Resolver o Simulado FGV

0 / 70

Português

1
CIDADE URGENTE

Os problemas da expansão urbana estão na conversa cotidiana dos milhões de brasileiros que vivem em grandes cidades e sabem “onde o sapato aperta”. São reféns do metrô e do ônibus, das enchentes, da violência, da precariedade dos serviços públicos. No vestibular, todo estudante depara com a “questão urbana” e os pesquisadores se debruçam sobre o assunto, que também é parte significativa da pauta dos meios de comunicação.
Não poderia ser diferente: com 85% da população nas cidades (chegará a 90% ao final desta década), quem pode esquecer a relevância do tema?
Parece incrível, mas os grandes operadores do sistema econômico e político tratam os problemas das cidades como grilos que irritam ao estrilar. Passados os incômodos de cada crise, quem ganha dinheiro no caos urbano toca em frente seus negócios e quem ganha votos, sua campanha. Só alguns movimentos populares e organizações civis - Passe Livre, Nossa São Paulo e outros - insistem em plataformas, debates e campanhas para enfrentar os problemas e encontrar soluções sustentáveis.
A criação do Ministério das Cidades, no governo Lula, fazia supor que o Brasil enfrentaria o desafio urbano, integrando as políticas públicas no âmbito municipal, estabelecendo parâmetros de qualidade de vida e promovendo boas práticas. Passados quase 12 anos, o ministério é mais um a ser negociado nos arranjos eleitorais.
A gestão é fragmentada, educação para um lado e saúde para outro, habitação submetida à especulação imobiliária, saneamento à espera de recursos que vão para as grandes obras de fachada, transporte inviabilizado por um século de submissão ao mercado do petróleo. A fragmentação vem do descompasso entre União, Estados e municípios, desunidos por um pacto antifederativo, adversários na disputa pelos tributos que se sobrepõem nas costas dos cidadãos.
(....) Uma nova gestão urbana pode nascer com a participação das organizações civis e movimentos sociais que acumularam experiências e conhecimento dos moradores das periferias e usuários dos serviços públicos. Quem vive e estuda os problemas, ajuda a achar soluções.

Marina Silva, Folha de São Paulo, 7/1/2014.


No primeiro parágrafo do texto o segmento “onde o sapato aperta” aparece entre aspas porque

  • A mostra uma frase sem respeito pela norma culta.
  • B indica o tópico central do parágrafo.
  • C destaca uma ironia da autora do texto.
  • D copia uma expressão popular.
  • E enfatiza uma ideia importante do texto.
2

Que sacada! É a frase que você mais dirá, folheando este livro. E não é um livro de arquitetura.” (Luís Fernando Veríssimo)

O humor dessa frase se apoia em uma característica do vocabulário. Assinale-a.

  • A A polissemia, ou seja, a possibilidade de um termo significar mais de uma realidade.
  • B A redundância, ou seja, a capacidade de a língua dizer a mesma coisa duas vezes.
  • C A coesão, ou seja, a qualidade de um termo referir-se a outro anteriormente citado.
  • D A intertextualidade, ou seja, a marca de um texto referir-se a outro bastante conhecido.
  • E A coerência, ou seja, a possibilidade de haver um só campo semântico no texto.
3
Por que é tão difícil entender?
A  crise  que  o  país  atravessa  desde  a  eclosão  dos  primeiros protestos  contra  o  aumento  das passagens  de  ônibus  têm  três componentes articulados: 
1  –  A  sociedade  quer  transporte,  saúde  e  educação de qualidade, pois ela paga caro por isso, por meio de impostos, e não recebe em troca serviços públicos à altura. Simples assim. A sociedade não pediu nas ruas reforma política, nem plebiscito para eliminar suplente de senador. 
2 – A sociedade quer o fim da impunidade,pois está cansada de ver corruptos soltos debochando de quem é honesto, mesmo depois de condenados. Acrescentar o adjetivo hediondo à corrupção de pouco adianta se deputados e ministros continuam usando aviões da FAB para passear e se criminosos estão soltos, alguns até ocupando cargos de liderança ou participando de comissões no Congresso. 
3  –  A  sociedade  quer  estabilidade  econômica:  para a percepção do cidadão comum, os 20 centavos pesaram como mais um sinal de que a economia está saindo do controle. A percepção do aumento da inflação é crescente em todas as classes sociais; em última análise, este será o fator determinante dos rumos da crise a médio prazo, já que não há discurso ou propaganda que camufle a corrosão do poder de compra das pessoas, sobretudo daquelas recentemente incorporadas à economia formal.
Esses  problemas  não  são  de  agora,  nem responsabilidade exclusiva dos últimos governos. Mas o que se espera de quem está no poder é que compreenda que a melhor maneira de reconquistar o apoio perdido é dar respostas concretas e rápidas às demandas feitas nas ruas ( e não às questões que ninguém fez). 
(Adaptado. Luciano Trigo, O Globo, 11-7-2013) 

A sociedade quer transporte, saúde e educação de qualidade

Assinale a alternativa que indica o comentário correto sobre os componentes dessa frase.

  • A Na forma em que a frase está escrita, o adjunto “de qualidade” se refere não só à educação, mas também à saúde e ao transporte.
  • B Para que o adjunto “de qualidade” se referisse a todos os três substantivos, era necessário que ele fosse escrito antes de todos eles.
  • C Para que o adjunto se referisse claramente a todos os três substantivos, era indispensável que “qualidade” estivesse no plural.
  • D Na forma em que está grafada, o adjunto “de qualidade” se refere exclusivamente ao último dos três substantivos.
  • E A transposição da frase para a voz passiva acabaria com todos os seus problemas de expressão.
4
Texto 1
É justo que as mulheres se aposentem mais cedo?


A questão acerca da aposentadoria das mulheres em condições mais benéficas que aquelas concedidas aos homens suscita acalorados debates com posições não somente técnicas, mas também com muito juízo de valor de cada lado.
Um fato é certo: as mulheres intensificaram sua participação no mercado de trabalho desde a segunda metade do século 20.
Há várias razões para isso. Mudanças culturais e jurídicas eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo: um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.
Avanços no planejamento familiar e a disseminação de métodos contraceptivos permitiram a redução do número de filhos e liberaram tempo para a mulher se dedicar ao mercado de
trabalho.
Filhos estudam por mais tempo e se mantêm fora do mercado de trabalho até o início da vida adulta. Com isso, o custo de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter fonte de renda para o sustento da casa.
A tecnologia também colaborou: máquinas de lavar roupa, fornos micro-ondas, casas menores e outras parafernálias da vida moderna reduziram a necessidade de algumas horas nos afazeres domésticos e liberaram tempo para o trabalho fora de casa.
A inserção feminina no mercado de trabalho ocorreu, mas com limitações. Em relação aos homens, mulheres têm menor taxa de participação no mercado de trabalho, recebem salários
mais baixos e ainda há a dupla jornada de trabalho. Quando voltam para a casa, ainda têm que se dedicar à família e ao lar.
Essas dificuldades levam algumas pessoas a defender formas de compensação para as mulheres por meio de tratamento previdenciário diferenciado. Já que as mulheres enfrentam
dificuldades de inserção no mercado de trabalho, há de compensá-las por meio de uma aposentadoria em idade mais jovem.
A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30.
No serviço público, que exige idade mínima, as mulheres podem se aposentar com cinco anos a menos de idade e tempo de contribuição que os homens.

(Marcelo Abi-Ramia Caetano, Folha de São Paulo, 21/12/2014.)

“Há várias razões para isso.” A forma do pronome demonstrativo sublinhado é justificada pelo fato de

  • A se referir a um fato futuro na progressão do texto.
  • B fazer alusão a um acontecimento do momento.
  • C localizar o tema como de autoria do interlocutor.
  • D se prender a uma afirmação feita anteriormente.
  • E realizar a seleção entre dois termos, destacando o mais distante.
5
Estudo indica que meditação ajuda a diminuir ânsia por cigarro

Fumantes que participaram de uma técnica de meditação denominada "treino integrativo de corpo e mente" conseguiram reduzir a ânsia pelo cigarro e diminuíram em 60% o hábito de fumar, segundo artigo publicado pela revista Proceedings da National Academy of Sciences.

A dependência do tabaco e de outras substâncias envolve um conjunto particular de áreas cerebrais relacionadas com o autocontrole. Os pesquisadores questionaram se um treino destinado a influir na dependência poderia ajudar os fumantes a reduzir o consumo de tabaco, inclusive quando essa não era a intenção do fumante.

Os estudos sobre tabagismo normalmente recrutam quem deseja diminuir ou livrar-se do hábito de fumar. Neste caso, os pesquisadores optaram por outro método: buscaram voluntários interessados em diminuir o estresse e melhorar o desempenho nas atividades diárias.

Entre os voluntários havia 27 fumantes, com uma idade média de 21 anos, e que fumavam uma média de dez cigarros por dia. O grupo experimental que recebeu o treino durante cinco horas, por duas semanas, tinha 15 deles.

O "treino integrativo de corpo e mente" (IBMT) envolve o relaxamento de todo o corpo, imagens mentais e instrução sobre "consciência plena" oferecida por um instrutor qualificado, praticada há muito tempo na China.

Os coautores do estudo, Yi-Iuane Tang, da Universidade Técnica do Texas, em Lubbock, e Michael Posner, da Universidade do Oregon, colaboraram em uma série de estudos de IBMT.

"Descobrimos que os participantes que receberam a instrução IBMT também experimentavam uma diminuição significativa na vontade de fumar", disse Tang. "Dado que a meditação de consciência plena promove o controle pessoal, que tem um efeito positivo sobre a atenção e a percepção de experiências internas e externas, acreditamos que poderia ajudar no manejo dos sintomas de dependência".

Muitos dos participantes só se deram conta que tinham reduzido o consumo de cigarros depois que uma prova objetiva, que mede o monóxido de carbono exalado, mostrou a redução, acrescentou Tang

(noticias.uol.com.br, 06/08/2013)

O processo do estudo relatado no texto contém uma série de etapas; assinale a alternativa em que o segmento do texto não exemplifica adequadamente a etapa apresentada.

  • A problema detectado: "ajuda a diminuir ânsia por cigarro"
  • B hipótese levantada: "os pesquisadores questionaram se um treino destinado a influir na dependência poderia ajudar os fumantes".
  • C estabelecimento de um método de pesquisa: "os pesquisadores optaram por outro método: buscaram voluntários interessados em diminuir o estresse".
  • D aplicação da pesquisa: "O 'treino integrativo de corpo e mente' (IBMT) envolve o relaxamento de todo o corpo, imagens mentais e instrução sobre 'consciência plena' oferecida por um instrutor qualificado".
  • E conclusão do estudo: "Muitos dos participantes só se deram conta que tinham reduzido o consumo de cigarros depois que uma prova objetiva, que mede o monóxido de carbono exalado, mostrou a redução".
6

Texto I
A maçã não tem culpa

Pela lenda judaico-cristã, o homem nasceu em inocência. Mas a perdeu quando quis conhecer o bem e o mal. Há uma distorção generalizada considerando que o pecado original foi um ato sexual, e a maçã ficou sendo um símbolo de sexo.
Quando ocorreu o episódio narrado na Bíblia, Adão e Eva já tinham filhos pelos métodos que adotamos até hoje. Não usaram proveta nem recorreram à sapiência técnica e científica do ex-doutor Abdelmassih. Numa palavra, procederam dentro do princípio estabelecido pelo próprio Senhor: “Crescei e multiplicaivos". O pecado foi cometido quando não se submeteram à condição humana e tentaram ser iguais a Deus, conhecendo o bem e o mal. A folha de parreira foi a primeira escamoteação da raça humana.
Criado diretamente por Deus ou evoluído do macaco, como Darwin sugeriu, o homem teria sido feito para viver num paraíso, em permanente estado de graça. Nas religiões orientais, creio eu, mesmo sem ser entendido no assunto (confesso que não sou entendido em nenhum assunto), o homem, criado ou evoluído, ainda vive numa fase anterior ao pecado dito original.
Na medida em que se interioriza pela meditação, deixando a barba crescer ou tomando banho no Ganges, o homem busca a si mesmo dentro do universo físico e espiritual. Quando atinge o nirvana, lendo a obra completa do meu amigo Paulo Coelho, ele vive uma situação de felicidade, num paraíso possível. Adão e Eva, com sua imensa prole, poderiam ter continuado no Éden se não tivessem cometido o pecado. A maçã de Steve Jobs não tem nada a ver com isso.
Repito: o pecado original não foi o sexo, o ato do sexo, prescrito pelo próprio latifundiário, dono de todas as terras e de todos os mares. A responsabilidade pelo pecado foi a soberba do homem em ter uma sabedoria igual à de seu Criador.

(Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo)

Segundo o texto, a maçã ficou sendo um símbolo de sexo por

  • A ser uma representação do bem e do mal.
  • B trazer em si mesma uma forma erótica.
  • C ter sido mal interpretado o seu papel na lenda judaico-cristã.
  • D ter sido dada por Eva a Adão.
  • E ter servido de armadilha erótica para Adão.
7

Texto 1

“Numa esquina perigosa, conhecida por sua má sinalização e pelas batidas que lá ocorrem, há um acidente de automóvel. Como o motorista de um dos carros está visivelmente errado, o guarda a ele se dirige propondo abertamente esquecer o caso por uma boa propina. O homem fica indignado e, usando o “Você sabe com quem está falando?”, identifica-se como promotor público, prendendo o guarda”.

Texto 1

“Numa esquina perigosa, conhecida por sua má sinalização e pelas batidas que lá ocorrem, há um acidente de automóvel. Como o motorista de um dos carros está visivelmente errado, o guarda a ele se dirige propondo abertamente esquecer o caso por uma boa propina. O homem fica indignado e, usando o “Você sabe com quem está falando?", identifica-se como promotor público, prendendo o guarda". (DaMatta, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990)

No texto 1 há duas ocorrências do vocábulo “como": “Como o motorista de um dos carros está visivelmente errado..." e “identifica-se como promotor público".

A afirmação correta sobre essas ocorrências é:

  • A as duas mostram valor de “modo";
  • B a segunda mostra valor de “tempo";
  • C a primeira mostra valor de “causa";
  • D as duas mostram valor de “causa";
  • E a primeira mostra valor de “modo".
8

Texto 1 – Alterar o ECA independe da situação carcerária

(O Globo, Opinião, 23/06/2015)


Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos: superpopulação, maus-tratos, desprezo por ações de educação, leniência com iniciativas que visem à correição, falhas graves nos procedimentos de reinclusão social etc. Um levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público mostra que, em 17 estados, o número de internos nos centros para jovens delinquentes supera o total de vagas disponíveis; conservação e higiene são peças de ficção em 39% das unidades e, em 70% delas, não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual.

Assim como os presídios, os centros não regeneram. Muitos são, de fato, e também a exemplo das carceragens para adultos, locais que pavimentam a entrada de réus primários no mundo da criminalidade. Esta é uma questão que precisa ser tratada no âmbito de uma reforma geral da política penitenciária, aí incluída a melhoria das condições das unidades socioeducativas para os menores de idade. Nunca, no entanto, como argumento para combater a adequação da legislação penal a uma realidade em que a violência juvenil se impõe cada vez mais como ameaça à segurança da sociedade. O raciocínio segundo o qual as más condições dos presídios desaconselham a redução da maioridade penal consagra, mais do que uma impropriedade, uma hipocrisia. Parte de um princípio correto – a necessidade de melhorar o sistema penitenciário do país, uma unanimidade – para uma conclusão que dele se dissocia: seria contraproducente enviar jovens delinquentes, supostamente ainda sem formação criminal consolidada, a presídios onde, ali sim, estariam expostos ao assédio das facções.

Falso. A realidade mostra que ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes. A hipocrisia está em obscurecer que, se o sistema penitenciário tem problemas, a rede de “proteção” ao menor consagrada no Estatuto da Criança e do Adolescente também os tem. E numa dimensão que implica dar anteparo a jovens envolvidos em atos violentos, não raro crimes hediondos, cientes do que estão fazendo e de que, graças a uma legislação paternalista, estão a salvo de serem punidos pelas ações que praticam.

Preservar o paternalismo e a esquizofrenia do ECA equivale a ficar paralisado diante de um falso impasse. As condições dos presídios (bem como dos centros de internação) e a violência de jovens delinquentes são questões distintas, e pedem, cada uma em seu âmbito específico, soluções apropriadas. No caso da criminalidade juvenil, o correto é assegurar a redução do limite da inimputabilidade, sem prejuízo de melhorar o sistema penitenciário e a rede de instituições do ECA. Uma ação não invalida a outra. Na verdade, as duas são necessárias e imprescindíveis.

O texto entre aspas que exemplifica adequadamente o problema dos presídios destacados no primeiro parágrafo do texto 1 é:

  • A Superpopulação – “Os presos são divididos em vários grupos e cada grupo só tem direito a banho de sol de quinze minutos”.
  • B Maus-tratos - “Os presos são obrigados a permanecer em fila durante a revista diária e, só após o toque da sirene, podem ir para as celas”.
  • C Desprezo por ações de educação – “Os prisioneiros fazem as refeições em conjunto e nem sempre as normas de polidez à mesa são seguidas".
  • D Conservação e higiene são peças de ficção – “Ao serem libertados, os prisioneiros sofrem preconceitos quando se apresentam para empregos”.
  • E Leniência com iniciativas que visem à correição – “Os presos que se rebelam por algum motivo são levados para as solitárias, onde ficam às vezes por vários dias”.
9
Perfume de mulher hoje, no SBT

Um estudante, atendendo a um anúncio, vai trabalhar como acompanhante de um coronel. De um coronel cego. De um coronel cego e inflexível. De um coronel cego, inflexível e aventureiro. De um coronel cego, inflexível, aventureiro e, no momento, em crise. De um coronel cego, inflexível, aventureiro, no momento em crise – mas que dança tango maravilhosamente bem. Faça como Chris O'Donnell, o estudante do filme. Atenda a esse anúncio. Assista a Tela de Sucessos hoje, às nove e meia da noite, no SBT. E descubra um coronel cego, inflexível, aventureiro, no momento em crise, que dança tango maravilhosamente bem e que ainda por cima tem a cara do Al Pacino.


(JB, 19 de setembro de 1997)


Atenda a esse anúncio. Assista a Tela de Sucessos hoje, às nove e meia da noite, no SBT. E descubra um coronel cego, inflexível, aventureiro, no momento em crise, que dança tango maravilhosamente bem e que ainda por cima tem a cara do Al Pacino."
Nesse segmento, dentre os termos sublinhados, aquele que exerce uma função sintática diferente dos demais é

  • A hoje.
  • B às nove e meia da noite.
  • C em crise.
  • D maravilhosamente.
  • E bem.
10

Uma entrevista com Edward Frenkel, um dos maiores pensadores da matemática moderna, mostra o seguinte diálogo pergunta/resposta:

Por que tanta gente detesta matemática?

Existem vários fatores. A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe, o que é pior ainda, pois foi apresentada na escola a uma fração minúscula do tema, de forma muito ruim, e ficou com um gosto amargo na memória. Uma das missões a que me proponho é diminuir o estrago causado pelo sistema de ensino. Seria muito mais fácil se meus leitores nunca tivessem ouvido falar do assunto e eu pudesse explicá-lo partindo do zero.

O matemático fala de “vários fatores” e a progressão de sua resposta mostra que:

  • A todos eles podem ser resumidos em um;
  • B o único fator citado é o mau ensino da disciplina;
  • C todos eles são igualmente importantes;
  • D dois desses fatores são enumerados;
  • E os fatores são enumerados, mas não explicados.
11
O real poder da ciência

Desde que se conhece por gente, a espécie humana busca explicações para o mundo ao seu redor. Durante boa parte dessa história, elas foram simplistas - bastava atribuir ao incompreendido a mão invisível de um criador supremo, e tudo estava resolvido.
O advento da ciência mudou esse cenário. Os fenômenos naturais passaram a ser tratados como tais, e os mistérios do cosmo começaram a ser revelados por meio da razão e da linguagem universal da matemática.
Como seria de se esperar, as respostas que a ciência traz sobre a vida, o Universo e tudo mais são bem mais intrincadas que as dadas outrora pelos caminhos da fé. Para serem compreendidas, elas dependem da alfabetização científica, e por essa razão até hoje há muitos que preferem repudiá-las, em favor de uma visão puramente mística do mundo.
Convenhamos: não é mais possível hoje a qualquer pessoa educada repudiar a evolução das espécies pela seleção natural ou as transformações do Universo desde um estado muito quente, denso e compactado, quase 14 bilhões de anos atrás. Para alguns, até hoje, aceitar esses fatos equivale a uma agressão ao pensamento religioso. Nada poderia estar mais longe da verdade.
A ciência é, indisputavelmente, o melhor instrumento para a compreensão do Universo. É a única forma de conhecimento que fornece o poder da previsibilidade e da intervenção sobre as forças da natureza. Apesar disso, ela não é onipotente. Ao usar a ciência para estudar a natureza, o ser humano acaba chegando a mistérios de outra ordem, cuja explicação com toda probabilidade está fora do alcance do método científico.
Ou seja: ao explorar cientificamente o mundo, nós aprofundamos nossa relação com o desconhecido, em vez de destruí-la.

(SUPERINTERESSANTE, edição 324-A)

O terceiro parágrafo do texto diz que as explicações místicas do mundo são originárias

  • A da dificuldade maior de compreensão dos fatos científicos.
  • B do espírito religioso da maioria das pessoas.
  • C da difusão evangélica de explicações bíblicas para o mundo.
  • D da falta de educação e de cultura do povo em geral.
  • E do comodismo diante de problemas de fácil solução.
12
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a opção que apresenta três exemplos adequados da mudança proposta no Novo Acordo Ortográfico, mencionada na tirinha acima.
  • A Ideia – plateia – paranoico.
  • B Colmeia – herói – apoia.
  • C Boleia – ateia – languidez.
  • D Fiéis – anzóis – ureia.
  • E Faróis – joia – jiboia.
13

Texto II

Sete reflexões sobre o uso da água

1. A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais. Até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao uso da água (geração de energia, abastecimento doméstico e industrial, coleta de esgoto, lazer) e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais.

2. A contradição é tamanha que mesmo com toda a chuva que cai, por exemplo, em São Paulo, a contaminação da água superficial e subterrânea é tanta que, para o abastecimento da região metropolitana a água é buscada a mais de 150 km de distância. Ou seja, a chuva que deveria ser uma bênção é um fator de destruição e de risco.

3. Hoje não existe mais água no mundo do que havia há 21 séculos, quando a população era menor do que 3% do que é hoje. Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar que a população continuará crescendo.

4. O Brasil, no todo, é um País rico em água. Dispõe de 12% de água doce superficial do mundo, mas tem vivido uma ilusão de abundância a despeito das diferenças de má distribuição pelo seu território.

5. Mesmo nas regiões caracterizadas como de água abundante, a água está se tornando escassa porque sua qualidade deteriora. Essa é uma questão ambiental grave e do momento.

6. Dado importante: a lei brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo contemplando as questões básicas da sustentabilidade do uso da água. Hoje não se pode fazer a gestão dos recursos hídricos independente da gestão do uso do solo e sem que os usuários participem do processo decisório quanto ao planejamento dos usos.

7. Hoje não se pode mais planejar um único uso sem considerar as múltiplas finalidades da água, como abastecimento, geração de energia, navegação, lazer, pesca e proteção ao ecossistema.

(Folha do meio ambiente - abril de 2013)

Ao dar o título de reflexões ao texto, o autor o inclui quase que obrigatoriamente entre os textos

  • A argumentativos.
  • B narrativos.
  • C descritivos
  • D expositivos.
  • E informativos.
14

Texto II 

Nos reinos da intolerância 
A  intolerância  sexual  reverberou  na  Casa  Branca  e  no 
Vaticano.  O  presidente  Barack  Obama  criticou  os  países  que 
adotam  leis  discriminatórias  contra  homossexuais.  “Não  tenho 
nenhuma  tolerância  com  os  países  que  tentam  tratar  gays, 
lésbicas ou pessoas transgênero de uma maneira que os  intimide 
ou  prejudique”,
declarou.  Já  o  Papa  Francisco  distinguiu-se  de 
seus antecessores, explicando que não tem o direito de  julgar as 
inclinações sexuais dos indivíduos.
Normatizar  o  comportamento  sexual  de  um  indivíduo,  algo 
que  só pertence  a ele,  constitui uma das  formas mais  cruéis de 
violência.  Cada  ação  política  nessa  direção  potencializa  a 
discriminação e o ódio sexual. Obama entendeu isso e até o Papa 
ensaiou  uma  mudança  na  tradicional  posição  doutrinária  da 
Igreja.  Entretanto,  a  política  da  intolerância  continua  a  imperar 
nos países que negaram o valor dos direitos individuais. 
(Axé SilvaO Mundo, setembro de 2013)  

“Obama criticou os países que adotam leis”.
A forma de reescrever-se essa frase do texto que não respeita a correspondência culta de tempos verbais é
  • A Obama criticará os países que adotarem leis.
  • B Obama criticaria os países que adotassem leis.
  • C Obama criticava os países que adotavam leis.
  • D Obama criticou os países que adotaram leis.
  • E Obama criticava os países que adotassem leis.
15

Texto 2

Uma ideia

Os americanos são supersticiosos, mas também são práticos. Treze é um número de azar em todo o mundo, mas só nos Estados Unidos fizeram algo a respeito: para anular os efeitos do número maldito, os prédios lá construídos não têm o décimo terceiro andar. No painel dos elevadores, a numeração pula do 12 para o 14. É claro que o 14 é o 13 que não ousa dizer seu nome e, mesmo com pseudônimo, continua a ser o 13. Não interessa. Num hotel americano, por exemplo, você jamais ficará num andar azarento.

(Veríssimo, O Globo, 17/8/2014)

No texto, a frase “Não interessa” indica

  • A desinteresse pelo assunto abordado.
  • B abandono da argumentação lógica.
  • C desprezo por um tema não importante.
  • D apelo ao humor.
  • E adoção de um discurso popular.
16
A Nova Praga

Não é preciso ter assistido nem à primeira aula de Latim - no tempo em que existia em nossas escolas essa disciplina, cuja ausência foi um desastre para o aprendizado da Língua Portuguesa - para saber que o étimo de nosso substantivo areia é o latim "arena". E, se qualquer pessoa sabe disso até por um instinto primário, é curioso, para usar um termo educado, como nossos locutores e comentaristas de futebol, debruçados sobre um gramado verde-verdinho, chamam-no de "arena", numa impropriedade gritante.

Nero dava boas gargalhadas, num comportamento que já trazia latente a sua loucura final, quando via os cristãos lutando contra os leões na arena. Nesse caso, se havia rictus de loucura na face do imperador, pelo menos o termo era totalmente apropriado: o chão da luta dramática entre homem e fera era de areia. Está aí para prová-lo até hoje o Coliseu.

(....) Mas - ora bolas! - , se o chão é de relva verdejante, é rigorosamente impróprio chamar de "arena" nossos campos de futebol, como fazem hoje. O diabo é que erros infelizmente costumam se espalhar como uma peste, e nem será exagero dizer que, neste caso, o equívoco vem sendo tão contagioso como a peste negra que, em números redondos, matou 50 milhões de pessoas na Europa e na Índia no século XIV. E os nossos pobres ouvidos têm sido obrigados a aturar os nossos profissionais que transmitem espetáculos esportivos se referirem à arena daqui, à arena de lá, à arena não sei de onde. Assim, já são dezenas de arenas por esse Brasilzão. O velho linguista e filólogo mineiro Aires da Mata Machado Filho (1909-1985), a cujo livro mais conhecido peço emprestado O título deste pequeno artigo, deve estar se revirando no túmulo diante da violência de tal impropriedade. O bom Aires era cego, ou quase isso, mas via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma.

(Marcos de Castro. www.observatoriodaimprensa.com.br)

Ao usar a expressão "verde-verdinho", no primeiro parágrafo, para indicar a cor do gramado do campo de futebol, o autor do texto acumulou dois valores:

  • A o intensivo e o afetivo.
  • B o afetivo e o dimensional.
  • C o dimensional e o quantitativo
  • D o quantitativo e o pejorativo.
  • E o pejorativo e o intensivo
17

Marque  a  opção  que  apresenta  um  fato  que  já  ocorreu  e,   a seguir, indica sua causa.

  • A “Choveu ontem só durante a noite.”
  • B “As ruas se alagaram porque choveu muito.”
  • C “O estado ficou seco como no último ano.”
  • D “As festas foram tão boas que o público vibrou.”
  • E “A polícia vigiou a passeata quando ela passou.”
18

Texto 4

“Já pensou? Já imaginou? 6 bilhões. Quem é você? Quem sou eu? Quem sou eu pra achar que o único modo de fazer as coisas é como eu faço? Quem sou eu pra achar que a única cor de pele adequada é a que eu tenho? Quem sou eu pra achar que o único lugar bom pra nascer foi onde eu nasci? Quem sou eu pra achar que o único sotaque correto é o que eu uso? Quem sou eu pra achar que a única religião certa é a que eu pratico? Quem sou eu? Quem és tu? Tu és o vice-treco, do sub-troço”

Texto 4

“Já pensou? Já imaginou? 6 bilhões. Quem é você? Quem sou eu? Quem sou eu pra achar que o único modo de fazer as coisas é como eu faço? Quem sou eu pra achar que a única cor de pele adequada é a que eu tenho? Quem sou eu pra achar que o único lugar bom pra nascer foi onde eu nasci? Quem sou eu pra achar que o único sotaque correto é o que eu uso? Quem sou eu pra achar que a única religião certa é a que eu pratico? Quem sou eu? Quem és tu? Tu és o vice-treco, do sub-troço” (Mario Sergio Cortella).

“Tu és o vice-treco, do sub-troço”; nesse segmento do texto 4 a desvalorização do ser humano é obtida principalmente por meio do emprego de:

  • A prefixos que indicam substituição;
  • B gírias retiradas do vocabulário popular;
  • C substantivos que se referem a coisas;
  • D palavras compostas de forma equivocada;
  • E tratamento “tu” dado ao leitor.
19

Texto 1

Millôr Fernandes, falando sobre o hábito de fumar, disse:

“Enorme percentual de fumantes disposto a continuar fumando, apesar de ameaças de câncer, enfisemas e outras quizílias. O fumo é realmente um vício idiota. Mas os fumantes que persistem em fumar têm um vício ainda mais idiota - a liberdade. Provando que nem só de pão, e de saúde, vive o ser humano. Além do fumo ele aspira também gastar a vida como bem entende. Arruinando determinadamente seu corpo - um ato de loucura - o fumante ultrapassa a pura e simples animalidade da sobrevivência sem graça. Em tempo; eu não fumo”.

(Definitivo, L&PM editores, Porto Alegre, 1994)

O trecho acima (texto 1), em relação ao fumo, defende a seguinte ideia:

  • A condenação do fumo, como um hábito sem sentido e prejudicial à saúde;
  • B compreensão pelos que fumam, apesar de ver nesse hábito um vício idiota;
  • C admiração pelo fumante por ter superado os próprios limites da defesa da sobrevivência;
  • D crítica aos fumantes pela loucura de arruinarem de forma inconsciente a saúde do corpo;
  • E louvação ao fumante, por ser ele um defensor da liberdade completa, mesmo atentando contra a própria vida.
20

A festa cristão

A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
“Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo" , registra o filósofo Karl Popper. “O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus" , observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco “o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura".
O historiador Paul Johnson argumenta que “a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais" . Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A “morte" de Deus e o “desencantamento" do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram‐se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram‐se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal, “a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana" , considera o biólogo Edward Wilson.
Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos. “Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes" , diagnostica o economista Friedrich von Hayek.

(Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)

O título do texto – A festa cristã – indica.

  • A uma ironia aos tempos modernos.
  • B uma tentativa de recuperar valores antigos.
  • C um sinal de permanência de valores humanos.
  • D uma festa contaminada pelo consumismo.
  • E uma prova da força da Igreja Católica no mundo antigo.

Matemática

21

Dez postes estão colocados em uma estrada reta, de modo que a distância entre dois postes seguidos é sempre a mesma. A distância entre o primeiro e o quinto poste é de 400 metros.
A distância, em metros, entre o primeiro e o décimo poste é de:

  • A 1100;
  • B 1000;
  • C 900;
  • D 800;
  • E 720.
22

Considere o sistema linear de três equações e duas incógnitas a seguir:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Esse sistema escrito na forma matricial é

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
23

A tabela a seguir mostra as notas obtidas por 9 alunos em uma prova:

6,5 x 7,0 10,0 9,0 y 7,5 7,0 8,0

Sabe-se que x<y e que x é ao mesmo tempo a média e a mediana dessa lista de valores.
O valor máximo de y é

  • A 10,0.
  • B 9,5.
  • C 9,0.
  • D 8,5.
  • E 8,0.
24

Em certa loja uma televisão de 26 polegadas custava R$760,00 e,  em  um  determinado  dia,  a  loja  anunciou  um  desconto  de  15%  nesse produto. Quem comprou essa televisão nesse dia, pagou

  • A R$ 626,00.
  • B R$ 634,00.
  • C R$ 640,00.
  • D R$ 646,00.
  • E R$ 652,00.
25

Três grandezas A, B e C, são tais que A é diretamente proporcional a B e inversamente proporcional ao quadrado de C.

Quando B = 6 e C = 3 tem-se A = 1.
Quando A = 3 e C = 2, o valor de B é:

  • A 1
  • B 2
  • C 4
  • D 6
  • E 8
26

No ano passado, entre as pessoas que trabalhavam na empresa X, 40% eram mulheres. Este ano, dois homens se aposentaram, a empresa contratou 10 mulheres e os demais empregados foram mantidos. Com isso, a empresa X possui atualmente quantidades iguais de empregados homens e de empregados mulheres.

Atualmente, o número de pessoas que trabalham na empresa X é:

  • A 68;
  • B 66;
  • C 64;
  • D 62;
  • E 60.
27

João comprou pão na padaria e pagou a quantia exata de R$ 3,45 usando apenas moedas. O menor número total de moedas que João pode ter utilizado é

  • A 5
  • B 6
  • C 7
  • D 8
  • E 9
28

A idade de Murilo hoje é de M anos e é igual à soma das idades de seus quatro filhos.

Há nove anos, a idade de Murilo era o dobro da soma das idades, naquela época, de seus quatro filhos.

O valor de M é

  • A 59.
  • B 61.
  • C 63.
  • D 65.
  • E 67.
29

Os trabalhadores que ganham até 5 salários mínimos têm direito ao vale cultura. Pelo benefício, que é de R$ 50,00 por mês, o trabalhador que ganha até 1 salário mínimo é descontado em R$ 1,00.

Para um trabalhador que ganha até 1 salário mínimo, o desconto corresponde a que porcentagem do valor do benefício?

  • A 20%.
  • B 10%.
  • C 2%.
  • D 1%.
  • E 0,5%.
30

Em um cubo de aresta a, a distância do centro do cubo ao ponto médio de uma aresta é

  • A a√3
  • B a√3
    2
  • C a
    2
  • D a√2
  • E a√2
    2

Noções de Informática

31

Um funcionário da SEGEP, após finalizar a digitação de um texto no MS Word 2007 BR para Windows, verificará a ortografia e a gramática do documento, acionando a seguinte tecla de atalho:

  • A F8
  • B F7
  • C F5
  • D F2
  • E F1
32

Considere uma planilha do LibreOffice Calc, contendo os dados sobre um campeonato de futebol, ilustrada a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sabe-se que o primeiro critério de classificação na tabela é o número de pontos, e que o número de vitórias é um critério de desempate, do maior para o menor nos dois casos.

Para mostrar os times do primeiro para o último classificado, de cima para baixo, deve-se, no Calc, selecionar a região A2 até C7, usar a combinação de menus “Dados Classificar” e, na tela que detalha a ordenação, usar como Chaves de Classificação 1, 2 e 3, respectivamente:

  • A Coluna B (decrescente), Coluna C (crescente), (indefinido);
  • B (indefinido); Coluna B (decrescente), Coluna C (decrescente);
  • C Coluna B (decrescente), Coluna C (decrescente), (indefinido);
  • D Coluna B (crescente), Coluna C (decrescente), (indefinido);
  • E (indefinido); Coluna C (decrescente), Coluna B (decrescente).
33

No MS Word 2010 BR, é possível alinhar textos em diversas posições na mesma linha utilizando tabulações. Elas podem ser definidas rapidamente clicando no seletor de tabulação na extremidade esquerda da régua até que ela exiba o tipo de tabulação desejado. No documento ilustrado na figura a seguir, a Tabulação Decimal foi utilizada para que os números da coluna Quantidade sejam alinhados ao redor do ponto decimal, independentemente do número de dígitos.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A Tabulação Decimal é representada pelo símbolo:

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
34

Um usuário do Microsoft Word 2010 ligou para o suporte da empresa em que trabalha com a seguinte pergunta: - “Estou escrevendo uma carta em húngaro para mandar para nosso cliente na Hungria. Já defini o idioma de revisão de texto como húngaro, mas o verificador ortográfico se recusa a funcionar. O que estou fazendo de errado?”. Assinale a afirmativa que indica a resposta correta para essa pergunta:

  • A É preciso instalar o dicionário de húngaro para o verificador ortográfico funcionar.
  • B É preciso adquirir o Word 2010 em húngaro para o corretor ortográfico funcionar.
  • C É preciso instalar o Service Pack mais recente do Word para o corretor ortográfico funcionar.
  • D É preciso instalar o Windows 7 em húngaro para o corretor ortográfico funcionar.
  • E O corretor ortográfico do Word 2010 não funciona para o idioma húngaro.
35

Atualmente, telas sensíveis ao toque, comuns em smartphones e tablets, dispensam o uso do mouse e do teclado.
Essas telas são denominadas

  • A free screen.
  • B display screen.
  • C pressure screen.
  • D bubble screen.
  • E touch screen.
36

Na Internet, um termo define um sistema de e-mail, que apresenta as características listadas a seguir.


• É online e totalmente interativo;


• Por meio de um navegador, pode-se acessar a conta de e-mail em qualquer computador com acesso à internet e ler as mensagens no servidor, enviar e-mails, organizar as mensagens em pastas e catalogar os contatos.


Esse termo é conhecido como

  • A WebMail.
  • B IVetMail.
  • C SendMail.
  • D GreenMail.
37

A figura a seguir mostra diversos pendrives, um tipo de dispositivo cuja função básica é armazenar dados.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Os pendrives são conectados a microcomputadores e notebooks, por meio de um conector conhecido pela sigla

  • A USB.
  • B AGP
  • C RJ45.
  • D WVGA.
  • E HDMI.
38

João abriu um novo documento no LibreOffice Writer 4.2, instalado de modo padronizado, e digitou uma sequência de teclas de tal forma que a parte superior esquerda da região do texto na tela exibida mostrou-se como na figura abaixo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O texto digitado por João foi:

  • A o termo “Primeiras palavras”;
  • B o termo “Primeiras.palavras” seguido da tecla “Enter”;
  • C o termo “Primeiras.palavras”;
  • D o termo “Primeiras palavras” seguido da tecla “Enter”;
  • E a tecla “Enter” seguida do termo “Primeiras.palavras”.
39

No Windows 7, o canto superior direito da tela do Windows Explorer contém ícones que controlam a apresentação dos arquivos de uma pasta.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O ícone localizado imediatamente à esquerda da interrogação determina que, para o arquivo selecionado, seja visualizado(a) na parte direita da tela:

  • A o conteúdo do arquivo;
  • B uma figura que caracteriza o tipo de arquivo;
  • C uma lista com as principais características do arquivo;
  • D o nome do usuário que criou o arquivo;
  • E a lista de pastas que contêm homônimos do arquivo.

Direito Administrativo

40

Com relação à disciplina legal das licitações, é correto afirmar que

  • A não se admite, no julgamento da licitação, qualquer preferência a empresas brasileiras.
  • B a contratação de serviços de publicidade deve ser precedida de licitação.
  • C a alienação de bens da Administração Pública será sempre precedida de avaliação e licitação.
  • D as obras, serviços, compras e alienações realizados pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário não são atingidos pela exigência de licitação.
  • E a modalidade de licitação entre interessados previamente cadastrados, convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, é denominada convite.
41

O Art. 37, § 6°, da Constituição Federal, dispõe sobre a responsabilidade da Administração Pública em relação aos atos de seus agentes.

Com relação à amplitude do referido dispositivo é correto afirmar que

  • A o dispositivo não se aplica a administração das autarquias.
  • B o dispositivo não se aplica às empresas públicas que desenvolvem atividade não relacionada à prestação de serviços públicos.
  • C o dispositivo se aplica a todos os entes da Administração Pública.
  • D o dispositivo não se aplica a nenhuma pessoa jurídica que não integre a Administração Pública.
  • E o dispositivo não se aplica às concessionárias de serviços públicos.
42

Considerando o instituto da convalidação e a Lei Estadual n. 5.427/2009, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A convalidação do ato com vício de competência é efetivada por meio da ratificação.
  • B O ato pode ser reformado, caso o objeto seja plúrimo, com a manutenção de sua parte válida.
  • C A Administração, quando retira uma parte válida do ato e a substitui por uma nova também válida, realiza a conversão.
  • D O decurso do tempo pode gerar a convalidação de ato inválido.
  • E A convalidação somente se admite caso o vício seja sanável.
43

Durante operação de fiscalização a bares e restaurantes, a Secretaria de Urbanismo do Município observou que o "Bar do Seu Silva" não respeitava o limite para a passagem de pedestres, devido à colocação de mesas e cadeiras na calçada. O espaço mínimo permitido para a circulação era de 1,60 m (um metro e sessenta) e o bar só liberara um espaço de 1,50 m (um metro e cinquenta). Em consequência, os fiscais autuaram o estabelecimento, determinaram a sua interdição e recolheram mesas, cadeiras e barris de chope.

Considerando a situação descrita, assinale a afirmativa correta.

  • A Não cabe o oferecimento de qualquer defesa na esfera administrativa ou judicial, em razão do legítimo exercício de autotutela administrativa.
  • B Não cabe o oferecimento de qualquer defesa na esfera administrativa ou judicial, em razão do legítimo exercício do poder de polícia, que é insuscetível de controle.
  • C É possível o oferecimento de impugnação administrativa ou judicial, a fim de que se discutam os limites ao exercício do poder de polícia, como a observância dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.
  • D É possível o oferecimento de impugnação administrativa ou judicial, pois o poder de polícia exercido pela fiscalização municipal não goza do atributo da autoexecutoriedade.
  • E É possível o oferecimento de impugnação administrativa ou judicial, pois a autotutela administrativa somente pode ser exercida após a observância do contraditório e da ampla defesa.

Legislação Federal

44

Sobre a ação civil pública, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A condição de réu não poderá recair sobre ente da Administração Pública ou sobre empresa privada.
( ) O objeto da ação civil pública poderá ser tanto a condenação em dinheiro como a cominação judiciária de uma obrigação de fazer ou deixar de fazer.
( ) O dano e a ameaça de dano a interesses difusos ou coletivos são pressupostos da ação civil pública.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, F e F.
  • B F, F e V.
  • C F, V e V.
  • D V, F e V.
  • E F, V e F.

Direito Administrativo

45

Sobre a Administração Indireta, analise as afirmativas a seguir.

I. Exige-se lei específica para a criação de autarquia e para a autorização de instituição de empresa pública, sociedade de economia mista e fundação.

II. As entidades da Administração Indireta estão sujeitas apenas à fiscalização financeira, contábil, orçamentária e patrimonial pelos Tribunais de Contas.

III. A todas as entidades da Administração Indireta, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, qualquer que seja a sua natureza jurídica, aplicam-se os princípios arrolados no caput do Art. 37 (legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência).

Assinale:

  • A se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se somente a afirmativa III estiver correta.
  • E se somente a afirmativa II estiver correta.

Direito Constitucional

46

Alexandre é servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e está lotado no gabinete de determinado desembargador. Em matéria de regime jurídico, com amparo no texto constitucional, é correto afirmar que a Alexandre:

  • A não se aplica a vedação constitucional de acumulação de cargos e empregos públicos;
  • B não se aplica o teto constitucional de remuneração de servidores públicos;
  • C aplica-se o benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • D aplica-se a estabilidade, após três anos de efetivo exercício;
  • E aplica-se o chamado regime geral de previdência social.

Direito Administrativo

47

As entidades da administração pública podem ser criadas e subordinadas ao regime jurídico de direito público ou ao regime jurídico de direito privado. No entanto mesmo quando sujeitas ao regime jurídico de direito privado se subordinam a certas regras impostas a toda a administração.

Tendo em vista essas peculiaridades, assinale a afirmativa correta.

  • A As entidades da administração pública que se constituem como empresas públicas são criadas diretamente por meio de lei.
  • B Apenas as autarquias sujeitas ao regime jurídico de direito público necessitam de lei autorizando sua criação.
  • C As autarquias entidades de direito público são criadas por lei, enquanto as empresas públicas e as sociedades de economia mista tem sua criação autorizada em lei.
  • D A lei não cria diretamente nenhuma entidade, apenas autoriza a sua criação.
  • E As empresas públicas e as sociedades de economia mista, pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Pública, podem ser criadas independentemente de autorização em lei.
48

De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, quanto ao critério da liberdade de ação, os atos administrativos podem ser classificados como:

  • A discricionários, que ocorrem quando o administrador possui liberdade para valoração da conduta, que incide sobre os elementos da forma, competência e finalidade do ato;
  • B declaratórios, que ocorrem quando o administrador pode agir com oportunidade e conveniência para alterar uma relação jurídica, criando, modificando ou extinguindo direitos;
  • C revogáveis, que são aqueles em que o administrador pode delegar a terceiros a prática do ato, podendo a qualquer tempo retomar sua competência, por meio da avocação;
  • D irrevogáveis, que são aqueles em que o agente não possui liberdade de valoração da conduta, não podendo agir com juízo de oportunidade e conveniência;
  • E vinculados, que ocorrem quando o agente se limita a reproduzir os elementos que a lei previamente estabeleceu, não havendo liberdade de apreciação da conduta.
49

Município criou, por meio de lei específica, uma autarquia atribuindo a ela a titularidade e a execução de determinado serviço público. Tal delegação, em Direito Administrativo, é denominada:

  • A desconcentração, e a autarquia é pessoa jurídica de direito público;
  • B desconcentração, e a autarquia faz parte da administração direta;
  • C descentralização, e a autarquia faz parte da administração indireta;
  • D descentralização, e a autarquia é pessoa jurídica de direito privado;
  • E outorga, e a autarquia faz parte da administração direta.
50

Geraldo é aprovado em concurso público para ocupar o cargo de Analista de Trânsito do Estado W. O órgão competente estadual formula uma consulta sobre como o agente de trânsito deveria proceder no caso de violação à legislação de trânsito, com previsão de multa e se poderia ocorrer a liberação com a promessa de não mais existir a infração.
Geraldo aduz, no seu parecer técnico, que a natureza de tais atos seria

  • A discricionária.
  • B individual.
  • C vinculada.
  • D imperativa.
  • E regulamentar.

Direito Constitucional

51

Com relação aos remédios constitucionais e ao controle abstrato de constitucionalidade do direito municipal, assinale a afirmativa correta.

  • A Admite-se a impetração de mandado de segurança coletivo para a salvaguarda de direitos, ante a previsão expressa do Art. 5", inciso LXX, da Constituição Federal de 1988, mas não a de mandado de injunção coletivo, haja vista a inexistência de idêntica previsão constitucional.
  • B A reclamação constitucional é instrumento voltado exclusivamente a sanar a inobservância das decisões do Supremo Tribunal Federal, em processos subjetivos ou objetivos, havendo sido criado por norma regimental e posteriormente incluído no Art. 102, inciso I, alínea "l", do texto originário da Constituição Federal de 1988.
  • C Na representação de inconstitucionalidade julgada por Tribunal de Justiça Estadual, é cabível a interposição de recurso extraordinário quando a norma invocada como parâmetro da Constituição Estadual constituir repetição obrigatória de norma da Constituição Federal.
  • D O habeas data pode ser empregado por qualquer cidadão para a obtenção de dados relativos à remuneração de servidores públicos, consoante admite a Lei n. 12.527/11, que regula o acesso a informações.
  • E O mandado de injunção viabiliza o exercício de direito ou liberdade constitucional ou prerrogativas alusivas à nacionalidade, à soberania e à cidadania, quando há omissão legislativa ou concretização deficiente pelo legislador.
52

Acerca das cláusulas pétreas da Constituição da República assinale a afirmativa incorreta.

  • A A existência de voto direto, secreto, universal e periódico configura uma cláusula pétrea.
  • B As normas referentes ao titular do poder constituinte reformador podem ser consideradas como cláusulas pétreas implícitas.
  • C O controle de constitucionalidade de Emenda Constitucional só pode ter como parâmetro as cláusulas pétreas da Constituição.
  • D Um novo direito individual, criado pelo poder constituinte reformador, inserindo-o no Art. 5º da Constituição da República, se tornará, da sua criação em diante, uma cláusula pétrea.
  • E As cláusulas pétreas caracterizam limitações materiais ao poder de reforma da Constituição.
53

Dois deputados federais, líderes dos seus partidos políticos na respectiva Casa Legislativa, logo no início da legislatura, decidiram mobilizar-se com o objetivo de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A respeito da comissão a ser instaurada, é correto afirmar que:

  • A por ter poderes de investigação próprios de autoridade judicial, pode vir a determinar, em deliberação fundamentada, a quebra de sigilo telefônico;
  • B por tratar-se de comissão temporária, não é preciso observar-se, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa;
  • C comissão dessa natureza possui poderes próprios de autoridade judiciária, podendo convocar qualquer membro do Poder Executivo para prestar esclarecimentos;
  • D não pode convocar advogados para prestar esclarecimentos, pois esses agentes desempenham função essencial à administração da justiça;
  • E pode vir a determinar, em deliberação devidamente fundamentada, a realização de busca domiciliar, a ser cumprida durante o dia.
54

Francisco, servidor público estadual ocupante de cargo efetivo, elegeu-se Prefeito. De acordo com as disposições constitucionais sobre sua situação funcional, é correto afirmar que Francisco:

  • A poderá acumular o cargo efetivo com o mandato eletivo, desde que haja compatibilidade de horários, auferindo, nesse caso, ambas as remunerações;
  • B será afastado do cargo efetivo, mas, para efeito de benefício previdenciário, os valores serão determinados como se no exercício estivesse;
  • C será afastado do cargo efetivo e terá seu tempo de serviço contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento;
  • D poderá acumular o cargo efetivo com o mandato eletivo, desde que haja compatibilidade de horários, devendo escolher apenas a remuneração de um dos cargos;
  • E será afastado do cargo efetivo, independentemente de haver compatibilidade de horário, e terá necessariamente que receber a remuneração do cargo eletivo.
55

A respeito dos Procuradores-Gerais de Justiça nos Estados e no Distrito Federal, é INCORRETO afirmar que

  • A podem ser destituídos pela Assembleia Legislativa (nos Estados) e pela Câmara Legislativa (no Distrito Federal).
  • B podem ser reconduzidos somente uma vez.
  • C devem ser integrantes da carreira e exercem o cargo por mandato de dois anos.
  • D são nomeados pelo Governador (nos Estados) e pelo Presidente da República (no Distrito Federal).
56

Ana e Luiz são casados e desejam programar o crescimento da sua família, estabelecendo critérios econômicos para propiciar uma melhor qualidade de vida aos seus filhos. Em paralelo, Roberto e Mauricio, amigos do casal Ana e Luiz, formam entidade familiar estável e requerem a adoção de um menor, postulando perante a autoridade judicial competente.

Ambos os casais requerem a concessão de auxílio assistencial pelo crescimento da família, que demanda proteção financeira do Estado.

Nos termos da Constituição Federal e da jurisprudência predominante, assinale a afirmativa correta.

  • A O casamento é protegido e as demais formações familiares têm interpretação restritiva.
  • B As entidades familiares autônomas equiparam-se ao casamento, nos aspectos formais.
  • C As uniões entre pessoas do mesmo gênero e de gênero diversos são acolhidas pelo sistema constitucional.
  • D A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é restritiva quanto à adoção por casais que representam as novas famílias.
  • E O espectro de proteção à família abrange a assistência social ampla e a remuneração pelos novos filhos aos casais.
57

Os Juízes de Direito dos Estados podem examinar as causas de competência dos Juízes Federais quando:

  • A o Conselho Nacional de Justiça, no exercício de suas atribuições constitucionais, declarar a competência do órgão jurisdicional estadual;
  • B o Superior Tribunal de Justiça, a partir de provocação dos legitimados previstos em lei, der provimento ao incidente de deslocamento de competência;
  • C o Supremo Tribunal Federal, ao resolver conflito de competência entre órgãos da Justiça Federal e da Justiça Estadual, assim o determinar;
  • D não houver vara do juízo federal na respectiva comarca e figurarem como parte instituição de previdência social e segurado;
  • E não houver vara do juízo federal na respectiva comarca e a causa versar sobre qualquer matéria de competência da União.
58

O Ministério Público exerce função essencial à Justiça. Nos termos da Constituição Federal, o Chefe do Ministério Público da União é escolhido, dentre integrantes da carreira,

  • A pela maioria absoluta da Câmara dos Deputados com sanção do Presidente da República.
  • B por votação direta e secreta dos membros do Ministério Público, com aprovação do Senado Federal.
  • C por indicação dos órgãos de classe do Ministério Público, com nomeação do Presidente da República.
  • D por indicação do plenário do Senado, com aprovação do Presidente da República.
  • E pela Presidência da República, após aprovação do Senado Federal.
59

Quanto às ações constitucionais, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental pode ser utilizada para resolver controvérsia acerca da legitimidade do direito ordinário pré-constitucional.
  • B A exclusão de benefício incompatível com o princípio da igualdade, a um determinado grupo de pessoas, pode caracterizar caso de omissão parcial do dever de legislar.
  • C A suspensão pelo Senado Federal da execução da lei inconstitucional se aplica à declaração de não-recepção da lei pré-constitucional levada a efeito pelo Supremo Tribunal Federal.
  • D É dominante, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, entendimento segundo o qual, na Ação Direta de Inconstitu- cionalidade e na Ação Declaratória de Constitucionalidade, prevalece o pedido da causa petendi aberta.
  • E O constituinte de 1988 fixou como princípios básicos, cuja lesão pelo Estado-membro poderá dar ensejo à intervenção federal, entre outros, a forma republicana, o sistema representativo e o regime democrático.
60

Um deputado federal impetrou um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal com o objetivo de obstar o prosseguimento do processo legislativo referente a uma proposta de emenda constitucional que suprimia alguns princípios do sistema tributário, como o da anterioridade e o da irretroatividade.

Nesse caso, o remédio constitucional deve ser julgado

  • A procedente, porque a Constituição veda a deliberação de proposta de emenda constitucional tendente a abolir cláusula pétrea.
  • B procedente, porque a Constituição veda a deliberação de proposta de emenda constitucional que suprima quaisquer direitos dos cidadãos.
  • C improcedente, porque os princípios do sistema tributário não são considerados cláusulas pétreas.
  • D improcedente, porque falta ao impetrante legitimidade ativa para propor este tipo de demanda.
  • E improcedente, porque ao Judiciário é vedado o exercício do controle prévio de constitucionalidade.
61

Em decorrência do Princípio da Simetria, tal como concebido pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a afirmativa correta.

  • A As constituições estaduais podem conferir por meio de seus textos originários, direitos aos servidores estaduais para além dos atribuídos pela Constituição Federal aos servidores federais
  • B As constituições estaduais podem, ainda que em preceito proveniente de emenda constitucional apresentada por mais de um terço dos deputados estaduais, conferir direitos aos servidores estaduais para além dos atribuídos pela Constituição Federal aos servidores federais.
  • C As leis estaduais podem conferir direitos aos servidores estaduais para além dos atribuídos pela legislação federal aos servidores federais, exigindo-se, porém, que o respectivo processo legislativo tenha sido deflagrado por iniciativa do Governador do Estado.
  • D As leis estaduais podem conferir direitos aos servidores estaduais para além dos atribuídos pela legislação federal aos servidores federais, bastando, para tanto, que tenham sido sancionados pelo Chefe do Executivo estadual
  • E As leis municipais não podem conferir aos servidores municipais direitos que não sejam análogos aos que a Legislação Federal confere aos servidores federais.

Legislação Municipal

62

A competência legislativa do Município em matéria tributária é assegurada na Constituição da República Federativa do Brasil. Nesse sentido, de acordo com o estabelecido na Constituição Federal e disciplinado pelo Código Tributário do Município do Recife, certos tributos são de competência municipal, exceto

  • A Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU.
  • B Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS.
  • C Imposto sobre a Transmissão Onerosa “inter-vivos” de Bens Imóveis e de Direitos a eles relativos – ITBI.
  • D Contribuição de Melhoria, decorrente de obras públicas.
  • E Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.
63

De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Osasco, assinale a afirmativa correta.

  • A O estágio probatório é o período de doze meses de exercício do funcionário durante o qual é apurada a conveniência ou não de ser confirmada sua nomeação.
  • B O funcionário poderá ausentar-se do Município para estudo ou missão de qualquer natureza com ou sem ônus para os cofres públicos, desde que autorizado pelo Secretário de Planejamento.
  • C A primeira promoção, relativa a cada classe de carreira nova, de carreira reestruturada ou resultante da função de outras, obedecerá sempre ao critério do merecimento.
  • D A transferência de um funcionário em estagio probatório só poderá ser feita de um cargo de carreira para outro isolado, de provimento efetivo.
  • E O funcionário promovido indevidamente ficará obrigado a restituir o que a mais houver recebido durante o tempo em que permaneceu no cargo.
64

O estatuto dos funcionários públicos do município de Cuiabá trata também do regime disciplinar dos servidores com relação aos seus deveres, proibições e responsabilidades.
As opções a seguir apresentam determinações que estão de acordo com o estatuto, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A O servidor deve observar as normas legais e regulamentares.
  • B O servidor deve cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.
  • C O servidor deve ser assíduo e pontual ao serviço.
  • D O servidor deve utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.
  • E O servidor deve levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo público.
65

O Vereador que infringir o Código de Ética Parlamentar do Município do Recife, agindo com conduta incompatível com o decoro parlamentar, se submeterá às seguintes sanções:

  • A censura, multa e suspensão do exercício do mandato;
  • B censura, suspensão do exercício do mandato e perda do mandato;
  • C advertência, repreensão e suspensão do exercício do mandato;
  • D advertência, multa e perda do mandato;
  • E advertência, repreensão e cassação do mandato.
66

Consoante dispõe a Lei Complementar nº 422/2012 de Florianópolis, a colocação de anúncios publicitários:

  • A é permitida em imóveis públicos, mediante prévia obtenção de licença para sua instalação e exibição, bem como em imóveis privados, independentemente de prévia licença;
  • B é permitida em imóveis públicos (mediante licitação) e privados, devendo a pessoa jurídica obter previamente a licença para a instalação e exibição de tais anúncios;
  • C somente é permitida em imóveis privados, devendo a pessoa jurídica obter previamente a licença para a instalação e exibição de tais anúncios;
  • D somente é permitida em imóveis não edificados, públicos ou privados, devendo a pessoa jurídica obter previamente a licença para a instalação e exibição de tais anúncios;
  • E é permitida em imóveis públicos e privados, mediante prévia licitação, que supre a necessidade de obtenção de licença para sua instalação e exibição.
67

A respeito do Conselho Municipal de Saúde de Osasco, analise as afirmativas a seguir.

I. Compete ao Conselho discutir, elaborar e aprovar proposta de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde.

II. O Conselho deve ser composto por 16 (dezesseis) membros titulares e seus respectivos suplentes.

III. É permitido o acúmulo de mandatos no Conselho e em qualquer outro órgão colegiado existente na Administração Municipal.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
68

De acordo com a Lei Complementar de Florianópolis nº 142/04, que dispõe sobre a limpeza de terrenos baldios, os proprietários ou possuidores a qualquer título de imóveis localizados na zona urbana ou de expansão urbana do Município são obrigados a conservá-los e mantê-los limpos, eliminando o acúmulo de mato, detritos, águas estagnadas, bem como de quaisquer outros dejetos prejudiciais à saúde e à segurança pública. No caso de não cumprimento de tais obrigações, caberá à autoridade competente, sucessivamente: I - Intimar o infrator para, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, cumprir o seu dever; II - Autuar o infrator com multa administrativa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), para cada período de 15 (quinze) dias, sucessivamente; e III - :

  • A Dobrar o valor da multa, que será aplicada por até 01 (um) ano e, caso não seja paga, inscrever o débito em dívida ativa municipal;
  • B Determinar a interdição do imóvel, que não poderá ser utilizado para qualquer atividade residencial ou comercial, sem prejuízo da multa administrativa;
  • C Triplicar o valor da multa, que será renovada a cada período de 15 (quinze) dias até que atinja o valor venal do imóvel, que será adjudicado ao Município;
  • D Providenciar a execução dos serviços necessários à limpeza do imóvel, cobradas do infrator as respectivas despesas, de acordo com tabela prevista na lei;
  • E Desapropriar o imóvel, com pagamento de indenização proporcional a seu valor venal subtraído as despesas para a limpeza e adequação do terreno.
69

O Município do Recife, na sua atuação, atenderá aos princípios da democracia participativa. A Lei Orgânica do Município do Recife estabelece que o processo de participação popular será exercido por meio de instrumentos como:

  • A as associações de moradores;
  • B as audiências públicas;
  • C o tribunal do júri;
  • D o direito de livre associação;
  • E o direito de livre reunião.
70

Tarcísio transportava arma de fogo municiada, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar, quando foi abordado e preso em flagrante por policiais militares. Tarcísio cometeu:

  • A dois crimes, quais sejam, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse ilegal de munição;
  • B crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido;
  • C crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido;
  • D crime de tráfico de arma de fogo;
  • E crime de deslocamento irregular de arma de fogo de uso permitido e munição.