Segundo Dias (2009), o método de criticidade operacional, que define os itens de estoques em X, Y e Z, é usado para classificar os itens de acordo com sua importância operacional e seu impacto na continuidade das operações. Assinale a alternativa que está em consonância com os preceitos do método descrito.
- A Classifica os itens de estoque com base no seu valor monetário relativo, concentrando a atenção nos itens de alto valor (categoria X) e reduzindo o foco nos itens de menor valor (categorias Y e Z).
- B Categoriza os itens de estoque com base na frequência de uso, classificando os itens de alta rotatividade como X, os de média rotatividade como Y e os de baixa rotatividade como Z.
- C Determina a quantidade de estoque a ser mantida de acordo com o custo de armazenamento, mantendo altos níveis de estoque para itens X devido ao baixo custo e baixos níveis de estoque para itens Z devido ao alto custo.
- D Classifica os itens de estoque com base na criticidade operacional, em que os itens X são essenciais para a operação contínua, os itens Y são importantes, mas não críticos, e os itens Z são de baixa importância operacional.
- E Organiza os itens de estoque por ordem alfabética para facilitar a localização e o controle dos itens armazenados.