A teoria da firma moderna enumera as principais características das firmas que operam num mercado perfeitamente competitivo e das que atuam num mercado oligopolizado.
A esse respeito, assegura-se que a firma perfeitamente competitiva
- A e a oligopolizada possuem curvas de demanda individuais negativamente inclinadas, com relação aos preços de mercado.
- B e a oligopolizada procuram produzir bens diferenciados como forma de aumentar suas respectivas fatias de mercado (market share) frente aos concorrentes.
- C e a oligopolizada podem recorrer ao registro de marcas e patentes como forma de preservar ou aumentar suas fatias de mercado (market share) frente aos concorrentes.
- D e a oligopolizada conseguem maximizar lucros quando as quantidades produzidas são tais que o preço unitário de venda se iguala ao custo marginal de produção.
- E sempre objetiva maximizar seus lucros no curto e no longo prazos, enquanto a firma oligopolizada pode renunciar a esse objetivo no curto prazo, priorizando temporariamente metas como ampliação de suas fatias de mercado (market-share) ou maximização das vendas dos produtos fabricados.