Resolver o Simulado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IF-BA) - Auxiliar de Biblioteca - FUNRIO - Nível Fundamental

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Biblioteconomia

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O processo de aquisição de material bibliográfico, que depende de critérios de seleção específicos e de disponibilidade orçamentária, denomina-se

  • A compra.
  • B doação.
  • C intercâmbio.
  • D permuta.
  • E remanejamento.
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As normas, os procedimentos e o programa de segurança de uma biblioteca devem ser avaliados no que se refere à sua

  • A eficácia, pertinência e rapidez.
  • B pertinência, rapidez e eficiência.
  • C rapidez, eficiência e adequação.
  • D abrangência, eficácia e pertinência.
  • E eficiência, adequação e abrangência.
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Os Direitos Autorais protegem os programas de computador, regulados pela Lei nº. 9.609/98, cuja política está a cargo do

  • A Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional (EDA/FBN)
  • B Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).
  • C Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).
  • D Processamento de Dados do Senado Federal (PRODASEN).
  • E Instituto Nacional de Propriedade intelectual do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (INPI/MDIC).
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O catálogo que oferece, numa só ordem alfabética, os autores, colaboradores e ilustradores de obras existentes na biblioteca é o

  • A onomástico.
  • B sistemático.
  • C topográfico.
  • D didascálico.
  • E cronológico.
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As informações sobre uma obra acrescentadas na ficha catalográfica pelo Catalogador, são denominadas

  • A notas bibliográficas.
  • B notas biográficas.
  • C notas de série.
  • D notas especiais.
  • E notas tipográficas.
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A organização funcional é uma forma de organização-padrão que divide e especializa a biblioteca em seções conforme suas respectivas funções, definidas

  • A pelo diagnóstico organizacional.
  • B pela marcha do livro.
  • C pela natureza do acervo.
  • D pelo planejamento estratégico.
  • E pela tipologia de usuários.
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O termo técnico “obra de referência” designa

  • A a orientação sobre normalização técnica de publicações.
  • B a obra de consulta, que não sai da biblioteca por empréstimo.
  • C a unidade bibliográfica de uma lista de fontes consultadas.
  • D os elementos do conjunto de referências bibliográficas.
  • E o produto de levantamentos bibliográficos sobre determinado assunto.
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Os catálogos de registro, também denominados de inventário ou tombo, são aqueles nos quais as obras recebem um número e, de acordo com a sua entrada na biblioteca, são agrupados pela ordem

  • A alfabética.
  • B alfanumérica.
  • C cronológica.
  • D numérica.
  • E sistemática.
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No âmbito da terminologia arquivística, a transmissão formal da custódia ou propriedade de documentos ou arquivos denomina-se

  • A acumulação.
  • B alienação.
  • C acondicionamento.
  • D aditamento.
  • E anexação.
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De acordo com as características que apresenta e a comunidade de usuários a que serve, uma biblioteca pública deve

  • A dar acesso a um público heterogêneo como centro de educação, cultura e informação, com acervo atualizado, de modo a atender demandas relativas ao dia a dia.
  • B recolher toda a produção literária de um povo, formando e desenvolvendo coleções, com o objetivo de promover salvaguarda de sua memória bibliográfica.
  • C oferecer recursos para facilitar, de modo integrado, o cumprimento da missão de ensino, pesquisa e extensão, da instituição a que se vincula.
  • D manter sua organização de modo continuado e permanente, para fornecer informações sempre atualizadas sobre determinada área do conhecimento.
  • E selecionar e organizar seu acervo para ampliar e completar os conhecimentos ministrados no ensino fundamental, médio e técnico.

Ética na Administração Pública

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Acerca dos deveres fundamentais do servidor público, previstos no Código de Ética Profissional do Servidor Púbico Civil do Poder Executivo Federal, seguem-se cinco disposições:

I. ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para a Administração Pública;

II. ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

III. exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

IV. zelar, no exercício do direito de associação, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

V. resistir sempre que possível às pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e III
  • B IV e V.
  • C II e III.
  • D II, III e V.
  • E I, IV e V.
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Considera-se a ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres, nos termos da Lei nº 8429/92. Assinale a alternativa que representa esse ato.

  • A Revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo.
  • B Negar publicidade aos atos oficiais.
  • C Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.
  • D Usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas na Lei nº 8429/92.
  • E Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.
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De acordo com o Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, os trabalhos das comissões de ética devem ser desenvolvidos com celeridade e com observância, dentre outros, do princípio da.

  • A independência e parcialidade de seus membros na apuração dos fatos.
  • B exposição indiscriminada da pessoa investigada.
  • C conclusão abreviada da investigação, independentemente do contraditório e da ampla defesa.
  • D divulgação imediata da identidade do denunciante.
  • E proteção à honra e à imagem da pessoa investigada.
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Quais são os deveres fundamentais do servidor público, nos termos de seu Código de Ética?

  • A Comunicar quando possível a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público ou privado, exigindo as providências cabíveis.
  • B Exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, independentemente de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano material ao usuário.
  • C Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor, independentemente da vantajosidade para o bem comum.
  • D Jamais retardar qualquer prestação de contas, condição secundária da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.
  • E Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.
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Comissão de Processo Administrativo Disciplinar ao se deparar com fundados indícios que possam implicar na ocorrência de improbidade administrativa, deve dar conhecimento do procedimento, nos termos da lei nº 8429/92, a que autoridades?

  • A Somente ao Ministério Público.
  • B Ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas.
  • C A autoridade Ministerial a que estiver subordinado.
  • D Ao Poder Legislativo.
  • E Somente procederá ao conhecimento, após elaboração de relatório final condenatório.
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Não constitui vedação ao servidor público nos termos de seu Código de Ética, Decreto nº 1.171/94:

  • A Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
  • B Apresentar-se embriagado no serviço, porém não fora dele, mesmo que habitualmente.
  • C Fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.
  • D Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
  • E Exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
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Acerca das vedações ao servidor público, previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Púbico Civil do Poder Executivo Federal, seguem-se cinco proibições:

I. permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

II. utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

III. prejudicar culposamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

IV. ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a esse Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

V. retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.


Está correto apenas o que se afirma em

  • A I, III e IV.
  • B IV e V.
  • C II e III.
  • D II, III e V.
  • E I, IV e V.
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No tocante a improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429/92, é correto afirmar o seguinte:

  • A o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.
  • B os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de sessenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos.
  • C ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão culposa do agente ou de terceiro, dar-se-á o parcial ressarcimento do dano.
  • D quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, poderá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito, a seu juízo, representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.
  • E reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, desde que não transitoriamente e sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função.
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Atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública constitui competência da

  • A Secretaria Executiva de Ética Pública.
  • B Comissão de Avaliação Institucional.
  • C Coordenadoria de Ética Profissional.
  • D Comissão Permanente de Avaliação Ética
  • E Comissão de Ética Pública.
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Com relação a deveres fundamentais do servidor público, nos termos do Decreto nº 1171/94, preconiza-se

  • A resistir moderadamente a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá- las.
  • B participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.
  • C abster-se, de forma relativa, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
  • D comunicar quando possível a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
  • E deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.