O cigarro eletrônico e os jovens
Crianças e adolescentes sempre foram alvo da indústria do tabaco. Não à toa, fumar é um vício que começa na juventude. Cerca de 25% dos tabagistas começam a fumar antes dos 14 anos. Se antes o objetivo das propagandas de tabaco era tornar os jovens dependentes do cigarro, agora a meta continua a ser convencê-los a consumir nicotina, mas por outras vias.
A indústria vem pegando pesado na propaganda dos DEFs, os dispositivos eletrônicos para fumar. Um dos argumentos da indústria do tabaco é que esse cigarro eletrônico ajudaria os fumantes a deixarem o cigarro. Assim, trocar o cigarro convencional pelo eletrônico seria uma forma de reduzir danos e, aos poucos, deixar o uso de nicotina para trás.
Contudo, há cada vez mais dados a respeito dos malefícios desses produtos à saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, “estudos científicos mostram que o uso dos DEFs, tanto agudo como crônico, está diretamente ligado ao surgimento de várias doenças respiratórias, gastrointestinais e orais, além de causar dependência e estimular o uso dos cigarros convencionais”.
A quantidade de nicotina e de outras substâncias tóxicas contida nos DEFs varia — alguns chegam a conter a quantidade de nicotina encontrada em cinco maços de cigarro convencional.
Fonte: Portal Drauzio Varella. Adaptado.
De acordo com as informações do texto, assinalar a alternativa INCORRETA.
- A Fumar é um vício que começa na juventude, já que os jovens são alvo da indústria do tabaco.
- B Pesquisas indicam que o cigarro eletrônico auxilia os jovens a perderem o vício em nicotina.
- C A quantidade de nicotina presente em dispositivos eletrônicos para fumar pode ser equivalente à de cinco maços de cigarro convencional.
- D Crescem os dados que indicam os perigos do cigarro eletrônico para a saúde.