Questão 91 Comentada - Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP) - Médico Legista - VUNESP (2014)

Um indivíduo cometeu suicídio com arma de fogo, com tiro encostado na região temporal direita e saída do projétil na região contralateral. Durante a necropsia, observou-se que tanto o orifício de entrada como o de saída tinham bordos irregulares e evertidos. Tal fenômeno corresponde à(ao)

  • A Sinal de Werkgaertner.
  • B Sinal de Fisch.
  • C Sinal de Bonnet.
  • D Câmara de mina de Hoffmann.
  • E Sinal de Benassi.

Gabarito comentado da Questão 91 - Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP) - Médico Legista - VUNESP (2014)

A) INCORRETO - O Sinal de Puppe-Werkgaertner, ou Werkgaertner, ocorre em tiros encostados/apoiados. Ele demonstra o desenho da boca do cano da arma e da massa da mira no tecido.

B) INCORRETO - O Sinal de Fisch, também conhecido por outras denominações, como zona de contusão de Thoinot, é caracterizado por uma orla de escoriação ao redor do orifício de entrada da bala, que pode ser concêntrica ou oblíqua, dependendo do ângulo do tiro. É um sinal de entrada da bala, mas pode ocorrer em diferentes distâncias.

C) INCORRETO - O Sinal de Bonnet, embora também relacionado com tiros, não se restringe aos tiros encostados/apoiados e refere-se a alterações hemorrágicas em vísceras, principalmente no pulmão, causadas pelo impacto do projétil.

D) CORRETO - A Boca de Mina ou Câmara de Mina de Hoffman é característica de tiros encostados/apoiados. Ela se forma entre a pele e o osso, devido à expansão dos gases da combustão da pólvora, levando à ruptura do tecido, geralmente com formato estrelado.

E) INCORRETO - O Sinal de Benassi-Cueli, geralmente, envolve a presença de um halo fuliginoso na lâmina externa do osso ao redor do orifício de entrada, sendo mais comum em tiros no crânio ou em escápulas, e pode ocorrer em tiros encostados/apoiados.