A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), foi um marco na governança ambiental global ao consolidar o conceito de desenvolvimento sustentável e estabelecer acordos ambientais fundamentais, além ter sido precursora da Conferência das Partes (COPs), encontros anuais para debater ações climáticas, que passaram a ocorrer com frequência. Considerando o histórico das conferências climáticas, qual deve ser um dos principais desafios da COP-30, que em 2025 terá como sede a cidade de Belém/PA?
- A Criar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que regulamentará as futuras negociações ambientais.
- B Determinar a extinção de todos os combustíveis fósseis no mundo até 2030, sem exceções, e obrigar os países a adotar fontes de energia exclusivamente renováveis.
- C Definir novas metas para a redução das emissões de gases do efeito estufa e fortalecer o financiamento climático para países em desenvolvimento.
- D Substituir o Acordo de Paris por um novo tratado ambiental mais flexível e sem compromissos obrigatórios entre os países.
- E Extinguir os mecanismos de compensação de carbono, tornando obrigatório o reflorestamento em larga escala para todos os países signatários.