Questão 1 Comentada - Prefeitura de Itajaí-2 - Técnico em Atividades Administrativas Educacionais Edital nº 29 - Prova UNIVALI (2024)

Algoritmos mudaram a maneira como interagimos

Os algoritmos de redes sociais, em sua forma comumente conhecida, já completaram quinze anos. Eles nasceram com o surgimento de feeds de notícias personalizados e classificados no Facebook, em 2009, e transformaram a forma que interagimos na internet.

Como muitos adolescentes, eles representam um desafio para os adultos que esperam conter seus excessos. Não é por falta de tentativa. Só este ano, governos de todo o mundo tentaram limitar os impactos dos conteúdos nocivos e da desinformação nas redes sociais − efeitos que são amplificados por algoritmos.

No Brasil, o X, anteriormente conhecido como Twitter, foi banido por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, até que o site concordou em nomear um representante legal no país e bloquear uma lista de contas que as autoridades acusaram de questionar a legitimidade das últimas eleições.

Enquanto isso, a União Europeia introduziu novas regras que ameaçam multar as empresas de tecnologia em 6% do volume de negócios e suspendê-las se não conseguirem evitar que suas plataformas sejam utilizadas para interferência em processos eleitorais. 

No Reino Unido, uma nova lei de segurança online obriga os sites de redes sociais a reforçar a moderação de conteúdo.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm2yjzpykg7o. Adaptado)


Qual alternativa descreve corretamente as ações recentes de governos para controlar os efeitos dos algoritmos de redes sociais?

  • A Governos em todo o mundo têm buscado banir permanentemente as redes sociais devido aos riscos que os algoritmos representam para a segurança digital e para a democracia.
  • B Diversos governos têm implementado legislações para reduzir o impacto negativo dos algoritmos, incluindo leis que obrigam maior moderação e medidas contra desinformação e interferência eleitoral.
  • C As autoridades têm se limitado a pedir às empresas que, voluntariamente, controlem os conteúdos nocivos em suas plataformas, sem a aplicação de leis específicas.
  • D No Brasil e na União Europeia, as regulamentações sobre redes sociais visam apenas combater a disseminação de conteúdos humorísticos, considerados excessivos.