De acordo com Caputo, Gitirana e Manso (2010), a coleta do material para análise histopatológica consiste em remover amostras de tecido de um determinado organismo. Essa coleta pode ser feita quando o organismo ainda está vivo, por meio de biópsia ou durante uma cirurgia, ou mesmo post mortem, durante a realização de necropsia de animais ou seres humanos. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
- A O recebimento de um espécime para análise histopatológica em um líquido diferente, como álcool ou soro fisiológico, sem fixação prévia, não compromete a análise e não necessita de notificação ao patologista.
- B Quando a coleta é realizada para diagnóstico de uma lesão, o material originado de biópsia deve ser analisado previamente pelo técnico do laboratório que emitirá o laudo macroscópico.
- C Após a coleta, o material deve ser registrado em um livro próprio de protocolo para registro. Por meio desse registro, o material será identificado por um número, que o acompanhará durante todos os procedimentos da técnica histológica.
- D No laudo macroscópico devem constar aspectos macroscópicos da peça anatômica, como cor e aparência do órgão analisado. O tamanho da peça só é registrado após a análise microscópica.
- E O material obtido cirurgicamente deve ser acompanhado de uma ficha com o pedido da análise histopatológica, na qual deve constar apenas informações referentes ao espécime.