Resolver o Simulado Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - Nível Superior

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Noções de Informática

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Considerando o aplicativo Microsoft Word 2003, em sua configuração padrão, é INCORRETO o que afirma a alternativa

  • A O menu Exibir dispõe os modos de visualização: Normal, Layout da web, Layout de impressão e Estrutura de tópicos.
  • B Por meio da opção Índices (opção Referência do menu Inserir), é possível a inclusão de sumários e índices. Para os itens ou títulos que forem devidamente formatados pela opção Estilo do texto, a inclusão é feita automaticamente.
  • C Para inserir uma equação, pode-se acionar: menu Inserir ▶ Equação.
  • D O menu Formatar inclui, entre outras, as opções Fonte, Marcadores e numeração, Maiúscula e minúscula, Tabulação e Colunas.
  • E A opção Idioma – Hifenação (menu Ferramentas) permite diminuir a irregularidade de extremidade direita do texto, inserindo hifens nas palavras.
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Observe a figura a seguir, extraída do MS-Outlook 2010.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que apresenta o nome do remetente da mensagem que não foi lida e não contém anexos.

  • A Allan.
  • B Borges.
  • C Diogo.
  • D Cris.
  • E Clarice.
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Observe o seguinte gráfico gerado pelo MS Excel.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o tipo de gráfico apresentado.

  • A Barra
  • B Coluna.
  • C Linhas.
  • D Pizza.
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O sistema de arquivos

  • A é a estrutura usada para organizar dados em um disco rígido. Para instalar uma nova partição no disco rígido, será preciso formatar esse disco usando um sistema de arquivo diferente, mas compatível com o sistema operacional.
  • B no Windows 7 oferece 4 opções que podem ser escolhidas: HPFS, NTFS, FAT16, FAT32. Não é possível converter uma partição de um tipo de sistema de arquivos diferente para o NTFS.
  • C HPFS é o sistema de arquivos preferencial para o Windows 8. Esse sistema oferece muitas vantagens em relação ao sistema de arquivos NTFS anterior, como criptografia para restringir o acesso a determinados arquivos.
  • D FAT16 é usado na maioria das unidades flash USB atuais. Já o FAT32 tem limitações de tamanho, mas permite que se crie uma partição no disco rígido com até 32 TB e que se armazenem arquivos de até 4 TB.
  • E FAT32 não possui os mesmos recursos de segurança que o NTFS, por isso se o computador possui um disco rígido ou partição FAT32 no Windows 7, um usuário com acesso a esse computador poderá ler qualquer arquivo.
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Considere que a fórmula = MÉDIA(F6:F8) foi inserida na célula F9 do trecho de planilha EXCEL reproduzido abaixo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O resultado obtido na célula F9 é

  • A 37
  • B 29
  • C 17
  • D 15,5
  • E 5
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Na questão que avalia o conhecimento de noção de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Por padrão, sempre que plugamos um dispositivo USB ou inserimos um CD ou DVD no drive, o outorun é executado automaticamente. Autorun é uma tecnologia usada para iniciar programas automaticamente. Isso pode ser muito perigoso, se os programas executados tiverem infectados por vírus. O outorun no Windows 7 pode ser desativado a partir da execução da ferramenta gpedit.msc, que abre o:

  • A Utilitário de configuração do sistema da Microsoft.
  • B Componente de configuração de serviços do Windows.
  • C Gerenciador de Dispositivos do Windows.
  • D Editor de Diretiva de Grupo Local.
  • E Painel de Controle do Windows.
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Observe os tipos dos arquivos ilustrados na figura a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A quantidade de tipos de arquivos ilustrados na figura apresentada corresponde a:

  • A quatro documentos texto, dois modelos, uma planilha e um documento portável;
  • B cinco documentos texto, duas planilhas e um documento portável;
  • C seis documentos texto, uma planilha e um modelo;
  • D três documentos texto, uma planilha, três modelos e um documento portável;
  • E seis documentos texto e duas planilhas.
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No Word 2010 BR para Windows, o acionamento dos ícones Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas e Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas possuem, respectivamente, os seguintes significados:

  • A criar novo documento e diminuir o tamanho da fonte.
  • B criar novo documento e aumentar o tamanho da fonte.
  • C aplicar negrito ao texto selecionado e alterar a cor do texto selecionado.
  • D aplicar negrito ao texto selecionado e aumentar o tamanho da fonte.
  • E aplicar negrito ao texto selecionado e diminuir o tamanho da fonte.
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No uso dos recursos da Internet, é comum a execução dos procedimentos básicos descritos a seguir.

I. O envio de arquivos para sites de hospedagem (no sentido da máquina do usuário para a Internet).

II. Baixar arquivos em formato PDF referentes às normas de concursos ou mesmo atualizações de antivírus (no sentido Internet para a máquina do usuário).

Nesse contexto, os procedimentos (I) e (II) caracterizam, respectivamente, os conceitos denominados

  • A uplink e downlink.
  • B upstart e downstart.
  • C upstream e downstream.
  • D upload e download.
  • E upshift e downshift.
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Acerca da ferramenta Microsoft Office Word 2003 (configuração padrão), analise as situações a seguir.

Situação I: o usuário abre o documento “Contas.doc” e acrescenta novas informações neste arquivo, porém, é necessário salvar estas alterações em um novo arquivo com o nome “ContasAlteradas.doc” e manter o arquivo “Contas.doc” exatamente como estava antes de ser aberto.

Situação II: o usuário abre o arquivo “Clientes.doc” e acrescenta novas informações neste arquivo que devem ser gravadas neste mesmo arquivo

O procedimento correto para atender às situações I e II, respectivamente, é utilizar os comandos

  • A Abrir e Salvar.
  • B Salvar e Salvar Como.
  • C Salvar Como e Salvar
  • D Salvar e Gravar Cópia.
  • E Gravar Cópia e Salvar Como

Pedagogia

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Em um sentido macro, a avaliação institucional é caracterizada por teóricos da educação como um serviço destinado a estimular o desenvolvimento pessoal e profssional dos indivíduos que atuam na instituição e a melhorar os programas que nela estão sendo desenvolvidos, tornando-a, assim, complexa e multidimensional.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com essa ideia.

( ) A avaliação é parte integrante da organização de qualquer instituição e do desenvolvimento curricular; é fundamental tanto para os profissionais da educação usarem os resultados para orientar suas ações e fomentar iniciativas de melhoria da qualidade de ensino, como para cada um, individualmente, fazer sua autoavaliação e buscar sua autoqualificação.

( ) O sucesso da avaliação institucional, no que concerne à garantia e obtenção de informações precisas sobre o processo educativo, está relacionado ao sigilo dos critérios de valor e dos padrões estabelecidos para avaliar os profissionais.

( ) O processo avaliativo pressupõe que as pessoas saibam e concordem em avaliar e serem avaliadas, por considerarem a avaliação um meio para o seu autoconhecimento e para a construção de novas propostas no campo educacional.

( ) Como parte do processo educativo, a ação avaliativa possui uma estreita relação com o projeto político institucional, com a proposta de metas, objetivos, concepções e metodologias de ensino e com as determinações da legislação vigente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V – F – V – V
  • B V – F – F – V
  • C V – F – F – F
  • D F – V – V – F
  • E F – V – F – F
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Sobre a Contexto de Jovens e Adultos, identifique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F)

( ) A década de 40 foi marcada por algumas iniciativas políticas e pedagógicas que ampliaram a educação de jovens e adultos: a criação e a regulamentação do Fundo Nacional do Ensino Primário (FNEP); a criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP); o surgimento das primeiras obras dedicadas ao ensino supletivo; o lançamento da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), e outros. Este conjunto de iniciativas permitiu que a educação de adultos se firmasse como uma questão nacional.

( ) As principais características das ações do Governo em relação a Educação de Jovens e Adultos - EJA no século XX foram de políticas assistenciais, populistas e compensatórias.

( ) Foi somente na década de 80 que a Educação de Jovens e Adultos - EJA, começou a se delinear e se constituir como política educacional.

Analise as afirmativas acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.

  • A V - V - V
  • B V - V - F
  • C F-F-V.
  • D F-F-F.
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No que tange à criação de campanhas no contexto da Educação Especial brasileira, no período de 1957 a 1993, analise as afirmativas a seguir.

I. A Campanha para a Educação do Surdo Brasileiro foi a primeira campanha a ser instituída e foi instalada no Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro.
II. Em 1958, foi criada a Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes da Visão, vinculada à direção do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.
III. Foi instituída a Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais em 1960, por influência de movimentos liderados pela Sociedade Pestalozzi e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, no Rio de Janeiro.

Assinale:

  • A se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se apenas a afirmativa I estiver correta.
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Com relação ao Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir.

I. É a etapa final da Educação Básica, com a possibilidade de articulação com o Ensino Profissionalizante.

II. Os recursos financeiros para o Ensino Médio são assegurados pelo FUNDEF.

III. A Emenda Constitucional nº 59 ampliou a obrigatoriedade de escolarização até os 17 anos.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
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O pensamento didático brasileiro teve sua construção desde as primeiras inserções da educação jesuítica, ampliando-se no período imperial, obteve influências da escolástica e do renascimento europeu, até configurar-se mais formalmente na primeira metade do século XX. Da década de 1960 até os dias atuais, configurou-se mais fortemente por um modelo didático caracteristicamente brasileiro (ABRAU, 2006). Nessa perspectiva, apresenta como correntes de pensamento:
  • A De cunho liberal: Pedagogia Tradicional, Renovada e Tecnicismo Educacional.
  • B De cunho progressista: Pedagogia Libertadora e Crítico Social dos Conteúdos.
  • C Tradicional e Inovadora.
  • D Pedagogia Libertadora e Progressista.
  • E As alternativas “a” e “b” estão corretas.
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O trabalho, como princípio educativo, incorpora a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Como produtor de sua realidade, o sujeito se apropria dela e pode transformá-la.

(BRASIL. Documento Base. Educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Brasília: MEC, 2007, p. 46). Adaptado.

Nesta perspectiva, o trabalho é princípio educativo no ensino, quando se
  • A compreende a educação como processo de produção de símbolos, representações e significados.
  • B percebe a educação como o domínio das diferentes técnicas que caracterizam os modos de produção.
  • C instiga a curiosidade do estudante em direção ao mundo que o cerca, sem incorporar pacotes fechados de informações e de saberes.
  • D envolve as diferentes formas de criação da sociedade, incorporando o conhecimento característico de um tempo histórico e de grupos sociais.
  • E proporciona a compreensão do processo histórico de produção cien- tífico-tecnológica, como conhecimentos desenvolvidos socialmente pelo ser humano.
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Em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, um dos servidores é técnico em assuntos educacionais e recebeu a seguinte incumbência da direção: efetuar a instrução e triagem inicial de processos e ações administrativas da unidade. Tendo em mãos um processo no qual um docente, titulado como mestre e em estágio probatório, assumiria a coordenação de pesquisa da unidade, o referido servidor, observando a legislação pertinente, deve

  • A informar ao referido docente que está impedido de assumir a coordenação de pesquisa, pois a atividade de chefia é prerrogativa dos docentes titulares.
  • B advertir seus superiores que há ali um vício de origem, pois as atividades concernentes à pesquisa são restritas aos docentes com doutorado.
  • C instruir a coordenação do curso e o requerente, pois tal procedimento está desprovido de amparo legal e poderá ser contestado judicialmente.
  • D avalizar e dar andamento ao processo, pois o docente em estágio probatório pode aceder a quaisquer cargos de provimento em comissão ou função de direção.
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A Educação de Jovens e Adultos no Acre vem realizando projetos que atendem alunos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio, atendendo às dimensões do desenvolvimento, da autorrealização, da inclusão social e da inserção no mundo do trabalho. Seus fundamentos baseiam-se em:

  • A rompimento de fronteiras entre o ensino técnico e o mundo do trabalho e preparação para a formação seriada.
  • B preparação para o trabalho e formação seriada.
  • C formação seriada e articulação da educação com o mundo do trabalho.
  • D formação integral e exclusão do mundo do trabalho.
  • E formação para o exercício da cidadania e a articulação da educação ao mundo do trabalho.
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Tomando para a escola os pensamentos de Karl Marx, o que torna o aluno um ser alienado em seu processo de aprendizagem, tanto quanto o trabalhador na sua relação de trabalho, é a:

  • A conscientização de sua classe social.
  • B separação entre o pensar e o agir.
  • C reflexão sobre o seu papel na sociedade.
  • D apropriação de conhecimento.
  • E formação progressista.
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O caráter político e pedagógico do PPP leva a considerar a função social da escola. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A o PPP se reduz a uma somatória de planos, sugestões, transposições ou cópias de projetos elaborados em outras realidades escolares.
  • B o PPP jamais servirá para reforçar, manter, reproduzir formas de dominação e de exclusão social, pois sempre se constrói na perspectiva da emancipação.
  • C é o compromisso do PPP com os interesses reais e coletivos da escola que materializa seu caráter político e pedagógico.
  • D o PPP não vai interferir no currículo e nas práticas pedagógicas adotadas em sala de aula por se tratar de um projeto de cunho político.
  • E os PPPs das escolas públicas, pelo fato de pertencerem a um sistema organizado, são pensados coletivamente pelo próprio sistema.
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Assinale a alternativa incorreta, ou seja, aquela que não explicita requisitos de uma escola de qualidade social.

A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos, tais como,

  • A revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela; consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando os direitos humanos, individuais e coletivos e as várias manifestações de cada comunidade.
  • B foco no Projeto Político-Pedagógico, no gosto pela aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes; inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como foco a aprendizagem do estudante.
  • C compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade; integração dos profissionais da educação, os estudantes, as famílias, os agentes da comunidade interessados na educação.
  • D valorização dos profissionais da educação, com programa de formação continuada, critérios de acesso, permanência, remuneração compatível com a jornada de trabalho definida no Projeto Político- Pedagógico; realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social, desenvolvimento e direitos humanos, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura e arte, saúde, meio ambiente.
  • E a existência de um transparente sistema de avaliação, pois a escola que não reprova não é uma escola de qualidade, o que exige rígido combate a todo processo escolar de não reprovação que, na verdade, significa não avaliação; incluir somente crianças que tenham condições de vivenciar a rotina escolar. É o aluno, especial ou não, que deve se adaptar ao ambiente escolar e não a escola que deve se adequar para atender às necessidades de cada um dos alunos.
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Observe a figura, analise o texto e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Ao organizar um projeto, planeja-se o que se quer realizar, pois todo projeto é sempre uma ação consciente voltada para a criação de uma realidade futura. O projeto não se satisfaz, portanto, com o presente, busca alterá-lo. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável a fim de se arriscar a atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o do presente. É correto afirmar que um Projeto Político- Pedagógico, na perspectiva progressista, busca

  • A construir a eficiência dos processos educacionais da instituição. É um instrumento de gestão que possibilita ao gestor escolar obter bons desempenhos educacionais, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão de obra e material.
  • B adequar a instituição aos parâmetros legais vigentes, atualização.
  • C dotar a instituição de eficácia, ou seja, que seja capaz de fazer aquilo que precisa ser feito para alcançar os objetivos centralmente estabelecidos e as metas traçadas.
  • D a efetividade do processo de ensino e aprendizagem já propostos pelo sistema educacional. Chega de fazer de conta que há ensino e que houve aprendizagem.
  • E a superação, transformação da situação escolar. A realidade é seu ponto de partida e a sua transformação, o ponto de chegada.
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Em uma escola inspirada na estética da sensibilidade, o espaço e o tempo são planejados para acolher e expressar a diversidade dos alunos e oportunizar trocas de significados. Neste tipo de escola, a descontinuidade, a dispersão caótica, a padronização, o ruído cederão lugar à continuidade, à diversidade expressiva, ao ordenamento e à permanente estimulação pelas palavras, imagens, sons, gestos e expressões de pessoas que buscam superar a fragmentação dos significados e o isolamento que ela provoca. Finalmente, a estética da sensibilidade não exclui outras estéticas, próprias de outros tempos e lugares. Como forma mais avançada de expressão, ela as subassume, explica, entende, critica, contextualiza, porque

  • A não convive com a exclusão, a monotomia e a transgressão.
  • B não convive com a intolerância, a ignorância e a intransigência.
  • C não convive com a intransigência, a intolerância e a exclusão.
  • D não convive com o autoritarismo, a intolerância e a intransigência.
  • E não convive com o ostracismo, a exclusão e a intransigência.
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Paralelamente à construção dos conceitos das operações matemáticas e mediante a compreensão dos seus significados, faz-se necessário que o professor trabalhe com seus alunos uma base de apoio para o desenvolvimento da habilidade de cálculo. Esta base consiste

  • A no desenvolvimento do pensamento lógico/racional e no domínio da contagem, em uma perspectiva de refinar os primeiros conceitos decimais e binários.
  • B na percepção das diferentes dimensões (altura, largura e profundidade) e na construção das combinações numéricas básicas.
  • C na aquisição das unidades básicas de medida e na adição de números de um dígito e seus correspondentes inversos da subtração.
  • D no domínio da contagem, na construção das combinações numéricas básicas, na adição de números de um dígito e seus correspondentes inversos da subtração, em uma perspectiva de trabalhar com resolução de situações problema.
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É correto afirmar que a organização curricular por projetos

  • A trata da integração do trabalho pedagógico com outras áreas do conhecimento.
  • B só pode ser implementada na escola por regulamentação do MEC.
  • C visa à participação de outros profissionais da escola na avaliação dos alunos.
  • D constitui um movimento político liderado pelos alunos e acatado pelos professores.
  • E permite trabalhar temas comuns em diferentes disciplinas, de maneira integrada.
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Há alguns elementos a serem observados no atendimento socioeducativo, tais como a compreensão, a exigência, a diretividade e a disciplina.

Assinale a alternativa que apresenta os dois conceitos corretos correspondentes à disciplina e à diretividade.

  • A Disciplina é um instrumento norteador do sucesso pedagógico, tornando o ambiente socioeducativo um polo irradiador de cultura e conhecimento, enquanto diretividade pressupõe autoritarismo
  • B Disciplina é um instrumento de opressão, para que o jovem não ultrapasse os limites impostos na instituição, e diretividade é um comportamento autoritário para fazer com que o jovem cumpra o que lhe cabe na instituição.
  • C Disciplina requer acordos definidos na relação entre todos no ambiente socioeducativo, como meio para viabilizar um projeto coletivo e individual, enquanto diretividade pressupõe autoritarismo.
  • D Disciplina é uma imposição aos adolescentes, a fim de que tenham comportamento adequado, para garantir a segurança de todos, e diretividade pressupõe autoridade competente.
  • E Disciplina requer acordos definidos na relação entre todos no ambiente socioeducativo, como meio para viabilizar um projeto coletivo e individual, e diretividade pressupõe autoridade competente.
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A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar, entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.

I. A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.

II. No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.

III. A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e interpretados da doutrina cristã.

IV. A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.

Estão corretas as afirmativas
  • A I, II, III e IV.
  • B I e III, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, III e IV, apenas.
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O diálogo se converte, portanto, em uma exigência para qualquer um que deseje averiguar quais normas, regulamentos e instituições são justos. Mas esse diálogo que, em princípio, afeta pessoas concretas, exige ao mesmo tempo a compreensão das diferentes bagagens culturais dos interlocutores, na medida em que constituem signos de sua identidade. [...] Por isso, o diálogo não é um modismo, mas uma exigência.


CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. SP: Edições Loyola, 2005, p.168.

Qual proposta educacional está baseada na concepção de diálogo apresentada por Adela Cortina, de acordo com o trecho acima?
  • A Educar em Tempos Difíceis
  • B Aprendizagem Significativa
  • C Currículo Interdisciplinar
  • D Pedagogia de Projetos
  • E Educação Intercultural
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As opções a seguir apresentam objetivos de uma escola como organização multicultural, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Avaliação dos discursos e das práticas para que as ideias preconceituosas não se naturalizem.
  • B Desenvolvimento da capacidade do indivíduo de valorizar seus direitos.
  • C Reflexão sobre a relação de poder e cultura presente somente no currículo.
  • D Ruptura da ideia de que um padrão cultural é superior ou inferior a outro.
  • E Reconhecimento da escola como um locus cultural e que as diferenças sejam enriquecedoras.
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Os postulados inatistas servem, para justificar práticas pedagógicas espontaneístas, ou, a pedagogia do dom, do reforço das características inatas. Em relação à responsabilidade do sucesso escolar, é correto afirmar que essa se encontra no:

  • A Educando.
  • B Pedagogo.
  • C Educando e escola.
  • D Pedagogo e escola.

Direito Administrativo

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A empresa Zunic, após o devido procedimento licitatório, celebrou contrato administrativo com a União Federal, para a construção de importante obra pública. Por ter descumprido o contrato administrativo, recebeu a sanção de multa, aplicada após regular processo administrativo e descontada de valores a serem recebidos da União Federal. Nesse caso,

  • A a multa pode ser descontada dos pagamentos devidos, independentemente da garantia contratual.
  • B o desconto só é possível se a garantia contratual for insuficiente para o pagamento da multa imposta.
  • C a multa jamais pode ser descontada de valores contratuais devidos ao particular pela Administração pública.
  • D é incabível a sanção de multa para a hipótese narrada.
  • E é cabível a sanção de multa, mas somente pode ser cobrada judicialmente, consoante preceitua a Lei de Licitações.
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Com relação aos bens públicos, assinale a opção correta.

  • A A inalienabilidade é característica tanto dos bens de uso comum do povo como dos bens dominicais e dos de uso especial
  • B A CF admite que os estados, o DF e os municípios, bem como os órgãos da administração direta e indireta de todos os entes federativos, participem no resultado da exploração de recursos minerais no âmbito de seu respectivo território
  • C As terras devolutas são bens públicos que não possuem afetação pública nem foram incorporados ao domínio privado
  • D Os terrenos de marinha são as áreas que, banhadas pelas águas de mar ou de rios navegáveis, integram o patrimônio dos diversos entes federativos e cuja utilização, por particulares, somente é admitida mediante permissão de uso.
  • E Devido ao fato de os bens públicos de uso comum se destinarem à utilização geral pelos indivíduos, é vedada a cobrança de remuneração pela utilização desse tipo de bem.
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No que concerne aos meios de apuração de infrações administrativas, é correto afirmar que

  • A o relatório da comissão disciplinar encarregada da apuração da infração administrativa vincula a decisão da autoridade competente para aplicação da pena, salvo se esta acolher pedido de reconsideração do servidor.
  • B dispensa-se o processo administrativo disciplinar para apuração de infração sujeita à pena de demissão, quando se tratar de verdade sabida, podendo ser instaurada sindicância a critério da autoridade competente.
  • C a sindicância destina-se à apuração de elementos para identificar a existência da infração administrativa ou sua autoria, sendo admitida, também, como meio sumário para apuração de faltas puníveis com penalidades outras que não a demissão.
  • D o processo administrativo disciplinar somente é obrigatório quando da sindicância não resultar a apuração de elementos suficientes para concluir pela existência da falta punível com demissão ou a sua autoria.
  • E com base no princípio da oficialidade, a autoridade julgadora é impedida de determinar o saneamento do processo administrativo disciplinar ou a realização de novas diligências para a formação probatória.
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Suponha que determinada empresa privada, que costuma participar de licitações e contratar com a Administração pública tenha sofrido condenação definitiva em processo judicial. De acordo com as disposições da Lei nº 8.666/93, referida condenação

  • A poderá ensejar declaração de inidoneidade para participar de licitações e contratar com a Administração, em se tratando de prática dolosa de fraude fiscal.
  • B somente poderá ensejar a suspensão ou proibição do direito de contratar com a Administração se ocorrer por prática de ilícito visando frustrar procedimento licitatório.
  • C não poderá constituir fundamento para a imputação de sanção administrativa, a qual somente pode se dar no bojo da execução dos contratos celebrados com a Administração pública.
  • D autoriza os responsáveis pelos procedimentos licitatórios instaurados a inabilitarem a referida empresa, independentemente de declaração específica de suspensão ou inidoneidade.
  • E enseja a automática inidoneidade da empresa para contratar com a Administração e a suspensão dos contratos em curso, se envolver a prática de ato de improbidade administrativa.
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Nos termos da Lei n° 8.429/92, constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades da Administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e, notadamente:

  • A revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.
  • B adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.
  • C celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestação de serviços públicos por meio da gestão associada sem observar as formalidades previstas na lei.
  • D liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação irregular.
  • E revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo.

Direito Constitucional

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I – Os Procuradores-Gerais de Justiça nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.

II – São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios.

III – Segundo a Constituição Federal, aos juízes, quando em disponibilidade, é facultado exercer qualquer outro cargo ou função.

IV – A Constituição do Estado de Santa Catarina atribui à Polícia Civil, entre outras funções, a execução dos serviços administrativos de trânsito e o controle da propriedade e uso de armas, munições, explosivos e outros produtos controlados.

V – Compete ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina processar e julgar, originariamente, os mandados de segurança contra atos ou omissões do próprio Tribunal ou de alguns de seus
órgãos, segundo a Constituição Estadual.

  • A Apenas as assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • B Apenas as assertivas I, II, IV e V estão corretas.
  • C Apenas as assertivas II e V estão corretas.
  • D Apenas as assertivas II, III, IV e V estão corretas.
  • E Todas as assertivas estão corretas.
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Examine as seguintes assertivas acerca do estado de defesa e do estado de sítio:

1) O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
2) No caso de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante estado de defesa, o decreto de estado de sítio poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
3) Solicitada autorização para decretar o estado de sítio durante o recesso parlamentar, o Presidente do Senado Federal, de imediato, convocará extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de dez dias, a fim de apreciar o ato.
4) A Mesa do Congresso Nacional, ouvidos os líderes partidários, designará Comissão composta de cinco de seus membros para acompanhar e fiscalizar a execução das medidas referentes ao estado de defesa e estado de sítio.

Marque a resposta CORRETA:

  • A apenas as assertivas 1 e 2 estão corretas;
  • B apenas as assertivas 2 e 4 estão corretas;
  • C apenas as assertivas 2 e 3 estão corretas;
  • D apenas as assertivas 1 e 4 estão corretas.
38

É INCORRETO afirmar que compete privativamente ao Senado Federal:

  • A Processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles.
  • B Avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.
  • C Dispor sobre limites e condições para concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno e estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
  • D Proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.
39

Qual o ato do poder público que não pode ser objeto de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF)?

  • A Lei complementar estadual posterior à norma constitucional violada
  • B Lei ordinária anterior à norma constitucional violada
  • C Lei federal de efeitos concretos anterior à norma constitucional violada
  • D Decreto municipal posterior à norma constitucional violada
  • E Decreto federal anterior à norma constitucional violada