Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás (SEGPLAN-GO) - Auxiliar de Autópsia (2015) Questão 8

Os processos de ocupação territorial e de urbanização em Goiás inserem-se no contexto de um momento de interiorização nacional, a partir dos anos 1940, com a chamada Marcha para o Oeste, estimulada pelo ex-presidente Getúlio Vargas. A inauguração de Brasília, em 1960, funcionou como um novo estímulo para esses eventos. Acerca da população de Goiás e de seus diversos aspectos, assinale a alternativa correta.

  • A Do censo demográfico de 2000 para o de 2010, em termos quantitativos, a população goiana sofreu um incremento pouco inferior a 1 milhão de habitantes.
  • B Apesar da grande migração de brasilienses para cidades goianas do entorno do Distrito Federal, o saldo líquido migratório em Goiás, no período 2000/2010, foi negativo.
  • C Importantes cidades goianas como Águas Lindas de Goiás e Aparecida de Goiânia convivem com intensos processos migratórios, embora não ocorram ali as chamadas migrações pendulares.
  • D Segundo o censo demográfico de 2010, menos de 90% da população goiana vivia em áreas urbanas.
  • E No período 2000/2010, verificou-se que o estado de Goiás apresentou taxas de crescimento populacional superiores à média nacional.

Encontre mais questões

Voltar