento total ao mercado consumidor.
  • E O manuseio de materiais tem como princípio básico a otimização dos espaços ocupados nos armazéns. Para que isso aconteça, qualquer espaço vazio dentro dos armazéns pode ser utilizado para a acomodação de mercadoria, independente de suas características físicas.
46

A importância dos estoques para o desenvolvimento da humanidade remonta a períodos anteriores ao da revolução  industrial,  entretanto,  foi  somente  no  século  XX,  principalmente  a  partir  da  Segunda  Guerra  Mundial,  que  a  administração de estoques ganhou bastante relevância para o contexto organizacional. A partir desse período, novas  abordagens,  metodologias  e  ferramentas  foram  incorporadas,  visando  a  melhoria  desse  importante  processo  organizacional. São categorias de estoque mais comuns que existem nas organizações, EXCETO: 

  • A Estoque de materiais: todos os itens utilizados nos processos de transformação de produtos acabados.
  • B Estoque de produtos acabados: todos os itens que já estão prontos para serem entregues aos consumidores finais.
  • C Estoque em consignação: materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos, caso contrário, deverão ser devolvidos.
  • D Estoque de produtos em processo: todos os itens responsáveis pela manutenção dos itens que estão em fase de transformação, como, por exemplo, as ferramentas
  • E Estoque em trânsito: corresponde a todos os itens que já foram despachados de uma unidade fabril para outra, normalmente da mesma empresa e que ainda não chegaram ao seu destino final.
47

Atualmente,  é  uma  tendência  de mercado  que  as  grandes  organizações  busquem  agregar  valor  ao  seu  negócio,  integrando  de  forma  eficiente,  os  diversos  entes  que  compõem  a  sua  cadeia  produtiva  como  fornecedores,  fabricantes, atacadistas e varejistas. Este modelo de negócio ficou conhecido como Supply Chain Management (SCM)  ou  Gerenciamento  da  Cadeia  de  Suprimentos.  Sobre  os  principais  propósitos  do  SCM,  marque  a  alternativa  INCORRETA. 

  • A Um dos objetivos do SCM é reduzir os níveis de inventários e diminuir os custos.
  • B Uma cadeia de suprimentos é um sistema dinâmico que evolui e se altera ao longo do tempo.
  • C A melhoria dos níveis de serviço e, consequentemente, a satisfação do cliente é um dos propósitos do SCM.
  • D Controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais são objetivos do SCM.
  • E O gerenciamento da cadeia de suprimentos visa tão somente a melhoria dos processos internos, havendo pouca relevância do ambiente externo neste processo.
48
Umas das mais importantes funções do estoque nas empresas é servir como um amortecedor entre a oferta e a demanda. Já que é praticamente impossível saber de forma precisa os níveis de produção necessários para o atendimento da demanda, alguns modelos matemáticos, como os da previsão de estoques, são utilizados como uma grande fonte de informação para subsidiar as decisões de atendimento ao mercado. Tendo em vista o modelo de cálculo de previsão de estoques conhecido como Método da Média Aritmética e, considerando que durante o ano corrente, a empresa fictícia Peças S/A teve um volume de vendas (em unidades) de 2.500, 2.200, 2.650, 2.800, 2.850, 2.900, 3.000 correspondente aos meses de janeiro a julho, assinale a previsão de estoques para o mês de agosto.
  • A 1.000 unidades.
  • B 1.500 unidades.
  • C 2.200 unidades.
  • D 2.700 unidades
  • E 3.000 unidades.
49
O  Boticário  sempre  foi  uma  empresa  tradicional  de manufatura.  Em  1988,  a  organização  resolveu reestruturar suas operações,passando a distribuir diretamente seus produtos para as lojas franqueadas.É correto afirmar que o gerenciamento de toda a movimentação de recursos, produtos, equipamentos e informações necessárias à execução de suas atividades foram realizados pela área de
  • A logística.
  • B produção.
  • C informações.
  • D planejamento.
  • E recursos humanos.
50

Fazendo uma análise apenas superficial, o processo de compras pode parecer simples sob a ótica de uma pessoa de  fora  do  ambiente  organizacional.  No  entanto,  nas  organizações,  o  ato  de  comprar  envolve  um  alto  grau  de  responsabilidades,  compreendendo  a  necessidade  de  comprar  materiais  e  produtos  na  qualidade  certa,  na  quantidade exata, no tempo certo, no preço correto e na  fonte adequada. As metas  fundamentais que envolvem o  processo de compras são, EXCETO: 

  • A Evitar desperdícios e obsolescência de materiais.
  • B Permitir continuidade de suprimentos para o perfeito fluxo de produção.
  • C Coordenar os fluxos com o mínimo de investimentos em estoques e adequado cumprimento de programas.
  • D Comprar materiais e produtos a custos baixos, preocupando-se com atendimento de padrões de qualidade, preço e prazos.
  • E Adotar políticas agressivas de compras junto a seus fornecedores, visando somente o seu próprio benefício, além de adquirir vantagens unilaterais em negociações e contratos.