Orçamento Programa é constituído pela previsão das fontes de receita e a utilização dos recursos necessários, identificados por Unidade Administrativa e seu respectivo programa de trabalho em termos de funções, programas, subprogramas, projetos e atividades. O Orçamento Programa é uma modalidade de orçamento em que, do ponto de vista de sua apresentação, os recursos financeiros previstos para cada Unidade Administrativa vinculam-se, direta ou indiretamente, aos objetivos a serem alcançados. No Orçamento Programa, os objetivos da intervenção governamental no desenvolvimento econômico e social da comunidade, tais como Educação, Saúde, Transporte, Comunicação, Saneamento Básico, Segurança, recebem a denominação de:
Ao se provar a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida, o processo deverá ser registrado pelo:
Os serviços postais são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do País. Entretanto, nem todos os objetos são aceitos pelos Correios. Analise os itens a seguir e marque C (CERTO) ou E (ERRADO) para o(s) que, como regra geral, poderia(m) ser transportado(s) por esse serviço.
( ) Moeda de valor corrente.
( ) Cigarros e produtos similares.
( ) Objeto com dizeres ou desenhos ofensivos à moral.
( ) Planta viva.
Pode-se afirmar que:
A administração financeira envolve ações e procedimentos administrativos ligados ao planejamento, à análise e ao controle das atividades financeiras da empresa. Seu principal objetivo é aumentar os resultados apresentados, com a valorização do patrimônio da entidade por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. Uma das ferramentas da administração financeira é o orçamento de caixa. Assinale a alternativa que não é relativa à boa administração financeira.
Está correto o que se afirma em:
A educação é importante para o adequado uso e conservação de materiais de escritório. Um ambiente de trabalho organizado permitirá maior efetividade na produtividade e criatividade. São orientações interessantes no processo de uso de materiais de escritório, exceto:
Trata-se do processo de planejamento, implementação e controle do fluxo matérias-primas, estoques e informações da origem do produto ao ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes. O texto refere-se a qual atividade econômica?
Administrar estoques significa decidir os níveis de estoques que podem ser mantidos, de forma prática e objetiva, de modo que a empresa consiga o melhor retorno de seus investimentos. Isso implica a programação e o controle das compras, consumo, vendas e níveis de estoques, pois estoques e compras representam significativas saídas de recursos da empresa, ao mesmo tempo em que absorvem grande parte das necessidades de capital de giro, ou seja, considerável investimento. Há vários métodos de avaliação de estoque. O método de custo médio, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se:
Ao organizar um almoxarifado, deve-se atentar às especificações do que será organizado. A especificação do item é o conjunto de dados descritivos de um item de material e geralmente é composta por três conjuntos de dados: Nome Básico, Características Físicas e Identificação Auxiliar. De acordo com os parâmetros ou padrões de descrições para almoxarifados, assinale a alternativa que apresenta corretamente o Nome Básico.
Há itens de suprimento que devem obedecer a determinados pré-requisitos que garantam sua procedência. O atestado público e por escrito, que um produto, processo, serviço ou sistema está em conformidade com requisitos específicos, normas ou regulamentos técnicos é conhecido por:
O controle de materiais deve ser baseado em fórmulas matemáticas que garantam maior precisão e segurança na definição de parâmetros de recomposição do suprimento, impedindo que haja falta ou estoque ocioso no almoxarifado. A quantidade de materiais destinada a evitar o desabastecimento decorrente do atraso de compra ou aumento inesperado do consumo é conhecida pela denominação de:
Suprimento é o item administrado, movimentado, armazenado, processado e transportado pela logística. A logística assegura a disponibilidade do item dentro dos prazos e quantidades estabelecidas para atender a determinada necessidade. O método de suprimento visando ao atendimento do cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, entregando as quantidades necessárias para a operação/produção e evitando-se assim a manutenção de estoques, é conhecido por:
O almoxarifado é o local destinado à recepção, exame, guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado a sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamento e disposição interna, condicionados à política de estoques da empresa. Dos itens relacionados, qual não faz parte do controle do estoque?
O controle de estoques pode ser realizado a partir de diversos tipos de critérios. Adotando-se o critério da "natureza de sua demanda", podera ser utilizado como exemplo o creme dental. Nesse exemplo, ele servirá como estoque do produto que requer ressuprimento continuo, pois e consumido durante todas as fases do ano. O tipo de estoque a que se refere o trecho esta corretamente descrito em:
O problema dos estoques não é o mesmo para os diferentes tipos de organizações. Os estoques industriais costumam ser maiores do que os do varejo e os do atacado. Os estoques podem ser controlados, adotando-se diversos tipos de critérios. Sobre eles, assinale a alternativa correta.
O almoxarifado tem por função o recebimento, a guarda, a conservação e a distribuição dos materiais necessários ao funcionamento de uma Entidade. Com relação ao almoxarifado, aponte a afirmação incorreta.
Com o objetivo de entregar os materiais mediante requisições, proteger os materiais da empresa e manter atualizados os registros sobre os materiais de uma empresa, o ____________ é um dos setores mais importantes de uma empresa.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Uma das definições de arquivo é que este é um conjunto de documentos criados e também recebidos por uma entidade, que são mantidos de uma maneira ordenada para que sirvam, quando necessário, como fonte de informação para a execução das atividades dessa entidade. Seja na Indústria, como nas entidades comerciais ou prestadoras de serviço, os serviços de arquivo devem ser organizados com cuidado, a fim de não só serem conservados e protegidos os papeis e documentos em geral, mas também para que possam ser localizados a qualquer momento. O conjunto de documentos mantidos em caráter definitivo, em função do seu valor, é denominado:
Texto Introdutório para resolução da questão.
A gestão de documentos caracteriza-se pela administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos.
Diariamente milhares de documentos são produzidos e protocolados veiculando informações de grande valor e, após a consecução dos respectivos processos que lhes deram causa, permanecem arquivados e estão disponíveis para recuperação das informações e preservação da memória institucional.
A guarda de documentos é uma das funções em que a tecnologia da informação vem atuando com eficiência, no sentido de resolver uma questão crucial no mundo moderno: o espaço físico para armazenar, organizar e gerenciar dados e informações.
Ao organizar uma seção de documentos, um funcionário se deparou com as plantas do prédio em que trabalha, a Ata de criação da Diretoria Executiva e os livros de ponto já utilizados. Considerando a teoria das três idades, este material deverá ser arquivado juntamente com os documentos:
Tipo de estrutura que traz como vantagem o excelente controle do estoque, é adaptável a qualquer espaço, peso ou tamanho de objeto ou mercadoria a ser armazenada e é indicada para produtos de alta rotatividade. A definição refere-se a:
A organização adequada dos arquivos e documentos é essencial para uma posterior pesquisa. A Tabela de Temporalidade é o instrumento arquivístico, oficializado por decreto, que:
A manutenção do sigilo relativo aos documentos arquivados na empresa significa que:
A disposição dos documentos dentro das pastas e destas dentro do Arquivo e entendida como "Ordenação". A escolha da forma de ordenação depende da natureza dos documentos. Analise os itens a seguir.
I. Disposição dos documentos de acordo com a sequencia das letras do alfabeto.
II. Disposição dos documentos de acordo com a sucessão temporal.
III. Disposição de acordo com as unidades territoriais.
Os itens apresentam, respectivamente, as ordenações dos tipos:
Na administração pública, processo é o desenvolvimento de um expediente que, recebendo informações, pareceres, anexos e despachos, segue os canais competentes. Com relação ao processo, assinale a alternativa correta.
Em meados do século XX, em decorrência do progresso científico e tecnológico alcançado pela humanidade, a produção de documentos cresceu a níveis tão elevados que houve a necessidade de se buscar novas soluções para gerir as grandes massas documentais. A gestão de documentos são conjuntos de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos. Dessa conceituação podemos destacar as três fases básicas da gestão de documentos: a produção, a utilização e a destinação. Com relação a essas fases, analise as afirmativas.
I. Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.
II. Utilização de documentos: essa fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
III. Avaliação e destinação de documentos: desenvolver-se mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.
Está correto o que se afirma em:
A organização de um arquivo está entre as atribuições de um Assistente Administrativo. A informação é um item valioso na gestão arquivística. Os conjuntos documentais relativos à documentação e informação, considerados permanentes, refletem a política de tratamento, controle e acesso à informação do órgão. São eles:
I. inventários de documentação bibliográfica;
II. normas, projetos, manuais e instrumentos;
III. política interna de acesso aos documentos de arquivo;
IV. análise, avaliação, seleção e tabela de temporalidade;
V. termos de eliminação e guias de recolhimento;
VI. programas, sistemas e manuais de informática.
Quantos estão corretos?
O arquivamento é uma tarefa arquivística muito importante, pois mais importante do que guardar (arquivar) é achar rapidamente (recuperar as informações) no momento desejado. Para se alcançar tais objetivos são utilizados vários métodos de arquivamento, determinados pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade. O método alfabético é utilizado desde que o elemento principal a ser considerado seja o nome. O arquivamento de nomes obedece a regras de alfabetação. Com relação às regras de alfabetação, assinale a alternativa incorreta.
Está correto o que se afirma em:
No vasto campo da ciência da informação, um dos aspectos que mais tem preocupado os profissionais da área é, sem dúvida, 0 estabelecimento de uma terminologia específica, capaz de atender a programas racionais de intercâmbio, disseminação e recuperação da informação. O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, criou uma Comissão Especial de Terminologia Arquivística brasileira. Os termos geralmente adotados pela comunidade arquivística brasileira consideram que _________________ é uma comunicação escrita, recebida (passiva) ou expedida (ativa), apresentada sob várias formas (cartas, cartões-postais, ofícios, memorandos, bilhetes, telegramas), podendo ser interna ou externa, oficial ou particular, ostensiva ou sigilosa.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
Qual, dos seguintes documentos, é o mais apropriado para melhor indicar a localização física de documentos em uma grande sala de arquivos?
Ao organizar e arquivar uma série de documentos ordenados por seu nome, assunto, origem, destino ou por local, estará sendo utilizado o sistema de classificação:
A Associação de Arquivistas Brasileiros adota a seguinte definição para Arquivo: "é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas". Para que se possam guardar os documentos dentro de dossiês ou pastas certas, a Unidade ou Área de trabalho deve ter um plano de:
Texto Introdutório para resolução da questão.
A gestão de documentos caracteriza-se pela administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos.
Diariamente milhares de documentos são produzidos e protocolados veiculando informações de grande valor e, após a consecução dos respectivos processos que lhes deram causa, permanecem arquivados e estão disponíveis para recuperação das informações e preservação da memória institucional.
A guarda de documentos é uma das funções em que a tecnologia da informação vem atuando com eficiência, no sentido de resolver uma questão crucial no mundo moderno: o espaço físico para armazenar, organizar e gerenciar dados e informações.
Todo documento deverá ser classificado e arquivado de acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio, estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), por meio da Resolução nº 14, de 2001. A operação que consiste na verificação do código numérico atribuído ao assunto de que trata o documento e na aposição do referido código no canto superior direito da primeira folha do documento recebe o nome de:
Está correto o que se afirma em: