Resolver o Simulado Nível Superior

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Direito Administrativo

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Sobre a organização da administração pública no Brasil, leiaas afirmativas a seguir.


I. Autarquia é uma entidade auxiliar da administração pública indireta. Ela é estatal, autônoma e descentralizada. Seu patrimônio e receita são próprios, porém tutelados pelo Estado.


II. Fundações Públicas podem ser de direito público ou privado, tendo personalidade jurídica. Elas não possuem fins lucrativos.


III. Empresa Pública é uma entidade empresarial de personalidade jurídica com participação do poder privado e público no seu capital e em sua direção.


IV. Sociedade de Economia Mista é criada pela administração pública, juntamente com entidades privadas, para exercer fins de interesse público.


Estão corretas:

  • A somente I, II, III.
  • B somente I, III, IV.
  • C somente I, II, IV.
  • D somente II, III, IV.
  • E somente II e IV.

Artes Cênicas

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Na ausência do diretor, o seu assistente poderá conduzir as leituras e ensaios, mantendo:

  • A produção próxima;
  • B horários livres;
  • C liberdade de criação;
  • D linguagem própria;
  • E texto atualizado.
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O pano de boca, normalmente encontrado nos palcos do eixo Rio - São Paulo, é aberto à:

  • A francesa;
  • B alemã;
  • C americana;
  • D italiana;
  • E inglesa.
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Assinale a alternativa que apresenta de maneira mais completa e ordenada as etapas para a realização de um espetáculo teatral subsidiado:

  • A Elaboração do projeto; Criação do figurino, cenários e iluminação; Formação do grupo; Escolha do texto; Ensaios; Apresentação do espetáculo.
  • B Elaboração do projeto; Formação do grupo; Escolha do texto; Ensaios; Criação do figurino, cenários e iluminação; Apresentação do espetáculo.
  • C Elaboração do projeto; Formação do grupo; Escolha do texto; Ensaios; Criação do figurino, dos cenários e da iluminação; Divulgação; Apresentação do espetáculo e Prestação de contas.
  • D Formação do grupo; Escolha do texto e do espaço cênico; Elaboração do projeto; Captação de recursos; Ensaios; Criação dos elementos visuais, Divulgação; Espetáculo e Prestação de contas.
  • E Formação do grupo; Escolha do texto; Elaboração do projeto; Captação de recursos; Ensaios; Criação do figurino, cenários e iluminação; Apresentação do espetáculo e Prestação de contas.
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A administração do pessoal artístico e técnico é da competência do secretário:

  • A do administrador do teatro;
  • B teatral;
  • C do diretor;
  • D do cenógrafo;
  • E do produtor artístico.
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As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementado com____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • A Vídeo-aulas e teleconferências, apenas com artistas de renome nacional.
  • B Processos de apreciação artística por meio de visitas a casas de espetáculo, vídeos e outras fontes como livros, filmes, fotos etc.
  • C A construção de cenários utilizando as dependências da escola, sobretudo as salas de aula.
  • D A aquisição de máscaras e outros adereços cênicos.
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Com relação ao tema “sonoplastia”, analise os itens a seguir, marcando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A sonoplastia em teatro é um elemento desenvolvido no mesmo contexto criativo, no qual são criados o figurino e o cenário, em estreita colaboração com o encenador. Sua proposição deve ser consistente e coesa com as outras áreas de criação, explorando as possibilidades expressivas do som, fornecendo uma realidade física real ou imaginária de um mundo sonoro lógico e coerente.

( ) A sonoplastia em teatro deve ser desenvolvida, exclusivamente, a partir do “estudo dos efeitos do ambiente acústico, ou paisagem sonora, nas respostas físicas ou características comportamentais das criaturas que vivem naquele ambiente” de modo a garantir sua lógica e coerência.

( ) A sonoplastia é constituída por um som ou conjunto de sons que tem como principal objetivo enfatizar as emoções dos atores.

( ) A sonoplastia organiza os elementos sonoros, propiciando o envolvimento do público na construção de imagens e sensações.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta:

  • A F – F – V – V
  • B F – V – F – F
  • C V – F – F – V
  • D V – V – V – F
  • E V – F – V – V
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No Brasil, o nome de Antonio de Araújo de Azevedo (1754-1817), Conde da Barca, aparece não apenas como figura típica da elite intelectual da época, mas também por ter sido o responsável pela vinda dos artistas franceses, chefiados pelo museólogo e crítico de arte Joaquim Lebreton (1760-1819). O Objetivo do Conde era____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A Fundar uma Academia de Artes, cuja implementação oficial só ocorreria em 1826.
  • B Criar uma companhia de artes para entreter os cidadãos estrangeiros que chegavam ao Brasil.
  • C Identificar, dentre os nativos brasileiros, potenciais artistas plásticos e cênicos.
  • D Documentar a produção artística dos indígenas e padres jesuítas brasileiros, desde a época do descobrimento.
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É importante mobilizara curiosidade dos alunos sobre contrastes, contradições, desigualdades e peculiaridades que integram as formações culturais em constante transformação e as distinguem entre si, por meio de:
  • A Apresentação de espetáculos internacionais, preferencialmente em sua língua nativa.
  • B Escolha de trabalhos artísticos que expressem tais características.
  • C Apresentação de trabalhos que sejam produzidos na comunidade local, sem abrir espaço para interferências mais globalizadas.
  • D Seleção de trabalhos que falem sobre preconceitos.
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Com relação à cena contemporânea, marque a alternativa que contém informações sem erro (equívoco) algum:

  • A A cena contemporânea é desenhada de forma prevalente através da utilização de meios tecnológicos que otimizaram sua capacidade de imitar a natureza.
  • B A cena contemporânea é marcada pela redescoberta e valorização dos edifícios teatrais tradicionais, que acolhem de maneira mais confortável o espectador
  • C A cena contemporânea tem sua configuração de lugar cênico, extremamente variável, vinculada às necessidades da ação e a uma topografia espacial necessária ao jogo e a otimização da relação com o espectador.
  • D A cena contemporânea, em estreita relação com as demandas sociais, se caracteriza por um espaço teatral que garante a cada grupo social seu respectivo lugar na audiência.
  • E A cena contemporânea faz qualquer espaço físico tornar-se um reconhecível edifício teatral.
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Durante as leituras de mesa, o contrarregra deve:

  • A acompanhar o elenco em seus estudos;
  • B marcar o texto conforme orientação do diretor;
  • C fornecer ao elenco o material necessário;
  • D cuidar da montagem dos elementos cênicos;
  • E ajudar o iluminador a fazer o mapa de luz.
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A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Pode-se relacionar a base desse processo de investigação própria do teatro com____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A A curiosidade do indivíduo, incentivada pelo professor.
  • B Os processos de imitação, simbolização e jogo na infância.
  • C O conhecimento dramático adquirido no lar ou em outras instituições.
  • D A prática de esportes, que proporciona a intensificação do movimento corporal.
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Entre as atribuições do contrarregra, antes de cada apresentação do espetáculo, pode-se incluir:

  • A separar os figurinos dos atores;
  • B efetuar a abertura das cortinas;
  • C providenciar a troca de lâmpadas queimadas;
  • D preparar o material de cena;
  • E distribuir o programa do espetáculo.
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Indique abaixo que tópico (ou tópicos) contém (ou contêm) informações indispensáveis para estruturar um edital de cultura, de iniciativa pública ou privada:

I. Um Edital de cultura deve informar, com clareza, a que se destina, quem pode concorrer, como concorrer e o valor do prêmio.

II. Um Edital de cultura deve informar com clareza qual é o valor patrocinado, como e onde deverão ser realizados os projetos vencedores, como deverá ser composta a equipe técnica do projeto, quais os limites orçamentários para cada etapa da realização.

III. Um Edital de Cultura deve informar, com clareza, os procedimentos para inscrição, os critérios de seleção e avaliação, os prazos de realização e os procedimentos para prestação de contas.

  • A Somente o tópico I.
  • B Somente o tópico II
  • C Somente o tópico III
  • D Os tópicos I e II são complementares
  • E Os tópicos I e III são complementares.
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Complete a sentença a seguir, com a alternativa que melhor corresponde à ideia e assinale a alternativa correta:

O teatro naturalista de C. Stanislawski exige a criação de uma verdade cênica apoiada em uma caracterização orgânica da cena e do ator, na qual _______________

  • A ... o universo do personagem seja explicitado nos figurinos, na maquiagem e nos cenários.
  • B ... o personagem é construído organicamente, caracterizado física e psicologicamente.
  • C ... a caracterização externa da personagem, dada pela maquiagem e pelo figurino, deve ter um papel sutil, que não comprometa a dimensão teatral da interpretação
  • D ... a interpretação tenha uma eficiente estruturação psicofísica, suportada pela maquiagem, cenários e pelos figurinos.
  • E ... o universo simbólico da personagem estruture a interpretação, os cenários, os figurinos e a maquiagem.
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Os reguladores, pernas ou bastidores têm a função de:

  • A esconder a cenografia;
  • B esconder o ator em cena;
  • C criar uma câmara negra;
  • D cobrir a iluminação;
  • E isolar o público.
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Nas aulas de teatro deve vigorar um espírito aberto para as ideias dos alunos, valorizando não só a variedade de temas abordados, mas também:
  • A A seriedade do indivíduo na interpretação das cenas.
  • B As diferentes formas de resolução das cenas propostas.
  • C A capacidade individual de improvisação.
  • D A variedade de figurinos, cenários e adereços disponíveis para improvisação.
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Como explica Alexandre Mate (2004, p.96), na prática pedagógica, ao desenvolver o teatro como meio de transmissão de conhecimentos específicos de sua área de atuação, o professor/emissor precisa pensar na apreciação do texto, o que significa:
  • A Apresentar aos alunos apenas textos de reconhecido valor literário.
  • B Deixar que os alunos debatam sozinhos, sem sua interferência, o significado do texto.
  • C Fazer o aluno entender e distinguir cada parte, cada elemento da representação e somá-los como um todo.
  • D Explicar o texto pormenorizadamente, para que os alunos tenham um entendimento imediato.
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A escola deve viabilizar o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, às atividades de teatro de sua comunidade. Devem ser igualmente fomentados na experiência escolar:
  • A Ser plenamente capaz de identificar todas as vertentes do teatro.
  • B Saber ver, apreciar, comentar e fazer juízo crítico.
  • C Ter capacidade de escrever uma peça teatral dramática, baseado na própria experiência.
  • D A busca por uma vaga no mercado de trabalho.
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O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que:
  • A O teatro, nesse contexto, deixa de ser importante na atividade escolar como um todo.
  • B O professor deve incentivar os alunos a mudarem constantemente seu estilo de vida.
  • C Todo aluno pode transformar-se em poeta.
  • D Criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.

Educação Artística

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O Maracatu, manifestação mais original da cultura popular em Pernambuco, chega ao apogeu durante o

  • A Natal.
  • B Carnaval.
  • C Semana Santa.
  • D Dia da Consciência Negra.
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“Em aulas de arte (principalmente nas aulas de música, artes plásticas, desenho, teatro, dança), espera-se que os estudantes vivenciem intensamente o processo artístico, acionando e evoluindo em seus modos de fazer técnico, de representação imaginativa e de expressividade.”

(Fusari e Ferraz.)

De acordo com a afirmativa anterior sobre cursos dearte consistente, é correto afirmar que

  • A são suficientes para o aluno conhecer apenas a arte individual, local e regional.
  • B a História da Arte é irrelevante, sendo necessária apenas em cursos especializados e universitários.
  • C os conhecimentos adquiridos em um curso de arte servirão apenas para seu desenvolvimento na escola
  • D deverão incluir as elaborações sensíveis cognitivas frente às próprias produções artísticas e as deoutros autores.
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A poética do oprimido, segundo seu idealizador, Augusto Boal, pode ser traduzida, em seu objetivo maior, a partir da seguinte assertiva:

  • A “Espectador, que palavra feia! O espectador, ser passivo, é menos que um homem e é necessário reumanizá-lo."
  • B “Para salvar a plateia, é preciso encher o palco de assassinos, de adúlteros, de insanos e, em suma, de uma rajada de monstros."
  • C “O ator renuncia a si mesmo para viver seu personagem: a fé cênica é imprescindível nesse processo."
  • D “Tudo nesse teatro é de fato calculado com uma minúcia adorável e matemática, nada é deixado ao acaso."
  • E “Representar verdadeiramente significa estar certo, ser lógico, coerente, pensar, lutar, sentir e agir em uníssono com o papel."
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Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas:

  • A Perspectiva social, perspectiva sonora, perspectiva prática e perspectiva de reconstrução social.
  • B Perspectiva sonora, perspectiva técnica, perspectiva prática e perspectiva educacional.
  • C Perspectiva acadêmica, perspectiva técnica, perspectiva prática e perspectiva de reconstrução social.
  • D Perspectiva sonora, perspectiva técnica, perspectiva analógica e perspectiva educacional.
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“Surgido na Europa no século XVI, foi um movimento em que a arte era produzida à maneira dos grandes mestres do renascimento. Manifestando-se na pintura, na escultura e na arquitetura, ficou conhecido como estilo italiano quinhentista.” Este movimento artístico denomina-se

  • A barroco.
  • B realismo.
  • C românico.
  • D maneirismo.
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A música,(...), ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais (NAPOLITANO, 2002).

Em relação a música no Brasil, enumere a coluna “B" pela coluna “A".


COLUNA A:

I) Considerado o maior movimento de Educação Musical de massas no Brasil, ligava-se ao ideário escolanovista e tinha sua imagem profundamente ligada ao governo de Getúlio Vargas. Teve à frente o maestro Villa-Lobos.

II) É a composição mais conhecida de Chiquinha Gonzaga e aquela de maior sucesso.

III) No começo uma dança “licenciosa e indecente" trazida pelos escravos bantos, acabou sendo apropriada pelas camadas médias da corte, transformando-se numa forma-canção e numa dança de salão. Geralmente, tinha o andamento mais rápido que a modinha e uma marca rítmica mais acentuada e sensual, sendo uma das primeiras formas culturais afrobrasileiras reconhecidas como tal.

IV) Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil.

V) Foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo). Os maiores representantes foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé.


COLUNA B:

1) ( ) Jovem Guarda.

2) ( ) Tropicalismo.

3) ( ) Lundu.

4) ( ) Canto Orfeônico.

5) ( ) Ó Abre Alas.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

  • A III, IV, V, II, I.
  • B II, III, V, I, IV.
  • C IV, V, III, I, II.
  • D V, II, I, III, IV.
  • E II, IV, III, V, I.
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Dalcroze dá uma importante contribuição para o lançamento dos fundamentos da Dança Moderna quando formula um sistema de ensino para a educação auditiva. Um dos princípios do seu método é o seguinte:

  • A a ampliação da imaginação se faz pela separação entre pensamento e movimento
  • B o desenvolvimento do sentido musical passa necessariamente pelo corpo inteiro
  • C a improvisação e a movimentação instintiva devem ser valorizadas na escola
  • D a educação musical começa pelo senso rítmico que é basicamente neurológico
  • E o despertar do instinto motor compromete a noção de ordem e equilíbrio
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A história da arte é a história de qualquer atividade ou produto realizado pelo homem com propósito estético ou comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de ver o mundo. Ao longo do tempo, as artes visuais têm sido classificadas de várias formas diferentes, desde a distinção medieval entre as artes liberais e as artes mecânicas, até à distinção moderna entre belas artes e artes aplicadas, ou às várias definições contemporâneas, que definem arte como a manifestação da criatividade humana (COUTINHO, 1999).


Considerando as características dos movimentos artísticos descritos abaixo, enumere a coluna B pela coluna A.


COLUNA A:

I) A arte desse período procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor. A arte passa a ser antropocêntrica, os filósofos estavam preocupados em entender a relação entre o homem e o universo. As pessoas mais belas se transformaram na estética naturalista idealizada. A constante busca pela perfeição faz o artista desse período criar uma arte intelectual.

II) É a arte do conflito, do contraste, do dilema, da contradição e da dúvida. Reflete o conflito entre a herança humanista, renascentista, racionalista e clássica do homem quinhentista (século XVI) e o espírito medieval, místico religioso exacerbado pela Contra-Reforma católica.

III) Esse estilo caracteriza-se sobretudo pelo princípio de que o artista deve representar a realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza. Ao artista não cabe “melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Sua função é apenas revelar os aspectos mais característicos e expressivos da realidade.

IV) Na pintura desse movimento artístico, os artistas procuraram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.

V) Esse estilo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Essa tendência para traduzir em linhas e cores sentimentos mais dramáticos do homem já vinha sendo realizado por artistas que não se preocupavam mais em fixar os efeitos efêmeros da luz solar sobre os seres.


COLUNA B:

( ) Barroco.

( ) Clássico.

( ) Expressionismo.

( ) Realismo.

( ) Impressionismo.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A II, I, V, III, IV.
  • B I, II, III, IV, V.
  • C II, III, I, V, IV.
  • D III, I, II, IV, V
  • E V, III, I, II, IV.
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Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico, sentimental, é outro ponto comum da música das colônias portuguesas em todo o mundo. O kronjong, a música típica de Jacarta, é uma espécie de lundu mais lento, tocado comumente com flauta, cavaquinho e violão. Em Goa não é muito diferente.
De acordo com o texto de Henrique Cazes, grande parte da música popular desenvolvida nos países colonizados por Portugal compartilham um instrumental, destacando-se o cavaquinho e o violão. No Brasil, são exemplos de música popular que empregam esses mesmos instrumentos:

  • A Maracatu e ciranda.
  • B Carimbó e baião.
  • C Choro e samba.
  • D Chula e siriri.
  • E Xote e frevo.
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Em um contexto histórico-social que inclui o artista, a obra de arte, os difusores comunicacionais e o público a arte apresenta-se como:

  • A religião, espiritualidade e crença.
  • B produção, trabalho e construção.
  • C folclore, tradição e artesanato.
  • D cooperação, aprendizageme socialização.
  • E coletividade, progresso e desenvolvimento.
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A Bossa Nova, com uma proposta diferente na poética, na rítmica, na harmonia e na forma de cantar, foi um movimento artístico musical que projetou a MPB no exterior.

De uma perspectiva histórica, a Bossa Nova foi criada por:

  • A Vinicius de Moraes, Carlos Lyra e Tom Jobim
  • B João Gilberto, Tom Jobim e Caetano Veloso
  • C Elizeth Cardoso, Tom Jobim e Edu Lobo
  • D João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes
  • E Tom Jobim, Baden Powell e João Gilberto
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É um dos maiores nomes, no Brasil, do movimento conhecido como Teatro e Educação, alinhado às questões da cena e da educação contemporâneas, presentes nos debates sobre ensino de teatro. Segundo o teórico Fernando Peixoto (1997), entre os acontecimentos que marcam o avanço do teatro infantil, em 1956, em Porto Alegre, destaca-se a criação do Clube de Teatro que "dá início a um movimento dos mais fascinantes do Brasil em busca da renovação e do aprofundamento do teatro para crianças".


O texto acima se refere a

  • A Gerald Thomas.
  • B Antunes Filho.
  • C Olga Reverbel.
  • D Bibi Ferreira.
  • E Antonio Abujamra.
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A arte barroca surgiu opondo-se a conceitos da arte renascentista e in?uenciando músicos, escritores, pintores e escultores. Os princípios estéticos do estilo barroco que caracterizam as obras são, fundamentalmente:

  • A intensidade, subjetividade e razão.
  • B realismo, harmonia e regularidade.
  • C repetição, simplicidade e equilíbrio.
  • D movimento, ornamentação e emoção.
  • E rebuscamento, objetividade e proporção
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Merleau-Ponty foi um dos filósofos que mergulharam seus estudos e trabalhos na corporeidade, representada pela relação do homem com seu corpo, fruto de uma construção social, através de um processo histórico. A afirmativa que traduz a ideia desse filósofo é a seguinte:

  • A o homem é sobretudo um ser pensante e deve dirigir sua vida pela razão, educando os impulsos para a aquisição de virtudes.
  • B o homem é um ser que constrói a sua essência na inserção na práxis humana por meio da sua atividade produtiva.
  • C o corpo é o veículo do ser no mundo e o lugar onde a transcendência do sujeito articula-se com o mundo.
  • D o corpo, com suas paixões, contamina a alma racional tornando- se um obstáculo à realização do ideal de bem e verdade a que ele aspira.
  • E a transcendência às condições exteriores e o encontro do verdadeiro sentido das coisas estão na razão do homem.
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Apesar de experiências anteriores e pontuais ocorridas nas produções de Pablo Picasso, Henri Matisse, Marcel Duchamp, Francis Picabia, entre outros, considera-se o ano de 1962 como sendo o marco do surgimento dessa manifestação artística. Iniciou-se a partir da criação da “New York Correspondance School of Art”, pelo artista americano Ray Johnson como meio de expressão e integração cultural entre artistas das mais diversas partes do globo. Essa manifestação artística está diretamente ligado às vanguardas instauradas ao longo do século XX.

Marque a opção que contém o nome dado a essa manifestação artística.  

  • A Arte Digital.
  • B Banda desenhada.
  • C Graffitti.
  • D Arte Postal.
  • E Op Art.
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A cavalhada, folguedo do Sudeste brasileiro e herdeiro das tradições da Cavalaria Medieval, representa os combates, as guerras e os torneios travados entre os seguintes povos:

  • A muçulmanos e árabes
  • B romanos e gregos
  • C hindus e persas
  • D mouros e cristãos
  • E católicos e islâmicos
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As primeiras manifestações cênicas no Brasil foram empreendidas por:

  • A franceses, com a vinda da família real para o Brasil
  • B holandeses, na capitania de Pernambuco
  • C jesuítas, como instrumento de catequese
  • D silvícolas, como ritual religioso
  • E colonizadores portugueses, como recurso didático
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“A ‘nova arte’, a abstração, provou ser um meio potente para a expressão de uma grande diversidade de experiências e ideias.” (Gooding) Em relação à arte abstrata, é correto afirmar que

  • A é uma arte naturalista.
  • B suplantou a arte representacional
  • C se manifesta apenas através da pintura.
  • D os artistas abstratos criaram imagens originais.
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Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte como referência para responder a questão.

“Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês"

João e Maria (Chico Buarque)

“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.

Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz de conta e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda."

(PCN – Artes)

Sob essa perspectiva, o referido documento relaciona como um dos objetivos gerais do ensino do Teatro:

  • A exercitar a memorização de textos e dos movimentos dos personagens a partir de técnicas teatrais
  • B reconhecer a prática do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social
  • C compreender o teatro como um conjunto de procedimentos artísticos dependente do talento individual
  • D empregar a memória das experiências sensoriais para construção de diferentes personagens
  • E conhecer procedimentos de encenação do texto teatral, distinguindo os aspectos técnicos e artísticos
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O objeto escultórico produzido por Lygia Clark, representante do Neoconcretismo, exemplifica o início de uma vertente importante na arte contemporânea, que amplia as funções da arte. Tendo como referência a obra Bicho de bolso, identifica-se essa vertente pelo(a)
  • A participação efetiva do espectador na obra, o que determina a proximidade entre arte e vida.
  • B percepção do uso de objetos cotidianos para a confecção da obra de arte, aproximando arte e realidade.
  • C reconhecimento do uso de técnicas artesanais na arte, o que determina a consolidação de valores culturais.
  • D reflexão sobre a captação artística de imagens com meios óticos, revelando o desenvolvimento de uma linguagem própria.
  • E entendimento sobre o uso de métodos de produção em série para a confecção da obra de arte, o que atualiza as linguagens artísticas.

Noções de Informática

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Os sistemas operacionais Linux, com suas interfaces gráficas cada vez mais estáveis e amigáveis para os usuários, utilizam, entre outros, a suíte de aplicativos para escritório

  • A Borland Office
  • B SecurityOffice
  • C LibreOffice
  • D Avira Premium for Office
  • E Labo Solutions for Office
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Um médico procura informações sobre navegação na internet e recebe a seguinte dica: “Quando for acessar um site que precise de segurança e privacidade, procure o símbolo de um cadeado próximo ao endereço do site”.

Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A O médico deve desconsiderar completamente essa dica, pois navegar na internet não tem nada a ver com observar o símbolo de cadeados.
  • B O médico deve desconsiderar essa dica, pois o cadeado indica que o site está bloqueado e não pode ser acessado.
  • C O símbolo do cadeado indica que as informações são transmitidas com maior segurança.
  • D O médico deve considerar a dica, pois o cadeado significa que o site exige senha de acesso.
  • E O símbolo do cadeado somente é exibido em sites de bancos.
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A Política de Segurança da Informação (PSI) apresenta o conjunto de princípios que norteiam a gestão da segurança das informações corporativas. A PSI deve

I. ser aprovada pela administração e divulgada para toda a organização.
II. classificar as informações de acordo com as prioridades da TI, devendo ser revisada mensalmente.
III. conter um escopo claramente definido e definir papéis e responsabilidades.

Está correto o que se afirma em

  • A II e III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I e II, apenas.
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Para a verificação de uma assinatura digital numa mensagem eletrônica, basta ter acesso

  • A ao CPF e identidade do remetente.
  • B à identidade do remetente.
  • C à chave criptográfica dupla do destinatário.
  • D ao certificado digital do destinatário.
  • E ao certificado digital do remetente.
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Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta um recurso presente na Barra de Status do BrOffice.org Writer 3.0?

  • A Visualização de livro
  • B Tamanho da fonte
  • C Linha à mão Livre
  • D Controle manual do zoom
  • E Inserir nota de fim diretamente
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No Microsoft Excel 2007 o conteúdo de uma célula apare- ce, por padrão, com orientação horizontal. Para mudar o conteúdo dessa célula para orientação vertical, ou seja, para fazer com que o conteúdo da célula apareça no sentido vertical, pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre a célula desejada e selecionar a opção:

  • A Alinhamento. Em seguida, clica-se na opção Definir Como e, na caixa de diálogo que aparece, seleciona-se a opção alinhamento vertical.
  • B Rotação. Em seguida, seleciona-se o sentido vertical ou digita-se o grau de rotação do texto.
  • C Formatar alinhamento. Em seguida, clica-se na opção Alinhamento do texto e, na janela que se abre, seleciona-se a opção Alinhamento Vertical.
  • D Texto Vertical. Em seguida, seleciona-se o grau de rotação do texto e clica-se no botão Aplicar ao texto selecionado.
  • E Formatar células. Em seguida clica-se na guia Alinhamento e, na divisão Orientação, seleciona-se o sentido vertical ou digita-se o grau de rotação do texto.
47

É função da computação em nuvem:

  • A cortar custos operacionais
  • B permitir que departamentos de TI se concentrem em projetos operacionais em vez de manter provedores funcionando.
  • C cortar custos situacionais, associados a instabilidades.
  • D desvincular a TI de esforços estratégicos de interesse da cúpula da organização.
  • E otimizar acessos indexados.
48
No Microsoft Excel temos o conceito de referência absoluta e relativa ao utilizar fórmulas. Assinale a alternativa que representa o caráter utilizado para criar uma referência absoluta.
  • A $
  • B %
  • C @
  • D !
  • E ^
49

A partir de um navegador web qualquer, considere as seguintes figuras em destaque mostradas abaixo:


 Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A seguir, estão as possíveis nomenclaturas para as figuras anteriormente mostradas:


I) barra de endereço.


II) aba.


III) menu.


IV) formulário.


Assinale a alternativa que associa corretamente a figura à sua nomenclatura:  

  • A A-I, B-II, C-III, D-IV.
  • B A-II, B-I, C-III, D-IV.
  • C A-III, B-II, C-IV, D-I.
  • D A-I, B-II, C-IV, D-III.
50

No MS-Word 2007, um usuário clicou sobre o seguinte ícone, presente na guia Inserir, grupo Texto.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Por meio dessa ação, é possível

  • A alterar a borda de uma caixa de texto selecionada.
  • B inserir uma caixa de texto pré-formatada.
  • C passar a primeira letra do texto selecionado para caixa alta.
  • D remover a moldura de todas as páginas do texto.
  • E remover uma caixa de texto.
51

Analise o trecho de uma planilha LibreOffice Calc 4.2 mostrado a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sabendo-se que a célula C1 foi selecionada, copiada e colada sobre as células C2 e C3, é correto concluir que a fórmula da célula C1 é:

  • A =A1*B1
  • B =A$1*$B$1
  • C =A1*B$1
  • D =A$1*B1
  • E =A$1*B$1
52

O MS Word 2003, em sua configuração padrão, oferece o recurso para salvar automaticamente o documento que está sendo digitado em intervalos de tempo regulares. Este recurso, que aparece como Salvar informações de Auto- Recuperação, é muito útil porque evita a perda total do documento em caso de fechamento do Word sem o consentimento do usuário. O acesso a este recurso e o ajuste do tempo de salvamento é feito através do menu Arquivo -> Salvar como -> Ferramentas, clicando-se, logo a seguir, em

  • A Adicionar a “Meus Locais”.
  • B Opções de Segurança.
  • C Opções de Salvamento.
  • D Propriedades.
  • E Salvar Versão.
53
Assinale a alternativa que apresenta um recurso do Word que NÃO se relaciona com o Layout de página.
  • A Configuração de páginas
  • B Configuração de parágrafos
  • C Definição do zoom
  • D Numeração de linhas
54

A respeito de periféricos, analise as afirmativas.


I - A tela de monitor LCD é formada por duas placas de vidro e, atrás de uma delas, encontra-se o tubo de raios catódicos, responsável por gerar a imagem.


II - Nas impressoras a jato de tinta, utiliza-se uma cabeça de impressão móvel, a qual se move horizontalmente pelo papel enquanto a tinta é espirrada por minúsculos esguichos.


III - Em mídias ópticas Blu-ray, utilizam-se células de memória flash para aumentar a capacidade de armazenamento em relação aos DVD e aos CD-ROM.


Está correto o que se afirma em

  • A II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, apenas.
  • D I e III, apenas.
55

Assinale a alternativa que indica uma função do recurso Testar Intervalos do MS Powerpoint versão 2010 em português do Brasil.

  • A Não há um recurso denominado Testar Intervalos no MS Powerpoint versão 2010 em português do Brasil.
  • B Testar a transição entre slides, o tempo de duração dos efeitos de transição e seu impacto na duração total da apresentação.
  • C Gravar o tempo utilizado em cada slide e trocar automaticamente os slides com base neste tempo.
  • D Confrontar o tempo utilizado em cada slide com tempos pré-estabelecidos manualmente pelo apresentador.
  • E Gravar narrações de áudio e intervalos de slide e animação para posterior revisão do apresentador.
56

São tipos de permissões que podem ser configuradas a partir da guia “Segurança” da janela “Propriedades”, acionada pelo menu de contexto de um arquivo no Windows Explorer do Microsoft Windows 7, versão português, EXCETO:

  • A Controle total
  • B Excluir
  • C Gravar
  • D Modificar
57

São todos estilos ou efeitos de fonte que podem ser empregados pelo aplicativo Writer (BrOfce.org / LibreOfce) versão 4.0.4.2 em português, ao utilizar a fonte Arial neste aplicativo:


1. Negrito.
2. Itálico.
3. Sublinhado.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
  • A É correto apenas o item 1.
  • B São corretos apenas os itens 1 e 2.
  • C São corretos apenas os itens 1 e 3.
  • D São corretos apenas os itens 2 e 3.
  • E São corretos os itens 1, 2 e 3.
58

Em relação a organização e gerenciamento de arquivos e pastas no ambiente Windows XP, é correto afirmar:

  • A No Windows Explorer, o bloqueio de uma pasta para uso apenas de seu proprietário é indicado pela presença da figura de uma mão integrada ao respectivo ícone.
  • B O uso combinado das teclas Shift, Alt e Del serve para apagar um arquivo, sem que ele seja encaminhado para a lixeira.
  • C organização de pastas e arquivos pode ser feita dentro do painel esquerdo do Windows Explorer.
  • D A renomeação de uma pasta ou arquivo pode ser feita tanto no painel esquerdo quanto no painel direito do Windows Explorer.
  • E Usar o mouse para arrastar um arquivo de uma pasta para outra, dentro do mesmo drive de disco é uma operação de recortar e colar, sucessivamente.
59

Um agente de segurança escolar precisa abrir alguns arquivos de vídeo de câmeras de segurança que estão salvos num computador com Windows 7, em sua configuração padrão.

Assinale a alternativa que contém o nome do programa acessório padrão do Windows 7 que pode ser utilizado para visualização de vídeos.

  • A Windows Explorer.
  • B Painel de Controle
  • C Windows Media Player.
  • D Paint.
  • E Bloco de Notas.
60
No Microsoft Word 2010 em português, Paulo deseja digitar duas fórmulas: a primeira, contendo H20 , e a segunda, contendo 216 . Na primeira fórmula, terá que colocar o valor 2 subscrito e na segunda, o valor 16 sobrescrito. Os  comandos para realizar essas ações estão disponíveis na caixa de diálogo _I_ , acessada por meio da guia _II_ ou pressionando-se a combinação de teclas Ctrl + D.


As lacunas I e II são preenchidas correta e respectivamente por:
  • A Parágrafo, Página Inicial
  • B Símbolo, Página Inicial
  • C Caracteres, Inserir
  • D Fonte, Página Inicial
  • E Estilo, Inserir