Resolver o Simulado Quadrix

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Administração Financeira e Orçamentária

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Orçamento Programa é constituído pela previsão das fontes de receita e a utilização dos recursos necessários, identificados por Unidade Administrativa e seu respectivo programa de trabalho em termos de funções, programas, subprogramas, projetos e atividades. O Orçamento Programa é uma modalidade de orçamento em que, do ponto de vista de sua apresentação, os recursos financeiros previstos para cada Unidade Administrativa vinculam-se, direta ou indiretamente, aos objetivos a serem alcançados. No Orçamento Programa, os objetivos da intervenção governamental no desenvolvimento econômico e social da comunidade, tais como Educação, Saúde, Transporte, Comunicação, Saneamento Básico, Segurança, recebem a denominação de:

  • A Funções.
  • B Programas.
  • C Subprogramas.
  • D Projetos.
  • E Atividades.
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Ao se provar a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida, o processo deverá ser registrado pelo:

  • A Ofício de Registro de Distribuição.
  • B Ofício de Registro de Imóveis.
  • C Ofício de Registro Civil.
  • D Tabelionato de Notas.
  • E Tabelionato de Protesto.

Legislação Federal

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Os serviços postais são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do País. Entretanto, nem todos os objetos são aceitos pelos Correios. Analise os itens a seguir e marque C (CERTO) ou E (ERRADO) para o(s) que, como regra geral, poderia(m) ser transportado(s) por esse serviço.

( ) Moeda de valor corrente.
( ) Cigarros e produtos similares.
( ) Objeto com dizeres ou desenhos ofensivos à moral.
( ) Planta viva.

Pode-se afirmar que:

  • A todas estão CERTOS.
  • B apenas uma está CERTO.
  • C apenas duas estão CERTOS.
  • D apenas três estão CERTOS.
  • E todas estão ERRADOS.

Administração Financeira e Orçamentária

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A administração financeira envolve ações e procedimentos administrativos ligados ao planejamento, à análise e ao controle das atividades financeiras da empresa. Seu principal objetivo é aumentar os resultados apresentados, com a valorização do patrimônio da entidade por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. Uma das ferramentas da administração financeira é o orçamento de caixa. Assinale a alternativa que não é relativa à boa administração financeira.

  • A A elaboração de projeções do saldo de caixa permite expressar os planos e previsões operacionais da entidade em termos de exigência de fundos para os períodos futuros, a curto e longo prazo.
  • B O fluxo de caixa é uma medida importante da situação da entidade, se for adequadamente utilizado.
  • C O fluxo de caixa ou as fontes e aplicações de fundos, reflete alterações em itens do balanço, sejam ativos ou passivos.
  • D O preço de venda de produtos ou serviços deve ser estabelecido de acordo com o mercado, independentemente do custos e despesas da entidade.
  • E A entidade deve, adequadamente, organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados.

Administração de Recursos Materiais

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Na gestão de administração de estoque, a aceitação consiste na operação segundo a qual se declara que o material recebido satisfaz às especificações contratadas. São considerados documentos hábeis (onde constam descrição do material, quantidade, unidade de medida e valor) para o recebimento de materiais ou equipamentos:

I. Nota Fiscal, Fatura e Nota Fiscal/Fatura.
II. Termo de Cessão, Doação ou Declaração exarada no processo relativo à permuta.
III. Guia de Remessa de Material ou Nota de Transferência.
IV. Guia de Produção. 

Está correto o que se afirma em:

  • A I, somente.
  • B I, II e III, somente.
  • C I, II e IV, somente.
  • D todos.
  • E I e IV, somente.
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A educação é importante para o adequado uso e conservação de materiais de escritório. Um ambiente de trabalho organizado permitirá maior efetividade na produtividade e criatividade. São orientações interessantes no processo de uso de materiais de escritório, exceto:

  • A definir um local para cada item. Se alguém precisar de algo, basta buscar em um local determinado.
  • B descartar tudo que não sirva para a execução do trabalho
  • C eliminar o caos da mesa. Bagunça reduz o espaço físico, bloqueia a criatividade, aumenta a chance de se perder pelo caminho de produção e contribui para o estresse.
  • D planejar o local de trabalho para ser funcional, facilitando a realização das tarefas.
  • E devolver os objetos usados, sempre imediatamente após seu uso, ao local adequado, evitando o caos.
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Trata-se do processo de planejamento, implementação e controle do fluxo matérias-primas, estoques e informações da origem do produto ao ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes. O texto refere-se a qual atividade econômica?

  • A Armazenagem·
  • B Planejamento e Controle de Produção.
  • C Logística.
  • D Transporte de mercadorias.
  • E Planejamento estratégico.
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Administrar estoques significa decidir os níveis de estoques que podem ser mantidos, de forma prática e objetiva, de modo que a empresa consiga o melhor retorno de seus investimentos. Isso implica a programação e o controle das compras, consumo, vendas e níveis de estoques, pois estoques e compras representam significativas saídas de recursos da empresa, ao mesmo tempo em que absorvem grande parte das necessidades de capital de giro, ou seja, considerável investimento. Há vários métodos de avaliação de estoque. O método de custo médio, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se:

  • A na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. Os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado a cada entrada de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes.
  • B na contenção dos custos médios em lugar dos custos efetivos. Os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado a cada entrada de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes.
  • C na aplicação dos custos efetivos em lugar dos custos médios. Os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado a cada entrada de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes.
  • D na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. Os estoques são avaliados pelo custo médio ou mais baixo de aquisição, apurado a cada entrada e saida de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes
  • E na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. Os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado a cada entrada e saída de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas, pelas anteriormente existentes e pelas futuras
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Ao analisar um quadro de estoques, sobre um determinado produto, temos o seguinte retrato:

Jan Fev Mar Abr Mai Jun
Entrada 100 150 80 50 100 80
Saída 80 110 30 100 30 30

Após fazer a analise do estoque, chegou-se à seguinte conclusão:
  • A A moda de entrada deste produto e de 93 unidades.
  • B A média de entrada deste produto e de 100 unidades.
  • C A média de consumo deste produto, no semestre, e de aproximadamente 63 unidades/mês
  • D A sobra do material no estoque, no final do semestre, foi de 150 exemplares do produto
  • E A mediana de entrada deste produto foi de 50 unidades.
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Ao organizar um almoxarifado, deve-se atentar às especificações do que será organizado. A especificação do item é o conjunto de dados descritivos de um item de material e geralmente é composta por três conjuntos de dados: Nome Básico, Características Físicas e Identificação Auxiliar. De acordo com os parâmetros ou padrões de descrições para almoxarifados, assinale a alternativa que apresenta corretamente o Nome Básico.

  • A Lata de óleo.
  • B Bombril.
  • C Canetas.
  • D Conexões.
  • E Detergente
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Há itens de suprimento que devem obedecer a determinados pré-requisitos que garantam sua procedência. O atestado público e por escrito, que um produto, processo, serviço ou sistema está em conformidade com requisitos específicos, normas ou regulamentos técnicos é conhecido por:

  • A código de barras.
  • B calibração.
  • C INMETRO.
  • D paquímetro.
  • E certificação.
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O controle de materiais deve ser baseado em fórmulas matemáticas que garantam maior precisão e segurança na definição de parâmetros de recomposição do suprimento, impedindo que haja falta ou estoque ocioso no almoxarifado. A quantidade de materiais destinada a evitar o desabastecimento decorrente do atraso de compra ou aumento inesperado do consumo é conhecida pela denominação de:

  • A estoque de segurança.
  • B intervalo de ressuprimento.
  • C quantidade de reposição.
  • D estoque máximo.
  • E consumo médio.
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Suprimento é o item administrado, movimentado, armazenado, processado e transportado pela logística. A logística assegura a disponibilidade do item dentro dos prazos e quantidades estabelecidas para atender a determinada necessidade. O método de suprimento visando ao atendimento do cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, entregando as quantidades necessárias para a operação/produção e evitando-se assim a manutenção de estoques, é conhecido por:

  • A "Just in time" - JIT
  • B Método de Análise e Solução de Problemas - MASP.
  • C Ponto de Pedido ou Reposição - PR.
  • D Último a entrar, primeiro a sair - UEPS.
  • E Primeiro a entrar, primeiro a sair - PEPS
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O almoxarifado é o local destinado à recepção, exame, guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado a sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamento e disposição interna, condicionados à política de estoques da empresa. Dos itens relacionados, qual não faz parte do controle do estoque?

  • A Inventário
  • B Ficha de assinatura credenciada para requisição de materiais.
  • C Ficha de prateleira
  • D Quadro estatístico de rotação de estoques.
  • E Registros Contábeis.
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O controle de estoques pode ser realizado a partir de diversos tipos de critérios. Adotando-se o critério da "natureza de sua demanda", podera ser utilizado como exemplo o creme dental. Nesse exemplo, ele servirá como estoque do produto que requer ressuprimento continuo, pois e consumido durante todas as fases do ano. O tipo de estoque a que se refere o trecho esta corretamente descrito em:

  • A estoque de demanda irregular
  • B estoque de demanda sazonal
  • C estoque de demanda permanente.
  • D estoque de demanda em declínio
  • E estoque de demanda variada
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A organização funcional de um estoque (almoxarifado) pode ser resumida utilizando-se de suas principais atribuições, sendo: receber para guarda e proteção os materiais adquiridos pela empresa; entregar os materiais aos seus usuários mediante requisições autorizadas; e manter atualizados os registros necessários. A atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa, como proceder à conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos, recebe o nome de: 
  • A Recebimento.
  • B Armazenamento.
  • C Triagem.
  • D Regularização.
  • E Análise cadastral.
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O problema dos estoques não é o mesmo para os diferentes tipos de organizações. Os estoques industriais costumam ser maiores do que os do varejo e os do atacado. Os estoques podem ser controlados, adotando-se diversos tipos de critérios. Sobre eles, assinale a alternativa correta.

  • A Estoques de demanda permanente: são estoques daqueles produtos que requerem ressuprimento a cada mês.
  • B Estoques de demanda irregular: são estoques cuja venda de seus produtos não pode ser prevista na íntegra.
  • C Estoques de demanda sazonal: são estoques de produtos comercializados somente nas épocas de entressafra.
  • D Estoques de demanda em declínio: ocorre no caso de produtos que estão sendo retirados do mercado exclusivamente por fechamento do estabelecimento comercial, acarretada por crise financeira.
  • E Estoques de demanda derivada: ocorrem no caso de itens que são imprescindíveis à linha de produção de alguns produtos acabados, como, por exemplo, os automóveis.
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O almoxarifado tem por função o recebimento, a guarda, a conservação e a distribuição dos materiais necessários ao funcionamento de uma Entidade. Com relação ao almoxarifado, aponte a afirmação incorreta.

  • A Armazenamento eficiente é aquele que logra armazenar em boas condições o máximo de mercadoria possível em um mínimo de espaço.
  • B Ao planejar-se a utilização do espaço destinado ao armazenamento, deve-se em primeiro lugar ter em mente tudo o que possa garantir a máxima segurança das mercadorias contra todas as causas possíveis de deterioração, destruição e furto.
  • C Os materiais são entregues pelo almoxarifado mediante requisições que passam a ser documentos do almoxarifado para comprovação das entregas efetuadas.
  • D O controle do estoque mínimo e a emissão da solicitação de compra para os materiais em falta ou recomposição do estoque são funções que devem ser executadas pela contabilidade da entidade que possui o registro oficial de todas as movimentações que ocorrem no almoxarifado.
  • E Uma das funções do almoxarifado é arrolar os materiais excedentes e os sem movimentação e indicar a solução adequada.
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Com o objetivo de entregar os materiais mediante requisições, proteger os materiais da empresa e manter atualizados os registros sobre os materiais de uma empresa, o ____________ é um dos setores mais importantes de uma empresa.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 

  • A setor de compras
  • B almoxarifado
  • C grupo de gerentes
  • D planejamento
  • E setor de vendas

Noções de Informática

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Em geral, os escritórios dispõem de fax, máquinas de calcular, copiadora, impressora, computador e seus periféricos. O manuseio correto desses aparelhos agiliza o trabalho e permite que tudo seja feito adequadamente. Levando-se em conta o uso da copiadora e os cuidados que se deve ter com ela para que acidentes e problemas sejam evitados durante o seu uso, leia as afirmativas e indique a incorreta. 
  • A Antes de efetuar qualquer programação do equipamento, deve-se esperar os indicadores de luz amarela e verde acenderem simultaneamente
  • B Caso o aparelho acuse erro na impressão, o primeiro passo é reiniciar a impressora e o computador.
  • C Para melhor qualidade da cópia e, consequentemente, reduzir o consumo de toner, é recomendável a limpeza frequente do vidro de originais.
  • D As resmas de papel devem ser bem guardadas em sua embalagem, após o uso. Fechá-las com fita adesiva é uma boa medida, no sentido de impedir, por exemplo, que o papel umedeça. Nesse caso, a impressão ficará comprometida.
  • E O acúmulo de poeira desgasta precocemente os materiais de consumo e as peças de reposição. A limpeza constante (com pano umedecido com álcool), na entrada manual de papel, ajuda a evitar tal ocorrência.

Arquivologia

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Uma das definições de arquivo é que este é um conjunto de documentos criados e também recebidos por uma entidade, que são mantidos de uma maneira ordenada para que sirvam, quando necessário, como fonte de informação para a execução das atividades dessa entidade. Seja na Indústria, como nas entidades comerciais ou prestadoras de serviço, os serviços de arquivo devem ser organizados com cuidado, a fim de não só serem conservados e protegidos os papeis e documentos em geral, mas também para que possam ser localizados a qualquer momento. O conjunto de documentos mantidos em caráter definitivo, em função do seu valor, é denominado:

  • A Arquivo Permanente.
  • B Arquivo Intermediário.
  • C Arquivo Corrente ou comum.
  • D Arquivo Raro ou Precioso.
  • E Não recebe nenhuma denominação específica.
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Texto Introdutório para resolução da questão.


A gestão de documentos caracteriza-se pela administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos.
Diariamente milhares de documentos são produzidos e protocolados veiculando informações de grande valor e, após a consecução dos respectivos processos que lhes deram causa, permanecem arquivados e estão disponíveis para recuperação das informações e preservação da memória institucional.
A guarda de documentos é uma das funções em que a tecnologia da informação vem atuando com eficiência, no sentido de resolver uma questão crucial no mundo moderno: o espaço físico para armazenar, organizar e gerenciar dados e informações.


O critério de organização do arquivo e o meio utilizado de acesso são de extrema importância. Se ambos forem adequados, os documentos a as informações serão acessadas de maneira eficiente e eficaz. O sistema que classifica o assunto dos documentos fazendo a junção ou intercalação de letras e números para uma mesma necessidade de identificação é conhecido por:
  • A sistema cronológico.
  • B sistema alfanumérico.
  • C sistema alfabético.
  • D sistema numérico.
  • E sistema nominal.
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Ao organizar uma seção de documentos, um funcionário se deparou com as plantas do prédio em que trabalha, a Ata de criação da Diretoria Executiva e os livros de ponto já utilizados. Considerando a teoria das três idades, este material deverá ser arquivado juntamente com os documentos:

  • A correntes.
  • B intermediários.
  • C permanentes
  • D usuais.
  • E de vida média.

Administração de Recursos Materiais

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Tipo de estrutura que traz como vantagem o excelente controle do estoque, é adaptável a qualquer espaço, peso ou tamanho de objeto ou mercadoria a ser armazenada e é indicada para produtos de alta rotatividade. A definição refere-se a:

  • A Indexador.
  • B Microforma.
  • C Palete.
  • D Adaptador.
  • E Base de CD-ROMs.

Arquivologia

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A organização adequada dos arquivos e documentos é essencial para uma posterior pesquisa. A Tabela de Temporalidade é o instrumento arquivístico, oficializado por decreto, que:

  • A indica as séries documentais produzidas em cada unidade da instituição.
  • B identifica os prazos de vigência, de prescrição e precaução para os documentos públicos municipais, em função de competências, funções e atividades, referências e fontes de pesquisa.
  • C estabelece os critérios para avaliação dos documentos contidos nas massas documentais e posterior formação do sistema municipal de arquivos.
  • D define prazos para eliminação, transferência e recolhimento dos documentos públicos municipais, além de ser referência para todos os registros de informação, estabelecendo também quais serão os suportes materiais.
  • E determina a divisão de como serão recebidos e acumulados os documentos por qualquer órgão público, da administração direta ou indireta.
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A escolha do método de arquivamento a ser adotado em um arquivo deverá ser precedida de uma análise minuciosa dos documentos a serem arquivados e da estrutura da instituição que está sendo organizada. Consideram-se diretos os métodos que permitem que a busca do documento se dê no próprio local em que o mesmo está arquivado, sem a necessidade de um índice auxiliar. É uma característica dos métodos (listados a seguir) que organizam por nome, com exceção de um. Qual?
  • A Alfabético.
  • B Geográfico.
  • C Cronológico.
  • D Dicionário.
  • E Enciclopédico.
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A manutenção do sigilo relativo aos documentos arquivados na empresa significa que:

  • A podem ser manipulados por qualquer pessoa que pertença ao quadro funcional.
  • B podem ser manipulados por qualquer pessoa, desde que exerçam cargos de chefia.
  • C os documentos devem ser arquivados em gavetas apropriadas.
  • D nenhum documento pode ser retirado e examinado por qualquer pessoa.
  • E os documentos só podem ser examinados com autorização do profissional responsável pela sua guarda.
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A disposição dos documentos dentro das pastas e destas dentro do Arquivo e entendida como "Ordenação". A escolha da forma de ordenação depende da natureza dos documentos. Analise os itens a seguir.

I. Disposição dos documentos de acordo com a sequencia das letras do alfabeto.

II. Disposição dos documentos de acordo com a sucessão temporal.

III. Disposição de acordo com as unidades territoriais.

Os itens apresentam, respectivamente, as ordenações dos tipos:

  • A alfabética, cronológica e geográfica
  • B enciclopédica, numérica e temática.
  • C geográfica, temática e numérica.
  • D cronológica, numérica e temática
  • E alfabética, numérica e temática.
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Na administração pública, processo é o desenvolvimento de um expediente que, recebendo informações, pareceres, anexos e despachos, segue os canais competentes. Com relação ao processo, assinale a alternativa correta.

  • A Princípio segundo o qual devem ser mantidos reunidos, num mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivo.
  • B Conjunto de documentos, reunidos em capa especial, e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou judiciária. O número de protocolo, que registra 0 primeiro documento com o qual 0 processo é aberto, repetido externamente na capa, é o elemento de controle e arquivamento do processo.
  • C Denominação atribuída ao próprio número de registro dado ao documento.
  • D Lista sistemática, pormenorizada, dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar e facilitar sua localização no texto.
  • E Conjunto de documentos de um repertório de arquivo.
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Em meados do século XX, em decorrência do progresso científico e tecnológico alcançado pela humanidade, a produção de documentos cresceu a níveis tão elevados que houve a necessidade de se buscar novas soluções para gerir as grandes massas documentais. A gestão de documentos são conjuntos de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos. Dessa conceituação podemos destacar as três fases básicas da gestão de documentos: a produção, a utilização e a destinação. Com relação a essas fases, analise as afirmativas.

I. Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.
II. Utilização de documentos: essa fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
III. Avaliação e destinação de documentos: desenvolver-se mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I.
  • B somente II.
  • C somente I e III.
  • D I, II e III.
  • E somente I e II.
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A organização de um arquivo está entre as atribuições de um Assistente Administrativo. A informação é um item valioso na gestão arquivística. Os conjuntos documentais relativos à documentação e informação, considerados permanentes, refletem a política de tratamento, controle e acesso à informação do órgão. São eles:

I. inventários de documentação bibliográfica;

II. normas, projetos, manuais e instrumentos;

III. política interna de acesso aos documentos de arquivo;

IV. análise, avaliação, seleção e tabela de temporalidade;

V. termos de eliminação e guias de recolhimento;

VI. programas, sistemas e manuais de informática.

Quantos estão corretos?

  • A Quatro, apenas.
  • B Cinco, apenas.
  • C Seis.
  • D Três, apenas.
  • E Dois, apenas.
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O arquivamento é uma tarefa arquivística muito importante, pois mais importante do que guardar (arquivar) é achar rapidamente (recuperar as informações) no momento desejado. Para se alcançar tais objetivos são utilizados vários métodos de arquivamento, determinados pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade. O método alfabético é utilizado desde que o elemento principal a ser considerado seja o nome. O arquivamento de nomes obedece a regras de alfabetação. Com relação às regras de alfabetação, assinale a alternativa incorreta.

  • A Sobrenomes compostos de um substantivo e um adjetivo ou ligados por hífen não se separam. Ex.: Heitor Villa-Lobos; arquiva-se: Villa-Lobos, Heitor.
  • B Os sobrenomes que exprimem grau de parentesco, como Filho, Júnior, Neto, Sobrinho, são considerados parte integrante do último sobrenome, mas não são considerados na ordenação alfabética. Ex.: Henrique Viana Neto; arquiva-se: Viana Neto, Henrique.
  • C Os títulos são considerados na alfabetação. Considera- se o título com o último sobrenome e depois o prenome. Ex.: Ministro Milton Campos; arquiva-se: Ministro Campos, Milton.
  • D Nos nomes de pessoas físicas, considera-se o último sobrenome e depois o prenome. Ex.: João Barbosa; arquiva-se: Barbosa, João.
  • E Os nomes estrangeiros são considerados pelo último sobrenome, salvo nos casos de nomes espanhóis e orientais. Ex.: Jorge Schmidt; arquiva-se: Schmidt, Jorge.
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Bernardes (1998) descreve a gestão de documentos como o conjunto de medidas e rotinas que garante o efetivo controle de todos os documentos de qualquer idade desde sua produção até seu destino final. Sobre o tema, leia as afirmativas.

I. A gestão de documentos visa à racionalização e eficiência administrativa.

II. A gestão de documentos visa à preservação do patrimônio documental de interesse histórico-cultural.

III. O ciclo de vida dos documentos é dividido em três idades: Arquivo corrente, Arquivo central e Arquivo permanente.

IV. A gestão pressupõe uma intervenção no ciclo de vida dos documentos.


Está correto o que se afirma em:

  • A somente I, II e III.
  • B somente II, III e IV
  • C somente I, II e IV
  • D somente I e III
  • E todas.
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No vasto campo da ciência da informação, um dos aspectos que mais tem preocupado os profissionais da área é, sem dúvida, 0 estabelecimento de uma terminologia específica, capaz de atender a programas racionais de intercâmbio, disseminação e recuperação da informação. O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, criou uma Comissão Especial de Terminologia Arquivística brasileira. Os termos geralmente adotados pela comunidade arquivística brasileira consideram que _________________ é uma comunicação escrita, recebida (passiva) ou expedida (ativa), apresentada sob várias formas (cartas, cartões-postais, ofícios, memorandos, bilhetes, telegramas), podendo ser interna ou externa, oficial ou particular, ostensiva ou sigilosa.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.

  • A correspondência
  • B legado
  • C dossiê
  • D catálogo
  • E processo
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Qual, dos seguintes documentos, é o mais apropriado para melhor indicar a localização física de documentos em uma grande sala de arquivos?

  • A Tabela de temporalidade.
  • B Currículo arquivístico
  • C Backup rotativo.
  • D Ata do arquivo.
  • E Inventário topográfico.
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Ao organizar e arquivar uma série de documentos ordenados por seu nome, assunto, origem, destino ou por local, estará sendo utilizado o sistema de classificação:

  • A numérico.
  • B alfanumérico.
  • C cronológico.
  • D geográfico.
  • E alfabético.
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A Associação de Arquivistas Brasileiros adota a seguinte definição para Arquivo: "é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas". Para que se possam guardar os documentos dentro de dossiês ou pastas certas, a Unidade ou Área de trabalho deve ter um plano de:

  • A classificação.
  • B organização.
  • C reorganização
  • D tabulação
  • E metas.
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Texto Introdutório para resolução da questão.


A gestão de documentos caracteriza-se pela administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos.
Diariamente milhares de documentos são produzidos e protocolados veiculando informações de grande valor e, após a consecução dos respectivos processos que lhes deram causa, permanecem arquivados e estão disponíveis para recuperação das informações e preservação da memória institucional.
A guarda de documentos é uma das funções em que a tecnologia da informação vem atuando com eficiência, no sentido de resolver uma questão crucial no mundo moderno: o espaço físico para armazenar, organizar e gerenciar dados e informações.


O termo arquivo pode ser explicitado como a coleção de documentos produzidos e recebidos por entidades públicas ou privadas, ou ainda por indivíduos, no decorrer de suas atividades e conservados por si ou por quem lhes faça a vez, para eventual necessidade futura. O arquivo onde se encontram documentos cujo uso deixou de ser freqüente, e que necessitam ser conservados por causa de seu valor histórico, que servem de comprovação de como os fatos evoluíram, disponíveis para consulta, é conhecido por:
  • A arquivo setorial.
  • B arquivo obsoleto.
  • C arquivo corrente.
  • D arquivo intermediário.
  • E arquivo permanente.
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Todo documento deverá ser classificado e arquivado de acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio, estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), por meio da Resolução nº 14, de 2001. A operação que consiste na verificação do código numérico atribuído ao assunto de que trata o documento e na aposição do referido código no canto superior direito da primeira folha do documento recebe o nome de:

  • A Inspeção.
  • B Codificação.
  • C Produção.
  • D Seleção.
  • E Ordenação.
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Um acervo exige um arquivamento adequado que viabilize a localização dos documentos. Quando o documento é acondicionamento em seu local de guarda (pasta, gaveta ou caixa), o arquivamento pode ser feito de forma horizontal ou vertical. Sobre o arquivamento horizontal, leia as afirmativas.

I. É indicado para documentos de grandes dimensões, como mapas, plantas e papéis de grandes dimensões.
II. Nesse arquivamento, os documentos são arquivados lado a lado.
III. É o mais comum, sendo largamente adotado nos arquivos correntes e intermediários, onde o acondicionamento é feito em caixas ou pastas suspensas.

Está correto o que se afirma em:

  • A I, somente.
  • B I e II, somente.
  • C III, somente.
  • D II e III, somente.
  • E todas.