Questão 34 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Agente Comunitário de Saúde (2017)

O Brasil é um país de industrialização tardia. Até o início da década de 1930, o espaço geográfico brasileiro foi estruturado ao redor do modelo primário-exportador, porém, com a crise do modelo agroexportador, surgiram diversas oportunidades para a industrialização e a urbanização do Brasil. Sobre o processo de urbanização do Brasil, assinale a alternativa correta.
  • A A concentração de riqueza na Região Sul, principalmente no eixo Rio-São Paulo, faz com que haja também uma concentração de indústrias na região, destacando-a como pioneira na industrialização nacional.
  • B Com a industrialização em curso, fica evidente o êxodo urbano no Brasil, milhares de brasileiros deixam o campo em direção às cidades.
  • C Segundo o IBGE, o estado do Paraná possui três metrópoles: uma metrópole nacional, Curitiba e duas regionais, Maringá e Londrina.
  • D Algumas cidades vêm passando por um processo conhecido como Macrocefalia urbana, que consiste na redução da malha urbana das cidades.
  • E A urbanização na região Sul foi lenta até a década de 1970, quando a população rural era maior que a urbana, devido as suas características econômicas, com predomínio da propriedade familiar e da policultura, reduzindo a migração de trabalhadores rurais para as áreas urbanas.