Na teoria que versa sobre Estado, Governo e Administração Pública, o Contratualismo é:
Com relação às teorias regulatórias, analise as assertivas abaixo.
I. Condições de entrada com exclusividade de demanda são importantes para recuperação de custos afundados em casos de monopólios naturais.
II. Os níveis tarifários de um contrato devem ser estabelecidos no processo licitatório, devendo ser conhecidos desde então, sem possibilidade de ajuste posterior, o que implica manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos serviços prestados.
III. Quanto maior a concorrência em um setor, maior é a necessidade do regulador em obter informações e intervir, sancionando os operadores ineficientes.
IV. Na teoria econômica, sob a gestão pública, a tendência é que haja um fraco desempenho das empresas, dado à falta de penalização à gestão improdutiva, pois os lucros e as perdas não são totalmente percebidos pelos gestores.
V. O sistema de “preço-teto” assume a assimetria de informação entre regulador e regulados, e como não observa o empenho de eficiência do operador, evita que os ganhos de eficiência sejam repartidos com os usuários.
É correto o que se afirma em:
Sobre as formas de controle, é correto afirmar que o controle
A gestão funcional normalmente utilizada no âmbito da Gestão Pública possui características diferentes da gestão por processos. Identifique a alternativa que contempla características da gestão por processos.
No que se refere às premissas das teorias clássica, neoclássica e das relações humanas, assinale a opção correta.
Na formulação e avaliação de políticas públicas de educação no Brasil, pode-se considerar que as decisões correntes são marginais, uma vez que as decisões tomadas no passado constrangem decisões futuras e limitam a capacidade dos governos de adotar novas políticas públicas ou de reverter a rota das políticas em vigor.
Nesse caso, considera-se que a política pública segue um:
As atividades de controle são fundamentais para garantir a transparência dos gastos públicos. No governo federal, o Portal da Transparência é uma iniciativa que procura dar publicidade aos gastos do governo. Esse portal é uma ação de controle
Na celebração de convênios e termos aditivos pelos órgãos e pelas entidades da Administração direta e indireta do Distrito Federal, faz-se necessária a publicação do instrumento para que tenha eficácia, mesmo que sem ônus. Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica o veículo correto para a publicação do extrato desses instrumentos.
Após procedimento licitatório, um município celebrou contrato de prestação de serviços com a empresa HIJ.
O contrato apresenta uma cláusula de vigência por prazo indeterminado e outras claúsulas que permitem ao município a aplicação de sanções ao contratado pela inexecução total ou parcial do ajuste, bem como a modificação e a rescisão do ajuste, unilateralmente, em determinadas situações.
Nessa situação, o contrato é juridicamente
Os desafios de um gerente de projetos do setor público, são, dentre outros,
I. a Gestão de Pessoas, utilizando como estratégia o diálogo eficaz sobre os objetivos, métodos e técnicas dos projetos para se alcançar os resultados al- mejados.
II. o uso de práticas tradicionais de gerenciamento, considerando que o gerenciamento de projetos é o mesmo que controlar o gasto público.
III. a diferença entre o papel do administrador, que quebra paradigmas e usa seus conhecimentos para obter resultados contínuos, e o gestor que apenas cumpre os anseios do legislador, porque não tem a mesma autonomia do administador.
IV. a inexistência da cultura de gerenciamento de projetos, traduzida pela ausência de cobranças dos servidores, não cumprimento de prazos e baixa efetividade dos projetos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Tratando-se de planejamento,existem três níveis hierárquicos distintos dentro da organização que são:
O conceito de política pública e seus diversos significados seguem uma tradicional classificação, que divide em ciclos essa atividade estatal e o seu processo. A perspectiva “de cima para baixo” tem suas raízes no modelo de estágios, que devem ser claramente distintos.
Um desses estágios é o da implementação da política pública, que pode ser definido como:
São deveres do servidor público em seu local e horário de trabalho:
1) zelar para que não se torne um hábito entreter-se em longas conversações com os usuários do serviço, em leituras ou outras atividades estranhas ao serviço ou que atendam a interesses particulares.
2) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.
3) dedicar-se às atividades comunitárias já que, como cidadão, nada impede seu engajamento cívico na construção e implementação de políticas públicas ou que use seu conhecimento como agente de desenvolvimento social.
4) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim a filas ou qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições.
5) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
Estão corretas, apenas:
No que diz respeito às receitas e despesas públicas, suas categorias e estágios, assinale a opção correta.
A partir dos anos 1930, surge no Brasil um novo modelo de administração pública. Esse modelo parece num quadro de aceleração da industrialização brasileira, em que o estado assume papel decisivo intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e de serviços. O modelo de administração pública que surgiu no Brasil a partir dos anos 1930, com base na reforma empreendida por Maurício Nabuco e Luiz Simões Lopes, denomina-se administração
A Administração Pública brasileira é regida por princípios definidos na Constituição de 1988. Estes determinam condições para o bom funcionamento do aparelho do Estado e órgãos públicos, orientando principalmente a ação dos servidores públicos no exercício de suas funções. O servidor que, no exercício de sua função, realiza ações legais de forma oculta ou interfere na fiscalização de qualquer tipo de atividade contraria o princípio da:
Governança e governabilidade são constructos que regem a construção e a operação do estado contemporâneo, mas se diferenciam em aspectos fundamentais. Governança e governabilidade estão relacionadas, respectivamente a :
Acerca dos dispositivos constitucionais sobre os servidores públicos, considere as afirmativas seguintes:
I Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder ou ser inferiores à remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.
II A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição ficto.
III Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio do ente a que está vinculado.
Das afirmativas acima:
O cross-selling é uma técnica de vendas que incrementa o relacionamento dos clientes com os bancos.
Qual das situações a seguir representa um exemplo de cross-selling?
Uma característica típica do marketing em empresas de serviços, que interfere decisivamente em sua gestão, é o fato de que sua prestação
No processo de gestão do marketing de serviços, a técnica de pesquisa de compreensão da satisfação dos clientes, em que a empresa contrata pesquisadores para utilizarem seus serviços, pesquisadores estes que não serão identificados pelos atendentes de marketing, é denominada:
Com seu filho menor, Márcia vai a uma agência bancária pagar a conta de energia elétrica às 14 horas. Como tinha compromisso agendado para as 14 h 40 minutos, solicitou preferência para pagamento no caixa, invocando a legislação em vigor. Sua pretensão não foi atendida, uma vez que não preenchia os requisitos legais.
De acordo com a legislação específica sobre prioridade de atendimento, todas as afirmações a seguir estão corretas, EXCETO que
O atendimento bancário pode ser classificado como um tipo específico de SERVIÇO. Como tal, apresenta uma série de características que posicionam esse produto nessa categoria. A característica que NÃO pertence à categoria dos SERVIÇOS é a
Existem leis municipais e estaduais que regulamentam o tempo de fila de espera para atendimento em instituições financeiras. Em uma agência do Rio de Janeiro, o funcionário que trabalha no pré-atendimento constata que uma pessoa na fila do atendimento prioritário não tem direito a esse tipo de atendimento.
O funcionário deverá explicar para essa pessoa que, segundo a Lei n° 5.254, de 25 de março de 2011 (Lei da Fila do Banco), o atendimento preferencial é destinado aos
Em relação às mensagens empregadas na promoção e venda de produtos e serviços, incluindo os bancários, não devem ser feitas ofertas de ação negativa.
São ofertas de ação negativa aquelas que
Dos elementos que compõem o marketing mix de um banco, os seguintes representam o “P” de praça:
Atualmente, as estratégias mercadológicas dos bancos consideram que os clientes compram para satisfazer suas necessidades
Nesse sentido, deve-se levar em consideração que, na venda de produtos bancários, essas necessidades serão satisfeitas por
Os serviços são interações complexas afetadas por uma série de elementos e, portanto, adotar uma perspectiva de marketing holístico é fundamental. A complexidade do marketing holístico de serviços exige marketing
Em conformidade com a Resolução no 3.694/2009, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem contemplar, em seus sistemas de controles internos, a adoção de procedimentos que assegurem:
No Brasil, com a estabilidade econômica a partir dos anos 1990 e a abertura do mercado bancário brasileiro para a entrada de bancos estrangeiros, o setor financeiro tornou- se bem mais competitivo. Com esse aumento da competitividade, torna-se fundamental, às organizações que almejam um melhor posicionamento no mercado, diferenciar seus serviços de maneira significativa aos consumidores.
Uma ação para diferenciação eficaz de serviços é a
Em uma organização, toda atividade ou benefício, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulte na posse de algum bem, é denominada
Segundo dados recentes, a contratação de seguros pessoais no Brasil — incluindo seguro de vida, de viagem, contra acidentes pessoais, bem como seguro educacional — somou R$ 6,9 bilhões em prêmios no primeiro trimestre de 2015. Esse montante representa elevação de 11,6%, em comparação com o mesmo período de 2014, e se deve, segundo especialistas do setor, à mudança da visão dos brasileiros a respeito de suas responsabilidades no futuro. Segundo os especialistas, os brasileiros passam por um momento de mudança de valores e se preocupam mais com o futuro.
Do ponto de vista da análise do macroambiente de marketing, o mercado de seguros foi afetado por mudanças no ambiente
O Banco MNO tem utilizado, em suas campanhas de marketing, um conjunto de ferramentas de incentivo, projetadas para estimular a compra de produtos ou serviços específicos por parte do cliente. Esta prática é denominada
De acordo com a Resolução CMN n° 3.849, de 25/03/2010, as instituições financeiras devem designar os nomes do ouvidor e do diretor responsável pela área ao
Analise o texto que segue:
Em contexto no qual a concorrência não dá chance aos erros, organizações que não evoluem são suprimidas. Os relacionamentos com os clientes nestes cenários complexos se tornam imprescindíveis, pois para que os compradores permaneçam fiéis à firma, depende de como criam laços e vínculos de interatividade e cocriação que proporcione valor. Ganham as empresas que oferecem maiores valores e satisfação do que a concorrência. Parte desta discussão de proposição de valor emerge da lógica do serviço (VARGO, LUSCH, 2004).
Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Marketing de relacionamento:
Para responder às questões de números 71 a 73, considere a Lei no 8.078/1990 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Na cobrança de débito, o consumidor inadimplente
Para facilitar a atividade das cooperativas singulares de crédito não filiadas à cooperativa central, nos termos da Resolução CMN n° 3.849, de 25/03/2010, tais cooperativas poderão, para compartilhamento e utilização de ouvidoria, firmar com associação representativa da classe o seguinte instrumento:
Quem presta atendimento telefônico de ligações externas tem de ter em mente que é o primeiro contato da "casa" com o mundo externo. Assim, se quem atende não demonstra simpatia, boa educação e boa vontade, o resultado pode ser péssimo para a imagem da organização.
Em um atendimento telefônico, o secretário (a) deve se orientar, dentre outras, pelas seguintes recomendações, exceto uma. Assinale-a.
As alternativas a seguir apresentam deveres fundamentais dos secretários, à exceção de uma. Assinale-a.
Uma providência fundamental que o secretário deve sempre tomar é manter um follow-up atualizado e fisicamente bem organizado, pois nem todos os assuntos podem ser resolvidos imediatamente, mas não podem ser esquecidos ou arquivados. Em relação ao folow-up, analise as afirmativas a seguir.
Os avanços das tecnologias da informação e comunicação no ambiente de trabalho têm provocado mudanças importantes na forma de realização de muitas atividades administrativas. Uma das mais recentes mudanças
O profissional de Secretariado Executivo administra não apenas o seu tempo mas também do seu executivo. Por isso é fundamental que esse profissional saiba administrá-lo adequadamente. Se não fizer um bom planejamento, grande parte do dia de seu trabalho, bem como o de sua chefia imediata serão desperdiçados. Para fazer um bom planejamento há inúmeras ferramentas que poderá auxiliar o secretário executivo. Quais são elas? Analise as opções abaixo:
I. Agenda (manual e/ou eletrônica).
II. Check list (rol de atividades).
III. Follow-up (pasta sanfonada).
IV. Post it colocados em torno do computador.
V. Minuta e pauta.
Estão corretas APENAS:
O Auxiliar Administrativo tem como incumbência redigir documentos utilizando a redação oficial, que é o modo de comunicação adotado e praticado
Redução tarifária aplicada ao serviço de Registro Nacional. Pode ser utilizada junto aos serviços de carta (comercial e não comercial), impresso normal, impresso especial e mala direta postal, quando da postagem de livros em geral, postados por qualquer pessoa física ou jurídica; e para envio de material geral didático postado por Escola de Ensino por correspondência e destinados a seus alunos. Trata-se do(a):
Na realização de um trabalho é necessário administrar bem o tempo. Assim, é importante definir a urgência do que será realizado durante o dia, estabelecendo os seguintes procedimentos:
I. analisar as tarefas a serem realizadas e hierarquizá-las.
II. reunir todo o material necessário para a realização da tarefa.
III. realizar a tarefa segundo o planejamento estabelecido.
Assinale:
O Código de Ética do profissional de secretariado foi publicado no Diário Oficial da União em 07 de julho de 1989. No capítulo I o Código de Ética trata do(s) ou da(s):
“O secretário é, antes de qualquer coisa, o principal assessor da chefia. Seu interesse em colaborar e seu decidido apoio á chefia constituem elementos essenciais para que a empresa possa desenvolver suas atividades de forma correta e produtiva.”
A respeito da conduta de secretário junto a seu chefe imediato, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve manter um relacionamento profissional, evitando sempre tomar liberdades excessivas.
II. Deve aceitar as críticas construtivas da chefia sem desanimar ou perder o interesse pelo trabalho.
III. Deve criticar a chefia junto a terceiros, demonstrando sua insatisfação pela conduta do chefe.
Assinale:
A profissão do secretário executivo foi regulamentada em 30 de setembro de 1985 conforme:
Luís Fernando, Auxiliar Administrativo há cinco anos, sabe que todos os documentos recebidos devem ser imediatamente
Natália trabalha como recepcionista em uma prefeitura e recebeu algumas orientações de como agir em relação aos recados telefônicos Uma das orientações recebidas está INCORRETA. Marque-a:
Considerando que o trabalho do(a) secretário(a) permite acesso a dados relevantes da empresa, o simples fato de fazer um comentário com colegas de trabalho pode configurar:
Ao utilizar a técnica SWOT para analisar o ambiente organizacional, as forças e fraquezas serão identificadas verificando-se o ambiente
A técnica que auxilia no processo decisório e que é conhecida como “técnica nominal de grupo”, segundo Megginson (1998), pode ser definida por
O Programa 5s surgiu no Japão, na década de 50, no período pós-guerra. Denomina-se 5s em razão das cinco ações iniciadas pela letra “s” quando grafadas em japonês. Os 5s são: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (asseio/saúde) e Shitsuke (disciplina). No ocidente a prática dos “S” também é conhecida pelo nome de:
O trabalho diário com correspondências obriga o profissional responsável a reconhecer a denominação das siglas pertinentes, tais como SEDEX, que significa
No ambiente de trabalho, a informalidade pode gerar excessos que possibilitam uma relação conturbada entre os empregados quando:
Analise o fragmento a seguir.
“O comportamento no trabalho está sujeito a regras de conduta – precisa ser adaptado e ajustado à vida profissional.”
A respeito das condutas a serem adotadas no ambiente de trabalho, relacione os itens a seguir.
1. Espírito de iniciativa
2. Colaboração
3. Discrição
( ) Condicionar o comportamento demostrando controle sobre as situações difíceis; ouvir sem replicar.
( ) Encontrar a melhor forma de desempenhar bem suas atribuições, buscando sempre maior aperfeiçoamento.
( ) Assumir uma atitude a fim de atingir os objetivos comuns do grupo de trabalho.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.