Prefeitura Municipal de Areal - Biólogo (2019) Questão 38

Leia o texto a seguir.
Areal, localizado no estado do Rio de Janeiro, é um município com cerca de 111 Km² de área territorial que conta, em termos hidrográficos, com três rios: o Preto, o Piabanha, e o Fagundes. O Piabanha é o que tem presença mais significativa na vida da cidade. A bacia desse rio é um importante formador do rio Paraíba do Sul, e, além disso, é a bacia do Piabanha que possui a maior cobertura florestal, estimada em mais de 20% de suas terras, onde estão os mais expressivos remanescentes da Mata Atlântica e que abrigam uma diversidade de animais. Todavia, por ações humanas diversas como desmatamento, caça e poluição dos corpos hídricos, mamíferos da Classe Felidae como a suçuarana (Puma Concolor) e a jaguatirica (Leopardus pardalis); e mamíferos de outras classes como o macaco Muriqui (Brachyteles arachnoides), o maior primata das Américas e a lontra (Lutra longicaudis), além de aves como o macuco (Tinamus Solitarius), encontradas na região do Piabanha, estão em extinção.
A respeito dos conceitos de Ecologia e Nomenclatura Científica presentes no texto e que podem ser inferidos a partir dele, julgue as seguintes afirmativas em verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Há a citação de várias espécies de animais, sendo que apenas duas delas apresentam a grafia correta conforme as regras de nomenclatura científica.
( ) O conjunto de vários indivíduos de suçuaranas, muriquis e macucos, localizados em uma específica delimitação espacial e temporal, pode ser denominado de comunidade.
( ) Suçuaranas e jaguatiricas são espécies representativas de gêneros diferentes, os quais estão incluídos na Família Felidae, e não à Classe Felidae.
( ) A Mata Atlântica, assim como o próprio rio Piabanha, se considerados separadamente, denominamse Biosfera.
A sequência correta identificada é:
  • A V, F, V, F.
  • B F, V, F, V.
  • C F, V, V, F.
  • D V, F, F, V.

Encontre mais questões

Voltar