Resolver o Simulado CS-UFG - Nível Superior

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Direito Administrativo

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O ato administrativo é uma especie do ato jurídico, extraído da teoria geral do direito. Assim, o fundamento do ato administrativo e o mesmo do ato jurídico, acrescido da finalidade pública. Dessa forma, o ato administrativo, que pode ter origem em qualquer um dos três poderes,

  • A é a manifestação da vontade do Estado, que tem por fim imediato criar, modificar, declarar, resguardar, transferir ou extinguir direitos, e complementar à lei, servindo para satisfazer o interesse público e e regido pelo direito público.
  • B é o acontecimento material da Administração, que, independente de traduzir uma manifestação de vontade do Estado, serve para satisfazer o interesse público e pode ser submetido ao controle de legalidade do Poder Judiciário.
  • C é a manifestação verbal e bilateral de vontade da administração pública, serve para satisfazer o interesse público em detrimento do privado, e regido pelo direito público e pode ser submetido ao controle de legalidade do Poder Judiciário
  • D é o pressuposto de direito e de fato da Administração, que serve para orientar a vontade dos agentes públicos em face da satisfação do interesse público e é regido pelo direito público
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O atributo no qual se reveste a Administração Pública em relação a terceiros, mesmo que contrariamente à sua concordância, denomina-se

  • A imperatividade.
  • B autoexecutoriedade.
  • C competência.
  • D vinculação.
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Em relação ao regramento das licitações, previsto na Lei n. 8.666/1993, tem-se que

  • A a necessidade de publicação do instrumento convocatório não se estende a todas as modalidades licitatórias
  • B a desconstituição de licitação pressupõe a instauração de contraditório em que se assegure ampla defesa a todos os licitantes interessados
  • C a autoridade competente poderá anular licitação em razão de interesse público decorrente de fatos supervenientes devidamente comprovados.
  • D a fase de habilitação antecede a fase de julgamento na modalidade denominada “pregão”.
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Na transferência de propriedade de terceiro para o Poder Público por meio do procedimento de desapropriação,

  • A as desapropriações de imóveis urbanos por utilidade pública serão feitas com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até vinte anos.
  • B a desapropriação urbanística que possui caráter confiscatório pode ser aplicada ao proprietário do solo urbano que não atenda à exigência de promover o adequado aproveitamento de sua propriedade, não lhe dando direito à indenização.
  • C os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios, pelos Estados, independente de prévia autorização legislativa.
  • D as propriedades urbanas de qualquer região do país onde for localizada a exploração de trabalho escravo, na forma da lei, serão expropriadas, não se assegurando ao proprietário qualquer direito à indenização.
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Um certo município goiano, afirmando inexistirem condições para a prestação direta, pretende encontrar alternativa legal para prestação de serviço de transporte público urbano. Nesse sentido, poderá utilizarse

  • A de uma permissão de serviço público, contrato que transferirá ao particular a titularidade ou execução do serviço de transporte municipal por sua conta e risco.
  • B de uma delegação de serviço público, por meio da qual transferirá ao particular a titularidade e a execução do transporte público urbano.
  • C de uma concessão de serviço público, para execução por conta e risco do contratado, reservada a titularidade do serviço público ao ente federado.
  • D da execução do serviço por particular, desde que fique comprovado que inexiste outro ente público capaz de absorver a competência municipal
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Visando ao interesse comum, os serviços públicos se incluem como um dos objetivos do Estado e são definidos doutrinariamente com base em critérios que determinam suas espécies, forma, alcance e demais características e classificações. Diante disso,

  • A os serviços públicos uti universi são aqueles referentes a destinatários individualizados, sendo mensurável a sua utilização por cada um dos indivíduos.
  • B a descentralização é o fato administrativo que traduz a transferência da execução de atividade estatal a determinada pessoa, integrante ou não da Administração.
  • C os serviços públicos indelegáveis são aqueles que só podem ser prestados pelo Estado por seus próprios agentes ou por particulares colaboradores.
  • D os serviços de utilidade pública são aqueles que o Estado executa para compor melhor sua organização
  • E os serviços administrativos destinam-se diretamente aos indivíduos para fruição direta
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O Art. 12, Seção III, da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina os prazos de validade dos concursos para o acesso aos serviços das autarquias e das fundações públicas federais. O prazo estabelecido é de

  • A dois anos, podendo ser prorrogado por duas vezes, por igual período.
  • B até um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
  • C até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
  • D um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
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Administração Pública, em termos organizacionais, pode ser dividida entre Direta e Indireta. Esta última pode ser composta de diversas pessoas jurídicas, dentre as quais as empresas públicas, que

  • A serão criadas efetivamente por lei formal.
  • B possuirão personalidade jurídica de direito público
  • C poderão revestir-se de qualquer forma ou organização empresarial.
  • D estarão subordinadas hierarquicamente ao ente criador
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Um cidadão sofreu comprovados prejuízos em razão da conduta de agente público estadual, atuando nessa qualidade. De acordo com a Constituição Federal e as normas relacionadas à Responsabilidade da Administração Pública, em relação ao cidadão em pauta, o Estado-membro é obrigado

  • A a reparar o dano, podendo exercer o direito de regresso em face do servidor, que responderá objetivamente perante a Administração.
  • B a reparar o dano, desde que comprovada a conduta dolosa ou culposa do agente nos autos do processo em que se discute o evento principal
  • C a ingressar com ação regressiva em face do servidor, em toda situação em que for condenado a reparar o dano nos autos do processo em que se discutir o evento principal.
  • D a reparar o dano, respondendo o agente perante esta, em ação regressiva, caso comprovado ato comissivo ou omissivo, doloso ou culposo.
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No tocante à delegação de competências, considerando o arcabouço doutrinário e legislativo referente à mesma,

  • A a decisão de recursos administrativos é delegável.
  • B a delegação depende de lei que expressamente a autorize.
  • C a edição de atos de caráter normativo é indelegável.
  • D a delegação está vinculada à subordinação hierarquica.

Direito Civil

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Maria, comerciante, de 47 anos, solteira e mãe de Joaquina, de 15 anos, irá contrair núpcias com João, professor, 68 anos de idade, divorciado, pai de três filhos, com 24, 26 e 28 anos, respectivamente. Nessas condições, os nubentes

  • A deverão adotar o regime de separação de bens, onde os bens permanecem sob a administração exclusiva de cada um dos cônjuges, que os poderá livremente alienar ou gravar de ônus real.
  • B deverão obrigatoriamente adotar o regime da comunhão parcial de bens, comunicando-se os bens que sobrevierem ao casal, na constância do casamento, em razão da alteração trazida pela Lei n. 12.344/2010.
  • C poderão optar por qualquer regime de casamento, em razão do princípio da variedade de regimes de bens e do princípio da liberdade dos pactos antenupciais
  • D deverão adotar o regime de participação final dos aquestos, quando os bens que possuíam antes do casamento e os que adquiriram após permanecem próprios de cada um.
  • E deverão celebrar pacto antenupcial que deve conter estipulações atinentes às relações econômicas dos cônjuges, direitos conjugais e paternos, sendo nulo o pacto antenupcial que não se fizer por escritura pública.
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O estatuto civil de 2002 recebeu o influxo do desenvolvimento da teoria hermenêutica no direito. No atinente aos critérios hermenêuticos adotados pelo texto do Código Civil vigente para prescrever como devem ser interpretados os negócios jurídicos, pode-se afirmar que

  • A o sentido literal da linguagem, nas declarações de vontade, terá primazia em face da intenção nelas consubstanciada.
  • B os negócios jurídicos devem ser interpretados em razão e nos limites de sua função social e da probidade.
  • C os negócios jurídicos benéficos e a renúncia interpretam-se estritamente.
  • D o silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizem, ainda que seja necessária a declaração de vontade expressa.
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Bens são coisas materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto a uma relação jurídica. O Código Civil Brasileiro utilizou-se de quatro critérios para classificar os bens. Neste sentido,

  • A os bens públicos de uso comum do povo, os dominicais e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar.
  • B os bens imóveis, por sua própria natureza, compreendem o solo, o subsolo e o espaço aéreo sobrejacente, podendo o proprietário se aproveitar dos recursos minerais e hídricos ali incorporados por ter o domínio do subsolo
  • C os bens imóveis por determinação legal compreendem os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações (direitos autorais, propriedade industrial, patentes, marcas, quotas e ações de sociedades)
  • D os bens móveis e imóveis do ausente, com a abertura da sucessão provisória, só poderão ser alienados por desapropriação ou por ordem judicial, para evitar ruína ou quando for conveniente convertê-los em títulos da dívida pública.
  • E os bens do domínio nacional são bens públicos pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem

Legislação Federal

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A matéria relativa às locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes é objeto de minuciosa normatização pela Lei n. 8.245, de 18 de outubro de 1991, conhecida como Lei do Inquilinato. No tocante às garantias locatícias, esse diploma legal prescreve:

  • A a caução, a fiança, o seguro de fiança locatícia e o aval são modalidades específicas.
  • B a presença de mais de uma das modalidades de garantia em um mesmo contrato de locação é permitida.
  • C a garantia da locação, em qualquer modalidade, se estende até a efetiva devolução do imóvel, independentemente de disposição contratual em contrário.
  • D a caução poderá ser em bens móveis ou imóveis.

Direito Civil

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Nos termos do Código Civil, pode o devedor ou outrem por ele, com a entrega do imóvel ao credor, ceder-lhe o direito de perceber, em compensação da dívida, os frutos e rendimentos. Essas condições configuram um caso de

  • A penhor.
  • B hipoteca.
  • C anticrese.
  • D enfiteuse.
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Uma das inovações mais importantes do estatuto civilista de 2002 é o capítulo referente aos direitos da personalidade, introduzido logo nos primeiros artigos do código (arts. 11 a 21). No que diz respeito aos direitos da personalidade, o Código Civil vigente prescreve que

  • A existe um rol taxativo desses direitos, constituídos pelo direito à vida, à liberdade, à integridade física e psíquica, à imagem, à honra, ao nome e à vida privada.
  • B é inviolável a vida privada da pessoa natural, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a essa norma.
  • C é defeso, em qualquer hipótese, o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.
  • D é impossível admitir a disposição gratuita do próprio corpo para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial, por serem indisponíveis os direitos da personalidade.

Direito Empresarial (Comercial)

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A Lei n. 10.406/2002, reconhecendo a importância da empresa no contexto da ordem econômica contemporânea, reservou o Livro II para dispor das questões inerentes ao Direito de Empresa. Esse livro define expressamente

  • A o pequeno empresário, os que exercem profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística e o empresário rural como empresários.
  • B o empresário como o sócio da sociedade empresária que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.
  • C a sociedade simples, a sociedade em comum e a sociedade em conta de participação como sociedades não personificadas.
  • D o estabelecimento como todo complexo de bens organizado, para o exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.

Direito Civil

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Uma faceta importante das relações familiares é aquela que concerne à relação entre pais e filhos. Sobre o instituto do poder familiar (também designado em sede doutrinária de autoridade parental), o Código Civil em vigor dispõe o seguinte:

  • A a separação judicial, o divórcio e a dissolução da união estável alteram as relações entre pais e filhos, exceto quanto ao direito, que aos primeiros cabe, de terem em sua companhia os segundos.
  • B os pais, quanto à pessoa dos filhos menores, têm competência de reclamá-los a quem ilegalmente os detenha.
  • C o poder familiar do pai ou da mãe que castigar imoderadamente o filho suspende-se por decisão judicial.
  • D o exercício do poder familiar extingue-se ao pai ou à mãe condenados por sentença irrecorrível, em virtude de crime cuja pena exceda a 2 (dois) anos de prisão.
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O tema da responsabilidade civil sofreu modificações formais e substanciais pela edição da Lei n. 10.406/2002, notadamente ampliando-se sua área de incidência no intuito de incrementar a proteção às vítimas dos mais diversos danos oriundos da sociedade contemporânea do risco. Sobre a responsabilidade civil extracontratual, o Código Civil vigente prevê que

  • A a indenização, no caso de homicídio, restringe-se ao pagamento de alimentos às pessoas a quem o morto as devia, levando-se em conta a duração provável da vida da vítima.
  • B o juiz está impedido de reduzir equitativamente a indenização, quando houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, vez que a indenização mede-se pela extensão do dano.
  • C o cárcere privado, a prisão por queixa ou denúncia falsa e de má-fé e a prisão ilegal ensejam indenização por ofensa à liberdade pessoal.
  • D o dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, mesmo que prove culpa da vítima ou força maior
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J.F.S., no ano de 2013, na cidade de Goiânia, espontaneamente e motivado pela generosidade, doou todos os seus bens a seu sobrinho J.H.F., inclusive a casa onde morava, sem reserva de parte ou de bens suficientes a sua subsistência, mediante lavratura de escritura pública registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente, sem consignação de qualquer encargo.

A partir do caso relatado e do disposto no Código Civil vigente acerca da matéria, pode-se afirmar que o negócio jurídico celebrado é

  • A inexistente.
  • B nulo.
  • C ineficaz.
  • D anulável.

Direito Constitucional

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É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, entre outras sanções, de desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada

  • A pelo Governo Estadual, com prazo de resgate de até cinco anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
  • B pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
  • C pela Câmara Federal, com prazo de resgate de até doze anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
  • D pela Câmara Municipal, com prazo de resgate de até quinze anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
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A Constituição Federal dispõe em capítulo próprio acerca dos partidos políticos no Brasil, dizendo que é livre a sua criação, fusão, incorporação e extinção, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e ainda observando, dentre outros, o seguinte preceito:

  • A redução das desigualdades regionais e sociais.
  • B independência nacional.
  • C caráter nacional.
  • D igualdade entre os Estados.
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No tocante ao tema relativo à responsabilidade do Presidente da República,

  • A o impeachment do presidente da República é processado e julgado pela Câmara dos Deputados.
  • B o presidente da república ficará suspenso de suas funções, nos crimes de responsabilidade, imediatamente após o seu julgamento.
  • C a imunidade à prisão cautelar do presidente da República é insuscetível de estender-se aos governadores dos Estados.
  • D o presidente da República, após a vigência de seu mandato, não poderá ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.
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A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 destaca que o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias em caso de

  • A ameaça grave à ordem pública.
  • B calamidade pública e desordem pública.
  • C relevância e urgência.
  • D violação de direitos humanos.
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Segundo a Constituição Federal, é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios

  • A planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações.
  • B instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, in- clusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.
  • C estabelecer as áreas e as condições para o exercício da atividade de garimpagem, em forma associativa.
  • D combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos.
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Acerca da repartição de competências, a Constituição Federal de 1988 destaca como sendo competência da União, do Distrito Federal e dos Estados, legislar sobre

  • A jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia.
  • B custas dos serviços forenses.
  • C serviço postal.
  • D águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão.
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Nos expressos termos da Constituição Federal de 1988, compete privativamente à União legislar sobre

  • A proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.
  • B criação, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas
  • C proteção e integração social das pessoas portadoras de deficiência.
  • D águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão
  • E organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.
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Acerca das prerrogativas e imunidades parlamentares, e em conformidade com a interpretação dos respectivos dispositivos constitucionais,

  • A os Deputados e Senadores serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, a partir de sua posse.
  • B os membros do Congresso Nacional, desde a expedição do diploma, não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, sendo essa imunidade não extensível ao corréu sem essa prerrogativa.
  • C a imunidade material parlamentar não exclui a tipicidade do fato praticado pelo Deputado ou Senador consistente na manifestação, escrita ou falada, que ocorra no exercício da função.
  • D os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, salvo em relação às pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações.
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Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o

  • A Procurador-Geral da República, que defenderá o ato ou texto impugnado
  • B Presidente do Senado Federal, que defenderá o ato ou texto impugnado.
  • C Presidente da Câmara dos Deputados, que defenderá o ato ou texto impugnado.
  • D Ministro de Estado da Justiça, que defenderá o ato ou texto impugnado
  • E Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado.
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No que diz respeito à Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária, de acordo com o disposto na Constituição, a lei garantirá tratamento especial à propriedade produtiva e fixará normas para o cumprimento dos requisitos relativos à sua função social, que é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, aos seguintes requisitos:

  • A regularidade fiscal, exploração que favoreça o bem- estar dos trabalhadores, aproveitamento racional e adequado, observância das disposições que regulam as relações de trabalho, utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente.
  • B observância das disposições que regulam as relações de trabalho, exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários trabalhadores, aproveitamento racional e adequado, e utilização adequada dos recursos naturais e indisponíveis.
  • C exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores, aproveitamento racional e adequado, utilização adequada dos recursos naturais disponíveis, preservação do meio ambiente, observância das disposições que regulam as relações de trabalho e regularidade fiscal.
  • D aproveitamento racional e adequado, utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente, observância das disposições que regulam as relações de trabalho e exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

Direito Tributário

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Para atendimento do bem comum é essencial a obtenção das receitas tributárias. É nesse sentido que a lei tributária estabelece as garantias e os privilégios do crédito tributário. No caso de existência de processo de falência, a lei preconiza que

  • A a multa tributária prefere apenas os créditos subordinados.
  • B a cobrança judicial do crédito tributário está sujeita à habilitação em falência.
  • C o crédito tributário prefere os de igual natureza decorrentes de fatos geradores ocorridos no curso do processo de falência.
  • D o crédito tributário prefere as importâncias passíveis de restituição, nos termos da lei falimentar.
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Considerando o princípio constitucional da segurança jurídica na tributação,

  • A a legalidade tributária corresponde ao princípio da reserva legal, dado que toda imposição tributária, em cada um dos aspectos do fato gerador, deve necessariamente estar prevista em lei no sentido estrito.
  • B a atualização monetária do valor venal dos veículos automotores para fins do lançamento tributário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não dispensa a edição de lei em sentido estrito.
  • C a cobrança de taxas administrativas pelo Poder Executivo estadual prescinde da observância do princípio da legalidade tributária, na medida em que decorrentes de atividade pública típicas do exercício do poder de polícia em prol da ordem pública.
  • D o princípio da anterioridade nonagesimal não se aplica em matéria de taxas de serviços públicos, considerando que vige o princípio da continuidade do serviço público, não sendo crível a interrupção do serviço em prol da não surpresa do contribuinte que já usufruía daquele mesmo serviço.
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A correta definição do domicílio tributário do sujeito passivo da obrigação tributária é essencial uma vez que reflete diretamente na definição da legislação a ser aplicada. Considera-se domicílio tributário quanto

  • A às firmas individuais, o lugar da sua sede, ou, em relação aos atos ou fatos que derem origem à obrigação, o de cada estabelecimento, sendo vedado à autoridade administrativa recusar o domicílio eleito.
  • B às pessoas jurídicas de direito público o lugar da sua sede, ou, em relação aos atos ou fatos que derem origem à obrigação, o de cada estabelecimento, sendo permitido à autoridade administrativa recusar o domicílio eleito.
  • C às pessoas naturais, a sua residência habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de suas atividades, sendo permitido à autoridade administrativa recusar o domicílio eleito.
  • D às pessoas jurídicas de direito privado, o lugar da sua sede ou, em relação a fatos e atos que deram origem à obrigação, o de cada estabelecimento, sendo vedado à autoridade administrativa recusar o domicílio eleito.
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Acerca das normas constitucionais, conhecidas como “Estatuto do Contribuinte”, que compreendem as imunidades e os princípios constitucionais,

  • A a fixação da alíquota do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é desobrigada de obedecer ao princípio da noventena ou anterioridade mitigada.
  • B o Imposto Sobre Transmissão "Intervivos" de Bens Imóveis deixa de incidir quando o comprador do bem for pessoa física, representante legal dos sindicatos de trabalhadores.
  • C o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza é desobrigado de observar o princípio da anterioridade de exercício.
  • D a contribuição para custeio do serviço de iluminação pública deve obediência ao princípio da anterioridade de exercício e do princípio da noventena.
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Com base na vedação do enriquecimento sem causa, a administração pública está obrigada à restituição do sujeito passivo o valor do tributo pago indevidamente ou a maior. Nos casos de restituição de indébito tributário,

  • A a ação do sujeito passivo deverá ser intentada em cinco anos a contar da extinção do crédito tributário, equivalente à data do efetivo pagamento.
  • B os juros e a correção monetária, na restituição, incidem a partir do pagamento indevido ou a maior que o devido.
  • C a restituição do tributo dá lugar à restituição, na mesma proporção, das multas de qualquer natureza.
  • D a ação será intentada e a restituição do tributo é devida, devendo ser precedida da comprovação, pelo sujeito passivo, da realização do prévio protesto.
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Proposta legislativa de alteração da legislação tributária em matéria do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deve observar a seguinte norma constitucional:

  • A a iniciativa é privativa do Chefe do Poder Executivo estadual, na medida em que poderá representar decréscimo na arrecadação tributária estadual e, por conseguinte, desequilíbrio fiscal.
  • B a veiculação de incentivo de ICMS prescinde de autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) quando concedido com vistas ao desen volvimento regional, objetivo da República Federativa do Brasil.
  • C a fixação da data de pagamento do ICMS deve constar necessariamente do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa, na medida em que vinculada ao aspecto temporal do fato gerador do tributo.
  • D a mera alteração da base de cálculo do ICMS está sujeita à observância dos princípios constitucionais tributários da legalidade e da anterioridade ânua e nonagesimal.
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A propósito do tributo taxa cobrado mediante o exercício de atividade administrativa plenamente vinculada, deve ser observado o seguinte:

  • A a cobrança de Taxa de Fiscalização Estadual requer lei estadual que a institua independentemente da organização de estrutura administrativa de fiscalização.
  • B as taxas de poder de polícia, espécies tributárias diversas dos impostos, inobservam ao princípio constitucional da capacidade contributiva.
  • C o projeto de lei estadual que estabeleça a cobrança de taxa de fiscalização de posturas e bons costumes de bares e estabelecimentos congêneres é inconstitucional, na medida em que está ausente competência administrativa do Estado.
  • D a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal indica que taxa de fiscalização fixada de acordo com o faturamento da empresa é inconstitucional.
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Quanto ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e sua exigência pelo município,

  • A a Constituição Federal de 1988 prevê a progressividade das alíquotas do imposto desde que fundada no valor do imóvel.
  • B o município fixará alíquotas progressivas do imposto tendo como referência o uso do imóvel.
  • C a comprovação da propriedade se afigura como requisito indispensável à lei municipal para atribuir a sujeição passiva do imposto.
  • D a lei municipal definirá a zona urbana a partir dos critérios fixados pelo Código Tributário Nacional (CTN).
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A omissão de quaisquer requisitos da Certidão de Dívida Ativa (CDA) previstos no artigo 202 do Código Tributário Nacional (CTN), assim como erro relativo a eles, ocasionará

  • A a nulidade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente, sendo proibido o reparo do vício existente, devendo ser declarada extinta a CDA.
  • B a validade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente, desde que a nulidade seja sanada até o trânsito em julgado da decisão que dela versar.
  • C a nulidade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente, podendo a nulidade ser sanada até a decisão de primeira instância.
  • D a validade da inscrição e a impossibilidade da cobrança do valor dela decorrente, mesmo se sanada até o trânsito em julgado da decisão.
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Tomando por referência as normas gerais que versam sobre o instituto da isenção em matéria tributária:

  • A a isenção é uma modalidade de extinção do crédito tributário e pode ser restrita a determinada região do território tributante.
  • B a isenção é uma modalidade de suspensão do crédito tributário e pode ser concedida em caráter individual, gerando direito adquirido.
  • C a isenção é uma modalidade de incompetência tributária e não pode ser efetivada em caráter geral.
  • D a isenção é uma modalidade de exclusão do crédito tributário e pode ser restrita a determinada região em função de condições a ela peculiares.

Contabilidade Geral

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Considere os valores dos saldos para as seguintes contas do balancete do período, em R$:

Mercadorias 975,00
Prejuízos acumulados 200,00
Promissórias a pagar 675,00
Clientes 600,00
Caixa 550,00
Dívidas a pagar 900,00
Descontos obtidos 500,00
Capital 650,00

Sabendo-se que não foram anotadas as despesas incorridas no período, considerando-se o método das partidas dobradas e com base nos elementos apresentados, o valor dessas despesas, em real, será de

  • A 2.350,00.
  • B 1.000,00.
  • C 600,00.
  • D 400,00.
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Os fluxos de caixa provenientes das atividades de investimentos relacionam-se com o aumento e a diminuição dos ativos não circulantes de longo prazo os quais a empresa utiliza para produção de bens e serviços. Um exemplo de entradas de atividade de investimento é

  • A o resgate do principal de aplicações financeiras não classificadas como equivalentes de caixa.
  • B o recebimento de juros sobre empréstimos concedidos e sobre aplicações financeiras em outras entidades.
  • C o recebimento de dividendos e os juros sobre capital próprio pela participação no patrimônio de outra empresa.
  • D o desembolso dos empréstimos concedidos pela empresa e aquisição de títulos.

Análise de Balanços

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A avaliação financeira de um projeto de investimento leva em consideração alguns itens, como a taxa de desconto, que é definida, segundo Sobral e Peci (2013), como:

  • A valor atual dos fluxos de caixa futuros associados ao investimento, descontado o investimento inicial.
  • B taxa de retorno que remunera adequadamente a empresa, tendo em conta o risco do projeto
  • C taxa esperada de rentabilidade oferecida nos mercados de capitais para empreendimentos com o mesmo risco.
  • D valor da taxa de rentabilidade que a empresa obterá ao investir no projeto e receber os fluxos de caixa estimados.

Contabilidade Geral

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Faz parte da demonstração de resultado do exercício o seguinte:

  • A lucro bruto (+ despesas operacionais).
  • B lucro antes de impostos (+ imposto de renda e contribuição social).
  • C lucro operacional (+ receitas não operacionais; - despesas não operacionais).
  • D receita bruta de venda de bens e serviços (+ impostos sobre vendas; + descontos comerciais e abatimentos).
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A Demonstração do Valor Adicionado evidencia o valor da riqueza gerada pelas atividades da empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. As informações disponibilizadas nessa demonstração são importantes para

  • A fornecer aos usuários os dados essenciais sobre o resultado do exercício.
  • B permitir as análises de desempenho econômico da empresa.
  • C apresentar as receitas, despesas e outras mutações que afetam o patrimônio líquido.
  • D demonstrar os elementos relacionados com a posição patrimonial e financeira.
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As contas exercem um papel de importância no processo contábil e por meio delas a contabilidade controla a movimentação de todos os componentes patrimoniais. São exemplos de contas patrimoniais de natureza credora:

  • A ICMS a recolher; adiantamento de férias e credores por financiamento.
  • B salários a pagar; depreciação acumulada e perdas para crédito de liquidação duvidosa.
  • C fornecedores; contas a receber e fundo de garantia a recolher.
  • D amortização acumulada; prejuízos acumulados e duplicatas a pagar.
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É o grupo de interessados em informações contabeis que usa, principalmente, os relatórios contabeis para deter informações sobre lucratividade, rentabilidade e seguraça de seus investimentos. Esta afirmação refere-se a

  • A pessoas físicas.
  • B governos.
  • C bancos.
  • D sócios e acionistas.
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A mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários é denominada

  • A valor adicionado.
  • B ajuste patrimonial.
  • C resultado abrangente.
  • D fluxo de caixa.
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Faz parte do passivo circulante, em um balanço patrimonial, o seguinte:

  • A ações preferenciais.
  • B lucros retidos.
  • C móveis e utensílios.
  • D títulos a pagar.
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O balanço patrimonial é formado por diferentes partes que demonstram a situação financeira da organização. Uma dessas partes é o ativo que contém:

  • A a reserva de capital.
  • B debêntures
  • C estoques.
  • D empréstimos e financiamentos.