Câmara Municipal de Flores - Diversos Cargos (2020) Questão 15

Acerca da manutenção preventiva e corretiva de equipamentos elétricos de baixa tensão, assinale a alternativa incorreta:
  • A Entende-se por manutenção as ações que venham a contribuir para prever, evitar ou corrigir desvios de operação e continuidade de trabalho apresentado por uma instalação ou equipamento.
  • B Nos casos de ausência da ação corretiva, é possível que haja a diminuição ou perda de desempenho e funcionamento de um equipamento ou do todo, o risco de parada de um processo e, principalmente, pode haver um risco a integridade física dos profissionais ou pessoas que venham a ter contato direto ou indireto com essa instalação defeituosa.
  • C Sempre que aplicável, a instalação a ser verificada deve ser desenergizada. Os casos em que não seria aplicável a desenergização podem estar relacionados com aspectos operacionais complexos ou custos elevados de paradas de produção e indústrias, centros de processamento de dados, áreas de segurança, etc.
  • D Todo equipamento e/ou instalação desenergizado deve ser aterrado, lembrando-se que, antes de proceder ao aterramento, deve-se garantir que não haja carga residual ou cumulativa, efetuando-se primeiro a sua descarga elétrica (pode ser o caso de aterramento de capacitores)
  • E Os acessos de entrada e saída aos locais de manutenção devem ser desobstruídos, sendo obrigatória a inclusão de sinalização adequada que possibilite a entrada de pessoas que não sejam capacitadas e habilitadas na NR-10.

Encontre mais questões

Voltar