Questão 52 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Agente Operacional (2017)

O “fracking” é uma atividade de perfuração ou exploração de determinados recursos naturais pelo método do fraturamento hidráulico. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
  • A No ano de 2014, um evento organizado em Cascavel no Paraná, conhecido como “Cascavel mais fracking”, levou a aprovação da extração do gás natural através do método “fracking” na região metropolitana de Cascavel.
  • B O governador Beto Richa sancionou, em 2016, o projeto de lei que suspende por 10 anos as licenças ambientais para qualquer atividade de perfuração ou exploração de gás de xisto pelo método do fraturamento hidráulico, mais conhecido como “fracking”.
  • C O método “fracking” pode aumentar em 30% as reservas de gás e óleo no Brasil, já que permite a retirada de biodiesel através do fraturamento hidráulico de rochas plutônicas como a gnaisse betuminosa.
  • D Mesmo com a geração de milhares de empregos nos Estados Unidos, o país proibiu em 2013 a adoção do método “fracking”, devido à grande contaminação de aquíferos confinados.
  • E O município de Sabáudia, no Paraná, aprovou projeto de Lei que libera operações de fracking na cidade, sendo aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. A Lei 416/2016 foi sancionada pelo Executivo e já está valendo, inclusive para os testes de aquisição sísmica e pesquisas.