Resolver o Simulado Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - IDECAN - Nível Fundamental

0 / 30

Português

1

O analfabetismo no Brasil não deveria ser tratado apenas na base dos números

A Unesco está celebrando hoje, dia 8, o Dia Internacional da Alfabetização. O especialista em educação de jovens e adultos da Unesco no Brasil, Timothy Ireland, deu declaração avaliando que, no Brasil, o analfabeto continua sendo, em sua maioria, nordestino, negro, de baixa renda e com idade entre 40 e 45 anos.

Segundo Ireland, “A questão do analfabetismo sempre foi minimizada como um direito, mas ela é fundamental para que o cidadão participe de forma democrática. Hoje vivemos na sociedade da informação e do conhecimento, a pessoa que não tem acesso à escrita e à leitura acaba excluída de informações que são necessárias para garantir todos os outros direitos, a saúde, a participação política na sociedade”.

Em 2006, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, apresentou números nada animadores sobre o analfabetismo no Brasil. Segundo aquele levantamento, 10,38% da população brasileira se declarou analfabeta absoluta. Esse percentual representa 14,3 milhões de brasileiros.

Entre os que se declararam negros e pardos, o analfabetismo é duas vezes maior do que os que se declararam brancos. Esse relatório também mostrou que nas áreas rurais o índice mais que dobra, indo para 25%.

A quantidade de analfabetos no Brasil acima de 15 anos (14 milhões de pessoas) coloca o país no grupo das 11 nações com mais de 10 milhões de analfabetos, ao lado do Egito, Marrocos, China, Indonésia, Bangladesh, Índia, Irã, Paquistão, Etiópia e Nigéria.

Os dados educacionais são sempre alarmantes no Brasil. No entanto, outra preocupação que não deve escapar das avaliações mais aprofundadas, que não se limitem aos dados, é o tipo de alfabetização que estamos buscando como desafio para os próximos anos.

Em 2000, durante a Conferência Mundial de Educação em Dacar, o Brasil assinou o compromisso Educação para Todos. Desde então, os índices parecem ter melhorado um pouco, embora de forma superficial e insuficiente.

Segundo o compromisso assinado em Dacar, o objetivo do Brasil seria reduzir o analfabetismo para 6,7% até 2015. A avaliação da Unesco é que no ritmo que as coisas estão caminhando, será praticamente impossível atingir essa meta.

Minha avaliação é de que a educação no País não pode ser baseada apenas em números quantitativos. É preciso levar em conta, sobretudo, a qualidade das ações contra o analfabetismo.

Pouco adiantará reduzirmos drasticamente o analfabetismo, se não levarmos em consideração um outro lado da moeda, que parece escapar aos números: o analfabetismo funcional. A redução dos números apenas agradará os organismos internacionais e o governo brasileiro. A quantidade de indivíduos que sabem ler, mas não conseguem entender o que o texto lido diz é grande e preocupante.

Se a meta numérica preocupa a Unesco e os brasileiros, fico imaginando se nos concentramos não nos números apenas, mas na qualidade do Ensino Público, a que ponto chegará nossas preocupações.

Assinale, a seguir, a afirmativa transcrita do texto que exprime circunstância de tempo.

  • A “Esse relatório também mostrou que nas áreas rurais o índice mais que dobra, indo para 25%.” (4º§)
  • B “A redução dos números apenas agradará os organismos internacionais e o governo brasileiro.” (10º§)
  • C “A avaliação da Unesco é que no ritmo que as coisas estão caminhando, será praticamente impossível atingir essa meta.” (8º§)
  • D “A questão do analfabetismo sempre foi minimizada como um direito, mas ela é fundamental para que o cidadão participe de forma democrática.” (2º§)
2
Texto I

Diploma garantido

Muitos pais têm contratado planos de previdência para os filhos menores de idade. A diferença é que, ao fazer isso, não estão pensando em investir na aposentadoria dos rebentos, mas sim em oferecer condições para que, ao atingir a maioridade, eles tenham dinheiro para arcar com despesas relacionadas à educação, como uma boa faculdade, um curso de especialização ou um intercâmbio no exterior.
Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada Vida (FenaPrevi), entidade que reúne empresas do setor, os planos de previdência para menores arrecadaram só no ano passado, 1,7 bilhão de reais – 24% a mais do que em 2010.

Falta de disciplina para fazer os depósitos e saques não programados prejudicam quem quer poupar para o futuro. “A contribuição deve ser encarada como uma despesa da casa, assim como as contas de água e luz", diz Carolina Wanderley, consultora sênior de previdência privada da empresa de investimentos Mercer. Ou seja, não se deve “pular" o investimento na previdência em meses de dinheiro curto, muito menos usar o montante reservado nela para cobrir despesas acima do normal.

Para contornar imprevistos desse gênero, os especialistas recomendam pedir ao banco que as mensalidades sejam postas em débito automático ou cobradas via boleto e manter um segundo investimento – como uma poupança – destinado a “apagar incêndios".
(Veja, 9 de maio 2012. Com adaptações)

Ou seja, não se deve ‘pular’ o investimento...” (3º§) A expressão grifada indica

  • A uma condição para a afirmação feita anteriormente.
  • B uma advertência em relação ao que foi dito anteriormente.
  • C uma alternativa em relação ao que foi dito anteriormente.
  • D uma ressalva de ponto de vista em relação ao que foi dito anteriormente.
  • E uma explicação, retomando o mesmo sentido do que foi dito anteriormente.
3

A partir da década de 70, tendo como marco histórico a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e diante dos problemas oriundos da degradação ambiental, iniciou-se no mundo uma crescente consciência de que seria necessária uma forma diferenciada do ser humano se relacionar com a natureza, e de gerar e distribuir riquezas.

Por outro lado, em paralelo a este movimento chamado “verde", a desigualdade social foi nas últimas décadas expandindo numa velocidade vertiginosa e com ela crescendo a exclusão social e a violência.

Em decorrência destes dois fatores deparamo-nos, na década de 90, com um novo fenômeno social, qual seja a proliferação do 3º setor: a esfera pública não-estatal. Somado a isto, ganharam força os movimentos da qualidade empresarial e dos consumidores. De agente passivo de consumo, o consumidor passa a ser agente de transformação social, por meio do exercício do seu poder de compra, uso e descarte de produtos, de sua capacidade de poder privilegiar empresas que tinham valores outros que não somente o lucro na sua visão de negócios. Assim, sociedade civil e empresas passam a estabelecer parcerias na busca de soluções, diante da convicção de que o Estado sozinho não é capaz de solucionar a todos os problemas e a responder a tantas demandas

É diante desta conjuntura que nasce o movimento da responsabilidade social. Movimento este que vem crescendo e ganhando apoio em todo o mundo, e que propõe uma aliança estratégica entre 1º, 2º e 3º setores na busca da inclusão social, da promoção da cidadania, da preservação ambiental e da sustentabilidade planetária, na qual todos os setores têm responsabilidades compartilhadas e cada um é convidado a exercer aquilo que lhe é mais peculiar, mais característico. E, para que essa aliança seja possível, a ética e a transparência são princípios fundamentais no modo de fazer negócios e de relacionar-se com todas as partes interessadas.

À sociedade civil organizada cabe papel fundamental pelo seu poder ideológico - valores, conhecimento, inventividade e capacidades de mobilização e transformação.
A responsabilidade social conclama todos os setores da sociedade a assumirem a responsabilidade pelos impactos que suas decisões geram na sociedade e meio ambiente. Nesse sentido, os setores produtivos e empresariais ganham um papel particularmente importante,
pelo impacto que geram na sociedade e seu poder econômico e sua capacidade de formular estratégias e concretizar ações.

Essa nova postura, de compartilhamento de responsabilidades, não implica, entretanto, em menor responsabilidade dos governos, ao contrário, fortalece o papel inerente ao governo de grande formulador de políticas públicas de grande alcance, visando o bem comum e a equidade social, aumentando sua responsabilidade em bem gerenciar a sua máquina, os recursos públicos e naturais na sua prestação de contas à sociedade. Além disso, pode e deve ser o grande fomentador, articulador e facilitador desse novo modelo que se configura de fazer negócios.

(Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/contextualizacao.asp. Acesso em dezembro de 2014.)

Em “Somado a isto, ganharam força os movimentos da qualidade empresarial e dos consumidores.” (3º§), o termo em destaque é utilizado como um pronome anafórico. Tal emprego pode ser comprovado em sua relação estabelecida com o(s)

  • A crescimento de um segmento social e público.
  • B fenômenos sociais de característica governamental.
  • C movimentos liderados por consumidores conscientes.
  • D desenvolvimento dos dois fatores apontados anteriormente.
  • E fatores econômicos relacionados no texto a partir da década de 70.
4

Texto III

O presente e o futuro dos exames de imagem

Para o professor Celso Darío Ramos, do Departamento de Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é da medicina nuclear que vem o que há de mais moderno hoje no que diz respeito aos exames de imagem. Um exemplo citado por ele é PET-CT, equipamento que possibilita, ao mesmo tempo, indicar a função biológica de determinado órgão do corpo, por meio da tecnologia PET (tomografia por emissão de pósitrons), bem como mostrar a anatomia de várias partes do corpo, com o auxílio do CT (tomografia computadorizada).
Celso explica que tanto a tomografia por emissão de pósitrons quanto a computadorizada utilizam radiação para produzir imagens. No caso da medicina nuclear, essa radiação é captada dentro do próprio corpo do paciente graças à injeção de um radiofármaco, uma espécie de glicose que emite uma fraca radiação. “Para analisar um tumor, por exemplo, quanto mais agressivo, mais ele consome a glicose radioativa, se tornando radioativo também. Com isso, o equipamento vai identificar as características desse tumor, desde a sua fisiologia ao seu grau de agressividade. Com a medicina nuclear é possível fazer imagens do cérebro para avaliar doenças, bem como da distribuição do sangue no coração", exemplifica o especialista.

(Disponível em:http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/06/para-
especialistas-medicina-nuclear-ditara-futuro-dos-exames- de-imagem.html
.)



Texto IV

A rosa de Hiroshima 


Pensem nas crianças 
Mudas telepáticas 
Pensem nas meninas 
Cegas inexatas 
Pensem nas mulheres 
Rotas alteradas 
Pensem nas feridas 
Como rosas cálidas 
Mas oh não se esqueçam 
Da rosa da rosa 
Da rosa de Hiroshima 
A rosa hereditária 
A rosa radioativa 
Estúpida e inválida 
A rosa com cirrose 
A antirrosa atômica 
Sem cor sem perfume 
Sem rosa, sem nada. 

(Vinicius de Moraes. In: Ítalo Moriconi (Org.). Os cem melhores poemas  brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.) 


Considerando as relações de coerência estabelecidas por determinadas palavras, indique o par de trechos destacados  (textos III e IV) cuja relação indicada pelos termos grifados é a mesma. 
  • A “... bem como mostrar a anatomia...” (1º§) – “Como rosas cálidas”
  • BCom isso, o equipamento vai identificar...” (2º§) – “Estúpida e inválida”
  • C “... diz respeito aos exames de imagem.” (1º§) – “Pensem nas crianças”
  • DCom a medicina nuclear é possível fazer imagens...” (2º§) – “Sem cor sem perfume”
  • E “Para o professor Celso Darío Ramos, do Departamento de Radiologia...” (1º§) – “Da rosa de Hiroshima”
5

Jornalismo robotizado

Computadores treinados escrevem sobre jogos, terremotos e crimes.

O uso de algoritmos na confecção de textos não é algo novo. A companhia americana Narrative Science treina computadores para escreverem sumários de jogos de diferentes modalidades desde 2012 com grande sucesso. Os resumos são publicados online nos jornais que compram seu serviço logo depois do fim do jogo, com uma velocidade impossível para um redator humano. Embora sejam informativos, os textos com uma descrição dos gols da rodada ou das cestas marcadas no clássico regional são corriqueiros e pouco importantes.
Uma tecnologia criada pelo Los Angeles Times pode mudar os rumos do “robô-jornalismo". Escrito pelo jornalista e programador Ken Schwencke, um algoritmo usado pelo jornal é capaz de gerar um texto sobre terremotos com base nos dados divulgados eletronicamente pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) sempre que o tremor ultrapassa um limite mínimo de magnitude. Assim, o jornal foi capaz de colocar na sua página de internet um texto sobre o terremoto que atingiu Los Angeles na segunda-feira 17, três minutos depois de receber os dados do USGS. O jornalista conta que o terremoto o assustou e o fez levantar-se da cama, quando caminhou até seu computador e encontrou o texto pronto. O único trabalho que teve foi apertar o botão para publicar o texto no site do Los Angeles Times.
Schwencke, que também criou um algoritmo que escreve notícias sobre criminalidade na região de Los Angeles, disse à revista eletrônica Slate (www.slate.com) que o “robô-jornalismo" não chegou para acabar com os jornalistas humanos. “É algo suplementar. As pessoas ganham tempo com isso e para alguns tipos de notícias a informação é disseminada de um modo como qualquer outra. Eu vejo isso como algo que não deve acabar com o emprego de ninguém, mas que deixa o emprego de todo mundo mais interessante", disse o jornalista. “Assim a redação pode se preocupar mais em sair às ruas e verificar se há feridos, se algum prédio foi danificado ou entrevistar o pessoal do USGS", explicou Schwencke, acrescentando que o texto inicial foi atualizado 71 vezes por repórteres e editores até se tornar a matéria de capa do dia seguinte.

(Carta Capital, 26 de março de 2013.)

Releia o trecho apresentado a seguir: “Embora sejam informativos, os textos com uma descrição dos gols da rodada ou das cestas marcadas no clássico regional são corriqueiros e pouco importantes." (1º§). Assinale a alternativa correta tendo em vista o sentido da palavra “corriqueiros" no contexto.

  • A Banais.
  • B Atípicos.
  • C Comuns.
  • D Vulgares.
  • E Informais.
6

Texto I

Consumo e consumismo: pela consciência em primeiro lugar

Não há como fugir do consumo. Ele representa nossa sobrevivência e não é possível passar um único dia sem praticá-lo. Precisamos adquirir bens para suprir nossas necessidades de alimentação, vestuário, lazer, educação, abrigo.

Associado ao termo consumo sempre surge a ideia do consumismo e cuja diferenciação não é tão simples quanto parece. Muito mais do que pessoas que compram muito e adquirem bens que não precisam, o consumismo é um retrato do modelo atual de sociedade, do desperdício e dos valores que imperam. O consumismo refere-se a um modo de vida orientado por uma crescente busca pelo consumo de bens ou serviços e sua relação simbólica com prazer, sucesso, felicidade, que todos os seres humanos almejam, e frequentemente é observada nas mensagens comerciais dos meios de comunicação de massa.

Em meio às suas rotinas de consumo, as pessoas têm cada vez mais dificuldade em perceber o que é necessário e o que é supérfluo e avaliar o tamanho do seu consumo. E é natural que o que é essencial para uma pessoa seja dispensável para outra devido à complexidade e à diversidade do ser humano. Qual é, afinal, o consumo ideal para uma pessoa ou uma família? Podemos mensurar as necessidades do outro? E seus desejos? Mais do que focar nos consumidores, podemos ter a percepção do tamanho do consumismo observando o culto ao consumo que impera em todos os meios. O nosso sistema de produção e toda a engrenagem que alimenta o sistema capitalista são impulsionados pelo consumo excessivo. Basta verificarmos como produzimos bens para serem pouco usados e logo descartados, com enorme impacto ambiental, gasto de água, recursos, energia e trabalho humano, para sentirmos como nossos processos não são sustentáveis, por mais que tentem pintá-los de verde. Enquanto convivermos com o bombardeio publicitário incentivando o consumismo, com a obsolescência programada não apenas de produtos tecnológicos mas também de pessoas, suas roupas e demais objetos, e um modelo de produção linear, que produz grande volume de resíduos, estamos vivenciando o consumismo. [...]

Para que as pessoas possam entender como elas vivem em um processo de consumo sem consciência é importante um entendimento individual acerca das necessidades reais e fabricadas. O condicionamento ao consumo pode acontecer de várias formas, mas a comunicação mercadológica que chega a homens, mulheres e crianças tem um papel decisivo. Os modismos chegam por novelas, desfiles, comerciais, incentivando hábitos que não eram comuns a determinado grupo. E com isso cria-se, então, um consumo que não existia.

Como resistir aos comportamentos consumistas? Quando pensamos na consciência antes do consumo temos como objetivo justamente entender o que é necessidade para o ser humano hoje. É tirar o foco do consumo e colocar em um entendimento de nossas necessidades e desejos e nos impactos pessoais, sociais e ambientais de nossas escolhas. Em meio a suas rotinas estressantes de trabalho, a uma corrida para ganhar dinheiro e pagar as contas no fim do mês, estamos perdendo a essência da vida. Qual seria um olhar com consciência da relação trabalho e obtenção de renda e estilo de vida e de consumo? Ocupamos nosso tempo, fazemos tarefas que não gostamos, nos afastamos de nossas famílias por longas horas para consumir coisas que a gente não precisa ou não precisaria e que são, inclusive, maléficas à nossa saúde física e mental. Mas estamos mergulhados em uma comunicação mercadológica que diz que aquele item é importante para que a gente se sinta bem e que pertença a determinados grupos. O consumo é visto como algo que credencia as pessoas e dá acesso a um mundo ilusório de perfeição e felicidade.

Mais grave ainda é a situação vivida pelas crianças e adolescentes, nos dias de hoje, que crescem em meio a valores extremamente materialistas e consumistas. Como falar em sustentabilidade se não cuidamos da infância em um sentido amplo, não oferecemos proteção contra todo tipo de abuso, inclusive a exploração comercial, e a disseminação de comportamentos insustentáveis? Estamos garantindo as condições para que no futuro as pessoas possam viver com qualidade.

Comerciais abusivos que falam direto para as crianças, promoções que nos ofertam brindes e descontos tipo leve 6 e pague 5, campanhas sedutoras e estratégias de venda com profundo conhecimento do comportamento humano. Armadilhas para um mundo consumista. Conseguir se desvencilhar deste grande emaranhado de recursos que induzem ao consumismo é hoje uma tarefa que exige um redescobrir do que é o ser humano, do nosso papel, e da nossa condição acima de “sujeitos-mercadorias", como coloca o escritor Zygmunt Bauman. Será que conseguimos? Um desafio que engloba uma tomada de consciência, uma nova comunicação midiática, mudança de valores, educação ambiental e para o consumo e, sobretudo, uma educação para a vida.

(Disponível em: http://conscienciaeconsumo.com.br/artigos/consumo-e-consumismo-pela-consciencia-em-primeiro-lugar.)

Analise as afirmativas de acordo com os pronomes demonstrativos adequados.

· ____________ produto que tenho nas mãos está esgotado nas lojas.
· Quantas pessoas consomem produtos industrializados ____________ país de Europa? · ____________ século, consumimos muitos produtos importados.
· Tudo ____________ que estou dizendo sobre o consumo já é ultrapassado.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A Esse / neste / Este / Isso
  • B Este / nesse / Neste / Isto
  • C Este / nesse / Nesse / Isto
  • D Esse / neste / Neste / Isso
  • E Este / nesse / Neste / Isso
7
Em “À exceção do  cargo de  senador, que  tem mandatos  com duração de oito anos, os demais  cargos eletivos  têm  mandatos de quatro anos.”  (2º§), é correto afirmar que, sintaticamente, o referido período é composto por oração  subordinada 
  • A adjetiva restritiva.
  • B adjetiva explicativa.
  • C substantiva predicativa.
  • D substantiva completiva nominal.
8

Texto

Pregos

Foi de repente. Dois quadros que tenho na parede da sala despencaram juntos. Ninguém os havia tocado, nenhuma ventania naquele dia, nenhuma obra no prédio, nenhuma rachadura. Simplesmente caíram, depois de terem permanecido seis anos inertes. Não consegui admitir essa gratuidade, fiquei procurando uma razão para a queda, haveria de ter uma.

Poucos dias depois, numa dessas coincidências que não se explicam, estava lendo um livro do italiano Alessandro Baricco, chamado Novecentos, em que ele descrevia exatamente a mesma situação. "No silêncio mais absoluto, com tudo imóvel ao seu redor, nem sequer uma mosca se movendo, eles, zás. Não há uma causa. Por que precisamente neste instante? Não se sabe. Zás. O que ocorre a um prego para que decida que já não pode mais?"

Alessandro Baricco não procura desvendar esse mistério, apenas diz que assim é. Um belo dia a gente se olha no espelho e descobre que está velho. A gente acorda de manhã e descobre que não ama mais uma pessoa. Um avião passa no céu e a gente descobre que não pode ficar parado onde está nem mais um minuto. Zás. Nossos pregos já não nos seguram.

Nascemos, ficamos em pé, crescemos e a partir daí começamos a sustentar nossas inquietações, nossos desejos inconfessos, algum sofrimento silencioso e a enormidade da nossa paciência. Nossos pregos são feitos de material maciço, mas nunca se sabe quanto peso eles podem aguentar. O quanto podemos conosco? Uma boa definição para felicidade: ser leve para si mesmo.

Sobre os meus quadros: foram recolocados na parede. Estão novamente fixos no mesmo lugar. Até que eles, ou eu, sejamos definitivamente vencidos pelo cansaço.

(Martha Medeiros. Disponível em: http://www.dihitt.com/barra/pregos-de-martha-medeiros. Adaptado.)

Em "Costumamos chamar essa sensação de 'cair a ficha'..." (42§), a expressão destacada encontra-se entre aspas pois trata-se de

  • A gíria.
  • B conceito.
  • C ítulo de filme.
  • D citação textual.
  • E estrangeirismo
9

Assinale a alternativa em que os vocábulos pertençam, respectivamente, às classes de palavras: pronome, verbo, substantivo.

  • A nós – dessa – gripe
  • B o que – pegar – dessa
  • C se – cuidar – governo
  • D até – vamos – dengue
  • E isso – cuidou – dengue
10

Texto I

Visão comunicativa


Até pouco tempo atrás, a qualificação de empresários, headhunters, executivos e CEOs e dos mais variados profissionais se fundava no domínio de outro idioma - o inglês em particular. Num mundo globalizado, saber outra língua é signo e condição competitiva.
Décadas recentes demonstraram, no entanto, que já é digna de atenção a maneira como nossos recursos humanos buscam reciclar o próprio português. Aumenta a necessidade de usar o idioma de forma refinada, como ferramenta nos negócios, ou pelo menos de modo a não pôr a perder um negócio.
O mercado brasileiro avança em seus próprios terrenos, não só os globalizados. Vivemos hoje num país em que mais de 800 milhões de mensagens eletrônicas diárias são trocadas, muitas das quais enviadas para tratar de questões empresariais. Há mais relatórios, encontros entre empresários, almoços de negócios, apresentações em reuniões de trabalho. Cresce o número de situações em que as pessoas ficam mais expostas por meio da escrita e da retórica oral, expondo a fragilidade de uma má formação em seu próprio idioma. Não por acaso, cresce também a procura por aulas de língua portuguesa, destinadas a executivos, gerentes e os mais diversos tipos de profissionais.
A velocidade da mensagem eletrônica não perdoa desatenção. Texto de correio eletrônico, de redes sociais com fins corporativos e de intranets deve ser simples, mas exige releitura e cuidado para acertar o tom da mensagem. Se por um lado a popularização da tecnologia nos ambientes de trabalho fez com que as pessoas passassem a ter contato diário com a língua escrita, por outro a enorme quantidade de mensagens trocadas nem sempre deixa claro onde está o valor da informação realmente importante. As mensagens eletrônicas do mundo empresarial dão ainda muita margem a mal-entendidos, com textos truncados, obscuros ou em desacordo com normas triviais da língua e da comunicação corporativa.
Quem se comunica bem no mundo profissional não é quem repete modelinhos e regras, ideias e frases feitas aprendidas em cursos prêt-à-porter de comunicação empresarial. Saber interagir num ambiente minado como o das organizações ajuda a carreira, mas para ter real efeito significa dar voz ao outro, falar não para ouvir o que já sabia, mas descobrir o que não se percebia por pura falta de diálogo.

(Luiz Costa Pereira Junior. Língua Portuguesa. Ed. Segmento. Janeiro de 2014.)

“Considerando a relação semântica indicada pela expressão 'no entanto' (2º§), é correto afirmar que há uma relação de ________________ em relação à informação expressa no 1º§." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A oposição
  • B conclusão
  • C acréscimo
  • D explicação
  • E alternância

Noções de Informática

11
Uma página web permite, entre outras funções, visualizar uma imagem, ouvir música ou carregar uma outra página, apenas com um clique do mouse. Isso é possível devido a

  • A Linux.
  • B MacOS.
  • C Windows.
  • D Hyperlinks ou links.
  • E rede de computadores.
12

Na ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão), um determinado usuário selecionou todo o texto e, em seguida, clicou no botão . É correto afirmar que tal procedimento é utilizado para

  • A iniciar uma lista de vários níveis.
  • B diminuir o nível do recuo do parágrafo.
  • C alterar o estilo de formatação do texto.
  • D aumentar o nível do recuo do parágrafo.
  • E alterar o espaçamento entre as linhas do texto.
13

Utilizando o Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (configuração padrão), um usuário de um computador do DETRAN necessita encontrar a pasta com o nome "Miguel Antunes Rios" com os documentos necessários para o licenciamento de um veículo. Considerando que o computador possui inúmeras pastas de outras pessoas, o procedimento para o funcionário encontrar tal pasta de forma mais rápida é: clicar no botão Iniciar,

  • A e na barra de busca digitar "Miguel Antunes Rios".
  • B e na caixa de pesquisa digitar "Miguel Antunes Rios".
  • C e no Gerenciador de Arquivos digitar "Miguel Antunes Rios".
  • D clicar em Painel de Controle, selecionar Gerenciador de Documentos e digitar "Miguel Antunes Rios".
  • E clicar em Painel de Controle, selecionar Pesquisa de Pastas e Arquivos e digitar "Miguel Antunes Rios".
14

No Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (configuração padrão), a ferramenta que tem como funcionalidade a criação de desenhos simples e edição de imagens é

  • A Paint.
  • B WordPad.
  • C WinDesignX.
  • D Bloco de notas.
  • E Windows Explorer.
15
No Painel de Controle do Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (configuração padrão – modo de exibição: ícones pequenos), a opção utilizada para alterar as configurações de rede do computador é:
  • A Personalização.
  • B Painel de Redes.
  • C Firewall do Windows.
  • D Central de Facilidade de Acesso.
  • E Central de Rede e Compartilhamento.
16
Para criar o atalho de um arquivo localizado na pasta Minhas Imagens na Área de Trabalho deve-se
  • A localizar o arquivo / clicar com o botão direito / criar atalho.
  • B localizar o arquivo / clicar com o botão esquerdo / criar atalho
  • C dar duplo clique sobre o arquivo / enviar para / área de trabalho (criar atalho).
  • D localizar o arquivo / clicar com o botão direito / enviar para / área de trabalho (criar atalho).
  • E localizar o arquivo / clicar com o botão esquerdo / enviar para / área de trabalho (criar atalho).
17

Um usuário está criando um texto que conta a história de uma empresa, utilizando a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão). No documento foi solicitado que se utilize o recurso WordArt, que permite

  • A inserir caixas de texto pré-formatadas.
  • B adicionar cabeçalho e rodapé personalizado no documento.
  • C formatar as tabelas com estilos predefinidos pela ferramenta.
  • D criar link para uma página da web que será acessada diretamente do documento
  • E produzir efeitos especiais de texto, como texto curvo, inclinado ou tridimensional.
18

Considere a planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office Excel2007(configuração padrão).




De acordo com as informações, marque V paras as afirmativas verdadeiras e.F para as falsas.

( ) Ao aplicar a função =SOMA(B2: B11) na célula B12 o resultado será 100.
( ) Ao aplicar a função =CONT.SE(D2: D11; "1") na célula D12 o resultado será 3.
( ) Ao aplicar a função =SE(D3=1; "ACERTO"; "ERRO") na célula D13 o resultado será "ERRO".
( ) Ao aplicar a função =SE(E2=1; B2;C2) na célula E12 o resultado será 5.

A sequência está correta em
  • A V, V, F, F.
  • B V, F, F, V.
  • C V, F, V, F.
  • D F, V, V, F.
  • E F, F, V, V.
19

Na ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão), é correto afirmar que a função ARRED

  • A soma um intervalo de células.
  • B retorna a parte inteira de uma divisão.
  • C calcula a média de um intervalo de células.
  • D arredonda um número até uma quantidade especificada de dígitos.
  • E retorna um número aleatório maior ou igual a 0 e menor que 1 distribuído uniformemente.
20

“No Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (configuração padrão – idioma português Brasil), ao pressionar as teclas Ctrl + A em uma pasta, todo o conteúdo é _________________. Para recortar arquivos em uma pasta, pode-se utilizar as teclas de atalho ________________ que poderão ser colados em outro diretório pressionando as teclas ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A movido / Ctrl + V / Ctrl + Y
  • B copiado / Ctrl + A / Ctrl + V
  • C compactado / Ctrl + L / Ctrl + Y
  • D selecionado / Ctrl + C / Ctrl + Z
  • E selecionado / Ctrl + X / Ctrl + V

Conhecimentos Gerais

21

Em maio de 2014, contrariando o Congresso Nacional, os ministros do TSE decidiram, por unanimidade, ratificar a Resolução de 2013 da própria Corte que havia alterado o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados já para as eleições de outubro deste ano. A última alteração nas bancadas federais, que estabeleceu o total de 513 cadeiras na Câmara, ocorreu no início da década de 1990. Qual é a base para o novo cálculo do número de deputados federais por cada unidade da federação do Brasil?

  • A Extensão territorial dos estados e regiões brasileiras.
  • B Representatividade econômica de cada estado do Brasil.
  • C Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD
  • D Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
  • E Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, do Governo Federal.
22
O Brasil comemora, no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. Dos mais de 5 mil municípios do país, pouco mais de mil adotaram a data como feriado, o que corresponde a quase 20%, segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. A data foi escolhida em referência à(ao)
  • A dia em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, colocando fim à escravidão de negros no Brasil.
  • B morte de Zumbi dos Palmares – símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afrobrasileiro.
  • C acordo internacional celebrado entre nações unidas, pondo fim à escravidão de negros em todo o Planeta.
  • D Guerra da Chibata, desencadeada nesta data que deu início às ações que geraram o fim da escravatura no país.
23

Em busca de consenso entre o governo da Venezuela e a oposição no país, a comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) concluiu hoje (19 de maio de 2014) uma série de reuniões com representantes do governo, da Nunciatura Apostólica Católica e da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne a coalisão de partidos opositores venezuelanos. Após os encontros, até tarde da noite de hoje, a Unasul não se pronunciou sobre o resultado obtido durante os dois dias de conversações em Caracas. A comissão da Unasul visitou o país depois de a oposição suspender as conversações, devido à prisão de estudantes há três semanas. A comissão é formada pelos chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; da Colâmbia, María Angela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño.

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-05/unasul-conclui-reuniao-com-governo-venezuelano-opositores-e-igreja. Acesso em: 19/05/2014, às 23h47.)

A comissão de chanceleres tem a(s) função(ões) de
  • A apoiar o governo da Venezuela, já que o país é integrante do Unasul, buscando sempre defender seus interesses.
  • B lutar pelos interesses da população, tornando-se porta voz de suas reivindicações junto ao governo venezuelano.
  • C determinar as sanções que serão impetradas contra o governo da Venezuela, se a oposição tiver razão no conflito.
  • D ouvir as partes envolvidas no problema e decidir sobre qual delas recai a razão para que o bloco assuma posicionamento.
  • E observar e mediar os diálogos entre o governo e a oposição, a fim de tentar resolver o conflito interno existente no país.
24

“A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum – e não militar – e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura.”

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014, às 12h06.)

Quando tal fato ocorreu, em 1981, o Brasil vivia os últimos momentos da Ditadura Militar e era governado pelo último presidente militar, representante deste regime de exceção. Trata-se de

  • A Ernesto Geisel.
  • B Arthur da Costa e Silva.
  • C João Baptista Figueiredo.
  • D Emílio Garrastazu Médici.
  • E Humberto Castelo Branco.
25
Com um desempenho superior ao registrado no ano anterior, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil teve um crescimento de 2,3%, em 2013. Dentre as alternativas a seguir, qual representa um setor considerado fundamental para a conquista deste resultado?
  • A Turismo.
  • B Serviços.
  • C Indústria.
  • D Comércio.
  • E Agropecuária.
26
Apesar dos avanços tecnológicos das últimas quatro décadas, proporcionados pela Revolução Técnico-Científica Informacional, o principal recurso da matriz energética mundial é o mesmo desde a Segunda Revolução Industrial (1850) –o petróleo –, tendo o carvão como segunda maior demanda e o gás natural em terceiro. No Brasil, diferente da mundial, observa-se que a matriz energética nacional é diversificada, tendo quase metade dela proporcionada por fontes renováveis. Sobre a matriz energética brasileira e as fontes de energia, analise.

I. A eletricidade consumida no Brasil é obtida, basicamente, por meio de usinas hidrelétricas e termelétricas.

II. uso de ventos para a produção de energia libera gases nocivos, responsáveis pela intensificação do efeito estufa e das chuvas ácidas.

III. Apesar do enorme potencial, no Brasil, o uso da energia solar ainda é muito restrito devido ao custo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
27

“O novo ministro da Fazenda, _______________, afirmou em janeiro deste ano que o país pode enfrentar um trimestre  de  recessão,  em  razão  do  período  de  ajuste  fiscal  adotado  por  sua  equipe  econômica.  A  declaração  foi  feita  à  ‘Bloomberg TV’ durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.” 

(Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/html. Adaptado.) 

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A Cid Gomes
  • B Aldo Rebelo
  • C Joaquim Levy
  • D Jaques Wagner

Geografia

28

O documento denominado Mapa da Violência 2012 – os novos padrões da violência homicida no Brasil do Instituto Sangari, de autoria de Julio Jacobo Waiselfisz, apresenta uma análise dos últimos 30 anos de violência homicida no país e verifica profunda mudança nos padrões históricos, apontando as principais características da evolução dos homicídios nas 27 Unidades Federadas, 27 Capitais, 33 Regiões Metropolitanas e nos 200 municípios com elevados níveis de violência. Sobre o resultado do estudo NÃO é correto afirmar que:

  • A a região metropolitana de Vitória, assim como a de Recife, Rio de Janeiro, Campinas, Baixada Santista, entre outras, vem registrando queda nas taxas de homicídios.
  • B entre 2000 e 2010, o Espírito Santo apresentou a segunda mais alta taxa de homicídio por unidade federada, ficando atrás apenas de Alagoas.
  • C no ano de 2010, o Espírito Santo foi o estado que apresentou o maior índice de homicídio de mulheres do Brasil.
  • D o Espírito Santo, juntamente com o Distrito Federal, apresentam elevados índices de homicídios de pessoas de raça negra.
  • E Vitória (ES) é a única capital da região Sudeste que apresentou elevação do número de homicídios na primeira década do século XXI.

Conhecimentos Gerais

29

“O Brasil melhorou sua posição no ranking de trabalho escravo global deste ano, mas ainda tem 155.300 brasileiros submetidos a condições consideradas degradantes de trabalho. No mundo, a escravidão cresceu 20,13% e atinge 35,8 milhões de pessoas em 167 países. Os dados constam do relatório da Walk Free Foundation, uma organização internacional que tem como missão acabar com a escravatura moderna.”

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/11/1548633‐brasil‐melhora‐posicao‐em‐ranking‐mundial‐do‐trabalho‐ escravo.shtml. Acesso em: 17/11/2014, às 11h.)

“O relatório da ONG Walk Free Foundation destacou a presença de número significativo de imigrantes da vizinha __________________ trabalhando em condição análoga à escravidão na cadeia de __________________, instaladas em áreas urbanas do Brasil." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • A Bolívia / vestuário
  • B Colômbia / obras públicas
  • C Argentina / produção de joias
  • D Venezuela / produção alimentícia
30
Texto III para responder às questões de 32 a 34.

O governo federal começou, nesta segunda-feira, a segunda etapa de medidas para regularizar a imigração de haitianos para o Brasil. A Resolução Normativa 102/2013 do Conselho Nacional de Imigração, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, revoga o limite de concessão de 1,2 mil vistos por ano aos imigrantes do Haiti.

Em janeiro de 2012, o Conselho Nacional de Imigração, ligado ao Ministério do Trabalho, aprovou a concessão de vistos especiais de trabalho aos haitianos que desejam vir para o Brasil, mas passou a restringir a um pequeno quantitativo mensal. Qual era o tratamento dado aos milhares de haitianos que chegavam ilegalmente ao Brasil?
  • A Capturados e levados à Polícia Federal para serem deportados ao país de origem.
  • B Incluídos nos programas sociais do governo brasileiro para trabalharem nas obras do PAC.
  • C Recebidos por integrantes do exército e reconduzidos pelos militares a Porto Prince, Haiti.
  • D O governo estava acolhendo-os como refugiados, considerando as questões humanitárias.
  • E Refugiados nas embaixadas até que o governo haitiano regularizasse a situação do imigrante.
Voltar para lista