PRODESP - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP) - Analista Suporte Gestão (2010) Questão 29

O disjuntor é um elemento de proteção essencial, sendo um importante mecanismo de segurança no interior de uma edificação. Sempre que a fiação elétrica recebe corrente muito elevada o disjuntor corta a energia até que alguém possa resolver o problema. Abaixo observa-se a descrição de funcionamento de alguns modelos existentes. Relacione, na sequencia correta, essa descrição com os modelos apresentados nas alternativas.

I - Uma corrente alta provoca o aquecimento de duas lâminas de metais diferentes que têm propriedades térmicas distintas, deformando-se de forma diferenciada, o que faz com que esse conjunto se mova no sentido de desfazer o contato elétrico.

II - Elementos sofisticados elaborados para proteger as pessoas contra choques elétricos, em vez de proteger a fiação do prédio. Ele monitora constantemente a corrente nos fios terra e neutro do circuito.

III - Quando a corrente salta a níveis de risco, o eletromagneto baixa uma alavanca metálica conectada ao mecanismo do interruptor interno. Este desloca-se, separando o contato móvel do contato fixo abrindo o circuito.

IV - Modelo que se utiliza de semicondutores para monitorar os níveis de corrente, em vez de simples mecanismos elétricos. São muito mais precisos e desligam o circuito mais rapidamente.

  • A Disjuntor de aterramento - Disjuntor eletrônico - Disjuntor magnético e Disjuntor bimetálico.
  • B Disjuntor eletrônico - Disjuntor magnético - Disjuntor bimetálico e Disjuntor de aterramento.
  • C Disjuntor magnético - Disjuntor bimetálico - Disjuntor de aterramento e Disjuntor eletrônico.
  • D Disjuntor bimetálico - Disjuntor de aterramento - Disjuntor magnético e Disjuntor eletrônico.
  • E N.D.A.

Encontre mais questões

Voltar