Questão 21 Comentada - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF-SP) - Professor EBTT Engenharia de Produção - IF-SP (2024)

Empresas que desenvolvem produtos estão investindo cada vez mais em ergonomia e design, pois esses fatores têm se transformado em vantagens competitivas duradouras em todo o mundo. No passado os projetistas desenvolviam produtos para públicos específicos. Hoje em dia trabalha-se com a premissa do mercado mundial e da ampla variação das características dos usuários (IIDA, 2019).


 IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São

Paulo: Blucher, 2019.


Esse conceito está associado ao design de produtos universais. Qual alternativa melhor descreve um produto universal?

  • A Um produto universal é produzido em massa, em alto volume e padronizado, ou seja, não considera as diferenças entre os usuários.
  • B Um produto universal é aquele desenvolvido para pessoas com deficiências físicas ou cognitivas.
  • C Um produto universal é desenvolvido para atender à dimensão humana de cada usuário e as preferências de cada indivíduo.
  • D Um produto universal é acessível para a maioria da população, pois não exige a necessidade de adaptação, acomodação ou ajuste e é um produto de uso facilitado.