Leia o texto a seguir.
A contribuição típica do Romantismo para caracterização literária do escritor é o conceito de missão. Os poetas se sentiram sempre, mais numas fases que noutras, portadores de verdades ou sentimentos superiores aos dos outros homens: daí o furor poético, a inspiração divina, o transe, alegados como fonte de poesia. [...]
O poeta romântico não apenas retoma em grande estilo as explicações transcendentes do mecanismo da criação como lhes acrescenta a ideia de que a sua atividade corresponde a uma missão de beleza, ou de justiça, graças à qual participa duma certa categoria de divindade. Missão puramente espiritual, para uns, missão social para outros – para todos a nítida representação de um destino superior, regido por uma vocação superior.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte:
Editora Itatiaia, 2000.
A partir do texto de Antonio Candido e das considerações de Bosi (2006) sobre a poesia romântica brasileira, o que é pertinente afirmar?
- A Na poesia da terceira geração do Romantismo, destaca-se a missão social traduzida em versos, que clamavam tanto pela abolição quanto pela república. É essa geração que insere o negro como personagem literário, a partir da obra de Castro Alves, tendo como marco inicial o poema “Mauro, o escravo”, de 1864.
- B Bosi Chama de condores os poetas que encerraram o Romantismo brasileiro com um pensamento revolucionário que ecoava nos países latino-americanos, os quais conquistavam sua independência no período. Nesse grupo estão incluídos, além de Castro Alves, os poetas Sousândrade, Varela e Pedro Luís.
- C Com a missão de percorrer o caminho de um subjetivismo extremado, a poesia de Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Casimiro de Abreu oferece um rico conjunto de elementos para uma análise a partir da psicanálise, sendo essa complexidade psicológica a principal característica da segunda geração romântica.
- D Na poesia de Gonçalves Dias, percebe-se uma missão nacionalista de fortalecimento do Brasil a partir de suas origens, mostrando que era possível unir o pensamento conservador das elites brasileiras a um indianismo sentimental, apresentando um estilo influenciado pela poesia portuguesa.