Os transtornos da motricidade oral e da linguagem compreendem alterações de origem neurológica, funcional ou estrutural que afetam o desenvolvimento e a produção da fala e da linguagem oral. Esses quadros exigem uma abordagem interdisciplinar e um conhecimento aprofundado sobre suas manifestações clínicas, fisiopatologia e diferenciação diagnóstica.
Diante do assunto, assinale a alternativa correta.
- A A dispraxia verbal é caracterizada por alterações musculares permanentes que limitam a execução dos movimentos orofaciais, sendo, portanto, considerada uma disartria.
- B A apraxia de fala na infância pode se manifestar por erros inconsistentes na produção de fala, maior dificuldade com palavras longas e comprometimento da prosódia.
- C Crianças com transtorno fonológico apresentam comprometimento da força muscular e da tonicidade orofacial, o que diferencia esse quadro dos distúrbios de linguagem.
- D A disartria resulta de falhas nos níveis linguísticos centrais da produção verbal e não envolve comprometimento motor.
- E Em casos de atraso simples de linguagem, é comum haver distúrbios estruturais significativos dos órgãos fonoarticulatórios que justificam a intervenção cirúrgica precoce.