Questão 1 Comentada - Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo - Psicólogo - Secretaria de Educação - VUNESP (2023)

Leia o texto para responder à questão.

Educação superior: para a sociedade e para o mercado

        Lideranças empresariais apontam que a educação superior tem atendido insatisfatoriamente às necessidades do mercado de trabalho. A publicidade do comércio educacional replica essa crítica como forma de atrair estudantes com a promessa da formação ideal.
        Nesse contexto, ganham expressão os cursos de graduação das “employer universities” (“universidades de empregadores”, em tradução livre), que privilegiam o contexto profissional e enfatizam habilidades e competências técnicas e pragmáticas demandadas circunstancialmente pelo mercado de trabalho.
        As universidades brasileiras foram constituídas e constitucionalmente consolidadas sob forte influência do modelo oitocentista alemão de universidades de pesquisa proposto por Alexander von Humboldt. Nestas, ensino e pesquisa são indissociáveis e ocorrem em um ambiente de liberdade do que se pesquisa e do que se aprende.
        A universidade humboldtiana baseia-se em uma comunidade acadêmica ampla e diversa, na qual as pesquisas básicas e teóricas são valorizadas pelos conhecimentos que produzem, coexistindo com as pesquisas aplicadas que geram tecnologias e inovações à sociedade.
        Atenta ao mercado de trabalho, mas sem o compromisso de acompanhá-lo no mesmo passo, a universidade de pesquisa acolhe e desenvolve uma multiplicidade de habilidades e competências que enriquecem a diversidade intelectual dos estudantes. O resultado é que os campos tecnológicos interagem com as ciências humanas; as ciências da vida incorporam as exatas; as ciências seguem permanentemente em busca de novas intersecções.
        Se as “employer universities” objetivam formar para o mercado de trabalho, as universidades de pesquisa o fazem para as realidades do todo da sociedade. Estes dois modelos de educação superior exercem papéis distintos, não necessariamente excludentes, mas complementares. Ambos têm (ou teriam) funções a desempenhar como propulsores do desenvolvimento artístico, cultural, econômico e social do país.

(Gerson Yukio Tomanari. Folha de S.Paulo. 13.11.2022. Adaptado)


De acordo com o texto,

  • A a tentativa do setor produtivo de direcionar o ensino superior à formação para o trabalho já prejudica a produção científica.
  • B a negligência das universidades brasileiras às demandas do mercado de trabalho tem se traduzido em prejuízos econômicos.
  • C o ensino ofertado nas chamadas universidades de empregadores fica muito aquém da formação desejada pelo mercado de trabalho.
  • D o chamado comércio educacional usa a insatisfação de lideranças empresariais com o ensino superior em benefício próprio.
  • E a influência de um ideal ultrapassado de ensino tem comprometido o aproveitamento dos alunos das universidades de pesquisa.