Ao longo da História, o homem tem buscado compreender os processos e fatores determinantes do adoecimento e da morte. Conforme proposta de ordenamento feita por Almeida Filho e Rouquayrol (2006), existem cinco principais modelos conceituais de saúde, que propõem explicar o surgimento e a transmissão das doenças nas populações humanas.
Fonte: ALMEIDA FILHO, N. de; ROUQUAYROL, M. Z. Modelos de saúde e doença. In: ______. Introdução à epidemiologia. 4. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Guanabara.
Sobre tais modelos, é CORRETO afirmar que:
- A o modelo processual prevê que os estímulos negativos do meio ambiente desencadeiam uma resposta do corpo, e terá como desenlace a doença ou morte.
- B a concepção de que cabia aos sábios e sacerdotes definir o estado de adoecimento e cura dos homens instaurou o chamado modelo mágico-religioso, marcado também pela noção de pecado-doença e redenção-cura.
- C o modelo biomédico tem como abordagem a patogenia e a terapêutica, classificando as doenças segundo forma e agente patogênico.
- D o modelo sistêmico reconhece que fatores psicológicos e agentes patogênicos estão relacionados sinergicamente, de forma que, ao ser modificado um dos níveis, os demais também serão afetados.
- E para o modelo de determinação social da doença, a doença é sensível ao ambiente social e funciona como um elemento de injustiça social, sendo, assim, um importante desafio da saúde individual e coletiva.