Questão 18 do Concurso Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Técnico em Laboratório (Histopatologia Oral) - CPCON (2025)

Tecidos mineralizados, como ossos e dentes, requerem uma etapa extra no processamento histológico. Devido à presença de sais de cálcio, essas estruturas apresentam grande rigidez, o que dificulta ou até impede a obtenção de cortes finos para análise microscópica. Assim, o processo de descalcificação tem como objetivo facilitar a microtomia, preservar a integridade das lâminas de corte e aprimorar a qualidade da coloração. A remoção do cálcio contribui para uma coloração mais homogênea, fator essencial para a observação detalhada da morfologia tecidual. Qual das afirmativas abaixo é a CORRETA no que concerne às técnicas histológicas de descalcificação?

  • A Para análises urgentes, o ácido fórmico é preferido devido à sua ação rápida, já o ácido nítrico é indicado quando a preservação detalhada da morfologia é essencial.
  • B A solução descalcificadora escolhida não depende do grau de mineralização da amostra, da urgência do caso e das técnicas de coloração.
  • C Quanto mais rápida for a ação de uma solução descalcificadora melhor será a preservação morfológica do tecido.
  • D Uma das desvantagens da utilização do método de descalcificação pelo micro-ondas é o aumento do tempo de descalcificação.
  • E Após a coleta do tecido mineralizado, este deverá ser previamente fixado, antes de ser submetido ao processo de descalcificação.